colher de sopa

13
Dezembro/2011 Minas & Bahia Descubra porque esses estados partilham mais do que fronteiras QUEIJO? huum... Inove na cozinha e aprenda receitas fáceis e rápidas que levam essa delícia. Mercado Municipal Nossa equipe leva você para um tour por esse mundo de variedades encontradas no centro da cidade de São Paulo TÁ NA VITRINE! Pra que serve? Descubra qual a função daqueles objetos bi- zarros para cozinha. Ano 3 - Nº36 Dezembro/2011

Upload: ligia-pereira

Post on 18-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Trabalho final de Design Gráfico e Editoração

TRANSCRIPT

Page 1: Colher de Sopa

Dezembro/2011

Minas & BahiaDescubra porque esses estados

partilham mais do que fronteiras

QUEIJO? huum...Inove na cozinha e aprenda receitas fáceis e rápidas que

levam essa delícia.

Mercado Municipal Nossa equipe leva você para um tour por esse mundo de variedades encontradas

no centro da cidade de São Paulo

TÁ NA VITRINE!Pra que serve?

Descubra qual a função daqueles objetos bi-

zarros para cozinha.

Ano 3 - Nº36 Dezembro/2011

Page 2: Colher de Sopa

ÍNDICEÍNDICEMercadão de São Paulo - Faça um tour pelas delícias desse lugar.pág 09

Tudo com QUEIJO! - Deliciosas receitaspág 18

Tá na Vitrine - PRA QUE SERVE?pág 05

MINAS X BAHIA - Descubra as maravilhas.pág 10

-

Cozinha nas férias - Dicas para entreter as crianças nas férias.pág 14

Vida Universitária - Sair de casa nem sempre é uma tarefa fácil.pág 16

Se vira nos 30 - Aquela coluna instantânea pra vocêpág 21

E mais...

Page 3: Colher de Sopa

TÁ NA VITRINE

Pra Que Serve?

Pra Que Serve?

Descubra a utilidade daqueles utensílios bizarros que vemos

nas lojas.

Anna Carolina RuyElaborar a revista Colher de Sopa foi uma experiência excep-cional para a minhas escolhas profissionais, eu pude entender melhor como é na prática executar e diagramar uma revista e, particularmente, adorei!

Lígia PereiraFazer a revista foi de grande importancia pra mim, ver como é na prática ter que lidar com a diagramação, a correria pra es-crever as matérias e tirar as fotos, sem dúvidas isso tudo é um diferencial na preparação pra vida profissional.

Luiza SoaresA experiência de trabalhar em uma revista de gastronomia foi muito inovadora e educativa. Através dela, pude perceber na prática os desafios de editoração de uma reportagem e escritura da mesma. Por fim, acredito que bons ganhos surgirão a partir dessa revista.

Murilo BarbelliLidar com queda de matérias e o prazo apertado para visitar um certo lugar, escrever sobre algo, e ainda ter que sentar para criar o projeto visual da matéria foi uma experiência fantásticamente estressante.

Anna Carolina Lígia Luíza Murilo

FotografiaDiagramaçãoMatérias

FotografiaDiagramaçãoMatérias

FotografiaDiagramaçãoMatérias

FotografiaDiagramaçãoMatérias

EDITORIALEDITORIAL

EXPEDIENTEEXPEDIENTE

Page 4: Colher de Sopa

Você sabia que detergente e outros produtos de limpeza podem agredir muito a pele das mãos? Foi pensan-do nisso que a Scotch Brite desen-volveu este produto. Com o Scotch Brite Design Dispenser você limpa com muita facilidade e mantém as mãos longe dos produtos quími-cos. Basta colocar o produto no cabo e usar o botão para controlar a do-sagem.

Não. Isso não é uma colher de tomar sopa. Com esse descanso de talheres, você não precisa mais ficar embaraçado na frente dos seus convidados quando não souber onde repousar os talheres durante ou após terminar a sua refeição. Assim você nunca mais vai sujar a mesa com seus talheres usados ou se atrapalhar com eles escorregando para dentro do prato. Também tem um design muito bonito, para ajudar a enfeitar a sua mesa.

Acabaram os seus proble-mas com desperdício ao e cor-

tes nas mãos. Esse descascador é muito rápido, prático e segu-

ro. O utensílio está disponivel em vários modelos e cores.

Com essas facas, você não precisa mais sujar dois talheres e nem

sujar as mãos para co-mer queijo. Basta cortar

o queijo com a lamina e espetar com a ponta da mesma faca.

Essa traquitana feita para abrir latas ganhou o prêmio de utensílio mais estranho segundo a nossa redação. Apesar de muito estranho, o objeto promete acabar com as mãos machucadas de quem usa abridores de lata convencionais. O trabalho consiste apenas em

encaixar a lata no espaço entre a lamina e girar do outro lado, o resto do serviço é feito pelas

engrenagens e pela lamina, sem ser necessário o uso de força e sem perigo de escapar e acabar

machucando a mão de quem o utiliza. O utensílio ainda tem abridor de garrafas na extremidade, mas o

detalhe acaba ficando em segundo plano quando temos tantas engrenagens. Ainda não conseguimos entender bem a utilidade de abrir e fechar o instrumento como um alicate, abrindo espaço entre as engranagens, mas assim que descobrirmos, publicaremos a conclusão em nota.

Para aqueles que cansaram de cortar as mãos e fazer a maior força para ralar uma peça de queijo, a Tramontina oferece esse ralador de queijo. O utensilio consiste em um ralador em forma cilíndrica acoplado a uma manivela dentro de um suporte plástico onde você coloca uma peça pequena

de queijo e segura com uma haste. Girando a manivela, temos um queijo ralado com facilidade e as mãos a salvo.

Ralador de Queijo Inox Utilita Tramontina

Todos nós, alguma vez na vida, já nos deparamos com algum instrumento estranho no meio de uma prateleira de utensílios domésticos de uma loja qualquer e nos perguntamos “Mas que diabos é isso?“. Alguns são ferramentas

revolucionárias de manipulação, outros tem um design tão arrojado que torna o utensílio irreconhecivel, e ficamos nos perguntando qual seria a utilidade daquilo. Mas às vezes aquele instrumento é algo que pode facilitar muito o nosso dia-a-dia na cozinha. Fizemos um levantamento dos itens mais estranhos disponíveis nas lojas e fomos descobrir o que fazer com eles. Confira abaixo:

Chega de despedaçar os ovos com a faca

e das fatias feias e desiguais. Da pró-xima vez que usar ovos fatiados, seu prato vai ficar mui-

to mais bonito, com fatias iguais e bem cortadas. Além disso,

o trabalho é pra-ticamente zero.

Basta colocar o ovo no su-porte e baixar a guilhotina.

As laminas cer-rilhadas de inox

conseguem um corte fácil e perfeito

para decorar seu prato.

Scotch Brite Design Dispenser

Descanso de Talheres

Descascador de Legumes

Facas para Queijo

Abridor de Latas Ellip

Fatiador de Ovos CORT-INOX

Page 5: Colher de Sopa

MercadãoPaulistano O Mercado Municipal Paulistano foi fundado em 25 de janeiro de 1933, foi cria-

do com o intuito de abastecer os paulistanos. Acredito que à época, porém, não se imaginava a grande importância que o mercado iria ter, tornando-

-se um dos maiores centros gastronômicos da cidade. E como isso pode acontecer? Como um “simples”mercado pode ganhar espaço entre diversos restaurantes famo-sos, e diferentes tipos de culinária, que permeiam pela cidade? São dois os grandes res-ponsáveis pelo sucesso do famoso Mercadão: a qualidade e diversidade dos produtos.

Lá você é capaz de encontrar de tudo. Desde os alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros (como frutas tropicais, carnes, frios e, claro, o arroz e feijão) à ali-mentos importados, ou que dificilmente aparece nas estantes dos supermercados.

Frequentadores do Mercadão também sentem vantagem de estar falando dire-tamente com produtores dos alimentos, podendo, portanto, saber mais sobre sua origem, qualidade, e tendo sugestões de novos sabores a serem experimentados.

Aliás, em se tratando desse quesito, sabor é o que não falta. Sinta-se a vonta-de para ir em jejum ao Mercadão, e sair de lá mais do que satisfeito. A oportuni-dade de experimentar novas frutas, queijos, frios e outros produtos, que lá es-

tão à venda, vale muito apena, e levará seu paladar a novos horizontes. E no que diz respeito ao bolso, não precisa ficar preocupado, é possível comprar em pequenas quanti-dades (frutas, por exemplo são vendidas em pedaços) e provar um pouco de tudo.

Seja para fazer as compras do mês, ou para um passeio de domingo, uma ida ao Mercadão Paulistano é sempre uma boa pedida!

MercadãoPaulistano

Page 6: Colher de Sopa

Minas Gerais e Bahia são estados vizinhos, que partilham muito mais do que fronteiras, ambos são conhecidos pela sua culinária de sabor marcante e co-

midas regadas por muitas especiarias, pimenta, coentro, salsinha, cebola, pimen-tão, farinha. Esses são alguns dos pontos em comum, porém, há muitas divergências.

A culinária mineira é o resultado de uma mistura de regiões brasileiras, sem nos esquecermos da influência dos estran-

geiros que já estavam no país. As receitas vindas de diversas partes do Brasil sofreram mudanças e adaptações. A mistura de ingre-dientes ou a substituição de um pelo outro foram montando e construindo a culinária do estado, que em sua essência é composta por ingredientes de “fundo de quintal”, aquele que pode ser encontrado com facilidade, carne de porco, frango, couve, quiabo, fubá, abóbora, milho. Tudo que pode ser cultivado nos fundos de um sítio e feitos no fogão à lenha. A prepa-ração desses pratos em ambientes modestos e com poucos recursos termina por desper-tar um espírito criativo, seja nas misturas dos ingredientes, seja nos seus temperos, dando lugar assim a uma cozinha típica muito rica.Minas chama atenção pela grande variedade de pratos, tanto doces, quanto salgados. Nem mesmo o café da tarde passa batido para os mineiros, tudo é bem servido, não há miséria.

O cafezinho preto, queijo e fubá são peça chave, café é tomado pelo menos cinco vezes por dia (após de

cada refeição principal, no café da tarde e antes de dormir), queijo é matéria prima para o pão de queijo, queijadinha, bom-bo-cado de queijo e o fubá não podem faltar nos bolos, broas, pães, pamonhas entre tan-tos outros doces que regam essa culinária.No dia-a-dia, arroz, feijão, carne, legumes e verduras estão incluídos na dieta. Ar-roz branco sempre soltinho, o feijão mais usado é o “carioquinha” que coze rápido e gera um bom caldo, quando cozinho e escorrido, é só adicionar carne de sol, lin-güiça, farinha e cheiro verde que se tem o tradicional Feijão Tropeiro, ou adicione lin-güiça defumada, bacon, cheiro verde e fa-rinha de milho e ali se faz o delicioso tutu à mineira, comida considerada prato essen-cial na mesa dos senhores de engenho na época áurea da cana-de-açúcar no Brasil.

MINAS & BAHIADESCUBRA AS MARAVILHAS

Page 7: Colher de Sopa

Outra característica marcante da cozi-nha mineira é o fogão à lenha, nele é feito de tudo. Desde a comida do

dia-a-dia até doces, compotas e assados. Não tem como negar, faz toda diferença no sabor, quem já comeu comida feita no fogão à lenha sabe como o gosto fica acentuado, defumado, tem um diferencial. Toda fazen-da mineira que se preze tem um fogão ou forno à lenha, isso é, sem dúvidas, um dos segredos essa culinária de sabores incom-paráveis, regada a muito tempero, pimenta e especiarias.

A culinária baiana tem suas principais raízes na culinária africana e serta-neja. Sendo ambas vindas de lugares

quentes, seus pratos tem a presença de in-gredientes simples e típicos da região, pre-parados com técnicas tradicionais, passadas de geração por geração, onde o resultado é uma explosão gastronômica.Da parte africana, podemos dar destaque para o dendê, que faz presença obrigató-ria em verdadeiras refeições de Deuses. São as receitas sagradas, vindas do candomblé, que eram preparadas apenas pelos filhos--de-santo como uma oferenda aos orixás, mas que ganhou o espaço profano e é apre-ciada por baianos e turistas do mundo todo.Diversos são os pratos, é moqueca, abará, bobó, xinxim, vatapá, arroz de hauçá, e por ai vai.

O mais famoso de todos os quitutes, no en-tanto, é o acarajé. O bolinho feito com massa de feijão fradinho, e frito no azeite de dendê, caiu no gosto do baiano e ganhou seu espa-ço nas ruas de Salvador, são diversas as baia-nas de acarajé espalhadas pela cidade, todas contando com a presença de um público di-ário e faminto. Os acompanhamentos mais pedidos são o vatapá (um creme consisten-te feito á base de pão, leite de coco, fubá e azeite de dendê), camarão seco, a aquela pi-menta quente. Achou pesado? Pois para os baianos, não a coisa melhor para se comer em um lanchinho após o trabalho. Outro famoso prato é caruru. Sua aparência pode não ser das mais sofisticadas, porém seu sabor compensa de sobra este fato. A combinação de quiabo, pimenta-malagueta, camarão seco e dendê, alegra o paladar de quem experimenta, podendo ser servido como acompanhamento de peixes, abarás, ou (mais comum) o próprio acarajé.As sobremesas, por sua vez são regadas pelo leite de coco, como o lelê, a cocada, e o mungunzá (mais conhecido no Brasil como canjica).Quando olhamos para a influência da cozinha sertaneja, nos deparamos com ingredientes rústicos, e uma culinária que aprendeu a ino-var mesmo lidando com as dificuldades da seca, que muitas vezes provoca a escassez de alimentos. São carnes secas, verduras e tapioca que marcam as receitas mais comuns no dia-a--dia dos baianos.

Grande atrativo de festas familiares, o co-zido pode ser considerado o maior repre-sentante da culinária sertaneja. Nele, di-versos tipos de carnes secas são servidas juntamente com uma travessa de legumes cozidos, e indispensável pirão. Com certeza é uma cozinha mais simples, porém muito apreciada, nutritiva e de dar água na boca. A presença do sertanejo também está no café dos baianos. Cuscuz de milho e tapi-oca substituem o velho pãozinho com man-teiga, o beiju é recheado com queijo coal-ho ao invés de mussarela, e a diversidade de bolos caseiros é enorme, têm para to-dos os gostos: carimã, fubá, aimpim, milho verde, coco, ou até o mais simples de ovos.

Salvador e Minas podem ter suas origens culinárias bem distintas, porém, é pos-sível encontrar é possível encontrar muitos ingredientes em comum aos dois

estados, o que realmente faz a diferença é a forma como esses ingredientes são utilizados. Pimenta, farinha de mandioca, coentro, cebola e pimentão, são os grandes responsáveis pelo sabor marcante, encontrado em ambas as culinárias.

Page 8: Colher de Sopa

Brincando de Cozinhar

Brincando deCozinhar

Dezembro, festas, presentes, Papai Noel, inicio das férias escolares...

Pensando na luta dos pais em ocupar o tempo de seus filhos com coisas saudáveis e edu-cativas durante o período de recesso escolar, a Colher de Sopa trouxe este mês para você Papai e você Mamãe, deliciosas receitas, práticas, rápidas e muitos simples para serem fei-tas com seu pequeno ou pequena. Vamos mostrar para a criançada que cozinhar também pode ser muito divertido!

Como fazer:

O sorvete pode ser de creme, chocolate ou napolitano.

Bata tudo no liquidificado até ficar bem cremoso.

Coloque as batatas em uma forma e pessa para um adulto leva-lás ao forno.

Depois, se quiser, enfeite o copo com um pauzinho de cane-la, ou calda pronta de chocolate.

1

MILk SHAkE DE CHOCOLATEVocê vai precisar de:

Copo de

+

3de sopa de

de sopa dede Chocolate em Pó

+

3

2

BATATA ASSADAVocê vai precisar de:

Batatas

+ 2 de sopa deCreme de Leite + 250g

Brócolis

+ 2 de sopa deManteiga + 125g Ralado

Pimenta do Reino a gosto+

Macarrão ao Sugo

Ingredientes:

250g de macarrão tipo talharim1 dente de alho em lasca1 colher de sopa de azeite1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto1/2 copo de água1 colher de chá de açucar1 pitada de sal 1 lata de tomate peladoqueijo parmesão ralado a gosto orégano a gosto

Modo de Fazer:

Comece pelo molho. Em uma panela, refogue o alho no azeite quente e tem-pere com um pouco de sal, e logo após acrescente a lata de tomate pelado, to-mando cuidado para nao quebrar os tomates. Adicione a água e o açucar e deixe cozinhar por 20 min, em fogo bai-xo e com a panela tampada. Após esse tempo, coloque o vinagre de vinho tin-to. Quebre os tomates em pedaços com o auxílio de uma colher e deixe cozinhar por mais dois minutos com a panela sem tampa. Reserve.Cozinhe o macarrão em uma panela funda com água fervente e bastante sal por 8 minutos ou até que ele esteja al dente. quando pronto, sirva o macar-rao com o molho por cima e acrescente queijo parmesão e orégano a gosto.

Como fazer:

Peça para um adulto ligar o forno para você. Ele deve ficar na tem-peratura dos 200ºC.

Lave as batatas em água fria esfregando bem, seque as e fure as batatas com um garfo.

Coloque as batatas em uma forma e pessa para um adulto leva-lás ao forno.

Asse as batats por uma hora, ou até o meio amolecer.

Pessa para uma adulto ajudar você nos próximos passos: Retire as batatas do forno e usando uma faca faça um corte em formato de uma cruz.

Coloque o brócolis em uma panela e deixe ferver por 4 minutos.

Corte em pedaços pequenos.

Escorra e misture com o queijo e o creme de leite, tempere com a pimenta.

SE VIRA NOS 30

Page 9: Colher de Sopa

Vida Universitária

Passou no vestibular, pulou, gritou, chorou e teve que sair da casa dos pais. E AGORA?

Por onde começar? Qual o kit básico de sobrevivência? Nós vamos te dar uma ajudinha na

seleção dos itens para universitários que estão vivendo essa grande mudança.Em primeiro lugar, organização é fun-damental, aquele velho papel e caneta realmente funcionam! Faça uma lista, com tudo o que fazia parte da sua rotina quando você morava com os seus pais, o que você gostava de comer, quais produtos usava no dia-a-dia.Separe essa lista em subitens como: Alimentação, Higiene, Limpeza, Utilitários. Assim, você não esquece nenhum item importante. Na parte de alimentação, ar-roz, macarrão, molho de tomate, pão, queijo, sal, cebola, alho e os bons e velhos congelados fazem parte dessa lista com certeza.

Dê preferência para coisas fáceis de fazer, na correria da sua nova vida não sobrará tanto tempo para se

dedicar à arte de cozinhar, mas vale a pena ter esses itens básicos em casa, você nun-ca sabe quando vai bater aquela vontade de comida caseira. Em higiene não esque-ça sabonete, pasta de dente, papel higiê-nico, agora é sua vez de dar conta de tudo isso. Lembre-se, sua casa precisa ser limpa, desinfetante, detergente, bucha para lou-ça, se você for lavar roupa em casa, sabão em pó e amaciante também entram nessacomprinha. Utilitários? Pois é, existem artefatos que são muito úteis quando você passa a ter uma vida doméstica, estão entre eles, papel alumínio, filtro de pa-pel, guardanapo e papel toalha. Se você souber se organizar, boa parte desses itens não precisa estar em todas as lis-tas de compras, faça uma compra boa mensal e deixe apenas frutas, verdu-ras e carnes para ser comprado com mais frequência (já que são perecíveis).Lembre-se, uma boa organização é funda-mental para a economia de dinheiro e uma casa onde você consiga “se virar” comfacilidade.Lembre-se, uma boa organização é funda-mental para a economia de dinheiro e uma casa onde você consiga “se virar” com facili-dade.

Restaurantes por quilo, bandejão, fast-food, funcionam no começo, mas cansam, faz falta aquela comida de casa e outra, comida feita em casa é economia no bolso, com certeza, portanto, meu caro universitário: aprenda a cozinhar! É isso mesmo, vá

peitar o fogão algumas vezes no mês ou na semana. Quando for visitar sua família, fique de olho nas comidas, aprenda a fazer, pegue dicas de tempero, de pratos fáceis e rápidos que você gosta e faz falta. E não só por isso, aprender a cozinhar tem vários outros pon-tos positivos, você pode fazer um jantar legal pra sua nova turma de amigos, reunir todo mundo em casa e mostrar seus dotes culinários, serve também para impressionar aquela(e) gatinha (o) que você conheceu.

Cuide da sua alimentação, invista em produtos saudáveis, que, além de sustentarem, fazem bem pra sua

saúde, ninguém merece ficar doente longe de casa, uma alimentação desregrada pode fazer seu organismo fraquejar. É hora de in-vestir naquela saladinha antes deixada de lado, faça lanches que contenham verduras e legumes, sucos de fruta também são uma boa pedida pra garantir que tudo fique em ordem com você. Pratos coloridos real-mente são importantes, hoje em dia é fácil encontrar em supermercados e hortifrútis aquelas bandejas que a salada já vem pron-ta, cortada, fatiada, descascada e ainda em pouca quantidade, o que evita o desper-dício. Fique de olho na sua alimentação e aprenda: cozinha não é um bicho de sete cabeças! Encare e veja como vale a pena cuidar de você com pequenas atitudes.

Vida Universitária

Page 10: Colher de Sopa

Tudo com Queijo!

Todo brasileiro tem um pedaço de queijo na geladeira. Da tradicional mussarela para os sanduiches, até o queijo fresco do café da manhã ou então o parmesão ralado para

acompanhar a macorronada de domingo, queijo é algo que faz parte da rotina alimentar da maioria das pessoas. Hoje, você leitor vai aprender quatro novas receitas práticas e delicio-sas para você fazer na sua casa sempre que ficar com vontade de comer algo gostoso mas não tiver muito tempo para preparar!

Tudo com Queijo!Está afim de inovar na cozinha, mas não quer perder muito tempo com isso? Este mês a produção da Colher de Sopa trouxe para você quatro receitas rápidas e deliciosas que tem como ingrediente principal algo que todo mundo tem na geladeira de casa, queijo!

MACARRãO COM CATUPIRy

Ingredientes:

1 Pacote de Macarrão.1Bisnaga (250g) de Catupiry.Sal a gosto.Queijo Ralado.

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão na água com sal.

Em seguida, em uma panela de pressão, misture o macarrão (já co-zido) com o catupiry e deixe cozi-nhar por cinco minutos.

Retire o macarrão da panela, acres-cente queijo ralado a gosto e sirva da maneira que preferir.

LANCHE DE FORNO

Ingredientes:

Pão de Forma.Mussarela ou Queijo prato (em fa-tias).Requeijão.Maionese.Cheader.Óregano.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º - 220°).

Coloque todos os ingredientes no pão de forma.

Em uma assadeira, leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que o pão fique dourado.

Page 11: Colher de Sopa

Nhoque ao molho de queijos

2 Ovos.4 Copos (Americano) de Farinha de Trigo.4 Copos (Americano) de Leite. 2 Colheres (de Sopa) de manteiga ou margarina.2 Colheres (de Sobremesa) de Sal.4 Batatas (Tamanho Médio).

1 Batata tamanho grande.Sal a gosto.100g de Peito de Peru.100g de Queijo Mussarela.Cheader a gosto.4 Colheres (de Sopa) de Requeijão.Orégano.Azeite.2 folhas de Papel Toalha.

1 Tablete de caldo de Galinha ou tempero a gosto.1 Pacote de sopa de caneca sabor queijo.4 Colheres (de Sopa) de requeijão.1 ½ Copo (Americano) de leite.1 Caixinha de creme de leite.1 Colher (de Sopa) de manteiga ou margarina.

1º Parte:- Cozinhe as batatas.- Enquanto isso, em uma panela de tamanho médio, mis-ture: Os ovos, a farinha, o leite, a margarina e o sal. - Em fogo alto, aqueça os ingredientes, sempre fervendo até engrossar.- Quando a mistura começar a ficar consistente, abaixo o fogo e mexa até que a massa desgrude do fundo da panela. - Retire da panela e deixe esfriar.

Batata:- Lave a batata.- Enrole a batata ainda úmida no papel toalha.- Leve ao micro-ondas por 5 minutos. - Vire a batata e coloque no micro-ondas por mais 5 minu-tos.

Recheio:- Em uma frigideira, coloque azeite a gosto (em fogo baixo).- Misture o queijo e o peito de peru cortados em cubos ou tiras.- Adicione duas colheres de requeijão, mexa até que o requeijão se misture com ou outros ingredientes.- Adicione cheader e orégano a gosto.

2º Parte:- Descasque as batatas cozidas.- Esprema as batatas.- Misture a batata espremida com a massa já fria. - Jogue farinha em uma superfície lisa (Mesa, pia, balcão).- Enrole a massa e corte a em pequenos pedacinhos.

Ingredientes (Massa):

Ingredientes:

Ingredientes (Molho):

Mode de Preparo (Massa):

Mode de Preparo:

Mode de Preparo (Molho):

3º Parte:- Ferva um tanto razoável de água com uma pitada de sal.- Coloque a massa já cortado na água fervendo e as re-tire assim que começarem a boiar, deixe escorrer.- Deixe escorrer.

Para finalizar:

- Parta a batata ao meio, e jogue sal a gosto.- Acrescente duas colheres de requeijão (uma em cada metade da batata).- Coloque os restantes do ingredientes já misturados e aquecidos no meio da batata.- E pronto, agora é só comer.

- Em uma panela misture todos os ingredientes.- Leve ao fogo mexendo até levantar fervura.

baTaTa ReCheada de miCRo-oNdas

Page 12: Colher de Sopa

multimeios

hipermidiaanimação

arte

mais

alunos

experimental

PUC

cinema

fotografiacomunicação

artística

universidade

tecnologiadigital

cultura

audiovisual

design

www.pucsp.br/mm

Parabéns pela edição anterior!Adorei a matéria de capa, tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre o uso de especiarias.

Obrigada!Ana Maria,

Belo Horizonte – MG

Adorei a matéria sobre sopas, uma pedida leve e delicio-sa! Parabéns pelas receitas, todas de muito bom gosto e com ingredientes fáceis de achar!

Joana, São Roque – SP

Quero parabenizar

toda a equipe da revista “Colher

de Sopa” pela qualidade e varie-

dade das maté-rias.

Luiza, Niterói – RJ

Parabéns pela revista! Tenho encontrado muitas receitas legais e fáceis de fazer, adorei!!

Jorge,

Vitória – ES

Quer aparecer no nosso mural? Envie um e-mail para nós!

[email protected]

Aguardamos sua opinião!

PORTA RECADO

Page 13: Colher de Sopa

ORGULHOwww.pucsp.br

DESERPUC