coluna esplanada - o norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui...

10

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil
Page 2: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

NOVELÃOO poder de polícia do Ministério Público, protagonis-ta das últimas grandes operações contra a corrup-ção, incomoda muito a Polícia Federal. Mas há forteparceria.

QUEIMAÇÃO...A direção dos Correios (e não só a empresa) está deolho num possível esquema de plataformas e-com-merce que fecham contratos diretamente com asfranqueadas da estatal.

...TERCEIRIZADASegundo informes, as franqueadas emitiriam posta-gens e código de rastreamento de objetos vendidospelo e-commerce, antes da coleta – ou entrega – dosmesmos pelos remetentes. Como em muitos casosisso demora dias, o atraso cai na conta da estatal.

SAÚDE, DOUTOR BOB!Tem gente no Ministério Público do Rio de Janeirotorcendo pela melhora da saúde do comandante doPTB, Roberto Jefferson, cuja filha, Cristiane Brasil, foipresa suspeita de esquema com programas sociais.Estranharam muito que Jefferson, que a amigos sem-pre se diz forte como um touro, pegou Covid-19 no diaseguinte no qual a herdeira passeou no camburão.

JOGOSFilho da ex-senadora Kátia Abreu, o senador Irajá(PSD-TO) é mais um parlamentar a protocolar umPL (4.495/20) que permite cassinos integrados a re-sorts no Brasil. Mas ganhou a ira dos ex-donos debingos, que também lutam pela regulamentação.

VISITAAliás, Irajá já visitou Las Vegas, terra dos mega cassi-nos americanos, que têm interesses na legalização

dos jogos no Brasil, lembra o BNL – Boletim de Notí-cias Lotéricas.

NITA NA VEIAO número chegou a 313 pacientes tratados por Nita-zoxanida contra a Covid-19 na rede municipal emVolta Redonda, no Sul fluminense. À frente do proto-colo autorizado está o médico Edimilson Migowskique, segundo assessoria, “tem tido resultados de efi-ciência total”.

ANTIVIRALSegundo relato à Coluna, ninguém precisou de inter-nação ou teve complicações colaterais. A Nitazoxa-nida, aprovada pela Anvisa, é um antiparasitáriocom ação antiviral, genérico fabricado por várioslaboratórios há mais de 15 anos no país.

POINT POLICIALUmdiaapósahomologaçãodacandidaturadodeputa-do João Campos (PSB) à Prefeitura do Recife, a gestãode Geraldo Júlio – do mesmo partido – amanheceucom 80 policiais federais e oito auditores da CGU naporta da sede. A Operação Desumano, a sexta do tipo,apura possíveis desvios de verbas para combate à Co-vid-19.

MODERAÇÃOCom o foco no consumo consciente de bebidas alcoó-licas, a Ambev promove o “Dia de Responsa” hoje, às10h, no webinar da Harvard Business Review (HBR).Será transmitido pelo LinkedIn, Facebook e Youtu-be da HBR Brasil.

CORREÇÃOAocontráriodopublicadoontem,odeputadoJoãoCam-pos (Republicanos-GO) é delegado da Polícia Civil licen-ciado, não aposentado da Federal.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Aindafaltamnovediasparaqueacampanhaeleito-ral ganhe as ruas, mas o processo viveu, nesta sema-na,umaetapadecisiva,comoencerramentodoprazopararealizaçãodasconvençõespartidáriasquedeter-minam as candidaturas majoritárias (prefeito) e pro-porcional(vereador).EmMontesClaros,sãonovecha-pas formadas para disputar a prefeitura. Mas a movi-mentação ainda continua, com alguns partidos reali-zando mudanças ainda ontem.

O processo passa, e passará, por modificações pro-fundasditadaspelapandemia.Começandopeloadia-mento em mais de um mês em relação à data origi-nal,naexpectativadecondiçõessanitáriasmaisfavo-ráveis. A própria campanha perderá muito de suaessência considerando-se que o corpo a corpo típico(ainda mais na seara municipal, em que o candidatoestá mais próximo de quem vota) tende a desapare-cer. Não há como pensaremaglomerações, por me-noresquesejam,easdeter-minações de saúde deve-rão fazer parte dos proce-dimentos. Com isso, o de-bate tende a se concentrarainda mais nas redes so-ciais,oquetornamaisdifí-cil o trabalho de convenci-mento e engajamento.

O eleitor se mostra pou-co empolgado, e com ra-zão. O ano tem sido mar-cado não só pelas restri-ções e consequências dapandemia; como, aindaantes, pelas chuvas queatingiram recordes históricos e provocaram pre-juízos materiais e de vidas humanas em todo oEstado.

É fundamental, no entanto, que o interesse sejainstigado por quem busca a condição de represen-tante da população. Por meio da apresentação deideias, propostasconcretas econgruentes coma rea-lidade da cidade. Do debate e da abertura a ouvir oque o eleitor tem a dizer.

Se desta vez as ruas tendem a estar mais limpasdiante da condição excepcional do pleito, espera-seque também nas redes sociais não haja uma polui-ção nociva, e que seja possível manter um nível dig-no. Problemas, recentemente, houve vários. É fun-damental trabalhar por soluções.

EDITORIAL

O debate tende a

se concentrar

ainda mais nas

redes sociais, o

que torna mais

difícil o trabalho

de

convencimento e

engajamento

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Matopiba cresce

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

A produção de grãos subiu consideravelmente no cinturão chamado Matopiba (plantações em regiões dosestados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), mais Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, conformeapurou a Coluna sobre dados oficiais da Conab. O recorde ficou com Bahia, com alta de 20,6% em considera-ção à safra de 2019, com 10 milhões de toneladas este ano. Até este mês, Goiás registrou 27,5 milhões detoneladas (+ 8,9%); Mato Grosso ensacou 74,9 milhões de T. (+ 10,2%); Piauí alcançou 5 milhões de T. (+ 6,4%);Maranhão registrou 5,6 milhões de T. (+ 11,3%) e Tocantins, 5,85 milhões de T. (+ 4,5%). A cadeia doagronegócio segurou o mercado durante a pandemia nestes estados.

Eleições napauta

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

PRETO NOBRANCO

Zema garante créditodiferenciado do BNBe combate à seca

Política

Odeputado estadual Arlen Santiago (PTB) denun-ciouadireçãodoCisrunMacronorte (Samu)porper-mitirqueaaeronave (helicóptero)voesemapresen-çadeummédicosocorrista.Oprofissionalqueaten-dia a aeronave teria sido dispensado sem explica-ção.Comoresultado,osatuaisprofissionais,emsoli-dariedade, serecusamaocuparavaga.Oassunto jáfoiencaminhadoaoMinistérioPúblico,jáquecomoaaeronave sóatende casos de extremaurgência, nãoseriaprudenterealizaroatendimentosemumprofis-sionalmédico. Aguardamos respostadoCisrun.

Chapa puro-sangueMaisumavezacolunasaiunafrentequandoanteci-

pouqueoPTdeMontesClaros lançaria chapapuro-sangue e que o nome cotado era do ex-vereador eex-vice-prefeito SuedBotelho. Na convençãode ter-ça-feira, aprevisão foi confirmada.O fatonovoéemrelaçãoàescolhadovicequepoderásofrerumrevés.

PC do B/PTEm convenção realizada quarta-feira, a maioria

dos integrantesdoPCdoBdecidiuporseguira linhaideológicaeprogramáticadopartido, optandopeloapoio namajoritária à candidatura de Leninha (PT).Opresidentedopartido,vereadorDanielDias,defen-diaacoligaçãonochapãodoCidadania.Oqueaindanãoestá resolvidoéemrelaçãoaovice. Emsuacon-venção, o PT lançou chapa puro-sangue com Leni-nhaeSued.NaconvençãodoPCdoB foiaprovadaacoligação, mas com a indicação de Lourival Ribeiro(Louro) comocandidato a vice de Leninha.

DEMSetor da imprensa vem insistindo na candidatura

doadvogadoÁlvaroGuilherme(DEM)àPrefeituradeMontesClaros.Trata-sedenovelaantiga.ODEMestáà deriva e sem saber qual rumo tomar. Até o dia deontem, a leitura era de que abraçaria o adversário,pranãodizerinimigopolítico,HumbertoSouto(Cida-dania).Aliás,asituaçãodopartidoéaindamaisgra-ve,poiscorreoriscodenãotersequerchapanadispu-taproporcional.Aúltimainformaçãoeradequeape-nas 14pré-candidatoshaviamconfirmadocandida-tura e a tendência é a de desistência de outros no-mes, já que são poucas as chances de atingir o quo-ciente eleitoral, e ter chancede eleição.

Chapa PodemosOempresário SilvanoTolentino, tambémconheci-

do comoSilvanoQuero Pizza, confirmouna conven-ção, realizada na noite de quarta-feira, o seu nomecomo candidato à Prefeitura de Montes Claros. Eleterá como companheiro de chapa o presidente doPROSdeMontesClaros,advogadoJoãoAfonsoMaia.

ConstrangimentoDurantepresençadogovernador Zemaemsoleni-

dade na CDL de Montes Claros, causou constrangi-mento a formação da fila de autoridades. Mesmocomapresençado vice-prefeito, AdautoMarques, oconvidado para o dispositivo foi o procurador, Otá-vio Rocha. Adauto é legalmente o representante domunicípionaausência deSouto.

Denúncia Samu

Em visita a Montes Claros, governador fez aentrega simbólica de respiradores

u

ZEMA- “Minas, há várias semanas, é o Estado que temaapresentado amenor taxa de óbitos doBrasil”

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

Da Redação*

Em visita a MontesClaros ontem, o gover-nador de Minas, Ro-meu Zema, assinou de-creto que garante aosmunicípios mineirosda área da Sudene acontinuidade do crédi-to do Banco do Nordes-te em condições dife-renciadas durante o es-tado de calamidade pú-blicadecorrentedapan-demia. Sem detalhar ascondições do crédito, ogovernador fez a entre-gasimbólicaderespira-dores utilizados no tra-tamento de pacientescom Covid-19.

Os equipamentoshospitalares, dos tiposventiladores e bipaps,foram entregues aoHospital de Campanhade Montes Claros e aoHospital das ClínicasDr. Mário Ribeiro daSilveira, e já estão emfuncionamento. A re-gião Norte recebeu 66equipamentosnestepe-ríodo de pandemia, en-tre ventiladores, bi-paps, monitores e trêscardioversores.

“Nos últimos meses,um dos eventos que

mais fiz, e que faço aquisimbolicamente,éa entre-gade respiradores. Não háoquecomemorarelamen-to imensamente as maisde 6 mil vidas perdidaspor Covid em Minas. Mastemos mostrado que umtrabalho sério pode, sim,salvar muitas vidas. Mi-nasGerais,háváriassema-nas, é o Estado que tem aapresentado a menor taxade óbitos do Brasil”, afir-mou Zema.

Do total de 1.830 novosleitos de UTI viabilizadosem todo o Estado desde oiníciodapandemia,132es-tão na macrorregião deSaúde Norte. Antes, eram121 unidades na localida-de, número que passouagora para 253, o equiva-lente a um aumento de109%. Hoje, Minas Geraisconta com 3.902 leitos deUTI na rede pública.

COMBATE À SECA

Além dos investimen-tos e do esforço para redu-zir os impactos da pande-mia do coronavírus, oExecutivo mineiro desta-cou, em Montes Claros, aampliação de ações paracombater a seca no Nortede Minas.

Por meio de uma força-tarefa formada por váriosórgãosdogoverno,foicria-dooProgramaÁgua Doce,que institui uma políticapública permanente deacessoàáguadeboaquali-dade para o consumo hu-mano. Serão incorpora-doscuidadostécnicos,am-bientais e sociais na recu-peração, implantação egestão de sistemas dedessalinização, priorita-riamente em comunida-des rurais.

O chefe do Gabinete Mi-litardogovernadorecoor-

denadorEstadual deDefe-sa Civil, coronel Osvaldode Souza Marques, reafir-mou o compromisso dosórgãos estaduais no com-bate à seca.

“O Programa Água Doceé pioneiro no Brasil e é fru-todonossoesforçoparaes-tender as medidas paraalém de ações meramentereparatórias.Ascomunida-desatendidasterãoossiste-mas dedessalinização, quepassam por diversos estu-dos sistêmicos para que aspessoastenhamaáguaporumlongoprazoe,assim,te-nham dignidade para vi-ver e trabalhar”, ressaltou.

Inicialmente, serão in-vestidos R$ 15,5 milhõespara atendimento de 85municípios localizadosno semiárido mineiro. Aequipe do programa estátrabalhando na fase deconfecção de diagnósti-cos socioambientais e téc-nicos, o que viabilizará aconstruçãode 69sistemasde dessalinização paraatendimento à populaçãode 28 mil pessoas afetadaspela seca. Em outubro, se-rão iniciados os testes devazão e análise física, quí-mica e bacteriológica daágua.*Com Agência Minas

Aldeci Xavier

[email protected]

GIL LEONARDI/IMPRENSA MG

Desde 17 de agosto, a Cedec inicioua operação de Transporte eDistribuição de Água Potável, queutiliza cerca de R$ 6,5 milhõesrepassados pelo governo federalpara reduzir os impactos da secanas regiões Norte, Nordeste e Valedo Jequitinhonha e Mucuri

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

u

Obra impõe a moradoresdia a dia com cheiro de esgoto

DIVULGAÇÃO

Intervenções na avenida Vicente Guimarães têm irritado comunidade

Montes Claros

Márcia Vieira

Repórter

O p e s a d e l o p a r aquem mora na avenidaVicente Guimarães ouno seu entorno, emMontesClaros,nãotemfim.Alémdapoeirapro-vocadapelaobradomu-nicípio no local, os mo-radores agora têm queconviver com um maucheiro de esgoto insu-portável.Nessecalorin-fernal dos últimos dias,eles dizem que têm queficar em casa com as ja-nelas fechadas por cau-sa do fedor e da poeira.

O transtorno provo-cado pela obra já haviasido mostrado por ONORTE em maio. Na-quela ocasião, o entãosecretário de Infraes-trutura,GuilhermeGui-marães, agora candida-to a vice na chapa deHumberto Souto, foiprocuradopelareporta-gemeafirmouqueosdi-versos transtornos re-clamados pelos mora-dores teriam fim emum prazo de dez dias.

Quatro meses se pas-saram e os problemasnão foram sanados, e

até aumentaram, na ava-liação de Helena Matos,moradora da avenida TitoVersiani,próximaàVicen-teGuimarães, onde sesen-te os reflexos da situação.

Morando e trabalhandonolocal,elapercebeuumabaixa de clientes e não foipor causa da pandemia.Para ela, o mau cheiro,aliado à lama e à sujeira,afasta as pessoas.

“O produto que eu ven-do tem validade. Não dápara estocar. Eu recebo amercadoria e tenho umprazo para vender. Com asujeira na porta da loja, fi-ca difícil o cliente entrare, quando anima a entrar,não fica muito tempo porcausa do odor da região”,lamenta.

Helena conta que os ca-minhões passam, deixan-do terra, e não voltam pa-ra limpar. “Como haviamuita reclamação, elesvoltaram algumas vezese tentaram amenizar,mas agora nem isso acon-tece mais. Está tudo larga-do”, afirma.

Para moradores da re-gião, esse é mais um servi-ço iniciado pela adminis-tração municipal e divul-gado como a redenção da

zona Sul da cidade, masque só tem gerado dor decabeça e insatisfação.

“Desde que começaramamexeraqui,sótemosdis-sabores.Sujam a ruaintei-ra e não voltam para lim-par. Esquecem que aquiao redor moram pessoasque merecem respeito.Passamosodiainteirolim-pando a casa por causa dapoeira e as crianças só an-dam gripadas. Agora, tem

essemaucheiroinsuportá-vel que obriga a gente a fi-car dentro de casa com asjanelasfechadas.Oproble-ma está nessa obra”, afir-ma R.T., moradora da ave-nida Vicente Guimarães.

BURACO

Os moradores tambémdenunciamumburacoen-tre as duas avenidas, quetem dado dor de cabeçaaos motoristas. “Os mora-

dores reclamaram muito,eles vieram aqui e joga-ramumabrita,masnãore-solveu. Tem uma água es-correndoevirouumlama-çal. Os carros passam comdificuldade. Para fazer pe-la metade, era melhor nãoter mexido”, diz Helena.

Os problemas provoca-dos pela obra na VicenteGuimarães vieram à tonana Câmara Municipal echegaramaserabordados

por vereadores aliados doprefeito, que jogam a res-ponsabilidade na Copasa.

Questionada sobre a si-tuação, a empresa infor-mou,emnota,que“nãofo-ram encontrados regis-tros de reclamações declientesnoserviçodeaten-dimento.ACompanhiaes-clarecequeumaequipedemanutenção está no localpara verificar a situação e,caso encontre algo de res-ponsabilidade da empre-sa, tomará as devidas pro-vidências”.

Mas, para os morado-res, cabe à prefeitura co-brar da empresa que o ser-viço seja feito de formaadequada. “O municípiotem que cobrar da empre-sa. Eles têm um contratopara isso”, disse R.T..

A reportagem procurouo secretário de Planeja-mentoeInfraestruturaUr-bana,VanderlinoSilveira,para falar sobre oassunto,mas as ligações não foramatendidas.

DESGOSTO-Poeira semisturaaágua, formando lama,emaucheiroé insuportável

“Desde quecomeçaram amexer aqui, sótemosdissabores.Sujam a ruainteira e nãovoltam paralimpar.Esquecem queaqui ao redormorampessoas quemerecemrespeito”

4 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

PILARLITERÁRIOFundação Sara

recebe ajuda doCriança Esperança

Variedades

Háváriosanosa IgrejaCatólicanoBrasil, pormeiodesuasCampanhasdaFraternidade,temestimuladoosbrasileirosarefletiremsobrequestõesecológicas.Elao faz convictadequeénecessáriobuscarauniãode toda a família em torno do objetivo de se obteruma resposta adequada ao desafio de convencer atodossobreaimportânciadepreservaremopatrimô-nio natural que recebemos do Criador. A Campanhada Fraternidade de 2017 veio nos ajudar nessa refle-xão edecisão. Por isso, assumiu como temanaqueleano:“Fraternidade:biomasbrasileirosedefesadavi-da”, e lema “Cultivar eguardaracriação”.O que se entende por bioma? A palavra vem do

grego bio (vida) e oma (massa, grupo ou estruturade vida). Assim, um bioma é formado por todos osseresvivosdeumadeterminadaregião,cujavegeta-çãoésimilarecontínua,cujoclimaémaisoumenosuniforme, e cuja formação tem uma história co-mum. (Papa Francisco, Laudato Si, 1-2).No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a

Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e oPampa.Nessesbiomasvivempessoas,povos,resul-tantesdaimensamiscigenaçãobrasileira.Texto-ba-se da CF, 5. Poucos países do mundo contam comuma riqueza natural dessamagnitude. É hora, con-tudo, de nos perguntarmos “qual destino estamosdandoatantasriquezas,equalBrasilqueremosdei-xar para as gerações futuras? (id.,6).Os objetivos específicos são vários: aprofundar o

conhecimento de cada bioma, de suas belezas, deseus significados e de sua importância para a vidado planeta; conhecer as populações delas originá-riasereconhecerseusdireitos; comprometerasau-toridades públicas com esse tema,motivando-as aassumiremaresponsabilidadequelhescabenapre-servaçãodomeioambiente. Percebe-se, pois, queéprecisosuperaratensãoentreeconomiaeecologia.Nesse mês em que comemoramos o Dia da Árvore,seriaproveitoso refletirmosnuma formadepreser-varmos omeio ambiente.Este trechoédodiscursoproferidopelaentãode-

putada Raquel Muniz no Congresso Nacional em 6de junho de 2017, extraído de seu livro “Dever Cum-prido”,páginas160e161:“Nãopodemos,caroscole-gas, deixar que esta situação se perpetue sem queesta casa tomeumaatitudequenospossibilite sal-var o São Francisco. A revitalização de suas águasurgee requerdenósação.Sendoassim,decidi criarnesta casaaComissãoExternaparadebatera crisehídricaemMinas.Essaéumalutaqueprecisaserdecada umde nós brasileiros”.

FUNDAÇÃO SARA/ DIVULGAÇÃO

Instituição é uma das 111 beneficiadas peloprograma, que acontecerá de 26 a 28 deste mês

u

REFERÊNCIA - Em2018, a instituição foi considerada umadas cemmelhores

ONGs doBrasil, dentremais de 2.500 inscritas na seleção

Biomas brasileiros

Leonardo Queiroz

Repórter

Pela primeira vez, aFundação Sara Albu-querquedeMontesCla-ros será uma das insti-tuiçõesbeneficiadaspe-loprogramaCriançaEs-perança. Na 35ª edição,o evento acontece de 26a 28 de setembro, com111 projetos seleciona-dosemeditalpelaUnes-co para serem benefi-ciados pela campanha.

Para este ano, o for-mato será diferente enão receberá doaçõesem dinheiro do públicoatravés das ligações pe-lo0500.Osfundosarre-cadados serão doaçõescorporativas de empre-sas que se uniram aoprojeto desde o últimodia 5. O público teráuma participação dife-rente, enviando vídeosde até 15 segundos quefalemdaesperançaede-sejos para o futuro.

Quem enviar o vídeo,poderá ser selecionadopara conversar comuma das estrelas queparticiparão do mesãoda esperança, nos dias26, 27 e 28 de setembro,eaindaterseuvídeoexi-bido durante a progra-mação.

A F u n d a ç ã o S a r apossui11 programas as-sistenciais e três delesreceberão o apoio doCriança Esperança du-rante 2021. Um deles é

o Programa de Bem coma Vida, que receberá a as-sistência nas áreas peda-gógica, como adaptaçãodo laboratório de infor-mática, e psicológica.

Outro programa será oNutrir Bem, que terá ocusteio da nutricionista ede suplementos alimenta-res. A instituição tem ocusto mensal de cerca deR$ 5 mil somente em su-plementos. Atualmente,cerca de 20 assistidos fa-zem uso constante dessesprodutos, que são indis-pensáveis para o enfren-tamento do tratamentooncológico.

Outro programa que

também receberá o auxí-lio do Criança Esperançaé o Transportando Tesou-ros. Será custeado o com-bustível para o transporteexclusivo dos assistidospara clínicas, hospitais elaboratórios. No primeirosemestre deste ano, fo-ram beneficiados 112 as-sistidos e seus respectivosacompanhantes , com3.428 viagens em carrospróprios da instituição.

APOIO ESSENCIAL

Para a vice-presidenteda Fundação Sara, Marle-ne Albuquerque, ser bene-ficiada pelo Criança Espe-rança é uma “grande hon-

ra” para a Fundação Sara.“O recurso que será doadonos ajudará a perpetuar aesperança da cura, da edu-cação e de um futuro me-lhor para as nossas crian-ças e adolescentes que lu-tamcontraocâncer.Esseéum apoio essencial, poisnos ajudará a continuar arealizar trabalhos funda-mentais que minimizam oimpacto do câncer na vidade nossos pequenos guer-reiros”, ressalta.

Para participar, bastaacessarapáginado eventono site globo.com e ver otutorialquejáestádisponí-vel ensinando como gra-var e enviar o seu vídeo. Presidente da Academia Feminina de Letras

Terezinha Campos

[email protected]

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

Novo olhar da psicologia

Educação

Workshop Conexão debate os desafios dessa e de outras profissõesu

Leonardo Queiroz

Repórter

Há muitos enfrenta-mentos no cenário de to-das as profissões. Houveretrocessos e perdas emalguns campos e issotraz um impacto para asaúdementaldetodosostrabalhadores. Essa é aavaliaçãofeitapelapsicó-loga Lourdes Machado,que palestrou no segun-do dia do Workshop Co-nexão,realizadopelasFa-culdades Funorte/Fasi.

Lourdes foi uma dasdezenasde profissionaisqueapresentamperspec-tivas para os profissio-nais de cada graduaçãonasprogramaçãoespecí-fica do evento.

“Temosalguns enfren-tamentos no cenário de

todas as profissões. Tive-mos alguns retrocessos eperdas no campo dos direi-toshumanosenocampodotrabalho com as reformasda Previdência e Trabalhis-ta,trazendoumimpactopa-ra a saúde mental para to-dos nós enquanto trabalha-dores”, explica a psicóloga,que também é presidentedoConselhoRegionaldePsi-cologia de Minas e membroda mesa diretora do Conse-lho Estadual de Saúde.

“Ao longo das décadas, apsicologia vem sendo con-vocadaparadefenderaspo-líticas públicas e segue rea-firmando seu compromis-so com a universalidadedessaspolíticascomoresul-tado do processo democrá-tico”, avalia Lourdes.

Ela lembra que os profis-sionais estiveram presen-

tes na construção da refor-ma sanitária e psiquiátricado Brasil. “Temos que pen-sar também na luta quevempela frente, que é a jor-

nada de 30 horas para ospsicólogos. Essa conquistavai proporcionar uma me-lhorqualidadedevidaemi-nimizarosproblemasgera-

dos pela natureza do traba-lho. E muito mais do queum sinal e desenvolvimen-to social, é uma verdadeiranecessidade para protegere assegurar a saúde física eemocionaldessesprofissio-nais também”, afirma.

DESAFIOS

Ainda no campo dos de-safios da profissão, ela ci-tou uma PEC discutida na-cionalmente que tenta in-viabilizarasentidadespro-fissionais, tentando mu-dar a natureza jurídicados conselhos. “Ficamosexpostosagruposquelegi-timam as desigualdades ediscriminações.Esobaégi-de de um exercício profis-sionalpretensamentecientífico, questionam eatacam direitos duramen-te conquistados”, explica.

ParaLourdes,2020vaifi-car marcado na históriapor diversas dificuldadesque acentuaram a necessi-dade de lutar pela ciênciaeigualdade.“Ficamaiselu-cidado o importante papelque a psicologia precisaexercer frente a isso tudo.Temos aprendido muitascoisas com esse momentoe,apesardetodosofrimen-to,sairemosmaisfortaleci-dos nessa nossa tarefa deentender o ser humano ede ter os direitos humanoscomo eixo transversal dasnossas ações”, ressalta.

O Workshop Conexãoterminahoje.Osinteressa-dos em participar das pa-lestras específicas, queacontecem via Meet, po-dem se inscrever pelo ht-tp://funorte.edu.br/cone-xao.workshop.

LOURDES- “Psicologia vem sendo convocada

para defender as políticas públicas”

ARQUIVO PESSOAL

u Administração - Roda de conversa sobre Recursos Humanos, o futuro das relações organizacionais e sua signi8cância no contexto organizacional, com foco na pro8ssão voltado para o RH, com Alexandre Sachetto – 19h

u Agronegócio - Energia solar: panorama, desa8os e oportunidades no setor do agronegócio - Marcel Felipe e Ivan Menezes

u Arquitetura - Viver de Arquitetura – Gil Rocha - 9h10

u Biomedicina - Técnicas moleculares e sorológicas no diagnósticos da Covid-19 - Dra. Karine Fonseca Guimarães – 19h às 21h

u Direito - Mostra de Pro8ssões e Roda de Conversa com o tema “Os novos desa8os dos pro8ssionais das carreiras jurídicas: entre a pandemia e as tecnologias” - Diretor da Justiça Federal de Montes Claros, Eubert Andrade Veloso; advogada e professora mestre em Hermenêutica e Direitos Fundamentais, Maria Letícia Costa Leal Teixeira; juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Marcelo Palma de Brito; diretor Tesoureiro da 11ª Subseção da OAB/MG - Montes Claros, Henrique Tondineli Neto; delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Karine Maia; especialista em Tribunal do Júri, Conselheiro Subseccional da 11ª Subseção da OAB, Warlem Freire Barbosa – 8h às 10h

u Direito - As tecnologias e as novas oportunidades nas carreiras jurídicas - Emerson Luiz de Castro - 19h30 às 21h30

WORKSHOP CONEXÃOVeja os temas desta sexta-feira

19h - Mesa-redonda com o tema “Inteligência Emocional e Trabalho: dilemas atuais e direções futuras”, com Cyntia Sobrinho, coordenadora do Departamento de RH da Funorte; Laura Lílian Ferreira, coordenadora do Núcleo de Orientação Psicopedagógica da Funorte; e Worney Brito, psicólogo e professor da Fasi

u Onde: Funorte O8cial no YouTube

Programação específica - via Meet com inscrições gratuitas

u Educação Física - A atuação do pro8ssional de Educação Física para a saúde dos trabalhadores – Alex Silvério – 19h30 às 21h30

u Enfermagem - Saúde Baseada em Valor: Novas perspectivas de atuação para o Enfermeiro no Brasil - Roberto Carlos Lyra – 19h

u Engenharia Civil - Bate-papo com o Dr. Marcos Vianna – 19h10

u Engenharia Elétrica, Mecânica e Biomédica - Palestra: O Engenheiro do Futuro – Renato Dourado Maia – 19h10

u Estética e Cosmética - Palestra motivacional: O Futuro da Estética e Cosmética em Tempos de Pandemia – Gilmadsom Gadelha – 18h às 19h30

u Estética e Cosmética - Colorimetria: segredos do fundo de clareamento - Vanessa Cardoso – 19h40 às 21h10

u Fisioterapia - Novas Perspectivas da Fisioterapia Hospitalar – Rodrigo Veloso Neves Meira – 19h

u Fisioterapia - Mercado e Perspectivas para os próximos anos – Daylane Alkmim – 19h

u Fisioterapia - A nova Fisioterapia - Gabriel Gonçalves – 19h50

u Fisioterapia - O Futuro da Fisioterapia – Mediadora Daylane Alkmim, com Gabriel Gonçalves, Rodrigo Veloso Neves Meira e Rodrigo e Fábio Luiz Mendonça Martins – 20h15

u Farmácia - Cuidados Farmacêuticos com o paciente hipertenso - Hágabo Mathyell Silva – 19h

u Fonoaudiologia - Inovação, Empreendorismo e Carreira: perspectivas para a Fonoaudiologia – Janaína R. Bossa – 19h

u Gastronomia - Roda de conversa: As múltiplas adaptações para o cenário do novo normal – abordagem sociológica, antropológica e mercadológica – André Mori e Marco Antônio Ramos Canela – 19h30

u Jornalismo - Perspectivas e Rumos do Jornalismo – Érika Soares – 19h30

u Medicina - I Congresso de Queixas – 19h

u Medicina Veterinária - Desa8os da alta performance na equideocultura, empreendendo todos os dias - Vinícius Silveira Raposo – 18h30

u Medicina Veterinária - O futuro do pro8ssional na Medicina Veterinária – 19h30

u Nutrição - Código de Ética do Nutricionista – Geralda Kelen Fonseca – 19h

u Odontologia - Contexto atual e perspectivas da pro8ssão – Sara Antunes Rocha e Maisson Santhiago Soares Costa – 19h

u Psicologia - Contribuições e desa8os para a Psicologia no pós pandemia - Vera Lúcia Mendes Trabbold – 19h30

6 MONTESCLAROS,SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

Auxílio emergencial extensãode R$ 300 começa a ser pago

Economia

Os primeiros a receber são os cadastrados no Bolsa Famíliau

AGLOMERAÇÃO - Para receber o auxílio emergencial, beneficiários enfrentam

longa fila até a agência daCaixa emMontes Claros

Da Redação*

Opagamentodaspar-celas do Auxílio Emer-gencialExtensão,nova-lor de R$ 300, começoua ser feito ontem pelaCaixa. O benefício vaichegaramaisde16,3mi-lhões de pessoas. Ao to-do, serão liberados R$4,3 bilhões.

Os primeiros a rece-ber serão 12,6 milhõesde famílias cadastradasno Bolsa Família. O go-verno ainda não divul-gou o calendário de pa-gamentoparaosbenefi-ciários que não são ca-dastradosnoprograma.

Instituído em abril,para conter os efeitosdapandemiasobreapo-pulaçãomaispobreeos

trabalhadores informais,o auxílio emergencial co-meçou com parcelas de R$600 a R$ 1.200 (no caso dasmães chefes de família),

por mês, a cada benefi-ciário. Inicialmente proje-tado para durar três me-ses, o auxílio foi estendidoparaototal decincoparce-

las. E, desde ontem, estásendopagooauxílioemer-gencial residual no valorde R$ 300 em até quatroparcelas mensais.

Oauxílioemergencialre-sidualserádevidoaté 31dedezembro de 2020, inde-pendentemente do núme-ro de parcelas recebidaspelo beneficiário.

BOLSA FAMÍLIA

O pagamento do bene-fício obedece ao calendá-rio habitual do progra-ma Bolsa Família, que se-gue até 30 de setembro.Os primeiros a recebersão os beneficiários comNúmero de Identifica-ção Social (NIS) final 1.

Para o pagamento doAuxílio Emergencial Ex-tensão, os beneficiáriosdo Bolsa Família tiveramavaliação de elegibilida-de realizada pelo Ministé-rio da Cidadania.

*Com Agência Brasil

MANOEL FREITAS

O recebimentoé feitoutilizando ocartão noscanais deautoatendi-mento,unidadeslotéricas ecorresponden-tes CaixaAqui; ou porcrédito naconta CaixaFácil

onorte.net MONTESCLAROS,SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

Equantovaleoshow?

Tecnologia

Sony revela finalmente o preço e a data de lançamento do novo Playstation 5u

Marcelo Jabulas

@mjbulas

A Sony segurou aomáximo os preços doPS5,masfinalmentedi-vulgouosvaloresdano-va geração do console:a partir de US$ 399 naversão digital e US$499 na edição com lei-tor Blu-Ray. Ficou den-tro do esperado, tendoem vista o anúncio daMicrosoft, dias antes,para os novos Xbox Se-ries X (US$ 499) e XboxSeries S (US$ 299). Poraqui ele custará R$ 4,5mil, na versão digital, eR$ 5 mil na edição com

leitor de discos.As vendas terão início

em12denovembronosEs-tadosUnidos,Canadá,Mé-xico, Japão, Austrália, No-va Zelândia e Coreia doSul. No resto do mundo, oque deve incluir o Brasil,as vendas começam em 19de novembro, com foconas vendas de Black Fri-day e também de Natal.

A missão do PS5 é auda-ciosa, por isso chega aomercado com duas op-ções, em que uma utilizaleitor de discos e a segun-darodaapenasgamesdigi-tais.Umaestratégiapareci-da com a que a Microsoftjá adota com o Xbox One.

NO DISC!

Valores e versões dei-xam bem claro qual é a es-tratégia que a Sony vemcosturando há bastantetempo: acabar com ga-mes impressos em disco.Games digitais eliminamcustos de distribuição, in-sumos, além de impedirque o game usado seja re-vendido.

O interesse é tamanhoque junto da divulgaçãodos preços a Sony anun-ciou o PlayStation PlusCollection, que permitiráfazer o download de ga-mes do PS4 no PS5. A listainclui títulos como “Godof War”, “The Last of Us:

Remastered”, “MortalKombat XI”, “BatmanArkham Knight”, “Un-charted IV: A Thief’s End”,dentre outros.

DESEMPENHO

Mas fato é que o PS5 pre-cisasuperaroexcelentede-sempenho de seu anteces-sor,queultrapassouamar-cade110milhõesdeunida-des vendidas, desde o lan-çamento no final de 2013.E para conseguir repetir afaçanha,aSonysabequeacombinação de games ex-clusivos, hardware e pre-ço é fundamental.

Em termos de hardwa-re, o PS5 não consegue su-

perar o novo Xbox em ve-locidade de processamen-to. Ambos utilizam CPUAMD Zen 2. Mas o PS5 ro-da em até 3,5 GHz e o XboxSeries X vai até 3,8 GHz. Jáo processamento gráficodorival também é melhor.São 12 Teraflops contra10,8 do PS5.

Pode parecer pouco,mas trata-se de cerca de10% mais performance.Aindamaisparaumagera-ção que terá games em 4K,taxa de frames de 120 FPSe efeitos de iluminaçãoRay Tracing.

Em termos de armaze-namento, o modelo japo-nês utiliza SSD de 825 GB,

enquantooMicrosoftche-ga com 1 TB de espaço,tambémemSSD.Masata-xa de transferência do ja-ponês é o dobro do Xbox.São 5,5 GB/s por 2,4 GB/s.

Além disso, o PS5 contacom slot que permite ex-pansãodememórianopa-drão SSD NVMe, diminu-to e muito mais rápidoque um disco sólido con-vencional.

E velocidade de leitura éoqueconta.Emjaneiropu-blicamos um teste de umPS4 (da primeira leva) queteve o disco rígido substi-tuído por um SSD. O de-sempenho teve um ganhoabsurdo.

QUANDONOVEMBROCHEGAR - Finalmente a Sony anunciou os preços e datas de lançamento doPS5, que partirá do equivalente aR$ 2.090, nos EUA;

por aqui ele partirá deR$ 4,5mil

SONY/DIVULGAÇÃO

8 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

É importantequeto-dossaibamoqueaAs-sociação de Ciclistasde Montes Claros tempara oferecer a todaclasse, afinal de con-tas, foi uma sementeimplantada e, em tãopouco tempo, os fru-tos jáestãose formali-zando. Conf i ra al-guns dos benefíciosprevistos: descontospara associados (lo-jas, oficinas, institui-çãodeensino, empre-sasde turismoeciclo-tur ismo) ; parcer iacom o Parque Esta-dua l Lapa Grande( P E L G )p a r avisitações, trilhase la-zer;parceriacomPolí-cia Militar, Polícia Ci-vil, Guarda MunicipaleMCTransparasupor-te e segurança em al-gumas áreas e aveni-das para os ciclistas

pedalaremcomseguran-ça; cobrança junto aosórgãoscompetentespa-ra inclusão de ciclofaixae ciclovia nas principaisavenidas do município,incluindoasestradas in-termunicipais; além de

umagamade ideias queaindaestãoporvir.Ova-lor arrecadado será pa-ra a manutenção da as-sociação (escritório) emelhoriascomosuporteparaos ciclistas, apoioerealizações de eventos,

sinalização de seguran-çanas trilhas, placas re-gulamentadorasedead-vertências e outros a se-remformalizados. “Esta-mos moldando a asso-ciação com a intençãode fortalecer a classe ci-clística na cidade, umaassociação forte, parapoder trazer benefíciosa todos. Já podemosanunciar que, atravésda última reunião comaMCTrans, criamos umplanejamento para asterças e quintas, de 19hàs 21h, para que na ave-nidaPai João tenha umadas faixas da pista, dosdois lados, isolada pe-los agentes e fiscaliza-da, paramaior seguran-ça dos ciclistas que trei-nam ali. Aos poucos, osciclistas vão ganhandoespaço graças à luta danossa equipe Aciclo-moc”. Por Sergio Costa.

INSTITUTO GRANDE SERTÃO – IGS LEGENDA – REGISTRO AÉREO DO IGS

O projeto Desafie-sefoi idealizado pelo per-sonal Guilherme Fiuza.FormadopelaUniversi-dadeEstadual deMon-tes Claros (Unimontes),atuante desde 2008,possui umcurrículoex-tenso: ministrou disci-plinasdeEducaçãoFísi-caemcolégiosparticu-lares,escolinhasespor-tivas, trabalhou em vá-riasacademiasdacida-de, dentre outros. Comosurgimentodapande-mia,muitas pessoas seafastaram das ativida-des em ambientes fe-chados e em público.Surgiu então a ideia devideoaulas e lives du-rante a quarentena.Comesta nova tendên-cia, o personal prepa-rouumagamadeativi-dades para suas redes

sociais. Hoje, Guilhermecomemora este sucesso.“Este novo tempo me fezterumavisãodiferenteso-breformadetrabalhar,for-ma de lidar com as redessociais, formas até mes-modemedesenvolverpes-

soalmente. Aprendi que éimportanteagentedeixartransbordar as coisasboas que estamos viven-do. Mesmo diante de umcenário de crise, as mi-nhas atitudes derammui-tocerto.Euacheiquepode-

riaajudaraspessoasdeal-gumaforma.Decidicriaroprojeto com intuito deoportunizaratividade físi-caorientadaparasaspes-soas. O preço cobrado éapenasacordarcedo”,dis-se Guilherme. As aulas doDesafie-se irão acontecerdurante todoomêsdese-tembro, ao vivo no Insta-gram do personal: @gui-gaspersonalmoc. Serãoàs terçasequintas, 6h31,eaos domingos, às 8h01. Aideiadoprojetoétentarfa-zeraspessoascriaremumhábito durante o mês deaula gratuita, fazendocom que percebam a im-portância de manter umarotina de atividade física.“Espero que eles gostemdas aulas, deemcontinui-dade na prática esportivapara o bem-estar e quali-dadede vida”.

Equipe do 7º BBM, brigadistas e voluntárioscombateram mais uma vez incêndio na Serra doMel. Os trabalhos começaram logo no início dasemana, o fogo foi controladonosprimeiros dias,edepoisvoltoucommais intensidadeeseguiuemdireção à comunidade do Palmito e PELG. Até omomento, a estimativa é a de que 30 hectares te-nham sido atingidos pelas chamas. A causa doincêndio provavelmente foi por ato criminoso.Umhelicópterodo Instituto Estadual de Florestasfoi utilizado para lançar água nas chamas. A cor-poração informouque foi realizadoocombatedi-reto com abafadores, bombas costais, motosser-ra e sopradores e combate indireto coma confec-ção de aceiros, aterro de troncos. Até quando?

DIVULGAÇÃO

A Canyon, marca alemã de bicicletas, apresen-tounesta última semana seu novoprojeto demo-bilidade urbana, só que, dessa vez, para a surpre-sade todos, umprotótipoemquatro rodas. ComonomedeFutureMobility Concept, é consideradoomais próximo de uma versão de produção de umpequeno carro a pedais equipado com bateria de2 kW/h de capacidade para apoio elétrico, comautonomiaaté150km.Segundoosite,oprojeto jáestádeacordocomnormadehomologaçãoWLTPpara poder transitar nas vias de rolamento se-guindo todo o protocolo do Código de Trânsito.Muito interessante.

Carro a pedal

Serra do Mel

Desafie-se!

Quais os benefícios da Aciclomoc?

DIVULGAÇÃO

Aventureiros do Sertão Eudóxio Rabelo

[email protected]

onorte.net MONTESCLAROS,SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...um dos eventos que mais fiz, e que faço aqui simbolicamente,éaentre-gaderespiradores.Nãohá oquecomemorarelamen-to imensamente as mais de 6 mil

O atual cenário mundial de pandemiaexige readaptações, principalmenteeven-tos, que em tempos normais reúnemmui-tas pessoas. Mas nem mesmo esse surtofoimotivo para o casal Ana Luíza e David-son adiar o tão desejado matrimônio,que aconteceu nodia 5 destemês, repletode detalhes, sem perder a magia que omomento requer. O enlace foi realizadoem cerimônia íntima, na Igreja São JoséCarpinteiro e Maria de Nazaré, lindamen-

te ornamentada pelo decorador BrunoPorto Decorações. O templo recebeu ex-clusivamente os noivos, o celebrante pa-dre Joaquim Lopes, familiares próximos epadrinhos, com todo o cuidado e respeitoàs normas de distanciamento. Em segui-da, todos foram recepcionados em um fi-no jantar, no Restaurante Favoritto, ondetambém seguiu o formato reservado,mas tudo muito bem elaborado, com re-quintededetalhesebomgosto. Para fina-

lizar com chave de ouro, cada convidadofoi presenteado comuma sofisticada cai-xa de doces finos, uma produção da Jab-bur Sweet Gourmet by Sandra Jabbur. Pa-ra a lua de mel, os noivos escolheram aparadisíaca Itacaré, na Bahia. Parabénsao casal! Que essa união seja repleta defelicidade, sabedoria, fidelidade e muitoamor. Confiramnesta colunaas lindas fo-tos que eternizaram o momento, pelaslentes de Gui Soares Fotografia.

O enlace deAna Luíza e Davidson Ramos Lopes

Com os pais do noivo: José dos Reis Lopes eMaria dos Reis Ramos Lopes

FELICÍSSIMOS - Os noivos Ana Luíza eDavidsonRamos Lopes

Ruth Jabbur

Valéria (irmã do noivo), Davidson, Ana Luiza ePablo

Recebendo as bênçãos do matrimônio pelopadre Joaquim Lopes

Com os pais da noiva: Raimundo Nonato Lopeze Suzana FurquimWerneck Pires Lopes

Ingrid, Davidson, Ana Luiza e Vinicius (irmãodo noivo)

Ruth [email protected]

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 18DESETEMBRODE2020 onorte.net