como as criancas aprendem

4
Adaptando e sintetizado algumas ideias a partir do texto - Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos (p.25 até 27 e p. 65 até 89). Livro: Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Solé; trad. Cristina Maria de Oliveira. POA: Artes Médicas Sul, 1999. Como as crianças aprendem? Os meninos e as meninas aprendem comportamentos, destrezas, hábitos e conhecimentos, de maneiras muito variadas. No decorrer da história da psicologia e da pedagogia, tem-se explicado, de diversas formas, a aprendizagem nessa idade. Esta aprendizagem pode acontecer através de variados caminhos, destacaremos aqui a experiência com os objetos e com as situações, considerando as suas relações com a questão do tempo e do espaço. A experiência com os objetos O processo de conhecimento das crianças inicia, desde pequenas, com a exploração dos objetos. Tal como destaca Piaget (1969), a criança conhece quando atua sobre os objetos, quando pratica ações sobre os objetos e estas vão sendo complexificadas à medida que vai ampliando as ações e relações sobre os objetos. A exploração e experimentação que a criança faz sobre os objetos, proporciona-lhe um conhecimento do mundo que a envolve: as características dos objetos (os seus sons, “gostos”, os que se movem...), as relações que podem ser estabelecidas entre os objetos e as situações (se movo isto, posso ver o que está em cima; se peço algo conseguirei que vem me ver,etc.) Durante toda a infância, a atividade sobre os objetos será muito importante. Porém, à medida que começa a estabelecer a capacidade de comunicação através do uso de linguagem, haverá uma variação no tipo de atividade que a criança fará para conhecer o mundo: ela passará a fazer operações mentais não visíveis, utilizando a linguagem como instrumento de pensamento. De qualquer modo, o contato com os objetos e a experiência que a criança tem através do jogo individual, em grupo ou com uma pessoa adulta, são situações de aprendizagem básicas durante Disciplina: Ciências Sociais na Educação Infantil – 2012/2 Profª.: Denise Wildner Theves

Upload: janaina-rosa

Post on 26-Jul-2015

1.314 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como as Criancas Aprendem

Adaptando e sintetizado algumas ideias a partir do texto - Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos (p.25 até 27 e p. 65 até 89).

Livro: Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Solé; trad. Cristina Maria de Oliveira. POA: Artes Médicas Sul, 1999.

Como as crianças aprendem?Os meninos e as meninas aprendem comportamentos, destrezas,

hábitos e conhecimentos, de maneiras muito variadas. No decorrer da história da psicologia e da pedagogia, tem-se explicado, de diversas formas, a aprendizagem nessa idade.

Esta aprendizagem pode acontecer através de variados caminhos, destacaremos aqui a experiência com os objetos e com as situações, considerando as suas relações com a questão do tempo e do espaço.

A experiência com os objetosO processo de conhecimento das crianças inicia, desde pequenas,

com a exploração dos objetos. Tal como destaca Piaget (1969), a criança conhece quando atua sobre os objetos, quando pratica ações sobre os objetos e estas vão sendo complexificadas à medida que vai ampliando as ações e relações sobre os objetos.

A exploração e experimentação que a criança faz sobre os objetos, proporciona-lhe um conhecimento do mundo que a envolve: as características dos objetos (os seus sons, “gostos”, os que se movem...), as relações que podem ser estabelecidas entre os objetos e as situações (se movo isto, posso ver o que está em cima; se peço algo conseguirei que vem me ver,etc.)

Durante toda a infância, a atividade sobre os objetos será muito importante. Porém, à medida que começa a estabelecer a capacidade de comunicação através do uso de linguagem, haverá uma variação no tipo de atividade que a criança fará para conhecer o mundo: ela passará a fazer operações mentais não visíveis, utilizando a linguagem como instrumento de pensamento. De qualquer modo, o contato com os objetos e a experiência que a criança tem através do jogo individual, em grupo ou com uma pessoa adulta, são situações de aprendizagem básicas durante todo o período que poderíamos considerar como etapa da educação infantil.

É por isso que necessitamos proporcionar situações de jogo, experiência e manipulação de objetos diversos, bem como a realização de experiências adequadas aos meninos e meninas dessa idade.

As experiências com as situaçõesA criança pequena, além das experiências com os objetos, vive

muitas experiências relacionadas com as situações da vida cotidianas. Essas experiências também lhe permitem formar esquemas que a ajudam a predizer e a antecipar o que é natural que aconteça em determinada situação na qual esteja envolvida, a imaginar o resultado de sua ação em

Disciplina: Ciências Sociais na Educação Infantil – 2012/2

Profª.: Denise Wildner Theves

Page 2: Como as Criancas Aprendem

uma determinada cena, etc. Assim, tanto as situações como as rotinas da vida cotidiana (despertar-se, vestir-se tomar café...) ou, ainda, outras situações mais esporádicas servem para fazer uma representação de cenas que possuem uma lógica, uma sucessão determinada e que sempre estão presentes de uma maneira muitos similar.

Através de tais situações, a criança aprende a identificar objetos que são previsíveis de encontrarem-se em determinados lugares (é estranho encontrar uma escova de dentes na cozinha, por exemplo), maneira como as coisas estão habitualmente situadas no espaço (as cadeiras encostadas ou abaixo da mesa, os quadros nas paredes) e também a sucessão temporal de determinadas situações (primeiro tira-se as fraldas sujas, depois se põe fraldas limpas, etc.)

As experiências reiterativas ajudam no estabelecimento desses esquemas de conhecimento e permitem à criança conhecer as situações mais prósperas. Esses conhecimentos vão dar segurança de que são situações em que ela pode fazer predições e ter expectativas, pode saber que tipo de conduta se espera dela nesse contexto e, também, as pessoas que habitualmente encontrará nessa situação. Por isso, é importante haver experiências variadas na vida diária das crianças, mas com um certo componente de reiteração e de rotina que contribua para dar-lhe segurança e uma certa sensação de controle sobre os acontecimentos cotidianos.

Essas experiências com situações também ajudam a criança a ter alguns marcos claros e constantes de referência em relação às normas de conduta que necessita seguir e quais situações precisa evitar.

Assim, podemos ver que os meninos e as meninas dessa idade aprendem muitas coisas importantes por meio de sua própria participação nas situações mais habituais e cotidianas; aprendizagens que vão além de uma simples exercitação de hábitos e que são essenciais para a aprendizagem de conceitos que lhes servirá para continuarem conhecendo o mundo que os envolve.

Quais podem ser os “conteúdos” de trabalho?Os “conteúdos” podem ordenar-se e organizar-se em torno de

“áreas” (aqui referidos em termos de experiência). Essa expressão (“área”), por um lado, remete ao sentido experiencial que a aprendizagem e a construção da própria identidade possuem; por outro, reforça a necessidade de atender ao caráter global, tanto da realidade que a criança irá conhecer como da própria aproximação a tal realidade. Assim, na educação infantil, são âmbitos da experiência muito próxima das crianças:

A descoberta de si mesma. Acentua o processo do conhecimento que as crianças fazem de si

mesmas, a auto-imagem que vão configurando e as possibilidades de utilizar os recursos de que dispõem no caminho para a autonomia.

No decorrer desta etapa da “descoberta de si mesma” tem destaque o conhecimento, controle e domínio do próprio corpo; aquisição de hábitos de saúde, higiene e nutrição; construção da própria identidade e da auto-estima

o Conhecimento de si mesmo e do próprio corpo.o O corpo e o movimentoo O indivíduo na sociedade

Page 3: Como as Criancas Aprendem

A descoberta do meio social e natural. Está bastante ligada a primeira descoberta; essa área refere-se à

ampliação do meio infantil e ao conhecimento da realidade física e social que inclui uma determinada representação do mundo (de suas pessoas, acontecimentos, objetos, regularidades), a existência de vínculos de afeto e de sentimentos de pertinência (família, amigos, escola) e de respeito e valorização envolvendo tudo isso.

o Adaptação à escola e relação com outras pessoas.o Exploração do meio.o Jogo e experimentação.

A intercomunicação e as linguagens. A mediação entre o indivíduo e o meio, que possibilita tais aquisições,

ocorre com o uso dessas formas de comunicação e de representação, que se convertem, desde o início, em objeto de conhecimento de si mesmo e em instrumento para relação entre o eu e os outros; portanto, para uma aprendizagem e compreensão da realidade.

o Linguagem verbal, oral e escrita.o Linguagem matemática, musical, plástica.o Linguagem corporal.

As linguagens são formas de representação da realidade e servem para podermos criar, comunicarmo-nos e divertirmo-nos.

Aprendemos através da relação que estabelecemos com os objetos e as pessoas. É fundamental proporcionar experiências diversas às crianças e ajudá-las a estabelecerem relações entre suas experiências individuais e coletivas.