compensadora

6
PARTIDA COMPENSADORA COM CLP Alunos: Saulo Alves, Deybson Pinheiro, Javã Soares Data: 13/08/15 Turma: 241

Upload: saulo-alves

Post on 12-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

chave compensadora

TRANSCRIPT

PARTIDA COMPENSADORA COM CLPAlunos: Saulo Alves, Deybson Pinheiro, Javã Soares

Data: 13/08/15 Turma: 241

1SUMÁRIOINTRODUÇÃO.................................................................................................................... 2

Autotransformador............................................................................................................2CLP................................................................................................................................ 3Ladder........................................................................................................................... 3

MATERIAIS UTILIZADOS.....................................................................................................4DESENVOLVIMENTO..........................................................................................................4CONCLUSÃO...................................................................................................................... 5

2

PARTIDA COMPENSADORAINTRODUÇÃO

A chave de partida compensadora serve para alimentar o motor com uma tensão reduzida em suas bobinas durante a partida. A redução é realizada através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal.

O percentual de redução da corrente está diretamente ligado ao TAP do autotransformador:

● TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta ● TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta

A chave de partida compensadora é utilizada para ligar motores que partem sob carga; “o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor. “

As vantagens de uma chave compensadora:

• Ela pode ser utilizada com qualquer motor trifásico;• Necessita apenas de 3 fios no motor;• O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contatores;

•Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal;

•Partida com carga.

As desvantagens são:

•Custo mais caro;

•Ocupa maior espaço;

•Baixo número de manobras consecutivas devido ao autotrafo.

Autotransformador

O autotransformador é um transformador especial, com o secundário derivando do próprio primário. Para a utilização em chaves compensadoras os pontos centrais são chamados de TAP, existindo normalmente os TAPS de 65%, 80% e 90%.

3 Nos autotransformadores os enrolamentos primário e secundário estão em contato entre si. O enrolamento tem pelo menos três saídas, onde as conexões elétricas são realizadas. Um autotransformador pode ser menor, mais leve e mais barato do que um transformador de enrolamento duplo padrão. Entretanto, o autotransformador não fornece isolamento elétrico.

Autotransformadores são muitas vezes utilizados como elevadores ou abaixadores entre as tensões na faixa 110-117-120 volts e tensões na faixa 220-230-240 volts.

Por exemplo, a saída de 110 ou 120V de uma entrada de 230V, permitindo que equipamentos a partir de 100 ou 120V possam ser usados em uma região de 230V.

O autotransformador para chave compensadora é projetado para trabalhar em um curto espaço tempo, para reduzir espaço e custo de aquisição. Na especificação do autotransformador especifica-se o número de partidas por hora máximo.

Como este tipo de chave é utilizado normalmente para motores de potência elevada, acima de 50 CV, estes autotransformadores são vendidos com termostato de proteção.

CLPO Controlador Lógico Programável, ou simplesmente PLC (Programmable Logic Controller), pode ser definido como um dispositivo de estado sólido - um Computador Industrial, capaz de armazenar instruções para implementação de funções de controle (sequência lógica, temporização e contagem, por exemplo), além de realizar operações lógicas e aritméticas, manipulação de dados e comunicação em rede, sendo utilizado no controle de Sistemas Automatizados

LadderA primeira linguagem criada para programação de PLCs foi a Linguagem Ladder. O fato de ser uma linguagem gráfica, baseada em símbolos semelhantes aos encontrados nos esquemas elétricos - contatos e bobinas, foi determinante para aceitação do PLC por técnicos e engenheiros acostumados com os sistemas de controle a relês. Provavelmente é ainda a mais utilizada. Enquanto a Linguagem Ladder conquistava os Estados Unidos, a Linguagem de Lista de Instruções era amplamente difundida na Europa. Esta, por sua vez, é uma linguagem textual semelhante ao Assemble, e faz parte das linguagens básicas normalmente disponíveis em um PLC. As Linguagens de Programação não se limitam apenas a estas duas. Atualmente, são encontrados no mercado PLCs que proporcionam programação por meio de Linguagem ‘C’ e BASIC, por exemplo. A Norma IEC 61131-3 define cinco Linguagens de Programação, entre as quais estão a Linguagem Ladder e a Linguagem de Lista de Instruções

4MATERIAIS UTILIZADOS3 chaves contatoras

1 relé térmico

2 disjuntores, um trifásico e o outro bifásico

2 botoeiras

1 CLP

1 motor de tensão de entrada 220V/380V

1 sinalizador

Cabos de alimentação

Amperímetro.

DESENVOLVIMENTO

A programação do clp foi realizada individualmente no laboratório de informática, após a verificação do professor todos foram para o laboratório de automação e controle, a montagem do circuito da chave compensadora foi realizada seguindo as instruções do professor, pois não seria mais o mesmo circuito da apostila.

Depois da montagem dos dois circuitos houve a inspeção do professor, cuja a mesma não houve apontou nenhuma irregularidade, após a inspeção veio o teste de funcionamento, ficou apontado as seguintes tensões e corrente durante o teste.

65% 80% 100% 80% 100%Corrente Tensão

R 1,3 1,6 2,6 144 174 220S 1,2 1,4 2,5 146 173 219T 1,3 1,5 2,2 145 176 221

5CONCLUSÃO Durante todo o seu desenvolvimento, foi percebido que a chave compensadora pode ser utilizada com qualquer motor trifásico, necessitando somente de três fios no motor, e que o mesmo permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca das contatoras, apesar disso, é um circuito de custo elevado e de alta ocupação de espaço, seu número de manobras é baixo devido ao autotrafo.