como o médico pode utilizar o marketing

3

Click here to load reader

Upload: it-work-group

Post on 15-Jan-2017

22 views

Category:

Marketing


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como o médico pode utilizar o marketing

Como o médico pode utilizar o marketing

 Profissionais de medicina geralmente investem bastante na sua formação técnica. Após vários anos cursando a faculdade de medicina ainda dedicam alguns outros a uma especialização, o que é muito bom e desejável.

 Apesar disso, observamos muitos profissionais com currículos tecnicamente perfeitos mas com pouco sucesso financeiro na carreira, apesar dos altos investimentos realizados em sua formação profissional.

  Isso ocorre muitas vezes porque o profissional não consegue demonstrar para os seus potenciais pacientes a sua competência técnica e o seu conhecimento. Por outro lado, os pacientes tem pouca capacidade de avaliação da competência técnica de um profissional de medicina.

  É muito comum encontramos em nossa consultoria de marketing médico profissionais com formação impecável com agendas vazias ou reféns de planos de saúde.

  É necessário então que o profissional de medicina domine outras disciplinas além daquelas que são inerentes a sua carreira e formação médica, tais como relacionamento interpessoal, administração, planejamento e marketing.

O que é o marketing médicoO termo marketing ainda tem uma conotação negativa na comunidade médica. Isso acontece muitas vezes por desconhecimento do profissional que não entende completamente o conceito de marketing na medicina.

Page 2: Como o médico pode utilizar o marketing

 Marketing na medicina pode ser definido como o conjunto de atividades que visa entender e atender as necessidades dos pacientes da melhor forma possível resultando em benefícios para todos os envolvidos.

 Ora, na definição acima fica claro que marketing visa o bem estar do paciente em uma relação harmoniosa em que o ganho seja mútuo, ou seja, ganha o paciente com uma atendimento de qualidade, humanizado, personalizado e ganha o médico com a devida contrapartida financeira e de satisfação pessoal e profissional por saber que esta realizando o melhor trabalho possível dentro do seu campo de atuação a favor daquele que é seu maior objetivo: ajudar seus pacientes dentro dos limites da técnica e da ética médica vigente.

  Para atingir os objetivos de entender e atender os seus pacientes o marketing precisa ser decomposto em um conjunto de itens, o chamado composto de marketing que tem a função final de satisfazer os seus pacientes. O composto de marketing em serviços de saúde é formado por:

Produto - No caso os tipos de tratamentos oferecidos que podem ser: consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, terapias, etc.

Preço - O preço do seu serviço médico deve ser adequado a classe social e faixa de renda que se pretende atender. Acreditar que seu paciente não pode ou não quer pagar por uma consulta / tratamento é uma crença limitante sua que deve ser trabalhada e que impede muitos profissionais de obterem o retorno financeiro que merecem pela prestação do seu serviço.

Praça - A praça ou local de distribuição tem a ver com o local onde o serviço vai ser oferecido. Qual a cidade, região, bairro onde o seu consultório ou clínica vai ser instalada. Essa definição é fundamental pois vai dar uma ideia da segmentação do seu mercado, ou seja, qual a fatia da população que você pretende atender. Um cardiologista que abre um consultório no Leblon no Rio de Janeiro almeja alcançar uma população de alta classe social, por exemplo.

Publicidade - Publicidade na medicina não é a mesma coisa de publicidade para o comércio. Você não pode simplesmente anunciar tratamentos, preços e condições de pagamentos. São serviços de saúde e existe uma legislação séria do CFM por trás disso tudo. A publicidade na medicina é muito mais informativa e passa pela construção da reputação do profissional de medicina através de uma estratégia de criação de reputação do profissional através do marketing digital de uma forma ética e responsável

Pessoas - Em serviços de saúde as pessoas desempenham um papel fundamental. Por isso, sua secretária tem que ser escolhida a dedo e muito bem treinada. Da mesma forma, seu atendimento tem que ser primoroso.

Presença física - O seu consultório é uma evidência física que representa a imagem que você deseja passar para o seu segmento. Um consultório simplório no Leblon não condiz com a imagem que a população do local espera encontrar. Assim sendo, segmentação e evidência física devem ser trabalhados em conjunto.

ConclusãoBem, como você médico deve estar percebendo, o marketing médico funciona de forma diferente do que a maioria dos profissionais da área imagina. Como ensinamos em nossa consultoria de marketing para médicos, fazer marketing médico é levar ao conhecimento dos pacientes que existe um profissional de medicina capaz de atender o seu anseios dentro da sua região. É construir a reputação e autoridade do médico na sua área de atuação perante seus pacientes, gerando um maior número de marcação de consultas particulares, criando um ciclo virtuoso para o médico e para o paciente.

  Se você se interessa por marketing médico, entre em contato conosco e vamos conversar!

Sênior MarketingMarketing médico

Page 3: Como o médico pode utilizar o marketing