comandos ip de redes no windows 1319 nub91o

5
Setembro 2015 Às vezes é útil, e necessário, conhecer os comandos IP , para analisar ou até mesmo para configurar suas redes TCP/IP . Eis a lista destes comandos para utilizar em uma janela DOS . 1. Ping 2. Tracert 3. IpConfig 4. NetStat 5. Route 6. Arp 7. NbtStat 8. Telnet 9. Hostname 10. Ftp 11. NsLookUp 12. NetSh Ping PING: teste a conexão com um endereço IP distante. ping -t [IP ou host] ping -l 1024 [IP ou host] A opção -t permite fazer pings contínuos até CTRL + C. Se você definiu a opção -t, você pode obter a qualquer momento as estatísticas, sem interromper as solicitações ping, pressionando as teclas Ctrl + Alt (também pode aparecer como Ctrl + Pause). Este comando é útil para gerar uma carga de rede, que Comandos IP de redes no Windows

Upload: paulo-araujo

Post on 01-Feb-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

cmd

TRANSCRIPT

Page 1: Comandos Ip de Redes No Windows 1319 Nub91o

Setembro 2015

Às vezes é útil, e necessário, conhecer os comandos IP, para analisar ou até mesmo para configurar suasredes TCP/IP. Eis a lista destes comandos para utilizar em uma janela DOS.

1. Ping

2. Tracert

3. IpConfig

4. NetStat

5. Route

6. Arp

7. NbtStat

8. Telnet

9. Hostname

10. Ftp

11. NsLookUp

12. NetSh

PingPING: teste a conexão com um endereço IP distante.

ping -t [IP ou host] ping -l 1024 [IP ou host]

A opção -t permite fazer pings contínuos até CTRL + C. Se você definiu a opção -t, você pode obter aqualquer momento as estatísticas, sem interromper as solicitações ping, pressionando as teclas Ctrl + Alt(também pode aparecer como Ctrl + Pause). Este comando é útil para gerar uma carga de rede, que

Comandos IP de redes no Windows

Page 2: Comandos Ip de Redes No Windows 1319 Nub91o

especifique o tamanho do pacote com a opção -l e o tamanho do pacote em octetos.

TracertTRACERT: exibe todos os endereços IP intermediários pelos quais passa o pacote entre a máquina local eo endereço IP específico. Este comando é útil se o comando ping não tiver resposta, para estabelecer qualo nível de falha da conexão.

tracert [@IP ou não do host] tracert -d [@IP ou não do host]

IpConfigIPCONFIG: exibe ou atualiza a configuração de rede TCP/IP. Este comando, executado sem opção, exibeo endereço IP em andamento, a máscara da rede bem como a Gateway padrão das interfaces de redeconhecidas na máquina local.

ipconfig [/all] [/release [placa]] [/renew [placa]] [/flushdns] [/displaydns] [/registerdns] [-a] [-a] [-a]

/all: exibe toda a configuração da rede, inclusive os servidores DNS, WINS, bail DHCP, etc ... /renew[placa]: reconfigura o DHCP de todas as placas (se uma placa não é especificado) ou de uma placaespecífico com o parâmetro placa. O nome da placa é aquele que aparece com ipconfig sem parâmetro./release [placa]: envie uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor. DHCP para liberar a configuraçãoDHCP atual e anular a configuração do endereço IP de todas as placas (se nenhuma placa forespecificado) ou de uma placa com parâmetro placa. Este parâmetro TCP/IPC para as configuradas demodo a obter automaticamente um endereço IP. /flushdns: esvazia e reinicia o cache de resolução docliente DNS. Esta opção é útil para excluir as entradas de cache negativas bem como todas as outrasadicionadas de maneira dinâmica. /displaydns: exibe o cache de resolução do cliente DNS, que inclui asentradas pré-carregadas a partir do arquivo dos hóspedes locais bem como todos o registros de recursosrecentemente obtidos pelas solicitações de nomes resolvidas pelo computador. O serviço cliente DNSutiliza estas informações para resolver rapidamente os nomes frequentemente solicitados, antes deinterrogar seus servidores DNS configurados. /registerdns: atualiza todos as barras DHCP e reescreve osnomes DNS.

NetStatNETSTAT: exibe o estado da pilha TCP/IP na sua máquina local.

NETSTAT [-a] [-e] [-n] [-s] [-p proto] [-r] [intervalo]

-a exibe todas as conexão e portas de escutas (As conexões do lado do servidor são normalmenteinibidas). -e exibe as estatísticas Ethernet e pode ser combinada com a opção -s. -n exibe os endereços eos números de portas sob a forma numérica. -p proto exibe as conexões para o protocolo especificadopelo protocolo. O protocolo pode ser utilizado com a opção -s para exibir as estatísticas por protocolo epode ser TCP, UDP, ou IP. -r exibe o conteúdo da tabela do roteador. -s exibe as estatísticas porprotocolo. Por padrão, as estatísticas em TCP, UDP e IP são visualizadas; a opção -p pode ser utilizadapara especificar em subconjunto do padrão. intervalo: exibe novamente as estatísticas selecionadas, comuma pausa de intervalo de segundos entre cada exibição. Pressione Ctrl + C para parar a exibição dasestatísticas. -abnov: exibe os processos que utilizam a conexão internet (Endereço IP, porta, endereço

Page 3: Comandos Ip de Redes No Windows 1319 Nub91o

distante e o PID do processo que utiliza a conexão, bem como seu nome).

RouteROUTE: exibe ou modifica a tabela do roteador.

ROUTE [-f] [comando [destinação] [MASK máscara da rede] [gateway]

-f apaga as tabelas do roteador de todas as entradas de gateways. Utilizado conjuntamente com um doscomandos, as tabelas são apagadas antes da execução do comando. -p mostra a entrada na tabeladepois do reboot da máquina. Comando: especifica um dos quatro comandos: DELETE (Suprime) queapaga um itinerário, PRINT (Imprime) que exibe um itinerário, ADD (Adiciona) que acrescenta umitinerário, CHANGE (Altera) que modifica um itinerário existente. Destino: especifica um hóspede. MASK:se a palavra chave MASK estiver presente, o parâmetro seguinte é interpretado como o parâmetromáscara da rede. Máscara: fornecida, ela especifica o valor da máscara da sub-rede para associar estaentrada de itinerário. Não especificada, ela assume o valor padrão 255.255.255.255. Gateway: especificaa Gateway. METRIC: especifica o custo métrico para o destino.

ArpARP: resolução dos endereços IP em endereços MAC. Exibe e modifica as tabelas de traduções dosendereços IP em endereços físicos utilizados pelo protocolo de resolução de endereços ARP.

ARP -s adr_inet adr_eth [adr_if] ARP -d adr_inet [adr_if] ARP -a [adr_inet] [-N adr_if]

-a exibe as entradas ARP interrogando o protocolo de dados ativos. Se adr_inet é especificado, somenteos endereços de IP e físico do computador serão exibidos. Quando mais de uma interface de rede utilizarARP, as entradas de cada tabela ARP são exibidas. -g Idêntica a -a. adr_inet precisa um endereçointernet. -N adr_if mostra as entradas ARP para o acesso à interface de rede especificada por adr_if. -dapaga o hóspede específico por adr_inet. -s acrescenta um hóspede e associa o endereço Internetadr_inet com o endereço físico adr-eth. O endereço físico é dado sob forma de 6 octetos hexadecimaisseparados por hifens. A entrada é permanente. adr_eth especifica um endereço físico. adr_if definida, elaespecifica o endereço Internet da interface cuja tabela de tradução dos endereços deveria estarmodificada. Não definida, a primeira interface aplicável será utilizada.

NbtStatNBTSTAT: atualização do cache do arquivo Lmhosts. Exibe as estatísticas do protocolo e as conexõesTCP/IP atuais utilizando NBT (NetBIOS sobre TCP/IP).

NBTSTAT [-a Nome Distante] [-A endereço IP] [-c] [-n] [-r] [-R] [-s] [S] [intervalo]

-a (estado da placa) lista da tabela de nomes da máquina distante (nome conhecido) -A (estado da placa)lista da tabela de nomes da máquina distante (endereço IP). -c (cache) lista o cache de nomes distantes etidos como os endereços IP. -n (nomes) lista os nomes NetBIOS locais. -r (resolvidos) lista os nomesresolvidos pela difusão e via Wins. -R (Carga) esvaziamento e carregamento da tabela do cache de nomesdistantes. -S (Sessões) lista a tabela de sessões com os endereços destino IP. -s (sessões) lista a tabelade sessões convertendo os endereços de destino IP em nomes de hóspedes via o arquivo hóspedes.Exemplo:

Page 4: Comandos Ip de Redes No Windows 1319 Nub91o

nbtstat -A @IP

Este comando envia o nome NetBIOS, nome do sistema, os utilizadores conectados.... da máquinadistante.

Telnettelnet <IP ou host> telnet <IP ou host> <port TCP>

O comando Telnet permite acessar, no modo Terminal (tela passiva) um um host distante. Ele permitetambém verificar se um serviço TCP é qualquer servidor distante especificado a partir do endereço IP e onúmero de porta TCP. É assim que se pode testar se o serviço SMTP, por exemplo, roda com um servidorMicrosoft Exchange utilizando o endereço IP do conector SMTP e a partir da porta número 25. As portasmais comuns são:

Protocolo Porta

FTP 21

TELNET 23

SMTP 25

WWW 80

KERBEROS 88

POP3 110

NNTP 119

NBT 137-139

HostnameHOSTNAME: exibe o nome da máquina.

FtpFTP: cliente de download de arquivos.

ftp -s:<file>

-s esta opção permite lançar os FTP no modo batch: especifica um arquivo textual contendo os comandosFTP.

NsLookUpNsLookUp: envia solicitações DNS para um servidor DNS por escolha.

nslookup [domínio] [servidor dns]

Page 5: Comandos Ip de Redes No Windows 1319 Nub91o

O comando NsLookUp permite enviar solicitações DNS para um servidor. Por padrão, se você não colocaro servidor DNS, o comando utilizará aquele que é utilizado pela sua interface de rede mas você podeforçar a utilização de um outro servidor. Por exemplo, para pedir ao servidor DNS 10.0.0.3 o endereço IPcorrespondente ao endereço www.ccm.net é:

nslookup www.ccm.net 10.0.0.3

Se você não precisar de nenhum parâmetro para nslookup, um shell abrir-se-á na espera de solicitaçõesvindas de você.

NetShNetSh: configura a rede no Windows. Veja este link e este artigo, em inglês.

Este documento, intitulado « Comandos IP de redes no Windows »a partir de CCM (br.ccm.net) está disponibilizado sob a licençaCreative Commons. Você pode copiar, modificar cópias desta página, nas condições estipuladas pela licença, como esta nota aparececlaramente.