combate À covid-19 entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · de 1,2 mil...

8
1 Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: CLIMATEMPO máx.33º mín.16º EDIÇÃO IMPRESSA Nível do rio Paraguai (Ladário) ÚLTIMOS 3 DIAS SEXTA-FEIRA Edição: 2620| Ano: XIII Preço: R$ 1,00 Corumbá, 31 de julho de 2020 30/07 29/07 28/07 1,46 m 1,48 m 1,54 m Anderson Gallo >>PÁGINA 05 Dados contabilizam os números até ontem. >>PÁGINA 03 Força-tarefa combate queimadas no Pantanal; 780 mil hectares já foram devastados pelo fogo Corumbá registra mais de 1,2 mil casos de coronavírus e 36 óbitos PANTANAL EM CHAMAS CURVA ASCENDENTE Anderson Gallo Entra em vigor decreto que muda horário do comércio e de outros segmentos em Corumbá O comércio em geral e prestadores de serviços podem funcionar das 08h às 16h de segunda a sexta; aos sábados não muda o horário já estabelecido, das 08h às 14h. >>PÁGINA 04 COMBATE À COVID-19

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

1Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte: CLIMATEMPOmáx.33º

mín.16º

EDIÇÃO IMPRESSA

Nível do rio Paraguai(Ladário)ÚLTIMOS 3 DIAS

SEXTA-FEIRA Edição: 2620| Ano: XIIIPreço: R$ 1,00Corumbá, 31 de julho de 2020

30/0729/0728/071,46 m1,48 m1,54 m

Anderson Gallo

>>PÁGINA 05

Dados contabilizam os números até ontem. >>PÁGINA 03

Força-tarefa combate queimadas no Pantanal; 780 mil hectares já foram devastados pelo fogo

Corumbá registra mais de 1,2 mil casos de coronavírus e 36 óbitos

PANTANAL EM CHAMAS

CURVA ASCENDENTE

Anderson Gallo

Entra em vigor decreto que muda horário do comércio e de outros segmentos em Corumbá

O comércio em geral e prestadores de serviços podem funcionar das 08h às 16h de segunda a sexta; aos sábados não muda o horário já estabelecido, das 08h às 14h. >>PÁGINA 04

COMBATE À COVID-19

Page 2: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

2

Expediente

Jornal Diário CorumbaenseRua Cabral, nº 1.283 - CentroFones: 3232-4690 / 3232-4691 Corumbá-MS

www.diariocorumbaense.com.brwww.diarionline.com.br

A redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida, portanto, os mesmos podem não representar, necessariamente, a opinião deste jornal.

Diagramação, Criação e Design

Repórter Fotográfico

Anderson Gallo - DRT-MS 1271

Ricardo Albertoni MirandaJoão Victor Nunes

RedaçãoDireção Geral:Rosana Nunes - MTB-064/[email protected]

Ricardo Albertoni - DRT 1765/[email protected]

/diarionline /diarionline Leonardo [email protected]

ARTIGO

E o futuro?

O futuro a Deus pertence. Des-de o princípio e para todo

o sempre. O homem põe e Deus dispõe. Ele tem a Sua estratégia. A nós, cabe procurar entender para agir de acordo. A nossa vida é única. Quando passar-mos deste nível para o outro, da espiritu-alidade, a nossa vida continuará a mesma. Só levaremos para lá o que somos verdadeira-mente. Assim, quando alcançamos a dimen-são da eternidade, o que nos cabe fazer é, pe rmanentemente , contribuir para o nos-so aperfeiçoamento, nossa evolução, com aprendizado constan-te. Não existe aposen-tadoria. Há um tempo para tudo.

"O tempo pergun-tou para o tempo:

Que tempo o tempo tem?

E o tempo respon-(*) Heitor Rodrigues Freire é corretor de

imóveis e advogado.

Por Heitor Freire (*)

deu:O tempo que o tem-

po tem,é o tempo que o

tempo tem"O futuro, na rea-

lidade, como um vir a ser, é uma ficção. A vida acontece no aqui e agora. No dia a dia, a todo momento, cada um de nós está a plan-tar seu futuro. Isso de ficar planejando, pen-sando e organizando não passa de uma ilu-são, porque a qualquer instante tudo pode mudar. Como está acontecendo agora. E aqueles que se estru-turaram interiormen-te, embora sofrendo as vicissitudes do mo-mento, estão prepara-dos para assimilar e vivenciar da melhor maneira os últimos acontecimentos.

"O problema do nosso tempo é que o futuro já não é mais o que costumava ser". O poeta francês Paul Va-

léry (1871-1945), com esta frase atemporal definiu com muita cla-reza o que está aconte-cendo com todos. Esse "costumava ser" tam-bém era utópico. Pelas mesmas razões expos-tas acima.

O que está acon-tecendo em todo o mundo não pode ser desconsiderado. É evidente que não po-demos fazer como o avestruz e enterrar a cabeça no chão, fazer de conta que tudo está bem e esperar que as coisas voltem ao nor-mal.

Fingir que se en-tende tudo, porque se tem pensado mui-to sobre os aconteci-mentos atuais, não vai nos orientar e vai nos tirar da realidade. Acredito que o funda-mental é entender que Deus tem seus planos, e ter a força de conti-nuar firme em nossas convicções. Através da

dor fortuita, por trás de todas essas más-caras, há um objetivo que desconhecemos. E agora? O que fazer agora quando não há nada a fazer?

Me parece que fo-mos filtrados para o nosso âmago. "Quem sou eu?" e "Quem eu não sou? E “O que posso fazer, se não sou quem pensei ser? Por maior que possa ser a tarefa de assu-mir o controle de nos-sas vidas, podemos e devemos fazê-lo. Mas como? Em primeiro lugar, pela ação ati-va, consciente. Mudar os hábitos, entrar em ação.

Examinar nossas vidas. Para isso, temos que verificar se o medo nos paralisa e não per-mite olharmos para nós mesmos. Será que tenho medo de ser sin-cero comigo mesmo? Quais são meus objeti-vos? A observação se-

vera por meio de uma meditação clara e con-tínua que nos conduza ao autoconhecimento pode nos levar a se-guir esse caminho com segurança. Devemos ter consciência de que acima de tudo, existe o amor, a energia pura e verdadeira que move o mundo.

E assim, vamos ce-lebrar a vida, que é re-pleta de altos e baixos, conquistas, derrotas, perdas e ganhos. O im-portante é olhar a vida e celebrá-la. Para isso, é necessário reconhe-cer nossas próprias imperfeições, enten-dendo que não somos perfeitos e devemos aceitar a vida como ela é, para então agirmos para mudar o que deve ser mudado, assumin-do a vida com alegria e responsabilidade.

É hora de parar, re-fletir, pausar, aperfei-çoar e aproveitar estes dias de recolhimento que são preciosos – apesar de estranhos – para descobrir quem somos de verdade, abraçando este tempo de transição, partindo para a jornada inte-rior, deixando o supér-fluo do lado de fora.

E, assim, quem sabe, conseguiremos salvar uma vida, a nossa própria vida. Expandir nossa fé, o instrumento infinito, eterno, o atributo que Deus nos concedeu ao nos criar.

Sigamos inventan-do o futuro hoje para vivê-lo de forma objeti-va, com o pensamento voltado para Deus e caminhando em fren-te, para o alto e para dentro.

Page 3: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

3

Divulgação

Anderson Gallo/Arquivo Diário

As irmãs Dirce e Myrtes, recuperadas da covid-19

Manoel João e equipe vêm atuando no CTI da Santa Casa desde o início da pandemia

SAÚDE

Médico do CTI diz que Corumbá vive período “muito grave” da pandemia

ROSANA [email protected]

É muito grave a situação vivi-da em Corum-bá em razão

do avanço da pande-mia do novo corona-vírus. A afirmação é do médico Manoel João de Oliveira, que atua como chefe da Terapia Intensiva Co-vid-19 da Santa Casa de Corumbá. “A situ-ação é muito grave na cidade. Já fomos para 36 óbitos confir-mados por covid-19”, afirmou.

O médico descre-

veu o cenário que a pandemia o fez en-carar, juntamente com sua equipe, no cotidiano hospitalar. “Além de 14 pessoas na UTI, estamos com mais de trinta pa-cientes de covid in-ternados no hospital, nos setores B3 e B4. A gente está exausto, está cansado; a equi-pe está cansada”, contou.

Manoel João dis-se ser um erro dar conotação política a uma questão referen-te à saúde pública. “É grave falar que a questão, que tem com

vida, é politicagem ou é política. Não existe vantagem nenhuma para nós médicos, nem enfermeiros, quando morre o pa-ciente ou quando há internação por covid. São pacientes que chegam já em quadro gravíssimo. É menti-ra, quem tá dizendo que é política, citan-do no Facebook, está deixando se enganar e pode pagar um pre-ço alto por isso”, fri-sou o médico.

“Eu acho que não é hora de relaxar, não é hora de abrir portas, não é hora

de estar em aglome-ração. Estou dizendo com conhecimento de causa. Levem isso a sério, não é brinca-deira. Essa doença não é política, nem fi-nanceira. É muito sé-ria e não queira con-trair, porque quando ela evolui para a fase inflamatória, ela é fatal. Então, levem a sério, fiquem em casa, evitem aglome-ração, tomem medi-das de biossegurança porque o momento é crítico na cidade de Corumbá, no estado. É muito crítico”, fina-lizou.

Irmãs de 96 e 100 anos se recuperam da covid-19

NATÁLIA LEAL CAPILÉASCOM PMC

“Enquanto há vida, há esperança”. A fra-se retrata muito bem a situação vivida pelas ir-mãs Myrtes Bastos, de 96 anos, Dirce Bastos Hass, de 100 anos, que se tornaram um exem-plo de superação ao venceram a covid-19.

As duas moram em Corumbá e ainda são vizinhas. Dona Myrtes apresentou os primei-ros sintomas da doen-ça, como febre, tosse e cansaço. As duas, en-tão, realizaram o teste PCR/Swab em 27 de junho, o resultado po-sitivo para coronavírus

saiu no dia 29. O enfermeiro, Franz

Martins Eger, que co-ordena a equipe Home Care, que assiste as ir-mãs, contou que a Vigi-lância Epidemiológica do Município foi acio-nada e realizou o teste Swab. "Com os resul-tados positivos, elas fo-ram tratadas com mui-ta hidratação, repouso e vitamina C. Não fize-ram uso de outros me-dicamentos, apenas os sintomas foram trata-dos. Claro que devido a idade, elas demoraram mais dias para se recu-perar”, explicou.

"Fiquei mais de 15 dias ruim, fraca, sem olfato e paladar, mas

quando estava doen-te não sentia que já ia para o lado de lá. Nunca fui pessimista. Enquan-to há vida, há esperan-ça, nem lembro a minha idade, não se pode ficar desanimada”, contou dona Myrtes, que ainda disse que seu segredo para a longevidade e saúde é viver tranquila, sem estresse, levando uma vida simples e se alimentando bem.

Para o secretário de Saúde de Corumbá, Rogério Leite, a história é um exemplo. "Essas senhoras são exemplos de superação. A men-sagem que fica é de esperança, coragem e vontade de viver.”

De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas

e óbitos chegam a 36

O boletim epide-miológico da Secre-taria de Saúde de Corumbá, divulgado na quinta-feira (30), informou mais uma morte por coronavírus contabilizado para o município. É uma idosa, de 79 anos, no-tificada no dia 16 de julho. Moradora em Corumbá, ela tinha doença cardiovascu-lar crônica e obesi-dade, estava interna-da no Hospital Naval de Ladário e faleceu no dia 25 de julho. A Saúde Municipal foi informada posterior-mente e confirmou o óbito no boletim de ontem. Agora, a cida-de registra 36 mortes por covid-19. O bole-tim também informou que até a quinta-fei-ra, 1.208 casos de co-ronavírus foram noti-ficados. Destes, 955 estão sem sintomas e recuperados e 194 em isolamento domi-ciliar.

Todos os 14 leitos da UTI Covid da San-ta Casa estavam ocu-

pados ontem e sete pacientes faziam uso de ventilação mecâ-nica. Nos setores SB3 e SB4, onde ficam pacientes suspeitos e confirmados com quadro moderado da doença, dezenove pessoas estavam in-ternadas e havia 21 leitos disponíveis.

Desde o início da pandemia, Corumbá já registrou 9.102 no-tificações suspeitas de covid-19, destes, 7.780 foram descar-tados e 1.208 con-firmados. Há ainda 114 casos suspeitos aguardando resulta-do laboratorial.

Números do Estado

Já o boletim epide-miológico da Secreta-ria de Saúde de Mato Grosso do Sul regis-trou ontem (30) mais 876 casos de covid-19 em 24 horas, subindo para 24.287 as noti-ficações positivas da doença. 357 pesso-as perderam a vida para o coronavírus.

Campo Grande tem maior número de óbi-tos com 119 mortes, seguida de Dourados, com 35; Corumbá, 36 e Três Lagoas, com 13 óbitos. Ladário contabiliza quatro mortes.

Os dados do bole-tim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, também informaram ontem que dos 24.287 casos confirmados, 5.741 estão em isolamen-to domiciliar, 17.695 estão sem sintomas e recuperados.

Desde o dia 25 de janeiro, foram regis-trados 116.235 casos suspeitos de corona-vírus em Mato Gros-so do Sul. Destes, 85.217 foram descar-tados após os exames darem negativo para covid-19; 2.649 exa-mes aguardam resul-tado do Laboratório Central de Saúde Pú-blica (Lacen) e 4.082 casos foram notifica-dos e ainda não en-cerrados pelos muni-cípios. (RN)

Page 4: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

4

GERAL

Comércio e prestadores de serviços têm novo horário a partir de hoje

Anderson Gallo

Comércio passa a funcionar de 2ª a sexta, das 08h às 16h; aos sábados continua o mesmo horário, das 08h às 14h

ROSANA [email protected]

Decreto nº 2.364, de 29 de julho, as-sinado pelo

prefeito Marcelo Iunes e publicado no Diário Oficial de Corumbá es-tabelece readequação em medidas restritivas para frear a circulação do novo coronavírus. O município já tem 1.208 casos da doença e 36 pessoas morre-ram em consequência do vírus.

O prefeito Marcelo Iunes reiterou que a medida leva em consi-deração o aumento da curva epidemiológica pela covid-19 no Mu-nicípio, demonstrado no aumento do nú-

mero de casos confir-mados. As medidas de restrição à circulação de pessoas, juntamen-te com outras ações relativas à higiene e

uso de máscaras, con-tribuem para a dimi-nuição do número de infectados.

A cidade também tem tido baixo índice de isolamento social, o que pode resultar em colapso no siste-

ma público de saúde. Na terça-feira (28), por exemplo, a taxa ficou em 43,4% e, na quarta-feira, 42,2% en-quanto o recomendável pelos órgãos de saúde é o índice de 70%.

A partir desta sex-

ta-feira, 31 de julho, o horário de funciona-mento do comércio em geral e de prestação de serviços, de segunda--feira a sexta-feira, passa a ser das 08h às 16h; aos sábados, con-tinua das 08h às 14h, vedado seu funciona-mento aos domingos.

Ainda fica estabele-cido que as atividades que funcionem com entregas em domicí-lio (delivery) poderão funcionar nos dias de semana e aos finais de semana, inclusive aos domingos, após seu horário regular, até às 23h, exclusivamen-te nesta modalidade, observadas as demais determinações quanto à identificação dos en-tregadores.

Também fica ve-dada a realização presencial de cultos,

missas e demais mani-festações religiosas de segunda a sexta-feira, permitida a transmis-são via internet nesses dias. Está autorizado o funcionamento pre-sencial aos sábados e domingos de igrejas, templos, centros espí-ritas e demais locais destinados às mani-festações religiosas, limitado a duas cele-brações diárias, ob-servadas as normas de biossegurança já editadas.

Não houve altera-ção no toque de reco-lher, que permanece das 21h às 05h. Dú-vidas podem ser es-clarecidas por ato da Secretaria Municipal de Saúde e deverão ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

O decreto determina horário diferencia-do de funcionamento dos seguintes em-preendimentos, observadas as medidas de biossegurança para cada atividade:

I – açougues, mercados, supermercados e mercearias: de segunda-feira a sábado, das 08h às 20h e aos domingos, das 08h às 14h; II – postos de combustíveis (exclusivamente para abastecimento), borracharias e farmá-cias, resguardado o atendimento por plantão das farmácias: de segunda-feira a domingo, das 05h às 21h;III – restaurantes, lanchonetes e bares que forneçam refeições preparadas no estabele-cimento: de segunda a sábado, até às 20h30 e aos domingos até às 14h;IV - clínicas médicas, odontológicas e veteri-nárias: de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h30 e nos sábados, até às 14h; V – panificadoras, padarias e confeitarias: de segunda a sábado, das 06h às 20h e aos do-mingos das 06h ás 12h;VI – sorveterias e locais destinados a venda de açaí e similares: de segunda-feira a sexta, das 08h às 20h e aos sábados, das 08h às 14h; VII – conveniências e congêneres: de segun-da a sábado, até às 20h30 e aos domingos das 08h às 14h, proibido expressamente o consumo no local, calçada ou imediações, devendo ser recusada a venda caso seja ob-servada esta prática, sendo de responsabili-dade do estabelecimento evitar a ocorrência de aglomeração, passível de multa e/ou in-terdição da atividade em caso de descumpri-mento.VIII – academias: de segunda a sexta-feira, das 06h às 11h e das 15h às 19h.

Corumbá e Ladário passam de 1,3 mil casos de dengue

LEONARDO [email protected]

Como se não bas-tasse a luta travada contra o novo coro-navírus e também os incêndios florestais, Corumbá e Ladário já ultrapassaram 1,3 mil casos de dengue. É o que revela o bo-letim epidemiológico da Secretaria Esta-dual de Saúde, divul-gado na quarta-feira, 29, e que correspon-de à semana 30.

Do total de casos, Corumbá tem 1.055 e Ladário, soma 258 pessoas que contraí-ram a doença, trans-mitida pelo mosquito Aedes aegypti. Corum-bá é a sexta cidade do Estado com mais ca-sos. Campo Grande aparece na ponta, so-mando 11.151 casos positivos.

Já em relação aos casos suspeitos, Corumbá registra 3.903 notificações; em Ladário, 1.181 pessoas foram no-tificadas. Os núme-ros integram o total de 66.714 notifica-ções em todo o Mato Grosso do Sul.

Mortes

Corumbá segue com quatro mortes em consequência a dengue. Mato Grosso do Sul tem 39 óbitos. As cidades que regis-traram os óbitos são: Campo Grande, Sete Quedas, Cassilândia, Pedro Gomes, Nova Andradina, Caarapó, Durados, São Gabriel do Oeste, Bodoque-na, Chapadão do Sul, Aquidauana, Mundo Novo, Paranaíba, Si-drolândia, Itaquiraí,

Itaporã, Laguna Ca-rapã, Ivinhema, Navi-raí, Costa Rica, Ponta Porã e Corumbá.

Ladário não tem mortes por dengue, de acordo com o bo-letim estadual.

Doença por faixa etária

O boletim ainda revela que os casos mais notificados são de pessoas que es-tão na faixa etária dos 20 aos 29 anos (19,67%). Logo atrás estão os de 30 aos 39 anos (17,85%). As mulheres represen-tam a maioria dos casos notificados, num total de 55,9%, e os homens, 44,1%.

Corumbá está com alta incidência, ou seja, acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Em

2013, foi o ano com mais casos notifica-dos de dengue em MS, com 99.748.

A dengue não é transmitida de pes-soa para pessoa. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, as autoridades em saú-de reforçam a impor-tância de a popula-ção tomar medidas que evitem a proli-feração do mosquito transmissor.

A Secretaria de Saúde de Corumbá disponibiliza telefo-nes para moradores também denunciarem locais, como terre-nos baldios e imóveis abandonados, com possíveis focos. O anonimato é garanti-do. Os números são: 0800 647 2109 / 3233-2783.

Page 5: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

5

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO DA PMCwww.corumba.ms.gov.br/

GERAL

Com aumento autorizado em março, professores da Reme vão receber salário de julho com 6,42% de reajuste

Divulgação/PMC

Reajuste foi autorizado antes da promulgação de lei federal que restringiu aumento para servidores públicos

Os profissionais de Educação da Prefeitura de Corumbá receberão o salário de julho com o reajuste de 6,42%. O aumento foi autorizado pela Lei Complementar 257, sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, no dia 30 de março, bem antes da promul-gação da Lei Comple-mentar nº 173/2020, do Governo Federal, que restringiu aumen-tos para os servidores públicos.

Esse é o segundo reajuste que a catego-ria recebe neste ano. No primeiro, concedido em abril e que repôs o salário pago entre 2019 e 2020 e reivin-dicado pela categoria, teve o aumento de mais 5,13%.

Com a porcentagem acrescida neste mês, os professores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá passam a ga-

nhar o segundo melhor salário de Mato Grosso do Sul, entre os muni-cípios.

“O piso municipal para quem tem magis-tério 40h está no valor de R$ 4.263,92. Des-tacamos que em nos-so quadro possuímos todos os profissionais da educação já com Graduação, estes em início de carreira, re-cebem R$ 4.488,34 por 40 horas trabalhadas. De acordo com a últi-ma tabela divulgada pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação do MS), so-mos o segundo Municí-pio que melhor valoriza financeiramente seus professores”, afirmou o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.

O secretário ainda observou que Corum-bá tem o melhor Plano de Cargos e Carreiras para professores do Brasil. “Nenhuma ci-dade no País oferece

tantas condições para que os profissionais da Educação se capacitem e tenham mais condi-ções de ensinar nossos alunos como a Prefeitu-ra de Corumbá”, com-pletou.

“Um professor, em início de carreira e que tenha uma pós-gradu-ação lato sensu, passa a receber R$ 5.834,84 para 40 horas de traba-lho. Se esse educador possuir uma pós-gra-duação stricto sensu mestrado, o salário vai

para R$ 7.181,34. Já para os profissionais com stricto sensu dou-torado, o vencimento chega a R$ 8.976,68, em início de carreira. Isso sem contarmos a progressão horizontal classificada por letras (letra A, B, C, D, E, F, G e H), concebidas a cada quinquênio de efetivo exercício", detalhou a subsecretária de Edu-cação, Maria do Carmo Provenzano Brum.

“A Educação é prio-ridade em nossa gestão

e estamos mostrando isso com ações efetivas. Entregamos uniformes e kits escolares aos alunos de forma contí-nua, disponibilizamos merenda de qualidade, estamos reformando as escolas e também va-lorizamos os professo-res, pagando um salá-rio digno e oferecendo, pela Secretaria de Edu-cação, formações conti-nuadas”, completou o prefeito Marcelo Iunes.

Técnicos

Graças à Lei Com-plementar Nº 258, as-sinada pelo prefeito Marcelo Iunes no dia 2 de abril, os Técnicos de Educação Infantil, obti-veram novo enquadra-mento, como Técnicos de Organização Escolar II, com reajuste de 72% em seus vencimentos base. Eles atuam nas creches da Rede Muni-cipal de Ensino (REME) e auxiliam os professo-res a cuidarem e educa-

rem as crianças de 0 a 5 anos. Com o reenqua-dramento, o salário-ba-se da categoria passou de R$ 1.405,27 para R$ 2.419,11 por mês.

“Salientamos que todo o quadro técnico administrativo foi va-lorizado e em alguns casos enquadrados dentro de suas respec-tivas carreiras pela Lei supracitada”, reforçou Genilson Canavarro de Abreu.

A medida também beneficiou os Técnicos de Laboratório; Técni-co de Higiene Dental; Técnico de Enferma-gem; Técnico de Ra-diologia; Agente de Fiscalização Sanitária; Técnico de Serviços de Saúde II – Cuidador em Saúde Mental; Técnico de Serviços de Saúde II – Tecnologia da Infor-mação; Técnico de Ser-viços de Saúde II – Téc-nico em Segurança no Trabalho; Desenhista Projetista e Fiscal de Posturas.

LEONARDO [email protected]

Queimadas no Pantanal mobilizam 320 pessoas e cinco aeronaves no combate ao fogo

Divulgação/Marinha

Bombeiros e brigadistas na linha de frente do combate aos incêndios

Desde que a Ope-ração Pantanal foi deflagrada para combater

os focos de queimadas que continuam devas-tando boa parte da maior área alagada do planeta e que também atinge regiões próximas a região urbana de Co-rumbá e Ladário, mais

de 320 profissionais estão envolvidos nas ações, deflagradas pelo Ministério da Defesa, que mobiliza órgãos municipais, estaduais, federais e as Forças Ar-madas.

Entre eles, estão os que atuam na linha de frente, tanto em terra como pelo ar, sendo mi-litares dos Bombeiros do Estado, brigadistas do Ibama/Prevfogo e da

Marinha do Brasil, bem como policiais militares ambientais.

Além disso, as equi-pes contam com o em-prego de cinco aero-naves: Super Cougar (UH-15) e Esquilo (UH-12), da Marinha; Pan-tera (HM-1), do Exér-cito; Blackhalk (H60) e Hércules (C-130), da FAB. As aeronaves são empregadas em voos de reconhecimento, trans-porte de militares/bri-gadistas e lançamentos de água. O comando da operação está baseada no 6º Distrito Naval, em Ladário.

Em quatro dias de operação, as aeronaves Esquilo e Super Cougar realizaram 66 investi-das com o bambi bu-cket, tipo de bolsa loca-lizada na parte externa da aeronave capaz de transportar água até o

foco de incêndio. O Hér-cules, avião cargueiro, que despeja até 12 mil litros de água em cada sobrevoo, já fez quatro lançamentos nos dois dias em que atuou, isso, porque, na quarta-feira (29), ele ficou em manu-tenção, voltando a ape-rar nesta quinta-feira.

Com isso, o total de água despejada pelas três aeronaves nos fo-cos de incêndio foi de aproximadamente 71 mil litros. As aeronaves Pantera e Blackhalk estão sendo emprega-das no transporte de pessoal para as áreas mais afetadas, entre elas, regiões do Jatoba-zinho, Castelo e Serra do Amolar. Localidades próximas à área urba-na da cidade, também ganham atenção, para combater a densa ca-mada de fumaça, que

vem encobrindo a re-gião há dias.

Ainda começaram nesta quinta-feira (30) uma fiscalização nas áreas onde estão con-centrados os focos de queimadas e o trabalho de conscientização jun-to a famílias ribeirinhas, realizados pela Marinha e PMA. Ontem, as equi-pes percorreram entre a Ilha do Itajiloma e a ponta do aterro da Baía Negra, região mais co-nhecida como Codrasa, em Ladário, onde pu-deram estender orien-tações aos ribeirinhos sobre as queimadas.

Para Alfredo dos Reis, de 60 anos, que vive próximo ao Porto de Corumbá, o trabalho é de extrema importân-cia. “É a primeira vez que recebo essa visita. Às vezes fazemos algo que pensamos que não

está atrapalhando, mas na verdade está sim. A partir de agora se eu presenciar uma pessoa tentando atear fogo, vou orientar assim como me orientaram, temos que preservar o nosso Pan-tanal”, falou Alfredo se referindo à fumaça que toma conta da cidade.

Corumbá segue li-derando o ranking de queimadas por municí-pio este ano, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). São ao todo 2.684 focos de calor de janeiro até agora. Nos trinta dias de julho, a cidade registrou 911 focos. Nas últimas 48h, foram 53 focos.

Mais de 780 mil hectares em todo o bioma pantaneiro já foram consumidos des-de o início do ano, con-forme levantamento do Ibama/Prevfogo.

Page 6: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

6

EDUCAÇÃO

EDITAIS

Aulas presenciais na rede pública continuam suspensas até setembro

DA REDAÇÃ[email protected]

D ecreto pu-blicado na t e r ç a - f e i -ra, dia 28,

prorroga até 07 de setembro a suspen-são das aulas pre-senciais nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE). Com isso, os 210 mil es-tudantes da Rede se-guirão com as aulas remotas, adotadas para evitar o contá-gio pelo novo coro-navírus.

Todas as escolas da Rede Estadual se-guirão com o funcio-namento em regime de escala e a manu-tenção de atividades essenciais, como a distribuição dos ma-teriais impressos para os estudantes que não possuem co-

nectividade e atendi-mento à comunidade escolar – com data e horários previamen-te agendados.

Para o acompa-nhamento das Aulas Remotas foram dis-ponibilizados apli-cativos e sites. A Se-cretaria de Estado de Educação (SED) ampliou ainda o uso da plataforma Prota-gonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramen-tas para o ensino não presencial.

Para complemen-tar esse trabalho, foi estabelecida uma parceria com a Goo-gle, que possibilitou o acesso aos aplica-tivos da GSuite for Education, com e--mails criados para todos os estudantes e professores, viabi-lizando o acesso aos

canais de suporte às aulas remotas.

As aulas ainda são transmitidas pela TV Aberta, por meio do sinal digital, nos canais da multi-programação da TV MS Record e tam-bém da TV Educati-va. A Secretaria de Educação também disponibilizou o si-nal da transmissão em tempo real, pela internet, diretamen-te pelo site da Secre-taria.

Corumbá e Ladário

Seguindo o Go-verno de Mato Gros-so do Sul, a Prefei-tura de Corumbá publicou na edição de quarta-feira, 29 de julho, do DIOCO-RUMBÁ, o Decreto nº 2.363 que man-tém a suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Corumbá, até o dia 07 de se-tembro.

A medida leva em consideração a pru-dência em manter a inatividade nos edu-candários como forma de reduzir ao máximo a propagação da co-vid-19 no município.

Já a Secretaria de Educação de La-dário informou que também irá seguir o calendário proposto pelo Governo do Es-tado.

Com informações das assessorias de imprensa.

Page 7: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

7

Rosangela Villa é professora Associada da UFMS, com Doutorado em sociolin-guística, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens/Campo Grande e no curso de Letras do CPAN.Contato para sugestões: [email protected].

A FORÇA DA ORAÇÃOCaros, amigos, utilizaremos a nossa coluna de hoje para atender

pedido do leitor e nos unirmos em oração pelo restabelecimento das centenas de milhares de pessoas vitimadas pela Covid 19 no mundo, e principalmente em nossa cidade. Suplicamos a Deus por um pulmão novo para aqueles que estão gravemente doentes e internados, e pelo alívio do sofrimento dos familiares. Oração para a Cura. Senhor Pai, Tu és o médico divino. Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, sobretudo daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem. Opera, em mim, uma pro-funda cura espiritual e, se for da Tua vontade, também uma cura física. Que seja operada diretamente pela ação poderosa de Teu Espírito Santo ou através do médico e dos remédios! Aumenta a minha fé no Teu po-der, Senhor, e no infinito Amor que tens por mim. Aumenta minha fé, Senhor, que, às vezes, se encontra tão enfraquecida. Eu acredito no Teu poder curador, meu Deus, e já agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento. Além de mim, Senhor, quero também apresentar, todos os doentes que me pediram orações. Tu conheces a cada um deles, sabes as provações pelas quais estão passando! Tem misericórdia, Senhor, vem em socorro também daquelas pessoas que padecem de enfermidades. Senhor, eu Te bendigo, porque clamei a Ti e Tu me ouviste. Minha alma, por Tuas mãos benditas, foi tirada da escuridão. Ó fiéis do Senhor, cantai a Sua glória, dai graças ao Seu Santo Nome, porque só Ele é poderoso e digno de eterno louvor. Aleluia! (Autor desconhecido). Que Deus em sua infi-nita bondade, amor e perdão tenha piedade de nós e do mundo inteiro, que apazigue o nosso coração e socorra principalmente aos que mais precisarem da Tua misericórdia. Amém! Fiquem bem, meus queridos! Até a próxima.

ENTRETENIMENTO

Solução

Acesse

e divirta-se com diversoswww.coquetel.com.br

passatempos

/coquetel @coquetel

2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 6 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 6 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2

CRUZ

DA

AAAP L V R

S

S

BANCO 59

PALAVRAS CRUZADAS DIRETASwww.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

PEOZAGDISTINGUIR

CERTEZACNIPREAFIUCRAMERCOSUL

PEÇACAEITCANIONITUIATCAMARAATACALDDTECLAALOE

SINAIIDSPVMAGROSR

BOLINHODOCE

ENONSMIBAHPIEGAS

LULAECAMARÃO

Represen-tante daindústriabrasileira

Orientaçãode voo demorcegos

Disney on (?),

show depatinação

Tratadocomercialque incluio Brasil

Cidade na-tal de Pru-dente de

Morais (SP)

O cavalocomo Pé-gaso (Mit.

grega)

Tenente(abrev.)

(?) escura,origem damáquina

fotográficaVerniz

para aca-bamento

de móveis

(?) vera, ingredientehidratantede cremes

Tipo dedeboche

usado por humoristas

Estadomais ricodo Brasil(sigla)

Monte dosDez Man-damentos(Bíblia)

(?) Epps,ator de"House"

(TV)Um dosfilhos

de Noé(Bíblia)

(?) way, embalagemdescartável

(ing.) A maneirade agir doromântico incorrigível

Rio deMG e ESA 3a notamusical

Dois ingre-dientes da

paella

Expressãodo gaúcho

Equipe, em inglês

Punta del (?), cidadeconhecida como APérola do Uruguai

Fantasma de Hogwarts (Lit.)

Identificar(som)

Caráter do comentárioque visa a desmora-lizar umapessoa

"A única (?) da vida é a morte"

(dito)

Roedor ra-ro das ilhas Moleques do Sul (SC)

Espetá-culo da

BroadwayJosafaz ouItaimbe-

zinho(Geog.)

Bater namesma

(?): insistirem umassunto

AntonTchekhov,escritor de"A Gaivota"

Vai a pé

(?)Carolina,cantora

Região deManaus

Os pedidosde casamento em outdoors

Método que podeaumentar em até 67%a produção da lavoura

BilheteÚnico (sigla)

(?) de chuva, especia-lidade de Tia Nastácia

(Lit.)

Escassos(fig.)

Qualidadedo cão

Apelido deCaetanoTipo de

pão

3/ice — one — sem. 4/doce — omar — team. 7/pirraça.

Solução

BeijiNhos BeijiNhosGi

DA

Os livros dos irmãos mais queridos do Brasil!

/editorapixel@editorapixel

BANCO3

PALAVRAS CRUZADAS DIRETASwww.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

S RC OM P U T A D O R

J A B U T I C A B AC O R C H A D U T

S A D S A RP E D E M E I A

U R A I S E S CM I G N O N M O L A

M U U O T O D AS O F A Z E U S AA R R I A N E F A S

D E MO C O N G OB I S B O B A U S

A C H I N C A L H A R

L A N T E R N A

Máquina-símbolo da infor-mática

Precedeua forma-ção do

Cosmos

Vidaociosa ou despreo-cupada

Pequenofruto decascaescura

Documen-to usadona vendado carro

Ver, eminglês

Tecla domicro quesuspendecomandos

Seu men-sageiro eprofeta éMaomé

Peçaelástica

decolchões

Formatoda curvade 180graus

FederaçãoNacional

dos Bancos(sigla)

Assumocomo filholegítimo

Repúblicacuja

capital éBrazavile

Lumináriausada em acampa-mentos

800 me-tros (?),prova doatletismo

Livro deKen

Follett

A primeira atriz negraprotagonista de uma

telenovela (1969)Professora (infantil)

Xícara,em inglêsDinamar-ca (abrev.)

Limitam aEuropa e

a Ásia

Rolha decortiça

Poupan-ça; inves-timento

Filé-(?), carne nobreMóvel de"livings"

Cerne;essência

O filhoque des-tronou o

titãCronos(Mit.)

IlícitoSinalizadorde obrasnas ruas

Sobrecar-regado

Arcas

Pedido derepetiçãoda canção

Aviltar

Desce(ao chão)Versão de videogame

A oitavaparte do

byte

Significa"Príncipe",

em "Rastafári"

Riscos Ambientaisdo Traba-lho (sigla)

Movimento queinspirouos sur-

realistas

3/cup — imo — see. 5/nefas. 6/corcha — onusto.

Solução Anterior

COLUNA

Page 8: COMBATE À COVID-19 Entra em vigor decreto que muda horário … · 2020. 7. 31. · De 1,2 mil casos de covid-19, 955 pessoas estão recuperadas e óbitos chegam a 36 O boletim epide-miológico

Diário Corumbaense - Corumbá - MS31 de julho de 2020 - ANO: XIII - Edição: 2620

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

8