coluna dc junho 2012

3
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2012 JORNAL DE SANTA CATARINA 13 Geral ITAJAÍ - Começou ontem a 4ª Se- mana do Pescador. A abertura ofi- cial teve início com o 2º Torneio de Pesca Cidade de Itajaí, que ocorreu na Praia Brava. Instituída por lei, o evento ocorre desde 2009 no perío- do de 22 a 29 de junho. Nestes dias, são desenvolvidas ações de cons- cientização e incentivo ao consumo de pescados e também atividades voltadas aos trabalhadores e todo o público do setor pesqueiro, como atendimentos na área da saúde. Uma ação conjunta entre Secre- taria de Saúde e o curso de Enfer- magem da Univali promoverá ações preventivas à saúde do pescador amanhã, quarta e quinta-feira. Para encerrar a semana de atividades, no sábado, ocorre a tradicional Festa do Peixe. Serão oferecidos pescados gratuitos para a população, prepa- rados de várias formas. A tainha será o prato principal Festa. Semana do pescador destaca profissão e consumo Aluno vence concurso cultural nacional BLUMENAU - Victório Elias Amorim, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Oscar Unbehaun, no Bairro Água Verde, recebe hoje à tarde a premiação do concurso cultural nacional Mãe Inovadora. Ele vai ganhar um tablet e um kit de jogos e a escola um projetor multimídia. O concurso foi pro- movido pela Mind Lab, empresa internacional na área de Educação. Além do blumenauense, um aluno de Apucarana, no Paraná, também ganhou o prêmio. Nova atração no Beto Carrero World PENHA - O Beto Carrero World abriu as portas de uma charmosa área temática. Na Vila Esperança, o vi- sitante vai se sentir em uma verdadeira vila rural, com traços da arquitetura do Brasil Colonial. A vila tem aproximadamente 5 mil metros quadrados e foi pensa- da exatamente para que as pessoas se sintam no meio de algumas cenas corriqueiras de pequenas cidades. A estrutura fica na área temática Terra da Fantasia, bem perto do zoológico. Serviço Semana do Pescador - Ao lado do Centreventos de Itajaí. No sábado, ocorre a Festa do Peixe, das 11h às 15h, com distribuição gratuita de pescado. do evento, que ocorre ao lado do Centreventos. Os pratos serão servi- dos das 11h às 15h em 40 barracas. A estimativa é que sejam distribuí- das 15 toneladas de tainha.

Upload: conselho-regional-de-enfermagem-santa-catarina

Post on 16-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Coluna DC Junho 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Coluna DC Junho 2012

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2012

JORNAL DE SANTA CATARINA

13Geral

ITAJAÍ - Começou ontem a 4ª Se-mana do Pescador. A abertura ofi-cial teve início com o 2º Torneio de Pesca Cidade de Itajaí, que ocorreu na Praia Brava. Instituída por lei, o evento ocorre desde 2009 no perío-do de 22 a 29 de junho. Nestes dias, são desenvolvidas ações de cons-cientização e incentivo ao consumo de pescados e também atividades voltadas aos trabalhadores e todo o público do setor pesqueiro, como

atendimentos na área da saúde.Uma ação conjunta entre Secre-

taria de Saúde e o curso de Enfer-magem da Univali promoverá ações preventivas à saúde do pescador amanhã, quarta e quinta-feira. Para encerrar a semana de atividades, no sábado, ocorre a tradicional Festa do Peixe. Serão oferecidos pescados gratuitos para a população, prepa-rados de várias formas.

A tainha será o prato principal

Festa. Semana do pescador destaca profissão e consumo

Aluno vence concurso cultural nacionalBLUMENAU - Victório Elias Amorim, aluno do 3º ano

do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Oscar Unbehaun, no Bairro Água Verde, recebe hoje à tarde a premiação do concurso cultural nacional Mãe Inovadora. Ele vai ganhar um tablet e um kit de jogos e a escola um projetor multimídia. O concurso foi pro-movido pela Mind Lab, empresa internacional na área de Educação. Além do blumenauense, um aluno de Apucarana, no Paraná, também ganhou o prêmio.

Nova atração no Beto Carrero WorldPENHA - O Beto Carrero World abriu as portas de

uma charmosa área temática. Na Vila Esperança, o vi-sitante vai se sentir em uma verdadeira vila rural, com traços da arquitetura do Brasil Colonial. A vila tem aproximadamente 5 mil metros quadrados e foi pensa-da exatamente para que as pessoas se sintam no meio de algumas cenas corriqueiras de pequenas cidades. A estrutura fica na área temática Terra da Fantasia, bem perto do zoológico.

Serviço

Semana do Pescador - Ao lado do Centreventos de Itajaí. No sábado, ocorre a Festa do Peixe, das 11h às 15h, com distribuição gratuita de pescado.

do evento, que ocorre ao lado do Centreventos. Os pratos serão servi-dos das 11h às 15h em 40 barracas. A estimativa é que sejam distribuí-das 15 toneladas de tainha.

Page 2: Coluna DC Junho 2012

O agricultor Nivaldo Benack, 49 anos, surpreendeu-se na sex-ta-feira, quando voltava para casa depois de um dia de trabalho. No caminho entre o campo e a casa, na estrada Saí, lateral da Estrada da Ilha, em Pirabeiraba, ele en-controu um amontoado de rou-pas e sapatos infantis. Segundo ele, são mais de 500 peças. Algu-mas delas ainda estavam fecha-das em sacolas plásticas.

Nivaldo não sabe quem pode

ter abandonado as roupas no local. Ele imagina apenas que o descarte deve ter sido feito duran-te a tarde, entre o momento em que saiu para trabalhar e o retor-no para casa.

O agricultor conta que sempre abandonam lixo na região, mas é a primeira vez que vê roupas usa-das e em boas condições serem jogadas ali. “A turma faz campa-nha, as pessoas doam e depois jo-gam fora”, lamenta ele.

Para surpresa de Nivaldo, mo-radores da região que passavam em frente ao local na manhã de sábado estavam levando os aga-salhos embora. “São roupas que podem ser usadas. Quem passa, ‘cata’ uma peça”, diz ele.

No domingo, o agricultor vol-tou ao local para ver como esta-va a situação. “Não havia mais nada. Talvez a pessoa que jogou tenha ficado com medo e reco-lheu tudo antes que tivesse pro-blemas”, avalia Nivaldo.

A NOTÍCIAAN.joinville10 SEGUNDA-FEIRA - 25/6/2012

OBITUÁRIO■ Geraldo da Silva, 62 anos, foi sepultado ontem, no Cemitério São Sebastião. Ele morreu sába-do, no Hospital Regional. Deixa mulher e uma fi lha.

■ Robson Rafael Golfieri, 27 anos, foi sepultado em Itapoá. Ele morreu sábado.

■ José Carlos da Silva, 41 anos, foi sepultado ontem, no Cemité-rio Rio Bonito. Ele morreu sába-do, no Hospital Bethesda. Deixa mulher e dois fi lhos.

■ Eduardo Henrique vons Ka-blubowsky, dois meses, foi se-pultado em Rio Negro. Ele mor-reu sábado.

■ Edelmira Cardoso dos Santos,

91 anos, foi sepultada ontem, no Cemitério Nossa Senhora de Fá-tima. Ela morreu sábado, no Lar de Idosos. Deixa quatro fi lhos.

■ Marlene da Costa Nunes, 58 anos, foi sepultada ontem, em São Francisco do Sul. Ela mor-reu sábado, no Hospital Regio-nal. Deixa marido e três fi lhos.

■ Tarcila Brande Scheneider, 79 anos, foi sepultada ontem, em Jaraguá do Sul. Ela morreu sába-do, no Hospital Regional. Deixa nove fi lhos.

■ Norma Bruske Pereira, 54 anos, foi sepultada no Cemitério Nossa Senhora de Fátima. Ela morreu sábado. Deixa marido e dois fi lhos.

AN SERVIÇO

AmorHoje, às 19 horas, haverá pa-

lestra gratuita em Joinville sobre estudos relacionados a encon-tros amorosos. Será no Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville (rua Otto Boehm, 972). O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

ProjovemA Secretaria de Educação

informa que o período de matrí-culas para o Projovem Urbano foi prorrogado para o dia 15 de agosto. As aulas já começa-ram, mas ainda há vagas. Mais informações nas escolas Prefeito Joaquim Félix Moreira, Amador Aguiar, Valentin João da Rocha e Professora Laura Andrade.

SaúdeAmanhã, às 19 horas, o

Núcleo de Saúde da Ajorpeme promoverá a palestra “As pers-pectivas do SUS para a cidade de Joinville”. A palestra será realizada no auditório da Ajorpeme, e a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas no e-mail [email protected].

Água e esgoto A Ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto atende usuários com problemas no sistema de água e esgoto de Joinville. Mais informações: www.amae.sc.gov.br.

Obituário completoAN.com.br

3433-9228 Central Funerária

3433-4886 Cemitério Municipal

Mais de 500 peças de roupa na rua

Doação

Sacolas com agasalhos e calçados foram achados em terreno em Pirabeiraba

DESCARTE Peças estavam em boas condições

SALMO DUARTE

Page 3: Coluna DC Junho 2012

Geral 23DIÁRIO CATARINENSE, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2012

FESTA NO NORTEFogueira é atraçãoEstrutura de 32 metros de altura é orgulho para São João do Itaperiú

São João do Itaperiú

A imagem da fogueira emchamas, que vai do chão às al-turas, é o principal cartão devisitas de São João do Itaperiú,no Norte do Estado, nas come-morações juninas.

Mas o fogo aceso em 32 metros delenha empilhada não foi a única

atração na noite do sábado.A queimados fogos de artifício atraiu olharespor cerca de 10 minutos, pouco antesde uma cascata de faíscas anunciar oacendimento da fogueira.

Quem teve a paciência de se anteci-par à queima dos fogos para garantiro melhor lugar perto da fogueira ain-da foi premiado com um espetáculopirotécnico de várias formas e cores.No ano passado,a chuva forçou o pú-blico a ficar distante do foguetório.

Testemunhando o show de luzese explosões pela primeira vez, Va-nessa Augusto, 30 anos, de União daVitória (PR), não se arrependeu deenfrentar a fila na SC-404 por maisde uma hora até chegar a São João

do Itaperiú com o noivo Giovani De-métrio, 35 anos, de Joinville.

– Valeu o esforço. Não só pela fo-gueira, mas também pelas outrasatrações da festa – elogia Vanessa.

A fogueira de São João do Itaperiúé uma tradição quase secular.A festa

típica, tocada pela comunidade há 96anos, hoje é mantida pela AssociaçãoSão João Esporte Clube, com apoio daprefeitura. Uma empresa de reflores-tamento doa a madeira. Foram gastosR$ 10 mil com os fogos e a contrata-ção de guindastes e de trabalhadores.

Centenas de pessoas prestigiaram o acendimento, no sábado à noite

ROD

RIG

OPH

ILIPPS