como clubes novos subsÍdios prioridade · independente de estarmos participando da nossa...

8
DISTRITOS Encontre ótimos candidatos para os Centros Rotary pela Paz COMO Conheça estratégias para realizar um Dia da Saúde da Família CLUBES Fortaleça seu clube tratando os associados como clientes NOVOS SUBSÍDIOS Torne seu projeto sustentável PRIORIDADE Veja ideias para arrecadar fundos em prol da erradicação da pólio Marion Bunch, rotariana de Atlanta (EUA), lidera os Dias da Saúde da Família, que ajudaram milhares de africanos. JANEIRO 2014

Upload: hoangnhi

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DISTRITOS Encontre ótimos candidatos para os Centros Rotary pela Paz

COMO Conheça estratégias para realizar um Dia da Saúde da Família

CLUBES Fortaleça seu clube tratando os associados como clientes

NOVOS SUBSÍDIOS Torne seu projeto sustentável

PRIORIDADE Veja ideias para arrecadar fundos em prol da erradicação da pólio

Marion Bunch, rotariana de Atlanta (EUA),

lidera os Dias da Saúde da Família, que

ajudaram milhares de africanos.

JANEIRO 2014

RON D. BURTON

DISTRITOS

Enda Young, ex-bolsista dos Centros Rotary pela Paz e associado do Rotary E-club do Distrito 1100 (que engloba parte da Inglaterra e do País de Gales), é mediador e gerente de treinamento na empresa TIDES Training & Consultancy, uma instituição sediada em Belfast, Irlanda do Norte, que trabalha pela difusão da paz. “Nós ensinamos às pessoas habilidades práticas para enfrentarem os desafios cotidianos e lidarem com o legado da violência política”, explica ele.

Mais de 800 ex-bolsistas do programa também atuam para promover a paz e solucionar conflitos pelo mundo. Agora é a hora de você buscar candidatos para se juntarem à nossa rede de especialistas. Como o prazo para os distritos enviarem as inscrições ao RI é 1º de julho, os clubes devem encaminhá-las aos representantes distritais em maio. Os programas de mestrado

em cinco dos nossos Centros Rotary aceitam até 50 bolsistas por ano, enquanto que o curso de aperfeiçoamento profissional na Chulalongkorn University, em Bangcoc, aceita até 60 estudantes.

Mahamoud Ahmad, ex-bolsista Rotary pela Paz, trabalha atualmente na Action Aid International como coordenador de apoio ao programa para o desenvolvimento da Hargeisa, Somália, e também leciona na University of Admas. “Investir no futuro dos líderes mundiais é a melhor abordagem para fazer a diferença no mundo e contribuir para que a paz e a compreensão prevaleçam”, diz ele.

Onde encontrar candidatos para os Centros Rotary pela Paz

A essência do Rotary, se formos analisar, é simples: nós unimos pessoas de todo o mundo e lhes damos a chance de criar um mundo mais pacífico.

Isso me faz lembrar de uma história contada por Lloyd Morris, ex-governador e presidente da Comissão do Intercâmbio de Jovens do Distrito 5010, que engloba Yukon

(Canadá) e Alasca (EUA). Em certo ano, o Rotary Club de North Pole (Alasca) hospedou uma estudante de Novosibirsk (Leste da Rússia). Ela contou ao seu pai, Victor, tantas coisas boas sobre o Pólo Norte que ele decidiu fazer uma visita.

No final da viagem, Lloyd convidou Victor e alguns rotarianos para irem à sua casa. Durante a conversa, Victor começou a falar sobre seu trabalho no Exército Soviético durante a Guerra Fria. “Eu era responsável por interceptar comunicações no caso de um ataque nuclear para que pudéssemos reagir imediatamente”, contou.

“O alvo de todos os nossos mísseis nucleares eram os Estados Unidos”, ele continuou. “Mas em vez de mandar os mísseis para vocês, mandei a minha filha.”

O Rotary nos permite promover a paz da maneira mais eficaz possível: unindo pessoas de diferentes nacionalidades e culturas em um ambiente de amizade e confiança. Nós unimos pessoas através dos serviços humanitários, da nossa Convenção Internacional, do programa Intercâmbio de Jovens, de bolsas de estudos e dos programas da Fundação, sobretudo o Pólio Plus. Tentamos ajudar as pessoas a resolverem seus problemas de forma pacífica, por meio da colaboração e de parcerias, trabalhando para atender a necessidades básicas da humanidade.

Independente de estarmos participando da nossa Convenção Internacional, realizando um projeto ou visitando o Alasca, o Rotary dá a cada um de nós a oportunidade de promover a paz.

PROCURA-SE

Maria Celeste Morell, de Córdoba (Argentina), estuda com outros bolsistas da

International Christian University em Tóquio (Japão).

ONDE ENCONTRAR CANDIDATOS:

Universidades. Contate associações de ex-alunos, centros de cursos no exterior e departamentos acadêmicos de estudos internacionais, ciências políticas ou campos relacionados à paz.

Agências governamentais.

Ligue para escritórios do governo e delegacias de polícia, e contate membros de núcleos diplomáticos que trabalham em embaixadas ou consulados.

Organizações não governamentais.

Converse com organizações comunitárias e internacionais, especialmente aquelas que já trabalham com seu clube ou com as quais os associados tenham contato.

Programas do Rotary. Busque ex-participantes do Interact, Rotaract e de bolsas de estudos.

Grupos internacionais de voluntários.

Identifique ex e atuais voluntários de organizações como Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha e Peace Corps. Tais pessoas têm experiência e interesse no trabalho em prol da paz e do desenvolvimento de outros países.

Contribua agora e nos ajude a chegar à meta de US$125 milhões até 2015 para termos um fundo permanente para os Centros Rotary pela Paz. Várias opções de doação estão disponíveis.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

NÚMERO DE LOCAIS COM DIAS DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Nigéria 70Uganda 120

África do Sul 160

Não levou muito tempo para que Marion Bunch reconhecesse a importância das parcerias. Desde o início de seu trabalho para combater a aids ela contou com a ajuda de mentores e especialistas no assunto. Assim, para ampliar o impacto de seus projetos, ela começou a construir relacionamentos com grandes empresas, agências governamentais, organizações da área da saúde e outras instituições sem fins lucrativos.

O benefício desta estratégia ficou claro em sua maior iniciativa até o momento: os Dias Rotários da Saúde da Família. No projeto, realizado em maio, rotarianos de 365 clubes viajaram por três dias pela Nigéria, África do Sul e Uganda para ajudar profissionais da área médica e funcionários do governo a prestarem atendimento gratuito a 250.000 pessoas carentes.

O Grupo Rotarianos em Ação pela Saúde da Família e Combate à Aids (RFHA) atua como parceiro de mobilização

e implementação. Mas a iniciativa conta com grandes patrocinadores, como Fundação Africana da Coca-Cola, Corporação de Radiodifusão da África do Sul, Delta Airlines, Centro Norte-Americano de Prevenção e Controle de Doenças, Usaid e ministérios da saúde de cada uma das três nações africanas.

Um Subsídio Global está apoiando locais de atendimento na Nigéria e Uganda. Marion conta que o RFHA tem um modelo de eficácia comprovada para pedidos de Subsídios Globais de clubes e distritos interessados em patrocinar um Dia da Saúde da Família em 2014.

“Desde o começo, percebi que encontrar organizações parceiras na área de combate ao HIV/aids seria importante, pois os rotarianos não são especialistas no assunto”, explica Marion, que é associada do Rotary Club de Dunwoody (EUA) e CEO do RFHA.

Seu trabalho começou com um simples projeto de clube para ensinar estudantes da Geórgia sobre o HIV/aids alguns anos depois da morte de seu filho em decorrência da doença, em 1994. Agora em seu terceiro ano, o evento em prol da saúde da família se expandiu para três dias (em vez de um só) e passou a incluir todas as províncias da África do Sul. Em 2013, 400 locais prestaram serviços, como exames de HIV e malária, orientação sobre a aids, doação de vermífugos, testes de diabetes, verificação de pressão sanguínea, atendimento odontológico, mamografia e educação sobre higiene.

“A utilização de parcerias foi a abordagem ideal para ajudar as crianças e suas famílias”, ela conta. “Devemos trabalhar juntos para atingirmos nossos objetivos. Eu consegui fazer esse trabalho graças à força da marca do Rotary e ao respeito com que é vista.”

FAZER PARCERIAS EM PROL DA SAÚDE

Veja Marion Bunch falar sobre a força da Marca do Rotary

para atrair grandes parceiros.

COMO…

PRAZOSCLUBES

QUER UM CLUBE FORTE?Trate seus associados como clientes

10 de janeiro Para enviar pedidos de estandes para a Convenção de 2014.

1º de fevereiro Para Rotaract Clubs enviarem o formulário de Reconhecimento a Projetos Excepcionais do Rotaract.

28 de fevereiro Para participar do concurso anual de fotos da The Rotarian.

15 de março Para se qualificar ao Prêmio Rotary Club Central de 2013-14, definindo pelo menos 15 metas na plataforma on-line. Reconhecimentos para os clubes serão distribuídos aos governadores em maio.

COMPARECIMENTO

6 de fevereiro Para solicitar mudanças ou cancelamentos (sem multa) de quartos reservados para grupos pela Experient para a Convenção de 2014. Prazo para o pré-pagamento ao hotel por duas diárias por quarto, sem direito a reembolso.

1º de março Para fornecer à Experient os nomes dos integrantes do grupo que se hospedará no hotel que reservou.

15 de março Para participar da Conferência

Presidencial de Novas Gerações em Buenos Aires (Argentina).

28-30 de março Para participar da Conferência Presidencial de Novas Gerações em San Francisco (EUA).

31 de março Prazo para se inscrever à Convenção pagando a taxa reduzida. Depois desta data, inscreva-se on-line pelo mesmo preço que será cobrado no local do evento.

INDICAÇÕES

1º de marçoPara os governadores de distrito enviarem indicações ao Prêmio a Cônjuge/Parceiro de Rotariano por Prestação de Serviços.

15 de marçoPara os governadores enviarem indicações ao Prêmio por Realizações Significativas.

31 de marçoPara Rotary, Rotaract e Interact Clubs enviarem os formulários da Menção Presidencial de 2013-14 aos governadores.

15 de abril Para clubes enviarem formulários Reconhecimento por Iniciativas de Desenvolvimento do Quadro Associativo aos governadores.

“Seu Rotary Club tem um novo associado que está todo entusiasmado”, diz Brent Rosenthal, assistente do coordenador do Rotary da Zona 30. “Depois de um ou dois anos ele sai do clube sem ter se envolvido em atividade alguma.” Você conhece algum caso parecido?

Segundo Brent, que foi governador do Distrito 6690 (EUA) em 2011-12, é possível acabar com esse ciclo: trate todos os associados do clube como clientes. Assim, eles irão se interessar pelas reuniões, servir como voluntários em projetos e se tornar rotarianos totalmente engajados.

Depois de adotar o conceito “associados são clientes” em 2011-12, o Distrito 6690 registrou o primeiro aumento real no quadro associativo após sete anos de perdas. O conceito agora

faz parte do Plano Regional para Desenvolvimento do Quadro Associativo da Zona 30, na América do Norte.

“Precisamos saber o que os associados querem, mas devemos ter coragem para implementar as mudanças necessárias”, explica Brent. “Como descobrir o que os associados querem? É só perguntar!” Brent sugere uma breve pesquisa no clube, debates informais ou grupos de enfoque.

“Daí vem o difícil trabalho de mudar programas, atividades e comportamentos do clube para atrair e engajar associados”, ele complementa.

“As pessoas têm tempo limitado”, explica. “Elas apenas se associam e permanecem em organizações se sentirem que o seu tempo está sendo bem usado.” A maior parte dos jovens, por exemplo, se associa para fazer contatos

profissionais. Mas segundo Brent, muitos clubes mais antigos não oferecem oportunidades neste aspecto que é intrínseco ao Rotary. “As cinco Avenidas de Serviços, inclusive a de Serviços Profissionais, são de igual importância”, ele ressalta.

“Eu me associei ao Rotary pelo networking”, conta. “Depois de alguns anos me envolvi bastante em projetos e a partir daí comecei

minha carreira rotária. Mas o que me levou à associação inicialmente foi a oportunidade de fazer contatos.”

Veja dicas para criar um clube mais forte nos Planos Regionais para DQA.

Leia a publicação Introdução aos Serviços Profissionais.

ERROS FATAISBRENT LISTA AS FALHAS MAIS COMUNS NA ÁREA DE DQA:

Concentrar-se apenas em recrutamento, não em engajamento

Forçar os novos associados a se adaptarem ao clube

Não entender as necessidades dos associados

Culpar os novos associados por saírem, em vez de avaliar o que o clube oferece

Brent Rosenthal (à esquerda) com associados do Rotary e Interact Club de

Byesville, Ohio.

NOVOS SUBSÍDIOS

Vamos supor que o projeto pelo qual seu Rotary Club é conhecido apoia um orfanato na América Central. Todo ano, no inverno, o clube realiza um evento de arrecadação cujos fundos cobrem o almoço e um copo de leite por dia para cada criança. Na primavera, diversos associados visitam o orfanato e levam livros e brinquedos.

Se você transformar este projeto em uma atividade sustentável, o clube pode multiplicar seu impacto e até mesmo expandir a iniciativa a outras comunidades, com praticamente o mesmo valor. Se o clube formar uma parceria para doar casais de animais (boi e vaca, galo e galinha, cabra e bode) ao orfanato, as crianças terão carne, leite e ovos. O excedente dos produtos pode ser vendido para alimentar e comprar mais animais. Se você treinar os funcionários ou estudantes

sobre cuidados veterinários, as crias dos animais podem ajudar a manter o orfanato por várias gerações.

Os Rotary Clubs de Adana-Cukurova (Turquia) e Frutal (Brasil) deram a 2.500 alunos de Adana novos banheiros e instalações sanitárias limpas com a ajuda de um Subsídio Global. Para tornar o projeto sustentável, eles formaram uma equipe de médicos e voluntários para treinar os pais e professores, os quais podem dar aos estudantes orientação sobre hábitos de higiene que podem prevenir doenças, como hepatite e gripe.

Para promover a lavagem das mãos e outras práticas de saúde durante o ano, os rotarianos criaram um concurso de arte e redação, colaram pôsteres nas paredes de banheiros e

IMPACTO A LONGO PRAZO Como tornar seu projeto sustentável

Confira e compartilhe um vídeo que celebra as iniciativas humanitárias do Rotary em todo o mundo.

VEJA OUTRAS IDEIAS PARA QUE SEUS PROJETOS TENHAM IMPACTO DURADOURO:

Projeto: compra de equipamento e materiais para teste de tuberculoseComo torná-lo sustentável: envie uma equipe de formação profissional para ensinar profissionais locais da área médica a melhorar os testes e o diagnóstico da doença, e fazer um tratamento mais eficaz. Faça o upgrade dos equipamentos médicos e dê treinamento sobre sua manutenção e conserto.

Projeto: abertura de poçoComo torná-lo sustentável: além de fornecer água limpa, treine membros da comunidade sobre manutenção do poço, conservação da água e higiene. Crie um conselho comunitário, cujos membros coletarão pequenas taxas pelo uso da água. A verba coletada serve para cobrir conserto e substituição de peças.

Projeto: entrega de máquinas de costura a escola profissionalizanteComo torná-lo sustentável: ensine os estudantes a elaborarem um plano de negócios. Treine os professores para fazer o marketing das roupas produzidas na escola e também para cuidar da manutenção das máquinas de costura. Doe também materiais como linha e tesouras.

organizaram um evento anual na escola chamado “Dia da Higiene”. “Concluímos que a sustentabilidade pode ser alcançada através da introdução diária de práticas de higiene na vida dos estudantes, não apenas através de avisos dos professores”, conta Tugrul Yegenaga, do Rotary Club de Adana-Cukurova.

SEIS PASSOS PARA A SUSTENTABILIDADE

AVALIAR AS NECESSIDADES DA COMUNIDADE

MOTIVAR OS BENEFICIÁRIOS A SE RESPONSABILIZAREM PELO PROJETO

USAR RECURSOS LOCAIS

IDENTIFICAR FONTE LOCAL DE FUNDOS

DAR TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO

MONITORAR E AVALIAR

VOCÊ SABIA?FORÇA NOS NÚMEROS

O Rotary Club de South Metro Minneapolis Evenings se reúne duas vezes ao

mês e organiza eventos comunitários periodicamente.

Clubes que definirem pelo menos 15 metas no Rotary Club Central até 15 de março de 2014 receberão um certificado de reconhecimento. Conforme anunciado pelo presidente Ron Burton, eles serão distribuídos aos governadores em maio. Para acessar o Rotary Club Central, faça o login em Meu Rotary (www.rotary.org/pt).

Temos guias para aumentar a conscientização sobre o Rotary na Central de Documentos. Acesse a parte de marketing e relações públicas para saber mais sobre a nossa nova identidade visual.

O terceiro webinar da série “O ciclo do projeto” será realizado no dia 13 de fevereiro e abordará a fase de obtenção de recursos. Faça a sua inscrição agora mesmo! Se você perdeu os dois primeiros, acesse o nosso site para ver a gravação.

Nas Conferências de Novas Gerações, jovens do mundo inteiro podem ajudar com um projeto rotário ao aprenderem sobre as oportunidades para desenvolvimento da liderança disponíveis através do Rotary. Acesse a página do presidente Ron Burton no Facebook para ler notícias sobre as duas primeiras conferências, realizadas em Chennai (Índia) e Kampala (Uganda). As próximas três serão em Buenos Aires (Argentina), no dia 15 de março; San Francisco (EUA), de 28 a 30 de março; e Birmingham (Inglaterra) no dia 14 de abril. Um evento de encerramento será realizado durante da Convenção de 2014 em Sidney, Austrália.

O Relatório do Rotary International e da Fundação Rotária de 2012-13 já está disponível. Encomende exemplares ou acesse a versão on-line para ver nossas conquistas do ano passado.

Em pouco mais de dois anos, a rotariana Géné Villaça-Crestia, de Benin, ajudou a fundar o Rotary Club de Cotonou Rive Gauche e outros três clubes, dois deles formados quase que inteiramente por jovens. Sua técnica é simples: compartilhar sua paixão pelo Rotary com familiares, amigos e pessoas da comunidade. Ela já chegou a ter que esperar por horas para falar com pessoas importantes de sua região sobre o Rotary, mas um “não, obrigado” raramente a faz desistir.

Géné, presidente fundadora do clube, diz que o que mais gosta de dizer a associados potenciais é que, como rotarianos, eles podem ser o elo entre milhões de dólares disponíveis por meio da Fundação e as populações mais pobres do mundo. “Saber disso e não se tornar rotariano é praticamente um crime”, ela diz. “As pessoas dizem que

se associaram pois sentiram minha paixão pela organização e eu consegui passar o mesmo sentimento a elas.”

Outro ponto a ser promovido é a flexibilidade e o preço das reuniões semanais, algo que pode realmente atrair os jovens. Por exemplo, o custo das reuniões do Rotary Club de South Metro Minneapolis Evenings (EUA) é mais baixo por não incluírem refeições. Além disso, o clube substitui uma reunião ordinária ao mês por um evento de voluntariado, como trabalho no banco de alimentos local.

Compartilhar exemplos de iniciativas humanitárias nas áreas de enfoque do Rotary também pode ajudá-lo com o recrutamento de associados. Ao se envolver mais na comunidade e divulgar os resultados, o Rotary Club de Guaxupé (Brasil)

DICAS PARA PROMOVER O ROTARY Ideias de clubes de Benin e do Brasil para recrutar associados

aumentou o quadro associativo em mais de 50%. Quando Claudio Speiguel se tornou o presidente, em 2005, havia menos de 20 associados.

“Nós criamos um programa semanal em um canal regional chamado “Rotary na

Comunidade”, um talk show com entrevistas e apresentações sobre o nosso trabalho e o Rotary”, ele conta. “Conseguimos chegar a muitas pessoas com a nossa mensagem.”

TAKE ACTION: endpolionow.org

More than 1,000 people tweeted about Rotary’s World Polio Day Global Update

More than 31,000 people liked, commented, or

shared Facebook posts about the event

1 million+page views of endpolionow.org

MEDIAMedia coverage included HuffPost Live, Voice of America, The Hindustan Times, Radio France, The Vanguard, Die Welt, El Clarin, Pakistan Today, Wall Street Journal’s India Real Time, among others.

Rotary clubs around the world held events to raise awareness for polio eradication. In India alone, more than 40 landmarks were illuminated with the End Polio Now message.

75% new site visits

Viewers in 15 countries (including Brazil, South Africa, and Ukraine) tuned in for the live broadcast of World Polio Day: Make History

11,000 live and archived video views in five days

INDIA

WORLD POLIO DAY 24 October 2013

Durante os próximos quatro anos, seu clube pode triplicar o valor arrecadado em todos os eventos em prol do combate à pólio. Até 2018, cada dólar que o Rotary se comprometer a doar à OMS e ao Unicef para a imunização contra a doença será equiparado em dois dólares pela Fundação Bill e Melinda Gates, até US$35 milhões por ano.

Está procurando novas ideias de arrecadação de fundos? Confira as dicas destes eventos, organizados em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro.

Dia de treinamento: Na Carolina do Norte (EUA), a Sandler Training patrocinou um dia de treinamento sobre vendas, administração e liderança, com os lucros líquidos destinados à luta contra a pólio. Em seus

primeiros três anos, o evento do Distrito 7690 arrecadou mais de US$715.000. Os participantes pagaram de US$199 a US$349, dependendo da data de inscrição, para um treinamento de valor equivalente a US$3.000.

Corrida de monstros: Competidores fantasiados de zumbis, fantasmas e bruxas participaram do Monster Dash 2013, corrida anual de arrecadação para a luta contra a pólio patrocinada pelo Rotary Club de Harker Heights (EUA). Em quatro anos, o evento já arrecadou mais de US$17.000.

O gosto do sucesso: Na região do Algarve (Portugal), associados do Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Vinhos organizaram um jantar com a degustação de dois vinhos premiados da Quinta do Pinto,

cujo dono é sobrevivente da pólio. Cerca de um terço do valor do ingresso foi destinado à campanha de erradicação da pólio.

Rivais por uma boa causa: Rotarianos de Montana (EUA) fizeram um desafio relacionado a dois times de futebol americano para ver quem conseguia arrecadar mais fundos entre 1º de outubro e o dia do jogo, 23 de novembro. O Rotary Club de Missoula ficou com os Grizzlies, da University of Montana, e o Rotary Club de Bozeman com os Bobcats, da Montana State University.

Pedalar é preciso: Rotary Clubs da Nigéria patrocinaram a primeira corrida de bicicleta da nação. Realizado em Lagos, o evento teve circuitos para todos os níveis de ciclismo

e contou com a presença da nova embaixadora da campanha “Falta Só Isto”, Funke Akndele.

Superando os obstáculos: O Rotary Club de Rolla (EUA) patrocinou um evento em que os competidores tinham que percorrer um circuito com 100 obstáculos... na lama. Este foi um dos três eventos de arrecadação em prol da luta contra a pólio que os associados do clube realizaram em 2013.

Veja recursos para difundir a erradicação da pólio em www.endpolio.org/pt.

Janeiro de 2014 — Ano 4, número 4

O Rotary Leader é uma publicação eletrônica para líderes de clubes e distritos oferecida em oito idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português e espanhol. O Rotary Leader é publicado pelo Rotary International, One Rotary Center, 1560 Sherman Avenue, Evanston, IL 60201-3698 EUA.

Web www.rotary.org/pt Fax +1-847-866-9732 Tel. +1-847-866-3000

Assinaturaswww.rotary.org/myrotary/pt/newsletters

Copyright © 2014 by Rotary International.

Envio de materiais Se quiser encaminhar histórias para possível veiculação sobre iniciativas

de clubes e distritos nas áreas de promoção da imagem pública, desenvolvimento do quadro associativo e eventos de arrecadação de fundos, envie descrições, fotos e informações de contato para [email protected]. Devido ao grande volume de material recebido, a publicação da sua história não é garantida.

Editora Janis Young Chefe de redação Janice S. Chambers Designer Megan Moulden Escritores Daniela Garcia Arnold GrahlAntoinette Tuscano Fotógrafas Alyce Henson Monika Lozinska Editoração Heather AnttiBeth Duncan Controle de qualidade Kelly DohertySusan HylandTraduçãoLígia Lima

PRIORIDADE ROTARY LEADER

AJUDE A ERRADICAR A PÓLIO AGORANovas ideias para arrecadação de fundos

ENTRE EM AÇÃO: www.rotary.org/brandcenter

DÊ VIDA À HISTÓRIA DO ROTARY

No nosso novo Brand Center você pode acessar recursos e modelos de materiais para ajudá-lo transmitir uma mensagem ainda mais clara e relevante sobre o Rotary. A uniformidade da nossa comunicação e do nosso visual é essencial para fortalecermos a imagem do Rotary. Acesse www.rotary.org/pt para saber mais sobre o lançamento do Brand Center.