como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/libreofficedrawago12.pdf · curso:...

22
Vivaldo Armelin Júnior Como criar um e-jornal? 2012

Upload: buianh

Post on 21-Sep-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Vivaldo Armelin Júnior

Como criar um e-jornal?

2012

Page 2: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, filme, digital e vídeo), sem a devida autorização por escrito pelo proprietário do Portal ArteEducar. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.

É permitida a abertura online para fins educacionais.

Page 3: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

O programa LibreOffice Draw é um software do projeto GNU de software livre, grátis e de uso livre. Este software era denominado OpenOffice no mundo e no Brasil BrOffice, com a nova denominação foi unificado sua identificação no mundo todo.

O LibreOffice é composto de vários softwares offices e o Draw um deles.Esta publicação não estará ensinando como utilizar este software, mas como editar um e-

jornal, que poderá ser impresso e salvo no formato PDF. O formato PDF é portável, portanto abre em qualquer sistema operacional existente em nossos dias como o Windows, Linux, OS (Mac), Solaris etc. Todas as informações serão seguidas de orientações e exemplos para facilitar o entendimento.

O LibreOffice pode ser instalado até mesmo em Netbooks, sem nenhum problema ou travamento. Tão bom como o software pago, e muito bem pago, que é o mais popular no momento. Muitas empresas e instituições o utilizam por permitir instalação ilimitada, ou seja, em várias máquinas sem nenhuma restrição e custo. O usuário poderá contribuir de diversas maneiras com o projeto, seja como programador, colaborador, financeiramente e com sua opinião.

Nele poderá ser editado e diagramado e-livro, e-jornal, e-gibi ou e-hq, entre outras opções.

Page 4: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

O Portal ArteEducar oferece este Curso em e-livro e online para que professores possam trabalhar com seus alunos mais dinamicamente. Ele tem duração correspondente a trinta horas aula. Esse tempo está dividido entre a leitura e os exercícios propostos pelo Portal ArteEducar.

O horário e o tempo de estudo é programado pelo próprio professor, a frente de um computador (PC), notebook ou netbook.

Caso tenha alguma dúvida, você poderá nos enviar um e-mail e este será respondido no prazo máximo de 72 horas. Para nos enviar um e-mail entre nas páginas “Contato” e no menu o link “Contato”.

Não oferecemos certificação para cursos grátis, apenas orientação.

www.arteeducar.com

Page 5: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Como iniciar?

Download e Instalação

O primeiro passo, caso ainda não tenha feito, é baixar o programa LibreOffice, pelo Baixaki, Superdownloads ou diretamente só site do projeto, www.libreoffice.org, ou no site brasileiro, http://pt-br.libreoffice.org. Em qualquer um dos casos será instalada a versão em PT-Br, caso seu computador esteja configurado para o português. No momento do download opte pela versão final do software caso não seja um expert, por essa razão é importante evitar a versão beta e evitar problemas.

Após o download basta clicar uma ou duas vezes sobre o ícone do programa e seguir a sequência de janelas, não há dificuldade. Caso seja seu desejo, o programa poderá ser o que abrirá todos arquivos Office da Microsoft, no entanto, para manter a abertura pelos programas originais basta desabilitar ou não marcar as opções. Concluída a instalação não há a necessidade de reiniciar a máquina. Importante: mesmo as máquinas mais modestas ou antigas rodam muito bem todos os programas do pacote Office do LibreOffice. Qualquer um dos programas salvam os arquivos no formato proprietário da Microsoft Office. Também é possível salvar no formato PDF, e-livro, com diversas proteções, como, de cópia, salvar, imprimir, modificar etc.

Ficar atento com novas atualizações ou novas versões, é altamente recomendado, pois elas vem com correções e até inovações. Esse pacote vem com um gigantesco corretor ortográfico e um bom corretor gramatical, mas não se assuste com os enganos de identificação de erros gramaticais, nenhum software gramatical consegue ser perfeito ou se aproximar da perfeição.

Conhecendo o programa

Não iremos nos aprofundar nas informações sobre as ferramentas e recursos deste programa, apenas possibilitaremos o início do trabalho, mas iremos nos aprofundar na técnica de criação de um e-jornal escolar, de uma disciplina ou temático, como já informamos. O importante é que o aluno possa produzir seu e-jornal, com muita imagem, textos, figuras, ilustrações, jogos, quadrinhos, tiras etc.

O LibreOffice Draw é um programa intuitivo e interativo, por essa razão favorecerá a construção do conhecimento, é também uma forma de registro escrito, fotográfico e ilustrativo. Um software dinâmico e eficaz para a criação, despertar o interesse e a motivação.

Quando um aluno vê seu trabalho em uma publicação eletrônica e a ele é oferecido uma cópia, com toda certeza, guardará para sua posteridade como um prêmio e uma conquista

Também estaremos abordando as principais técnicas para produzir a primeira página, as manchetes, a identificação da publicação única, do periódico ou edição especial, as páginas internas, os cadernos, em cada página uma ou mais seções, o editorial, depois, a conversão para e-livro com o próprio LibreOffice Draw, a proteção do e-livro, sua cópia e gravação em um CD, DVD, pendrive, cartão de memória etc.

Por fim, o que é e como se faz a diagramação, composição e a edição de um e-jornal específico de uma disciplina, área, interdisciplinar, de uma série ou ano, ou ainda, de uma escola? Essa proposta poderá ser ampliada para a comunidade escolar. Você poderá imprimi-lo em papel.

Esse e-livro foi produzido com o LibreOffice Draw, um bom exemplo. Bom curso!

Page 6: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de
Page 7: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01

Para entender o processo de composição e diagramação

Diagramar é determinar, dispor e organizar graficamente os espaços a serem ocupados por textos, imagens (fotografia, ilustrações, títulos e subtítulos, legendas, vinhetas, desenhos, gráficos...), em uma publicação impressa em papel (livros, revistas, jornais, HQ etc.) ou digital (e-livros, e-jornais, e-revistas etc.). Também define os tipos a serem utilizados no caso de impressão ou as fontes no caso das publicações digitais. Em cada formato de publicação define-se o tamanho do tipo ou fonte, as medidas de cada espaço etc.

Para os e-livros, e-revistas, e-jornais e e-HQ as regras são bem semelhantes às das publicações impressas em papel. Cada empresa determina os tipos e tamanhos de fontes, algumas são adotadas como padrão para a publicação. Um e-jornal escolar poderá obedecer a regras próprias de diagramação, mas terá, para ser agradável visualmente, de atender a algumas regras tidas como profissionais.

A diagramação em um e-jornal vai variar de acordo com o interesse que a matéria desperta e o local onde será inserida ou incluída, por exemplo: na capa, nas páginas internas de uma determinada seção, caderno etc. A diagramação é o layout de cada publicação e é ela que define seu formato e suas características próprias.

É importante não se desesperar caso você não conheça os termos técnicos que estão e aparecerão no decorrer de sua leitura.

Antes de iniciarmos este e-curso é preciso saber que a diagramação de uma capa varia de acordo com o interesse do editor e também do leitor. Trata-se de um processo de comunicação unidirecional por não ocorrer a interação em tempo real ou também não entre o editor e o leitor, porém a interação ocorrerá entre as partes, pois as opiniões, informações, relatos correspondem a do editor e não do leitor. Por esse motivo é preciso proporcionar ao aluno um maior acesso às publicações, sejam, elas escolares ou cotidianas, comerciais ou não. Favorecer a construção do conhecimento por meio da leitura midiática produz resultados mais aceitáveis e a motivação será maior. O erro é parte do processo, desta maneira ele poderá ser corrigido, mas não punido.

Não se preocupe em produzir uma e-publicação de dez páginas, quatro páginas já é o suficiente. Quanto a periodicidade recomendamos que ela seja mensal. Publicações com periodicidade menor se tornarão uma rotina e poderá levar a perda do interesse pela dificuldade na renovação temática. Os temas e assuntos deverão ser discutidos e aprovados pela equipe, com as devidas observações e problematizações apresentadas pelos professores.

Para finalizar, recomendamos montar uma equipe de professores que serão responsáveis pela administração do e-jornal, porém a decisão sobre como será o e-jornal deve contar com a participação do aluno. Cada aluno da equipe de administração e produção terá um cargo e ou função. O número ideal de alunos participantes desta equipe não deve passar de quinze componentes para não ocorrer bagunça e muita conversa desvinculada ao projeto.

Os programas de editoração

São vários os programas (software) destinados à editoração eletrônica, alguns pagos, bem pagos, como o Corel Draw, Microsoft Publisher, Adobe PageMaker, InDesign, QuarkPress, todos proprietários e pagos. Também, temos, graças a Deus, os programas grátis e livres, como o Scribus, InkScape, Lyx e o Libre Office Draw. Os programas o Office como o MS Word, WordPerfect, o LibreOffice Writer, também poderão servir para editoração eletrônica, porém com algumas limitações, mas nada que impeça um bom trabalho.

Os nossos e-livros e e-jornais são editorados no LibreOffice Draw e alguns no MS Publisher.

Os softs de edição de imagens também serão necessários, desde os mais simples, como o Paint, da Microsoft, aos também pagos Adobe PhotoShop, Corel PaintShop e os grátis e ou livres, como o Paint.Net, Gimp etc. As imagens devem ser produzidas pelos alunos e quando de terceiros, ter autorização.

O Libre Office DrawComo já informamos o LibreOffice é um software livre e

grátis, inclusive pode ser até modificado caso o usuário seja um programador. O que interessa no momento são suas características, mais especificamente as do LibreOffice Draw.

Esse é um editor que permite fazer qualquer tipo de trabalho envolvendo infinitos tipos de publicações para serem impressas ou digitais (como o e-livro, por exemplo). O “e” significa eletrônico, ou seja, livro eletrônico; em inglês e-book).

Na página seguinte apresentamos a imagem da janela principal deste software com todos os menus, ferramentas e recursos, no entanto não é a última, pois este software é continuamente atualizado.

É um programa que se assemelha em alguns aspectos aos de criação de apresentação, como o MS PowerPoint ou o LibreOffice Impress. Ele trabalha com slides independentes e estes poderão ser configurados da maneira mais adequada para o trabalho desejado, seja quanto ao tamanho, forma, posição, aspecto etc. A página poderá ser colocada na horizontal (paisagem) ou vertical (retrato) ou em posição e tamanho personalizado. Existem outros aplicativos na suíte Office que o auxiliarão.

O importante é entender que ele auxiliará na organização espacial de sua publicação, fazendo com que ela seja mais interessante para seus alunos.

Page 8: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 02

Page 9: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 03

Vamos ao que interessaTermos usados

Antes de iniciarmos o trabalho é preciso entender alguns termos que fazem parte da editoração de uma publicação, no nosso caso de um e-jornal e que poderão aparecer no dia a dia.

Antetítulo: É colocado acima do título principal para complementar a informação do título. Também denominados de “Cartola” ou “Chapéu”.

Anunciante: Todo(a) aquele(a) ou empresa, ou ainda, instituição que solicita a inserção de uma propaganda comercial, institucional ou social. Essa propaganda poderá ser paga ou não. No trabalho escolar você professor poderá solicitar a empresas de sua região que contribuam para a criação e manutenção de um jornal escolar. A contribuição poderá ser em bens, por exemplo: a doação de CD para distribuição no formato digital, papel caso façam opção pela impressão, cobrir o custo da impressão doando tinta para a impressora entre outras tantas opções.

Anunciante: Aquele que paga ou não por um anúncio publicitário, informativo ou institucional.

Artigo de fundo: Vide “Editorial”.

Anúncio: É o espaço publicitário, produzido pela equipe comercial, que será inserido na publicação em espaço, tamanho e forma determinada pelo anunciante. O espaço é pago pelo tamanho do anúncio. Este poderá conter apenas textos ou imagens, ou ainda, ambos.

Arte: Toda imagem que será inserida na publicação, podendo ser editada, montada, ajustada, conter efeitos especiais etc. Essas são trabalhadas para melhor se adequar às necessidades da matéria. Incluem nesse item: desenhos, pinturas, ilustrações, tiras, fotografias etc. Dois excelentes softwares para edição, correção e ajustes de imagem são o Gimp e o Paint.Net.

Arte Final: 1. Qualquer tipo de desenho, fotografia, gravura, ilustração ou qualquer outra imagem que está pronta para a reprodução. Seja em cópias no papel ou para impressão. 2. Montagem final de uma publicação (livro, revista, anúncio, jornal, encarte, cartaz etc.) e que já pode ser levada para a gráfica para ser fotografada e impressa. Na publicação digital é o material concluído e pronto para ser copiado em uma mídia (CD, DVD, Blu-ray, pen drive, cartão de memória ou distribuída por e-mail, download etc.).

Artigo: 1. Escritos inseridos em um jornal, revista, livro... 2. Texto de uma publicação impressa ou digital.

Box: É o espaço que possui uma delimitação gráfica contendo um texto geralmente explicativo, descritivo, informativo ou sobre o assunto abordado na matéria principal.

Cabeçalho: O cabeçalho é a área de uma publicação na parte superior, acima da área das matérias, onde é inserida a identificação do veículo (nome da publicação, editora, agência, gráfica, data, endereço – geralmente cidade e estado – número da edição, número de página etc.). Na maioria das vezes não contém imagem. Em alguns casos é inserido o logo da empresa ou instituição, como uma escola.

Caderno: 1. Qualquer publicação periódica, continuada ou seriada. 2. Parte separada de um jornal ou e-jornal, com corpo ou arquivo próprio, que possui folhas simples ou duplas encasadas à principal dupla.

Cartum: Todo desenho caricatural de situações que levam o leitor a achar engraçado. Este poderá ou não conter legenda, estar sobre uma imagem fotográfica, inserido como um intertítulo ou até em uma tira. Poderá ser em P&B, escala de cinza ou em cores.

Page 10: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 04

Charge: Desenho que tem a finalidade de levar o leitor ao bom humor e achar graça da situação apresentada. Esta poderá conter legenda, balão ou não; estar ironizando uma situação descrita no texto de uma matéria ou artigo; ser parte de uma crítica, denúncia ou alerta. Desenho humorístico.

Chargista: Aquele(a) que cria e produz charges.

Coluna: É a divisão vertical de uma página de um periódico separados por um espaço em branco ou por um fio de coluna (filete).

Corpo de Texto: O mesmo que “Texto”.

Diagramador: Aquele(a) que faz a diagramação.

Edição (1): Número de impressos de uma única tiragem. Poderá ser considerada a mesma edição toda impressão posterior desde que não ocorra nenhum tipo de modificação. Em outras palavras, foi mantida a matriz original (para impressão) ou o arquivo original no caso de um e-livro. Caso seja mudado, por exemplo, uma fonte, já perdeu a denominação daquela edição, passando a ser outra.

Edição (2): Ato de editar ou tratar uma imagem, texto, desenho etc.

Editor: 1. Pessoa responsável por organizar e publicar uma revista, livro, disco, vídeo etc. 2. Aquele(a) que supervisiona a produção e preparação de textos específicos ou especializados de acordo com o tema ou assunto diverso de uma publicação. 3. O responsável direto pela editoração de uma publicação. 4. Também é o(a) que a libera para publicação impressa ou digital. 4. Aquele ou aquela que cria e elabora uma edição.

Editora: Denominação dada à empresa, estabelecimento ou instituição responsável pela edição de uma publicação impressa ou digital.

Editorial: 1. Artigo publicado em uma revista, e-revista, jornal ou e-jornal, que apresenta um ponto de vista dos responsáveis pela publicação. Em algumas situações são convidadas pessoas alheias a empresa para redigir um editorial, porém geralmente essas tem opinião semelhante às dos responsáveis pela publicação. Poderá ser produzido pelo redator-chefe. 2. Artigo de fundo.

Fio: O mesmo que “Fio de Coluna”.

Fio de Coluna: Fio impresso, geralmente em tom de cinza claro, que tem a função de separar colunas de artigos de publicações como livro ou jornal. O fio evita em muitas situações a mistura de texto e até imagem, evitando assim a confusão por parte do leitor. Também denominado simplesmente como: “Fio”.

Fonte (1): Pessoa que fornece informações a um jornalista, editor, escritor etc. Estas poderão ser ou não pagas.

Fonte (2): O mesmo que “Fonte de Letra”.

Fonte de Letra: Cada um dos diversos formatos e formas de letras em tipo ou digitais, por exemplo: Arial, Modern, Tahoma, Time New Roman, Verdana...

Fotografia: Imagem fotográfica convencional (filme) ou digital. Na maioria das vezes nas publicações, principalmente em jornais, revistas e livros elas são acompanhadas de uma legenda descritiva, de identificação, localização, temporal e o crédito com a identificação do fotógrafo e ou agência que a produziu.

Page 11: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 05

Fotógrafo(a): Aquele(a) que produz imagens fotográficas em estúdio ou em campo.

Gravura: 1. Imagem impressa. São muitas as técnicas para a produção de gravura, por exemplo: água-forte, água-tinta, ponta seca, monotipia, em relevo, em oco, planográfica etc. 2. Estampa resultante da impressão por qualquer um desses processos.

Imagem: Desenho, fotografia, ilustração, cartum, caricatura, vídeo etc.

Infográfico: 1. Que pertence ou faz parte da infografia. 2. Trata-se da combinação entre fotografia, gráfico, desenho, diagrama estatístico ou comparativo, integrados com dados numéricos e ou textos sintéticos culminando em uma apresentação visual que destaca dados, informações e complementa um artigo ou uma matéria.

Intertítulo: É uma estratégia para dividir um texto em seções e despertar a atenção do leitor para um determinado assunto, afirmação, observação, principalmente quando ele (o texto) é longo. Nesse caso é facilitada a leitura e a localização do trecho que se está lendo quando ouver uma pausa na leitura.

Jornalista: Todo aquele ou aquela que exerce uma das diversas atividades referentes ao jornalismo, como: repórter, fotógrafo, redator, editor etc.

Linha Editorial: Referente à linha, diretriz, valores, ideias, ideais, perspectivas e estilo que são adotados e seguidos pelas empresas de comunicação, como: jornais, revistas, emissoras de rádio ou televisão etc.

Manchete: Título principal com grande destaque visual, um verdadeiro chamariz para a conquista do leitor. São usadas tipos ou fontes de letras grandes, em negrito e geralmente abaixo do cabeçalho.

Matéria: Reportagem, notícia, informação, artigo ou qualquer outro texto publicado em jornal, revista, rádio, televisão etc.

Nota: 1. Apontamento. 2. Explicação, aditamento, descrição, comentário, identificação bibliográfica ou devolutiva, geralmente após o texto e desvinculado deste em uma publicação.

Nota de rodapé: O mesmo que “Nota”, mas localizada no rodapé de uma publicação.

Notícia: Toda informação, comentário, opinião contidas em uma publicação jornalística envolvendo fatos, acontecimentos, incidentes recentes, sejam locais, nacionais ou mundiais.

Olho: Uma estratégia para destacar parte de um texto, entre colunas, geralmente um comentário ou afirmação de um entrevistado. Também é utilizado para substituir quebras.

Pauta: Ordem do dia. Lista, rol ou relação.

P&B: Preto e branco.

Publicidade: Vide “Anuncio”.

Redação: 1. Conjunto de redatores de uma publicação. 2. Local ou sala de trabalho dos redatores onde ocorrerá a organização da publicação, como temas, assuntos, fatos em destaque, publicidade etc.

Redator: Profissional que escreve ou redige para uma publicação, jornal, revista etc.

Page 12: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 06

Reportagem: 1. Atividade jornalística que consiste em obter informações sobre um determinado assunto, tema, acontecimento ou fato e convertê-los em notícia. Posteriormente enviar à redação e para publicação. 2. Resultado do trabalho, podendo ser escrito, filmado, em vídeo, em áudio etc. 3. Serviço realizado pelo repórter. 4. Classe ou equipe de repórteres.

Repórter: 1. Jornalista. 2. Aquele ou aquela que trabalha buscando notícias.

Revisor: Aquele ou aquela que faz a revisão dos textos jornalísticos, dos livros e demais publicações impressas ou digitais (eletrônicas).

Rodapé: O rodapé, como o cabeçalho (vide) tem muitas vezes a mesma função, porém este poderá ser utilizado para a inserção de mensagens, comentários curtos, lembretes e citações.

Seção: Em uma publicação refere-se ao local ou espaço destinado a uma matéria de um tema específico, por exemplo: caderno de esporte, seção automobilismo, seção peças etc.

Subtítulo: Está disposto logo abaixo do título principal em fonte menor, mas ainda maior do que a do texto, geralmente em negrito. Tem como função completar as informações do título e despertar o interesse do leitor. Poderá ser uma afirmação, interrogação, comentário, entre outras possibilidades. Também denominado como: “Linha-fina” ou “Linha de Apoio”.

Texto: Parte principal de uma publicação que poderá estar integrado a uma ou mais imagens. Não são classificados como texto - os títulos, subtítulos, epígrafes, gravuras, notas etc.

Título: Nome da publicação, por exemplo: nome de um livro, revista etc.

Títulos: É denominado título todo texto que tem a função de chamar a atenção do leitor destacando a matéria logo abaixo. O título principal é o da manchete. É subdividido em: Subtítulo, Antetítulo e Intertítulo. Este é colocado em fonte grande, maior que a do texto, em negrito em preto e muitas vezes em uma cor chamativa.

Tira: Sequência de quadros horizontais, geralmente três, para seguimento de uma história em quadrinhos (HQ) publicados em jornais ou revistas.

Tiragem: Número de exemplares impressos em cada edições.

Page 13: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 07

Título, Fontes e Tamanho

O título deve ter destaque e chamar a atenção para a publicação, por essa razão é importante que ele se identifique com o seu leitor. A identificação ocorrerá quando atender aos interesses, por exemplo, de determinada faixa etária, curso, conhecimento, projeto desenvolvido etc.

A escolha do título do jornal ou e-jornal, bem como da fonte de letra deve ser feita pelo grupo que o produz, mas ainda poderá ser por uma votação entre os alunos, professores e demais funcionários da escola. Esse trabalho poderá contar com a colaboração de pais, responsáveis e até da comunidade que circunda a escola.

Abaixo alguns exemplos de fontes que poderão ser utilizadas no título do e-jornal.

Diagramação IDiagramação ITítulo & LogoTítulo & Logo

Logo com o Fontwork

O LibreOffice Draw oferece uma ferramenta que é denominada Fontwork (fonte de trabalho) que possibilita a criação de logotipo ou logomarca da unidade escolar, do e-jornal, do grupo responsável pela edição do jornal etc.

É uma ferramenta de fácil manuseio, usabilidade e integração. Abaixo alguns exemplos de logotipo e logomarca. Tudo sem nenhum custo ou restrição de uso.

Page 14: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 08

Diagramação

Como primeiro passo, é preciso definir o tamanho do e-jornal, porém recomendamos adotar o tamanho A4 ou Carta, pois estes permitem uma impressão mais fácil e sem nenhum ajuste. Tamanhos menores também poderão ser utilizados, mas para maior aproveitamento do papel quando da impressão será conveniente diagramar duas páginas por folha. Mais uma vez reforçamos que o tamanho A4 ou Carta são os mais adequados, pois permitem o uso de fontes maiores, mais colunas e chamadas, maior tamanho de imagens e por fim, maior quantidade de informações. Tamanhos menores poderão ser utilizados para a criação de e-livro, e-hq ou e-gibi, e-revista etc.

Identificação (informações logo abaixo do título)

Ano: iniciar pelo ano I, sempre em algarismo romano, por exemplo; Ano I (um), Ano XXXIV (trinta e quatro) ou Ano XLII (quarenta e dois).

Número: É iniciado pelo número “0” (zero) e não pelo “1”. Sempre deve ser usado numeral arábico, exemplo: nº 1 ou nº 01, ou ainda, nº 001.

Nome da escola: Em negrito. O tamanho da fonte poderá ser entre 10 e 12, não maior do que esse último valor.

Nome do professor responsável: O nome do professor responsável ou o nome do projeto, caso envolva mais de um professor.

Distribuição: Gratuita.Data: Usar apenas números arábicos e nunca colocar o mês iniciado com letra maiúscula, por

exemplo: 28 de janeiro de 2012 ou 30/08/2012.

A tiragem é impressa do lado esquerdo do título, exemplo: Tiragem = 500 exemplares; porém, caso desejar, poderá ser colocada na identificação, veja o exemplo abaixo:

Ano I – nº 000 – E.M.F. “Nome entre aspas” - Prof. Nome do professor – Grátis - 28/01/2012 – Tiragem: 1.000

Caixa de texto

A “Caixa de texto” é uma excelente ferramenta para a realização da diagramação, muito melhor do que o uso de tabela. No LibreOffice é identificada apenas como “Texto”. É possível colocá-las em linha ou coluna e quantas caixas desejar. O botão “Caixa de texto”, o mesmo à direita, é identificado pela letra “T” maiúscula, depois inserir imagem do arquivo e o botão da “Galeria do FontWork”.

Quando a caixa de texto é criada e nela digitado o texto é só clicar com o botão direito para ter diversos recursos de formatação, fig. 02 abaixo e à direita.

Fig. 02

A organização das caixas de textos é a diagramação, bem como a inclusão de imagens, sejam elas fotográficas, desenhos, gráficos, tabelas, ilustrações, linhas etc.

A digitação direta na “caixa de texto” proporciona apenas a correção ortográfica e não a gramatical. Para que ambas as correções sejam feitas é preciso digitar o texto no LibreOffice Writer, sem o uso de caixa de texto. Para transferir o texto para a “Caixa de texto” basta copiar do Libre Office Writer para o Draw.

O tamanho da fonte dependerá do tamanho do texto, mas se este for muito grande é interessante colocar parte dele em outra caixa ou até mesmo página. O contrário, ou seja, um texto pequeno não deve ser colocado em uma área muito grande e a fonte de tamanho gigante, essa ação chamará a atenção para esse texto e não para a página. Não recomendamos o uso de fonte de tamanho inferior a 9 e superior a 12 nos textos.

Evite usar negrito no interior dos textos, opte pelo “Itálico”. O mesmo deve acontecer com o sublinhado. O “Itálico” produz o mesmo efeito e é mais eficaz, por não tirar a atenção do leitor das demais áreas do texto. Uma solução para textos entre parênteses ou aspas.

Page 15: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 09

Fig. 03

No destaque em vermelho temos a opção “Linha” que possibilita a criação e formatação da linha. Ao clicar nessa opção será aberta uma janela com três abas e em cada uma as opções de formatação.

No segundo destaque, em azul, a opção “Área”, que ao ser clicada, será aberta uma janela contendo abas e em cada uma delas diversas opções de formatação. São opções de preenchimento da área com cor sólida, textura ou imagem, controle de sombra, transparência etc.

É possível observar figura 2, a janela da opção “Linha” as três abas e as opções da primeira. Temos a “Propriedade da linha”, com o “Estilo”, “Cor”, “Largura” e “Transparência”. Na segunda coluna a caixa “Estilos de seta”, depois os menus desdobráveis “Estilo”. A seguir “Largura”. Na segunda aba “Estilos de linha” e na terceira aba “Estilos de seta”.

Esse primeiro contato com os menus, abas e janelas é necessário para que no momento do uso seja mais fácil utilizar todos os recursos e ferramentas.

Fig. 02

Fig. 03

Fig. 04

São muitas as opções e todas interessantes quando se está pensando em criar uma publicação eletrônica ou impressa e que tenha um mínimo de qualidade visual e documental. Outras opções e recursos são visualizados nas figuras 03 e 04.

O LibreOffice Draw permite tem diversas possibilidades de formatações para as fontes, com variada gama de opções. O fundo também poderá ser trabalhado com cores, tons, figuras, entre outras possibilidades.

Um bom e-jornal terá um bom controle cromático das fontes e como serão formatadas, por exemplo, quanto ao tamanho, forma, cor textura etc.

Para que a qualidade seja mantida é preciso que seja escolhida uma fonte padrão e no máximo mais duas para títulos e chamadas especiais.

As linhas poderão ser contínuas, tracejadas e até conjuntas (pontos e traços) que poderão contornar a caixa de texto, as fontes do Fontwork...

A opção “áreas” permite o preenchimento da área editável da página, da caixa de texto, bem como a colocação de um fundo fotográfico, transparente ou não, ou ainda, de um gráfico.

É possível trabalhar a transparência, o uso de sombra para as fontes e figuras, cores gradientes e hachuras, além do uso de imagens, texturas etc. Cada uma dessas opções de formatação são ideais até mesmo para a produção profissional de publicações, encartes, folhetos, cartazes e outras formas e formatos impressos ou eletrônicas ou digitais.

Para finalizar esse tema, destacamos que o trabalho com o Fontwork deve ser moderado e as fontes utilizadas devem ser no máximo três. O Fontwork não tem correção ortográfica e nem mesmo gramatical, por essa razão é necessário uma boa revisão antes da publicação.

Page 16: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 10

O título do jornal poderá ser criado com a ferramenta Fontwork do LibreOffice Draw. existem várias opções de formatos de texto e ainda poderá ser personalizado quanto à cor, tamanho, forma, preenchimento, contorno, transparência, chanfro, sombra etc. Também poderá ser utilizada uma caixa de texto. Nela poderá ser inserido o titulo do Jornal e o texto formatado.

Título do Jornal

O título do jornal poderá ser criado com a ferramenta Fontwork do LibreOffice Draw. Existem várias opções quanto aos formatos de texto e ainda poderá ser personalizado quanto à cor, tamanho, forma, preenchimento, contorno, transparência, chanfro, sombra etc. Também poderá ser utilizada uma caixa de texto. Nela poderá ser inserido o titulo do Jornal e o texto formatado.

Também poderá ser utilizada uma caixa de texto. Nela poderá ser inserido o titulo do Jornal e o texto formatado.

Quando clicamos na área de trabalho do Fontwork ou da caixa de texto aparecerá o menu mostrado na imagem à direita com as diversas opções mostradas. Será possível formatar a Linha (contorno), Área, Texto, já analisados anteriormente, mas também, posição e tamanho (ferramenta de controle da posição e do tamanho, com possibilidade de fixação na área de trabalho). Demasi opções: Fontwork, Caractere (formatar fontes), Paragrafo (Formata o parágrafo), Dispor (Coloca a imagem, texto ou gráfico na frente ou atrás, bem como recua ou avança), Alinhamento e Converter.

A opção “Posição e tamanho...” possibilita travar a caixa de texto ou a imagem em um ponto da área de trabalho do Draw. Uma ferramenta ideal para não perder a formatação ou diagramação da página. Ela funciona apenas na página trabalhada.

A ferramenta “Dispor” é ideal para trabalhar com áreas transparentes de texto, imagens ou gráficos, ou ainda sobre fundo opaco. Uma imagem semitransparente também cria um bom efeito sobre o fundo e ou texto.

A imagem totalmente à esquerda exibe as opções do Fontwork de modelo de texto e a segunda à esquerda da caixa de formatação do Fontwork.

Esta segunda permite a personalização do texto muito além da formatação tradicional de qualquer texto.

Page 17: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 11

A Capa

A imagem ao lado é um exemplo da diagramação de um e-jornal, mas é possível criá-lo baseado em um dos jornais comerciais brasileiros e até estrangeiros..

A preocupação é ter uma capa atraente o suficiente para chamar a atenção do leitor, independente da idade. Os quadros ou caixas de textos devem ser bem distribuídas e integradas às imagens. As caixas de textos facilitam a diagramação.

Os cadernos e seções precisam ganhar destaque na primeira página, atendendo a cada uma das etapas (série/ano) e a faixa etária. Como é visto na imagem ao lado, o espaço é distribuído de acordo com as necessidades dos textos e da composição. As manchetes secundárias poderão estar em quadros até menores, mas não se deve diminuir muito o tamanho da fonte.

O uso de imagens chama a atenção do leitor e consequentemente despertam o interesse, principalmente quando elas foram produzidas pelos próprios alunos.

Páginas Internas

As páginas internas poderão conter textos, ilustrações, imagens, mas essas opções deverão ser adequadas às necessidades do caderno, página ou seção.

Como já destacamos acima, a maioria dos textos, ilustrações, HQ, fotografias, deverão ser produzidas pelo aluno.

Uma página como esta à esquerda do E-jornal ArteEducar não é atraente para o aluno de menor idade, pois as ilustrações e imagens são mais interessantes em nossos dias com o avanço midiático. Não há erro de composição do E-jornal ArteEducar, pois ele se destina a professores e professoras.

Como se trata de um e-jornal é possível inserir até vídeo, desde que sua distribuição seja digital e não impressa em papel. Este é um exemplo de uma boa composição e diagramação, pois atende a uma determinada faixa etária, profissional e especializada.

O aluno gosta de piadas e as piadas poderão auxiliar na construção dos conhecimentos e no desenvolvimento cognitivo.

Page 18: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 12

Quando se tratar de um e-livro o uso de imagens é livre e até bem chamativo. As imagens por si só já são um grande referencial e permitem uma leitura tão crítica como a de um texto mais completo.

No entanto, o mau uso destas poderá arruinar um texto, o mesmo vale para os textos. Uma imagem ou texto que não faz parte de um contexto perde o sentido e não desperta o interesse do leitor.

Intercalar imagens coloridas e em P&B pode aumentar o interesse pela leitura do texto, uma condição que favorece a construção do conhecimento e o desenvolvimento cognitivo.

As boas revistas e jornais fazem uso da imagem para aumentar a possibilidade de leitura e interpretação das notícias, portanto ambas são independentes e nenhum, texto ou imagem, complementam o outro, porém podem estar integrados.

Importante: É imprescindível informar o nome da pessoa que produziu a imagem, dando-lhe o crédito. Nunca usar imagens sem a devida autorização dos pais ou responsáveis pelos alunos.

Outro fator importante, já comentado anteriormente, é a posição da imagem, no modo retrato (vertical) ou no modo paisagem (horizontal). Cada uma das imagens, retrato ou paisagem, favorecem uma leitura diferenciada e que levarão o leitor a outra interpretação.

Em muitas situações são expostas imagens feitas no mesmo local ou do mesmo modelo/objeto, só que uma na posição paisagem e outra na posição retrato para permitir ao leitor leituras diferenciadas.

Usar editores de imagem para convertê-las em P&B, tons de cinza, sépia ou outra cor que possa modificar a leitura é uma possibilidade interessante, mas não deve ser uma ação rotineira.

É importante destacar que uma imagem fotográfica poderá ser usada como elemento de ornamentação da página e até de identificação de uma seção do e-jornal.

As três imagens, a acima e à direita no modo retrato, à da esquerda e acima no modo paisagem e à esquerda abaixo na posição diagonal. Cada uma delas permitem leituras bem diferentes e o mais importante, todas são ricas, mesmo quando tem a mesma temática, no caso, edifícios. Essa estratégia, mais uma vez, favorece o interesse.

Um e-jornal escolar tem por objetivo primário proporcionar a construção do conhecimento e o desenvolvimento cognitivo, para tal poderá fazer uso de jogos, brincadeiras, curiosidades, informações de fatos e acontecimentos decorrentes da ação do ser humano ou da natureza, por exemplo.

Page 19: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 13

Salvando no formato LibreOffice Draw (.odg)

Para garantir a distribuição do e-jornal de sua escola o formato do LibreOffice Draw não é o mais recomendado para o Windows, porque nem sempre o usuário possui esse soft instalado em sua máquina, geralmente é o MS Word, mas como arquivo para edição, recomendamos que seja salvo nesse formato e não no formato Word.

O primeiro motivo é a portabilidade e caso queira editar seu e-jornal em uma máquina com Linux ou Mac isso será possível.

No LibreOffice Draw, clicar em “Arquivo”, em seguida em “Salvar” ou “Salvar como...”, escolher o local onde será salvo o arquivo e clicar em “Salvar”. Muito simples e fácil.

Para salvar em outros formatos, em “Arquivo” e clicar em “Exportar”, já na janela de salvamento/exportação, na parte inferior, selecionar o formato desejado, por exemplo, “.doc” ou “.docx”, ambos do MS Word. Outros formatos também são possíveis.

Abaixo a imagem do menu “Arquivo”.

Salvando no formato PDF (.pdf)

Na realidade você estará exportando para o formato PDF, para isso basta clicar no menu “Arquivo” e depois clicar na opção “Exportar como PDF...”. O arquivo será exportado e salvo nesse formato na pasta padrão ou de sua escolha.

A vantagem deste formato de arquivo é sua portabilidade, ele poderá ser aberto em qualquer um dos sistemas operacionais existentes, inclusive os Livres. Não há a necessidade de um conversor (software) externo para a conversão em PDF.

Outra vantagem é a preservação da formatação, independente da configuração de seu computador, sistema operacional ou leitor de arquivo PDF.

Poderá ser transportado se salvo em um CD, mini CD, DVD, mini DVD, Blu-ray, cartão de memória, pen drive ou outra mídia gravável ou regravável.

Distribuição:

A distribuição do e-jornal poderá ser feita salvando em cada uma das máquinas (computadores) da sala de informática, notebook, netbook, tablet, pen drive, mini CD, CD, mini DVD, DVD, Blu-ray, cartão de memória e até em celular.

Também poderá ser impresso, o formato PDF. Esse formato dá um show por manter a formatação durante a impressão, por essa razão é usado por gráficas profissionais.

Usar papel mais barato, como o papel jornal para impressão em impressora jato de tinta ou laser.

Na data do lançamento, distribuir gratuitamente e até vender o jornal, a preço módico, na entrada dos alunos, na sala de aula ou durante os intervalos. O preço, caso desejar cobrar deve ser simbólico, coisa de no máximo R$ 0,50.

Page 20: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 14

Nome completo da escolaEndereço completo

Autorização válida para atividades desenvolvidas no ano letivo de 20 ___.

Autorização de Uso de Imagem (fotográfica, vídeo ou representação gráfica, como desenho, pintura, caricatura etc.), Áudio (de vós e ou corporal), o Nome, Dados Biográficos, de Documentos em Textos (de autoria do aluno ou doador), Imagens (não produzidas na U.E. ou em atividades desta), também as Peças e Objetos de Valor Cultural, Histórico, Educacional ou Artístico (Imagem, Texto ou Reprodução) em Atividades Escolares (por uma ou mais Disciplinas Escolares, ou ainda, pela U.E.) ou em Obras de Preservação Histórica da Unidade Escolar (U.E.). Fica proibido uso político partidário, para divulgar realizações da

administração pública ou privada e uso comercial, mesmo sem fins lucrativos.

Eu, ____________________________________________________, R.G. nº _____________________, CPF nº ____________________, Telefone nº (___) _____________, Celular nº (___) _______________, Endereço __________________________________________________________ nº _____, Complemento: ______________________, abaixo assinado, autorizo o Uso de Imagem (fotográfica, vídeo ou representação gráfica, como desenho, pintura, caricatura etc.), Áudio (de vós e ou corporal), o Nome, Dados Biográficos, de Documentos em Textos (de autoria do aluno ou doador), Imagens (não produzidas na U.E. ou em atividades desta), também as Peças e Objetos de Valor Cultural, Histórico, Educacional ou Artístico (Imagem, Texto ou Reprodução) em Atividades Escolares (por uma ou mais Disciplinas Escolares, ou ainda, pela U.E.) ou em Obras de Preservação Histórica da U.E., do(a) ou cedido pelo(a) aluno(a), conforme especificado acima, no título, que está regularmente matriculado nesta Unidade Escolar (U.E.), . Nome do aluno(a) ___________________________________________________, na série/ano ___ ___, data de nascimento ____/______/______, que está frequentando o período da ( ) Manhã, ( ) Tarde, ( ) Noite, meu(minha) (___) filho(a), (___) enteado(a), (___) neto(a), (___) sobrinho(a) ou outra condição de responsabilidade ______________________, concordo que venha(m) a ser(em) utilizada(s) como parte do planejamento anual, de projetos específicos escolares ou de atividades em datas comemorativas, folclóricas e formatura. A(s) Obra(s) deverá(ão) ser elaborada(s), criada(s), produzida(s) por uma das Disciplinas Escolares, coordenada pelo Professor(a), ou pela própria U.E., nome da Escola ______________________________________________, situada na (Endereço) ____________________________________________________, nº _______, Compl. _________________, Bairro ___________________________, Cidade __________________________, Estado __________, desde que esta(s) seja destinada a divulgação ao público em geral pela U.E e seus profissionais, em eventos escolares desta U.E., para a formação de Acervo Histórico, Cultural, Artístico e/ou Pesquisa, também da U.E. Em todas as situações deverá constar o crédito do(s) autor(es), como: Nome, Série/Ano, número e ano Letivo.

A utilização em eventos fora da unidade escolar só poderá acontecer quando houver a prévia autorização de todos os pais ou responsáveis do aluno, em documento específico e, ainda, do(s) Professor(es), ou em caso de uma atividade da U.E., da Direção.

A presente autorização abrange os usos acima descritos, em trabalhos manuais, literários, artísticos ou artesanais ( texto, desenho, pintura, escultura, modelação, gravura etc.), em mídia(s) impressa(s) (folhetos, folders, livros, revistas, jornais, catálogos, midiatecas etc.), em mídia(s) química (fotografia, filme etc.) e/ou mecânica(s) (impressão, gravação, fotografia, filme etc.) e/ou eletrônica(s) (fotografia, vídeo, filme, impressão, textos, áudio – fita K7 e/ou disco de vinil, rádio ou televisão da U.E. etc.) e/ou digital(is) (fotografia, vídeos, textos, apresentações que sejam estáticas ou animadas, e-livros, e-albuns, e-formulários, HTML – em site da U.E., mas não da administração central pública ou privada, desde que não online em sites de terceiros, em Cd, DVD, Blu-ray..., rádio ou televisão da U.E., pen drive, cartão de memória, banco de dados da U.E. como da Sala de Leitura e/ou Sala de Informática, por exemplo, midiateca etc.), sem qualquer ônus para o(s) Professor(es) e/ou a U.E. (nome da escola) ______________________________________________________, e/ou ainda, a sua Direção. A(s) Obra(s) e/ou mídias (que as contém) e acima descritas na presente autorização, poderão ser disponibilizadas ou exibidas em eventos da própria U.E., distribuídas cópias para os funcionários da U.E., corpo Docente, corpo discente, pais e/ou responsáveis, mas em hipótese alguma poderão ser exibidas e distribuídas para terceiros (fora da U.E.) ou comercializadas.

Aquele ou aquela que receber uma cópia da Obra em Mídia não poderá exibir em evento(s): seja(m) ele(s) - físico ou online; também: distribuir ou encartar (mesmo que a título de gratuidade), fazer uso político ou partidário, comercializar, ou ainda, ser utilizado por outras instâncias da Administração Central Pública ou Privada (ligadas ou não à Educação), em palestras (com exceção do Professor – quando esta Obra foi desenvolvida em suas aulas, ou ainda, pela Direção – quando esta Obra for uma atividade coletiva da U.E), uso não educacional, mesmo a título de gratuidade.

Aquele ou aquela que desrespeitar estas condições, presentes nesta autorização, poderá ser processado nas formas da Lei Brasileira e/ou Internacional e que poderá acarretar em indenização por uso indevido. Estas condições deverão fazer parte da(s) mídia(s) que será(ão) distribuída(s) com uma cópia impressa ou digital.

Declaro que fiz a leitura integral deste texto e que tirei todas as dúvidas junto ao Professor(a) ou à Direção da U.E., e por ser a expressão da minha vontade , declaro que: autorizo o uso e as restrições acima descritas, sabedor que não me caberá nenhuma forma de reclamação relacionada a direitos autorais, de imagem, áudio, ou qualquer outro, desde que não sejam desrespeitadas as condições acima, e que receberei uma cópia protocolada deste documento, por esta razão assino a presente autorização.

São Paulo, ____ de __________________ de 20___

__________________________________________Pais ou Responsáveis

Page 21: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de
Page 22: Como criar um e-jornal? - arteeducar.comarteeducar.com/files/LibreOfficeDrawAgo12.pdf · Curso: Libre Office Draw – Como criar um e-jornal – 2012 01 Para entender o processo de

A educação só é plenamente realizada

quando a compromisso,

dedicação, vontade, mas também ótimas

condições de trabalho e bom

salário.

2012