com grande prazer, apresentamos a nova orquestra · concerto para fagote e cordas em mi menor...

12
apresenta apresenta

Upload: trantruc

Post on 05-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

apresentaapresenta

Com grande prazer, apresentamos a nova Orquestra Filarmônica de Goiás, sediada no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Essa orquestra oferece, pela primeira vez na história do nosso Estado, uma temporada oficial com concertos em vários teatros da cidade, organizada para todo o ano de 2012. Com a participação de grandes solistas e regentes convidados, os concertos estão divididos em quatro séries distintas.

A Série “Grandes Solistas” apresenta um concerto mensal, em que serão destacados grandes nomes da música erudita nacional e internacional. Entre eles o violinista italiano Emmanuele Baldini; o violinista alemão Albrecht Breuninger; o violoncelista, também alemão, Johannes Gramsch; o trompista Luiz Garcia e o fagotista Fábio Cury. Teremos também três séries destinadas aos jovens: “Concertos para a Juventude”, no Centro Cultural Oscar Niemeyer aos domingos pela manhã; “Concertos de Câmara”, no Centro Cultural UFG e “Concertos Didáticos”, realizados no Teatro Sesi, envolvendo alunos da rede pública de ensino. Por último, a Filarmônica de Goiás selecionará jovens de todo o Brasil para participarem de um Workshop Internacional de Regência, incrementando sua programação cultural com ênfase também na formação artística.

As obras a serem apresentadas nestas séries de concertos, foram selecionadas para mostrar todas as características de uma orquestra. Escolhemos para o público goiano um repertório que reúne um panorama de quase 400 anos da história da música. Começaremos pelo período barroco com obras de Handel, Vivaldi, Tartini e Bach; do período clássico apresentaremos os compositores austríacos Mozart e Haydn, transitando pelo romantismo de Brahms, Mendelssohn e Tchaikovsky. Destacaremos especialmente a nossa Música Brasileira, aqui representada por Villa Lobos, Marlos Nobre e Estércio Marquez Cunha.

Inicia-se, assim, uma jornada inédita na vida cultural da nossa cidade, com apoio irrestrito do Governo de Goiás e de uma equipe artística e administrativa de excelência para promover e difundir a cultura musical em nosso Estado.

Alessandro Borgomanero, Regente TitularEliseu Ferreira, Diretor Artístico

Uma nova Orquestra, um novo desafio, outro espaço, adaptações de projetos e sonhos. Hoje tudo isso se traduz, para o Centro Cultural Oscar Niemeyer e para nossa Orquestra Filarmônica de Goiás, numa excelente proposta de agenda para a cultura artística de nosso Estado, que vem inovar, através de uma temporada anual de concertos de excelência, demonstrando o profissionalismo e a capacidade de nossos talentos musicais somados aos grandes solistas e maestros nacionais e internacionais.

Estas apresentações serão levadas a público, pela primeira vez na nossa história musical, como fruto maduro de um trabalho cujo passado foi de grande esforço e cujo futuro será de ampliação e melhorias, tanto nas condições de trabalho como na composição da Orquestra.

Por isso, manter uma Orquestra na capital do sertão é um trabalho hercúleo, denota compreensão, dedicação e luta, além do necessário apoio governamental. Nossa antiga Orquestra de Câmara Goyazes, hoje Orquestra Filarmônica de Goiás, ligada ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, renova-se e se amplia neste trabalho de várias mãos num esforço conjunto, como todo aquele que se faz na área cultural. Destacamos aqui todo talento dos organizadores, maestros e músicos que compõem nossa Orquestra Filarmônica de Goiás e o engajamento dos administradores que acreditam nesse projeto.

Sejam bem vindos e deixem os sons universais da linguagem musical nos tocar a alma para o orgulho de Goiás e, em especial, do Governo do Estado através do Centro Cultural Oscar Niemeyer-CCON.

Nasr Fayad ChaulChefe do Gabinete Gestor do CCON

Série Grandes Solistas

A Série acontece em vários teatros de Goiânia, apresentando obras de

destaque do repertório sinfônico e camerístico, transitando pelos

diversos períodos da literatura musical e conta com a participação de

convidados de renome nacional e internacional.

Série Grandes Solistas

05 de JunhoLocal: 06 de JunhoLocal:Alessandro BorgomaneroJohannes GramschTCHAIKOVSKY: HAYDN: MORRICONE: RESPIGHI:

28 de AgostoLocal: Laércio DinizFábio CuryMOZART: VIVALDI: VILLA-LOBOS:MENDELSSOHN:

-

Elegia op. 26 para Orquestra de Cordas

terça-feira, 20h30Teatro SESI

- quarta feira, 20h30 Centro Cultural UFG

, violino e regência (Alemanha), violoncelo

Concerto em Do Maior para Violoncelo e OrquestraSuíte "Cinema Paradiso"

Antigas Árias e Danças

O repertório clássico apresentado pelo violoncelista alemão Johannes Gramsch, no início do programa, contrasta com a segunda parte mais melodiosa e harmônica. A suíte do compositor italiano Morricone destaca temas da trilha sonora do premiado filme "Cinema Paradiso”.

- terça-feira, 20h30Teatro SESI

(SP), regente convidado (SP), fagote

Abertura da ópera “Idomeneo”Concerto para Fagote e Cordas em Mi Menor

Ciranda das Sete Notas para Fagote e Cordas Sinfonia nº. 03 em Sol Menor, “Escocesa”

Com a participação de dois consagrados músicos brasileiros, a Filarmônica executa a abertura “Idomeneo”, de Mozart, e duas obras importantes para fagote e orquestra. A Sinfonia de Mendelssohn, obra-prima do repertório orquestral, é impregnada pelas “highlands”, com paisagens sonoras suntuosas e nostálgicas que nos remetem à antiga Escócia.

20 de AbrilLocal: Eliseu FerreiraAlessandro BorgomaneroCUNHA:VILLA-LOBOS: TCHAIKOVSKY:

SHOSTAKOVICH: NOBRE:

08 de MaioLocal: 09 de MaioLocal:Alessandro BorgomaneroEmmanuele BaldiniCORELLI: GEMINIANI: VIVALDI:VIVALDI: TARTINI: TARTINI:

- sexta-feira, 20h30 - Concerto de aberturaTeatro Escola Basileu França

, regência, violino

Música para Orquestra de CâmaraSinfonietta nº 1“Serenade Melancolique” op. 26 para Violino e

OrquestraAdágio op. 129 para Violino e Orquestra

Desafio III para Violino e Cordas

Na abertura da temporada o programa é executado pelo diretor artístico Eliseu Ferreira e o violinista e regente titular Alessandro Borgomanero, apresentando obras de compositores russos e brasileiros, com destaque para a magistral Sinfonietta de Villa-Lobos.

- terça-feira, 20h30Teatro SESI

- quarta-feira, 20h30 Centro Cultural UFG

, violino e regência (Itália), violino

Concerto Grosso op. 6 n. 4 em Re MaiorConcerto Grosso n. 6 em Re Menor "La Follia"

Concerto para Dois Violinos op. 3 em La MenorConcerto para Violino e Cordas "Il Favorito"Adagio para Violino e Cordas D 96 em La Maior"Il Trillo del Diavolo" para Violino e Cordas

Tendo como solista o excelente violinista Emmanuele Baldini, o repertório deste concerto descreve a história e o desenvolvimento do violino no período barroco italiano. Os concertos de Corelli e Geminiani mostram o início deste processo.

Série Grandes Solistas

14 de NovembroLocal: Alessandro BorgomaneroAlbrecht BreuningerMOZART: BACH: KORSAKOV: YSAYE:BARTOK:

06 de DezembroLocal: Angelo DiasCoro de Câmara da EMAC-UFGSolistas ConvidadosHAENDEL:

- quarta-feira, 20h30Teatro Escola Basileu França

, violino e regência (Alemanha), violino

Adágio e FugaConcerto para Dois Violinos em Re Menor

Fuga “No Monastério” “Variações Paganini” para Violino e Cordas

Danças Folclóricas Romenas

Neste concerto, a Filarmônica contempla todos os períodos da música erudita, transitando do barroco ao moderno. Eugene Ysaye faz homenagem ao grande gênio do violino Niccoló Paganini, desafiando todas as dificuldades técnicas desenvolvidas pelo mestre italiano. Como solista teremos a presença do exímio violinista alemão, Albrecht Breuninger.

- quinta-feira, 20h30 – Concerto de NatalIgreja Rosa Mística

(GO), regente convidado

O Messias

Importante nome no meio acadêmico musical e no canto coral de Goiás, Ângelo Dias rege o concerto de encerramento da Série “Grandes Solistas”. Uma das obras mais importantes do repertório sacro, o oratório “O Messias”, contém páginas conhecidas da música ocidental, como o coro “Aleluia”. A obra narra a vida de Jesus Cristo, desde sua anunciação, nascimento, vida, morte e ascensão ao Céu.

11 de SetembroLocal: Alessandro BorgomaneroEduardo MonteiroHAYDN: MIRANDA: BOCCHERINI:

23 de OutubroLocal: Neil Thomson Luiz GarciaMOZART: SCHOECK: BRAHMS:

- terça-feira, 20h30Teatro SESI

, regência (SP), piano

Concerto para Piano e Orquestra em Re MaiorConcertino para Piano e Cordas

Sinfonia “La Casa Del Diavolo”

Nesse concerto, o brilhante pianista brasileiro Eduardo Monteiro executa obras de estilos contrastantes: o clássico e o contemporâneo. A temática sinfonia “A Casa do Diabo” é baseada na ópera Orfeu e Eurídice de Gluck.

- terça-feira, 20h30Teatro SESI

(Inlgaterra), regente convidado (RJ), trompa

Sinfonia nº 32 em Sol MaiorConcerto para Trompa e Orquestra de CordasSerenata nº 01 em Re Maior

A curtíssima Sinfonia de Mozart é seguida pelo Concerto para Trompa que, apesar da qualidade artística considerável, ainda é pouco executado. A monumental e brilhante Serenata de Brahms vem da mesma vertente dos divertimentos musicais do século XVIII, mas com a expressividade romântica característica do compositor.

Concertos para a Juventude

Realizados nas manhãs de domingo, os concertos são dedicados a toda a

família e contam com a participação de solistas convidados.

26 de AgostoLocal: Laércio DinizAndré BernardesMOZART: VIVALDI: MENDELSSOHN:

09 de DezembroLocal: Angelo DiasCoro de Câmara da EMAC-UFGSolistas ConvidadosHAENDEL:

- domingo, 11hPalácio da Música – CCON

(SP), regente convidado (GO), fagote

Abertura da ópera Concerto para Fagote e Cordas em Mi Menor

Sinfonia nº. 03 em Sol Menor, “Escocesa”

- domingo, 11hPalácio da Música – CCON

(GO), regente convidado

O Messias

“Idomeneo”

Concertos de Câmara

Nesta série, a Filarmônica de Goiás apresenta obras escritas para os

instrumentos de sopros, com apresentações nas manhãs de domingo no

Centro Cultural UFG.20 de MaioLocal:Eliseu FerreiraBEETHOVEN: DUBOIS: GOUNOD:

17 de JunhoLocal: Janio MatiasROUSSEL: SAUGUET:GOUNOD:

16 de SetembroLocal: Marshal GaiosoREINECKE: REINECKE:

18 de NovembroLocal: Eliseu FerreiraTASMAN: NOVACEK: DUBOIS:

- domingo, 11h Centro Cultural UFG

, direção musicalRondino para Octeto de Sopros

Segunda Suite para Instrumentos de SoproPequena Sinfonia para Sopros

- domingo, 11Centro Cultural UFG

, direção musicalDivertimento para Quinteto de Sopros e Piano Prés du balPequena Sinfonia para Sopros

- domingo, 11hCentro Cultural UFG

, direção musicalSexteto para SoprosOcteto para Sopros

- domingo, 11hCentro Cultural UFG

, direção musicalQuatro Impressões para SoprosSinfonietta

Primeira Suite para Instrumentos de Sopro

Concertos Didáticos

Concertos destinados a alunos da rede pública de ensino, com explicações

destacando os instrumentos solistas e demais naipes da Orquestra.

05 de JunhoLocal:Alessandro BorgomaneroJohannes GramschTCHAIKOVSKY: HAYDN: MORRICONE: RESPIGHI:

11 de SetembroLocal: Alessandro Borgomanero,Eduardo MonteiroHAYDN: MIRANDA: BOCCHERINI:

- terça-feira, 15h Teatro SESI

, regência (Alemanha), violoncelo

Concerto em Do Maior para Violoncelo e OrquestraSuíte "Cinema Paradiso"

Antigas Árias e Danças

- terça-feira, 15hTeatro SESI

regência (SP), piano

Concerto para Piano e Orquestra em Re MaiorConcertino para Piano e Cordas

Sinfonia "La Casa Del Diavolo"

Elegia op. 26 para Orquestra de Cordas

Workshop Internacional de Regência

Oficina de regência orquestral para alunos previamente selecionados,

tendo como laboratório a Orquestra Filarmônica de Goiás.

Oficina de regência orquestral para alunos previamente selecionados,

tendo como laboratório a Orquestra Filarmônica de Goiás.

16 a 18 de OutubroLocal:Neil Thomson

Centro Cultural UFG (Inglaterra), professor

GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS

Marconi Perillo

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CASA CIVIL

Vilmar Rocha

CHEFE DO GABINETE GESTOR DO CCON

Nasr Chaul

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

Diretor Artístico: Eliseu Ferreira

Regente Titular: Alessandro Borgomanero

Coordenador Administrativo: Luciano Gomes de Oliveira

Coordenadora Geral: Ana Elisa Santos

TEMPORADA2 0 1 2

SECRETARIA DE ESTADODA CASA CIVIL

APOIO CULTURAL REALIZAÇÃO

SECTEC

SECRETARIA DE ESTADODE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Teatro SESI:

Av. João Leite, 1.013, Setor Santa Genoveva.

Centro Cultural UFG:

Av. Universitária, 1.533, Setor Universitário UFG.

CCON - Centro Cultural Oscar Niemeyer:

Av. Jamel Cecílio, 4.490, GO 020, Km 01.

Teatro Escola Basileu França:

Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário.

Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística:

Av. T-10 c/ T-11, Praça T-24, Setor Bueno.

*Os concertos têm entrada gratuita, exceto no Teatro Escola Basileu França,

onde será cobrado ingresso no valor de R$ 5,00.

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.