como emitir nota fiscal ou obter o registro de artesão

2
Como emitir nota fiscal ou obter o Registro de Artesão De acordo com a nova lei estadual – Resolução SER n° 148 de 18 novembro de 2004, o artesão não pode mais emitir nota fiscal avulsa, ter seu bloco pessoal de notas fiscais para vender para lojas, empresas ou por atacado. Clique aqui e veja a integra da lei . Você também poderá ter acesso a esta Resolução através do site da Receita Estadual de Fazenda. ( http://www.receita.rj.gov.br/legislacao/tributaria/resolucao/2004/148. shtml ) O artesão que desejar vender para lojas tem que emitir nota fiscal. Nesse caso , deverá se cadastrar como empresa individual, o que acarreta o pagamento de todos impostos e taxas como se fosse uma empresa, inclusive a necessidade de contratar um contador. Para participar de eventos, feiras, bazares e exposições em locais públicos, que envolvam a venda direta ao consumidor final, o artesão deve também se cadastrar na Secretaria de Estado de Fazenda mais próxima de sua residência (veja relação abaixo). Porém esse cadastro de artesão só permite a venda para consumidor final não poderá vender para lojas ( nota fiscal) .Para os residentes no município do Rio de Janeiro, esta Secretaria é subdividida em Inspetorias Seccionais de Fazenda. A inscrição é feita através do preenchimento e entrega do Documento de Cadastro do ICMS (DOCAD - formulário adquirido em papelarias), acompanhado da seguinte documentação: . Carteira de Identidade ( cópia); . CPF ( cópia); . No caso de imóvel próprio, apresentar comprovante de propriedade; . No caso de imóvel alugado, apresentar autorização para o exercício da atividade artesanal, acompanhada do título de propriedade do imóvel; . Comprovante de pagamento do DARJ (formulário adquirido em papelarias), preenchido e pago no Banco Itáu. Para essa inscrição o artesão deve efetuar, mensalmente, o pagamento do imposto referente a 17,32 UFIR, cerca de R$ 25,00. Em caso de interrupção do pagamento ou de saída da atividade, deverá dar baixa na sua inscrição para não criar dívida ativa com o Estado. Os artesãos que pretendem comercializar produtos em via pública, bazares, feiras e eventos, devem providenciar também o licenciamento da Prefeitura ou instrumento que autorize a ocupação do solo ( Alvará transitório – válido para o prazo de realização do evento). Após a emissão do Alvará do Provisório , de obrigação do organizador do evento, este deverá informá-lo como proceder para retirar o seu

Upload: api-3696352

Post on 07-Jun-2015

5.737 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Enviado por Fátima Trombini

TRANSCRIPT

Page 1: Como Emitir Nota Fiscal Ou Obter o Registro de Artesão

Como emitir nota fiscal ou obter o Registro de Artesão

De acordo com a nova lei estadual – Resolução SER n° 148 de 18 novembro de 2004, o artesão não pode mais emitir nota fiscal avulsa, ter seu bloco pessoal de notas fiscais para vender para lojas, empresas ou por atacado. Clique aqui e veja a integra da lei . Você também poderá ter acesso a esta Resolução através do site da Receita Estadual de Fazenda.( http://www.receita.rj.gov.br/legislacao/tributaria/resolucao/2004/148.shtml )

O artesão que desejar vender para lojas tem que emitir nota fiscal. Nesse caso , deverá se cadastrar como empresa individual, o que acarreta o pagamento de todos impostos e taxas como se fosse uma empresa, inclusive a necessidade de contratar um contador.

Para participar de eventos, feiras, bazares e exposições em locais públicos, que envolvam a venda direta ao consumidor final, o artesão deve também se cadastrar na Secretaria de Estado de Fazenda mais próxima de sua residência (veja relação abaixo). Porém esse cadastro de artesão só permite a venda para consumidor final não poderá vender para lojas ( nota fiscal) .Para os residentes no município do Rio de Janeiro, esta Secretaria é subdividida em Inspetorias Seccionais de Fazenda. A inscrição é feita através do preenchimento e entrega do Documento de Cadastro do ICMS (DOCAD - formulário adquirido em papelarias), acompanhado da seguinte documentação:

. Carteira de Identidade ( cópia);

. CPF ( cópia);

. No caso de imóvel próprio, apresentar comprovante de propriedade;

. No caso de imóvel alugado, apresentar autorização para o exercício da atividade artesanal, acompanhada do título de propriedade do imóvel;. Comprovante de pagamento do DARJ (formulário adquirido em papelarias), preenchido e pago no Banco Itáu.

Para essa inscrição o artesão deve efetuar, mensalmente, o pagamento do imposto referente a 17,32 UFIR, cerca de R$ 25,00. Em caso de interrupção do pagamento ou de saída da atividade, deverá dar baixa na sua inscrição para não criar dívida ativa com o Estado. Os artesãos que pretendem comercializar produtos em via pública, bazares, feiras e eventos, devem providenciar também o licenciamento da Prefeitura ou instrumento que autorize a ocupação do solo ( Alvará transitório – válido para o prazo de realização do evento).

Após a emissão do Alvará do Provisório , de obrigação do organizador do evento, este deverá informá-lo como proceder para retirar o seu alvará pessoal.

Vale lembrar que o artesão não é obrigado por lei, a se inscrever em sindicatos, associações ou cooperativas, podendo exercer suas atividades desde que observe as normas acima.