como começar a vender na - universidade...

12
Como começar a vender na

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Como começar a vender na

Page 2: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

https://www.instagram.com/alevnogueiraa/

https://www.youtube.com/channel/UCVAG94Mv-L17sWI9mbGYBdA?view_as=subscriber

https://br.pinterest.com/alevnogueira/pins/

https://br.pinterest.com/alevnogueira/pins/

Introdução

BOA LEITURA!Conheça nas redes sociais! Fique por dentro das novidades!

Com o forte e contínuo crescimento no setor de e-commerce, sobretudo após as projeções positivas em relação à área, pode se observar um grande número de pessoas decidindo empreender neste setor – tanto como forma de sustento familiar ou como uma simples renda extra.

Uma excelente opção, talvez uma das melhores para aqueles que não possuem um capital muito elevado inicialmente, é apostar no marketplace. O marketplace é uma espécie de shopping center virtual, e chegou ao Brasil por volta do ano de 2012. São vários os grandes varejistas que têm aberto seu espaço para que lojistas virtuais possam aproveitar os seus produtos e aumentar suas vendas.

O marketplace do Magazine Luiza é um mecanismo simples, que você pode utilizar para vender diversos tipos de produtos, até mesmo por meio do seu próprio e-commerce totalmente personalizado. Neste e-book explicativo, você irá entender melhor sobre o sistema proposto pelo Magazine Luiza, além de tirar todas as possíveis dúvidas sobre o tema. E ai? Você está pronto (a) para empreender?

@alevnogueiraa

Universidade MarketplacesalevnogueiraaAlexandre Nogueira

Page 3: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Você terá as respostas para as seguintes perguntas:O que é o marketplace do Magazine Luiza?

Quem pode vender?

Quais produtos podem ser vendidos?

Quanto custa para vender no Magazine Luiza?

Quando vou receber meu dinheiro?

Buybox – O que é?

O que são as integrações do Magazine Luiza?

Conclusão: Agora é a sua vez!

Page 4: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

O que é o marketplace do Magazine Luiza?Você já deve ter ouvido falar do Magazine Luiza, não é? Já deve ter ouvido falar da Luiza, ou Lu como também é conhecida. Magazine Luiza S/A é uma rede varejista de eletrônicos e móveis, fundada no ano de 1957 no interior de São Paulo.

A rede abriu, recentemente, a venda em marketplace, permitindo que outros lojistas vendessem dentro do sistema. Mesmo com pouco tempo de lançamento, o serviço tem crescido de forma extraordinária. Hoje já são quase 6 mil vendedores trabalhando dentro da plataforma, que trouxe uma política muito bacana, que é a política de se relacionar com seus vendedores ao mesmo tempo em que dá uma oportunidade igual para absolutamente todos eles.

No marketplace do Magazine Luiza não existe assessor, não existe conta assessorada, o que existe é um painel de ações onde você pode participar de tudo. Quando o vendedor entra para trabalhar no Magazine Luiza, automaticamente ele começa a participar de todo o ecossistema do Magalu, como é conhecida a rede.O Magazine Luiza, por exemplo, hoje possui o “Clube da Lu”, que é um clube voltado exclusivamente para compradores que já são fieis ao Magazine Luiza, e através deste clube passam a ter acesso a ofertas diferentes e exclusivas.

Para o Magazine Luiza, a opção por migrar para o marketplace foi uma jogada muito inteligente. A rede, que antes oferecia cerca de 21 mil produtos em seu site, hoje oferta mais de 250 mil, todos expostos dentro do sistema do site sem a necessidade de aumento de estoque. O Magazine Luiza cresce cada vez mais, e no próximo tópico vamos entender um pouco mais sobre quem pode vender neste sistema.

Page 5: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Quem pode vender na B2W?

Então, os requisitos básicos são:

Tenho achado incrível o trabalho feito pelo Magazine Luiza, acompanho os trabalhos, participo de tudo e tenho até certa amizade com o pessoal interno. E uma das perguntas que mais escuto é: Quem pode vender dentro do Magazine Luiza? A resposta é simples. Todos podem vender no Magazine Luiza, desde que não seja pessoa física. Mas porque pessoa física não pode vender pelo sistema? Por que o sistema exige a nota fiscal, dando a obrigação de que exista uma pessoa jurídica por trás da venda. Então o vendedor vai precisar de um certificado digital, vai precisar emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e), e o vendedor também vai precisar fornecer a chave de acesso da nota fiscal que foi emitida. Isso quer dizer que o Magazine Luiza aceita MEI? Sim, aceita, desde que o MEI em questão consiga fazer a emissão de uma nota fiscal eletrônica. Existem alguns estados em que o MEI emite apenas uma nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se busca é a chave de acesso da respectiva nota fiscal, que não é fornecida na emissão avulsa. Sem esta chave, não é possível receber o pagamento. Sem esta chave, é possível que o vendedor realize a venda e a entrega, mas não receba o dinheiro.

1 – Ter CNPJ2 – Emitir nota fiscal eletrônica

Se o vendedor for residente de um estado como o de São Paulo, por exemplo, que permite que o MEI emita NF-e, então este MEI pode ser usado no Magalu. Se o vendedor for residente em um estado que não permite a emissão de NF-e via MEI, então é necessário abrir uma microempresa (o que não é algo caro de se fazer).

Se você tomou a decisão de que de fato é isso que você deseja, não hesite e abra uma microempresa, pois vai valer a pena. Muita gente acaba preferindo ficar no MEI enquanto poderia evoluir o negócio.No próximo tópico falaremos um pouco sobre quais produtos pode ser vendidos no Magazine Luiza.

Page 6: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Este é um tópico muito importante. Já falamos sobre o que é o Magazine Luiza, falamos sobre o ecossistema envolvido, que é gigantesco, falamos também sobre o que é necessário para vender no Magalu, que você já sabe que é preciso de um CNPJ, certificado digital, emitir NF-e. Agora você vai saber o que pode ser vendido.

Mais uma vez, a resposta desta pergunta é simples: Tudo pode ser vendido no Magazine Luiza, desde que não seja um produto falsificado, usado, remanofaturado (produtos recuperados, consertados e recolocados para venda) e também não podem ser vendidas armas de fogo nem qualquer outro tipo de armamento, nem mesmo armamentos “falsos” como armas de Paintball por exemplo.

Mas posso vender acessórios para essas armas? Como por exemplo, munições para armas de Paintball? Sim, você pode. O que não pode são as armas, propriamente ditas, mesmo que réplicas não usáveis.Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado ao vender produtos de grandes marcas. Algumas grandes empresas exigem que o vendedor possua autorização para vender seus produtos. Então se o vendedor busca vender produtos originais de grandes marcas, é preciso que o vendedor tenha em mente que talvez seja necessário conseguir autorização da empresa, do fornecedor ou do representante.

Um exemplo de marca que precisa de autorização do fabricante é a Apple. Caso você queira fazer a venda de produtos desta marca, precisará entrar em contato com o fabricante para conseguir a autorização. Por ser um produto muito visado, exige alguns cuidados especiais por parta da empresa responsável.

Quais produtos podem ser vendidos no Magazine Luiza?

Resumo: Quais produtos podem ser vendidos?Todos, desde que não sejam produtos falsos, usados, recuperados ou letais. Também é preciso verificar se a empresa fabricante do produto exige uma autorização específica para a realização de venda por parte de terceiros.No próximo tópico falaremos sobre quanto custa vender no sistema.

Page 7: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Dando continuidade ao curso, vamos agora falar um pouco sobre uma das dúvidas mais comuns dos iniciantes no sistema: Quando vou pagar para vender no Magazine Luiza? Essa é uma questão que não possui uma resposta específica e você vai entender o motivo.

Dentro do canal do Magazine Luiza existem diferentes categorias, cada uma delas com um percentual variado em relação a taxas. No geral, o vendedor caminha entre 10% até perto 20% de taxa de venda. O vendedor só saberá exatamente a taxa que será cobrada no momento da assinatura do contrato de parceria.

É importante destacar que esta taxa apenas será cobrada em caso de venda. O Magazine Luiza não cobra mensalidade para que você trabalhe no sistema.Ao mesmo tempo, você só irá receber a cobrança sobre o valor do produto se você fizer uso do serviço de entrega disponibilizado pelo Magalu, que recebe o nome de “Magalu Entrega”. Se você fizer uso deste serviço, será disponibilizada uma etiqueta para que o vendedor se encaminhe aos Correios para realizar a postagem do produto. Usando este serviço, se paga uma comissão sobre o produto.

Caso o vendedor, por algum motivo, não consegue fazer a utilização deste mecanismo e tiver que usar um frete de transportadora, terá que fazer o pagamento sobre o GMV total, que é a taxa sobre o valor total da venda. Então é importante ficar de olho nestas condições.No próximo tema falaremos de algo primordial: Quando o dinheiro cai.

Após ver todo o básico do sistema, quem pode vender, que tipo de produto se pode vender, quanto se paga de taxa, agora é hora de saber quando se recebe o dinheiro conseguido nas vendas.Ao fazer o cadastro, o vendedor poderá notar a mensagem: “Em quantas vezes você deseja ofertar o parcelamento ao seu cliente?”. Esta é um pergunta muito importante feita durante o cadastro. A escolha que o vendedor faz neste momento será a forma como receberá seu dinheiro.

Quanto custa vender no Magazine Luiza?

Quando vou receber meu dinheiro?

Page 8: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Se o vendedor faz a opção de permitir que o cliente faça o pagamento em 12 parcelas, então o mesmo receberá o pagamento da venda dividido em 12 meses, ou conforme a opção do cliente no momento da compra. Caso o vendedor disponibilize um número menor de parcelas para o cliente, então receberá o valor correspondente a tal ação.

É importante que o vendedor entenda a sua própria realidade e necessidade na hora de fazer esta escolha e ao mesmo tempo verificar o mercado para saber como os concorrentes estão agindo neste aspecto, dentro do Magazine Luiza. Por que sim, o parcelamento pode ser um fator decisivo no momento da compra de um produto.O Magazine Luiza fez o lançamento do “Luiza Cred”, que hoje é responsável por toda a parte financeira das próprias operações. Com isso, se conseguiu aumentar o potencial de antecipação, então conforme o vendedor começa a enviar as encomendas em dia, dentro do prazo e agir conforme o esperado, ele começa a ter capital para antecipar. Antecipar o que? O pagamento das parcelas.O capital usado para antecipação pode garantir que o vendedor receba até 100% do valor no momento da venda, sem a necessidade de esperar os 12 meses para receber o valor integral, sendo necessário apenas o pagamento de uma pequena taxa para que isso ocorra que compensa e muito por conta da necessidade de fluxo de caixa.

É preciso que o vendedor entenda a sua realidade para que decida na hora de garantir, ou não, ao cliente a opção de parcelamento em até 12 vezes.

No próximo tópico falaremos sobre as integrações do Magazine Luiza

Page 9: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

O Buybox é o botão de “comprar” dentro do produto. Falando de forma simples, quando falamos em mercado livre, o vendedor é o dono do botão de comprar sempre que se entra em seu anúncio. Isso é Buybox, o vendedor é o dono da caixa de compra.

Quando se fala em B2W é o mesmo esquema, o vendedor também é o dono da caixa de compra. A B2W pega o código de barras dos produtos e os unifica em uma única caixa de compra (Buybox), esta caixa é o sonho de consumo dos vendedores.

No caso da B2W, a Buybox se dá principalmente pela avaliação, como explicado logo abaixo:

- Avaliações abaixo de 3,2% nunca ganham uma Buybox, enquanto uma avaliação de 4,5% para cima já está na disputa por uma . A disputa por Buybox de dá pela somatória entre preço, frente e prazo de entrega. Então pouco adianta ter um bom prazo ou um bom preço ou apenas um bom frete, a somatória é que leva a ter a Buybox.

No próximo tópico falaremos sobre o que são as integrações da Magazine Luiza.

O que é a Buybox?

Page 10: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Vamos falar um pouco sobre integração no Magazine Luiza. Como a B2W, a Magalu também fez um movimento de compra. Ela comprou uma empresa de software que se chama “IntegraCommerce”. Basicamente, está empresa está na divisão entre a venda no sistema do Magalu é a integração com o restante do universo virtual.

Seguindo a lógica proposta acima, todo mundo que está integrado ao sistema está ligado ao IntegraCommerce. Neste ponto entra um adendo muito importante, é importante encontrar e escolher muito bem o parceiro de integração no Magazine Luiza.

Muitas pessoas perguntam: “Eu consigo usar apenas o IntegraCommerce?”. Sim, consegue, assim como na B2W você pode usar apenas a SkyHub, no Magalu você pode usar apenas a IntegraCommerce. Mas é preciso deixar claro que isso não é o recomendado.

Como estes softwares de integração foram comprados por estas empresas (marketplaces), eles não possuem o menor interesse em ter integrações boas, baratas e funcionando perfeitamente para outros canais. Isso quer dizer que o vendedor acaba ficando refém a um preço que não é nada agradável.

A recomendação é que, por exemplo, o vendedor utilize o Bling como meio de integração para o Magazine Luiza. Utilizando o Bling, o vendedor irá possuir um custo muito baixo e ao mesmo tempo, caso você já faça uso do Bling na B2W poderá aproveitar tudo o que á fez, apenas separando categorias.

A integração é muito importante. O Bling, por exemplo, possui mais de 50 funcionários trabalhando em seu suporte e uma equipe com mais de 90 pessoas prontas para te atender, além de estar integrado a mais de 250 canais de venda. Então a recomendação é de que se use integração no Magazine Luiza, evitando que o barato acabe saindo caro.

O que são as integrações do Magazine Luiza?

Page 11: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

Chegamos ao final deste treinamento sobre o Magazine Luiza. Aqui você obteve uma pincelada geral e entendeu melhor como funciona o ambiente proposto pelo Magalu.

Aqui eu deixo para você o link para você fazer o seu cadastro no Magazine Luiza. Aproveite, se cadastre, faça sua integração e deixe tudo na ponta do lápis. Se você até agora não está no Magalu, está perdendo tempo.

O Magazine Luiza tem mostrado um crescimento gigantesco e tem aproximado cada vez mais os seus vendedores, garantindo a mesma oportunidade para todos, fazendo com que todos possam vender dentro do sistema.

Agora é a sua vez!

Page 12: Como começar a vender na - Universidade Marketplaceuniversidademarketplaces.com.br/arquivos/e-book... · nota fiscal avulsa, esses não serão aceitos pelo sistema, pois o que se

https://www.youtube.com/mercadonautashttps://www.youtube.com/mercadonautashttps://www.youtube.com/mercadonautashttps://www.youtube.com/mercadonautas

https://www.instagram.com/alevnogueiraa/

https://www.facebook.com/univmarketplaces/

https://www.instagram.com/alevnogueiraa/

https://www.facebook.com/univmarketplaces/

https://www.nubimetrics.comhttps://www.nubimetrics.com

https://mulheresnoecommerce.com.brhttps://mulheresnoecommerce.com.brhttps://mulheresnoecommerce.com.br

http://bit.ly/tray-ecommercehttp://bit.ly/tray-ecommercehttp://bit.ly/tray-ecommercehttp://bit.ly/tray-ecommerce

http://bit.ly/melhor-envio-linkhttp://bit.ly/melhor-envio-linkhttp://bit.ly/melhor-envio-linkhttp://bit.ly/melhor-envio-linkhttp://bit.ly/melhor-envio-link

http://bit.ly/bling-inscricaohttp://bit.ly/bling-inscricaohttp://bit.ly/bling-inscricaohttp://bit.ly/bling-inscricao

https://plugg.tohttps://plugg.tohttps://plugg.tohttps://plugg.to