como criar e manter um zfs espelho em nas4free

13
Como criar e manter um ZFS Espelho em NAS4Free NAS4free é uma fonte aberta NAS ( " Network Attached Storage " ) plataforma baseada em FreeBSD , que suporta o compartilhamento de arquivos entre Windows , Apple e sistemas UNIX -like. Suporte para ZFS , Software RAID ( 0,1,5 ) , criptografia de disco , a SMART , relatórios de e-mail , FTP CIFS , NFS , TFTP, AFP , RSYNC , Unison , iSCSI , fizeste , CARP , Ponte, UPnP, e Bittorent , estão entre seus diversos recursos - todos configuráveis através de sua interface gráfica . NAS4Free pode ser instalado em Compact Flash ou unidade flash USB, disco rígido ou iniciado em um ambiente " LiveCD " . NAS4Free código e documentação são liberados sob a licença BSD simplificado . O ZFS ( "File System Zetabyte ") é um sistema de arquivo combinado e gerenciador de volume lógico projetado pela Sun Microsystems. Os recursos do ZFS incluem proteção contra corrupção de dados, suporte para altas capacidades de armazenamento, snapshots e clones , a integridade contínua verificação e reparo automático . ZFS é implementado como software open-source, licenciado sob a Licença de Desenvolvimento Comum e Distribuição ( CDDL ) . Este post vai descrever como configurar um baseado em ZFS RAID 1 ( espelho ZFS) simples, mas resistente, em NAS4Free . No RAID 1 , os dados são gravados de forma idêntica para duas unidades de disco , produzindo, assim, um " espelhadas " definido . Se um disco torna-se defeituoso, o disco restante ainda contém todos os dados. Para ajudar a explicar os passos envolvidos , vamos usar dois novos 2TB ( Terabyte ) SATA 3.0 discos rígidos , juntamente com os utilitários disponíveis dentro NAS4Free ZFS, para criar e configurar o nosso espelho ZFS. Também vamos discutir algumas atividades pós-instalação para ajudar a manter seu espelho ZFS. Todas as etapas envolvidas assumir que os dois discos rígidos foram instalados corretamente e são reconhecidos pela BIOS e que NAS4Free é instalado e operacional . As versões de software usadas neste post foram as seguintes: • NAS4Free v9.1.0.1 - Sandstorm (revision 636) Então, vamos começar. Adicionando os Discos A primeira coisa que precisamos fazer é adicionar logicamente os dois novos discos para NAS4Free para que o

Upload: refri-ref

Post on 08-Feb-2016

123 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Como criar e manter um ZFS Espelho em NAS4FreeNAS4free é uma fonte aberta NAS ( " Network Attached Storage " ) plataforma baseada em FreeBSD , que suporta o compartilhamento de arquivos entre Windows , Apple e sistemas UNIX -like. Suporte para ZFS , Software RAID ( 0,1,5 ) , criptografia de disco , a SMART , relatórios de e-mail , FTP CIFS , NFS , TFTP, AFP , RSYNC , Unison , iSCSI , fizeste , CARP , Ponte, UPnP, e Bittorent , estão entre seus diversos recursos - todos configuráveis através de sua interface gráfica . NAS4Free pode ser instalado em Compact Flash ou unidade flash USB, disco rígido ou iniciado em um ambiente " LiveCD " . NAS4Free código e documentação são liberados sob a licença BSD simplificado .O ZFS ( "File System Zetabyte ") é um sistema de arquivo combinado e gerenciador de volume lógico projetado pela Sun Microsystems. Os recursos do ZFS incluem proteção contra corrupção de dados, suporte para altas capacidades de armazenamento, snapshots e clones , a integridade contínua verificação e reparo automático . ZFS é implementado como software open-source, licenciado sob a Licença de Desenvolvimento Comum e Distribuição ( CDDL ) .Este post vai descrever como configurar um baseado em ZFS RAID 1 ( espelho ZFS) simples, mas resistente, em NAS4Free . No RAID 1 , os dados são gravados de forma idêntica para duas unidades de disco , produzindo, assim, um " espelhadas " definido . Se um disco torna-se defeituoso, o disco restante ainda contém todos os dados. Para ajudar a explicar os passos envolvidos , vamos usar dois novos 2TB ( Terabyte ) SATA 3.0 discos rígidos , juntamente com os utilitários disponíveis dentro NAS4Free ZFS, para criar e configurar o nosso espelho ZFS. Também vamos discutir algumas atividades pós-instalação para ajudar a manter seu espelho ZFS. Todas as etapas envolvidas assumir que os dois discos rígidos foram instalados corretamente e são reconhecidos pela BIOS e que NAS4Free é instalado e operacional . As versões de software usadas neste post foram as seguintes:• NAS4Free v9.1.0.1 - Sandstorm (revision 636)Então, vamos começar.Adicionando os DiscosA primeira coisa que precisamos fazer é adicionar logicamente os dois novos discos para NAS4Free para que o sistema reconhece a sua existência , permitindo configuração adicional sobre eles. Efetue login no GUI NAS4Free ( " Graphical User Interface " ) , navegue até Discos -> Gestão , e selecione o ícone "+". ( Ver Figura 1 ) .

Page 2: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figura 1 Na página seguinte você é apresentado com a tela de configuração para a adição de novos discos. Selecione o primeiro disco de 2 TB a partir do menu drop-down sob o campo "Disk", e selecione "não formatado" dentre as opções do menu drop-down sob o campo "sistema de arquivo pré-formatado". As restantes opções nesta página pode reter suas configurações padrão. Agora selecione "Adicionar" (veja a Figura 2).

Figure 2Repita essas etapas para o segundo disco de 2TB. Ao concluir, selecione "Aplicar alterações" (ver Figura 3).

Page 3: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figura 3 Nota: Se você está adicionando discos que tenham sido previamente formatado usando ZFS, NAS4Free provavelmente não vai permitir que você adicione estes discos como não formatado. Você pode, no entanto, adicioná-los, selecionando "dispositivo de pool de armazenamento do ZFS" sob o campo "sistema de arquivo pré-formatado" e pular o seguinte formatação passo. Formatar os discos Agora que os discos foram adicionados, precisamos formatá-los. Navegue até Discos-> Formatar, e selecione um dos discos recém-adicionado no menu drop-down sob o campo "Disk". Selecione "dispositivo de pool de armazenamento do ZFS" a partir do menu drop-down sob o campo "Sistema de arquivos", selecione "Formatar disco" (veja Figura 4).

Figure 4Repita essas etapas para o segundo disco, em seguida, navegar de volta para Discos-> Gestão e garantir que ambos os discos estão presentes e formatado como dispositivos de pool de armazenamento do ZFS (veja a Figura 5).

Page 4: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figura 5Criar um dispositivo virtual ZFSNós adicionamos nossos dois discos rígidos de 2TB e formatado eles. Agora é hora de criar um " vdev " ZFS ou dispositivo virtual.Ao contrário dos sistemas de arquivos tradicionais , que residem em dispositivos individuais e requerem um gerenciador de volumes para usar mais de um dispositivo , sistema de arquivos ZFS são construídos em cima de pools de armazenamento virtuais chamados " zpools . " Um zpool é construído de dispositivos virtuais , ou " vdevs " que são eles próprios construídos de dispositivos de bloco : arquivos, partições do disco rígido ou discos inteiros , com o último sendo o uso recomendado . Os dispositivos de bloco dentro de um vdev pode ser configurado de diferentes maneiras, dependendo das necessidades e espaço disponível : não redundante ( semelhante ao RAID 0), como um espelho (RAID 1) de dois ou mais dispositivos , que é o foco deste post, ou como um RAID - Z ( semelhante ao RAID - 5 ) grupo de três ou mais dispositivos .Em resumo , então , um vdev representa as unidades de disco que são usadas para criar um zpool . Um zpool pode ter qualquer número de vdevs na parte superior da configuração , conhecido como um " vdev raiz . " Se os dispositivos virtuais de primeiro nível conter dois ou mais dispositivos físicos , a configuração proporciona redundância de dados como espelho ou RAID - Z dispositivos virtuais .Para criar um dispositivo virtual que consiste em nossos discos rígidos recentemente adicionados , navegue até Discos -> ZFS -> Piscinas- > dispositivo virtual , e selecione o ícone "+". Na página seguinte, digite um nome para o novo dispositivo virtual sob o campo "Nome" (por exemplo, " vd_1 " ) e selecione "Espelho" de entre as opções do campo "Tipo" . Agora selecione os dois discos rígidos no campo "Dispositivos " , segurando a tecla Ctrl e clicando deixou cada disco. Você também pode digitar uma descrição para o dispositivo virtual sob o campo "Descrição" , se desejar. Selecione "Salvar" quando completo ( veja a Figura 6).

Page 5: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figure 6

Cancelar

Criar um pool do ZFS Tendo criado o nosso vdev, vamos seguir em frente e criar um zpool. Navegue até Discos-> ZFS-> Piscinas-> Gestão, e selecione o ícone "+". Na página seguinte, digite um nome para o novo zpool sob o campo "Nome" (por exemplo, pool_1). Você deverá ver o vdev criado anteriormente listados sob o campo "dispositivos virtuais". Selecione o vdev clicando deixou nele. Adicione uma descrição para o dispositivo virtual sob o campo "Descrição", se desejar. As opções restantes podem reter suas configurações padrão, resultando no ponto de montagem para o zpool tornando / mnt / [seu-zpool-name]. Selecione "Salvar" quando completo (veja a Figura 7).

Page 6: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Cancelar

Figura 7 Criar um conjunto de dados ZFS Neste ponto, você pode começar a usar todo o seu zpool como armazenamento, se desejar. No entanto, uma característica importante do ZFS é o conceito de "conjuntos de dados." Um conjunto de dados é essencialmente uma criança

filesystem of the parent zpool. Imagine that the zpool is a single hard disk. In a typical hard disk you would create a single, disk-sized partition, and then format that partition with a filesystem. But if later you’d like to add additional filesystems to the disk, you have to erase and redo your partition to create more partitions to contain the new filesystems, or use a tool to actively resize existing partition, and then create the new partitions and filesystems.

Com conjuntos de dados , todos esses esforços de particionamento são desnecessárias. Um conjunto de dados ZFS age como outra partição montada sem locked-in size. A quantidade de espaço em disco que ele ocupa é apenas a quantidade de espaço que você usa em preenchê-lo , ou crianças conjuntos de dados do mesmo (claro, ele nunca pode ser maior do que o tamanho de sua zpool pai). Você não tem que se preocupar com redimensionamento de partições como ZFS lida inerentemente tudo isso para você . Além disso, cada conjunto de dados pode ter sua própria configuração especial , modificando diferentes variáveis comportamentais. Por exemplo , você pode determinar quota e permissões de forma independente para cada conjunto de dados. Finalmente, os conjuntos de dados fornecem mais flexibilidade , se você precisa instantâneo ou clonar seu sistema de arquivos .Para adicionar um conjunto de dados para o zpool , navegue até Discos - > ZFS -> Conjuntos de Dados -> Conjunto de Dados, e selecione o ícone "+". Digite um nome ( por exemplo, "arquivos" ) no campo "Nome" ( resultando no ponto de montagem para o conjunto de dados tornando-se / mnt / [ seu - zpool -name] / [ seu - dataset -name] ) . Verifique se o zpool criado anteriormente é selecionado a partir da lista drop-down sob o campo " piscina" . Se você estiver interessado em realizar instantâneos periódicos do conjunto de dados (discutido abaixo) , eu recomendo ativar a opção " Snapshot Visibilty " para que os instantâneos são adicionados automaticamente para / mnt / [ seu - zpool -name] / [ seu - conjunto de dados - nome] ) / / .zfs snapshots. As demais

Page 7: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

opções podem ser configuradas de acordo com suas necessidades. Selecione "Adicionar" quando completo ( veja a Figura 8).

Figure 8ResumindoNós adicionamos com sucesso dois novos discos rígidos de 2TB para NAS4Free e formatado eles, criou um vdev e um zpool e, finalmente , criou um conjunto de dados dentro da nossa zpool . Neste ponto, você pode começar a permitir que serviços como CIFS , NFS, UPnP , etc, para tirar proveito de seu novo armazenamento espelho ZFS. Lembre-se, ao configurar alguns desses serviços para escolher o ponto de montagem correto para o seu conjunto de dados (por exemplo, / mnt/pool_1/files ) .Com a criação e configuração de nossas ZFS espelhar fora do caminho , vamos seguir em conversa sobre algumas atividades de manutenção que devem ser úteis .Substituir um disco rígido defeituosoOcasionalmente você pode ter que substituir um disco rígido no seu zpool que se tornou defeituoso . Para realizar a substituição , navegue até Discos - > ZFS -> Piscinas- > Informações e notar que o disco está com defeito ou em falta (por exemplo ada2 ) . Em seguida, navegue até Discos -> ZFS -> Piscinas- > Ferramentas e offline o disco , se possível , selecionando " off-line" a partir da lista drop-down sob o campo "Command" . Certifique-se de que "Device" está selecionada em campo "Opção " e que a piscina correta está selecionada em campo " piscina" . Use a caixa de seleção para selecionar o disco defeituoso sob o campo "Dispositivos " , selecione " Enviar comando ! " (Veja a Figura 9).

Page 8: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figura 9Desligue NAS4Free , em seguida, identificar e substituir o disco defeituoso por um de capacidade de armazenamento igual utilizando , se possível, a mesma porta SATA [ Pro- dica: Aproveite o tempo para etiquetar seus discos corretamente (por exemplo, ada2 ) quando você instalá-los. Isso fará com que identificar fisicamente o disco defeituoso muito mais fácil! ] . Reinicie NAS4Free e navegue até Discos - > ZFS -> Piscinas -> Informação para verificar o nome do dispositivo para o novo disco. Se você fosse capaz de reutilizar a mesma porta SATA , o nome do dispositivo deve ser o mesmo que o disco defeituoso (por exemplo ada2 ) . Navegue até Discos -> ZFS -> Piscinas- > Ferramentas e substituir o disco , selecionando " substituir" a partir da lista drop-down sob o campo "Command" . Certifique-se de que "Device" está selecionada em campo "Opção " e que a piscina correta está selecionada em campo " piscina" . Use a caixa de seleção para selecionar o disco defeituoso sob o campo "Dispositivos " e o novo disco a partir da lista drop-down sob o campo "New Device" , em seguida, selecione a opção " Enviar comando ! " O disco de substituição deve resilvering rapidamente. Verifique navegando até Discos -> ZFS -> Piscinas -> InformaçãoCriação e gerenciamento de snapshotsUma das muitas grandes características sobre o uso do ZFS é a sua capacidade de instantâneo. Um instantâneo é uma referência somente leitura para o estado de um conjunto de dados no momento em que o instantâneo foi tirado . É uma referência , e não copiar, porque no momento em que é tomada, ele não ocupa espaço adicional. No entanto, como os dados se alteram dentro do conjunto de dados , seja porque os arquivos são alterados ou apagados , o instantâneo consome espaço em disco devido às contínuas referências aos dados antigos. Este comportamento permite-lhe recuperar facilmente arquivos, se necessário , mas ao fazê-lo impede espaço em disco sejam liberados até o instantâneo é excluído.Para tirar um instantâneo manualmente , vá até Discos - > ZFS -> Snapshots - > Snapshot , e selecione o conjunto de dados que você quer instantâneo (por exemplo, pool_1/files ) debaixo do campo "Caminho". Digite um nome para a foto ( por exemplo , snapshot_1 ) , ative a opção " recursiva " , em seguida, selecione "Adicionar" (veja a Figura 10).

Page 9: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figure 10NAS4Free também fornece a capacidade de configurar instantâneos reoccurring sob Discos -> ZFS -> Snapshots - > Auto Snapshot . Aqui você pode marcar uma vez que o sistema deve executar o instantâneo e quanto tempo deve retê-los , resultando na mais antiga instantâneo sendo excluído quando o prazo for atingido.Você tem um par de opções quando se trata de " reverter " a um instantâneo particular. Na verdade , porém, a reversão é um ligeiro equívoco , porque o que você está realmente fazendo é localizar a foto que você está interessado e copiar sobre os arquivos que você gostaria de recuperar. Se você tiver selecionado a opção " Snapshot visibilidade" ao configurar o conjunto de dados em NAS4Free (Veja Discos -> ZFS -> Conjuntos de Dados -> Dataset -> Edit) , em seguida, todos os instantâneos para esse conjunto de dados será localizado nesse sistema de arquivos no diretório / . zfs / instantâneo (por exemplo, / mnt/pool_1/files/.zfs/snapshot ) . Isso permite que você simplesmente navegue até o diretório instantâneo seu interesse e copiar arquivos a partir desse diretório para o sistema de arquivos atual.Outra forma que você pode recuperar arquivos de snapshots é clonar um para outro diretório. Esta abordagem tem a vantagem de permitir que você compartilhe o diretório instantâneo clonado , dizer usando CIFS ou NFS, por algum período de tempo até que os arquivos sejam recuperados . Para clonar um instantâneo , navegue até Discos - > ZFS -> Snapshots -> Snapshot e editar a foto que você está interessado em clonagem , selecionando o ícone pequena chave . Certifique-se de que " Clone " é selecionado sob o campo "Ação", em seguida, digite um caminho para o diretório onde o clone é a residir . Note-se que este caminho deve ser expressa como um caminho relativo. Assim, por exemplo , pool_1/files/oldfiles iria funcionar, mas / mnt/pool_1/files/oldfiles não o faria , nem / pool_1/files/oldfiles . Observe também que o diretório onde o instantâneo será clonado não tem que ser criado com antecedência , ao contrário, será criado automaticamente para você quando você clonar o snapshot. Agora , selecione "Executar" quando terminar e seu instantâneo clonado estará disponível para uso no caminho especificado (eg / mnt/pool_1/files/oldfiles ) (veja a Figura 11). Instantâneos clonados podem ser destruídos a qualquer momento , navegando até Discos -> ZFS -> Snapshots -> Clone.

Page 10: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figure 11Data scrubbing

Realizar um " matagal " ZFS em uma base regular ajuda a identificar problemas de integridade de dados , detectar corrupções de dados silenciosas causadas por problemas de hardware transitórios , e para fornecer alertas precoces para falhas de disco . Esta operação percorre todos os dados na zpool uma vez e verifica-se que todos os blocos podem ser lidos . Esfregando produto tão rápido quanto os vdevs permitirá que , embora a prioridade de qualquer disco I / O em geral continua a ser inferior ao de operações normais. Assim, enquanto a operação esfrega pode impactar negativamente o desempenho ligeiramente , os dados do zpool deve permanecer utilizável e quase tão sensível , enquanto a lavagem ocorre .Para programar e gerenciar esfrega em um zpool ZFS em NAS4Free , vamos configurar uma tarefa cron para executar o comando zpool scrub . Navegue até System- > Avançado e selecione a guia Cron . Certifique-se de que a opção " Ativar " estiver selecionado, em seguida, digite o comando zpool scrub [ seu -pool -name] no campo "Command" . Certifique-se que o comando é executado como o usuário root e digite uma descrição para o trabalho cron , se desejar. Agora selecione quando você gostaria que o comando a ser executado no campo " tempo programada" . Se você tiver unidades de qualidade de consumidor , considere um cronograma lavagem semanal. Se você tiver unidades de centro de dados de qualidade , considere um cronograma de lavagem mensal. Observe também que , dependendo da quantidade de dados no zpool , um matagal pode levar um longo tempo. Conseqüentemente, você pode querer considerar agendá-las para as noites ou fins de semana para minimizar o impacto sobre o desempenho. Ao concluir, selecione "Adicionar " , depois em " Aplicar alterações " . O exemplo mostrado na Figura 12 mostra o comando zpool scrub pool_1 funcionará todos os domingos em 1300 , hora local.

Page 11: Como Criar e Manter Um ZFS Espelho Em NAS4Free

Figure 12conclusão Este post descreve como criar e manter um espelho simples, mas resistente, o ZFS em NAS4Free, uma implementação open source NAS baseado em FreeBSD. Referências

http://wiki.nas4free.org/doku.php

Related Posts

Backup FreeNAS Files Remotely Using FreeBSD and rsync Configure FreeNAS To Be Your Subversion Repository Configure FreeNAS To Store Your Apache Web Files