como driblar a falta de tempo de professores e...

26
COMO DRIBLAR A FALTA DE TEMPO DE PROFESSORES E COORDENADORES?

Upload: buinga

Post on 27-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMO DRIBLAR A FALTA DE TEMPO

DE PROFESSORES E COORDENADORES?

SUMÁRIO

Introdução ...........................................................................................................................................................3

Por que os professores perdem tanto tempo dentro e fora de classe? ..................................................5

Qual a importância da gestão do tempo para professores? .....................................................................9

Como otimizar o uso do tempo diariamente? ...........................................................................................12

4 dicas de metas para medir a produtividade dos professores! .............................................................19

Conclusão ..........................................................................................................................................................23

Sobre o AppProva.............................................................................................................................................25

4

INTRODUÇÃO

Dentre todas as demandas de um profissional da educação, talvez a mais difícil seja lidar com o tempo. Diante de atividades para corrigir, cronogramas de aula para cumprir e planos de estudos para criar, ele ainda precisa manter estudantes motivados, ter a capacidade de antecipar imprevistos e cuidar da própria qualidade de vida.

A gestão de tempo é um elemento essencial para o aprendizado. Cada profissional lida com as suas 24 horas de uma maneira diferente e a instituição de ensino tem um papel relevante para ajudá-lo a se organizar da melhor forma possível.

Neste e-book, reunimos as dicas essenciais para driblar a falta de tempo e aumentar a produtividade dos profissionais da educação. Boa leitura!

POR QUE OS PROFESSORES PERDEM TANTO TEMPO DENTRO E FORA DE CLASSE?

6

POR QUE OS PROFESSORES PERDEM TANTO TEMPO DENTRO E FORA DE CLASSE?

Quando se fala dos problemas da educação brasileira, é inegável não lembrar da baixa remuneração dos professores e falta de investimentos públicos para atender às necessidades educacionais.

Porém, um dos principais problemas da educação no país está intimamente ligado ao relógio. Mais especificamente, a falta de tempo dos professores.

Se para um profissional comum já é difícil lidar com todas as demandas, clientes e metas para cumprir em apenas 24 horas, para um professor essa tarefa se torna uma missão praticamente impossível.

No Brasil, não é incomum encontrar profissionais que trabalham em mais de uma instituição de ensino, durante 2 turnos, e utilizam o resto das horas que sobram para preparar cronogramas de aulas, corrigir provas e lidar com as urgências comuns ao ambiente educacional.

7

POR QUE OS PROFESSORES PERDEM TANTO TEMPO DENTRO E FORA DE CLASSE?

A média de estudantes em uma única classe é de 25 a 30, e a maioria desses profissionais não trabalha com apenas uma turma. Ou seja, em muitos casos, apenas um professor precisa lidar com mais de 200 estudantes.

Diante desse cenário, sobra pouco tempo para capacitação, para observar o desempenho individual de cada aluno, para a vida social e até mesmo para cuidar da própria saúde.

A falta de tempo afeta não apenas a vida pessoal, mas também a própria qualidade de ensino e o interesse dos estudantes — uma geração mais jovem, imediatista e ávida por novidades.

Vamos pensar de maneira mais prática: um professor que trabalha em sala de aula durante 12 horas por dia e ainda precisa abdicar dos seus horários extraclasse e finais de semana para continuar trabalhando, dificilmente terá motivação para trazer conteúdos diferentes, investir em aprendizado tecnológico, ou promover inovação na sala de aula.

Quando usamos como panorama o próprio tempo gasto dentro das escolas e universidades, a situação também não é favorável para os profissionais. De acordo com um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil possui um péssimo desempenho quando se trata de gestão do tempo em sala de aula. Com um aproveitamento de apenas 67% das horas.

8

POR QUE OS PROFESSORES PERDEM TANTO TEMPO DENTRO E FORA DE CLASSE?

A maioria das escolas aposta em um período de 50 minutos para uma aula de cada disciplina. Esse tempo é considerado ideal para que o estudante absorva o conteúdo sem se sentir entediado ou se distraia com outras atividades.

No entanto, a pesquisa da OCDE revelou que 20% do tempo gasto pelo professor brasileiro é dedicado apenas a tentar disciplinar os seus alunos.

Ou seja, em uma aula comum, mais de 10 minutos são dedicados a atividades não vinculadas ao processo de ensino. Esse problema na gestão do tempo acaba afetando diretamente o aprendizado, principalmente dos estudantes que estão se preparando para provas importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e precisam aprender, e revisar, centenas de conteúdos antes mesmo da chegada do mês de outubro.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO TEMPO PARA PROFESSORES?

10

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO TEMPO PARA PROFESSORES?

Uma gestão eficiente do tempo é essencial para qualquer empresa, e não é diferente em um ambiente educacional.

Um tempo bem aproveitado possui uma relação direta com o aprendizado. Se um professor vem observando que os resultados dos seus estudantes andam baixos, é bem provável que o problema esteja relacionado ao aproveitamento dos minutos em sala de aula e de como tem sido feito o planejamento das lições extraclasse.

A má administração do tempo resulta em jornadas de trabalho mais extensas, aulas extras, ensino deficiente, cansaço, estresse e insatisfação de todas as partes — estudantes, instituição de ensino e professores.

11

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO TEMPO PARA PROFESSORES?

Por isso, educadores precisam estabelecer o planejamento das suas horas de trabalho como uma prioridade, para não acabarem em uma “bola de neve” de tarefas não realizadas e metas frustradas.

Quando um profissional consegue se organizar, percebe um impacto positivo no desenvolvimento do seu trabalho e, principalmente, na sua produtividade.

No campo pessoal, gerir o tempo significa evitar o estresse, lidar melhor com a própria saúde física e psicológica, se dedicar mais à família, aos amigos e ao lazer.

Essa é uma porta aberta também para o crescimento. Tempo livre é uma oportunidade de expandir metas, realizar projetos deixados de lado pela “correria” do dia a dia, investir em capacitação e inovação — a palavra-chave do futuro.

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

13

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

O planejamento é um pré-requisito essencial para o trabalho de um educador. Mas como otimizar o tempo dentro e fora da sala de aula?

FAÇA UM PLANEJAMENTO REGULAR E COMPARTILHE-O COM OUTROS EDUCADORES

Muitos professores criam um cronograma de atividades para os estudantes, mas não pensam em como gerir o tempo a que se dedicarão para realizar essas tarefas.

Muitos fazem um planejamento anual, mas se esquecem de que as demandas podem mudar a cada mês e que os estudantes podem precisar de uma explicação mais detalhada sobre determinados assuntos, dentre outras situações.

14

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

Faça um planejamento regular de todas as suas aulas, mas não esqueça das atividades extraclasse. Seja flexível para eventuais mudanças e compartilhe com outros profissionais — professores, coordenadores ou diretores. Eles te ajudarão a reforçar o seu plano, podem apontar possíveis alterações e melhorias que otimizarão o seu trabalho.

ESTABELEÇA UM OBJETIVO E UM TEMPO PARA CADA ATIVIDADE

Ao criar um plano de estudos, analise o tempo que você vai precisar dedicar a cada uma das atividades. Algumas questões podem ser importantes ao programar uma aula, como:

» Qual a relevância desse assunto?

» Quanto tempo acho que terei para explicar todas os pontos essenciais?

» Quais perguntas podem surgir durante a aula?

» Quanto tempo precisaremos ao final da aula para fazer exercícios ou uma revisão eficaz?

15

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

» E finalmente: qual o meu objetivo com essa aula? Ajudar alunos a atingirem uma meta para um exame específico, cumprir um plano preestabelecido ou fazer com que eles pensem criticamente sobre o que foi dito?

Essas perguntas, além de ajudarem a gerenciar o tempo das atividades em classe, são importantes para a dinâmica e metodologia da aula — se ela terá de ser mais prática ou pode ser mais descontraída, com a apresentação de material de apoio, como filmes e músicas, por exemplo.

OTIMIZE O TEMPO DENTRO DA SALA DE AULA

No livro Second Language Teacher Education, de Richards, J. & Nunan, D. (1995), os autores relatam que o tempo despendido para o aprendizado em sala de aula (time-on-task) é mais importante do que a discussão sobre os conteúdos das aulas seguintes ou tarefas de casa.

Por isso, tente aproveitar as horas em que os estudantes estão na escola. Evite perder tempo tentando discipliná-los ou apontando falhas, e torne a experiência em sala de aula algo prazeroso para você e para eles.

16

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

DEFINA NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO

Cada estudante possui um estilo de vida, um ambiente social e gostos distintos. É um grande erro dos educadores homogeneizaram cada turma e acreditar que estão ganhando tempo.

A melhor forma de ganhar tempo, e ser produtivo ao mesmo tempo, é fugir de um ensino roteirizado e definir estratégias inovadoras que despertem o interesse dos alunos e os conectem com o que está sendo dito. Isso evita horas gastas em atividades desnecessárias, como repassar conteúdos já vistos ou tentar manter a disciplina em classe.

Algumas estratégias para dinamizar o ensino são:

» Investir em novas metodologias;

» Trabalhar com redes sociais;

» Explorar novos espaços de ensino que não sejam necessariamente a sala de aula;

17

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

» Utilizar aplicativos em dispositivos móveis;

» Trazer questões sociais e da atualidade;

» Transformar o aluno em autor e não mantê-lo apenas como um expectador;

» Integrar meios criativos e artísticos como material de apoio das aulas, como a música, o teatro e o cinema.

UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Atualmente, existem inúmeras plataformas e ferramentas à disposição dos educadores e coordenadores para gerenciar o tempo e criar planejamentos mais eficientes.

Mesmo os professores que não utilizam a tecnologia no dia a dia, podem encontrar facilmente aplicativos e softwares específicos para gerar combinações de horários, organizar tabelas de atividades, e, principalmente, envolver o estudante no processo de ensino.

18

COMO OTIMIZAR O USO DO TEMPO DIARIAMENTE?

Com o aplicativo mobile Nearpod é possível criar apresentações multimídias rapidamente e permitir que os estudantes as carreguem no próprio celular; com o Viper é possível detectar plágios de outros artigos e sites da internet; já o PDF Document Scanner permite escanear e armazenar documentos rapidamente em formatos PDF para evitar o acúmulo de pilhas de papéis.

Ainda existem opções como o Grid Class que permite montar quadros de horários, que demandam muito tempo dos educadores, em apenas alguns minutos. Já com o AppProva, você pode criar tarefas de casa, exercícios e simulados de maneira rápida, sem precisar elaborar as questões que utilizará e com a opção de compartilhar tudo em tempo real para os seus alunos.

NÃO NEGLIGENCIE SEU TEMPO LIVRE

Muitos profissionais acreditam que para fazer um bom trabalho é preciso se dedicar totalmente a ele. Em alguns casos “perder tempo” é ganhar tempo.

Invista em um hobby, uma atividade física ou lazer diário, que permita que você fique algum tempo longe dos assuntos educativos. Isso ajuda a mente a “voltar ao lugar” e aumenta o seu nível de disposição. Não negligencie esse tempo para você.

4 DICAS DE METAS PARA MEDIR A PRODUTIVIDADE DOS PROFESSORES!

20

4 DICAS DE METAS PARA MEDIR A PRODUTIVIDADE DOS PROFESSORES!

É um papel muito importante, e difícil, para a coordenação pedagógica tentar medir o rendimento dos educadores. É um grande erro generalizar todos os profissionais, sem analisar a sua formação, rotina e metodologia ao estabelecer critérios de avaliação. Exigir competências que não são relevantes como forma de medir o seu desempenho também pode ser perigoso e uma forma de desmotivar esses profissionais.

Confira alguns critérios que podem ajudar a medir a produtividade dos professores de maneira mais justa:

MENSURE O SEU PREPARO PARA MEDIAR CONFLITOS

Como mencionamos no início deste e-book, 20% do tempo perdido em sala de aula é destinado à manutenção da disciplina. Ter a capacidade de se comunicar, mediar conflitos, estimular o interesse e manter a disciplina são habilidades que devem ser avaliadas como diferencial em um profissional da educação.

21

4 DICAS DE METAS PARA MEDIR A PRODUTIVIDADE DOS PROFESSORES!

OBSERVE O SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA

Muito mais do que um nível de formação específica ou qualificação, como fluência em outro idioma, por exemplo, coloque como critério de avaliação o desempenho desse educador dentro da sala de aula.

Se ele consegue planejar uma aula produtiva, tem o domínio da turma, pode resolver dúvidas com clareza, promove o debate e consegue integrar o aluno no processo de aprendizado, fica claro que é um profissional com uma excelente qualificação.

ANALISE O RENDIMENTO DOS ESTUDANTES

Pesquisas recentes mostram que não há fator mais importante para o sucesso de um aluno na escola ou universidade do que o professor. Muitos deles, mesmo com uma excelente qualificação, não possuem as habilidades para repassar determinados assuntos aos seus estudantes.

Se um único aluno apresenta um desempenho ruim, talvez ele esteja enfrentando problemas pessoais ou necessite de uma avaliação mais individual. Mas se boa parte da turma estiver apresentando uma má performance, talvez o problema esteja com o educador.

22

4 DICAS DE METAS PARA MEDIR A PRODUTIVIDADE DOS PROFESSORES!

CONSIDERE A SUA CAPACIDADE DE PROPOR INOVAÇÃO

Um professor precisa se atualizar não apenas em conteúdos, mas também em metodologia.

A maioria dos jovens é ligada a aparelhos tecnológicos e à internet. Por isso, hoje em dia, os educadores precisam abusar da criatividade e da inovação para prender a atenção e estimular a busca pelo aprendizado desses estudantes.

Capacidade de variar as atividades, instigar a pesquisa em outras fontes, fora da sala de aula, e sair do lugar-comum, restrito ao caderno e caneta, é uma forma de avaliação importante. O cérebro precisa ser estimulado constantemente, e educadores que sabem disso valem ouro.

24

CONCLUSÃO

É inegável que a educação brasileira enfrenta barreiras como uma baixa remuneração, falta de investimentos de órgãos públicos e os altos índices de evasão escolar. Esses problemas sozinhos são suficientes para dificultar o ensino e aprendizado, por isso é importante otimizar o tempo dentro e fora de sala de aula.

Professores que conseguem gerenciar o seu horário de trabalho, planejam as suas atividades de maneira produtiva e que desenvolvem planos de ação que estimulam o aprendizado conseguem aumentar a sua capacidade como profissionais e elevam a própria qualidade de vida.

Melhorar a qualidade educacional é um processo de aprendizado contínuo. E a coordenação pedagógica possui um papel importante no auxílio ao trabalho desses profissionais.

Identificar as suas necessidades, desenvolver estratégias em conjunto e oferecer apoio para que eles melhorem é o caminho para que todos alcancem os resultados necessários, e fortaleçam o poder do ensino como um agente de transformação social.

O AppProva é uma plataforma que auxilia alunos e educadores durante o Ensino Médio e na preparação para o ENEM e vestibulares. Os professores podem montar listas de exercícios, simulados, tarefas e deveres de casa, que são disponibilizados para os estudantes e automaticamente corrigidos pela própria plataforma. A partir dessa interação, um relatório em tempo real é gerado, permitindo à instituição identificar os pontos fortes e fracos dos alunos. Assim, os estudantes aprendem de uma maneira mais leve e divertida. O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento dos alunos, que ainda podem direcionar seus estudos a partir das estatísticas geradas.

SOBRE O APPPROVA