com a boa convivência pode ser doce viver no semiárido

2
Alagoas Ano 5 | nº 31 |Junho| 2011 Maravilha - Alagoas Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Com a boa convivência pode ser doce viver no Semiárido 1 Em uma capacitação Aldo descobriu mais um jeito De melhorar sua condição. “Até tinha medo de abelha antes de conhecer seus segredos”. Aldo agora é apicultor E estimula seus companheiros. A natureza também agradece Preservar é fundamental, No trabalho com apicultura O desmatamento é fatal. A seca não é mais problema, “Na segunda formação Pelo menos pra alguns agricultores, consegui levar mais cinco.” Que encontraram na boa convivência Hoje o grupo se organiza Um jeito de viver mais doce. Com uma associação no município. Tem gente que já tá vendo Associação de Apicultores de Maravilha Aqui mesmo a solução, APIMAR, assim é conhecida Não precisa ir embora Aldo foi um dos fundadores Se diversificar a produção. Hoje, isso ajuda a melhorar sua vida. Produção pra o ano todo, Também tem a COOPMEL Com a roça ou pequenos animais, Que a ajuda na comercialização Ainda tem as hortaliças “Só pra ela foram 320 quilos Com água e uma renda a mais. Em 2010, da nossa produção”. No município de Maravilha, No semiárido alagoano, Aprendendo com a natureza Vive a família de Aldo Antônio. A comunidade é Boa Vista, Um sítio que é bem pequeno algumas famílias estão descobrindo A viver melhor em seu terreno. Em março de dois mil e nove,

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Com a boa convivência pode ser doce viver no Semiárido

Alagoas

Ano 5 | nº 31 |Junho| 2011Maravilha - Alagoas

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Com a boa convivência pode ser doce viver no Semiárido

1

Fonte Arial corpo 10

largura tarja 1cm

Em uma capacitação Aldo descobriu mais um jeitoDe melhorar sua condição.

“Até tinha medo de abelhaantes de conhecer seus segredos”.Aldo agora é apicultorE estimula seus companheiros.

A natureza também agradecePreservar é fundamental,No trabalho com apiculturaO desmatamento é fatal.

A seca não é mais problema, “Na segunda formaçãoPelo menos pra alguns agricultores, consegui levar mais cinco.”Que encontraram na boa convivência Hoje o grupo se organizaUm jeito de viver mais doce. Com uma associação no município.

Tem gente que já tá vendo Associação de Apicultores de MaravilhaAqui mesmo a solução, APIMAR, assim é conhecidaNão precisa ir embora Aldo foi um dos fundadoresSe diversificar a produção. Hoje, isso ajuda a melhorar sua vida.

Produção pra o ano todo, Também tem a COOPMEL Com a roça ou pequenos animais, Que a ajuda na comercializaçãoAinda tem as hortaliças “Só pra ela foram 320 quilosCom água e uma renda a mais. Em 2010, da nossa produção”.

No município de Maravilha, No semiárido alagoano, Aprendendo com a naturezaVive a família de Aldo Antônio.

A comunidade é Boa Vista, Um sítio que é bem pequeno Lá algumas famílias estão descobrindo A viver melhor em seu terreno.

Em março de dois mil e nove,

Page 2: Com a boa convivência pode ser doce viver no Semiárido

Até para a merenda escolarJá venderam o seu mel. Todos estão aprendendo a preservarPena que a prefeitura, Diz Aldo, feliz com a lidaDeixa a desejar nesse papel. Ajuda a gente e a natureza

Melhora o trabalho, conserva a vida. “Foi só em um ano que vendemosPra merenda a produçãoMas também vamos às feirasQue ajuda a comercialização.” É um trabalho contagianteE tem mostrado bons resultadosAldo começou com 5, hoje tem 15Aumentam as caixas e os aliados

Adrian, a filha mais velhaJá tomou gosto pela apiculturaParticipa de todos os cursos E em todo o processo o pai ajuda.

Cátia Betânia, a esposa Gosta mesmo é de consumir o mel Faz bem pra saúde e é gostoso,Mas cuidar da casa é seu papel.

O jovem Alisson e a pequena Adriele Completam a bonita família Que busca na diversidadeUma forma de viver mais digna. Além do feijão e do milhoQue dá no inverno o roçadoTem horta, galinha, ovelha e cabraTudo feito com muito cuidado. A produção já avança, No individual e no coletivo.Todo mundo sai ganhando, Quando o trabalho é dividido.

A comunidade se envolveu,Descobriu uma nova cultura Isso só faz crescer A renda com a apicultura.

2

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

largura tarja inferior2ª página 2,8cm

Alagoas

largura 4,2cm

Apoio:

www.asabrasil.org.br