compilação gratidão final 25-09-06

62
ENSINAMENTOS DE MEISHU SAMA GRATIDÃO E DOAÇÃO

Upload: fabroat7542

Post on 22-Jan-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Gratidão a Deus

TRANSCRIPT

Page 1: Compilação Gratidão Final 25-09-06

ENSINAMENTOS DE MEISHU SAMA

GRATIDÃO E DOAÇÃO

Page 2: Compilação Gratidão Final 25-09-06

2

Page 3: Compilação Gratidão Final 25-09-06

ENSINAMENTOS DE MEISHU SAMAENSINAMENTOS DE MEISHU SAMA

GRATIDÃO E DOAÇÃOGRATIDÃO E DOAÇÃO

3

Page 4: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

ÍNDICEÍNDICE

DOAÇÕES E SERVIÇOS PRESTADOS AO TEMPLO........2Saldar dívidas espirituais..................................................2

O EMPREGO CORRETO DO DINHEIRO............................2DEDICAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DAIJO..................2PODEMOS DISPERSAR AS NOSSAS NUVENS ATRAVÉS DE DOAÇÕES......................................................................2ATITUDE DAIJO E ATITUDE SHOJO..................................2VIBRAÇÃO ESPIRITUAL E AURA.......................................2MÁCULAS E DOAÇÕES......................................................2IMPORTÂNCIA DO AGRADECIMENTO..............................2TESTEMUNHO – MELHOREI FINANCEIRAMENTE TESTEMUNHO – MELHOREI FINANCEIRAMENTE GRAÇAS À DEDICAÇÃO MONETÁRIAGRAÇAS À DEDICAÇÃO MONETÁRIA...............................2TESTEMUNHO – ATRAVÉS DE CONTRIBUIÇÕES, TESTEMUNHO – ATRAVÉS DE CONTRIBUIÇÕES, PROSPEREI PROFISSIONAL E FINANCEIRAMENTE PROSPEREI PROFISSIONAL E FINANCEIRAMENTE ......2

4

Page 5: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

DOAÇÕES E SERVIÇOS PRESTADOS AO TEMPLO

O homem nasceu tendo a missão de efetuar a sua parte na concretização de condições ideais de vida na Terra, de acordo com o Plano Cósmico. Quando ele vive e age em consonância com esse Plano, a saúde, a felicidade e a paz se tornam partes integrantes do seu cotidiano. Isto faz parte de um Princípio Universal preconizado na seguinte Lei: "Cada um colhe aquilo que planta".

Saldar dívidas espirituais

Ouvi alguns membros dizerem que somente os nossos adeptos serão salvos do Grande Tormento que marcará o fim da Era da Noite, porque estarão usando o Ohikari e têm fé no Johrei. Essa é uma idéia errônea, pois mesmo que usem o Ohikari e tenham recebido muito Johrei, se não tiverem dedicado com amor e fé na prestação de serviços ao próximo, estarão numa posição insegura.

5

Page 6: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Quer se trate de membros ou de não-membros da nossa doutrina, Deus salvará todos aqueles que acreditam sinceramente n'Ele, que levam uma vida reta e ajudam a humanidade. Os nossos fiéis têm a vantagem de contar com uma alternativa simples e rápida para elevarem as suas vibrações espirituais. Ao ajudarem outras pessoas por meio do Johrei, e ao prestarem serviços ao Templo, estão manifestando condições ideais de vida na Terra, portanto de acordo com o Plano Cósmico. Como decorrência disso, são abençoados, suas nuvens espirituais diminuem e suas vibrações se elevam.

Deixem-me explicar melhor.

Do ponto de vista espiritual, todos nós temos nuvens, isto é, todos contraímos "dívidas" para com as Leis do Universo. Essas nuvens, compostas basicamente por idéias e atitudes que contrariam as Leis, foram formadas não somente nesta vida, mas também ao longo de vidas passadas, além daquelas herdadas dos nossos ancestrais, repassadas de geração em geração num processo cumulativo. Os sofrimentos que nos afligem no dia-

6

Page 7: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

a-dia são para saldar essas dívidas, uma a uma. Quando as nossas dívidas não são pagas, os "juros" se acumulam. Portanto, é melhor pagá-las o quanto antes.

Prestando serviços à Causa de Deus e esforçando-nos no sentido de fazer o melhor possível através do ato de gratidão, numa atitude de reconhecimento sincero por todas as bênçãos recebidas, estaremos recorrendo a uma alternativa muito mais suave e eficaz para a dissipação das nuvens acumuladas. Por isso, é maravilhoso termos a grande oportunidade de contribuirmos financeiramente, a fim de limparmos nossas máculas e, ao mesmo tempo, podermos despertar nossa consciência, no sentido do desenvolvimento de atitudes altruístas e de virtudes que propiciem a concretização do Plano Divino, ou seja, a construção do Reino dos Céus na Terra.

Mesmo que você ganhe muito dinheiro, este de pouco lhe servirá se você se limitar a guardá-lo ou acumulá-lo gananciosamente. Pior ainda, se o desperdiçar em coisas supérfluas ou prazeres insalubres, ele então lhe fará mais mal do que bem.

7

Page 8: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Não gosto de falar sobre dinheiro, porque as pessoas, de modo geral, podem interpretar erroneamente. Mas é importante conhecer o seu verdadeiro significado.

O dinheiro deve ser empregado sempre em causas nobres, por isso é muito edificante fazer doações que se convertam em condições que favoreçam a elevação espiritual da humanidade. As doações não só diminuem os sofrimentos do doador, mas também aumentam os seus créditos espirituais. Numa analogia simples, podemos afirmar que gratidões feitas de coração à Causa de Deus são como um depósito feito num "banco divino".

Lembre-se, Deus jamais permitirá que um servidor sincero e dedicado venha sofrer privações financeiras a ponto de ficar na penúria. Se você julga que isso possa ocorrer, é melhor deixar de acreditar n'Ele. O dinheiro dedicado retornará a você multiplicado, no momento certo, do jeito certo e na quantia certa. O mesmo se pode dizer do seu

8

Page 9: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

tempo e do seu trabalho dedicado ao Templo. É assim que funciona a Lei Divina. ·

9

Page 10: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

O EMPREGO CORRETO DO DINHEIRO

É perigoso pensar que só pelo fato de se ter tornado messiânica, uma pessoa será salva mesmo que, por preguiça ou negligência, não cumpra a sua missão. A salvação virá para aquele que vive com pensamentos corretos, ainda que não seja membro.

Os nossos membros foram orientados para o caminho da salvação. Salvando outros seres humanos, podem-se diminuir os próprios pecados. Assim também, ganhar muito dinheiro pode ser até prejudicial se a pessoa, em lugar de aplicá-lo em causas justas, simplesmente o acumular ou gastar em coisas inúteis. Os nossos membros aprendem que a maneira melhor e mais eficiente de utilizar o dinheiro é empregá-lo na nossa doutrina. Mas se não puserem este aprendizado em prática, de pouco lhes valerá o fato de se terem tornado membros.·

10

Page 11: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

DEDICAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DAIJO

Há quem diga que a Messiânica tem dinheiro, que sabe ganhar dinheiro. Mas, para salvar muitas pessoas, o dinheiro é necessário. Além de um poder maravilhoso e de bons Ensinamentos, é preciso haver uma organização. Para construir o Reino dos Céus na Terra, é preciso que haja um protótipo do Reino dos Céus, e eu estou construindo esse protótipo. Para qualquer coisa que se faça, é necessário ter dinheiro. Juntar dinheiro para essa finalidade é bom. Para uma salvação em ampla escala, é necessário muito dinheiro.

Antigamente, havia sacerdotes que, como Shin-ran, usavam a mesma roupa durante 50 anos, levando uma vida muito frugal. Nichi-ren também fazia pregações vestido como um esmoler. Mas os tempos atualmente são outros e o povo, hoje, não lhes daria atenção. Há muita diferença entre o tempo das sandálias de palha de arroz e das liteiras, e o tempo dos automóveis e aviões. Caminhando com sandálias de palha, não era

11

Page 12: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

possível salvar o mundo inteiro. Mas, devido a esta idéia formada, há gente que não dá valor aos pregadores se estes não usarem roupas simples e esfarrapadas. Contudo, existe uma diferença fundamental entre a fé de outrora e a fé de hoje.

Antigamente, considerava-se maravilhoso que os sacerdotes comessem alimentos sem sabor, que usassem roupas esfarrapadas e vivessem em humildes choupanas. Mas esse conceito é errôneo. Não foi à toa que Deus criou flores magníficas e maravilhosas paisagens; criou-as para alegrar o homem, assim como criou alimentos saborosos para proporcionar alegria ao homem. Comer alimentos insossos e usar roupas esfarrapadas é uma revolta contra o Sentimento Divino. Porque o Reino dos Céus é o mundo da Verdade, da Virtude e da Beleza.

Mas o que é Beleza? Morar em belas casas, usar belas roupas, comer alimentos saborosos, não será isto Beleza?

A Beleza é um atributo divino. Por isso os demoníacos não gostam do Belo e não gostam de

12

Page 13: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

flores. Eis porque eu sempre digo que é preciso enfeitar todos os quartos com flores. As flores exercem uma influência benéfica no Mundo Espiritual. Em minha casa, há flores por toda parte. Dificilmente deixo um quarto desguarnecido de flores.·

13

Page 14: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

PODEMOS DISPERSAR AS NOSSAS NUVENS ATRAVÉS DE DOAÇÕES

Espiritualmente, todos nós temos nuvens, isto é, todos nós temos dívidas com Deus. Quando deixamos de saldá-las, os juros aumentam. Quanto mais cedo pagarmos, melhor estaremos. Portanto, é maravilhoso termos a oportunidade de doar dinheiro para a Obra Divina, porque assim podemos dispersar algumas de nossas nuvens.

Não gosto de falar em dinheiro porque freqüentemente as pessoas não compreendem. Porém, os membros devem conhecer o seu verdadeiro sentido.

Realmente, rezo para que os membros tenham mais oportunidade de doar dinheiro para a Causa de Deus, porque assim podem se purificar das nuvens provocadas por dinheiro ou daquelas originadas por outros meios também, não somente as formadas nesta vida como também as que vêm sendo acumuladas através de gerações. Todos os sofrimentos de hoje são provocados por essas nuvens, de modo que é maravilhoso poder

14

Page 15: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

dispersá-las. É por isso que creio ser bom dar o máximo possível de dinheiro, desde que não fiquemos por demais apertados. O fato de doar não somente diminui o nosso sofrimento como também aumenta o nosso crédito no Céu.

Oferecer dinheiro à Causa Divina é como poupá-lo, pois é multiplicado por dez e devolvido a nós.

Freqüentemente ouço que algumas filiais estão em aperto financeiro. Isto é porque não doaram dinheiro suficiente à Causa. Deus nunca faz com que pessoas dedicadas sofram financeiramente a ponto de ficarem na miséria. Caso se pense que Deus é desatencioso o bastante para ignorar Seus servidores sinceros, então é melhor deixar de acreditar n'Ele.·

15

Page 16: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

ATITUDE DAIJO E ATITUDE SHOJO

Pessoas diferentes podem externar idéias diferentes. Porém, é muito perigoso aceitar uma idéia cegamente. Se você ouvir alguma sugestão que lhe pareça boa, deve ponderar bem e avaliar se ela está ou não em conformidade com a vontade de Deus. Se sentir que algo não está exatamente certo, é melhor ler os Ensinamentos, porque eles expressam a vontade de Deus. Neles você encontra resposta para a maioria de suas perguntas ou de seus problemas. Procure, sempre que possível, tomar decisões de acordo com os Ensinamentos, para evitar incorrer em erros graves.

Um dos nossos membros no Japão começou, espontaneamente, a propagar: "A nossa Doutrina é uma religião que visa ao estabelecimento do Paraíso na Terra. Os Ensinamentos dizem que devemos, antes de mais nada, tentar criar um estado celestial em nosso próprio lar. Portanto, só devemos fazer doações se sobrar algum dinheiro após já termos tudo o que precisamos para tornar celestial a nossa própria vida. Assim, só devemos fazer doações se não

16

Page 17: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

passarmos por dificuldades financeiras. Essa é uma maneira certa de doar. Dar quantias que nos podem causar privações não está de acordo com a vontade de Deus".

A atitude desse membro baseava-se no antigo preceito: "dê o dinheiro excedente à causa de Deus".

Alguns membros, ao ouvirem a referida argumentação, ficaram impressionados com tais palavras e aceitaram a idéia. Eles começaram a alegar que a razão de não gozarem de prosperidade residia no fato de terem doado tanto dinheiro, o que lhes causara privações.

Outra corrente de membros, porém, achava que, sendo o dinheiro necessário à Obra Divina, dever-se-ia doar o máximo que se pudesse, ainda que, para tanto, se tivesse de fazer sacrifícios. Assim, formaram-se dois grupos de opiniões distintas. A opinião da segunda corrente parecia perder terreno.

A discussão e a dissensão continuavam, de modo que chamei as duas partes e lhes dei a

17

Page 18: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

minha opinião, dizendo-lhes o seguinte: "De acordo com o primeiro grupo, é óbvio que todos devem dedicar-se ao bem-estar das suas famílias, para que elas possam viver confortavelmente. Não há nada de errado nessa idéia. A opinião do segundo grupo também é lógica: todos devem doar muito, ainda que isto lhes cause sacrifícios. Deus sabe que é preciso muito dinheiro para que o Paraíso se concretize na Terra e as pessoas possam ser verdadeiramente purificadas para se tornarem felizes.

As duas opiniões são sensatas. A diferença entre ambas é a mesma que existe entre as maneiras de pensar: Shojo e Daijo. A atitude do primeiro grupo é Shojo - pensar somente na felicidade da própria família. A atitude do segundo grupo é Daijo - pensar na felicidade de toda a humanidade.

"Mas será que as pessoas do segundo grupo sofrerão, se doarem mais do que elas podem? Não, nada sofrerão. Se você realmente acredita que Deus o fará sofrer pelo fato de doar dinheiro à Sua causa, é melhor parar de acreditar

18

Page 19: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

n'Ele. Experimente fazer o seguinte: doe uma quantia grande a ponto de você sentir que está até exaurindo os seus recursos. Longe de sofrer, você será abundantemente abençoado, pois a sua doação em dinheiro retornará a você decuplicada".

Os dois grupos, especialmente o da corrente de pensamento Daijo, apreciaram as minhas palavras. O grupo de pensamento Shojo, refletindo melhor, procurou-me mais tarde para informar que havia mudado de opinião.·

Multiplicada por dez.19

Page 20: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

VIBRAÇÃO ESPIRITUAL E AURA

O corpo espiritual do homem tem uma forma idêntica à de seu corpo físico. A única diferença é a sua vestimenta espiritual que, no Ocidente, recebe o nome de aura.

O corpo espiritual irradia uma espécie de incessante vibração luminosa que forma a aura. A cor desta é geralmente branca, mas certas pessoas têm auras de tonalidade amarelo claro ou roxo claro. Sua espessura também varia. Geralmente é de três centímetros. A dos doentes, porém, é mais fina, diminuindo de acordo com a gravidade da doença. Pouco antes da morte, a aura desaparece por completo. Quando dizem que a sombra de uma pessoa é muito fraca, é por causa da pequenez da sua aura. O indivíduo saudável, ao contrário, tem a aura mais ampla. A das pessoas virtuosas, além de ser ainda maior, tem uma vibração luminosa mais forte. A dos heróis e eruditos é mais larga que a dos homens comuns, e a dos santos adquire uma grande amplitude.

20

Page 21: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

A espessura da aura, porém, não é definitiva, pois modifica-se continuamente, de acordo com os pensamentos e atos do indivíduo. Quem pratica atos virtuosos baseados na justiça tem uma aura espessa, mas quem comete atos malévolos tem a aura fina. Geralmente, a aura é invisível para o homem comum, embora haja pessoas que a enxerguem. Qualquer indivíduo, entretanto, pode percebê-la até certo ponto, desde que se concentre e fixe o olhar.

A amplitude da aura está intimamente relacionada com o destino. Quanto maior, mais feliz será o indivíduo e vice-versa: quanto menor, mais infeliz. Quem tem a aura ampla emite mais calor humano e proporciona uma sensação de bem-estar àqueles com quem entra em contato, atraindo muitas pessoas, porque as envolve com sua aura. O contato com uma pessoa de aura fina, ao contrário, produz uma sensação de frio, mal-estar e tristeza, fazendo com que não se tenha vontade de permanecer muito tempo ao seu lado. Por isso, esforçar-se por adquirir uma aura ampla é a base da felicidade. Mas como fazer para ampliá-la?

21

Page 22: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Antes de tudo, devo esclarecer a essência da aura. Todos os pensamentos e atos humanos pertencem ao Bem ou ao Mal. A espessura da aura é proporcional à quantidade de pensamentos bons e maus. Internamente, quando uma pessoa pratica o Bem, sente uma satisfação na consciência. Esses pensamentos se convertem em luz, somando-se à luz do corpo espiritual. Quando, ao contrário, os pensamentos e atos são maus, estes se convertem em nuvens, aumentando as nuvens do corpo espiritual. Externamente, quando se faz o bem aos outros, os pensamentos de gratidão das pessoas beneficiadas também se convertem em luz. Transmitidos através do fio espiritual para a pessoa que praticou o bem, aumentam a luz desta. Quando, ao contrário, a pessoa recebe transmissões de pensamentos de vingança, ódio, ciúme ou inveja, suas nuvens aumentam. Por isso, é preciso praticar o Bem e proporcionar alegria aos outros, evitando provocar pensamentos de vingança, ódio ou ciúmes.

Esta é a razão pela qual pessoas que obtiveram um sucesso rápido, acumulando fortuna em pouco tempo, geralmente não tardam a

22

Page 23: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

conhecer o fracasso e a ruína. Tais pessoas, julgando que devem o êxito à sua própria capacidade, habilidade e esforço, tornam-se vaidosas e egoístas, entregando-se a uma vida luxuosa. Assim, acumulam nuvens provocadas pelos pensamentos de vingança, ódio ou ciúmes, emitidos pelas muitas pessoas as quais prejudicaram. Conseqüentemente, sua aura perde a luminosidade, diminui e o indivíduo finalmente se arruína.

Essa também é a causa da ruína de famílias que foram prósperas durante gerações. Quem ocupa uma posição social superior é beneficiado pelo país e sociedade. Portanto, deve retribuir beneficiando amplamente a sociedade e, por meio desses gestos, apagar continuamente as próprias nuvens. A maioria, porém, só pensa em seus desejos egoístas e pratica poucos atos altruístas, aumentando a quantidade de suas nuvens. Por isso, embora ostentem magnificência, o seu espírito é miserável. Conseqüentemente, pela Lei da Precedência do Espírito sobre a Matéria, finalmente se arruínam. Pouco antes do grande terremoto de Tóquio, um vidente me disse: "Embora seja uma

23

Page 24: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

cidade de arranha-céus, Tóquio, sob o ponto de vista espiritual, é um aglomerado de favelas". Mais tarde, o que ele viu concretizou-se de modo assombroso.

Quando o famoso multimilionário John Davison Rockefeller ainda era um office-boy nos Estados Unidos, começou a contribuir para a Igreja Católica, achando que o homem deve praticar boas ações. Inicialmente, contribuía com 5 cents por semana. À medida que ia aumentando o seu salário, ele aumentava o valor das contribuições. Finalmente, fundou a Instituição Rockefeller. Todas as suas contribuições foram anotadas num caderno que foi guardado como um tesouro por sua família.

Outro exemplo é o de Andrew Carnegie, que fundou a maior usina siderúrgica dos Estados Unidos. Pouco antes de morrer, Carnegie decidiu fazer o que sempre pregara: doou toda a sua fortuna de bilhões de dólares a obras sociais. Para o seu herdeiro, deixou apenas um milhão de dólares e o custeio de seus estudos universitários. Só no ano de 1903, as suas contribuições para universidades, bibliotecas e laboratórios foram da

24

Page 25: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

ordem de 10 milhões de dólares. Mas o montante de suas contribuições anônimas foi duas ou três vezes maior. Logo após a Segunda Guerra Mundial, Carnegie destinou uma enorme soma para a Fundação da Paz Internacional. Uma parte dessa contribuição permitiu que se fizessem profundas pesquisas sobre a relação entre a guerra e a criminalidade. Esses estudos foram completados pelo professor Walter Lippmann e publicados num livro que contribuiu enormemente para a felicidade mundial.

Quando pensamos nesses fatos, compreendemos de onde vem a prosperidade dos Estados Unidos. Comparativamente, o empresariado japonês é muito egoísta. A ruína dos grandes empresários japoneses após a Segunda Guerra não ocorreu por acaso.

Quanto mais fina for a aura de um indivíduo, mais facilmente ele sofrerá infortúnios e acidentes, porque o seu cérebro, devido às nuvens, não funciona adequadamente. Falta-lhe o correto discernimento e o poder de decisão, além do que ele não consegue prever as coisas. Por isso,

25

Page 26: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

sonhando com o êxito instantâneo, apressa-se, pondo tudo a perder e acumulando mais nuvens. Esse tipo de pessoa pode ter um pequeno sucesso, mas, a longo prazo, infalivelmente malogra.

Quando a política de um país vai mal, é porque os seus políticos têm a aura fina. Ao mesmo tempo, o povo que sofre as conseqüências dessa má política também tem a aura fina. Isso é inevitável.

Quem tem muitas nuvens está sujeito a sofrer ações purificadoras; facilmente contrai doenças ou sofre acidentes. Quem sofre um acidente de trânsito é porque tem a aura fina. Quem tem a aura espessa escapa do perigo em qualquer circunstância. Por exemplo, quando há um choque de veículos, o espírito de um bonde ou de um carro atinge aquele que tem a aura fina, mas não atinge quem tem a aura espessa. Há pessoas que, mesmo sendo atropeladas, não sofrem o menor arranhão. Isto se deve à espessura e elasticidade de sua aura.

26

Page 27: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Quando pensamos nessas coisas, vemos que o único meio para ser afortunado é praticar o Bem e a virtude, ampliando a própria aura. Muitas pessoas se queixam de terem nascido sem sorte. Obviamente, é porque desconhecem esses fatos.

Também no caso do Johrei, quando a pessoa que o ministra tem uma aura espessa, obtém melhores resultados. Quanto maior o número de pessoas salvas por um adepto e quanto mais pensamentos de gratidão receber, mais espessa se tornará a sua aura e mais eficiente será o seu Johrei.·

27

Page 28: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

MÁCULAS E DOAÇÕES

Espiritualmente todos nós temos nuvens, quer dizer, dívidas com Deus Criador. Quando deixamos de saldá-las, os juros aumentam. Por conseguinte, quanto mais cedo as pagarmos, melhor ficará o nosso espírito.

É, pois, maravilhoso termos a oportunidade de doar dinheiro para a Obra Divina, porque assim poderemos eliminar algumas das nossas máculas.

Tratar desse assunto requer, contudo, muita delicadeza, uma vez que nem sempre as pessoas o compreendem. Aos messiânicos, porém, torna-se indispensável conhecer o seu verdadeiro sentido. Por esse motivo, estou constantemente pedindo a Deus a oportunidade de os membros poderem doar dinheiro à causa divina. Dessa forma, conseguirão purificar-se de máculas provocadas por dinheiro e também de outras adquiridas no decorrer desta vida terrena, além daquelas que vêm sendo acumuladas através de gerações.

28

Page 29: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

De outra parte, todos os sofrimentos que o ser humano enfrenta atualmente são provocados por nuvens espirituais. Daí a razão pela qual é fundamental dispersá-las. Creio, por isso, ser uma atitude maravilhosa doar o máximo possível de dinheiro à Obra Divina. Assim estarão sendo diminuídos os infortúnios e, ao mesmo tempo, aumentados os créditos no Céu.

29

Page 30: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

IMPORTÂNCIA DO AGRADECIMENTO

Quero, mais uma vez, acentuar a importância do ato de gratidão que deve ser feito após o recebimento de graças. Esse preceito nunca poderá ser esquecido. O erro está, portanto, em negligenciar o agradecimento, uma vez conseguido o benefício divino. Nesses casos, sim, haverá sempre um aviso do alto em forma de repurificação.

Ainda devo chamar-lhes a atenção para um outro aspecto fundamental. Ao prolongar a vida de uma pessoa que foi desenganada, o objetivo de Deus é induzi-la a trabalhar na Obra Divina.

Portanto, se todos aqueles que receberam a graça da cura despertarem para essa verdade e a puserem em prática, viverão cada vez mais felizes.

30

Page 31: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

TESTEMUNHO J.F.S.MELHOREI FINANCEIRAMENTE GRAÇAS À

DEDICAÇÃO MONETÁRIA

Depois de freqüentar outras igrejas em busca de solução para os meus problemas, minha irmã me levou ao Templo Messiânico. Eu sofria de diversos tipos de alergia, meu corpo ficava todo manchado e vivia freqüentemente resfriado. Eu me sentia sempre muito deprimido. Vivia em conflito com minha família. Gostei muito do Templo Messiânico porque nele encontrei muitos fascículos com Ensinamentos de Meishu Sama para ler e me instruir espiritualmente. O que me agradou também foi eu poder receber o Ohikari e ministrar Johrei para as outras pessoas. Eu senti vontade de ajudar os outros. A partir de então minha saúde foi melhorando. Eu só continuei tendo problemas com a família e fui então orientado para fazer orações para meus antepassados. Inicialmente fiz todas as semanas para eles. E depois de alguma melhora, eu as tenho feito mensalmente. Com isso, minha família se tornou mais unida e há um bom relacionamento entre todos.

31

Page 32: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Desde que me tornei Messiânico comecei a contribuir financeiramente para o Templo, mas com pouco dinheiro. Fiz isso durante uns 3 anos e minha vida profissional e financeira não melhoravam. Eu tinha vontade de colaborar com mais dinheiro, mas eu achava que por ganhar muito pouco (1 salário mínimo) eu não tinha condições de aumentar minhas doações. Nesse período me orientaram que eu deveria colaborar com 10% de meus vencimentos mesmo que eu ganhasse muito pouco. Foi o que eu fiz. Depois de 3 meses, pedi demissão do emprego e passei a trabalhar por conta própria como vendedor autônomo. Antes eu era prensista em uma fábrica de bijuterias. Desde então, comecei a fazer boas vendas. Hoje em dia, ganho aproximadamente 5 vezes mais do que eu ganharia no outro emprego. Portanto, meus rendimentos tiveram um aumento real de 500%. Isso tudo graças à contribuição mensal de 10% dos meus rendimentos para a Obra Divina. Recomendo a quem tem problemas financeiros que faça o mesmo, doando pelos menos 10% do que ganha. Assim sua vida se tornará próspera e novos caminhos se abrirão.

32

Page 33: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Eu nunca mais tive dificuldades profissionais ou financeiras desde então. A Doutrina Messiânica resolve os nossos problemas de saúde, mas também a nossa vida financeira melhora bastante.

Dezembro de 1983

33

Page 34: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

TESTEMUNHO – A.A.N

ATRAVÉS DE CONTRIBUIÇÕES, PROSPEREI PROFISSIONAL E FINANCEIRAMENTE

02 de setembro de 1979

Através de minha namorada, hoje minha esposa e também membro do Templo Messiânico, fui levado para receber Johrei no ano de 1973.

Antes de receber Johrei, pela primeira vez, havia freqüentado centros espíritas, nos quais não me adaptei. Estava atrás de alguma solução para os meus sofrimentos, pois eu era muito nervoso, agressivo, não dormia bem e me sentia muito mal espiritualmente, além de sofrer vários distúrbios físicos: tinha hemorróidas, problemas no fígado, na vista e outros sintomas subjetivos.

Eu estava tão perturbado mentalmente que às vezes ia a um determinado lugar e repentinamente não mais sabia por que estava lá, me dava um branco na mente.

34

Page 35: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Logo com 2 ou 3 Johrei, já comecei a sentir novo ânimo, porque antes de receber Johrei não tinha disposição para nada, não gostava de passear, não tinha estabilidade profissional e constantemente mudava de emprego, por isso tinha uma vida financeira bastante irregular. Porém, depois de receber Johrei, senti surgir dentro de mim uma força que nunca havia experimentado, uma força que me dava ânimo para tudo. Comecei a ver a vida mais bela; as pessoas que sempre aparentavam estar intencionadas em me irritar, pareciam que tinham mudado, tornando-se mais amigas, mais amáveis. No entanto, quem realmente havia mudado era eu.

Dentro desse estado de bem-estar, espontaneamente, eu achei que devia contribuir em dinheiro para o Templo que eu freqüentava. Com alegria, fazia meus ofertórios de gratidão, sem ter recebido qualquer orientação a respeito.

Convém lembrar que depois que comecei a receber Johrei, senti uma disposição física superior à que tinha com a idade de dezoito anos, apesar de que estava, naquela época, com 28, portanto 10

35

Page 36: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

anos mais velho.

Depois de um ano que freqüentava o Templo Messiânico, eu me casei e, alguns dias depois, minha esposa e eu recebemos o Ohikari.

Com o casamento, minha situação financeira tornou-se ainda mais difícil, porque meu salário era o bastante para me sustentar como solteiro; por isso, comecei a ter problemas de falta de dinheiro. Mesmo assim, contribuía com 10% do meu salário, apesar de todas as dificuldades.

Nessa época, eu trabalhava como chefe de operações no setor de programação de computadores numa fábrica de automóveis. Ocupava um cargo de chefia com funcionários sob minha responsabilidade. Mas minha função foi alterada, e passei de chefe de operações para programador de computador, com o mesmo salário, que na época era pequeno. Essa minha nova função cortou as minhas possibilidades de ascensão profissional dentro da referida fábrica, pois o meu grau de escolaridade me impedia de subir para cargos de melhor remuneração.

36

Page 37: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Vi-me num beco sem saída, profissionalmente falando, porque além do pouco grau de escolaridade, não tinha prática na nova função de programador, e dificilmente conseguiria um outro emprego que satisfizesse as exigências da vida de casado. Foi nessa época que comecei a sentir, com clareza, a ajuda do Alto, na minha vida financeira, pois na vida moderna a experiência profissional e o grau de escolaridade são fatores essenciais no campo da mão-de-obra especializada, principalmente no setor de computadores, onde o curso superior é imprescindível e eu não tinha nem chegado perto dele.

Um amigo meu, que trabalhava como gerente numa empresa, também no setor de computadores, me convidou para trabalhar em sua empresa, num cargo superior ao que eu exercia e com um salário quase 100% mais alto do que aquele que ganhava na fábrica de automóveis. O mais interessante é que não fez nenhuma objeção quer quanto à minha experiência quer quanto o grau de escolaridade. Senti-me muito grato por

37

Page 38: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

essa graça numa hora bastante difícil. E minha situação financeira se tranqüilizou mais.

Comecei, então, a compreender melhor a importância de se contribuir com dinheiro para o Templo e intensifiquei meus donativos.

Dentro dessa empresa, eu tive uma ascensão profissional bem rápida, e no prazo de três anos tive um aumento salarial duas vezes superior ao que teria através dos índices oficiais, como ocorre normalmente. Para se ter uma idéia melhor, especificarei em números:

07/05/75 - Aumento de 25%01/01/76 - Aumento de 35%01/04/76 - Aumento de 10%01/07/76 - Aumento de 20%

01/01/77 - Aumento de 20%

38

Page 39: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

01/09/77 - Aumento de 20%01/10/77 - Aumento de 5%01/01/78 - Aumento de 20%01/07/78 - Aumento de 20%

22/01/79 - Aumento de 100%

Além dos bons salários, conseguia muitas facilidades com outras coisas, tais como aluguéis baratos, bons negócios com automóveis e muitas outras coisas que antes eram difíceis de se conseguir. Sentia física, mental e principalmente no aspecto financeiro uma influência espiritual em minha vida.

Depois de 4 anos nesta empresa, várias mudanças internas ocorreram e me vi novamente numa situação indefinida e mais uma vez o Céu não me abandonou. Recebi um convite de uma outra empresa para ocupar um cargo que jamais pensei que poderia atingir e com remuneração ainda superior à que estava recebendo.

É interessante dizer que desde que contribuo para o Templo, nunca precisei procurar

39

Page 40: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

emprego, eles sempre chegaram a mim. Não fiquei um dia sequer desempregado.

Gostaria de dizer também sobre a importância de se fazer, em primeiro lugar, quando se recebe o salário mensal, a contribuição para o Templo e depois os outros compromissos. Porque numa determinada época eu inverti a ordem das coisas, deixando o Templo para depois; nessa época, sofri financeiramente, me arrependi e voltei ao caminho de origem.

Hoje em dia, agradeço bastante a Deus e Meishu Sama pelas graças que recebi, pois dificilmente conseguiria o cargo que ocupo - gerente de operações de uma empresa de computadores - sem ajuda divina.

40

Page 41: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

Monte Fuji, desenho de Meishu SamaMonte Fuji, desenho de Meishu Sama

41

Page 42: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

42

Page 43: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

43

Page 44: Compilação Gratidão Final 25-09-06

Gratidão e Doação

44