coluna esplanada...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários...

10

Upload: others

Post on 01-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so
Page 2: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

COVID ELEITORAL

O coronavírus voltou a crescer em casos nas capi-tais e interior. Informes que chegam à Colunaindicam que prefeituras, por motivações eleito-rais, escondem os altos números.

FAVELINHA

Lembram dos barracos que apareceram em áreanobre de Taguatinga (DF), atrás do shopping?Eram 25. Em uma semana subiram para 46. Cincodeles têm carros.

ATRÁS DE CAIXA

Alguns estados, como Rio de Janeiro e Piauí, vol-taram a artilharia contra a União pelo direito depromover loterias. Pela Lei de 1967, só o governofederal pode explorar.

MICHECOU...

Neologismo que viralizou nas redes sociais deuma semana para cá, a palavra “Micheque” játem mais de 400 mil citações na busca do Google.Vem a ser o título da música do Detonautas queironiza o mistério dos cheques de Fabrício Quei-roz para a primeira-dama do Brasil, Michele Bol-sonaro. Ela, aliás, quer processar a banda.

OLHO NELES

Os desembargadores do TJ do Rio de Janeiro quevão compor a comissão mista da Alerj no proces-so de impeachment de Wilson Witzel, já afasta-do, estão com olhos virados – um no governadorafastado, e outro em todos os atos e nomeaçõesdo vice Cláudio Castro, que assumiu. Qualquerdeslize, o atual também se complica.

DONA DE CASA

A Conab realizou leilão para compra de alimen-tos a fim de atender demanda do Ministériodos Direitos Humanos, que pretende adquirir757 toneladas de alimentos. É para doação de44 mil cestas básicas a mulheres em situação

de vulnerabilidade.

KIARA

O ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, negouremédio para Kyara Lis, bebê de 1 ano, diagnosti-cada com Atrofia Muscular Espinhal (AME). Paraa advogada Daniela Tamanini, condenou a meni-na à morte. Agora, a sociedade que se mobilizapara a Saúde bancar a dose única de R$ 12 mi-lhões (que elimina efeitos futuros da doença) temesperança de que o ministro Napoleão NunesMaia, do STJ, determine o fornecimento da medi-cação. O MS já bancou essa dose há dias paraoutra criança de Brasília.

AGORA...

... É de uma maldade tremenda contra o ser huma-no um laboratório cravar um preço inalcançáveldeste para salvar uma vida.

ACABOU O GÁS

A Cosan S.A. não enxergou o óbvio e desistiu defazer o IPO da sua Compass Gás e Energia S.A.A pandemia travou os investimentos do ano, eninguém vai investir no setor enquanto a No-va Lei do Gás não passar no Congresso e forsancionada.

ARMÁRIO DIGITAL

As plataformas digitais deram uma aquecida noscabides da rede de lavanderias 5àsec nesta pande-mia. De março a julho, a marca registrou cresci-mento de 335% no faturamento, com os serviçospelo e-commerce, aplicativo, WhatsApp e ‘armá-rios digitais’ em condomínios estratégicos. A re-de soma 442 lojas no Brasil.

TOADA TRISTE

Morreu vítima da Covid-19 em Manaus o conheci-do toadeiro Klinger Araújo, um dos ícones da fes-ta de Parintins e aclamado pela turma do BoiCaprichoso. Fez história.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Executivo e Legislativo municipais são aquelesque, na teoria, estão mais próximos do cidadão, emseus mais variados papéis. Inclusive o de empreen-dedor que viu aumentar o número de pessoas ofi-cialmente registradas, em busca de novas perspec-tivas para um momento econômico difícil. Fenô-meno que, aliás, permitiu que o percentual de aber-tura de novas empresas se mantivesse no azul emMinas, mesmo com todos os implacáveis efeitos dapandemia.

Boa parte dos 853 municípios do Estado tem umavocação econômica e uma fonte de recursos clara, emuitas vezes única. É assim com a mineração; com aagropecuária, ou tipos específicos de indústria, daartesanal à de elevada concentração tecnológica. Al-go que, em determinadas circunstâncias, pode semostrar arriscado – caso das sazonalidades climáti-cas, ou da redução da demanda de um produto ouserviço.Oquefavoreceummovimentoparaampliaro leque de possibilidades de negócios e reduzir a de-pendência de um vetor econômico específico.

Os pequenos podem ser conhecidos desta formapor causa da dimensão de seus empreendimentos,mas é inegável o efeito conjunto em termos de movi-mentaçãoderecursos,geraçãodeempregosearreca-dação. Basta levar em conta os números reveladospelo Sebrae (presidido por um mineiro, Carlos Mel-les), segundo os quais, no Estado, são 2,3 milhões deestabelecimentos, que já respondem por 27% do PIB.

Eis porque este segmento econômico cada vezmais relevante deve ser ouvido, com atenção, peloscandidatos dos quatro cantos das Minas Gerais. Pro-porestratégiasde inclusãoeincentivo; estimularini-ciativasdemicrocrédito–nesteaspectoascooperati-vas ocupam papel primordial –, e enxergar os em-preendimentos individuais, micro, pequenas e mé-dias empresas na sua real relevância são sinais devisão política e planejamento de longo prazo.

O advento da tecnologia fez com que os negóciossuperassem barreiras e divisas, com perspectivasde crescimento quase infinitas. Eis porque o mate-rial preparado pelo Sebrae para orientar os candi-datos sobre o tema deve ser analisado cuidadosa-mente pelos mesmos. E gerar políticas que contem-plem cada vez mais o setor, tão mais importantesnum momento em que é necessário reaquecer aatividade econômica.

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Vá entender

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Um movimento eleitoral curioso acontece na campanha no Recife. Bolsonaristas que não queremeleger João Campos (PSB) no Recife – a prefeitura e o governo de Pernambuco são controlados háanos pelos socialistas – anunciam aos poucos apoio à petista Marília Arraes. A novata tambémbusca o voto da direita. Ela peitou o senador Humberto Costa, que comanda o PT local, e suaarticulação forte obrigou o ex-presidente Lula da Silva a reconhecer sua candidatura. Marília foirifada pelo PT em 2018, quando aparecia com chances para o governo. Ela e João são netos dosaudoso ex-governador Miguel Arraes.

A importânciade dar voz

aos pequenos

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

PRETO NOBRANCO

Isolados e em perigona zona rural

Montes Claros

O juiz Eleitoral Richardson Xavier, da 184ª ZE/MGde Montes Claros, marcou para amanhã, às 9h, nosalãodojúridoFórumGonçalvesChaves,audiênciaparaosorteiodaordemdeveiculaçãodapropagan-daeleitoraldecadapartidooucoligaçãonorádioena TV. Estão sendo convocados os representantesdasemissoraslocaisderádio,TV,alémderepresen-tantes partidários.

Papel de cada umTenhoassistidodezenasdecandidatosavereador

semsaberoseupapeldentrodoprocesso.Estãoagin-docomosefossemcandidatosaprefeito,prometen-doa realizaçãodemedidasde competência exclusi-vadoExecutivo, aexemplodeobras físicase investi-mentos em setores como saúde, educação e outros.O prudente seria levantar e mostrar os problemasapresentando sugestões e umabandeirade luta.

Vendendo sonhoTemgentequegravitaemtornodaimprensadivul-

gandopostagemnas redes sociais sobre campanhapolítica,aproveitandoparaofereceroserviço.Naprá-tica,sãopessoasquenuncaestiveramenvolvidasdi-retamenteemumacampanhaeapresentamapenascurrículodeexperiênciadidática.Existeumadiferen-çamuito grande entre saber quais as ferramentas aseremutilizadasnopleitoecomoaplicá-lasdeacor-docomarealidadedecadacandidaturaemunicípio.Asugestãoéqueantesdecontratá-lo,procuresaberem quais campanhas estiveram envolvidos, de queforma e qual o resultado. Busque o maior númeropossívelde informaçõessobreapessoaemquestão.

ReeleiçãoTenho recebidopedidosdeopinião sobrea reelei-

ção.Aeste respeito, entendoquecadacasoéumca-so.Obomseriaquenãohouvesse,porentenderquearotatividadeoxigenaopoder.Omalprincipaldaree-leição é que cria vício de grupos, e acaba transfor-mando,principalmenteopoderExecutivo,emfeudo.

Ameaça aos bancosOjuiz Vitor LuizdeAlmeida,da 317ªZonaEleitoral

emMontes Claros, alertou os gerentes dos bancos,em especial Banco do Brasil e CEF, que conformede t e rm i nado pe l o a r t . 1 2 , d a Re so l u ç ão23.607/2019/TSE,osbancossãoobrigadosaacatar,em até três dias, o pedido de abertura de conta dequalquer candidato escolhido em convenção, semqualquercondicionante.Frisaojuizque,emcasoderecusa,ouembaraço,osbancospoderãoresponderporCrimedeDesobediência,deacordocomoartigo347 do Código Eleitoral.

A imprensa e os candidatosEmperíodosdeeleição,aimprensatemencontra-

dodificuldadenadivulgaçãodaagendadamaioriados candidatos. Estes entendem que é obrigaçãodoprofissional iratrásdanotíciaepublicá-la.Meroengano.O candidato é que é obrigado agerar con-teúdoe enviar aos órgãos e aos profissionais, e ca-beaestedefinirse interessaounão.Oquenãopodeé pecar por omissão.

Sorteio eleitoralMais uma comunidade dá o grito para situaçãode abandono imposta pela Prefeitura de MOC

u

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

SEMCONDIÇÕES-Pontequedáacesso aMiralta e outras comunidadesoferece risco aquemtrafegapor ela

Aldeci Xavier

[email protected]

Márcia Vieira

Repórter

Apesar de a mobilida-de ser uma das bandei-ras da atual gestão, osmontes-clarenses es-barram,atodomomen-to, em barreiras para sedeslocar na cidade e,principalmente, na zo-na rural. O NORTE jámostrou problemas emavenidas e ruas do mu-nicípio, sem sinaliza-ção,semiluminação,re-de de drenagem, e emáreas rurais, que so-frem com a queda depontes e estradas esbu-racadas. Agora, maisuma comunidade dá ogrito para tentar cha-maraatençãodoprefei-to e seus secretários pa-ra a insegurança que osmoradores vivem.

Em Miralta, parteda ponte que dá aces-so ao distrito, vizinhode outros como VilaNova de Minas, Mon-te Alto e Mocambo,caiu e coloca em riscoa vida dos moradoresque não têm uma via

alternativa.“Tem muito movimento

de veículos e ônibus quetransportam o pessoal detodos os povoados da re-gião. Os usuários ficamcom medo de passar por-que a ponte não tem guar-da-corpo e as tábuas estãotodas soltas”, afirma a mo-radora R.S.. Ela explicaque há dois anos, depoisde muita reclamação dacomunidade, a prefeituraenviouequipepararestau-rar a estrutura, mas o ser-viço não foi concluído.“Vieram aqui, bateramuns pregos e falaram quetinha consertado. Masnão finalizaram o serviçoe, depois disso, alguns car-ros já caíram lá”, conta.

ESCOAMENTO

Odistritoestáa 27quilô-metrosde MontesClaros econta com mais de 300 do-micílios. Muitas famíliasobtêmosustentocomaco-mercialização daquiloque produzem nas pro-priedades. Mas uma dasmaioresdif iculdadesapontadas por moradoresé a de escoar a produção.

“Passar fome a gente sónão passa porque o ali-mento sai daqui mesmo,mas não temos outra ren-da. Precisamos vender,precisamos ir à cidade.Queremos estrada, quere-mos dignidade”, afirmaP.S. Para ele, a zona ruralfoi totalmente abandona-da e a sensação é a de nãopertenceràcidadedeMon-tes Claros.

“É véspera de eleição e oprefeito fazendo propa-ganda de obras. Mas ondeestão essas obras que agente aqui não enxerga?Será que não merecemoscuidadoporquenãomora-mos nos bairros de luxodacidade? É uma desuma-nidade o que o prefeitotem feito com a genteaqui”, reclama.

ABANDONO

Júnior Oliveira, que re-centemente registrou odescaso de outra pontelocalizada na zona rural,é morador de Miralta elamenta o quadro deabandono desses distri-tos. “Não bastasse a pan-demia, a gente tem que

correr risco cada vez quepercorre um trecho. Es-tradas não temos. A zonarural nunca esteve tãolargada”.

O vereador Sérgio Perei-ra (Progressistas), originá-riodeassentamentorural,reforçou as reclamaçõesdosmoradores.“Nãoháin-teresse do prefeito ematender a zona rural. Paraele, essa população repre-senta incômodo e tem queficar isolada mesmo. Qua-se quatro anos e não é ago-ra que ele vai se preocu-par, porque está em casatrancadoedeixouaprefei-tura na mão de assessores.Infelizmente, não existeesperança para o homemdo campo. Na época emque a população cobrou oconserto da ponte, ele foicapaz de pedir que elesmesmo custeassem o ser-viço.Issonãoexisteemne-nhumoutrolugar.Dinhei-ro público é para aplicarem benefício do povo”.

O secretário Municipalde Agricultura, OsmaniBarbosa,nãoatendeuàsli-gações até o fechamentoda edição.

DIVULGAÇÃO

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

CONVERSAINTELIGENTE

Eleitor pode justificarfalta no dia davotação por celular

Política

Aplicativo está disponível nas lojas dossistemas Android e iOS desde ontem

u

Comamesma idade do prefeito deMontes Claros,HumbertoSouto(Cidadania),quetentaareeleição,oprefeitodeGoiânia, IrisResende(MDB),anunciouqueestáforadadisputa.Alegandoqueéprecisoreconhe-cer quea vidaéumciclo, e quenão teriamais condi-ções físicas e emocionais para encarar ummandatoque terminaria com90anos, eledeixouadisputa.

Carta de desistênciaNacartadedesistência, ÍrisRezendeafirmaqueen-

cerrou sua trajetória como homem público, com aconsciênciatranquila.Masreafirmaqueéprecisosa-ber a hora de encerrar a jornada diante da própriarealidadedociclonatural da vida.

AposentadoriaA aposentadoria da vida pública, ao final do atual

mandato do prefeito de Goiânia, que conclui em de-zembro, éumgesto clarodequea idadeeasobriga-ções de prefeito são incompatíveis para umagestãopragmática e eficiente. “A atitudemostrou, acimadetudo, umgestode humildade diante dopróprio pro-cesso natural da realidade da vida” , afirma compa-nheirosmaispróximosdoprefeito.

Doença avança com dinheiro no cofreAfaltade informaçãoeesclarecimentosdeixauma

dúvidanoar:comoestãosendogastososmilhõesnocombateàCovid-19emMontesClaros, jáqueadoen-çaaindaamedrontaapopulação?

Milhões do fundoEnquantooprefeito permanece emcasa sob cuidados

médicos(apariçõesrelâmpago),opovocontinuaàmercêdaCovid-19.APrefeituradeMontesClarosestácomquaseR$45milhões emcaixadoFundoMunicipalde Saúde.

Falta estratégiaNo início da pandemia, a prefeitura recebeu mi-

lhões para gastar no combate à doença do corona-vírus.Semcobrançaeumafiscalizaçãorigorosa,nin-guémsabecomo foramgastosos recursos.

Milhões em caixaMontesClarosrecebeuatéagoraR$81.439.692eain-

da não se viu uma prestação de contasminuciosa eesclarecedora.Alémdeverbaparaasaúde,aindate-vedinheiro ligadoàassistência social eà cultura.

Aos 86 anos, prefeitodesiste da reeleição

INFORMAÇÕES - e-Título estará atualizado até as eleições

Da Redação*

As lojas de aplicativode celular (app) colo-camà disposição,desdeontem, uma nova ver-são do e-Título commais funcionalidades.O recurso eletrônicopossibilitará a justifica-tiva de ausência nas vo-tações de 15 de novem-bro (1º turno) e 29de no-vembro (2º turno), até60 dias após cada plei-to, por meio dos celula-res e tablets.

Até as eleições, o e-Tí-tulo estará atualizadopara que as justificati-vaspossamserapresen-tadas a partir do dia davotação por quem nãocompareceu - por estarforadodomicílioeleito-ral ou impedido de ir àzona eleitoral.

Oe-Título,desenvolvi-do pelo Tribunal Supe-riorEleitoral (TSE), tam-bémpermiteaocidadãogerarcertidõesdequita-ção eleitoral e de nadaconsta de crimes eleito-rais, além de fazer a au-tenticaçãodedocumen-tos da Justiça Eleitoral.

O acesso ao aplicati-voé gratuito efuncionaem sistemas operacio-naisAndroideiOs.Con-forme nota da Justiça

Eleitoral, para baixar oapp,bastaprocurá-lonalo-jadeaplicativosdoseudis-positivo móvel ou acessaro hotsite do título de elei-tor no Portal do TSE.

JUSTIFICATIVAOBRIGATÓRIA

Naseleiçõesde2018,29,9milhões de pessoas, no pri-meiro turno, e 31,3 mi-lhões, no segundo turno,deixaram de votar. Quem

até hoje não justificou de-veemitir oboleto para qui-tação de multas nos sitesdo TSEou dos tribunais re-gionais eleitorais. A justifi-cativa é obrigatória.

O pagamento deve serfeito pela Guia de Recolhi-mento da União (GRU) noBanco do Brasil. Depois defazer o pagamento, o cida-dãodeveaguardaraidenti-ficação do recolhimentoda multa pela Justiça Elei-

toral e o registro na inscri-ção pela zona eleitoral. Es-sas informações estarãodisponíveis pelo e-Título.

As soluções e os procedi-mentos acessíveis pelo do-cumento também podemser acionados pelo site oupessoalmente nas seçõeseleitorais. O TSE orientaque, em caso de urgênciapara a regularização da si-tuação eleitoral, o cidadãodeve entrar em contatocom a zona eleitoral ondeestá inscrito para orienta-ções sobre a baixa da mul-ta no sistema.

Conforme a Justiça Elei-toral,ocidadãoquenãovo-tarportrêspleitos,nãojus-tificar ausência, nem pa-garasmultas devidas, teráo título cancelado.

*Com Agência Brasil Apresentador de TV e observador da cena política

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Will [email protected]

Conforme a Justiça Eleitoral,o cidadão que não votar portrês pleitos, não justificarausência, nem pagar asmultas devidas, terá otítulo cancelado

ELEIÇÕES 2020

4 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

Eleição & negóciosPolítica

Guia dá “dicas” para candidatos se esmerarem na língua do empreendedoru

Cidades baseiam economia nos pequenos

Evaldo Magalhães

Do Hoje em Dia

São 20 mil candida-tos a prefeito e 500 mila vereador no país. EmMinas, 2.760 pessoasdisputam os comandosmunicipais e 74.452buscam vagas nas Câ-maras de 853 cidades,em novembro. Só emMontes Claros são oitocandidatos a prefeito e553 postulantes a umavaga na Câmara de Ve-readores. É todo essepúblico que o Sebraepretende alcançar, jános próximos dias ,com o guia “Dez DicasdoSebraeparaoCandi-dato”, lançadonesta se-mana, nacionalmente.

O documento reúnepropostas de políticaspúblicas para os futurosprefeitos e prefeitas,bem como vereadores evereadoras. Traz, ainda,cem exemplos de açõesrelacionadas a cada umdos itens, para orientar

postulantes aos cargosmencionados sobre asprincipais necessidadesdos donos dos pequenosnegócios.

ATENÇÃOTambém no Estado, de

acordo com o Sebrae Mi-nas, que preparou umadendo específico ao do-cumento nacional, há ho-je 2,4 milhões de micro epequenos empreendedo-res–quaseametadedeles(1 milhão, ou 45%) regis-trados como MEIs, 30%como Micro e PequenasEmpresas (MPEs) e 25%comopequenosempreen-dimentos rurais.

Todos necessitam, se-gundoa entidade, daaten-ção e do engajamento dosrepresentantes populareseleitos nos municípioscompolíticaspúblicasqueos façam evoluir, trazen-do prosperidade para aeconomia de cada cidadee sua área de influência.

“Os candidatos preci-sam ter um olhar maisatento para este impor-tante motor da nossa eco-nomia. Afinal, são maisde2,3milhõesdeestabele-cimentos que respondempor 27% do PIB estadual”,

explica o diretor técnicoda entidade em Minas,João Cruz.

PANDEMIAAinda segundo Cruz, a

sétima edição da pesqui-sa do Sebrae “O impactoda pandemia do corona-vírusnos pequenos negó-cios”, feita no final deagosto, mostrou que 75%dos empresários do seg-mento ainda registramqueda no faturamentomensal. O número indi-ca que micro e pequenosirão precisar mais doque nunca de um am-biente melhor de negó-cios para se recuperar.

Outro resultado queaponta efeitos negati-vos da crise no segmen-to é o índice de aberturade pequenos negóciosno primeiro semestre,q u e f o i a p e n a s 0 , 3 %maior que no mesmo pe-ríodo de 2019.

“Entre o primeiro se-mestre de 2019 e 2018, ocrescimento foi de 14%,logo, era esperado umpercentual maior que15% em 2020, já que o nú-mero cresce ano a ano”,afirma o diretor do Se-brae Minas.

Dos 853 municípios deMinas Gerais, cerca de780, ou algo em torno de90%,têm menos de50 milhabitantes. Para o Sebraeestadual, essa realidadeindica que a economia deboapartedelesémajorita-riamente baseada nos pe-quenos negócios.

Portanto, aspectos co-mo a ampliação dos nú-

meros de empregos e apromoção do crescimen-to da renda passam peloestímulo a tal segmento.“Os candidatos a prefeitoe mesmo a vereador des-sas cidades que tiverempropostasespecíficasvol-tadas ao empreendedo-rismo podem ter vanta-gens ao buscar a atençãodo eleitorado. Indepen-

dentemente de bandei-ras partidárias”, diz o di-retor João Cruz.

DESTAQUESEntre as dicas apresen-

tadas pela entidade, comproposições que deve-riam compor a agendadospostulantesaoExecu-tivo e ao Legislativo mu-nicipais, está, por exem-

plo, ocompromisso de in-cluir cada vez mais os mi-cro e pequenos locais nosprocessos de compra deprodutos e serviços pelasprefeituras.

“Também é importanteque o prefeito desenvolvaações para capacitar osempreendedores locaispara que possam dispu-tar os certames, aumen-

tando a riqueza naqueleterritório de maneira sus-tentável”, afirma Cruz.

Outros itens tambémchamam a atenção, comoos que trazem propostaspara desburocratizar pro-cessos cartoriais ligadosaos pequenos negócios, odeestimularacooperaçãoe o cooperativismo locaiseodeincluiroempreende-

dorismo no currículo dasescolas municipais.

Vale destacar que o do-cumento do Sebrae, quese compromete a reunir-se com prefeitos eleitosem novembro para deta-lhar esses assuntos, com-preende ainda uma sériede medidas emergen-ciais e estruturantes parao segmento.

ELEIÇÕES 2020

EleiçõesMANUAL DO CANDIDATO EMPREENDEDOR / SEBRAE

EM MINAS

HÁ HOJE 2,4 MILHÕES DE MICRO E PEQUENOSEMPRESÁRIOS

RURAIS

MPEs

MEIs

ALVOS DO GUIA

853 MUNICÍPIOS2,7 MIL CONCORRENTESA PREFEITO

74,4 MIL POSTULANTESA VEREADOR

NA CAPITAL

15 CONCORRENTESA PREFEITO

1,5 MIL POSTULANTESA VEREADOR (41 VAGAS)

RESUMO DAS 10 PROPOSTAS

• Gere emprego

• Mobilize lideranças

• Desburocratize e simpliEque

• Apoie o empreendedor

• Compre no município

• Inclua empreendedorismo nas escolas

• QualiEque quem mais precisa

• Fortaleça a identidade do município

• Incentive a cooperação

• Promova inovação e sustentabilidade

45%

25%

30%

NO ESTADO

RU

M

FONTES: SEBRAE E TRE-MG

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

Psicocine abre vagas paraacadêmicos de Medicina da Funorte

Educação

Projeto de extensão tem o objetivo de criar um universo de contribuiçõespositivas para o ensino e aplicação da psiquiatria

u

Leonardo Queiroz

Repórter

Estão abertas as ins-crições para o 2˚ ciclodo Psicocine, projeto deextensão da Funortevoltado para acadêmi-cos de Medicina da ins-tituição. Coordenadopela professora Maria-ne Silveira Barbosa, oprojeto oferece dez va-gasparaacadêmicos do5ºao10ºperíodos.Osse-lecionadosparaoproje-topoderãoanalisarare-laçãoentreocinemaeapsiquiatria, propician-do uma discussão críti-ca de importantes te-mas relativos à saúdementalqueafligemaso-

ciedade e suas consequen-tes implicações sociais eculturais.

Para o segundo ciclo, oprojeto acontecerá todoon-line, pelo Google Meet,atéquetudovolteànorma-lidade. Oeventotambém éaberto para toda comuni-dade acadêmica partici-par das sessões.

Dentro da proposta deextensão, os acadêmicospoderão diminuir os estig-mas e os preconceitos emrelação aos pacientes psi-quiátricos; ampliar os co-nhecimentos acerca dasmanifestações clínicas dediversostranstornosmen-tais;aprimoraracapacida-dedeargumentaçãoeaná-lise crítica dos discentes e

promover uma análise in-terdisciplinar dos filmesapresentados no evento.

Para a coordenadora doprojeto,oPsicocinepermi-teumaampladiscussãoso-bresaúdementaleumare-flexão crítica de assuntosrelacionados à temáticacentral do projeto.

“No primeiro ciclo, foipossívelalcançarosobjeti-vos principais do projeto,como a análise interdisci-plinar dos filmes apresen-tados, aprimorando a ca-pacidade de argumenta-çãoeposicionamentocríti-codosacadêmicosenvolvi-dos, o que irá refletir dire-tamente na formação pro-fissional dos mesmos”,avalia Mariane Barbosa.

ENGAJAMENTOEla destaca que não

são realizados os atendi-mentos à população du-rante as sessões do Psico-cine. Mas a comunidadeé convidada a participardos encontros mensais,que são divulgados atra-vés das redes sociais.

“Ainda que o Psicoci-ne seja um projeto re-cente, percebi já nos me-ses iniciais do primeirociclo o engajamento dosalunos do grupo. Foramencontros com discus-sões muito produtivas ede relevância para a rea-lidade em que vivemos.Além de momentos emq u e r e a l i z a m o s r e u -niões científicas para a

elaboração de traba-lhos. Inclusive, temostrabalhos aprovados noCongresso Brasileiro deEducação Médica destemês de outubro”, expli-ca Mariane.

“O projeto foi muitoimportante para agre-gar conhecimento aoque aprendemos na par-te teórica na faculdade.A participação de profis-s i o n a i s d a s d i v e r s a sáreas, que têm experiên-cia em saúde mental, émuito importante paraconsolidar e fortalecer oc o n h e c i m e n t o n e s s aárea, muito importan-te”, explica Tábata Al-meida, aluna do 8º perío-do de Medicina Funorte.

O projeto trata-se deuma proposta parafomentar a formação degrupos de discussãosobre temas de saúdemental, sessões decinema comentado eelaboração de resumoscientíficos,constituindo-se comoinstrumento paraviabilizar vivênciasdirigidas aos estudantesdo curso de Medicina,de acordo com asnecessidades do SistemaÚnico de Saúde (SUS).A perspectiva é deinserção dos discentesnesse cenários comofonte de produção deconhecimento epesquisa para odesenvolvimento de umcurrículo mais plural,humanizado edirecionado àsnecessidades dapopulação.

INSCRIÇÕESA inscrição poderá serrealizada através dopreenchimento de umformulário disponívelno sitewww.funorte.edu.br, nolink “Informativos”, até7 de outubro.Todas as informaçõespara se candidatar seencontram no editaltambém disponível nosite. O resultado dosclassificados sairá em14 de outubro.

Currículoplural

u SAIBA MAIS

SETEMBROAMARELO -Ciclo do Psicocine, em2019, apresentou a palestra “Comoprevenir o suicídio”

ARQUIVO PESSOAL

��� ����� ��� ��� ������ ��������� �� �� �� �������� ������ �� �� �� �!"#!$%#���&�$� � ��� �� � �� '�� � ��%!� ����� (�)� �� (��� ������*(�� � �+� ����� � ���,���� � �� � �,�����, �� �� � %!��# -���, ��� � � . � � ������� ���� , ��. �,) , � �� ���� � /�� )������0)��� � (��� � ����������1�� , %!�"#

6 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

Renovação de matrícula narede estadual será on-line

Educação

Processo para garantir vaga em 2021 estará aberto entre 9 e 30 de outubrou

Da Redação*

Arenovaçãodamatrí-cula dos estudantes daredepúblicaestadualdeMinas que pretendempermanecer na mesmaescola estará aberta en-tre 9 e 30 de outubro.Neste ano, de acordocom a Resolução SEE4.421, publicada nestaquarta-feira (30), na pá-gina 24, do Diário Ofi-cial do Estado, o proces-soseráfeitodeformaon-line, sem necessidadede comparecimento àunidade de ensino.

Arenovaçãodematrí-cula será formalizadapelos responsáveis oupelo próprio aluno,

quando maior de idade, noendereçowww.renovacao.educacao.mg.gov.br.Noca-so dos estudantes que nãotêmacessoàinternet,asfa-mílias devem entrar emcontatocomaescolaporte-lefone, aplicativo de men-sagensououtrosmeiosdis-poníveis,dentrodestemes-mo período.

O aluno que já está ma-triculado, em 2020, na es-cola estadual, e que darácontinuidade aos estudosem2021,teráasseguradoodireitodepermanência namesma unidade de ensi-no, desde que haja turmasprevistas para o ano se-guinte ou, nos casos de re-tenção, para o mesmo anoque cursou. Para quem

pretende mudar de escolaou trocar de outra rede pa-ra a estadual, será precisoaguardar o cadastramen-to escolar, em novembro.

Osdocumentosquecom-provam osdados informa-dosnarenovaçãodematrí-cula podem ser solicitadospela escola quando hou-

ver retorno às atividadespresenciais.

Será necessário inserirno site o número da matrí-cula no campo destinado

ao login e a data de nasci-mento com dia, mês e anocomosquatrodígitos(sembarras),no espaço destina-do à senha.

Caso o estudante não te-nha o número da matrícu-la, basta clicar na opção“recuperarnúmerodema-trícula do aluno”. Com is-so, o sistema solicitaráidentificação da escola on-de o aluno está matricula-do,seunomecompleto,da-ta de nascimento e o nomeda mãe ou do pai.

Ao concluir o procedi-mento, será disponibiliza-doocomprovantedereno-vação, que pode ser im-presso ou salvo em forma-to PDF.

*Com Agência Minas

SITE -Renovação será feita nowww.renovacao.educacao.mg.gov.br

GIL LEONARDI/IMPRENSA MG

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

VITRINELITERÁRIA

u

Janis, 50 anos depois

NASLIVRARIAS–Biografia está sendo lançadano

Brasil pela Editora Seoman

ORIGINALIDADE–Para biógrafa, Janis era otimista, alegre e feroz e, aomesmo

tempo, tímida, introvertida e quieta

Cultura

Paulo Henrique Silva

DoHoje emDia

A biógrafa e jornalis-ta Holly George-War-ren não tem dúvidas: amúsica de Janis Joplinatravessa gerações ain-da de uma maneiramuito forte, meio sécu-lo depois da morte delapor overdose de heroí-na, em 4 de outubro de1970. Era o auge da car-reira da artista, entãocom 27 anos.

“O trabalho dela re-siste ao teste do tempo,com sua intensa pai-xão e vocais singula-res. Janis quebrou asbarreiras para artistasfemininas”, assinala abiógrafa americana,que acaba de lançar olivro “Janis Joplin: SuaVida, Sua Música”. NoBrasil, a publicação es-tá saindo pela editoraSeoman.

No livro, Holly desta-caa figura complexa dacantora, nome funda-mentaldorockquepau-tou a curta trajetóriapor transgressões, que-bras de paradigmas efrustrações amorosas efamiliares. Ela desafiouas convenções de gêne-ro,abrindocaminhopa-ra as mulheres pode-rem extravasar as do-res e a revolta.

“Ela podia ser muitootimista, alegre e feroz.E também podia ser tí-mida, introvertida equieta. Estar no palcotrouxe à tona seu ladoextrovertido. No geral,era uma artista ambi-ciosa que trabalhoumuito para se tornar agrande cantora queera”, analisa a escrito-

ra, que assinou outros 16livros sobre música.

VANGUARDISTA

Para registrar a vida dacantoranascidaemPortAr-

thur,noTexas,Hollyrecor-reuafamiliares,amigos,co-legas de banda, além de terpesquisado em arquivos,diários,cartaseentrevistashámuitoperdidas. Oresul-

tadodaobraéaimagemdaroqueira como uma van-guardista musical.

Nomes como Patti Smi-th, Debbie Harry (do gru-poBlondie), CyndiLauper,Chrissie Hynde (The Pre-tenders), Kate Pierson(B-52’s)eAnn eNancy Wil-son (Heart), que se dizeminfluenciadasporJanis,di-ficilmenteteriamconquis-tado o mesmo caminhosem ter na voz rouca e re-belde um farol para lutarcontra o machismo.

O livro, como não pode-ria deixar de ser, relata apassagem de Janis peloBrasil, em fevereiro de1970. A história da artistapor aqui não foi menoschamativa, tendo sido ex-pulsadoCopacabanaPala-ce Hotel por nadar nua napiscina e pago multa porfazer topless na praia. “Foiuma das épocas mais feli-zes de sua vida. Ela amavao povo brasileiro, a suamúsica e dança”.

A imortalidade acadêmica consiste na pre-servação da memória de seus membros. Porisso, a Academia Montes-clarense de Letrascumpre agora o seu papel e edita este Suple-mento Literário recheado de raras e docesmo-ções e de muitas saudades também.A morte faz muitas revelações sobre a vida.

Em José Prudêncio de Macedo revelou que ex-cedia nas letras e nas amizades que cultivavaem nossa sociedade. Falar sobre “O Poeta dasEvas...” não é uma obrigação nossa de acadê-mico, mas uma eutimia prazerosa, haja vista ariqueza literária que ele nos legou através dosseus livros Folhas de Saudades e Entre outrascoisas... Eva, obras que fazem bem para o cor-po e para o espírito.Entretanto, quando me disponho expressar

emmeu nome e emnome da AcademiaMontes-clarense de Letras, o sentimento, a dor por quepassaram os membros desta plêiade, é por-que, entre outras coisas, tenho hoje o privilé-gio e a glória de poder pertencer a esta entida-de, honrando e respeitando a cadeira número18 que antes lhe pertencia.Assim, procedemos com acerto e principal-

mente com justiça quando elaboramos estamodesta resenha em memória ao nosso con-f r a d e e am i g o , o s a u d o s o p o e t a J o s éPrudêncio de Macedo. Não é por acaso que ospoetas, seus contemporâneos, admiravam es-sa brilhante faceta do seu gênio crítico e doseu humor incomum, o que não é privilégio demuitos, senão de poucos, por que não dizer depouquíssimos...Agora, o tempo já vai loooonge...Enquanto isso, a saudade perdura desde as

exéquias até os dias de hoje. Por isso, dire-mos apenas que o seu perfil de homem intelec-tual ficou definitivamente gravado namemó-ria de nossa Academia Montes-clarense deLetras, onde a lembrança despertará semprena mais profunda saudade e na mais comovi-da admiração.Ainda sobre o poeta José Prudêncio de Mace-

do escrevemos com rara dedicação e profundorespeito a sua biografia. Os escritos estão re-gistrados nos anais da Academia Montes-cla-rense de Letras, e consta do livro O Poeta JoséPrudêncio de Macedo.

FOTOS EDITORA SEOMAN/DIVULGAÇÃO

Vida e obra de roqueira morta em outubrode 1970 são tema de livro recém-lançado

O Poeta das Evas

Advogado, aposentado do Banco do Brasil e

historiador. Membro fundador do Instituto Histórico

e Geográfico de Montes Claros

Dário Teixeira Cotrim

[email protected]

8 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

Uma pitada de agressividade

Esportes

Vivendo momento especial na carreira, Alan Franco diz que forma deatuar mais intensa atende aos pedidos de Jorge Sampaoli

u

Henrique André

@ohenriqueandre

Totalmente adapta-do ao Brasil e com a pri-meira convocação paraa seleção equatoriana,desde que chegou aoAtlético, engatilhada.Em alta com o técnicoJorge Sampaoli e tam-bémcomatorcida,ovo-lante Alan Franco, de22anos,nãoquerqueis-so acabe.

Entrevistado destaquarta-feira (30) na Ci-dade do Galo, ele desta-cou a importância docomandante argentinono seu crescimento noalvinegro e também noamadurecimento en-quanto atleta.

“Acaracterísticadejo-go que o técnico nos pe-de me favorece muitís-simo. Creio que tam-bém por isso ele se inte-ressou por mim, por es-sascaracterísticasdejo-go. Eu acrescentei umpouco mais de agressi-vidade à minha formade jogar” , destacouFranco.

“Creio que o técnicoviu essas característi-cas. O que eu faço é tra-balhar, me esforçar,daromelhordemimpa-ra estar à disposição daequipe, seja de titularou como suplente. En-tão, creio que parte dis-so. Eu seguirei traba-lhando, independente-mente do que o técnicodecidir.Adiferençaqueeu posso perceber ago-ra é que eu tenho umpouco de jogo mais in-tenso, isso foi o que seacrescentou desde quecheguei ao Atlético”,acrescentou.

RUA DE FOGO

Sobre a recepção de cer-ca de 5 mil torcedores noúltimojogo,mesmo comoveto da Polícia Militar eemplena pandemia,Fran-co se mostrou espantado.Ele nunca havia vivido al-go assim, como o própriomesmo destaca.

“Eu não tinha vividoesse tipo de situação no

meu país, no meu clubeanterior. Então, foi algomuito lindo, que me en-cheu, que me alegroumuito, saber que a torci-da está nos apoiando. Ca-be a nós seguir dentro decampo conseguindo vi-tórias para que a torcidasiga nos apoiando de ca-sa, como tem sido ago-ra”, finalizou.

BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

AGRADAAOTÉCNICO- “Adiferença que euposso perceber agora é que eu tenhoumpouco de jogomais intenso”, diz o volante

Alan Francodestacou aimportânciadocomandanteargentinono seucrescimentono alvinegro

onorte.net MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADA...5 hours ago  · grito para tentar cha-maraatençãodoprefei-toe seussecretários pa-raainsegurançaqueos moradores vivem. Em Miralta, parte da ponte que dá aces-so

Depoisdasprimeirasedições,emagos-to e setembro, o “Viva! Festival Sesc deCultura Virtual” chega em outubro comumaprogramaçãoquemisturamúsicaeartes cênicas, confirmando a vocaçãodoprojetodeserumespaçodeencontroparaadiversidadeartística.Nestaquin-ta-feira, 1º de outubro, as atrações se-rão a CiaNegra de Teatro comoespetá-culo “Apartir daqui” e a cantora Julia Ri-bas, filha deMarku Ribas.As apresentações serão transmitidas

noYouTubedoSescemMinasenasredessociais dos artistas, a partir das 20h.

Um sucesso em Porto Seguro, Bahia,a Casa de Minas Petiscaria, comanda-da pela montes-clarense Lenise Diniz.Oaconchegante restauranteestá loca-lizadono charmosoBeco das Cores, naPassareladoDescobrimento, e oferecedeliciosos petiscos, cardápio variadode drinks, cerveja gelada e tudo comum preço especial para turistas e ami-gos. Todos os estabelecimentos da ci-dade foram devidamente treinados,adotando todas as medidas de segu-rança contra o novo coronavírus. Ficanossa dica!

Hoje, a partir das 19h30, os ir-mãos Marcelo e Matteo se apre-sentamnoVila 61 Casa Bar e pro-metemumshowpra ládeanima-docomomelhordamúsicaserta-neja.Desde2010,aduplavemem-placandodiversossucessosauto-rais, como “Quem eu quero nãomequer”e“Ondeoamorprevale-ce”, alcançando fãs e seguidoresem suas plataformas digitais.Emsuaúltima live, adupla teve

um alcance de mais de 240 milvisualizações e dois mil inscritosemseucanalnoYouTubeemape-nasumdiaqueantecedeuaapre-sentação. O Vila 61 segue todasasnormasestabelecidasnocom-bateaocoronavírus, comdistan-ciamento das mesas, álcool emgel e horário de funcionamento.

Cia Negra de Teatro e cantora Julia Ribas estreiam nesta quinta-feira

a edição de outubro do “Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual”

Casa de Minas Petiscaria

Marcelo e Matteo no Vila 61nesta quinta-feira

Aqui estamoscomoespecialista emMarketing e

DiferenciaçãoPedro Superti, emsetembrode

2019. Ele veio aMontesClaros, a convite da

empresária LuanaCordeiro, que comanda com

sucesso a SolanumEventos ePalestras

Profissionais de sucesso: Nágila Almeida e

AnaMaria Barbosa

Julia

Ribas

Emnossa página, toda a beleza damodelo e

cantoramontes-clarense Bárbara Zidome

Casa de

Minas

noBeco

das

Cores,

em

Porto

Seguro

(BA)

Marcelo eMatteo se apresentamnesta quinta noVila 61

ARQUIVO PESSOAL

LÉO QUEIROZ

DIVULGAÇÃO

NICK SAIKER E HENRIQUE PUPPI

DIVULGAÇÃO

MATHEUS KADETT/ DIVULGAÇÃO

Circulando Leo [email protected]

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS,QUINTA-FEIRA, 1DEOUTUBRODE2020 onorte.net