como desenvolver a criatividade -...

17
Como desenvolver a CRIATIVIDADE na medicina por Daniel Coriolano produzido por produzido por Núcleo M.D Núcleo M.D.

Upload: lamnhan

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Comodesenvolver aCRIATIVIDADEna medicina

por Daniel Coriolano

p ro d u zid o p o r p ro d u zid o p o r Nú cleo M.DNú cleo M.D ..

Criatividade é um dom? Foi basicamente aresposta a esta pergunta que me fez escrevereste conteúdo. Não se preocupe! Você saberámais sobre isso em alguns instantes.

Somos potencialmente capazes de utilizarmosnossa criatividade para solucionarmosproblemas do nosso cotidiano, mas por quenão fazemos isso com frequência? Quer serdiferente da maioria? Desenvolva suacriatividade.

Escrevi este e-book para que você possamelhorar sua vida e incluir elementos dacriatividade nas suas tarefas.

Por que escrevi este e-book?

01

Daniel Coriolano Daniel Coriolano é Médico de Família e Comunidade, professoruniversitário, apaixonado pela telemedicina aplicada ao ensino e

empreendedorismo, além de autor de livros digitais na área médica.

asfsafsafsfaasfsafsafsfaasfsafsafsfa

asfsafsafsfaasfsafsafsfaasfsafsafsfa

Prefácio

02

breve biografia da pessoa que vai fazer o prefáciobreve biografia da pessoa que vai fazer o prefácio

O que tenho pra hoje

02

Agradecimentos ----------------------------------- 04

Começando do zero ----------------------------- 05Just imagine ---------------------------------------- 06Criatividade é um dom? ------------------------ 07Resolver problemas ----------------------------- 10Hardwork papai ----------------------------------- 11E se entrar lixo? ----------------------------------- 12As boas escolhas ----------------------------------13A solução criativa --------------------------------- 14

AgradecimentosA gratidão é algo que valorizo bastante, por isso é prudente que eu deixe aqui meus agradecimentos aoMurilo GunMurilo Gun pelos relevantes estímulos ao debate sobre este tema aqui no Brasil. Agradeço tambémpelo curso de "reaprendizagem" criativa e pela indicação dos livros sobre o tema "criatividade". Devoreitodos com muito vigor e você vai encontra um pouco de cada autor em minhas palavras. Ahhh.... eutenho que confessar! Roubei como um artista (se você não entendeu esta expressão você vai entenderaté o final da leitura deste livro)!

Daniel CoriolanoDaniel Coriolano

04

Logicamente que eu quero que todos os médicos e estudantes de medicina leiam este livro digital,todos terão proveito por isso, entretanto, acredito que aqueles acadêmicos do primeiro semestre demedicina e que estão preparados para refletirem sobre um tema pouco usual como este, serãoespecialmente beneficiados.

Entendo que o primeiro dia de aula (se não é o seu caso, lembre-se de como foi o seu) é um momentoespecialmente importante para a vida dos que acabam de entrar na universidade de medicina. Uns pelaprimeira vez, outros eventualmente segundo curso universitário. O fato é que para todos é um"começo". Um começo de algo importante do ponto de vista individual e social.

Imagine que neste exato momento, Dona Raimunda recebe o diagnóstico de diabetes tipo 2 quase quepor acaso. Ela não acredita muito nesta doença, nunca sentiu nada, fez ali um teste de glicemia capilar everificou-se um valor bem alto, mas ela mesmo não tem nenhum sinal ou sintoma até então.

Em 6 anos e alguns meses você começa a trabalhar como médico em uma equipe ambulatorial desaúde. A primeira paciente que chega para consulta é a Dona Raimunda. Ela tem como queixa principaluma redução da acuidade visual. Eu pergunto para você:

- Desde quando você será o médico mais importante da vida daquela- Desde quando você será o médico mais importante da vida daquelapaciente?paciente?

Em seis anos ou a partir de hoje?

[PENSE UM POUCO ANTES DE PROSSEGUIR]

Hoje e a cada dia, até que você termine a graduação, e a cada dia que você vive após a formatura, a suaqualidade é definida a partir de cada escolha que você faz. As suas escolhas definirão se você será/é umprofissional agente de mudanças.

E tudo isso começa HOJE! É a partir deste momento que você melhora a cada instante, não há 10minutos atrás quando você começou a ler este livro, mas agora agora, agora, agora...

Apenas as suas ações no presente podem lapidar quem você quer ser.

E o que isso tem a ver com CRIATIVIDADE? Relaxe e continue...Relaxe e continue...

Começando do zero

05

Imagine uma escalada ao Everest, que é a maiormontanha da Terra. Fica na cordilheira doHimalaia, fronteira entre a China e o Tibet e tem8.848m de altitude. Muitas pessoas decidemescalar, algumas desistem na metade pormotivos diversos e muitos chegam até o final.

Tente sentir apenas a sensação de estar lá notopo, sem ter tido necessariamente o esforço deescalar. Digamos que você chegou lá porteletransporte. Imagine que você está no topo doEverest agora. Imagine que você foi transportadode onde está agora, direto para o pico damontanha.

[PENSE]

Provavelmente sentiria bastante desconforto efrio com a temperatura média de -26 grausCelsius. Sem muita graça ou brilho!

Agora imagina a emoção daquela pessoa que defato escalou cada metro da montanha. Tente poralguns segundos sentir.

[PARA, PENSE E SINTA]

Já entendeu onde eu quero chegar?

O mais importante é a JORNADAJORNADA e aTRANSFORMAÇÃOTRANSFORMAÇÃO e não o que caracteriza ofinal da jornada.

Estar lá no topo não tem o mesmo valor se vocênão passou pela jornada e não sentiu atransformação!

Da mesma forma é o curso de medicina.

O certificado de conclusão do curso vai ser algoimportante, mas meramente burocrático... Vocêse torna médico a cada dia e suaTRANSFORMAÇÃO em um excelente profissional,vai depender sobretudo de como você aproveitasua JORNADA.

Just imagine

06"O mais importante é a JORNADA e a TRANSFORMAÇÃO e

não o que caracteriza o final da jornada."

Mas afinal... O que é Criatividade?Mas afinal... O que é Criatividade?

O que eu proponho para você é que sua jornada seja bem maisinteressante e divertida. E uma ferramenta para que a suajornada seja sensacional, é o uso da CRIATIVIDADECRIATIVIDADE.

Criatividade é um dom?

Adicione um título

Steve Jobs falou que "criatividade é apenas conectar coisas". Outros dizem que Criatividade éigual a "IMAGINAÇÃO APLICADA". IMAGINAÇÃO APLICADA".

Quando se fala de imaginação é normal que as pessoas pesem em crianças. Murilo Gun, umcara que fala muito sobre criatividade, diz que as crianças são essencialmente "imaginativas". Ese a criatividade é a imaginação aplicada, então nada mais justo delas serem também criativas.

Deixa eu contar uma história real para você. Outro dia foi passar o final de semana com meusfamiliares em Juazeiro do Norte (você já devem ter percebido o meu sotaque nos vídeos do meucanal ou fanpage… e este sotaque acontece por que sou lá do Cariri, uma região no interior doCeará). Levei uma caixa com moedas que eu costumo acumular com trocos etc. Só que levei estacaixa embalada de modo a servir como de presente.

"Criatividade é inteligência,divertindo-se" Albert EinsteinAlbert Einstein

"Criatividade é apenas conectarcoisas"

Steve JobsSteve Jobs

07

continuando a história...

Adicione um título

Tenho um sobrinho de 8 anos de idade chamado Pedro e eu considerei ser este um bommomento de vida para ele aprender algo sobre finanças, dinheiro, ou seja, gestão de recursos.

Entreguei aquela caixa de moedas embalada em um papel de presentes e vi que ele ficou bemfeliz e animado com o que acabara de ganhar, e logicamente eu também fiquei feliz por ele terficado feliz…

(Machado de Assis disse em algum momento que a alegria de quem oferece um(Machado de Assis disse em algum momento que a alegria de quem oferece umbenefíc io sempre é maior que a satisfação de quem recebe. Certamente ele disse combenefíc io sempre é maior que a satisfação de quem recebe. Certamente ele disse comoutras palavras, mas esta é a ideia.)outras palavras, mas esta é a ideia.)

Eu, com objetivo de por em prática meu plano de ensinar sobre gestão financeira e juros simplesperguntei:

- Pedro, digamos que agora você tem vinte reais com essas moedas. O que você acha que poderiafazer para que esses vinte reais possam se transformar em quarenta reais?

Ele respondeu até com certa agilidade: - Eu colocaria mais vinte reais !- Eu colocaria mais vinte reais !

Simples assim! Só faltou perguntar se eu poderia dar os vinte reais para que aquilo acontecesse!

"A gratidão de quem recebe umbenefício é sempre menor que oprazer daquele de quem o faz."Machado de AssisMachado de Assis

08

continuando a história...

Adicione um título

Outra história que lembro aconteceu há alguns tempo.

Quando estava com uns 7 anos de vida o meu primo Bruno também conseguiu chamar atençãocom sua mente imaginativa.

Na ocasião sua mãe o questionava sobre operações matemática:

- Quanto é dois mais três...? e quatro mais dois?

Ele seguia respondendo com certa dificuldade. Logo sua mãe percebeu que os dedos das mãoestavam sendo usados para facilitar a soma. Foi então que logo ela reprimiu:

- Bruno! Não se pode contar com os dedos! Você tem que contar com a cabeça!- Bruno! Não se pode contar com os dedos! Você tem que contar com a cabeça!

Meu primo responde:

- Mãe! Dedos eu tenho dez! E cabeça apenas uma! Assim fica difíc i l .- Mãe! Dedos eu tenho dez! E cabeça apenas uma! Assim fica difíc i l .

Sem o menor medo de errar, de ser julgado.

Ele não respondeu com intuito de causar risos. Aquela foi a reposta como criança.

O problema é que ao passar dos anos a "criança imaginativacriança imaginativa" que existem em nós vai sendopodada como uma árvore perde seus galhos. Com algumas exceções, acabamos seguindo porum caminho em que o pensamento criativo não é valorizado. A criança imaginativa e com altopotencial criativo dar lugar ao adulto rígido e com imaginação engessada.

A ação ou resposta dita "correta" ou padrão, acaba sendo assimilada em nossas mentes como AAÚNICA resposta possível ÚNICA resposta possível e com isso nós sempre nos mantemos em uma zona de proteção enos expomos a menor quantidade de vezes possível ao julgamento que acreditamos que aspessoas terão sobre nossas ideias.

09

Resolver problemas

Ser criativo é resolver problemas de uma formadiferente da usual.

Não fique satisfeito com a solução padrãoNão fique satisfeito com a solução padrão. Asolução ou resposta criativa está há dois passosda resposta óbvia. Tente sempre enxergar alémda "massa". Veja o que os outros não estãovendo.

No filme "Alice no país das maravilhas", Alicerelata que o seu pai disse para que todas asmanhãs, ela imaginasse 6 coisas que ninguém6 coisas que ninguémnunca havia pensado antesnunca havia pensado antes .

Você pode fazer algo parecido para exercitar suaimaginação e criatividade.

Fique sensível aos "problemas" do seu meio.Observe os problemas e resolva-os, nem que sejaapenas mentalmente.

-

Vamos pensar comigo o processo criativo domédico que inventou a incubadora neonatal quehoje temos nas maternidades do mundo todo.

Para quem não sabe, a incubadora é umambiente em que o bebê fica logo após onascimento. Na incubadora o recém-nascidoencontra um local termoneurto, ou seja, comuma temperatura agradável e adaptado a suasnecessidades.

O nome do médico é Stephane Etienne Tarnier, oano 1880. Naquela época 66% dos bebês combaixo peso (na verdade menores de 2000g, poisbaixo peso é considerado aqueles com menos de2500g) da maternidade de Paris morriam naprimeira semana de vida.

Um certo dia o médico estava passeando nozoológico da cidade e viu que as aves recém-saídas dos ovos eram colocadas em chocadeiras;ambientes também aquecidos e que garantia altoíndice de sobrevivência das aves. Surgia ai aincubadora de Tarnier.

Ele (Tarnier) e Martin, o cara responsável pelaschocadeiras do zoológico, desenvolveram umequipamento que reduziu de 66 para 38% a taxade mortalidade na primeira semana de vida dosrecém-nascidos com baixo peso daquelamaternidade no centro de Paris.

Talvez você só está lendo este e-book aqui hojepor causa dele. Talvez a incubadora neonataltenha lhe ajudado a permanecer vivo.

Lembra o que Steve Jobs disse?

"CRIATIVIDADE É CONECTAR PONTOSCRIATIVIDADE É CONECTAR PONTOS"

10"Ser criativo é resolver problemas de uma forma

diferente da usual."

Não fique satisfeito com a solução padrãoNão fique satisfeito com a solução padrão

Hardwork papai*Criatividade é roubar como um artistas (Existe umlivro que se chama "Roube como um artista" e euo indico).

Criatividade é utilizar as informações ao seualcance para encontrar soluções que provocambenefícios individuais e coletivos.

A criatividade envolve pelo menos 4 grandezas:

1. Dimensão pessoalDimensão pessoal (Hábitos; valores;ações);

2. Processos mentais Processos mentais (Motivação; controleemocional);

3. InfluênciasInfluências (Ambientais e sociais);4. ProdutosProdutos (Soluções).

Conhecendo estas dimensões eu te pergunto:

- Onde você enxerga o "Dom Criativo" do- Onde você enxerga o "Dom Criativo" doqual tanto as pessoas falam? qual tanto as pessoas falam?

Minhas ações eu posso modificar, meu controleemocional pode ser treinado, eu posso controlarna maioria das vezes, os lugares para onde vou ecom quem eu quero me socializar. É tudomodificável, ajustável e treinável!

Com isso tudo só podemos concluir que assoluções criativas para os problemas individuaise coletivos que por ventura eu me deparar,dependerão das influências que eu escolhi ter edo meu esforço.

Então eu informo a você que ler estas palavras:

- Criatividade é mais esforço e busca ativa- Criatividade é mais esforço e busca ativapor uma solução pouco usual, do que umpor uma solução pouco usual, do que umdom.dom.Encontre novas soluções para os problemasEncontre novas soluções para os problemasindividuais e coletivos! individuais e coletivos!

Exercite sua capacidade de resolver problemas,mesmo que não tenham nada a ver com seucontexto, mesmo que não haja grandepossibilidade de você testar as soluções que vocêvai propor mentalmente.

Os problemas que chegam até nós são resolvidoscom base nas informações que já estão emnossas cabeças. Seu eu perguntar hoje para vocêcomo o diagnóstico da Diabetes tipo 2 é feitovocê não saberá responder. Apenas se já tivertido contato com o assunto em algum momentoda vida. Isto é lógico. No final da faculdade demedicina, você já poderá conectar tudo que játeve acesso durante os anos de graduação epoderá dar uma resposta. Nós vamos conectandoos pontos, combinando conhecimentos atéencontrarmos soluções. E se nos esforçarmos umpouco, encontramos soluções criativas. Depoisdisso nós testamos as soluções e se elas nãofuncionam, giramos a roda novamente. Comempenho e motivação chegamos a soluçãocriativa, ideal e possível.

Não custa ressaltar que nem todas as situaçõesdemandam necessariamente uma resposta ouatitude criativa. As diretrizes médicas não medeixam mentir.

11* Hardwork papai trata-se de uma expressão que denota, com traços de humor, o esforço necessário para realização de uma tarefa. Há relatosde que o humorista e empreendedor Murilo Gun tenha popularizado este termo. Sou testemunha disso.

Criatividade é roubar como um artistaCriatividade é roubar como um artista

E se entrar lixo?Ao pensar bem sobre o processo criativo, éimportante que tenhamos um repertórioconsiderável de informações para quecombinadas, elas gerem soluções criativas dentrode nossos cérebros.

Alguém já deve ter dito para você:

"Diga com quem tu andas, que eu te direi"Diga com quem tu andas, que eu te direiquem és"quem és"

ou mesmo:

"Lixo que entra é lixo que sai""Lixo que entra é lixo que sai"

No fundo isto quer dizer que você precisa terboas informações na sua mente para quecombinadas, elas proporcionem um pensamentocriativo perene/continuo.

Você nunca será diferente se continuar fazendoas mesmas ações e escolhas.

Aumente seu repertório com referências valiosase desenvolva novas habilidades a partir de hoje.

Durante minha graduação em medicina eu li umlivro chamado "Teoria das intel igênciasTeoria das intel igênciasmúltiplasmúltiplas " escrito pelo Gardner.

É interessante por que ele ficava na mesmaestante dos livro de bioquímica. Eu acho que issonão era por acaso. Inclusive acho que era atéestratégico! Você não se dava tão bem na provade bioquímica, ficava bem triste e na hora dedevolver o livro de bioquímica, encontrava estelivro da Teoria das Intel igências MúltiplasTeoria das Intel igências Múltiplas epensava… - Bem, nem tudo está perdido! Vamosver aqui onde eu me encaixo e estamosconversado. Eu sou inteligente em alguma coisa.

E foi em meio a uma dessas tristezas por nã terido bem em alguma prova de bioquímica, que eudescobri que somos inteligentes de váriasmaneiras.

O livro aponta sete tipo de inteligências:

1. Linguística2. Musical3. Lógico-matemática4. Espacial5. Corporal ou sinestésica6. Interpessoal7. Intrapessoal

O autor inseriu uma inteligência "naturalista" emoutra publicação posterior, mas a princípioquando eu o li, eram sete inteligências nestateoria.

12

No hospital onde eu estava não havia tala ouimobilizadores para que eu pudesse fixar omembro e como consequência reduzir a dor eproporcionar uma maior proteção até que elachegasse a outro município para documentar afratura através da radiografia, reduzir o osso (atode colocar no lugar de origem) mediante o uso deanestésico, e depois, colocar o gesso.

Lembro que na época alguém deu uma respostapadrão:

- Enrola um pano no punho que já vai- Enrola um pano no punho que já vaimelhorar!melhorar!

Mas eu pense em alternativas:

- E seu eu colocasse algo mais rígido para- E seu eu colocasse algo mais rígido paramelhorar a fixação?melhorar a fixação?

E se eu utilizar as espátulas de madeira (aquelesabaixadores de língua ou palitos de picolé) eagrupá-lo com o esparadrapo para que formeuma estrutura mais firme?

Misturei o conceito de fazer brinquedo com palitode picolé e cola da infância com o conceito deque é necessário impedir a mobilização domembro quando houver possibilidade de fraturapara reduzir as chances de lesões adicionais devasos sanguíneos e estruturas adjacentes aotrauma além de reduzir a dor para chegar atéuma solução, que ao meu ver não é padrão.

Fixei a estrutura que eu fiz com as espátulas, aoredor do punho da paciente e conclui a fixaçãocom gaze. Foi portanto uma resolução criativa.Resolvi um problema de forma diferente dausual.

Você pode pesquisar sobre cada uma delasdepois, mas o importante disso é saber que otrabalho e o estudo,trabalho e o estudo, possibilita vocêdesenvolver novas habilidades.

Isto significa que, baseado em intenção e força devontade, e não em dom, você pode ampliar seuacervo mental para que em um dado momentovocê possa utilizar as informações que teveacesso, em prol da resoluções dos problemasque surgirão durante o período de graduação oumesmo, durante sua vida como médico.

Então lembre-se:

Faça boas escolhas e selecione bem o queFaça boas escolhas e selecione bem o quevai "entrar" na sua cabeça.vai "entrar" na sua cabeça.

E eu torço muito para que você faça boasescolhas e desenvolva novas habilidades.

-

Tão logo eu conclui a graduação em medicina eufui trabalhar em uma cidade no interior da Bahia.Lá os recursos eram escassos.

Não havia uma aparelho para fazer radiografianos pacientes que eu desconfiava que havia tidouma fratura.

Um belo dia chegou uma paciente que há poucosminutos havia sofrido um trauma contundente.Ela havia caído de uma escada e necessitava dealguma imobilização, pois era certo de que haviaquebrado o punho esquerdo. O desvio (oudesalinhamento) do osso era evidente.

As boas escolhas

13

A solução criativaA solução criativa não precisa ser genial, bastaapenas solucionar o problema de uma maneiraeficaz e diferente das maneiras como já forampensadas.

A criatividade resolve problemas de uma formadiferente das soluções usuais já apresentadas.Geralmente a solução criativa é mais custo-efetiva e é potencialmente aplicável sem grandedemanda de alterações no contexto.

PENSE EM COMO FAZER SURGIR COISAS NOVAS APARTIR DO QUE VOCÊ JÁ TEM A SUA VOLTA EDENTRO DA SUA MENTE!

Criatividade é o processo de agrupar novasformas de solucionar problemas. O ponto departida é o agrupamento de estruturasconceituais e informacionais que você já tem ouque pode conseguir.

Ser criativo, é saber combinar ideias de umamaneira diferente, para novas finalidades.

"Criatividade é a tradução dos talentoshumanos para uma realidade exterior que sejanova e útil, dentro de um contexto individual,social e cultural"CaveCave

Etapas do processo criativo:

Percepção do problema;Percepção do problema;Teorização do problema;Teorização do problema;Considerar e "ver" a soluçãoConsiderar e "ver" a solução(i luminação ou insight);(i luminação ou insight);Converter a teoria em ideia prática.Converter a teoria em ideia prática.

Para desenvolver o potencial criativo a buscaconstante do novo é essencial. A MUDANÇA, oNOVO deve começar em você.

Devemos mudar velhos hábitos físicos e mentais.

Lembrem-se:O mais importante é a jornada e aO mais importante é a jornada e atransformação;transformação;Não fique com a solução padrão;Não fique com a solução padrão;Ser criativo envolve esforço;Ser criativo envolve esforço;Selecione bem o que vai "entrar" naSelecione bem o que vai "entrar" nasua cabeça;sua cabeça;Desenvolva novas habil idades.Desenvolva novas habil idades.

Eu espero fortemente que você possaEu espero fortemente que você possauti l izar as ideias que c itei aqui em prol douti l izar as ideias que c itei aqui em prol doseu crescimento pessoal e em prol daqueleseu crescimento pessoal e em prol daquelepaciente que terá você como médico maispaciente que terá você como médico maisimportante da vida.importante da vida.

Desejo a você uma JORNADA SENSACIONAL eDesejo a você uma JORNADA SENSACIONAL eque você possa usar a CRIATIVIDADE deque você possa usar a CRIATIVIDADE deforma contínua e leve na sua vida!forma contínua e leve na sua vida!

THE ENDTHE END

14

Adicione um título

@danielcoriolano

Obrigado

/danielcoriolano

www.danielcoriolano.com.br