comentário da colega gracinda silva à minha tarefa da sessão 4

2
Cara colega mesmo em cima da hora aqui fica o meu comentário ao seu trabalho. Os níveis de articulação da BE com a escola referidos no trabalho elaborado pela Teresa, reflectem bem a importância desta relação – escola/BE e contribuem para fundamentar a importância da BE no sucesso educativo dos alunos. Sobre este assunto tecerei alguns (pequenos comentários), que terão como suporte citações da Teresa. Estudos internacionais mostram que a BE tem um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos e que é um suporte indispensável do desenvolvimento curricular na sociedade do conhecimento; por outro lado o sucesso da BE depende da relação que consegue estabelecer na e com a escola. Grande responsabilidade atribuída ao Professor Bibliotecário que terá sem dúvida a sua tarefa mais facilitada se o órgão directivo e de gestão proceder à “integração da BE nos planos estratégicos e operacionais, na visão e objectivos educacionais da escola;”, envolvendo e responsabilizando todos os intervenientes. A BE também é referida pelas Organizações internacionais como “núcleo de trabalho e aprendizagem ao serviço da escola” – estamos perante novos contextos e novos conceitos de aprendizagem em que o aluno se apresenta como construtor do seu próprio conhecimento, a quem a BE deve disponibilizar recursos em diversos suportes e desenvolver um trabalho articulado com os docentes no âmbito do desenvolvimento curricular. A BE deve “apoiar os diferentes projectos em parceria com os responsáveis” – a BE interage com a escola e desenvolve um trabalho articulado e planeado, visando sempre a aprendizagem e o cumprimento de objectivos curriculares. Neste cenário compete ao Professor Bibliotecário “Gerir a mudança” – é necessário adaptar práticas, mas essencialmente adaptar mentalidades, tarefa árdua para qualquer pessoa. Por isso ao Professor Bibliotecário se exige uma liderança forte e uma gestão coerente, visando sempre as prioridades da escola.

Upload: teresa-goncalves

Post on 26-Jun-2015

165 views

Category:

Travel


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Comentário da colega Gracinda Silva à minha tarefa da sessão 4

Cara colega mesmo em cima da hora aqui fica o meu comentário ao seu trabalho.

Os níveis de articulação da BE com a escola referidos no trabalho elaborado pela Teresa, reflectem bem a importância desta relação – escola/BE e contribuem para fundamentar a importância da BE no sucesso educativo dos alunos. Sobre este assunto tecerei alguns (pequenos comentários), que terão como suporte citações da Teresa.

Estudos internacionais mostram que a BE tem um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos e que é um suporte indispensável do desenvolvimento curricular na sociedade do conhecimento; por outro lado o sucesso da BE depende da relação que consegue estabelecer na e com a escola. Grande responsabilidade atribuída ao Professor Bibliotecário que terá sem dúvida a sua tarefa mais facilitada se o órgão directivo e de gestão proceder à “integração da BE nos planos estratégicos e operacionais, na visão e objectivos educacionais da escola;”, envolvendo e responsabilizando todos os intervenientes.

A BE também é referida pelas Organizações internacionais como “núcleo de trabalho e aprendizagem ao serviço da escola” – estamos perante novos contextos e novos conceitos de aprendizagem em que o aluno se apresenta como construtor do seu próprio conhecimento, a quem a BE deve disponibilizar recursos em diversos suportes e desenvolver um trabalho articulado com os docentes no âmbito do desenvolvimento curricular.

A BE deve “apoiar os diferentes projectos em parceria com os responsáveis” – a BE interage com a escola e desenvolve um trabalho articulado e planeado, visando sempre a aprendizagem e o cumprimento de objectivos curriculares.

Neste cenário compete ao Professor Bibliotecário “Gerir a mudança” – é necessário adaptar práticas, mas essencialmente adaptar mentalidades, tarefa árdua para qualquer pessoa. Por isso ao Professor Bibliotecário se exige uma liderança forte e uma gestão coerente, visando sempre as prioridades da escola.

“Contribuir para a afirmação e reconhecimento do papel da BE e demonstrar o impacto que esta tem no processo ensino/aprendizagem” – será sem dúvida através de uma prática avaliativa baseada em evidências, que mais facilmente se pode demonstrar à escola o impacto que a BE tem na formação e na aprendizagem dos alunos.

Sem dúvida alguma, só através do “envolvimento de toda a comunidade escolar (PB, equipa, Direcção; professores, CP, alunos, encarregados de educação);” o MABE terá o reconhecimento devido e funcionará como um instrumento agregador, em torno do valor da BE.

Page 2: Comentário da colega Gracinda Silva à minha tarefa da sessão 4

Teresa depois de ler e analisar o seu trabalho poderia dizer que nós, Professores Bibliotecários, nos podemos considerar uns privilegiados, pois devido à nossa função temos a possibilidade de contribuir para o sucesso educativo de muitos, muitos alunos! Continuação de um excelente trabalho! Parabéns pelo trabalho elaborado.

Gracinda.