como tirar amostras de sangue de um cão como um técnico veterinário

3
Como tirar amostras de sangue de um cão como um técnico veterinário A coleta de amostras de sangue é um aspectoimportante da medicina veterinária. Muitas doenças são diagnosticadas com base na bioquímica do soro. Como técnico veterinário, você deve entender o processo de coleta de sangue, também conhecida como punção venosa. Em algumas situações, a coleta de uma amostra de sangue deve ser feita rapidamente e o que pode por você sob pressão, como um técnico, para fazer isso. Um método útil para a obtenção de uma amostra de sangue, para alguém que está iniciando a carreira veterinária, é extraí-lo a partir da veia cefálica. Instruções 1. 1 Contenha o cão, de modo que, obter a amostra de sangue não se torne uma luta. A pessoa que lhe ajudar deve posicionar um braço em volta das costas do cão, enquanto o cão está sentado, e o outro braço em uma posição de chave de braço em torno da cabeça. 2. 2 Raspe a área imediatamente abaixo do cotovelo na parte superior da pata traseira. Encontre o processo do olecrano e onde a pata traseira se curva na articulação do cotovelo, raspe os pelos onde a veia cefálica é mais proeminente. Em alguns cães, a veia cefálica não é tão proeminente e poderá ter que tirar da veia jugular. Ao extrair uma amostra a partir da veia jugular, normalmente não será necessário raspar os pelos, a menos que o cão tenha uma pelagem excessiva. 3. 3 Oclua a veia cefálica com seu ajudante mantendo a veia exposta. Isto é feito colocando a mão sob o cotovelo para que

Upload: pastor-adriano-leal

Post on 30-Dec-2015

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como tirar amostras de sangue de um cão como um técnico veterinário

Como tirar amostras de sangue de um cão como um técnico veterinário

A coleta de amostras de sangue é um aspectoimportante da medicina veterinária. Muitas doenças são diagnosticadas com base na bioquímica do soro. Como técnico veterinário, você deve entender o processo de coleta de sangue, também conhecida como punção venosa. Em algumas situações, a coleta de uma amostra de sangue deve ser feita rapidamente e o que pode por você sob pressão, como um técnico, para fazer isso. Um método útil para a obtenção de uma amostra de sangue, para alguém que está iniciando a carreira veterinária, é extraí-lo a partir da veia cefálica.

Instruções1. 1

Contenha o cão, de modo que, obter a amostra de sangue não se torne uma luta. A pessoa que lhe ajudar deve posicionar um braço em volta das costas do cão, enquanto o cão está sentado, e o outro braço em uma posição de chave de braço em torno da cabeça.

2. 2Raspe a área imediatamente abaixo do cotovelo na parte superior da pata traseira. Encontre o processo do olecrano e onde a pata traseira se curva na articulação do cotovelo, raspe os pelos onde a veia cefálica é mais proeminente. Em alguns cães, a veia cefálica não é tão proeminente e poderá ter que tirar da veia jugular. Ao extrair uma amostra a partir da veia jugular, normalmente não será necessário raspar os pelos, a menos que o cão tenha uma pelagem excessiva.

3. 3Oclua a veia cefálica com seu ajudante mantendo a veia exposta. Isto é feito colocando a mão sob o cotovelo para que o cão não possa mover a pata traseira para trás e mantendo o polegar aplicando pressão sobre a parte superior da pata para que a veia cefálica encha de sangue e se torne mais visível. Alguns cães entregarão a pata de boa vontade, permitindo que você tire uma amostra de sangue sem muita restrição.

4. 4Rosqueie a agulha de tamanho correto na seringa. A seleção do tamanho da agulha deve se basear no tamanho do cão e no tamanho da veia. Normalmente, uma agulha de cerca de 30 a 40 x 7 mm (agulha azul) funciona para a maioria das coletas de sangue. Nos cães de raças

Page 2: Como tirar amostras de sangue de um cão como um técnico veterinário

grandes, uma agulha de 30 x 2 ou 40 x 12 mm será melhor e a amostra de sangue será obtida mais rapidamente.

5. 5Borrife álcool na área que será puncionada pela agulha, isso esterilizará a área impedindo a entrada de qualquer bactéria com a agulha.

6. 6Agarre a perna com a mão que não está segurando a agulha e coloque o polegar ao lado do aspecto lateral da veia cefálica, evitando que esta se mova.

7. 7Insira a agulha da seringa diretamente sobre a veia cefálica levantada. Se tiver introduzido na veia cefálica corretamente, uma pequena quantidade de sangue irá entrar na ponta da seringa. Neste ponto, você deve puxar o êmbolo da seringa e o sangue começará a entrar.

8. 8Agite a pata se o sangue não entrar na seringa muito rapidamente. O assistente pode fazer isso, deixando de exercer a pressão de seu polegar sobre a veia cefálica rapidamente e, em seguida, reaplicar a pressão, de modo que a veia se encha novamente de sangue.

9. 9Remova a agulha, pedindo antes ao seu assistente para liberar a pressão sobre a veia. Caso contrário, o sangue começará a sair de onde você acabou de inserir a agulha.

10. 10Pressione o local da punção venosa durante 30 segundos e, em seguida, aplique uma bola de algodão e esparadrapo veterinário em cima da área para manter a pressão sobre o local.

11. 11Encha o tubo lilás primeiro (geralmente metade) através da remoção da agulha e também do tampão de borracha no tubo. Esguiche uma amostra de sangue para dentro do tubo. Se não remover a agulha e esguichar o sangue através da agulha, as células vermelhas do sangue podem ser danificadas e os resultados do teste podem ser prejudicados. Volte a colocar a tampa e sacuda o tubo para a frente e para trás. Isso assegura que o sangue se misture bem com o anticoagulante que está dentro do tubo tampado. Este tipo é para uma contagem sanguínea completa e não deve coagular.

12. 12

Page 3: Como tirar amostras de sangue de um cão como um técnico veterinário

Insira a agulha na rolha de borracha do tubo vermelho tampado. A parte superior não necessita de ser removida para este tubo uma vez que não importa se as células vermelhas do sangue são rompidas já que apenas o soro será medido nesta amostra.

13. 13Remover o esparadrapo e a bola de algodão após cerca de 20 minutos. Assegure-se de que o local da punção foi fechado e não irá sangrar.