colina magzazine novembro 2014

36
INFORMATIVO DO BAIRRO PLANEJADO COLINA DE SÃO FRANCISCO - TEL.: 3714-2869 Magazine #25 À Espera do Natal NOVEMBRO - DEZEMBRO 2014 Intercâmbio: aprendizado de uma cultura Seu animal pode estar em PERIGO Decoração Saúde e Bem-Estar

Upload: editora-sunshine

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Oficial da Associação de Moradores do COLINA

TRANSCRIPT

Page 1: Colina Magzazine novembro 2014

InformatIvo do baIrro planejado ColIna de São franCISCo - tel.: 3714-2869

Magazine #25À Espera do Natal

novembro - dezembro 2014

Intercâmbio: aprendizado de uma cultura

Seu animal pode estar em PERIGO

DecoraçãoSaúde e Bem-Estar

Page 2: Colina Magzazine novembro 2014
Page 3: Colina Magzazine novembro 2014

Associação de Condomínios do Loteamento COLINA DE SÃO FRANCISCO

EditorialAcreditem ou não, o fim de ano já chegou e, com ele, vem o Natal e as comemo-

rações. Tempo de luz, este é um período em que o bairro Colina de São Francisco dá um show à parte, com pisca-piscas em árvores e prédios, além de renas, anjos e presépios. Alguns condomínios vão mais longe e fazem até chuva de neve.

Neste ano, a Associação Colina de São Francisco prepara uma série de ativida-des natalinas para os moradores. Uma das novidades é a inauguração da decoração de Natal. No dia 29 de novembro, ruas e condomínios acenderão juntos as luzes de Natal, a fim de marcar o início das comemorações natalinas.

No mesmo dia, Papai Noel chegará num trenzinho, com seu característico badalar de sinos, para passear com as crianças. O passeio será gratuito para as crianças do bairro e o trenzinho está à disposição dos moradores das 17h00 às 22h.

O momento é também de agradecimento e a Associação aproveita para agrade-cer a todos os moradores que colaboraram com a campanha ProAção Criança, quan-do foram arrecadados 1.188 brinquedos que fizeram a alegria de muitas crianças.

Obrigado ainda aos que participaram da campanha “Doe uma Árvore Frutífera”, ajudando a aperfeiçoar o paisagismo do bairro e a atrair mais pássaros.

É importante, no entanto, chamar a atenção para um problema sério: fezes de animais nas ruas. Ao passear com seu animalzinho, muitos deixam de recolher os dejetos de seus bichinhos. Ao agir dessa maneira, os donos colocam em risco não só a saúde se seu animalzinho como a dos moradores também.

Outubro foi um mês cheio de atividades para as crianças e bichinhos de estima-ção. Foi quando houve também a realização de uma assembleia entre os integrantes da Associação e os síndicos dos condomínios do bairro, na qual foram discutidas propostas de trabalho para diferentes áreas.

A Associação aproveita para dar as boas-vindas a dois novos colaboradores: Le-andro Mendes, que assumiu a diretoria de Segurança, e Daiane Daumichen, que passou a ser responsável pela diretoria de Esportes e Recreação.

E, para finalizar, vale destacar a compra de cinco bancos que serão distribuídos pelo bairro a fim de trazer melhorias ao bem-estar dos moradores. Houve também a manutenção de outros 11 bancos de modo a contribuir para a preservação e boa organização do bairro.

Obrigado e boa leitura,

Carlos Eduardo Hasegawa FerreiraPresidente da Associação Colina de São Francisco

Associação de Condomínios do

Loteamento Colina de São Francisco

E-Mail: [email protected]

- Tel.: (11) 3714-2869

Presidente: Carlos Eduardo Hasegawa

Ferreira; Diretor Tesoureiro: Alcides Ve-

nancio Junior; Diretor de Segurança:

Leandro Mendes; Diretora de Relações

Públicas: Luciana Monteiro; Diretor

Social e Cultural: Alexandre Zakimi;

Diretor de Vias Públicas e Infraestrutura:

Domenico Burgato; Diretor de Urban-

ismo e Paisagismo: Fernando Keiti

Ando; Diretor de Esportes e Recreação:

Daiane Daumichen; 1º Secretário: vago;

2º Secretário: Noemio Guedes Martins;

Presidente do Conselho Deliberativo:

Lourival Beneton; Conselheiros: Ander-

son Martins Souza, Clóvis Francisco

Donato, Sueli Buriel, Valquíria Pereira,

Wanderley Perini Saldanha;  Keller

Damaso; João Carlos Garcia. Admin-

istração: Vera Lucia Leite; Editoração:

Albert J. H. Huber e Vera Lucia Leite

Revista Colina Magazine – Ano 6 – Nº.

25 – novembro/dezembro 2014. Jornalis-

ta responsável: Luciana Monteiro Mtb.

45.607 – luciana_monteiro@hotmail.

com.

Comercial: Editora Sunshine – 55 11

4108.61691; Atendimento ao leitor: 55

11 4119-4583.

O Colina Magazine é uma publicação da

Editora Sunshine - Tel.: 55 11 4108.1691.

Tiragem: 2.000 exemplares. Distribuição:

Aos moradores do bairro, através da Ad-

ministração da Associação. Observação:

O Colina Magazine não se responsabi-

liza por conceitos emitidos em artigos

assinados, que são de responsabilidade

de seus autores e nem pelo conteúdo de

anúncios ou espaços publicitários. Pro-

jeto gráfico: Albert Huber.

Capa: © Kari Hoglund | dreamstime.com

Expediente

3

Page 4: Colina Magzazine novembro 2014

4

Capa

4

Page 5: Colina Magzazine novembro 2014

5

Capa

5

Page 6: Colina Magzazine novembro 2014

6

Capa

6

Acreditem ou não, o fim de ano já chegou e, com ele, vem o Natal. Muitos, neste momento, podem estar perplexos:

“Caramba, como esse ano passou rápido!”. Fato é que, no mês que vem, o Natal chega e, com ele, uma série de celebrações e tradições típicas dessa época, como os presentes, as guirlandas, o Papai Noel, os presépios e os pisca-piscas.

Esse é um período em que o bairro Colina de São Francisco dá um show à parte. As luzes dos pisca-piscas em árvores, postes e flores dão um colorido todo especial ao ambiente e atraem, inclusive, visitantes das redondezas que querem contemplar a decoração.

Os condomínios, por sua vez, investem cada vez mais em luzinhas, árvores de Natal, presépios, renas, anjos e outros tantos símbolos natalinos, trazendo mais alegria ao ambiente e fazendo dele um verdadeiro cenário de filme no melhor estilo hollywoodiano.

Caminhar pelo bairro nessa época do ano é, portanto, uma atividade extremamente prazerosa, em que é possível contemplar as decorações de cada condomínio, que adotam estilos e temas variados.

A tradição de uso de luzes no Natal teve origem no Hemisfério Norte, já que dezembro é o mês mais escuro do ano, tempos de solstício, com dias curtos e noites extensas.

Para as crianças, o Natal se traduz numa expectativa dos presentes do Papai Noel. O famoso “bom velhinho” foi inspirado no bispo católico Nicolau, que viveu por volta de 350 a.C. e tinha o hábito de distribuir presentes para crianças pobres e ajudar financeiramente aqueles em dificuldades. Mais tarde, Nicolau foi canonizado e tornou-se São Nicolau.

A transformação de São Nicolau em símbolo natalino ocorreu na Alemana e, a partir daí, correu o mundo. Nos Estados Unidos, ele ganhou o nome de Santa Claus. No Brasil, de Papai Noel e, em Portugal, de Pai Natal.

São Nicolau, no entanto, era retratado com seus trajes de bispo, que nada lembram a figura do Papai Noel que conhecemos hoje: um homem rechonchudo, com barba branca, com casaco vermelho com gola e punho brancos, calças também vermelhas, gorro vermelho com pompom branco, botas e cinto de couro preto.

O Papai Noel de agora tornou-se popular nos Estados Unidos e Canadá no século XIX, quando um cartunista alemão criou uma nova imagem do bom velhinho, com as roupas nas cores vermelha e branca. Ele, no entanto, se popularizou e ganhou o mundo após uma campanha publicitária da Coca-Cola de 1931, que visava aumentar o consumo de refrigerante durante o inverno.

E, em torno do Papai Noel, criou-se a lenda de que o bom velhinho mora num lugar com neve o ano todo. Na versão americana, ele mora no Polo Norte, enquanto que, na britânica, ele vive na Lapônia (Finlândia). Com o auxílio de suas renas voadoras e ajudantes, Papai Noel consegue distribuir presentes para todas as crianças que se comportaram bem durante o ano.

E, numa época high-tech, Papai Noel tem até site: http://santaclauslive.com/en/. Lá, a página conta com câmeras ao vivo que mostram a vila do bom velhinho na Lapônia. As crianças conseguem também escrever suas cartinhas com pedidos: http://santaclauslive.com/en/letter-santa/.

Outro importante símbolo natalino é a árvore de natal. Mesmo antes do nascimento de Jesus Cristo, povos europeus já usavam árvore com fim religioso. Mas, quando a árvore de natal tinha um caráter pagão, as pessoas a enfeitavam para que, depois da queda das folhas no inverno, os espíritos das árvores voltassem. Os cristãos, por sua vez, adotaram o mesmo costume. Para eles, entretanto, as decorações passaram a ter uma simbologia diferente: a de amor, alegria e bondade.

Foi a partir do século XVI que várias famílias alemãs passaram a decorar seus pinheiros e, a partir do século XIX, a tradição se espalhou para a Inglaterra, França e Estados Unidos. No século XX virou tradição na Espanha e América Latina.

Já a guirlanda, composta de ramos de pinheiro, enfeites e laços, vem da Roma Antiga. Os romanos expunham coroas nas portas como forma de saudações de saúde para os moradores da casa.

Para os cristãos, o dia 25 de dezembro é quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Mas, apesar de a data ser tradicionalmente uma comemoração cristã, o Natal é também comemorado por muitos não cristãos.

À espera do Natal

© T

aiga

| d

ream

stim

e.co

m

6

Page 7: Colina Magzazine novembro 2014

7

Capa

7

Não Perca!Para 2014, a Associação Colina de São

Francisco, em conjunto com os condomínios, prepara uma série de atividades para os moradores do bairro. A grande novidade é a inauguração da decoração de Natal, no dia 29 de novembro, com a chegada do Papai Noel num trenzinho gratuito para as crianças do bairro.

Para a decoração, estão previstas cerca de 60 mil lampadazinhas distribuídas em árvores e plantas, assim como nas entradas do bairro. Uma inovação para este ano serão quatro árvores do tipo cerejeira de led, com altura de 2,40m.

Estão previstos ainda galhos decorativos, presépio, trenó, bonecos de neve, Papai Noel, árvores de natal, caixas de presente, renas e pinguins, todos muitos bem iluminados celebrando o período natalino.

Para a criançada, a Associação trará aos moradores uma Maria Fumaça. Papai Noel chegará num trenzinho com bancos amplos e forrados, cintos de segurança, freios nos três eixos e música ambiente, fazendo a alegria dos pequenos.

Confira algumas das atividades:

• Inauguração da decoração de Natal

No dia 29 de novembro, às 20h, todo o bairro e os condomínios acenderão juntos as luzes de Natal, a fim de marcar o início das comemorações natalinas.

• Trenzinho (gratuito)

Também no dia 29 de novembro, Papai Noel chegará no bairro num trenzinho, com seu característico badalar de sinos e buzina.

O passeio é gratuito para as crianças do bairro e trenzinho está à disposição dos moradores das 17h00 às 22h.

Os pontos de partida, assim como o trajeto do trenzinho, estão sendo definidos e serão divulgados adiante nos condomínios.

• Chuva de neve

O condomínio San Pedro/Rafael/Diego apresentará sua tradicional chuva de neve, na frente do condomínio (situado à Rua Dr. Manoel de Paiva Ramos, 60).

O evento acontece a partir do dia 29/11 e será realizado de sexta a domingo, todas as semanas, até o dia 31/12.

Horário: das 20h às 20h30.

7

Page 8: Colina Magzazine novembro 2014

Natal: tempo de enfeitar a varanda com

luzinhas, pendurar a guirlanda na porta, montar

a árvore de Natal, procurar presentes e esperar

Papai Noel.

Mais do que isso, entretanto, o Natal é um

período de reavaliação, um momento para olhar

para trás e repensar atitudes, gestos e hábitos.

O Natal é também um momento de união, de se

buscar na família o amor e a compreensão.

Neste momento tão especial, a

Associação Colina de São Francisco

agradece a todos que colaboraram para fazer

deste bairro um espaço melhor para se viver.

Um muito obrigada aos síndicos, que

colaboraram com a divulgação de nossas

ações. Aos diretores, conselheiros e presidente

pelo tempo disposto na elaboração de formas

para tormar o bairro mais agradável.

E, principalmente, a Associação

agradece aos moradores do Colina de São

Francisco, que nos ajudaram muito colaborando

com campanhas ou sugestões.

Feliz Natal! Nos vemos em 2015!

© K

onst

antti

ne|

drea

mst

ime.

com

8

Page 9: Colina Magzazine novembro 2014

© D

onla

nd |

dre

amst

ime.

com

Page 10: Colina Magzazine novembro 2014

Saúde e Bem-Estar

10

© C

italli

ance

| d

ream

stim

e.co

m

Horas a fio se equilibrando em cima de um salto alto, bolsas pesadas, má postura, mui-to tempo sentado à frente do computador,

tensão, filhos no colo. Motivos não faltam para o de-senvolvimento de um problema que afeta milhares de pessoas: dor nas costas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nada menos do que 80% das pessoas no mun-do sofrem, ou sofrerão, algum tipo de dor na coluna. Esta é também a principal causa de afastamentos no trabalho, conforme informações do Ministério da Pre-vidência Social.

Mais preocupante ainda é saber que os problemas na coluna podem começar ainda na infância. Um es-tudo realizado pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgado neste ano mostra que as alterações posturais come-çam na idade pré-escolar. O levantamento analisou 377 crianças, entre 5 e 6 anos, e descobriu que 26% dos alunos apresentavam sinais precoces de escolio-se, uma séria alteração da estrutura corporal.

A coluna é formada por um conjunto de estrutu-ras ósseas chamadas vértebras. Estas, por sua vez, são dispostas umas sobre as outras. Entre as vértebras há os chamados discos intervertebrais, cuja função é amortecer impactos e dar estabilidade para a coluna. Os músculos paravertebrais são outros que atuam na estabilização da coluna. Toda essa estrutura precisa estar sempre fortalecida e “no lugar” para evitar as dores nas costas.

Permanecer por muito tempo numa determinada posição, principalmente sentado, é uma postura que sobrecarrega a região lombar. A coluna também é prejudicada ao abaixarmos para pegar um objeto no chão, por exemplo, sem dobrar os joelhos.

Para combater a dor nas costas, o pilates é uma das atividades mais indicadas já que o programa de condi-cionamento físico consiste no alinhamento da postu-ra, trabalho muscular, concentração e equilíbrio. Visto que se trata de uma prática com baixo impacto nas ar-ticulações, os fisioterapeutas costumam indicar o pila-tes para o tratamento de hérnia de disco e escoliose.

Pilates é aliado no combate às

dores nas costas

Page 11: Colina Magzazine novembro 2014

Saúde e Bem-Estar

11

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) revela que exercí-cios de pilates podem aliviar dores na região lombar da coluna. Foram avaliados 20 voluntários, com idades entre 18 e 25 anos. Durante seis meses, três vezes por semana, os voluntários dedicaram uma hora por dia para realizar as atividades específicas no laboratório da Unesp.

O pilates conta com técnicas para a reeducação postural atuando nos músculos multífidos, que cor-rem toda a coluna vertebral. São esses músculos que mantêm a coluna posicionada no seu lugar correto, sem desvios.

Outra musculatura trabalhada pelo pilates é o tra-pézio, o mais superficial dos músculos da região pos-terior do tronco e do pescoço. O pilates auxilia ainda no alinhamento e fortalecimento dos músculos para-vertebrais, assim como na rotação de tronco (aquele movimento feito quando estamos no banco da frente do carro e pegamos um objeto no banco de trás).

Mas atenção: o pilates é considerado um dos me-lhores exercícios para melhorar a dor nas costas, mas é necessária a supervisão de um especialista, que estará atento aos seus movimentos. Quando mal executado, o exercício pode ter efeito reverso e trazer sérios pro-blemas para a coluna.

Se realizados de maneira incorreta, a prática pode enfraquecer e até piorar as condições existentes. Por-tanto, a prática para auxiliar no tratamento para dor nas costas deve ser realizada com um especialista para que esse profissional desenvolva o treino mais ade-quado para cada caso.

Os exercícios para o fortalecimento da musculatura e correção de postura são suaves e, segundo especia-listas, com o passar do tempo, os músculos “se acos-tumam” e passam automaticamente a manter o corpo na posição correta.

Portanto, para aliviar as dores nas costas, diga adeus ao relaxante muscular e as boas-vindas ao pilates.

Page 12: Colina Magzazine novembro 2014

Seu Bairro

12

Passear com seu bichinho de estimação cos-tuma ser uma atividade para lá de prazerosa, mas pode esconder uma série de riscos ao seu

animal. E o pior: o próprio dono pode estar em peri-go. Isso porque muita gente, durante o passeio, não recolhe as fezes do bichinhos. O problema é que, além do mau cheiro, os dejetos dos animais podem causar doenças. Algumas enfermidades, inclusive, podem ocasionar a morte do animal e trazer doenças graves aos humanos.

Apesar de a Associação manter aparelhos que ofe-recem sacos plásticos de graça para coletar fezes de animais aos donos de cães que passeiam pelo bairro, muitos simplesmente deixam de recolher a sujeira de

seus bichinhos. Outros, no entanto, acreditam que, porque o cãozinho fez cocô num gramado, não há por-quê recolher os dejetos já que se trata de material or-gânico que trará nutrientes ao gramado.

O problema é que, ao agir dessa maneira, os donos podem estar colocando em risco a sua própria saúde e também a de seu animalzinho de estimação. Existem doenças presentes nos dejetos deixados no ambiente, já que as fezes são eliminadas com ovos de parasitas e, dependendo do grau de infecção, as parasitoses po-dem levar à morte.

Uma das doenças transmitidas pelas fezes de ani-mais é o bicho geográfico, assim chamado por conta

Cuidado: seu bichinho pode

estar em perigo

© M

icha

el P

ettig

rew

| d

ream

stim

e.co

m

Page 13: Colina Magzazine novembro 2014

Seu Bairro

13

do aspecto que o parasita produz, que parece um mapa. Muita gente acha que essa é uma parasitose transmitida apenas pela areia contaminada presente na praia, mas ela também pode estar na terra.

A doença, que causa coceira e lesões, é provocada pela larva do parasita chamado toxocara canis presen-te na terra ou areia onde o cachorro faz cocô. O para-sita penetra o corpo por meio da ingestão ou contato com a areia ou ainda terra contaminadas. Não por acaso, as áreas do corpo mais atingidas pela parasito-se são os pés, pernas, antebraço e mãos.

O bicho geográfico é bastante frequente principal-mente em crianças entre um e três anos de idade, já que é comum que brinquem descalças ou sem roupa em terra ou areia expostas aos cachorros. Por isso, é preciso atenção especial às crianças, já que a noção delas de higiene ainda está em formação.

Outras doenças causadas pelas fezes dos animais são: toxocaríase, eptospirose, criptococose, giardíase, ancilostome, entre outras.

Há o risco também de que o animal faça a inges-tão de fezes de outros cães. Doenças como hepatite e parvovírus canino podem se espalhar dessa forma. Um cão que ingere fezes de outro cão infectado com hepatite ou parvovírus canino pode sofrer infecção, a menos que tenha sido vacinado.

É preciso ressaltar que, em São Paulo, a obrigação do recolhimento de fezes de animais está prevista na legislação que trata da posse responsável de animais. De acordo com a lei 13.131, de maio de 2001, artigo 16°, “o condutor de um animal fica obrigado a reco-lher os dejetos fecais eliminados pelo mesmo em vias e logradouros públicos”. Em caso de não cumprimen-to, caberá multa de R$ 10,00 ao proprietário do ani-mal.

Recolher os dejetos de seu cachorrinho é, antes de tudo, um exercício de cidadania e amor, já que as ruas e canteiros ficarão livres de doenças não só aos huma-nos mas aos bichinhos em geral.

Doenças transmitidas por fezes de cães

• Bicho geográfico (Larva migrans cutânea): Con-traída pelo contato da pele com areia, terra ou gra-ma contaminadas pelas fezes dos cães, principal-mente na praia, escolas, parquinhos ou gramados. O sintoma que mais incomoda é a coceira, que à noite é mais intensa. As larvas perfuram a pele, abrindo túneis microscópicos na pele. Daí o nome “bicho geográfico”.

• Toxocaríase (Larva migrans visceral): Ocorre em humanos infectados por ovos com larva de helmin-tos do gênero Toxocara canis, verme muito comum em fezes de cães. Os seres humanos, principalmen-te crianças, infectam-se ao ingerirem acidentalmen-te esses ovos presentes no solo e em mãos conta-minadas. A forma clássica da doença faz com que o paciente apresente sintomas respiratórios como falta de ar e aumento do tamanho do fígado. Uma outra forma da doença mais rara, porém, mais gra-ve, é a ocular que pode causar cegueira.

• Giardíase: Causada por um protozoário, sendo que a forma que causa a doença é o cisto. O homem se infecta com o cisto através da ingestão de água e alimentos contaminados ou pelo contato com as fezes de animais, sendo os cães um deles. Os sinto-mas são diarreias, vômitos, desidratação, fraqueza e dores abdominais, podendo evoluir para proble-mas mais graves quando não tratados.

• Hepatite infecciosa: Doença de origem viral causada pelo Adenovírus Tipo 1, mais frequente em cães jovens (3 a 6 meses de idade). A transmissão ocorre através do contato direto (via nariz e boca), via transplacentária ou pelo ambiente contamina-do.

• Parvovírus: Doença viral que causa vômitos, diarreia, imunossupressão e em muitos casos pode ser fatal. Esta doença é particularmente perigosa em filhotes. A transmissão ocorre pelo contato di-reto com as fezes de animais infectados.

Fontes: Sites Construir Sustentável e Potal do Dog

Page 14: Colina Magzazine novembro 2014

14

Page 15: Colina Magzazine novembro 2014

15

Fique por dentro

Reforço na segurançaAssim como no ano passado, o setor de segurança

será reforçado durante o período das comemo-rações de fim de ano. Duas motos, em meados

dos meses de dezembro e janeiro, reforçarão o efetivo do bairro. Atualmente, a segurança já ocorre durante 24h, todos os dias do mês e é composta por dois con-troladores de acesso, um vigilante-líder e um carro.

Deixe o sedentarismo de lado!

A fim de fomentar a atividade física nas imedia-ções das ruas que compreendem o Colina de São Francisco, a Associação desenvolveu um

projeto de um grupo de corrida e caminhada no bair-ro. As atividades ocorrem de segunda à quinta-feira, das 19h30 às 21h. Um profissional de educação física certificado em treinamento de corrida de rua oferece as instru-ções necessárias de exercícios para diversos públicos. No início, os praticantes fazem um alongamento para, em seguida, dar início à atividade. Aqueles que preferirem correr, são acompa-nhados por um coordenador, assim como os que gos-tam mais de caminhar. Quem quer apenas participar do alongamento também é bem-vindo!O grupo da caminhada esta sendo acompanhado pela Assessoria Esportiva AUDAX.

Corrida e Caminhada da Família

Para quem gosta de corrida ou de caminhadas, fi-que atento. A prefeitura dará largada à “Corrida e Caminha da Família”, a partir da Avenida Dr.

Cândido Motta Filho.No total, serão duas mil inscrições. Os condomí-

nios receberão em breve mais informações sobre o dia da atividade, horário e como proceder para efe-tuar a inscrição e para a retirada de kits com camiseta e chip para a medição do tempo de realização da pro-va. Fique atento!

© John Takai | dreamstime.com

Page 16: Colina Magzazine novembro 2014

16

Pets DayNum evento de muita interação entre animais

e seus donos, foi realizado no dia 4 de outubro o Pets Day.

Realizado no São Francisco Center Shop, com apoio da Associação, o encontro contou com a exposição de animais exóticos, como cobras e lagartos, que puderam interagir com o público.

Além disso, o Pets Day foi marcado por muitas atividades focadas na socialização e educação ambiental.

O evento trouxe ainda gatos e cães para adoção, assim como uma série de serviços voltados à beleza e bem-estar dos bichinhos de estimação. Houve ainda expositores com dicas de saúde para os animais.

Aconteceu

Page 17: Colina Magzazine novembro 2014

17

Aconteceu

A Associação Colina de São Fran-cisco agradece a todos os moradores do

bairro que colaboraram com a campanha ProAção Criança, uma iniciativa do Grupo Pro Security e que contou com o apoio da Associação. O objetivo era a arrecadação de brinquedos para a distribuição em 22 entidades beneficentes localizadas na cidade de São Paulo.

No total, foram arrecadados 1.188 brinquedos que trouxeram alegria para muitas crianças carentes, proporcionando-lhes um Dia das Crianças mais feliz.

A Associação agradece ainda os síndicos pela parceria na divulgação da campanha e disponibiliza-ção das caixas onde as doações foram realizadas.

Resultado da campanha ProAção CriançaCondomínio Nº de brinquedos arrecadados

Paradiso 308Santa Marcelina 170Santa Bárbara/Mônica 130Acácia 110Piazza Del Sole 90San Antonio/José 88San Carlo 78Prímula 51Saint Étienne 34 Center Shop 32San Pedro/Rafael/Diego 29Verti Vita 28Santa Clara/Inês 27Dália 13Bene Sonanz 0*San Paolo/Sebastian 0Vila das Flores 0Piazza Del Sole 0Santorino **Liberty **Total 1.188

* Informou que houve uma campanha dias antes e não

foi possível arrecadar doações para esta.** Não informouFonte: condomínios

Semeando alegria

© Syda Productions | dreamstime.com

Page 18: Colina Magzazine novembro 2014

18

Campanha “Doe uma Árvore Frutífera”

A Associação agradece também a todos que participaram da campanha “Doe uma Árvore Frutífera”. No total, 15 árvores foram plantadas num espaço localizado no final da Rua Dr. Hélio Fidelis.

Para celebrar as doações, os colaboradores da campanha foram convidados a participar do plantio de sua muda. Na ocasião, moradores pu-deram ter um contato mais próximo com a na-tureza e alguns pais, inclusive, fizeram questão de levar os seus filhos para realizar o plantio de modo a mostrar a importância do meio ambien-te.

Obrigado a todos que participaram da cam-panha, ajudando a aperfeiçoar o paisagismo do bairro e a atrair mais pássaros.

Doadores: Solange (Saint Étienne) uma orquídea

Rosângela Beneton (San Marco) 2 mudas de fruta de sabiá

Mário Paniago (Saint Etienne) 4 mudas: Acerola, Amora, Romã, Mirtilo Silvia (Dália) 7 mudas: Framboesa, Abacate, Pitanga, Limão (2), Amora, Palmeira Paula Cruz (Paradiso) 1 muda: Amora Carla (San Pedro) 1 muda: Pitanga

Aconteceu

Page 19: Colina Magzazine novembro 2014

19

Aconteceu

© M

ihai

l Sya

rov

| dr

eam

stim

e.co

m

Page 20: Colina Magzazine novembro 2014

20

Aconteceu

Assembleia com os síndicos

No dia 2 de outubro, foi realizada uma assembleia geral entre a Associação e os síndicos dos condomínios do bairro a fim de expor as propostas de trabalho da nova diretoria da Associação. A reunião também foi marcada pela nomeação e posse do diretor-presidente, Carlos Eduardo Hasegawa Ferreira, e do diretor-tesoureiro, Alcides Venancio Junior.

Na ocasião, síndicos, diretores e conselheiros puderam trocar experiências, ouvir sugestões e discutir propostas nas áreas de segurança, infraestrutura, vias públicas, urbanismo, paisagismo, social e cultural, assim como os projetos ligados os segmentos de comunicação, de esportes e de recreação.

Obrigado a todos que participaram e esperamos vê-los na próxima!

EleiçãoA Associação dá as boas-vindas a dois novos

colaboradores: Leandro Mendes, que assumiu a diretoria de Segurança, e Daiane Daumichen, que passou a ser responsável pela diretoria de Esportes e Recreação.

Sejam bem-vindos!

Novos bancos e manutenção

No mês de outubro, a Associação realizou a compra de cinco bancos que serão distribuídos no bairro a fim de trazer melhorias no bem-estar dos moradores.

Houve também a manutenção de outros 11 bancos de modo a contribuir para a preservação e boa organização do bairro.

© C

olor

scur

ves

| dr

eam

stim

e.co

m

Page 21: Colina Magzazine novembro 2014

21

Piquenique na Vila

O Dia das Crianças foi de muita diversão para aqueles que participaram do “2º Piquenique na Vila”. Realizado na praça pública ao lado do São Francisco Center Shop e com o apoio cultural da Associação, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e criativas para a criançada.

Sentados em toalhas sobre a grama, pais e fi-lhos puderam realizar piqueniques e aproveitar um dia lindo e de muito calor.

Os pequenos se divertiram com números cir-censes, malabares e pocket shows com palhaços. Pais e filhos interagiram na oficina de sensações, com brin-cadeiras com tinta, argila e materiais recicláveis. As crianças se alegraram também com bolhas de sabão e puderam soltar a voz com muita cantoria.

Este foi, com certeza, um Dia das Crianças re-pleto de diversão e que ficará na memória de muitas crianças e adultos!

Aconteceu

Page 22: Colina Magzazine novembro 2014

22

Page 23: Colina Magzazine novembro 2014

23

Page 24: Colina Magzazine novembro 2014

Casa

24

© A

uris

| dr

eam

stim

e.co

m

Cada vez mais comuns, os apartamentos pequenos cabem no bolso de muitos compradores e realizam o tão desejado sonho

da casa própria. Na hora de decorar, entretanto, começam os desafios: como fazer para deixar tudo bonito e ainda achar espaço para ter conforto e organização?

O primeiro passo está em móveis muito bem planejados. Opção interessante para todos os cômodos de um apartamento, especialmente os pequenos, os móveis planejados fazem com que tudo caiba certinho no local, o que ajudará a dar a sensação de ambiente mais amplo e aconchegante. Isso fará diferença no resultado final da decoração.

Nos apartamentos pequenos, o morador precisa ter a capacidade de colocar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço. Integrar ambientes, como sala de estar e sala de jantar, ou cozinha e sala, estão entre as combinações mais comuns.

Os móveis planejados são bastante funcionais, principalmente quando se fala de apartamentos pequenos, já que com eles é possível aproveitar cada espaço disponível.

Além disso, eles permitem que tudo seja personalizado de acordo com o gosto do cliente. No caso de ambientes menores, a dica é optar por tons claros, que favorecem a luminosidade e a amplitude do espaço. Já na hora de projetar os armários, o melhor é dar preferência às portas de correr. Elas ocupam menos espaço e, com isso, permitem ganhar alguns centímetros de circulação entre os móveis.

Uma outra dica na hora de fazer um projeto de móveis é levar a planta do apartamento. Dessa forma, o projetista terá a noção exata do espaço a ser planejado, aproveitando-o da melhor maneira.

É preciso também saber exatamente das suas necessidades. Se você tem muitos livros, por exemplo, precisará de prateleiras ou de uma estante, e essa é uma demanda que tem de ser levada ao projetista ou arquiteto. Utilizar prateleiras soldadas à parede podem ser interessantes já que elas ficarão razoavelmente no alto, o que economizará espaço no chão e deixará os móveis livres.

Beliches são ótimos para economizar espaços em quartos pequenos. É possível projetar, por exemplo, beliches com mesas de escritório e armários embaixo,

Ambientes planejados dão amplitude aos ambientes

Page 25: Colina Magzazine novembro 2014

Casa

25

Ambientes planejados dão amplitude aos ambienteso que facilita a arrumação e permite fazer do quarto também um escritório.

Ou seja, peças multifuncionais, como camas com gavetas, beliches com escrivaninha, bicamas e guarda-roupas com televisões de LCD embutidas economizam espaço e auxiliam na sensação de amplitude.

É importante, dessa forma, que o morador esteja ciente de suas necessidades e as transmita ao projetista de forma clara. Atenção especial deve ser dada ao preenchimento de possíveis vãos entre os móveis.

Depois do projeto pronto e do tempo para a confecção dos armários, é preciso preparar o ambiente para a colocação dos móveis planejados. É importante que o piso já esteja pronto, as paredes pintadas e as instalações elétricas e hidráulicas concluídas. Os móveis sob medida serão um dos últimos itens.

Providenciar para os montadores uma planta do sistema hidráulico e elétrico é importante, afinal de contas, você não vai querer furar um cano do seu apartamento novinho, né?

Certifique-se também que os profissionais responsáveis pela montagem têm uma cópia dos projetos de cada um dos ambientes. Verifique ainda se os montadores colocarão revestimento específico para a proteção do piso do ambiente.

Segundo especialistas, a longa durabilidade dos móveis planejados está diretamente ligada a uma montagem bem feita. Uma equipe treinada e capacitada é, portanto, de extrema importância.

Buscar indicações com amigos e parentes pode ser interessante. Se não for possível, dê uma busca na internet para ver o que outros clientes falam sobre a empresa.

Por fim, passada a fase da montagem, é preciso fazer uma análise minuciosa da instalação. Observe se tudo foi feito de acordo com o projeto aprovado.

Além disso, teste a abertura das portas e gavetas, abrindo-as e fechando-as várias vezes.

Verifique os deslizamentos dos móveis sobre os trilhos, assim como o alinhamento das madeiras.

Page 26: Colina Magzazine novembro 2014

26

Carreira

Num mercado de trabalho altamente competitivo, o inglês tornou-se pré-requisito nos processos de contratação. Além do

domínio do idioma, outra característica procurada entre os candidatos é a capacidade de adaptação e proatividade. Pois bem, o desenvolvimento ou até aperfeiçoamento dessas qualidades pode estar justamente presente no intercâmbio.

A vivência num país estrangeiro traz não somente a experiência num país com um idioma diferente da língua-mãe, mas também a possibilidade de desenvolvimento pessoal. Além do contato com uma cultura diferente, ao viver num outro país, o aluno precisa resolver os problemas por si mesmo, ou seja, é preciso se virar.

Isso faz com que a noção de independência fique mais presente, o que resulta também num maior crescimento pessoal. Morar sozinho, portanto, tende a desenvolver a maturidade do intercambista.

A experiência de morar fora faz com que muitos recrutadores, inclusive, ao analisar um candidato potencial a uma vaga, busquem os que já fizeram intercâmbio. Isso porque a experiência exige um desprendimento pessoal e habilidade para lidar com o desconhecido, características bastante apreciadas no meio profissional.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Beltra, na sigla em inglês), Canadá e Estados Unidos despontam na preferência daqueles que buscam uma experiência de intercâmbio. Em seguida aparecem, por ordem, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Suíça e Alemanha.

Isso quer dizer que é possível aperfeiçoar o inglês visitando a CN Tower canadense, o Grand Canyon nos Estados Unidos, a troca da guarda da rainha em Londres, as praias australianas ou as florestas da Nova Zelândia.

É preciso, entretanto, ter foco nos estudos. O intercâmbio não é uma viagem de turismo. Se o

objetivo é aperfeiçoamento de um segundo idioma, é preciso que o aluno se concentre nos estudos. Isso não impede, é claro, que se use o tempo livre para a visitação de pontos turísticos e tradicionais de um país.

Outra questão importante está nos laços de amizade que se formam. Conhecer novas pessoas é muito legal, mas muitos intercambistas acabam se aproximando de estudantes da mesma nacionalidade. É cômodo, diante de um país diferente com costumes diversos, procurar apoio em alguém com uma cultura semelhante.

O problema é que, com isso, muitos que viajam para aprimorar o inglês e acabam voltando do intercâmbio falando... português! Portanto, tente o máximo possível ter contato com pessoas nativas ou de outras culturas, de forma que você seja obrigado a praticar o idioma.

O Intercâmbio pode ainda ser uma ótima experiência para quem é tímido ou normalmente não gosta muito de falar uma outra língua por medo de errar. Como será preciso praticar, já que o intercambista terá de fazer tudo sozinho, essa experiência pode ajudar a quebrar a barreira da timidez.

Mas, quando se fala em intercâmbio, planejamento é o nome do jogo. É preciso ter muita atenção ao escolher a agência pela qual será fechado o pacote, avaliar o programa, destino, acomodação e formas de financiamento. (ver abaixo algumas dicas)

Dicas na hora de escolher uma viagem de intercâmbio

1) Agência: Pesquise a agência de intercâmbio. Antes de assinar, leia mais de uma vez as cláusulas do contrato de intercâmbio e saiba o que ocorrerá caso o contrato seja rescindido.

2) Destino: Na hora de escolher o destino, vale conversar com um consultor para saber quais são os países que mais se aproximam de seu perfil e interesse.

Intercâmbio: aprimoramento de um idioma, aprendizado de outra cultura

Page 27: Colina Magzazine novembro 2014

27

Carreira

O consultor passará detalhes sobre leis do país, clima, cultura, gastronomia, custo de vida e quaisquer outras informações pertinentes.

3) Curso: Ao escolher o programa é importante ter um conhecimento amplo de como é o curso e o material de apoio que a instituição oferecerá.

4) Escola: Escolha a escola através da agência de intercâmbio e saiba as opções oferecidas para a carga horária semanal de aulas. Os intercambistas que escolhem a escola através de agências estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

5) Evite comprar programas de intercâmbio pela internet: As compras feitas online diretamente com instituições internacionais não possuem suporte legal da lei brasileira.

6) Hospedagem: Já tendo definido o país e o curso, é hora de conhecer as opções de estadia. Elas são: casa de família, residência estudantil, albergue, apartamento compartilhado ou individual e hotel.

7) Planejamento financeiro: Saiba quais serão os gastos antes e durante a viagem. Informe-se detalhadamente sobre quanto custará o programa de intercâmbio, o que está incluído e tenha uma boa ideia de quanto gastará com refeição, transporte, passeios e compras.

8) Não tenha vergonha, comunique-se: Evite falar português. Comunicar-se no idioma local é uma dica valiosa para o aprendizado mais rápido do idioma escolhido. Não tenha medo de falar errado; com a prática, o estudante consegue aperfeiçoar tanto a pronúncia quanto a escrita.

9) Contrate um seguro-viagem: Faça um seguro-viagem com cobertura de atendimentos médico no destino, roubo e extravio de bagagem.

10) Vacinas, vistos e passaporte: Cada país tem as suas normas e exigências para a liberação da entrada de estrangeiros. Alguns países da Europa só deixam entrar com o visto de estudante e comprovação de renda.Fonte: Beltra

Page 28: Colina Magzazine novembro 2014

Espaço Pet

28

Espaço PetAviso importante: Você realmente vai amar e cuidar do seu bichinho como ele precisa e merece? Animais não são brinquedos. Pense nisso.

Mande a foto de seu bichinho de estimação para o Espaço

Pet para o e-mail: colinasaofrancisco@terra.

com.br.

Com cerca de 14 anos, Sofia já está velhinha e

cega dos dois olhos. Abandonada em dezembro

de 2014, ela ganhou um novo lar em fevereiro

deste ano. Bastante carente, adora um carinho, o

que não quer dizer que ela também não possa ser

muito desobediente quando quer. Sofia agora terá

uma velhice digna, repleta de carinho e amor.

Este coelhão resgatado da rua ainda filhote, em se-tembro de 2012, adora subir no sofá para chamar a atenção dos donos. Abel é extremamente agitado pela manhã, correndo de um lado para o outro. Ele adora brincar de pega-pega e, quando está muito fe-liz, costuma dar pulos de alegria! Abel, no entanto, odeia colo, mas não dispensa um carinho na cabe-ça, chegando a se esparramar todo que recebe um afago.

Sofia

Não é à toa que Vida tem esse nome: ela é a vida de

seus donos! Essa cachorrinha, de oito anos, foi ado-

tada e adora brincar com sua bolinha. Vida tem tam-

bém um brinquedo pouco convencional: um tatu de

pelúcia. Muito carinhosa, ela também adora receber

um carinho. Vida faz a maior festa quando os donos

chegam, ficando bastante agitada chegando a perder

o sono!

Abel

© K

anat

e &

Igor

Dut

ina

| dr

eam

stim

e.co

m

Page 29: Colina Magzazine novembro 2014

Espaço Pet

29

Seja consciente. Recolha sempre os dejetos de seus animais ao passear pela rua.

Bagunceiro, esse splitz alemão (raça também

conhecida como lulu da pomerânia), de quatro

anos, simplesmente adora meias e sapatos! In-

teligente, quando o interforne toca, Floquinho

leva todos os seus brinquedos para a porta para

receber as visitas com os seus pertences! Ele

também é um cãozinho que faz por merecer

o título de “melhor amigo do homem”, pois é

bastante parceiro de seus donos.

Maisha é deficiente física por conta de um atro-pelamento ocorrido em janeiro de 2011 e foi ado-tada alguns dias após o acidente. Isso não impede

essa cachorrinha linda, no entanto, de ser muito

amorosa. Ela adora um afago, mas sabe ser tam-bém bastante geniosa! Mesmo com sua deficiên-cia, Maisha adora jogar bola e passear com sua

cadeirinha de rodas. Ela é um verdadeiro exemplo

de superação.

Floquinho Maisha

LaylaExtremamente carinhosa e companheira, essa cachorrinha, de dez anos, foi encontrada ainda bebê perdida pela rua e imediatamente ganhou o coração de sua dona. Bastante curiosa, Layla gosta de cheirar a todos quando sai para passear e chama muita atenção por ser calma e por seu lindo pelo.

Não é à toa que Vida tem esse nome: ela é a vida de

seus donos! Essa cachorrinha, de oito anos, foi ado-

tada e adora brincar com sua bolinha. Vida tem tam-

bém um brinquedo pouco convencional: um tatu de

pelúcia. Muito carinhosa, ela também adora receber

um carinho. Vida faz a maior festa quando os donos

chegam, ficando bastante agitada chegando a perder

o sono!

Vida

Page 30: Colina Magzazine novembro 2014

Utilidade Pública

30

O estado de São Paulo sofre uma das maiores estiagens da história e a escassez de água mostra que a população precisa

mudar hábitos em relação ao consumo excessivo. Todo o estado sofre com os efeitos da estiagem que se arrasta há quase um ano.

O último verão, estação normalmente marcada por chuvas, foi um dos mais secos e quentes da história. Isso não apenas na capital, mas em grande parte da região Sudeste, especialmente Minas Gerais e Vale do Piracicaba, de onde vem a maior parte da água que abastece o Sistema Cantateira,

responsável pelo abastecimento de quase metade da população da capital paulista.

Passado o verão, a estiagem se manteve nos meses seguintes, quando há normlmente menos chuvas na região. Com pouca chuva e consumo alto por conta do calor, os rios e represas que abastecem o Sistema Cantareira caíram ao menor nível desde 1930.

Economizar água, portanto, tornou-se não apenas um hábito ecologicamente saudável, mas um ato de responsabilidade e necessidade.

Seca mostra necessidade de consumo responsável de água

© P

avel

Che

rnob

rivet

s |

drea

mst

ime.

com

Page 31: Colina Magzazine novembro 2014

Utilidade Pública

31

1. Banho rápido

Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

2. Escovando os dentes e fazendo a barba

Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes e faz a barba, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3. Torneira fechada

Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga

Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez.

6. Lavando o carro

Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7. Mangueira, vassoura e balde

Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

8. Jardim

Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

9. Aquário

Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.Fonte: Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro

Dicas para economizar água

© K

ts |

dre

amst

ime.

com

Page 32: Colina Magzazine novembro 2014

32

Caderno de Indicações

Clara RoccaExperimenter, Inglaterra | 2012

WWW.EXPERIMENTO.ORG.BR

GANHE O MUNDO. FAÇA UM INTERCÂMBIO.O que você está esperando? Fale com a Experimento, a Expert em intercâmbio.

T 3714 5353 | [email protected] VILA SÃO FRANCISCO

Page 33: Colina Magzazine novembro 2014

33

Caderno de Indicações

fortuna_pg_set.indd 1 29/08/2014 11:50:24

Page 34: Colina Magzazine novembro 2014

34

Caderno de Indicações

Page 35: Colina Magzazine novembro 2014

35

Caderno de Indicações

Page 36: Colina Magzazine novembro 2014

36