comissão do processo seletivo data da prova: 14/05/2017...

15
Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017 Caderno de Questões 1 Comissão do Processo Seletivo DATA DA PROVA: 14/05/2017 HORÁRIO: 9h às 12h CADERNO DE QUESTÕES CANDIDATO - Leia atentamente as instruções abaixo: 1 - Após a autorização do FISCAL confira se este caderno contém 45 ( quarenta e cinco) questões numeradas, observando se as páginas estão com a numeração correta; 2 - Você receberá 1 (um) cartão resposta. Confira o seu nome, número de inscrição e o curso para o qual você está inscrito e assinale o mesmo a caneta, no local determinado; TENHA MUITO CUIDADO PARA NÃO DOBRAR, AMASSAR, MANCHAR OU RASURAR O SEU CARTÃO RESPOSTA, POIS NÃO SERÁ FORNECIDO OUTRO CARTÃO; 3 - Você só deverá marcar o cartão resposta, quando tiver certeza da opção escolhida. Ao marcar sua opção de resposta, utilize caneta esferográfica azul ou preta e preencha totalmente o espaço| correspondente à sua opção de resposta, conforme a seguir: 4 - Para cada uma das questões, existe apenas uma opção que corresponde à resposta correta. A marcação de mais de uma opção anula a questão, mesmo que julgue que exista mais de uma opção correta; 5 - É vedado ao candidato solicitar explicações ao fiscal referente às questões da prova. O candidato que se sentir prejudicado deverá utilizar-se do direito do recurso, conforme edital; 6 - O candidato dispõe de 3 (três) horas para a realização da prova, reserve pelo menos 30 ( trinta) minutos finais para a marcação de seu cartão resposta. Somente será autorizada a saída dos primeiros candidatos após decorridos 120 (cento e vinte) minutos do início da prova. NÚMERO DA INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO (Favor escrever com letra de forma, separando nome e sobrenome com um espaço): ____________________________________ Assinatura do Candidato

Upload: lytruc

Post on 16-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 1

Comissão do Processo Seletivo

DATA DA PROVA: 14/05/2017 HORÁRIO: 9h às 12h

CADERNO DE QUESTÕES CANDIDATO - Leia atentamente as instruções abaixo:

1 - Após a autorização do FISCAL confira se este caderno contém 45 (quarenta e cinco) questões numeradas, observando se as páginas estão com a numeração correta; 2 - Você receberá 1 (um) cartão resposta. Confira o seu nome, número de inscrição e o curso para o qual você está inscrito e assinale o mesmo a caneta, no local determinado; TENHA MUITO CUIDADO PARA NÃO DOBRAR, AMASSAR, MANCHAR OU RASURAR O SEU CARTÃO RESPOSTA, POIS NÃO SERÁ FORNECIDO OUTRO CARTÃO; 3 - Você só deverá marcar o cartão resposta, quando tiver certeza da opção escolhida. Ao marcar sua opção de resposta, utilize caneta esferográfica azul ou preta e preencha totalmente o espaço| correspondente à sua opção de resposta, conforme a seguir: ● 4 - Para cada uma das questões, existe apenas uma opção que corresponde à resposta correta. A marcação de mais de uma opção anula a questão, mesmo que julgue que exista mais de uma opção correta; 5 - É vedado ao candidato solicitar explicações ao fiscal referente às questões da prova. O candidato que se sentir prejudicado deverá utilizar-se do direito do recurso, conforme edital; 6 - O candidato dispõe de 3 (três) horas para a realização da prova, reserve pelo menos 30 (trinta) minutos finais para a marcação de seu cartão resposta. Somente será autorizada a saída dos primeiros candidatos após decorridos 120 (cento e vinte) minutos do início da prova.

NÚMERO DA INSCRIÇÃO:

NOME DO CANDIDATO (Favor escrever com letra de forma, separando nome e sobrenome com um espaço):

____________________________________ Assinatura do Candidato

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 2

LÍNGUA PORTUGUESA O texto abaixo refere-se às questões de 01 a 10

ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA

Quando se fala da presença africana na Amazônia, há, muitas vezes, certo espanto. Ainda é muito

difundida a imagem de uma região Norte bastante "despovoada" no período colonial, com poucos ocupantes brancos em meio às populações indígenas.

A escravidão negra na Amazônia foi, de fato, menos expressiva em termos quantitativos quando comparada a outras regiões do país. Contudo, o papel dos escravos na criação de formas originais de vida e de adaptação às condições de vida na Amazônia não foi menor. As marcas dessas formas de vida e das lutas contra a escravidão estão presentes até hoje na memória dos quilombolas.

Os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio de ingleses, ainda no início do século XVII. Nesse período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, por diversas vezes, apossar-se do extremo norte do Brasil. Os colonos portugueses apenas se fizeram mais presentes na região amazônica a partir do século XVII tendo como principal preocupação defender e ocupar o território. Mas, para essa ocupação e também para a exploração econômica da região, a falta de mão-de-obra colocou-se, desde o início, como um problema. Num primeiro momento, a solução encontrada foi a escravização dos indígenas, os chamados "negros da terra".

A utilização de índios como escravos, apesar de usual, enfrentava resistências. A Igreja Católica, por exemplo, condenava essa prática. Existia inclusive uma lei, datada de 1680, que proibia a escravização de índios nas terras da colônia. Porém, os próprios chefes de província ignoravam essas proibições, o que gerava sérios conflitos entre os colonos e as diversas missões religiosas atuantes na região.

Para contornar os conflitos e garantir a mão-de-obra, a solução foi a adoção da escravidão de negros já existente em outras regiões do Brasil. O fluxo de escravos negros aumentou consideravelmente a partir da segunda metade do século XVIII, quando se formou o Estado do Grão-Pará e Maranhão, vinculando a administração da região diretamente a Portugal.

A compra de escravos negros foi subsidiada pela Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão em troca do monopólio do comércio na região amazônica. No período que vigorou de 1755 a 1778, a companhia trouxe à região mais de 25 mil escravos. Desse total, aproximadamente 15 mil se estabeleceram onde hoje é o Estado do Pará.

Com a extinção da companhia, o comércio de escravos continuou, porém em menor número. A partir desta época, os negros passaram a vir de outras regiões do país ou através do contrabando. O tráfico permaneceu ativo até as primeiras décadas do século XIX.

Os escravos trazidos da África trabalharam em atividades agrícolas (nas fazendas de cana-de-açúcar, de algodão, de cacau e de tabaco), no extrativismo das chamadas "drogas do sertão" (como a canela, a baunilha, o cravo, as raízes aromáticas, a salsaparrilha, o urucum e as sementes oleaginosas), além de servirem em trabalhos domésticos e em construções urbanas públicas e privadas. O aumento da oferta de mão-de-obra africana na Amazônia não eliminou a escravidão indígena. "Negros da terra" e "negros da África" dividiram, por muito tempo, o mesmo mundo de trabalho.

O contato e a interação social entre os índios e os negros resultaram na incorporação e na troca de elementos da cultura material e imaterial. Os quilombolas aprenderam com os índios alguns segredos das "matas" permitindo-lhes fugir e vencer os obstáculos com mais êxito. Além disso, lutaram juntos numa das principais insurreições populares do país no século XIX, a Cabanagem.

Mesmo estando sujeitos a uma série de limitações e de violências impostas pelo sistema escravista, os escravos negros buscaram a construção de certos espaços que lhes permitissem conquistar momentos de autonomia e de liberdade. Exemplos disso são as fugas, as rebeliões e, principalmente, os quilombos. Estes são fatos que demonstram que o escravo jamais exerceu um papel passivo na história brasileira. (com adaptações).

Fonte: http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/brasil/pa/pa_escravidao.html

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 3

QUESTÃO 1 É CORRETO afirmar que o tema apresentado visa provocar no leitor: (A) Um alheamento sobre a importância de negros e índios na cultura popular. (B) Uma valorização da história e da cultura amazônica. (C) Uma observação sobre os negros na Amazônia e sua busca por autonomia e liberdade. (D) Uma crítica explícita à falta de memória sobre tráfico negreiro na Amazônia. (E) Um engajamento das gerações futuras sobre o preconceito. QUESTÃO 2 Com base na leitura atenta do texto, pode-se afirmar que ele discorre principalmente sobre: (A) A preocupação dos colonos portugueses em defender e ocupar o território amazônico. (B) A história da escravidão negra na Amazônia. (C) A utilização de índios como escravos na Amazônia. (D) A escravização dos indígenas, os chamados "negros da terra". (E) O aumento da oferta de mão-de-obra africana na Amazônia. QUESTÃO 3 Assinale o fragmento que constitui, no texto, um exemplo de uso figurado da linguagem. (A) “Os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio de ingleses”. (3º parágrafo) (B) “Os colonos portugueses apenas se fizeram mais presentes na região amazônica a partir do século XVII...”. (3º parágrafo) (C) “Lutaram juntos numa das principais insurreições populares do país no século XIX...”. (9º parágrafo) (D) “A compra de escravos negros foi subsidiada pela Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará”. (6º parágrafo) (E) “"Negros da terra" e "negros da África" dividiram, por muito tempo, o mesmo mundo de trabalho”. (8º parágrafo)

QUESTÃO 4 Sobre a significação das palavras e das expressões no contexto do texto, pode-se afirmar que... (A) A expressão “escravidão negra” (2º parágrafo) refere-se à escravização dos povos indígenas. (B) A expressão “negros da terra" (3º parágrafo) refere-se aos povos africanos. (C) A palavra “quilombolas“ (9º parágrafo) é sinônimo de "negros da terra". (D) Em "negros da terra" e "negros da África", os termos grifados apresentam significados distintos. (E) A sentença “o escravo jamais exerceu um papel passivo na história brasileira” (10º parágrafo) significa que os índios também foram protagonistas. QUESTÃO 5 Sobre as estruturas linguísticas do texto, é correto afirmar que: (A) Caso a conjunção “Contudo” (2º parágrafo) fosse substituída por “Todavia”, seriam mantidos a correção e o sentido do texto. (B) No excerto, “Os colonos portugueses apenas se fizeram mais presentes na região amazônica a partir do século XVII” (3º parágrafo), o termo em negrito deveria ser substituído por “apartir“ para se manter o sentido e a correção. (C) No excerto, “a solução foi a adoção da escravidão de negros já existente em outras regiões do Brasil.” (5º parágrafo), o termo grifado concorda com o vocábulo “solução”. (D) No excerto, “Com a extinção da companhia, o comércio de escravos continuou, porém em menor número” (7º parágrafo), o termo grifado tem valor concessivo. (E) No excerto, “O contato e a interação social entre os índios e os negros resultaram na incorporação e na troca de elementos da cultura material e imaterial.” (9º parágrafo), o termo grifado tem como sujeito “os índios e os negros”.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 4

QUESTÃO 6 Em relação ao uso do sinal indicativo da crase, pode-se afirmar que: (A) No excerto, “com poucos ocupantes brancos em meio às populações indígenas” (1º parágrafo), a crase está empregada incorretamente, já que não há preposição diante de “populações”. (B) No excerto “...menos expressiva em termos quantitativos quando comparada a outras regiões do país” (2º parágrafo), o sinal indicativo de crase deveria ocorrer diante de palavras femininas no plural. (C) No excerto, “Os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio de ingleses” (3º parágrafo), a crase não se justifica diante de nome próprio, por isso está incorreta. (D) No excerto, “Mesmo estando sujeitos a uma série de limitações e de violências impostas pelo sistema escravista”(10º parágrafo), deveria haver sinal indicativo de crase diante do vocábulo “uma”, para se manter a correção. (E) No excerto, “No período que vigorou de 1755 a 1778, a companhia trouxe à região mais de 25 mil escravos (6º parágrafo), a supressão do sinal indicativo de crase mudaria o sentido e tornaria a sentença gramaticalmente incorreta. QUESTÃO 7 “Mesmo estando sujeitos a uma série de limitações e de violências impostas pelo sistema escravista, os escravos negros buscaram a construção de certos espaços que lhes permitissem conquistar momentos de autonomia e de liberdade.” (10º parágrafo). O elemento sublinhado acima pode ser substituído por: (A) Aos quais (B) Cujos (C) Em que (D) Os quais (E) Pelos quais QUESTÃO 8 “Os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio de ingleses, ainda no início do século XVII. Nesse período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, por

diversas vezes, apossar-se do extremo norte do Brasil” (3º parágrafo). A coerência e a correção do segmento acima estão mantidas em: (A) “...Naquele período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, repetidamente, apossar-se do extremo norte do Brasil.” (B) “...Neste período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, inúmeras vezes, apossar-se do extremo norte do Brasil.” (C) “...Neste período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, diversas vezes, apossar-se do extremo norte do Brasil.” (D) “...Naquele período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, às vezes, apossar-se do extremo norte do Brasil.” (E) “...No período, ingleses, assim como franceses, holandeses e espanhóis, tentaram, algumas vezes, apossar-se do extremo norte do Brasil.” QUESTÃO 9 Sobre o emprego dos sinais de pontuação, podemos afirmar que: (A) No excerto, “A escravidão negra na Amazônia foi, de fato, menos expressiva em termos quantitativos quando comparada a outras regiões do país” (2º parágrafo), as vírgulas foram usadas para separar sujeito de predicado. (B) No excerto, “Quando se fala da presença africana na Amazônia, há, muitas vezes, certo espanto” (1º parágrafo), a vírgula depois de “Amazônia” é obrigatória por isolar uma oração subordinada deslocada. (C) No excerto, “Num primeiro momento, a solução encontrada foi a escravização dos indígenas, os chamados "negros da terra" (3º parágrafo), a vírgula depois de “momento” está mal empregada, uma vez que separa sujeito de predicado. (D) No excerto, “Para contornar os conflitos e garantir a mão-de-obra, a solução foi a adoção da escravidão de negros já existente em outras regiões do Brasil” (5º parágrafo), a vírgula está mal empregada já que está separando oração principal de oração subordinada.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 5

(E) No excerto, ”Com a extinção da companhia, o comércio de escravos continuou, porém em menor número”, as duas vírgulas poderiam ser suprimidas, sem prejuízo para correção textual. QUESTÃO 10 No excerto, “O fluxo de escravos negros aumentou consideravelmente a partir da segunda metade do século XVIII” (5º parágrafo), o vocábulo em destaque tem como sinônimo: (A) Vicissitude (B) Demanda (C) Movimentação (D) Carência (E) Prisão

MATEMÁTICA QUESTÃO 11 Um pequeno agricultor do interior do Pará, ao medir o seu terreno retangular, percebeu que suas dimensões estão na razão . Se a área do terreno é de 2240 m2, então sua maior dimensão em metros é de: (A) 36 (B) 40 (C) 48 (D) 56 (E) 62 QUESTÃO 12 Carol precisa tomar uma cápsula de 50mg de vitamina C todos os dias, até completar 1,5g. Por quanto tempo ela irá tomar essa vitamina? (A) 10 dias (B) 15 dias (C) 20 dias (D) 25 dias (E) 30 dias QUESTÃO 13 Um terreno em forma de quadrado possui 1225m2 de área. Nesse terreno, somente não será construído muro em um lado que está

voltado para rua. Quantos metros de comprimento terá o muro construído nesse terreno? (A) 75 m (B) 125 m (C) 105 m (D) 225 m (E) 250 m QUESTÃO 14 30% da área de um painel circular de 80 centímetros de diâmetro é ocupada por ilustrações e 10% das ilustrações são em azul. Então, a área ocupada pelas ilustrações em azul é igual a (Para efeitos de cálculos adote

): (A) 144 cm2 (B) 120 cm2 (C) 136 cm2 (D) 150 cm2 (E) 112 cm2 QUESTÃO 15 Em qual das alternativas aparece um número natural que fica entre e ?

(A) 2 (B) 4 (C) 6 (D) 7 (E) 8 QUESTÃO 16 Falcão quer construir um paralelepípedo com doze varinhas idênticas, mas quer pintá-las de tal forma que em nenhum vértice se encontrem varinhas de mesma cor. Qual o menor número de cores que Falcão irá utilizar? (A) 7 (B) 4 (C) 6 (D) 5 (E) 3

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 6

QUESTÃO 17 Dois potes P e Q contém biscoitos de chocolates.O pote P contém 8 biscoitos a mais que a terça parte do pote Q. Sabendo que P e Q contém juntos 48 biscoitos, quantos biscoitos de chocolate contém o pote Q? (A) 15 (B) 30 (C) 20 (D) 18 (E) 35 QUESTÃO 18 A idade de Helen em 2017 era o dobro da idade que ela tinha há 10 anos. Qual é a idade de Helen? (A) 20 (B) 19 (C) 24 (D) 21 (E) 25 QUESTÃO 19 O resultado da expressão +

, é igual a:

(A) 238 (B) 453 (C) 657 (D) 729 (E) 1369 QUESTÃO 20 Sabendo que ab = 4, a2b2 = 16 e que a2 + b2 = 40, o valor de (a-1 + b-1)2 é: (A) -10 (B) 15 (C) 12 (D) 3 (E) -20

FÍSICA QUESTÃO 21 Existem alguns conceitos de Física que, de certa forma, não são condizentes com o nosso dia a dia. Por exemplo, o trabalho de uma força ou trabalho mecânico, na Física, tem significado diferente do trabalho no dia a dia, o qual equivale a um esforço físico ou mental que a pessoa deve realizar, enquanto que, na Física, o trabalho depende da força aplicada, do deslocamento do corpo e também do ângulo entre eles. Uma aplicação clássica dessa disparidade de pontos de vista (Física e dia a dia) é que uma pessoa levantando um corpo de massa 50kg está realizando um trabalho do ponto de vista da Física. Entretanto, ao caminhar na horizontal, carregando esse corpo, segundo a Física, o trabalho é nulo, apesar do esforço realizado. Deixando de lado essas diferenças, podemos afirmar que o trabalho mecânico realizado pela pessoa no texto ao levantar o corpo de 2,0m de altura, com velocidade constante, o referido corpo num local onde a aceleração da gravidade vale 10m/s2 é: (A) 100 joules (B) 10 joules (C) 10000 joules (D) 1 joule (E) 1000 joules QUESTÃO 22 A onda sonora é uma onda mecânica, ou seja, depende de um meio material para se propagar. No ar, por exemplo, o som se propaga com velocidade aproximada de 340m/s (na temperatura ambiente). Entretanto, sabemos que os seres humanos só percebem sons que estejam no intervalo de frequência de 20Hz a 20000Hz, em média. Sons com frequência abaixo de 20Hz são chamados de infrassons, enquanto que, acima de 20000Hz, são chamados de ultrassons. Nessas condições, podemos afirmar que o maior comprimento de onda sonora perceptível pelo ouvido humano é:

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 7

(A) 1,7cm (B) 17m (C) 34cm (D) 3,4m (E) 17cm QUESTÃO 23 Sabemos que o calor (energia térmica em trânsito) tende a se propagar espontaneamente do corpo mais quente para o corpo mais frio até que seja alcançando a condição de equilíbrio térmico. Por exemplo, quando você coloca água gelada num copo de vidro, a água e o copo vão receber calor do ambiente até alcançar a temperatura deste. Durante este processo, você percebe o surgimento de gotículas de água na parte exterior do copo, o que costumamos dizer que o copo está “suando”. A melhor explicação para este fenômeno é que: (A) O vapor de água em torno do copo sofre o fenômeno da condensação, devido à perda de calor para o sistema copo + água. (B) O copo possui minúsculos poros que permitem a passagem de água de dentro para fora. (C) O calor específico da água é maior que o calor específico do vidro. (D) O vapor de água em torno do copo sofre o fenômeno da vaporização devido ao ganho de calor do sistema copo + água. (E) O calor específico da água é menor que o calor específico do vidro. QUESTÃO 24 A figura abaixo mostra uma situação típica do nosso dia causada pela ilusão de ótica, a qual dá a ideia de que o lápis, parcialmente imerso na água, está quebrado.

(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/dioptro-plano.htm). Esta ilusão é melhor explicada devido: (A) À refração que a luz sofre ao passar do ar para a água e também pelo fato de que luz, para nós, sempre se propaga em linha reta. (B) À refração que a luz sofre ao passar do ar para a água e também pelo fato de que luz, para nós, sempre se propaga em linha curva. (C) À refração que a luz sofre ao passar da água para o ar e também pelo fato de que luz, para nós, sempre se propaga em linha reta. (D) À refração que a luz sofre ao passar da água para o ar e também pelo fato de que luz, para nós, sempre se propaga em linha curva. (E) À reflexão que a luz sofre na interface da água com o ar e também pelo fato de que luz, para nós, sempre se propaga em linha reta. QUESTÃO 25 EUREKA!, EUREKA!, EUREKA! foi o que Arquimedes, segundo o que contam, bradou nas ruas de Siracusa quando percebeu o efeito das forças de pressão num corpo que se encontra total ou parcialmente imerso num fluído. A resultante das forças de pressão foi denominada de empuxo. Essa descoberta nos permite analisar a situação de dois corpos que flutuam na água, conforme mostra a figura abaixo.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 8

Sendo dA, a densidade absoluta da água; dB, a densidade do corpo B e dC, a densidade do corpo C, podemos afirmar, com base no Princípio de Arquimedes, que a alternativa que melhor relaciona essas densidades é: (A) dA<dC> dB (B) dA = dB>dC (C) dA>dC> dB (D) dA = dC> dB (E) dA< dB< dB

QUÍMICA QUESTÃO 26 A respeito do ácido de fórmula química H2SO3, sua nomenclatura correta é: (A) Ácido Sulfuroso (B) Ácido Sulfúrico (C) Ácido Sulfônico (D) Ácido Sulfídrico (E) Ácido Sulfatoso

QUESTÃO 27 Os sais são substâncias que: I –Ao reagirem com H2O transforma-se em ácido, II – São bons condutores de eletricidade quando em solução, III – Podem ser obtidos pela reação de ácido com a base, IV – Alteram a cor do papel tornassol. Marque a questão com os itens corretos: (A) I e II (B) I e III (C) II e IV (D) II e III (E) I e IV

QUESTÃO 28 Assinale o comentário CORRETO a respeito do composto químico de fórmula molecular CH3COOH. (A) É uma base simples. (B) É um ácido fraco inorgânico. (C) É também chamado de ácido etanóico. (D) É uma substância simples. (E) É insolúvel em água em qualquer quantidade. QUESTÃO 29 Quando duas soluções são misturadas, produtos de reação são formados. Para que uma equação química descreva uma reação química, é necessário que o número de átomos dos elementos envolvidos nos dois lados da equação seja devidamente balanceado. Assim sendo, ao misturar duas soluções aquosas de Cloreto de Alumínio com e Hidróxido de Magnésio, qual será a soma dos coeficientes de balanceamento dessa reação? (A) 6 (B) 10 (C) 5 (D) 12 (E) 4

QUESTÃO 30 A classificação periódica dos elementos é dividida em grupos ou famílias, a família dos Gases Nobres forma o grupo 18, e são agrupados por terem propriedades semelhantes, conforme explica a teoria da estrutura atômica. Sua camada de valência é considerada completa, tendo pouca tendência a participar em reações químicas, sabendo disso, dentre esses elementos marque aquele que tem o maior número atômico? (A) Hélio (He) (B) Neônio (Ne) (C) Argônio (Ar) (D) Criptônio (Kr) (E) Radônio (Ra)

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 9

BIOLOGIA QUESTÃO 31 Os nematelmintos, também conhecidos popularmente como vermes cilíndricos, são animais pertencentes ao filo nematoda, reino animalia e domínio eucariota. Marque a alternativa CORRETA que apresenta uma doença relacionada a este filo. (A) Esquistossomose (B) Toxoplasmose (C) Malária (D) Ascaridíase (E) Teníase QUESTÃO 32 A teia alimentar mostra as relações alimentares entre os organismos de um dado ecossistema, mas não de forma unidirecional. As teias são formadas por várias cadeias alimentares que se cruzam, demonstrando, assim, que um dado organismo pode ter diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar mais de um nível trófico em um ecossistema. Analise as afirmativas seguintes em relação aos componentes de uma teia alimentar e marque a alternativa CORRETA. I. Os produtores correspondem ao primeiro nível trófico e são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos autotróficos. II. Os consumidores são organismos incapazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, organismos heterotróficos. III. Os decompositores englobam organismos que fazem a decomposição, processo essencial para a reciclagem da matéria orgânica. (A) Somente a afirmativa I está correta. (B) Somente as afirmativas I e II estão corretas. (C) Somente as afirmativas II e III estão corretas. (D) Somente as afirmativas I e III estão corretas. (E) Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 33 Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a parede celular composta principalmente de celulose e a presença de clorofilas a e b em seus cloroplastos. Analise as afirmativas seguintes em relação ao cloroplasto e marque a alternativa CORRETA. I. A função principal dos cloroplastos é realizar a fotossíntese. II. Os cloroplastos são estruturas únicas encontradas nas células das plantas que se especializam na conversão de luz solar em energia que as plantas podem usar. III. Os cloroplastos realizam a fotossíntese e a respiração dos vegetais. (A) Somente a afirmativa I está correta. (B) Somente as afirmativas I e III estão corretas. (C) Somente as afirmativas I e II estão corretas. (D) Somente as afirmativas II e III estão corretas. (E) Todas as afirmativas estão corretas. QUESTÃO 34 O sistema excretor humano é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, sendo o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Marque a alternativa CORRETA em relação ao sistema excretor humano. (A) O rim é constituído por milhares ou milhões de unidades filtradoras, chamadas de néfrons. (B) Os ureteres armazenam a urina produzida pelo fígado. (C) A bexiga urinária transporta a urina para os ureteres. (D) Os néfrons filtram o sangue para formar a urina rica em ácido úrico. (E) A uretra é responsável em eliminar a urina rica em amônia.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 10

QUESTÃO 35 O desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico. Analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA em relação às causas do desmatamento. I. A degradação provocada pelo corte ilegal de árvores, destinadas ao comércio ilegal de madeira. II. As queimadas ilegais para abertura de pastagens para o gado ou áreas agrícolas, principalmente para a cultura de soja. III. Os assentamentos humanos em função do crescimento populacional na região. IV. A extinção de espécies vegetais e animais, assim como o desequilíbrio no ecossistema da região. V. O aumento da poluição do ar nos casos de queimadas e aumento de casos de erosão do solo. (A) Somente as afirmativas I e III estão corretas. (B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. (C) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas. (D) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas. (E) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.

HISTÓRIA QUESTÃO 36 “O fenômeno da cidadania é complexo e historicamente definido. O exercício de certos direitos, como a liberdade de pensamento e de voto, não gera automaticamente o gozo de outros, como a segurança e o emprego. O exercício do voto não garante a existência de governos atentos aos problemas básicos da população. Dito de outra maneira: a liberdade e a participação não levam automaticamente, ou rapidamente, à resolução de problemas sociais.

Isto quer dizer que a cidadania inclui várias dimensões e que algumas podem estar presentes sem as outras. Uma cidadania plena, que combine liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal desenvolvido no Ocidente e talvez inatingível. Mas ele tem servido de parâmetro para o julgamento da qualidade da cidadania em cada país e em cada momento histórico”. (Carvalho, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. RJ: Civilização Brasileira, 2009.) Considerando que a cidadania não deve ser estudada numa perspectiva linear e descontextualizada, analise as assertivas a seguir em V (Verdadeiro) ou F (Falso) e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) A cidade de Esparta, na Grécia Antiga, graças às reformas políticas de Clístenes, pode ser considerada o berço da cidadania ocidental. ( ) A democracia ateniense era escravista e excludente: os escravos, maioria da população, não tinham qualquer direito político; os estrangeiros só possuíam direitos civis e estavam excluídos da vida política; e as mulheres não possuíam direitos políticos e tinham outros direitos limitados pelos pais e maridos. ( ) No Ocidente Medieval, a autoridade e as estruturas sociais, em sua maioria, se assentavam no Direito Divino de Governar, o que dava um caráter democrático aos processos políticos, com uma sociedade pouco hierarquizada e igualitária. ( ) O Século XVIII é marcante no processo de consolidação da ideia de cidadania plena no Ocidente, tendo contribuído com o Iluminismo, a Revolução Americana e a Revolução Francesa rompendo com o predomínio da religião e do Absolutismo Monárquico. ( ) As mulheres participaram ativamente de movimentos revolucionários. Na Revolução Francesa, as operárias de tecidos (lavadeiras, fiadeiras), lojistas, feirantes, foram as primeiras a reagirem ao período de miséria e a tomarem frente nos motins da fome. Já as mulheres da pequena burguesia fundaram, em Paris e nas províncias, clubes femininos.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 11

(A) FFFVV (B) VVVVF (C) FVFVV (D) FFFFF (E) VVVVV QUESTÃO 37 Sobre o movimento operário brasileiro durante a Primeira República, analise as alternativas em V (Verdadeiro) ou F (Falso): ( ) Em 1920, havia, no Rio de Janeiro, forte presença de população negra na classe operária, inclusive de ex-escravos. ( ) A formação da classe operária brasileira é marcada pela predominância de imigrantes europeus e a influência dos princípios anarquistas e comunistas. ( ) O movimento lutava por direitos básicos, como o de organizar-se, de manifestar-se, de escolher o trabalho, o descanso semanal, as férias, e por direitos sociais, como o seguro de acidentes de trabalho e aposentadoria. ( )Durante a Primeira República, no tocante aos direitos políticos, havia um entendimento consensual sobre a relação entre movimento operário, Estado e Política. ( ) Nas primeiras décadas do século XX, a imprensa operária foi mais atuante que os próprios sindicatos. Entre os anarcossindicalistas, o jornal era uma forma de incentivar a luta da classe trabalhadora contra os capitalistas e também de difundir a crítica contra os dogmas da Igreja, o Estado e a moral burguesa. A alternativa correta é: (A) VVVFV (B) FFFVF (C) FVVVV (D) FVFFFF (E) VVVVV QUESTÃO 38 “Toda a chacina populacional da Cabanagem, entre 1835 e 1840, deixou um trauma local e um vazio de explicações. Só depois de 1865 este movimento começou a ser estudado de forma mais sistemática. Para seu primeiro autor,

Domingos AntonioRaiol, ou o Barão de Guajará, este movimento era sinônimo de motim político. (...) Ao longo dos anos 1920 e 1930, delinearam-se outras histórias e o movimento cabano foi ganhando outros sentidos. Houve quem o percebesse como uma guerra de independência tardia, ou mesmo como um movimento nacionalista. Neste contexto, os cabanos deixaram de ser tratados como “malvados” e “sediciosos”, para se tornarem “patriotas”, conceito entendido como cidadãos adeptos da “causa brasileira”.” RICCI, Magda. Cabanagem, Cidadania e Identidade Revolucionária. In: Revista Tempo. Vol.11,n.22. Conforme a historiadora Magda Ricci, o movimento revolucionário conhecido como Cabanagem, que ocorreu na Amazônia entre 1835-1840, foi alvo de diferentes interpretações e apropriações políticas ao longo do tempo, destacando sua relevância historiográfica para além de um isolado movimento regional. As próximas alternativas tratam sobre diferentes aspectos da Cabanagem, analise as assertivas a seguir em V (Verdadeiro) ou F (Falso), depois marque a alternativa correta: ( ) Índios, negros e caboclos participaram ativamente da Cabanagem, no entanto, nunca alcançaram o poder, sendo duramente reprimidos pelas forças imperiais. ( ) Nascida em Belém do Pará, a Cabanagem se alastrou pela Amazônia, até as fronteiras do Peru, Colômbia e Venezuela. ( ) As mulheres participaram ativamente da Cabanagem: em frentes de batalhas embrenhando-se nas matas e rios, mediante canais jurídicos reivindicando dispensa dos filhos do recrutamento compulsório, abrigando cabanos, passando informações e mesmo atuando do lado do governo imperial, se opondo ao movimento e auxiliando os soldados com mantimentos. ( ) O governo revolucionário se sustentava pela aclamação popular, tinha como bandeira a morte aos franceses e aos católicos e rompeu definitivamente relações com o Imperador Pedro II. ( ) A Cabanagem é uma revolução que ensinou a liderança a muitos interioranos da Amazônia e que exportou líderes revolucionários e seus ideais.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 12

(A) VFFVF (B) FVVFV (C) VVFVF (D) FFFFF (E) VVFVV QUESTÃO 39 “A família no Brasil é de fundamental importância na montagem e no funcionamento das atividades econômicas coloniais, mais ainda em se tratando das ligadas ao mundo agrário. Muito pouco na colônia se referia ao indivíduo como pessoa isolada – era pela e para a família que todos os aspectos da vida cotidiana, pública ou privada se originavam ou convergiam. Como família podemos considerar, para o período em questão, muito mais que as ligações consanguíneas”.(Faria, Sheila de Castro. A Colônia Brasileira: economia e diversidade. Editora Moderna). Os estudos sobre família colonial tem se ampliado no âmbito historiográfico, trazendo perspectivas mais problematizadas sobre a colônia brasileira. No tocante ao tema, analise as alternativas em V (Verdadeiro) ou F (Falso): ( ) O parentesco ritual (alianças matrimoniais, compadrio, etc.) representava o estabelecimento de solidariedades e alianças que fundamentavam o próprio funcionamento da economia. ( ) O concubinato significava uma tentativa de buscar a estabilidade e uma forma de ascensão social. O casamento religioso e o status de casado não eram valorizados na sociedade colonial. ( ) O sistema de herança no reino português em nada ajudava para que se mantivesse a fortuna nas gerações seguintes. Dividia-se a herança igualmente entre os filhos, fossem homens ou mulheres e de qualquer idade, não havendo direito de primogenitura. ( ) Ao casar, o escravo poderia ter acesso a um pedaço de terra em que pudesse lavrar com a família e tornar-se proprietário da produção. Acumular pecúlio por meio de seu trabalho poderia representar a libertação do cativeiro de algum membro (ou alguns) de sua família. ( ) Na colônia do Brasil, quase sempre o comerciante era solteiro e de origem portuguesa. Quando enriquecia, procurava uma filha de dono de terras e escravos para se casar. Transformar-

se, ele próprio, em prestigiado senhor de terras e escravos apresentava-se como ideal a ser atingido. Marque a alternativa CORRETA: (A) FVFFF (B) VFVFV (C) FFVVF (D) FFFFV (E) VFVVV QUESTÃO 40 Segundo o Anuário Estatístico do Brasil de 1912, entre 1908 e 1910, entraram no Porto de Belém cerca de 13.500 estrangeiros de várias nacionalidades, destacando-se os portugueses (48,67%), os espanhóis (15,98%), os ingleses (7,18%), os turco-árabes (4,69%) e os italianos (4,15%). Considerando os fluxos migratórios para a Amazônia e suas peculiaridades e diversidades no século XIX e as décadas iniciais do século XX, analise: ( ) A imigração espanhola direcionada à Amazônia está relacionada com o projeto de colonização agrícola implantado no Pará no início do Período Republicano, principalmente ao longo da estrada de ferro Belém-Bragança. As primeiras levas de espanhóis vieram da Galícia, províncias de Pontevedra, Ourense e Lugo. ( ) Após o colapso da borracha, não há imigração significativa de estrangeiros para o Pará. ( ) O elevado preço da borracha, em fins do XIX e início do XX, provocando o crescimento da Amazônia, pode ter constituído fator motivador da expressiva imigração. ( ) As elites do Pará, nas últimas décadas do Império, combateram vigorosamente a colonização agrícola através de imigrantes europeus e se opunham à política imperial de imigração estrangeira subvencionada. ( ) Na segunda metade do século XIX, a imigração portuguesa na Amazônia é predominantemente composta de homens pobres, solteiros e menores de idade, o que pode estar relacionado à fuga do serviço militar em Portugal.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 13

A alternativa CORRETA é: (A) VVFFV (B) FFVVF (C) FFFFF (D) VFVFV (E) FVVFV

GEOGRAFIA

QUESTÃO 41 “Para se ter uma idéia das mudanças que o uso humano produz no ciclo hidrológico, podemos comparar o ciclo hidrológico de uma bacia hidrográfica onde predominam terras florestadas com o ciclo hidrológico de uma bacia inteiramente reconstruída pelo ser humano numa área urbana.” (OLIVA JAIME. Espaço e modernidade: temas da geografia no Brasil, 1999.p.202). Figura 1: ciclo hidrológico em área florestada e urbana

Fonte: OLIVA JAIME. 1999.p.202 Analisando o texto e a figura acima, marque a alternativa INCORRETA em relação ao ciclo hidrológico no Brasil. (A) Na zona florestada, a água que chega à bacia, por meio da precipitação, retorna à atmosfera em grande volume, em conseqüência da evapotranspiração pela cobertura vegetal. (B) Quando o solo é desnudo e impermeabilizado, a retenção da água nas formas

de armazenagem de superfície de solo e subterrânea é muito grande. (C) O escoamento das armazenagens em ciclo hidrológico de área florestada é lento, abastecendo rios e lagos até chegar ao oceano. (D) Em uma situação urbana o retorno á atmosfera de parte da água que ingressa no sistema por meio da evapotranspiração é muito reduzido. (E) A impermeabilização excessiva dos solos nas áreas urbanas elimina a infiltração e aumenta a velocidade dos fluxos superficiais. QUESTÃO 42 Observe a charge:

Fonte: Revista Eletrônica do Vestibular UERJ. Ano 10.n.28.2017. Assinale a alternativa CORRETA sobre a interpretação da charge acima acerca das preocupações da geografia/do meio ambiente: (A) Desmatamento (B) Migração da população rural para a cidade (C) Deposição inadequada de lixo sólido nas cidades (D) Crescimento populacional nas cidades (E) A retificação e a canalização do leito de rios e córregos QUESTÃO 43 “O deslocamento de pessoas entre países, regiões, cidades, etc.é um fenômeno antigo, amplo e complexo, pois envolve as mais variadas classes sociais, culturas e religiões. Os motivos que levam a tais deslocamentos são diversos e apresentam conseqüências positivas e negativas,

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 14

dependendo das condições e dos diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ambientais em que ocorrem”. SENE, EUSTÁQUIO de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo, Scipione, 2013.p.126. Sobre os movimentos populacionais, marque a alternativa CORRETA: (A) Nas áreas de repulsão populacional observam-se crescente desemprego e baixos salários, já nas áreas de atração populacional, vislumbram-se melhores perspectivas de empregos e salário e, portanto, melhores condições de vida. (B) O deslocamento de pessoas traz conseqüências demográficas (o número de habitantes diminui nas áreas de atração e aumenta nas de repulsão). (C) As causas desses movimentos populacionais estão ligadas às diferenças na língua, culinária, arquitetura, artes, entre outros. (D) A maioria da imigração para o Brasil e em especial a italiana instalou-se nos centros urbanos, mantendo uma vida urbana ao qual estavam habituados. (E) A migração rural-urbana criou a expectativa de que, no campo, o migrante teria um emprego, que permanentemente reproduziria na condição de trabalhador. QUESTÃO 44 Figura 1: Fusos Horários do Brasil

Fonte: SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo. Scipione. 2013.p.28.

Sabe-se que o fuso horário de a maioria das cidades brasileiras coincide com a capital de Brasília, exceto Manaus e Acre. Com base nestas informações e o mapa acima, procure solucionar a problemática desta situação: Maria foi realizar o processo seletivo 2017 no Instituto Federal do Amazonas com a saída de Belém às 9 horas (horário de Brasília), sendo que o percurso de Belém para Manaus é de 1 hora e 40 minutos. A que horas Maria chegou em Manaus (horário de Manaus)? (A) 9 horas (B) 8 horas (C) 8 horas e 40 minutos (D) 9 horas e 40 minutos (E) 10 horas e 40 minutos QUESTÃO 45 A urbanização brasileira está associada ao processo de desenvolvimento da economia nacional e às economias regionais. OLIVA, Jaime. Espaço e modernidade: temas da geografia do Brasil. São Paulo. Atual, 1999, p.278-279. Todas as assertivas tratam sobre as fases da urbanização, EXCETO: (A) Na fase colonial os portugueses procuraram ocupar a faixa litorânea, criando núcleos urbanos portuários. (B) Na Amazônia os primeiros núcleos urbanos foram formados em missões religiosas. (C) As grandes cidades eram o meio técnico apto a receber inovações tecnológicas e ramos produtivos mais avançados. (D) Os capitais acumulados pela economia cafeeira favorecem a implantação de indústrias nos dois maiores centros: São Paulo e Rio de Janeiro. (E) Em Minas Gerais o surgimento de cidades derivou da exploração de bauxita.

Processo Seletivo Técnico / Modalidade Integrado - IFPA Belém 2017

Caderno de Questões 15