comércio de proximidade

18

Upload: tiago-pinho

Post on 09-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Projecto realizado no âmbito da disciplina de Fotografia, com o tema "Comércio de Proximidade"

TRANSCRIPT

Page 1: Comércio de Proximidade
Page 2: Comércio de Proximidade

"Comércio que consiste em pequenos estabelecimentos de venda a retalho, situados fora de grandes superfícies comerciais e especializados na transacção de um tipo de produto particular, tipicamente de propriedade individuais."

Page 3: Comércio de Proximidade

O comércio e a situação sócio-económica actual

A situação sócio-económica actual sufoca o pequeno comércio, por um lado com a concorrência esmagadora das grandes superfícies organizadas, por outro a crise económica pela qual atravessamos, que reduz drasticamente o poder de compra do consumidor.

Em Portugal o poder de compra é cada vez menos, os Portugueses nos dias de hoje cientes das dificuldades actuais e futuras não gastam a não ser nos bens essenciais, uns porque querem poupar e precaver-se para futuros imprevistos, outros porque simplesmente não têm dinheiro.

Os Portugueses não conseguem pagar as suas contas, comprar bens essenciais e ainda ter poder de comprar para outros consumos. Sem poder de compra, a procura está no mais barato como é natural e as vendas, mesmos em grandes superfícies e empresas, baixaram.

Mercearias, oficinas, fotógrafos, dentistas, sapateiros, e muitos mais, todos eles

têm uma coisa em comum com os comsumidores: estarem a tentar sobreviver a esta crise. Os preços podem ser um pouco mais elevados que nas grandes superfí-cies e a escolha é forçosamente mais limitada.

No entanto, este tipo de comércio constitui uma excelente alternativa sobretudo para as compras mais urgentes, e às vezes, se procurarmos bem, até é possível comprar algo importante a preços vantajosos.

É preocupante o futuro do nosso comércio de proximidade e os problemas asso-ciados à falências destas lojas, desde desemprego à mais crédito mal parado, entre outros.

Page 4: Comércio de Proximidade
Page 5: Comércio de Proximidade

Vestígios do pequeno comércio

A situação económica actual afecta todos os tipos de negócio, tendo os pequenos estabelecimentos maior dificuldade em se manterem abertos.

Muitos acabam por fechar deixando para trás espaços vazios, letreiros envelhecidos pelo tempo e montras tapadas com jornal, vestígios do que outrora fora um negocio prospero.

Destas lojas, apenas alguns clientes antigos ou pedestres ocasionais se recordarão da imagem de uma loja recheada de produtos, que talvez também ostentasse uma montra igualmente recheada.

Page 6: Comércio de Proximidade
Page 7: Comércio de Proximidade
Page 8: Comércio de Proximidade
Page 9: Comércio de Proximidade
Page 10: Comércio de Proximidade
Page 11: Comércio de Proximidade
Page 12: Comércio de Proximidade
Page 13: Comércio de Proximidade

Sobrevivência do pequeno comércioAlém do pequeno comércio ser engolido por grandes

empresas, também não é menos verdade que nos dias de hoje as pessoas preferem comprar em grandes superfícies comerciais onde têm à sua disposição várias lojas e restaura-ção, juntando assim o útil ao agradável pois dá para passar uns momentos de lazer com a família e fazer as compras necessárias sem grandes deslocações.

Os pequenos estabelecimentos, para competir com o monopólio das grandes fornecedoras e também para tentarem se manter abertos, tentam baixar os preços, criar promoções e até facilitar o pagamento aos clientes, esperando adaptarem-se e captarem a atenção dos clientes.

Page 14: Comércio de Proximidade
Page 15: Comércio de Proximidade
Page 16: Comércio de Proximidade
Page 17: Comércio de Proximidade

Reflexão sobre o resultado obtido

Analisando os resultados obtidos, sinto a falta de mais variedade nas minhas imagens, já que fico com a ideia de estar demasiado limitado com as imagens que usei. Por isso gostaria de ter mais imagens que suportassem o meu discurso, mais elementos figurativos para além dos que usei.

Mas no geral estou satisfeito com o resultado, esperando superar as limitações sentidas neste projecto e melhorar no futuro.

Page 18: Comércio de Proximidade