como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

14
VEJA TAMBÉM NA FRENTE Patrícia Dupin, especialista e psicanalista, fala sobre os desafios da educação na Era Digital NA FRENTE Martha Gabriel fala sobre a importância da inovação na educação à Revista TecEduc HISTÓRIAS DE SUCESSO Professor de Santo André usa Youtube para apoiar a aprendizagem de Filosofia e Música ANO LETIVO 2016 Conheça 6 novidades do Educacional e inove no seu ano letivo nº 11 - Março/2016 Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola Conheça o passo a passo sugerido por especialista para incluir as tecnologias na prática pedagógica

Upload: hanguyet

Post on 08-Jan-2017

223 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

VEJA TAMBÉM

NA FRENTE

Patrícia Dupin, especialista e psicanalista, fala sobre os desafios da educação na Era Digital

NA FRENTE

Martha Gabriel fala sobre a importância da inovação na educação à Revista TecEduc

HISTÓRIAS DE SUCESSOProfessor de Santo André usa Youtube para apoiar a aprendizagem de Filosofia e Música

ANO LETIVO 2016

Conheça 6 novidades do Educacional e inove no seu ano letivo

nº 11 - Março/2016

Como tornar realidade o uso da tecnologia na escolaConheça o passo a passo sugerido por especialista para incluir as tecnologias na prática pedagógica

Page 3: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

ÍNDICE

Expediente:Revista TecEduc

A Revista TecEduc é uma publicação mensal da Positivo

Informática Tecnologia Educacional.

EditorialMaria Elisa Almeida Turra

MarketingBianca Vieira AlanoAline Caron Moroz

Projeto Gráfi coRedirect Digital Marketing

Sugestões de matérias, críticas e comentários, entre em contato com [email protected]

Acesse a Revista TecEduc em:www.positivoteceduc.com.br/revista

04. TecEduc na Prática Confi ra as dicas do nosso especialista sobre implantação de tecnologia na sala de aula

05. Na frentePatrícia Dupin, doutora e psicanalista, fala sobre os desafi os da educação na Era Digital

06. Histórias de SucessoProfessor de Santo André une música, tecnologia e educação na aprendizagem

07. Na FrenteConsultora Martha Gabriel comenta principais temas sobre tecnologia e educação

08. Ano Letivo 2016Conheça 6 novidades do Educacional para inovar no seu ano letivo

10. Na Frente Aplicativo para smartphones conecta pais, professores e alunos ao Educacional Rede

12. Histórias de SucessoSaiba como o professor Ronaldo P. Gomes usou o Educacional em suas Aulas Invertidas

13. Internet SeguraZiraldo reforça campanha sobre Segurança na Internet com pôsteres exclusivos

10.08.

11.

07.

12. 13.

04. 05. 06.

Social

11 . TecEduc PesquisaVeja como a tecnologia apoiou a alfabetização e letramento de escola municipal do Recife

Page 4: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

Como é possível concretizar a vontade de usar recursos tecnológicos em sala de aula, já que, muitas vezes, há fatores como a falta de conexão com a Internet, ausên-cia de recursos e de infraestrutura?

Para responder a essa pergunta e ajudar os educadores a fi carem por dentro da dinâmica que envolve a implantação da tecnologia na escola, batemos um papo com o gerente de Operações Técnicas da Positivo Infor-mática Tecnologia Educacional, Helinton Luiz Vieira Marques. Fique por dentro!

TecEduc – Qual é a importância do uso dos dispositivos móveis para sala de aula no contexto atual de ensino?

Helinton - O uso dos dispositivos móveis pode ser um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem na medida em que as tecnologias móveis podem ampliar e en-riquecer oportunidades educacionais, princi-palmente no que diz respeito a transformar dinâmicas tradicionais de sala de aula.

TecEduc – Acesso à Internet é fun-damental para uma escola que dese-ja levar as tecnologias educacionais para as salas de aula? Por quê?

Helinton - O acesso à Internet traz uma série de benefícios no uso das soluções, pois permi-te a utilização hospedada em nuvem, evitando a necessidade de uma estrutura de servidores locais nas escolas. O uso em nuvem traz, de carona, ganhos com atualização dos softwares, backup e consolidação dos dados. No entan-to, sabemos que, em nosso país, o acesso e banda nas escolas são limitados. Em algumas regiões, mesmo quando existente, a conexão é instável, não permitindo o uso de forma efetiva. Nestes casos, o uso de soluções offl ine, sem necessidade de conexão com a Internet, viabili-za a utilização das tecnologias educacionais.

COMO TORNAR REALIDADE O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLAEspecialista da Positivo Informática Tecnologia Educacional mostra passo a passo para o educador incluir a tecnologia em sala de aula

Continue lendo as dicas do nosso especialista aqui.

4

Page 5: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

O que você espera da Educação no futuro? Como a velocidade das mudanças vem acele-rando os relacionamentos e o desenvolvimento de novas tecnologias, novas habilidades e competências também devem chegar, rapi-damente, à rotina da sala de aula. “Isso torna emergente a integralidade do pensar e sentir, num mundo absolutamente fl exível e incerto”, explica a psicanalista e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação, Patrícia Dupin.

Ficou interessado em conhecer as habilida-des e competências que devem ser exigidas no futuro? Então, confi ra a entrevista espe-cial de Patrícia Dupin à Revista TecEduc!

TecEduc – O que se espera para a Educação do futuro, quando fala-mos nas habilidades que precisam ser desenvolvidas nos alunos?

Patrícia Dupin - Que mundo desejamos ter? Que habilidades nos faltam hoje? Como quere-mos idealmente viver? Estas perguntas podem nos levar a indícios de quais habilidades que-

remos desenvolver. A Educação é o empreen-dimento máximo das nossas vidas, pois amplia nossa visão, nossa mente, mobiliza nosso desejo, sendo capaz de facilitar inúmeras e inimagináveis conquistas. E para que? Para sermos mais e mais felizes. Nossas escolas estão tornando nossos alunos mais e mais felizes e realizados? Este é o fi m que deve-mos incrementar, e os meios são desenvolver habilidades e capacidades para isso. Como ninguém vive de forma isolada, as necessi-dades não são unicamente direcionadas aos alunos. Se houver alguma expectativa sobre como queremos o amanhã, devemos começar a agir agora e de forma integrada, desenvol-vendo não apenas os alunos, mas também incluindo professores, famílias e sociedade.

QUAIS AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS AOS ALUNOS DO SÉCULO 21? Em entrevista à TecEduc, a psicanalista Patrícia Dupin fala sobre os desafi os da Educação na Era Digital

Conheça as recomendações da especialista para o educador que quer estar em dia com as exigências do futuro.

SOBRE A PATRÍCIA DUPIN

Psicanalista, com graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FCH-FUMEC), DEA e doutorado em Ciências da Informação e da Comu-nicação pela Université du Sud de Toulon, em Var, na França. Formação em Biologia Cultural. Especialista em Inteligência Econômica para Sustentabilidade.

5

Page 6: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

“Emmanuel, não foi pro céu”, canta Ibsen Batista, professor de Filosofi a do Colégio Moriah, de Santo André (SP), em seu canal no Youtube. Parodiando o sucesso “Manuel” do cantor Ed Motta no violão, Batista canta sobre a vida do fi lósofo Nicolau Maquiavel e sua importância para a Filosofi a Política. Com mais de 900 visualizações nesse vídeo, que faz parte do canal Ibsen Sobre Som e Filosofi a, o professor aproveita a rede social como umaferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem das disciplinas.

COMO SURGIU A IDEIA

Usando a rede social em favor da aprendizagem ao unir tecnologia e educação, o professor, que também é músico, encontrouno diálogo e nas aulas expositivas deFilosofi a, a oportunidade de potencializarsua dinâmica. “Percebi que muitas vezes osalunos não conseguiam absorver todas asinformações transmitidas e que as vídeoaulaspoderiam capturar de alguma forma o ambienteda sala de aula e o conteúdo ministrado”, contaele.

PUBLICAÇÕES NO EDUCACIONAL

Mesmo sem ter ideia das proporções que esse trabalho viria a tomar, Ibsen comenta

que começou o canal com uma estrutura simples, sem saber se seria bem aceito pelos alunos. “Não achei que estaria adequado para ser divulgado no Educacional, mas após a aceitação dos alunos, das pessoas que gostam de música e dos mantenedores do Colégio Moriah, comecei a ver a dimensão do canal e a veicular os vídeos no portal, principalmente as músicas”, expõe o professor, que compartilha suas produções nos ambientes virtuais do Educacional.

PROFESSOR DE SANTO ANDRÉ UNE MÚSICA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO PARA INCENTIVAR APRENDIZAGEMJá pensou em usar o Youtube para ampliar o espaço da sala de aula? Conheça a história do professor e músico Ibsen Batista, do Colégio Moriah

Clique aqui para acessar o canal Ibsen sobre Som e Filosofi a no Youtube!

6

Page 7: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

7

MARTHA GABRIEL FALA SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL À REVISTA TECEDUCSérie de matérias especiais convida a renomada consultora para comentar os principais temas da atualidade sobre tecnologia e educação

Conseguir entrevistar especialistas da área de tecnologia e educação logo no início do ano leti-vo é uma missão quase impossível. Mas, espe-cialmente para você leitor da TecEduc, prepara-mos uma série exclusiva com conteúdos de tirar o fôlego: #MarthaGabrielNaTecEduc! Sim, ela reservou um espaço em sua concorrida agenda como consultora e palestrante para abordar os principais temas sobre tecnologia e educação na era digital.

INOVAÇÃO COMO PALAVRA-CHAVE

Para iniciar a série, ela aborda o principal com-bustível do educador da Era Digital: a inovação. Contando com grande familiaridade sobre o assunto, que é seu principal tema de estudo, Martha Gabriel fala sobre como as inovações estão infl uenciando a vida dos estudantes e educadores. Confi ra um trecho!

SOBRE A MARTHA GABRIEL

Reconhecida como uma das principais consultoras e palestrantes da área de marketing digital, educação e inovação, Martha é escritora, engenheira, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e PhD em Artes, com formação executiva em Inovação pelo MIT. E mais: tem várias publicações sobre tecnologia e educação, como é o caso do livro Educ@ar – A (r)evolução digital na educação, pela Editora Saraiva, em 2013.

A educação, de maneira geral, está sofrendo um processo de disrupção em função da disseminação e penetração das tecnologias no cotidiano das pessoas. Em outras palavras, as tecnologias (principal-mente, as digitais) estão transformando o modo como as pessoas aprendem, mudando o processo de cognição: mo-bilidade, fragmentação dos conteúdos e

Foto: Divulgação

plataformas, sobrecarga informacional, tem-po real, interatividade, disponibilidade 24×7, etc. Além disso, as tecnologias estão tam-bém modifi cando o mercado e o processo de trabalho. Dessa forma, se o mercado de trabalho passa a requerer novas habilidades e se o processo de aprendizagem humana mudou, é preciso que a educação mude também para acompanhar e atender a essas novas demandas disruptivas.”

Confi ra na íntegra a opinião da renomada consultora Martha Gabriel.

7

Page 8: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

6 NOVIDADES DO EDUCACIONAL PARA 2016Conheça os novos recursos e projetos do Educacional para levar a inovação em tecnologia na educação para o seu ano letivo

Começar o ano letivo recebendo boas notícias, tem coisa melhor? No Educacional, as boas novas ainda ajudam a trazer inovação, conhecimento e qualidade para o processo de ensino-aprendizagem da sua escola. Para facilitar e apoiar o seu planejamento anual, apresentamos 6 novidades para 2016!

Agora, os conteúdos disponíveis no Educacional são encontrados na seção Biblioteca. Para acessar o acervo, basta escolher o seu nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. E o melhor: você vai poder propor atividades e pesquisas para os alunos usando computador, tablet ou celular.

O Educacional Avaliações continua abrindo caminhos para a elaboração de avaliações, de modo simples e efi -caz. A grande novidade é que será possível inserir novas questões tipo Redação em suas provas. Com elas, suas avaliações fi cam ainda mais completas e dinâmicas.

8

Page 9: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

Clique aquipara acessar mais informações sobre os projetos planejados

para 2016.

Para 2016, o conjunto de propostas do Educacional Projetos oferece novas possibilidades para a discussão de temas curriculares e transversais com novos Projetos Colaborativos, Mostras Virtuais, Concursos e Clubes. As Ofi cinas do Texto também acontecem com as participações confi rmadas de Ilan Brenman e Ziraldo, que convidam seus alunos a escreverem versões de suas obras em coautoria.

Quer treinar melhor os seus alunos para a prova de Redação? Então, inscreva sua turma no Simulado oferecido pelo Educa-cional em 2016. As melhores redações vão concorrer a prêmios, programem-se!

Um espaço especial foi reservado para que os alunos do Ensino Médio possam se aprofundar ainda mais nos temas cobrados no Enem. O ambiente apresenta diversas áreas interativas como: Provas Comenta-das, Quiz Atualidades, Enemtube, Simulado Educacional, Simulados de Anos Anteriores e Resolvest. Tudo para garantir uma prepa-ração ainda mais completa para os estu-dantes!

No tão esperado fi nal de semana das provas do Enem 2016 estaremos de plantão, resolvendo e publicando as questões, isso após o término do exame. Nossos especialistas também vão marcar presença, comentando todas as questões das provas. Não perca!

9

Page 10: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

APLICATIVO EDUCACIONAL CONECTA PAIS, PROFESSORES E ALUNOS Saiba como funciona o aplicativo para smartphones que conecta a comunidade escolar a várias funcionalidades do Educacional Rede Social

Educador, já pensou em reunir seus alunos e respectivos pais, de modo prático, virtual e in-terativo? Além disso, acompanhar a sua turma quando e onde quiser, tendo a sua escola na palma da mão? Essa é a ideia proposta pelo app do Educacional, uma solução dinâmica que possibilita o acesso ao ambiente virtual das escolas através de smartphones.

INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, o app é uma fer-ramenta indicada para escolas, professores, alunos e pais que querem inovar na comuni-cação online, facilitando o dia a dia e a inte-gração da comunidade escolar. Em poucos cliques, é possível acompanhar novidades e avisos da escola.

COMO FUNCIONA

Disponível para Android e iOS, o aplicativo Educacional pode ser baixado nas lojas online do Google ou da Apple. Logo após o down-load, basta inserir o login e senha cadastrados no Educacional e aproveitar os recursos dis-poníveis no aplicativo em benefício da apren-dizagem.

Conheça as principais vantagens do aplicativo Educacional!

10

Page 11: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

ARTIGO ABORDA PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM A MESA EDUCACIONAL ALFABETO Estudo de caso mostra o uso da tecnologia no processo de alfabetização e letramento de escola municipal do Recife (PE)

Você imagina como uma Mesa Educacional pode infl uenciar o processo de alfabetização e letra-mento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? É o que revela o artigo “Práticas de Leitura e Escrita com Tecnologia”, apresentando um estudo de caso sobre o uso da Mesa Educacional Alfabeto para apoiar a aprendizagem de estudantes do 2º ano da Escola Municipal Célia Arraes, do Recife (PE), de maio a julho de 2015.

O artigo, escrito pela professora e mestra, Katia Ethiénne Esteves dos Santos, professora Fernanda Ayanne Santos Gama Spigolon da Escola Municipal Célia Arraes, Aldenir Farias da Fonseca e Mariana Gomes Mayer, foi apresentado durante o 6º Simpósio Hipertexto e Novas Tecnologias, no Recife, em novembro de 2015. A apresentação foi feita pela consultora pedagógica Maryana Schenfelder Schneider, que também colaborou no trabalho.

Acesse a TecEduc para saber mais sobre a análise de caso e seus principais resultados.

PG, O AMIGO DO ESPAÇOO estudo de caso analisa o projeto “PG, o amigo do espaço”, criado como uma estratégia motivadora e facilitadora da dinâmica escolar para estimular a imaginação, a criatividade, o gosto e a prática da leitura e da escrita a partir da comuni-cação com o personagem virtual Patrulheiro das Galáxias (PG) da Mesa Educacional Alfabeto.

Meu nome é Maria Julia, eu tenho 7 anos e queria lhe agradecer. PG eu queria lhe dizer que você mandou uma cartinha que não era para eu brigar mais com meus colegas e eu aprendi a não fazer mais, a professora Fernanda me ajudou. Tchau!”- Maria Julia, Estudante do 2º ano.

“Meu nome é Maria Julia, eu tenho 7 anos e queria lhe agradecer. “Meu nome é Maria Julia, eu tenho 7 anos e queria lhe agradecer.

11

Page 12: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

Já pensou em inverter o caminho da apren-dizagem usando a tecnologia educacional como ferramenta de apoio? Foi essa a ideia do professor Ronaldo Prestes Gomes, docente no Ensino Fundamental do Colégio Medianeira, em Santiago (RS), após participar de um en-contro de capacitação para uso de novas tecnologias aplicadas ao pro-cesso educacional.

Pensando em reforçar os conteúdos estuda-dos em sala de aula, Gomes aproveitou os recursos do Educacional para testar novos caminhos de aprendizagem, como a Sala de Aula Invertida (em inglês, Flipped Class-room): tendência que consiste em transmitir os conteúdos a serem abordados em aula, antes mesmo de serem debatidos, efetivamente.

TecEduc – Como surgiu a ideia de trabalhar com o modelo pedagógi-co da Sala de Aula Invertida?

Professor Ronaldo - A ideia surgiu após um encontro de capacitação para uso de ferramen-tas do Educacional, no qual a coordenadora pedagógica de nossa rede apresentou uma reportagem sobre essa prática. Fui em busca de mais informações e percebi que era uma oportunidade de tornar o aluno um elemen-to mais ativo no processo de construção do conhecimento, bem como de utilizar recursos tecnológicos que estavam à nossa disposição.

TecEduc – Quais foram os principais desafi os para promover a Aula Inver-tida usando os ambientes virtuais do Educacional como apoio ao pro-cesso de ensino-aprendizagem?

Professor Ronaldo - Acredito que o princi-pal desafi o em usar os ambientes virtuais do Educacional como apoio para esse pro-cesso, foi criar uma nova consciência em nossos alunos. Encontrei as ferramentas que necessitava e tinha conhecimento de como usá-las para atingir meus objetivos, portanto, era preciso desenvolver uma nova postu-ra diante da construção do conhecimento.

PROFESSOR DE COLÉGIO GAÚCHO OFERECE AULA INVERTIDA A PARTIR DE AMBIENTES VIRTUAIS DO EDUCACIONAL Leia a entrevista com o professor Ronaldo Prestes Gomes, do Colégio Medianeira, de Santiago (RS), sobre a aplicação desse modelo pedagógico

12

Page 13: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

Clique aqui para conferir os pôsteres criados pelo Ziraldo e conhecer a campanha.

Com os avanços tecnológicos e o crescimento das redes sociais, assuntos como o bullying, ciberbullying e o uso consciente dos recursos virtuais nunca saem de pauta, principalmente nos corredores das escolas e no convívio familiar dos alunos. Em casa, por exemplo, muitos pais se preocupam com os perigos oferecidos pela Internet aos seus fi lhos.

Em pesquisa divulgada em novembro de 2015, pela Kaspersky Lab e B2B International, constaque mais da metade dos pais entrevistados

(52%) acreditam que as ameaças virtuais que seus fi lhos correm online estão aumentando.Segundo a análise, 30% deles dizem não ter qualquer controle sobre o que os fi lhos fazem quando estão conectados à Internet.

Outra preocupação comum é o risco do acesso a conteúdos impróprios (45%), a comunicação com estranhos (41%), a divulgação de informações pessoais (40%) e o ciberbullying (35%).

ILUSTRAÇÕES DE ZIRALDO REFORÇAM CAMPANHA SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET Parceiro de longa data do Educacional, o cartunista ilustrou pôsteres exclusivos para promover a segurança na Internet entre professores, alunos e pais

INTERNET SEGURAPara ampliar esse debate e engajar professores, alunos e pais em favor da segurança na Internet, o cartunista Ziraldo criou uma série com doze ilustrações especiais para a campanha Internet Segura, promovida pelo Educacional.

13

Page 14: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola

Entre em contato pelo telefone: 0800-644-7193

Para mais informações, acesse o site: www.positivoteceduc.com.br