comece - agosto 2010

7
ANO I N 5 - AGO/2010

Upload: comece

Post on 05-Jul-2015

203 views

Category:

Spiritual


1 download

DESCRIPTION

Comece! Correio de Mocidades Espírita do Ceará. Edição Agosto 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Comece - Agosto 2010

ANO I N 5 - AGO/2010

Page 2: Comece - Agosto 2010

editorial 2

Entre amigos

os momentos mais marcantes de nossa vida,

seja na emoção, na alegria, diversão, raiva ou mesmo tristeza, podemos encontrar pessoas diferenciadas, que estão sempre ao nosso lado em cada momento desses, a essas pessoas damos o nome de amigos. No mês que acaba de ir embora, mais precisamente no dia 20 de Julho, comemorou-se o dia do Amigo, claro que para as pessoas importantes de nossas vidas não deve existir dia marcado para que elas sejam lembradas. Estas pessoas especiais devem ser homenageadas em todos os momentos, porém, com a dinâmica de nossos dias tão apressada e o tempo correndo tão rápido, não é tão ruim que exista uma data para lembrarmos dos nossos amigos.

Estava este, que neste

momento escreve, assistindo TV na manhã do dia 20 de Julho, quando viu um episódio comovente: uma moça entrou em contato com um programa televisivo pedindo ajuda para encontrar a sua melhor amiga de infância, a qual já tinha perdido o contato há mais de 20 anos e por isso, sentia muita saudade e vontade de saber como a amiga estava. Quando a amiga foi encontrada e levada ao programa, montaram uma encenação para que a amiga encontrada não soubesse de pronto o motivo pelo qual ela estava ali na televisão. Ainda disfarçaram a amiga que solicitou ajuda ao programa, para verificar se a amiga a reconheceria mesmo depois de um tempo tão longo separadas, pois o último encontro entre ambas se deu quando eram apenas duas crianças. A armação não durou muito, pois a amiga

reconheceu de imediato aquela que estava à sua procura, demonstrando que o tempo e a distância não são capazes de apagar uma verdadeira amizade.

Com a intenção de abordar esse tema tão rico em emoções, nós do COMECE preparamos nesta edição de agosto - que muitos dizem ser o mês do desgosto, mas que nós estamos trazendo aqui nessas páginas muito gosto - um gosto saboroso de carinho e amizade para que ao lerem todos possam refletir como ser melhores amigos e como vivenciar melhor a amizade em toda a sua força. Lembrando sempre que a amizade é um dos maiores postulados cristãos, pois de tudo que Jesus ensinou e exemplificou entre os homens um dos principais ensinamentos foi o da fraternidade entre todos e de amarmos ao próximo como a nós mesmos.

Lúcia diz:“Um amigo é como uma flor no campo de nossas vidas.”

Gabi diz:“A juventude espírita tem a responsabilidade de fazer florescer o futuro da Doutrina, façamos a nossa parte!”

Denise diz:“Amigos são, acima de tudo, nossos irmãos na caminhada da evolução rumo ao bem.”

NFrancisco Valjuan

[email protected]

Page 3: Comece - Agosto 2010

comece.blogspot.com

blogando por aí 3

O blog Espiritismo & Política vem com tudo!Geraldo Valintim

[email protected]

stá chegando o período e l e i t o r a l ,

nada melhor do que ficar bem informado, principalmente com um Blog Político/Espírita. Êpa! Política e Espiritismo, pode? Acesse Espiritismo & Política - Reflexões Para o Cidadão Espírita de Marko Galleno - Campo Maior – Piauí. Ele traz o posicionamento espírita em assuntos políticos, muito oportuno para a Mocidade Espírita refletir sobre a política em sua essência nesse período que antecede às Eleições. Lá você vai encontrar vários artigos, sempre fundamentados na Codificação Espírita e nos ensinamentos do Mestre Jesus. Acesse o link: http://espiritismoepolitica.blogspot.com/ e veja temas

como: Os Jovens Espíritas e a Política; Movimento Espírita e Democracia; Kardec e Os Temas da Política: Liberdade, Igualdade e Fraternidade; Comprar

Votos: Violentar Consciências; Sepulcros caiados na Política e muitos outros. Vem blogar! Navegue, tire suas conclusões e vote consciente! Valeu Galera!

REPRODUÇÃO

Em ano de eleições, o blog é mais uma ferramenta para refletir sobre as escolhas políticas

E

Page 4: Comece - Agosto 2010

comece.blogspot.com

o papo é esse 4

Francisco [email protected]

Aline [email protected]

Aline diz:Ei vavá, o tempo passa muito rápido né! Outro dia desses eu ouvia A turma do Balão Mágico pra dançar e me divertir, hj ouço, mas é procurando músicas com temas legais p crianças visitadas pelo Grupo Fantasia!

VALJUAN diz: rsrs pois é... o tempo passa muito rápido

Aline diz: Eu tava agora falando com uma amiga, lembramos q já faz 12 anos q nos conhecemos, desde a época do colégio.E mesmo com a distância a nossa amizade se mantém pela net pq somos cada uma mais ocupada q a outra e pelo msn a gente se fala, bota assuntos em dias, desabafa e mantém a amizade.

VALJUAN diz:Eu também tenho uns ex colegas que eu conheço desde q fazíamos a 1ª Série e graças ao Orkut consegui reencontrar alguns e com uns dois em especial consegui recuperar o mesmo grau de amizade q a gente tinha..São as questões de afinidade mesmo né?

Aline diz:É mesmo...amizade sem dúvida é questão de afinidade.Bons amigos muitas vezes são mais próximos até q irmãos sanguíneos e isso o espiritismo explica. Tem pessoas q a gente bate o olho e já nasce logo uma grande amizade, outras tem q ser cultivadas e ficam mais fortes. E q bom q a gente tem a internet pra ajudar a resgatar esses amigos.Maaaas, nada melhor do q tá perto de um grande amigo,né!

VALJUAN diz:Uma coisa interessante na Amizade é que às vezes ela vai crescendo entre as pessoas sem nem mesmo a gente perceber e só se faz notar grande mesmo qd acontece algo que evidencie isso ou qd o tempo, q é amigo da verdade mostra isso.

Amiz@de

Page 5: Comece - Agosto 2010

comece.blogspot.com

o papo é esse5

VALJUAN diz:Muitas pessoas passam por nossa vida, nem todas marcam profundamente e muitas continuam aos trancos e barrancos ao nosso lado

Aline diz: É verdade... Já pensou, se a gente conseguisse fazer uma lista de todas as pessoas q já passaram por nossa vida? qual seria o tamanho? rsrsrsEu fico pensando tbm no nosso anjo da guarda, esse deve ser um grande amigo e pense numa amizade!!!! fica sempre ao nosso lado mesmo muitas vezes sendo ignorado!

VALJUAN diz: Mas nós nem percebemos q alguns amigos aqui no plano material mesmo tem muito esse comportamento de nos ajudar e aconselhar no q podem Eu tenho alguns dessa forma... Vou só dizer um caso q p/ mim foi marcante.É o meu amigo Pedro, que tu conhece...

Aline diz: O Pedro Igor, sei!

VALJUAN diz: Eu conheci ele na escola, na 7ª Série. Logo q o conheci ele fez uma brincadeira que me aborreceu muito...Mas tentei relevar pq eu nunca gostei de criar inimizades e tava começando a conhecer a Doutrina Espírita naquela época Aí ele foi ficando cada vez mais apegado a mim, mas eu sempre achava ele um pouco chato e grudento

Aline diz:

VALJUAN diz: Ia p/ minha casa só falta não ir embora e eu era até um pouco bruto com ele. Mas, logo no ano seguinte aconteceu algo comigo q me marcou e começou a mostrar q ele tinha sim uma amizade muito sincera e leal por mim. Eu desenvolvi um problema no calcanhar esquerdo e passei algum tempo sem ir a escola e quem ia me dar as tarefas? Ele!

Aline diz: ooooolha aí!!!!

VALJUAN diz: Mas isso é bobagem né? Qualquer um poderia fazer isso.. Tem mais... Por recomendação médica e contra a minha vontade, por essa enfermidade se agravar, eu tive q passar a usar muletas... adivinha quem me deu o primeiro par de muletas... O Pedro Igor!

Aline diz: Vaaaaaalha q legal!!!

VALJUAN diz:Tbm por causa desse problema e por eu não conseguir andar de forma muito boa com muletas, não conseguia ir p/ escola a pé nem p/ pegar ônibus...Meu pai tinha uma bicicleta, mas não poderia ir me deixar na escola e nem me buscar pq ele trabalhava... e quem fazia isso por mim? O Pedro Igor!

Aline diz:Isso que é amizade!

Page 6: Comece - Agosto 2010

comece.blogspot.com

o papo é esse6

VALJUAN diz:Dentro desse envolvimento dele aqui em casa acabou se tornando Espírita e nesse tempo todo, mesmo deixando a escola e ele tendo se mudado daqui de perto nunca deixamos o contato. Recentemente, mais uma vez ele demonstrou a amizade por mim.

VALJUAN diz:Eu queria ir para o Emece e tava com uma certa dificuldade p/ chegar lá...Afinal eu moro em Caucaia que é “bem pertinho” da Maraponga né?rsrsEntão ele saiu do emprego um dia antes do Emece “por um acaso” e ele ia trabalhar no Emece tbm... então o que ele fez: alugou um carro com o dinheiro da rescisão e todos os dias do Emece saiu da casa dele na Cidade 2000 e veio me buscar e me deixar. Isso é ou não é amizade?

Aline diz: Caramba!!!!

VALJUAN diz: Por essas coisas eu me considero rico, por ter amigos dessa natureza!

Aline diz: Sem dúvida, vavá!!!!Não é todo mundo q faz coisas lindas assim não,viu!É nessas horas q entendo a dedicação dos nossos anjos da guarda Ele sem dúvida pode ser um dos seus!

VALJUAN diz:Mas, nós às vezes não compreendemos bem a dedicação das outras pessoas e essa forma de julgar muito rápido as ações dos outros podem nos afastar de pessoas q são ou q seriam grandes amigos não acha?

Aline diz: É verdade! Se vc tivesse se afastado dele bem no começo, com a brincadeira q vc não gostou, olha só quantos momentos bons vcs teriam desperdiçado.

VALJUAN diz: Pois é..Eu faço uma analogia das pessoas com tijolos:Elas estando juntas suportando muitas vezes o peso uma das outras e sabendo encaixar suas características, ajudando-se, podem desde construir paredes sólidas q as tempestades da vida não derrubam até serem como os tijolos parte da construção de uma torre que pode elevar a humanidade do barro sem forma ao céu estrelado...

Aline diz:

Ai que lindooooo!!! Adorei!

VALJUAN diz: Então, o papo é esse! rsrsrsrsrs

Page 7: Comece - Agosto 2010

comece.blogspot.com

um bora 7

Expediente

O caminho da elevação espiritual, focado no respeito e ajuda ao próximo, e a busca pela consciência de que o ser humano pode mudar o mundo por meio de atitudes positivas, são assuntos que serão abordados na VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O evento terá como tema a “Educação para a Paz”, e será realizado de 17 a 22 de agosto, no Theatro José de Alenca. Este ano, a Mostra irá apresentar espetáculos de companhias de sete estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além das apresentações em Fortaleza, serão realizadas ações paralelas, como uma Mostra Itinerante, com exibições em Caucaia, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Jaguaretama, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste e Quixadá e nos terminais de ônibus da capital. O acesso a Mostra, em Fortaleza, será feito por meio de troca de ingressos com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um (1) livro não-didático. Informações no site: www.teatrotranscendental.com ou Tel. (85) 3260-5140.

Nesta pequena obra, porém tão grande e radiosa, a nossa querida mentora Joanna de Ângelis, inspirada sob a doce virtude da esperança, brinda-nos com vinte relevantes temas para a nossa reflexão. Vejam trecho sobre o Valor da Amizade: “A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar. A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal. Inspiradora de coragem e de abnegação. A amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas. Há, no mundo moderno, muita falta de amizade! O egoísmo afasta as pessoas e as isola. A amizade as aproxima e irmana. O medo agride as almas e infelicita. A amizade apazigua e alegra os indivíduos. A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações”. Um Bora ler e enriquecer-nos de luz! Divaldo Pereira Franco / Joanna De Ângelis Ed. LEAL, 128 péginas. Preço Médio R$ 15,00.

Só Riso

Mostra de Teatro Transcendental

Geraldo [email protected]

Momentos de EsperançaDIVULGAÇÃO

Edição: Aline Sousa, Denise Ferreira, Geraldo Valintim, Joamila Brito e Francisco Valjuan

Revisão: Aline Sousa e Joamila Brito

Diagramação: Denise Ferreira

Site: Alan BacelarTextos nesta edição: Aline Sousa, Francisco Valjuan, Geraldo Valintin e Denise Ferreira

Se quiseres saber qual o amor mais sublime Não encontrarás muita dificuldade Acredite... sim, ele existe! Está conosco desde tenra idade E cresce junto de cada um de nós Como o maior bem do planeta Ninguém resiste ao ficar a sós Sem um companheiro que lhe entenda E este amor é tão seguro Não tenho medo de perdê-lo Supera todas as barreiras do mundo E se mantém forte e perfeito O amor mais cheio de sublimidade É o que denominaram amizade.

Joamila [email protected]

joamilabrito.zip.net

espitirinhas.blogspot.com