como os advogados podem captar mais clientes

3
Como os Advogados Podem Captar Mais Clientes É sabido que todas as empresas precisam fazer marketing. Aqui marketing toma o seu real conceito que muitas vezes é confundido com propaganda e publicidade. Marketing na verdade é uma ciência que se torna uma filosofia de gestão empresarial. Nesse sentido, marketing pode ser entendido como um grande guarda-chuva onde abaixo dele estariam as ferramentas de propaganda e publicidade. Conceitos a parte, é importante contextualizar a profissão do advogado dentro de uma prespectiva de marketing. Como dissemos, se marketing é uma filosofia e não somente publicidade e propaganda, precisamos inicialmente definir claramente alguns pontos essenciais antes de pensar em como captar mais clientes para um escritório de advocacia. A questão de captação de clientes para escritórios de advocacia muitas vezes toma contornos equivocados justamente pela falta de entedimento dos conceitos de marketing. Qual seria então a melhor forma para captar mais clientes para o seu escritório? Sem querer passar uma receita de bolo, precisamos seguir alguns pontos básicos: 1 - Análise interna do escritório Pergunte-se: Qual o foco do meu escritório? Em quais ou quais áreas eu quero focar? Lembre-se que tenta ser bom em tudo acaba não sendo bom de verdade em nada. Claro, você pode sempre somar forças e unir competências distintas de vários colegas em um único local. Mas pense bem, quanto mais varíavel a sua área de atuação mais díficil vai ser fixar na mente do seu público alvo aquilo que você realmente faz de bom. Será mesmo que você vai conseguir passar um imagem de competência quando o mesmo escritório trabalho com 10 areas diferentes do direito? É possível, mas o esforço de marketing será muito maior. Indo direto ao ponto: Se você tem um pequeno escritório vale mais a pena focar em duas ou três áreas espcíficas inicialmente. 2 - Quem será seu público alvo?

Upload: sr-site

Post on 22-Jun-2015

241 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Os advogados devem usar o marketing como um filosofia de gestão que lhes permita captar mais e melhores clientes para seus escritórios. Aprenda nesse artigo como captar clientes para um escritório de advocacia

TRANSCRIPT

Page 1: Como os advogados podem captar mais clientes

   

Como os Advogados Podem Captar Mais Clientes

É sabido que todas as empresas precisam fazer marketing. Aqui marketing toma o seu real conceito que muitas vezes é confundido com propaganda e publicidade. Marketing na verdade é uma ciência que se torna uma filosofia de gestão empresarial. Nesse sentido, marketing pode ser entendido como um grande guarda-chuva onde abaixo dele estariam as ferramentas de propaganda e publicidade.

  Conceitos a parte, é importante contextualizar a profissão do advogado dentro de uma prespectiva de marketing. Como dissemos, se marketing é uma filosofia e não somente publicidade e propaganda, precisamos inicialmente definir claramente alguns pontos essenciais antes de pensar em como captar mais clientes para um escritório de advocacia.

   A questão de captação de clientes para escritórios de advocacia muitas vezes toma contornos equivocados justamente pela falta de entedimento dos conceitos de marketing. Qual seria então a melhor forma para captar mais clientes para o seu escritório? Sem querer passar uma receita de bolo, precisamos seguir alguns pontos básicos:

1 - Análise interna do escritório  Pergunte-se: Qual o foco do meu escritório? Em quais ou quais áreas eu quero focar? Lembre-se que tenta ser bom em tudo acaba não sendo bom de verdade em nada. Claro, você pode sempre somar forças e unir competências distintas de vários colegas em um único local. Mas pense bem, quanto mais varíavel a sua área de atuação mais díficil vai ser fixar na mente do seu público alvo aquilo que você realmente faz de bom. Será mesmo que você vai conseguir passar um imagem de competência quando o mesmo escritório trabalho com 10 areas diferentes do direito? É possível, mas o esforço de marketing será muito maior. Indo direto ao ponto: Se você tem um pequeno escritório vale mais a pena focar em duas ou três áreas espcíficas inicialmente. 2 - Quem será seu público alvo?  Ora, que quer atender todo mundo, passa uma imagem de falta de foco. E de fato, essa abordagem é realmente falta de foco. Atender uma conta de R$ 1.000,00 ou uma de R$ 100.000,00 tem muita diferença. Não somente financeira, que fique claro. Querer atender ao público corporativo e também ao mesmo tempo pessoas físicas pode ser muito difícil. Acho que você já entendeu. É fundamental definir claramente quem são seus clientes. Não vale uma abordagem do tipo: "Nosso público alvo são pessoas físicas nas causas civis, criminais e trabalhista". Isso é muito amplo concorda? Você tem que segmentar melhor. Uma segmentação mais bem definida seria: "Atendemos homens e mulheres na faixa etária entre 21 e 55 anos com demandas previdênciarias e trabalhistas". Fixe que essa segunda etapa será fundamental para que você identifique o que fazer na próxima etapa.

3 - Definindo a imagem do seu escritório   Bem, agora que você já sabe o que vai fazer e para quem, você precisará definir claramente como vai comunicar isso para o seu público alvo. Como você vai se posicionar perante o seu mercado, os seus clientes e concorrentes. Infelizmente, vemos na área de

Page 2: Como os advogados podem captar mais clientes

direito uma massificação terrível da forma como se comportam, se comunicam e atuam. Isso torna todo mundo "igual". Qual o problema isso gera? Se todo advogado, aos olhos dos clientes são iguais, então o único diferencial é o preço. E se o preço é o único diferencial, então meu caro, prepara-se para sair do jogo em pouco tempo. Volto a frisar que é fundamental que você torne o seu escritório perante aos olhos do seu público alvo, algo único. Como fazer isso? Descobrindo o seu diferencial. E principalmente externalizando esse diferencial. Então se seu diferecial hipotetico é que você atende aos domingos ou tem um plantão 24 horas para atendimento de urgência, externalize isso da melhor forma que puder: No seu site (Você tem um site, claro não é?), no seu cartão de visitas, na sua comunicação boca a boca, etc.

4 - Usando as ferramentas digitais ao seu favor  Nínguem vai te oferecer aqui uma proposta de usar o marketing de forma equivocada ou fora dos preceitos da propaganda e promoção baseados no código de ética da OAB ou qualquer outro que possa reger as relações desse campo de atuação na área de direito. Mas sabe, existem várias formas muito lícitas de se promover sem ferir nenhuma regra e ao mesmo tempo contribuindo para o crescimento do seu escritório. Como o espaço aqui e curto vou te dar a dica de uma: Tenha um blog. Sim, um blog sobre o seu campo de atuação. Assim, se você é uma advogado de atua na área de direito empresarial, crie um excelente blog com bastante conteúdo sobre essa área. Não vale copiar de outros lugares, tem que ser original. Você passará a ser encontrado pelos motores de busca como o Google e se tornará uma referência na sua área de atuação. Claro, exige esforço. Claro, leva tempo para dar resultado. Mas quer saber a verdade: Vai valer a pena.   Enfim, para captar clientes para seu escritório de advogacia fuja das empresas e propostas mirabolantes que prometem resultados rápidos. Para captar clientes, como em qualquer area você precisa de três grandes elementos: Capacidade e conhecimento real em alguma área de conhecimento, visibilidade e convesão. Oportunamente daremos continuidade com esse tema. Por ora, desejo que você faça uma profunda análise do seu nível de conhecimento e capacitação, pois esse passo é fundamental.      Sr. Sitewww.srsite.com.br