comida japonesa

32
Arroz de sushi – sushi rice Para fazer um sushi delicioso é necessário um peixe de excelente qualidade e um arroz preparado adequadamente, do contrário o sushi fica insosso, empapado na boca, um horror… Depois que você come comida japonesa em diversos lugares, aprende que nem todo sushi é igual só porque tem peixe sobre arroz ou uma rodinha de algas em volta. Com o tempo, se aprende a distinguir a textura do peixe, seu frescor, o lado do corte se foi feito adequadamente e se o arroz está bem temperado. Temperado? Mas arroz japonês não é aquele sem tempero? Não exatamente… o arroz para sushi tem um tempero especial sim, para que possa compôr o sabor com o peixe. Então, vamos aprender a fazer esta receita. ARROZ PARA SUSHI (portuguese and english version) O arroz deve ser cozido na quantidade de água conforme sua idade. Se o arroz for muito novo, contém mais umidade e precisa de menos água. O mais antigo precisará de mais água. Como não estamos tratando com os produtores diretamente, vamos utilizar uma receita básica para não ter erro: 3 xícaras de chá de arroz para sushi (grão curto), encontrado facilmente em casas de artigos japoneses e em alguns supermercados 5 colheres de sopa de vinagre de arroz

Upload: flaviodornas

Post on 01-Jul-2015

906 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMIDA JAPONESA

Arroz de sushi – sushi ricePara fazer um sushi delicioso é necessário um peixe de excelente qualidade e um arroz preparado adequadamente, do contrário o sushi fica insosso, empapado na boca, um horror…

Depois que você come comida japonesa em diversos lugares, aprende que nem todo sushi é igual só porque tem peixe sobre arroz ou uma rodinha de algas em volta. Com o tempo, se aprende a distinguir a textura do peixe, seu frescor, o lado do corte se foi feito adequadamente e se o arroz está bem temperado.

Temperado? Mas arroz japonês não é aquele sem tempero? Não exatamente… o arroz para sushi tem um tempero especial sim, para que possa compôr o sabor com o peixe. Então, vamos aprender a fazer esta receita.

ARROZ PARA SUSHI (portuguese and english version)

O arroz deve ser cozido na quantidade de água conforme sua idade. Se o arroz for muito novo, contém mais umidade e precisa de menos água. O mais antigo precisará de mais água. Como não estamos tratando com os produtores diretamente, vamos utilizar uma receita básica para não ter erro:

3 xícaras de chá de arroz para sushi (grão curto), encontrado facilmente em casas de artigos japoneses e em alguns supermercados

5 colheres de sopa de vinagre de arroz

5 xícaras de água

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de chá de sal

1 colher de sopa de sakê

Modo de fazer

Lave bem o arroz em água fria, até que a água saia limpa. Escorra bem e deixe descansar por 30 minutos. Coloque em uma panela a água e o sakê e deixe ferver.

Page 2: COMIDA JAPONESA

Acrescente o arroz, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Veja se a água foi totalmente absorvida. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 20 minutos.

Numa outra panela, coloque o vinagre, o sal e o açúcar e deixe ferver rapidamente.

Coloque o arroz numa tina de madeira (hangiri) ou uma vasilha de plástico (não utilize nenhum bowl metálico). Com o auxílio de uma colher de pau ou uma shamoji (espátula de madeira), vá fazendo movimentos no arroz da esquerda para direita e de cima para baixo. Ao mesmo tempo vá acrescentando o vinagre aquecido e com o auxílio de uma outra pessoa que estará abanando o arroz com um leque, tampa ou qualquer outro instrumento ou ainda com o auxílio de um ventilador se estiver sozinho, continue fazendo os movimentos e acrescentando o vinagre até que o arroz esteja em temperatura ambiente.

O processo de “esfriar” o arroz não demora mais que 10 minutos, confere uma aparência acetinada ao arroz, além de separar melhor os grãos e garantir a absorção do vinagre em todas as partes.

Cubra o arroz com um pano e utilize no mesmo dia.

Gari – Conserva de gengibre (shoga)Esta receita de conserva de gengibre é a servida com sushis e sashimis. É um ótimo acompanhamento para peixes também.

Gari – conserva de gengibre

- 300g de gengibre fresco, descascado e cortado em rodelas finas ou tirinhas

- 1 xícara de vinagre de arroz

- 1  colher de sopa de sal

- 2/3 xícara de açúcar

Modo de fazer:

Page 3: COMIDA JAPONESA

Numa panela, coloque água e o gengibre para cozinhar. Deixe ferver bem, escorra e reserve.

Em outra panela, coloque o vinagre, sal e açúcar e deixe ferver. Reserve. Quando estiver frio, acrescente o gengibre e misture bem. Coloque em um vidro esterelizado (bem fervido e completamente seco), e deixe curtir por uns 2 ou 3 dias, antes de levar à geladeira.

Você pode guardar por uns 4 meses.

Uramaki califórniaEsta é uma das receitas mais tradicionais não-japonesas de sushi…

Não-japonesas porque esta é uma variação do sushi original, principalmente por causa dos ingredientes, mas é uma deliciosa combinação!

URAMAKI CALIFÓRNIA

Folha de alga (nori)

Abacate cortado em tiras

Arroz de sushi (veja receita aqui)

Ovas de peixe voador (se quiser, troque por gergelim tostado)

Wasabi

Pepino cortado em tiras

Kani cortado em tiras

Modo de fazer:

Usando a técnica do uramaki (veja aqui), coloque a folha de alga sobre a esteira de bambu revestida de papel-filme, espalhe o arroz e coloque as algas ou o gergelim. Inverta a alga e coloque os demais ingredientes numa das extremidades. Passe um pouco de wasabi e comece a enrolar. Corte ao meio e depois corte em fatias menores.

Page 4: COMIDA JAPONESA

Técnica do uramaki – sushi enrolado ao contrárioEste sushi é muito gostoso, pois o primeiro contato da boca não é com a alga, mas sim com o arroz e o que o decora (ovas, gergelim, etc). Alguns acham que o sabor fica mais leve e é uma ótima opção para começar a comer comida japonesa.

Vou falar da técnica de forma genérica, depois colocaremos receitas de cada item, ok?

TÉCNICA DO URAMAKI – SHUSHI ENROLADO AO CONTRÁRIO (portuguese and english version)

Cubra a esteira de bambu com papel filme (deixe tipo encapado, para facilitar o manuseio).

Coloque meia folha de nori (alga) sobre o plástico e espalhe o arroz de sushi.

Sobre o arroz, espalhe o que será utilizado como cobertura (gergelim, ovas de peixe, salmão, etc).

Pegue a folha de nori e vire ao contrário, deixando esta cobertura em contato com o plástico.

Page 5: COMIDA JAPONESA

Acrescente o recheio desejado e faça o rolo normalmente, com o auxílio da esteira encapada.

Corte o rolo ao meio e depois em pedaços para formar os sushis.

Hossomaki de pepino – kapamakiEsta é uma versão bastante refrescante, pois o pepino é crocante e delicioso.

HOSSOMAKI DE PEPINO – KAPAMAKI

Folha de nori cortada – 10 cm x 16,5 cm

Wasabi (raiz forte japonesa)

Arroz de sushi (veja receita aqui)

Page 6: COMIDA JAPONESA

Pepinos japoneses (aquele mais fino e comprido)

Modo de fazer

Como eu disse, a técnica do sushi de rolo fino é a mesma sempre. Coloque a folha de nori sobre a esteira de bambu, lado brilhante para baixo. Coloque o arroz de sushi sobre ela, coloque um pouco de wasabi e os pepinos cortados (aqui há duas formas, fatias de pepinos mais grossas, cortadas no sentido longitudinal do pepino, ou várias fatias mais fininhas)… eu prefiro as mais fininhas. Enrole com o auxílio da esteira e corte em pequenos pedaços.

Sirva com shoyu.

Hossomaki de salmão – sakemaki ou shakemakiMesma técnica e inúmeras variedades deste enroladinho fininho

HOSSOMAKI DE SALMÃO

Folhas de nori cortadas – 10 cm x 16,5 cm aproximadamente

Wasabi em pasta

Arroz de sushi (veja receita aqui)

Salmão cortado em pedaços de 1 cm de altura

Modo de fazer

Coloque a folha de nori sobre a esteira de bambu (lado brilhante para baixo), com os dedos umedecidos em água e vinagre de arroz, espalhe o arroz de sushi sobre a folha (1 cm de altura, aproximadamente). Aplique um pouco de wasabi na extensão do arroz. Coloque as fatias de salmão e enrole com o auxílio da esteira.

Corte em pedaços pequenos com uma faca afiada.

Sirva com shoyu.

Page 7: COMIDA JAPONESA

Hossomaki de atum – tekamaki – Sushi de atumVamos começar com uma seleção dos mais tradicionais sushis.

Estes Tuna roll (sushi de atum) é bem simples e é uma boa forma de treinar a técnica de sushi que expliquei no post anterior.

HOSSOMAKI DE ATUM – TEKAMAKI

Folhas de nori (alga) – corte-as no meio para ficar com aproximadamente 10 x 16,5 cm

Atum cortado em tiras (aproximadamente 6mm x 12 mm x 7,5 cm)

Wasabi (raiz forte japonesa) – preferência em pasta para facilitar o uso

Arroz de sushi (veja receita aqui)

Modo de fazer

Coloque a folha de nori sobre a esteira de bambu (lado brilhante para baixo) e com os dedos umedecidos em água com vinagre de arroz pegue uma porção de arroz de sushi e distribua sobre toda a extensão da folha de nori, deixando apenas uns 2,5 cm na parte de cima (final do rolo).

Coloque uma porção de wasabi na ponta dos dedos e espalhe de um lado ao outro do arroz, exatamente na parte onde irá colocar o recheio (tiras de atum). Cuidado com a quantidade, pois como o próprio nome diz a raiz é forte!

Coloque as tiras de atum sobre o wasabi e comece a enrolar com o auxílio da esteira de bambu.

Corte em pequenos pedaços (passe a faca numa metade de laranja) e sirva com molho shoyu.

Este é aquele sushi mais fininho, que dá para comer numa bocada só.

Como fazer sushi – começando com o niguiri-zushi

Page 8: COMIDA JAPONESA

Nigiri significa espremer, então este é o sushi com arroz espremidinho com as mãos e o peixe sobre ele. Na verdade o peixe é colocado por baixo… vou explicar melhor.

NIGUIRI SUSHI DE SALMÃO OU ATUM

Primeiro vamos cortar o peixe (vamos fazer um niguiri-sushi de Salmão ou Atum). Aconselho comprar um filé já limpo para que você apenas finalize o corte, pois se for limpar o peixe todo, além de demorar mais, faz muita sujeira e sempre se corre o risco de ficar com um filé completamente retalhado ou ainda escapar alguma espinha…Você precisará nivelar o salmão ou atum, deixando-o como se fosse uma torinha.

Corte em fatias não muito finas (mais ou menos 0,5 cm) por 6 ou 7 cm de comprimento (equivalente a um sachê de mostarda). O filé deve ser ligeiramente maior que o bolinho de arroz para envolvê-lo um pouco nas laterais e pontas (veja a receita de arroz aqui).

Pegue o peixe e coloque em sua mão esquerda (se for destro), apoiando a fatia nos dedos (não é na ponta dos dedos nem na palma da mão, mas sim na região onde ficam os anéis). Pegue um pouco de arroz (uma bola equivalente a um ovo), e aperte sobre o peixe. Utilize o polegar da mão esquerda para segurar firmemente a parte central do sushi, apertando o arroz contra o peixe e os dedos da mão direita envolta do sushi dando a forma de uma bisnaguinha. Vire o sushi com o peixe para cima, ainda na mão esquerda, e aperte um pouco mais para dar o formato arqueado, uniformizando o sushi.

Se preferir pode deixá-lo menos arqueado (mais parecido com a bisnaguinha mesmo).

Sirva com o molho de shoyu, gengibre e wasabi.

Page 9: COMIDA JAPONESA

Tamagoyaki – omelete japonêsO Tamagoyaki ou Dashimaki Tamago é um omele japonês muito gostoso, amarelinho, amarelinho (não é mesmo para ficar com casquinha de bem passado) e muito macio.

TAMAGOYAKI – DASHIMAKI TAMAGO – OMELETE JAPONÊS

4 ovos

4 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de Hondashi

1 colher de sopa de sakê

1 pitada de sal

1 colher de sopa de shoyu

Modo de fazer

Leve todos os ingredientes (exceto os ovos) numa panela para o fogo e deixe ferver. Espere esfriar.

Em outra vasilha, misture os ovos rapidamente, sem formar espuma. Acrescente o caldo frio da panela misturando delicadamente.

Aqueça uma frigideira retangular, assadeira anti-aderente ou a panela própria para tamagoyaki untada com um pouco de óleo (use um pincel ou um pedaço de papel absorvente, pois a camada deve ficar bem delicada).

Despeje um pouco da massa até forrar o fundo da frigideira.

Assim que o omelete começar a formar bolhas, fure-as para que fique uniforme. Dobre rapidamente o tamagoyaki como se fosse um rocambole, levando-o para o canto da panela. Unte novamente o restante da panela e despeje novamente um porção no fundo. Lembre-se de levantar o omelete que já está pronto para que a massa entre embaixo. Assim que começar a formar bolhas, fure-as repetindo o processo anterior, só que agora enrole o tamagoyaki a partir da massa já pronta que está no canto, levando assim toda a

Page 10: COMIDA JAPONESA

massa para o outro canto. Prossiga assim até formar várias camadas. No final ele fica retangular.

Importante: para começar a enrolar o tamagoyaki, a massa não pode estar muito “cozida”, ela terá uma aparência um pouco crua.

Se quiser dar mais formato para o tamagoyaki, utilize uma esteira de bambu (aquelas para moldar sushis) e deixe o omelete mais compacto.

Niguiri de Tamagoyaki com Shoga (Bolinho de arroz com omelete e gengibre)Este é um niguiri muito leve e saboroso, feito com um omelete adocicado japonês chamado Tamago.

Niguiri de Tamagoyaki com Shoga

Para o Tamago

2 ovos

1 colher de sopa de açúcar

1/2 colher de sopa de shoyu

Arroz para sushi (veja receita aqui)

Folhas de nori (alga)

Shoga (gengibre em conserva)

Modo de fazer

Tamago: bata os ovos com auxílio de um garfo, misture o açúcar e o shoyu e mexa bem até ficar bem incorporado. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Coloque a mistura de ovos, quando eles parecerem opacos e você conseguir colocar uma espátula

Page 11: COMIDA JAPONESA

sem despedaçar todo o omelete, vire-o. Deixe só um pouco (ele não fica muito douradinho), retire e deixe esfriar. Corte-os em pedaços (1,5 cm x 2,5 cm).

Se estiver usando o tamago comprado pronto, basta cortar a torinha (geralmente vem assim), em fatias de 1 cm.

Para montar o nigiri, se não tiver muita habilidade em modelar com as mãos, use um molde plástico para arroz japonês (encontrado em casas de produtos japoneses e alguns supermercados). O bolinho deve ser retangular, de uns 5 cm de comprimento por uns 2,5 cm  de largura e 2 cm de altura (uma torinha). Sobre ele coloque um pouco de shoga em conserva e sobre isto um pedaço do tamago (omelete cortado).

Com uma tesoura ou faca afiada, corte tiras de nori (alga) de 1 cm de largura. Coloque esta tira em volta do niguiri e corte o excesso da parte de baixo. Passe os dedos na água com vinagre de arroz e umedeça o nori para fixá-lo.

Hossomaki de Kani kama – sushi de kaniJá ensinei o hossomaki (sushi enrolado fino) de atum, mas algumas variações são bem comuns nos restaurantes e são também bem simples de fazer.

HOSSOMAKI DE KANI KAMA (KANIMAKI)

Folhas de nori (alga), cortadas em 10 cm x 16,5 aproximadamente (para sushi fino)

Fatias de kani kama cortadas no sentido longitudinal

Wasabi em pasta (raiz forte japonesa)

Arroz de sushi (veja receita aqui)

Modo de fazer

Page 12: COMIDA JAPONESA

O preparo agora é muito semelhante ao de atum (eu disse que depois de aprender a técnica, basta variar os ingredientes).

Coloque a folha de nori sobre a esteira de bambu, com os dedos umedecidos em água e vinagre de arroz espalhe o arroz de sushi.

Com a ponta dos dedos aplique o wasabi (cuidado com a quantidade, vale sempre avisar).

Coloque as fatias de kani kama e enrole com o auxílio da esteira.

Corte em pequenos pedaços (passe a faca numa metade de laranja) e sirva com molho shoyu.

Como fazer sashimi?Muitas pessoas perguntam se fazer sashimi é muito complicado, outras acham que é muito fácil já que é apenas um peixe cortado e, na verdade, há sim algumas técnicas para extrair do corte de um peixe o melhor que existe nele em termos de sabor e textura. Afinal então, como fazer sashimi?

Vamos abordar este tema em alguns passos para melhor orientar todos aqueles que queiram começar a preparar o sashimi nas suas próprias casas.

ESCOLHA O PEIXE INTEIRO

Na medida do possível, compre o peixe inteiro e faça os filés em casa, assegurando melhor que o peixe é realmente fresco. Veja algumas dicas para escolher o peixe inteiro:

- Verifique os olhos do peixe. Eles devem estar viçosos, brilhantes e claros. Nada de olhos opacos, fundos ou com pupilas embaçadas.

- As guelras devem estar rosadas e úmidas ou lustrosas.

- No geral a cor do peixe deve estar brilhante.

- Aperte o peixe para garantir que ele está fresco e firme. Peixes passados costumam ser gosmentos. 

- O cheiro do peixe, pode parecer estranho, mas deve ser suave, característico dele, não pode ser um odor forte.

Page 13: COMIDA JAPONESA

SE NÃO FOR POSSÍVEL, ESCOLHA UM BOM CORTE DE PEIXE

Se um peixe inteiro for muito para o número de pessoas, escolha um bom corte:

- O corte deve estar úmido e com uma cor viva.

- Os peixes de carne branca devem ser quase transparentes.

- A parte mais próxima da cabeça do peixe é mais tenra que o final dele, porém a parte de trás é a mais saborosa. 

- Para o atum e o peixe espada são mais saborosos na parte da barriga.

Como fazer sashimi – parte IINo post anterior falamos da escolha do peixe (inteiro ou posta), agora vamos falar um pouco do corte propriamente dito.

Toda vez que for cortar um peixe para sushi ou sashimi, corte com a faca na sua direção.

A carne do peixe deve ser cortada de forma oblíqua (inclinada), respeitando o sentido comprimento do peixe para obter um melhor resultado de textura da carne e sabor (Acredite, o corte incorreto deixa o peixe fibroso!).

Para fazer o corte você pode apoiar a ponta dos dedos sobre o filete

ou usar a ponta dos dedos para retirar a fatia.

Para estes cortes que são chamados de angulares, o ideal é usar um pedaço de peixe já em bloco (um retângulo bem aparado de peixe ou um pedaço dele). Você deve cortar uma quina no bloco e depois começar a fatiar em diagonal conforme as imagens acima.

Page 14: COMIDA JAPONESA

Nesta técnica você pode preparar fatias médias ou mais finas (que são as minhas preferidas). Para peixes de carne branca, a fatia fica praticamente transparente.

Você pode utilizar também o corte blocado para sashimis mais modernos ou até em cubos (bastante na moda).

Neste caso você não precisa desperdiçar nenhum pedaço para fazer o ângulo, basta trabalhar com uma “torinha”de peixe limpa, bem retangular e começar a cortar pedaços com 2,5 cm aproximadamente.

No próximo post, mais técnicas e receitas.

Tempurá de Ebi – tempurá de camarãoDelícia para quem não gosta de comer carnes, tem um certo receio de comida crua e é fã de camarão. Ebi Tempurá.

EBI TEMPURÁ

500g de camarões limpos (os de tamanho médio são ideais)

1 pitada de sal

1 pitada de glutamato monossódico (ajinomoto)

1 colher de sopa de saquê mirin

Massa

Page 15: COMIDA JAPONESA

1 ovo batido

1 xícara de chá de água bem gelada

2 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo

Pegue o camarão limpo e faça pequenos cortes em toda a extensão. Coloque os demais temperos e deixe o camarão marinando por 10 minutos.

Coloque o óleo para aquecer.

Prepare a massa para fazer o tempurá, colocando primeiro o ovo e a água e depois a farinha. Mexa, mas não precisa (nem deve) ficar uma massa muito lisa.

Passe os camarões na massa e frite imediatamente.

Dica: você pode colocar a vasilha da massa dentro de uma vasilha com gelo para que a massa fique sempre gelada. Este é o segredo para um tempurá bem sequinho e crocante.

Yaki tori – Deliciosos espetinhos de frango à moda japonesaPara você que adora espetinhos, lá vai uma receita deliciosa de Yakitori, um espetinho de frango caramelado em um delicioso molho que o deixa ainda mais corado e gostoso.

YAKI TORI

Ingredientes

1 Peito de Frango cortado em cubos

1/2 Maço de Cebolinha cortada em pedaços pequenos

1 Pimentão verde cortado em quadrados

Molho

1/2 xícara de saque mirin

Page 16: COMIDA JAPONESA

1/2 xícara de shoyu

1 colher sopa de açúcar bem cheia

1/2 colher de chá de gengibre ralado

Para o prepraro do prato pegue os pedaços frango, pimentão e cebolinha e coloque no espeto alternadamente. Em uma panela ferva os ingredientes do molho reduzindo-os até obter um caldo mais grosso. Pegue os espetinhos e passe  no molho.  Asse numa grelha  por alguns minutos até dourar bem. Passe novamente no molho e retorne para a grelha assando os demais lados, até que o espetinho todo esteja dourado e grelhado por igual.

Sunomono – saladinha de pepino adocicadaSunomono são “coisas de vinagre”, uma saladinha japonesa servida fria em pequenas porções.

Há diversas receitas, desde a mais completa com harussame (macarrão de arroz transparente) e kani kama (massa de peixe e caranguejo), até a simples com pepino e gergelim.

Sinceramente, eu gosto da mais simples, pois é a que tradicionalmente aprendi a comer na família. Mas aqui vão as duas receitas.

SUNOMONO SIMPLES

2 pepinos japoneses cortados em fatias bem fininhas

2 colheres de sopa de gergelim (eu prefiro o preto, mas pode ser o natural)

1 xícara de água

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal

Page 17: COMIDA JAPONESA

1/4 xícara de vinagre de arroz

Modo de fazer

Coloque os pepinos cortados de molho na água e sal, deixe por 15 minutos. Escorra bem os pepinos e acrescente os demais ingredientes. Mexa bem e sirva em seguida. Se quiser um sabor mais pronunciado do gergelim, acrescente algumas gotas de óleo de gergelim sobre a salada pronta.

SUNOMONO COMPLETO

2 pepinos japoneses cortados em rodelas bem fininhas

3 g de wakame (alga marinha) cortado em tirinhas

um punhado de harussame (macarrão de arroz transparente) preparado conforme as instruções da embalagem

1 colher de sopa rasa de sal

3 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de glutamato monossódico (ajinomoto)

6 a 7 colheres de sopa de vinagre de arroz

kani kama fatiado fininho (a quantidade que desejar)

1 colher de sopa rasa de hondashi

óleo de gergelim

Modo de preparo

Coloque o sal sobre os pepinos cortados e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coloque o wakame para hidratar (até dobrar de volume), escorra, esprema-os para tirar

Page 18: COMIDA JAPONESA

bem a água.  Escorra os pepinos cortados e acrescente todos os outros ingredientes e mexa bem. Sirva frio ou gelado.

Tempurá – delicado e saborosoTempurá não é somente uma fritura assim, gratuita… Há história por trás desta especialidade japonesa que consiste de uma massa leve e crocante que empana vegetais e peixes selecionados e que são fritos rapidamente, ficando crocantes e leves.

Uns dizem que o Tempurá veio da comemoração católica Quaresma (quatuor tempora) em que os católicos ficavam em jejum de carnes; outros que vem da palavra portuguesa “tempero” ou de “Têmpora” (período que designava a Sexta-feira Santa) e ainda os que mencionam a criação da fritura por acidente.

De um jeito ou de outro, o que importa é que o tempurá é super fácil de fazer:

TEMPURÁ

Você pode empanar quase tudo que gosta para fazer o tempurá. Seguem algumas sugestões:

- Cebola

- Cenoura

- Pimentão

- Vagem

- Abóbora japonesa

- Batata Doce

- Ervilha torta

- Berinjela

- Couve-flor

- Brócolis

Page 19: COMIDA JAPONESA

- Batata

- Camarões

- Peixes

- Lulas

- Cogumelos

E o que mais desejar.

Massa

2 xícaras de farinha de trigo

1 ovo

400 ml de água bem gelada

Molho

1 xícara de água

4 colheres de sopa de Shoyu

2 colheres de sakê Mirin (uso culinário)

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de Hondashi (tempero à base de peixe)

Modo de fazer

Faça sua seleção de itens. Corte-os em fatias finas ou pedaços. É importante que estejam bem secos.

Em uma vasilha bata o ovo rapidamente. Acrescente a água gelada e misture bem. Coloque a farinha e mexa cuidadosamente, sem batê-la completamente (pode deixar algumas pelotinhas). Não use batedeira ou liquidificador.

Empane os pedaços cortados e coloque para fritar em óleo quente imediatamente. Frite poucas porções por vez para que o óleo não esfrie.

Deixe escorrer bem para ficarem crocantes (de preferência sobre uma grade).

Sirva com o molho (para prepará-lo basta misturar todos os ingredientes e deixar levantar fervura algumas vezes para apurar a consistência).

Page 20: COMIDA JAPONESA

Tokyo Artigo Orientais

A loja, especializada em produtos orientais, oferece saquês nacionais e importados, como

Sawamotsuru, Nama e Kaido, com preços que variam entre R$ 5,00 e R$ 90,00. Também vende o

licor ...

Rua Curitiba, 1356, loja 2

Centro - Belo Horizonte - MG 

Tel: (31) 3226-8839

Massu - Copo para saquê pequeno preto com ideograma japonês dourado

Ukesara – pequeno pires para Massu com ideograma japonês dourado

HASHI

HOSSOMAKI DE KANI KAMA (KANIMAKI

Dicionário de comida Japonêsa

A)

Aburá = Óleo;

Aburáguê = Tofu frito fatiado;

Ají = Carapau;

Ají-No-Moto = Tempero japonês a base de Glutamato Monossódico;

Amá = Doce;

Amadái = Namorado;

Amaebí = Camarão Japonês de sabor adocicado;

Anagô = Enguia Marinha; Excelente sabor.

Ankô = Doce de Feijão Azuki; Há quem ame e quem odeie. Sr. Sobrenada ama.

Arái = Sashimi sobre o qual se joga água quente e em seguida se joga água gelada;

Atamá = Cabeça de Peixe;

Azukí = Feijão marrom avermelhado miúdo;

B)

Banchá = Chá Verde tomado durante e depois das Refeições;

Báta = Manteiga; (butter - báter, pegou? Pegou?)

Page 21: COMIDA JAPONESA

Batayáki = Assado na Manteiga;

Beni-Shogá = Gengibre conservado com Corante Vermelho e Vinagre com Açucar;

Bentô = Obentô: Comida / Lanche embalado para ser comido frio a qualquer momento; Vulgo marmita :-)

Biíru = Cerveja; Cerveeeeeeeeeja...

Borá = Tainha acima de 30 cm;

Borá no Tamago = Ova de Tainha;

Burí = Olho de Boi;

C)

Chawán = Usado para servir o Arroz; Para homens as tigelas são maiores; (tch)

Chawan-Mushi = Creme a base de Ovo, com Peixe, Cogumelo e Verduras; (pronuncia-se tchawamúshi)

Chá-zukê = Sopa caseira, à base de Arroz e Chá Verde; pronuncia-se tchá-zukê

Chikuwa = Bolo de Peixe cozido em formato de tubo; pronuncia-se tikuá

Chú-toro = Parte meio gorda do Atum; pronuncia-se tiú

D)

Daikôn = Nabo; Você já levou nabo seco?

Djagaimô = Batata;

Djamú = Geléia;

Djim = Gin; :-)

Dombúri = Tigela larga e profunda de arroz ou Prato Japonês composto por vários ingredientes sobre o

arroz;

Dombúri-Bachi = Tigela usada para servir macarrão como Soba e Udon;

E)

Ebí = Camarão; (lembra do Ebicen?)

Ekibén = Bentô vendido nas Estações de Trem;

EndoMame = Ervilha de Soja;

Enokidake = Cogumelo japonês com cabo branco longo e "chapéu" pequeno;

F)

Fucô = Suzuki: Robalo de aproximadamente 40 cm;

Fugú= Baiacu;

Fugú-ya = Restaurante especializado em Fugu;

Fuka = Tubarão;

Fukashi = Cozido no vapor;

Fukusa-zushi = Tipo de Sushi muito elaborado;

Furái = Empanado à milanesa;

Furikakê = Mistura de temperos secos para ser polvilhado sobre o gohan;

Futomáki = Sushi enrolado numa espessura maior;

G)

Garí = Gengibre fatiado em conserva;

Gobô = Raiz de Bardana;

Go-Chiso-Sama Deshita = Obrigado pela refeição; pronuncia-se Gotsso-ssamá

Page 22: COMIDA JAPONESA

Gohán = Arroz, Refeição;

Gomá = Gergelim, geralmente moído;

Guiozá = Pastelzinho oriental recheado com carne e legumes, frito ou cozido no vapor; aprendam de uma

vez a falar essa merda;

Gyunikú = Carne de Boi, Picanha; (pronuncia-se guíu)

H)

A grande maioria se pronuncia como 'rrá', e não 'há' (de haver)

Hamagurí = Vongole;

Hâmu = Presunto;

Hanagátsuo = Raspas de Bonito seco;

Harusâme = Macarrão gelatinoso e transparente de Arroz;

Háshi = Oháshi: Palitinhos usados para comer;

Háshi-Okí = Suporte para descando do Ohashi;

Hakusái = Acelga;

Hodjitchá = Chá Torrado;

Hokigái = Almeja;

Hondáshi = Tempero a base de peixe;

Horenssô = Espinafre;

Hoshi-Budo = Uvas passas;

Hoshi-Súmomô = Ameixas secas;

Hôsso-Máki = Sushi enrolado fino no Sudarê;

I)

Itchigô = Morango;

Iká = Lula; bom pra caralho também;

Iká-Uni = Prato à base de Lula e Ovas de Ouriço;

Ikezúkurí = Sashimi servido com o Peixe ainda Vivo;

Ikurá = Ovas de Salmão; do caralho;

Inári-Zúshi = Tofu frito recheado com Shari e misturas;

Irashái-Massê = Saudação ao Cliente; Bem Vindo;

Irikô = Filhote de Peixe seco;

Ise-Ebí = Lagosta;

Ishidái = Sargo de Dente;

Isobe-Zukurí = Peixe enrolado em Alga sem arroz;

Itadakimássu = Estou servido, Vou comer, Bom Apetite; (o 'u' final quase não se pronuncia)

Itamáe-San = Chefe de Culinária Japonesa;

J)

Pronuncie como 'Djavan'

Jagaimô = Batatinha;

Jubako = Recipiente para transportar Alimentos;

K)

Kabotchá = Abóbora;

Page 23: COMIDA JAPONESA

Kái = Marisco;

Kái-Rui = Moluscos;

Kakí = Ostra;

Kakí-Furai = Ostras à milanesa;

Kamabôko = Massa consistente de Peixe;

Kampái = Brinde, Saúde;

Kampiô = Aparas longas retiradas de um tipo de Cabaça;

Kaní = Caranguejo;

Káppa-Máki = Sushi enrolado de Alga e Arroz, com recheio de Pepino;

Karashí = Mostarda;

Kárifuráwa = Couve Flor;

Kawa = Pele;

Kazunôko = Ovas de Arenque;

Kinoko = Cogumelo;

Kôi = Carpa;

Kômbu = Espécie de Alga Marinha grossa e comprida;

Kôme = Arroz antes do cozimento;

Konyáku = Batata Konyaku ou Bloco Gelatinoso da mesma;

Kozará = Prato de tamanho pequeno para servir uma variedade de alimentos;

Kudamonô = Frutas;

Kujira = Baleia; (dj)

Kuraguê = Água Viva;

Kurí = Castanhas;

Kurôkawa Kajiki = Marlim Negro;

Kurôkoshou = Pimenta do Reino;

Kurômagurô = Atum Azul ou Albaroca Azul;

Kyuri = Pepino;

L)

Japoneses não pronunciam o L, mas sim um "R" leve (como o R de 'Cara').

Lamén: Macarrão fino e servido com caldo abundante.

M)

Magurô = Atum;

Máki-Zúshi = Sushi feito de forma enrolada;

Manaitá = Grande Tábua de cortar utilizada pelo Itamae-San;

Mandjú = Bolinho de Arroz recheado com Doce de Feijão;

Massagô = Ovas de Shishamo;

MásshuRûumu = Champignon;

Massu = Caixinha para se beber Sakê gelado e Medida Japonesa;

Masu = Anchova;

Matchá = Chá Verde em Pó levemente amargo;

Menrúi = Macarrão;

Menyu = Cardápio;

Mérôm = Melão;

Page 24: COMIDA JAPONESA

Mêshi = Arroz cozido ou genéricamente para Refeição;

Mikâm = Mexerica;

Mirim = Sakê doce para culinária;

Missô = Pasta de Soja moída, salgada e fermentada;

MissôShíru = Soba a base de Misso;

Mizu = Água;

Mochí = Bolinho feito de pasta de arroz, geralmente no Ano Novo; (tch)

Mochiko = Farinha de Arroz; (tch)

Mômo = Pêssego; Não é marca de rodas

Mushimonô = Pratos Cozidos no Vapor;

Myogá = Variedade de Gengibre;

N)

Naga-Kabotchá = Abobrinha;

Natô = Grão de Soja Fermentado;

Nêgui = Cebolinha;

Nêgui-Toro = Sushi de Atum Gordo com Cebolinha Verde;

Niguíri = Bolinho de Arroz feito com Dois Dedos;

Niguíri-Zúshi = Sushi feito em Bolinhos de Arroz, com Dois Dedos;

Nihôn-Shu = Sakê;

Nikú = Carne;

Nimonô = Nome genérico para Comidas cozidas com Shoyu e Sakê;

Nirá = Folha de uma espécie de Alho; o tempurá disso é ESPETACULAR;

Norêm = Cortina curta que adorna as passagens do Sushi-ya;

Norí = Espécie de Alga Marinha seca;

Nori-Máki = Sushi enrolado em Alga;

O)

Ochizúshi = Sushi prensado (tch);

Oháshi = Talher japones composto de 2 palitos;

Oshibôri = Toalha quente úmida para limpar as maõs;

Okará - Raspas de leite de soja do coador, ou bagaço;

Ozooní - Moti em sopa de legumes, comum nos reveillons para dar sorte;

P)

Pônzu = Shoyu com sumo de Limão e outros Temperos;

Purâmu = Ameixa;

R)

Radíshu = Rabanete;

Rêmom = Limão;

Robáta = Em volta do Fogo;

Robátayáki = Nome genérico para os Espetos Grelhados de Carnes, Peixes e Vegetais;

Rôssuto-Shitá = Assado no Forno;

Page 25: COMIDA JAPONESA

S)

Saarôim = Filet Mignon;

Sakaná = Peixe;

Shake = Salmão;

Sakê = Bebida Alcoólica feita à partir da Fermentação do Arroz;

Shake-Skin = Pele de Salmão;

Sakurá = Cerejeira;

Sakurá-Ebí = Camarão Sete Barbas;

Sasâmi = Filé de Frango;

Sashimí = Fatias de Peixe Cru;

Shábu-Shábu = Carne fatiada e cozida com legumes em molho de gergelim ou missô;

Shimêji = Tipo de Cogumelo pequeno;

Shiokará = Conserva Salgada;

Shíro-Missô = Missoshiru de Misso Branco;

Shissô = Planta da família da Hortelã;

Shiítake = Tipo de Cogumelo Grande; (como em xiita)

Shogá = Gengibre;

Shôyu = Molho à base de Soja;

Shôyu-Zará = Pequeno Prato para colocar Shoyu;

Sôba = Massa tipo Espaguete;

Sobrenada = Website muito legal;

Somê-Orôshi = Molho semelhante ao Ponzu, mas picante com Momiji-Horoshi;

Somêm = Tipo de Macarrão de Semolina;

T)

Tái = Pargo;

Takenôko = Broto de Bambu;

Takô = Polvo;

Tamagô = Ovos, Ovas em geral;

Tamagô-Yaki = Omelete em camadas, temperado com Açúcar, Mirim e Shoyu;

Tarakô = Ovas de Bacalhau;

Tarê = Molho adocicado à base de Shoyu, Sakê e diversos ingredientes;

Tatâmi = Tapete de Palha de Arroz, também é uma medida de área;

Tchá = Chá;

Tchízu = Queijo;

Teishôku = Prato Comercial Japonês;

Têkka-Máki = Sushi enrolado de Alga e Arroz, com recheio de Atum;

Temáki = Sushi enrolado com a mão em forma de Cone de Alga com Arroz e recheio variado;

Tempurá = Empanado, do português Têmpero;

Tendôn = Arroz com Camarões Empanados;

Teppân-Yáki = Chapa Quente para preparar e servir, Carnes, Peixes e Vegetais;

Tofú = Queijo de Soja; Ou quando a gente tá ferrado;

Tôgaráshi = Pimenta Malagueta Forte;

Tokurí = Garrafa para aquecer e servir Sakê Quente;

Tonkátsu = Carne de Porco frita à Milanesa; Tem um molho muito bom também pra isso, com esse nome;

Page 26: COMIDA JAPONESA

Tôrô = Parte gorda do Atum; Sr. Sobrenada adora;

Tsukemôno = Conservas de Legumes e Verduras;

Tsukidáshi = Aperitivos Típicos Japoneses que acompanham a Bebida;

U)

Udôn = Tipo de Macarrão Branco;

Umazurahágui = Peixe Porquinho;

Umê = Tipo de Ameixa Japonesa;

Umêboshi = Tipo de Ameixa Japonesa em Conserva; salgada pra caralho;

Unágui = Enguia; BOOOM no sushi;

Uní = Ovas de Ouriço do Mar; Sr. Sobrenada adora;

Urá = Ao Contrário;

Uramáki = Sushi com recheio diverso, enrolado com o Arroz por fora e a Alga por dentro;

Z)

Zarusôba = Macarrão Oriental de côr escura, servido gelado com molho à base de Shoyu; Bom no calor.