colégio mauá - setembro 2011

24

Upload: colegio-maua

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista do Colégio Mauá - Set 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Colégio Mauá - Setembro 2011
Page 2: Colégio Mauá - Setembro 2011

A revista do Colégio Mauá é uma publicação quadrimestral desta instituição, integrante da Rede Sinodal de Educação.Mantenedora: Sociedade Escolar Santa CruzDiretor Geral: Wilson Ademar GriesangVice-diretor Geral: Nestor RaschenCoordenação Pedagógica: Ana Maria Lopes dos Santos, Cláudia KniphoffKroth, Maristela Fortuna e Waldy Lau FilhoServiço de Psicologia: Ângela Schnorr e Cristiane Marx FlorConselho Editorial: Nestor Raschen e Márcia Melz

Textos: Márcia Melz, professores, alunos e colaboradoresProjeto Gráfico e Diagramação: Elefante Creative WorkFotos: Banco de imagens do Colégio Mauá e Márcia MelzImpressão: LupagrafTiragem: 1.800 exemplares

Colégio Mauá - Cristóvão Colombo, 366 - 51 [email protected] - www.maua.g12.br

EditorialNesta Revista do Mauá destacamos o estudo de línguas estrangeiras e os programas de intercâmbio oferecidos aos nossos alunos. Além disto, completamos 141 anos em julho e, para comemorar, foi organizado mais um Dia do Ex-aluno. O evento promoveu o encontro de diversas gerações de pessoas que têm sua trajetória ligada ao colégio, seja através de estudos ou de trabalho.No esporte, vibramos com a classificação de cinco equipes do Colégio Mauá para a disputa da 47ª ONASE em outubro e o primeiro pódio das crianças que participam do Projeto Nosso Vôlei.Esperamos que na próxima edição possamos dividir com você mais conquistas e histórias. Boa leitura.

Editorial / Opinião

Biblioteca / Literatura

Dia do Ex-aluno

Esporte

SIPAT / Nosso Vôlei

Língua Estrangeira

Dep. Artístico / Aulão de História

Educação Infantil / Séries Iniciais

Séries Iniciais / Ensino Fundamental

Ensino Médio

Nutrição / Museu / APM / GEJA

02/03

04/05

06/07

08/09

10

11/12/13

14/15

16/17

18/19/20

20/21

22/23

Page 3: Colégio Mauá - Setembro 2011

3

A Educação Infantil no Colégio Mauá valoriza essencialmente a criança como um ser capaz,

dotado de potencialidades a serem exploradas. O papel do professor é fundamental neste processo em que a organização de uma rotina e as intervenções em cada atividade são imprescindíveis para o bom desenvolvimento dos alunos. Há o respeito pela fase de desenvolvimento de cada estudante e as atividades são planejadas de acordo com o tempo de cada um.Entendemos a infância como uma etapa que deve ser vivida intensamente através de brincadeiras. Ao realizar as atividades, a criança se apropria das funções sociais e normas de comportamento. Ela começa a aprender, levantar hipóteses e resolver situações de conflito. Além disso, o brincar é vital para o desenvolvimento normal do organismo em si e para o seu desenvolvimento como um ser social.O ato de brincar tem para a criança um caráter sério porque é o seu trabalho. Atividade através da qual ela desenvolve talentos naturais, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.A rotina da Educação Infantil engloba momentos de brincadeiras livres e dirigidas, hora da rodinha, atividades de artes plásticas, conto de histórias, atividades lógicas-matemáticas e de linguagem, passeios de estudo, desenvolvimento de projetos, entre tantas

outras que visam ao desenvolvimento integral de nossos alunos.Cada atividade desenvolvida é pensada e planejada em grupo, com foco no pleno desenvolvimento dos alunos e levando em conta seus interesses. É um trabalho extremamente gratificante que traz a nós, professores, muita alegria e satisfação.

A importância da Educação InfantilProf.ª Gabriela Koehler

Opinião

Page 4: Colégio Mauá - Setembro 2011

4

Go girl! Angels! Fazendo Gol, de Chrissie Perry“O livro é legal e interessante porque mostra que as meninas arrasam no futebol. Eu poderia ler ele mais de uma vez, pois percebi que as garotas podem fazer muitas coisas melhor do que os garotos. Elas arrasam com a bola no pé! Fica aqui a minha sugestão de leitura. Espero que gostem dele!”

As Caçadas de Pedrinho e Malasartes, de Monteiro Lobato e Augusto Pessôa“Nestes livros, os personagens vivem várias aventuras. Pedro Malasartes não tem moradia fixa, viaja por todos os lugares tentando ‘passar a perna’ nas pessoas para ganhar dinheiro. Já o Pedrinho mora na cidade e sempre passa as férias no sítio da avó, Dona Benta. Ele não é como outros meninos da cidade grande, pois adora se aventurar na flora do sítio, pescar e fazer tudo que uma criança de antigamente gostava de fazer. São duas histórias com um pouco de imaginação, mas são bem diferentes, pois, enquanto Pedro é um homem que fica passando a perna em todo mundo, Pedrinho é um menino que vive aventuras com seus amigos. Mesmo com o mesmo nome, os personagens são muito diferentes.”

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol“Loucura, fantasia, imaginação, não é o que se quer em um livro? De longe, infantil, mas afinal, a infância não é a parte mais bela de nossas vidas? É essa ideia que o livro te proporciona. Encontre, nas aventuras da curiosa Alice seus antigos amigos, seus sonhos.”

A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson“Este livro do autor Robert Louis Stevenson, agora em quadrinhos, aborda a época em que piratas saqueavam navios e vilas. O personagem Jim Hawkins, passa por uma mudança de vida, quando um ex-pirata se instala na hospedaria. Após sua morte, Jim descobre, na arca do lobo do mar, o mapa de um tesouro que pertencia ao perverso capitão Flint. Começa então uma frenética caçada. Jim descobre um motim enquanto está no navio que vai até a ilha onde o tesouro está enterrado. O livro tem ótima narrativa e uma bela ilustração. É muito bom, com grandes doses de aventura e perigo. O que mais chama atenção é o enredo criado pelo autor. Uma ótima leitura!”

Feliz por nada, de Martha Medeiros“Você é feliz? Aposto que disse sim! Principalmente, se tem iPad, iPhone ou outro aparato tecnológico. Esqueceu-se, provavelmente, de lembrar que tem saúde, família ou no privilégio de ler, de escrever e até mesmo de comer. Nossa sociedade é muito consumista e individualista, pouco pensa no seu próximo.Em ‘Feliz Por Nada’, Martha Medeiros descreve, em crônicas, situações do dia a dia que permitem perceber que a felicidade não precisa estar ligada a dinheiro, viagens ou a outras coisas materiais. A felicidade depende de nos aceitarmos como somos, de fazermos coisas que nunca imaginamos, de enfrentarmos nossos medos e de não termos vergonha do que os outros vão pensar.”

DanielFronckowiakTurma 161

IsabellaFaccinTurma 951

Sofia Carriço Arend, Julie Herdina e Alice Helena Mohr Turma 172

Ana ElisaBaumhardtTurma 184

AmandaConradTrma151

Biblioteca

Page 5: Colégio Mauá - Setembro 2011

5

Buscando incentivar sempre mais o hábito da leitura de livros, o Colégio Mauá promoverá, entre os dias 26 de

setembro e 6 de outubro, uma série de encontros entre os alunos da instituição, escritores e professores de Literatura.

26 e 27 de setembro: Turmas dos 4os e 5os anos e 5as séries recebem a professora Ângela Fronckowiak.

29 de setembro: Turmas de 6ª e 7ª séries participam de palestra com Marcelo Spalding, autor de obras de literatura infanto-juvenil.

30 de setembro: Turmas dos 2os e 3os anos do Ensino Médio conversam com o professor e escritor Elenor Schneider sobre as leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS (2012).

3 de outubro: Turmas da Educação Infantil até os 5os anos e 5as séries trabalham com a escritora Léia Cassol.

6 de outubro: Turmas de 8as séries e dos 1os e 2os anos do Ensino Médio conversam com o autor Álvaro Cardoso Gomes.

Semana Literária do Colégio MauáProf.ª Ligia Margaret Hertzer

Negrinha – Monteiro Lobato Prof.ª Ligia Margaret Hertzer

Conhecido autor da literatura brasileira, Monteiro Lobato inspirou alguns trabalhos

dos alunos dos 3os anos do Ensino Médio. Esta história em quadrinhos foi feita pelas alunas Ana Paula Arrieira Simões e Carolina Machado - Turma 232, a partir da obra “Negrinha”, texto que narra as maldades de D. Inácia, uma senhora aparentemente de bom coração,

contra uma indefesa menina.

LITERATURA EMQUADRI

NHOS

Literatura

Page 6: Colégio Mauá - Setembro 2011

6

Lembranças, histórias, reencontros e muitos abraços. Assim foi o dia 21 de agosto, data em que se

comemorou o Dia do Ex-aluno do Colégio Mauá. O almoço de confraternização, promovido pela Associação dos Ex-alunos e Amigos do Colégio Mauá em parceria com a direção da instituição, contou com a presença de cerca de 500 pessoas. O evento, que teve sua primeira edição em 2010, tem o objetivo de promover o encontro de todas as gerações que já passaram pelo colégio. Neste ano, foram homenageados os concluintes do Científico e Técnico em Contabilidade de: 1961, 1966, 1971, 1976, 1981, 1986, 1991, 1996 e 2001. Estes ex-alunos completam, neste ano, 50, 45, 40, 35, 30, 25, 20 15 e 10 anos de conclusão dos seus estudos no Colégio Mauá.Formado em 1953 e hoje morador do Rio de Janeiro, seu Euniro Farah tenta participar de todos os encontros promovidos pelos ex-colegas. “No momento em que chego aqui, revejo os amigos, colegas, eu renovo as energias, é contagiante”, declarou. Sentado ao lado, o ex-colega Günther Gressler, brincou com o fato de ter que reconhecer as pessoas depois de tantos anos. “É emocionante depois de tanto tempo poder encontrar amigos, às vezes, até é difícil de reconhecer quem convivia conosco, o tempo mudou todos nós”, disse Gressler. A química Juliana Wetzel se formou há 10 anos e estampava no rosto a felicidade de poder relembrar as histórias com sua turma. “Ver todos colegas, professores, saber como estão, vale muito a pena, é uma alegria para todos nós. Quero participar do meu jubileu de 50 anos e até lá vou participar sempre”, afirmou a jovem.

Dia doEx-aluno

Turma de 1966

Turma de 1961 - Jubileu de ouro

Turma de 1971

Dia do Ex-aluno

Page 7: Colégio Mauá - Setembro 2011

7

Turma de 1976 Turma de 1981

Turma de 1986 - Jubileu de prata Turma de 1991

Turma de 2001Turma de 1996

lupagraf

Dia do Ex-aluno

Page 8: Colégio Mauá - Setembro 2011

8

A final da Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação acontece entre os dias 28 e 31 de outubro na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná. A competição reúne os colégios da Rede Sinodal de Educação e este

ano é organizada pelo Colégio Martin Luther, da cidade anfitriã.

Equipes do Colégio Mauá classificadas para a 47a ONASE

Após vencer a fase classificatória da região centro, a equipe de basquete

feminino, categoria infanto, conquistou sua vaga na 47ª ONASE. Os jogos eliminatórios aconteceram na Soges, em Estrela. Nas duas partidas disputadas, o Colégio Mauá conseguiu a vitória. A primeira foi contra o Colégio Martin Luther e terminou com o placar de 51 a 17. Na segunda disputa, a equipe venceu por 55 a 23 o Colégio Evangélico Alberto Torres. O técnico da equipe é o professor Eleno Hausmann e as atletas são Amanda Philips, Ana Julia Metz, Bruna Goldschmidt, Camila Conrad, Julia Bedin, Leticia Vetoretti, Natalia Hausmann e Tauane Schroeder.

O jogo único classificatório para a 47ª ONASE da modalidade

basquete infantil feminino ocorreu dia 27 de junho, no ginásio de esportes do Colégio Mauá. A equipe da instituição enfrentou o Colégio Martin Luther, de Estrela, e venceu a partida por 31 a 24. A equipe do Colégio Mauá é formada pelas atletas Ana Luiza Zingler, Camila Lopes Martins, Caroline dos Santos, Evelyn Cristine Barbian, Isabela Dornelles Pasa, Jordana Elize Beck, Luiza Caldas Bedin, Manuela Pinheiro dos Santos, Nathalia Tatsch Motta e Paula Keller. O grupo é treinado pelo professor Eleno Hausmann

• BasqueteInfantilFeminino

• VoleibolInfantilMasculino

• BasqueteInfantilMasculino

• BasqueteInfantojuvenilFeminino

• BasqueteInfantojuvenilMasculino

Esporte

Page 9: Colégio Mauá - Setembro 2011

9

Ginástica de TrampolimEm agosto, as ginastas do Colégio Mauá, acompanha-

das da técnica Cristina Weigel, participaram da primeira etapa do Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim, realizada no complexo esportivo da Univates, em Lajeado. Representada por 22 atletas, a instituição teve a maior delegação do torneio. Nesta

etapa, foram disputadas as provas de Minitrampolim, Duplo Trampolim e Tumbling (pista de ginástica de solo). A segunda etapa do campeonato acontece no dia 17 de setembro, também na Univates, com as provas de Trampolim Individual (popularmente conhecido como cama-elástica) e Trampolim Sincronizado (em que dois ginastas, cada um em seu trampolim, executam a mesma série de 10 saltos consecutivos em sincronismo).

O Colégio Mauá sediou a II Etapa do Torneio Estadual de Ginástica Rítmica e a Copa Escolar Natália Eidt

no dia 21 de agosto. Com a participação de equipes de Porto Alegre, Pelotas, Eldorado do Sul e Santa Cruz do Sul, mais de 80 ginastas de 9 a 20 anos competiram em diferentes categorias.O Colégio Mauá foi representado pelas ginastas Riana Tornquist, Roberta Rockenbach, Vitória Erhardt, Luisa Hein, Raíssa Inácio, Maria Clara Chedid, Eduarda Capelari, Ana Carolina Gomes e Martina Stapenhorst.

As santa-cruzenses representaram a instituição na competição de conjuntos e Martina Stapenhorst no Individual Juvenil, em que conquistou o 2º lugar no geral da prova de Mãos Livres.O nome da competição é em homenagem a ginasta Natália Eidt, atleta do Colégio Mauá e até hoje a única representante de uma entidade gaúcha de ginástica rítmica que participou dos Jogos Olímpicos, além de ser a mais premiada na história da GR no Rio Grande do Sul.

Copa Estadual Escolar Natália Eidt

Esporte

Page 10: Colégio Mauá - Setembro 2011

10

1a SIPAT do Colégio Mauá

Entre os dias quatro e oito de julho, foi realizada a 1a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de

Trabalho (SIPAT) do Colégio Mauá. Na programação, várias atividades objetivando o bem-estar, a saúde e a segurança de todos os colaboradores que fazem parte da instituição. Tendo como tema SOS – Saúde, a 1a SIPAT teve o apoio da Direção do Colégio, APF, Hospital Santa Cruz, UNIMED, professores de Educação Física e os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Durante a semana, foram realizadas palestras com a fonoaudióloga Larissa Schuster, com o terapeuta Jeferson Cappellari e com a fisioterapeuta Letiere Z. Sehnem. Além disso, foi realizada uma oficina de arteterapia (vivência a partir do elemento água) com a professora Lora Magna Griesang, e os profissionais Fernanda Gallisa e Rodrigo Lauer ofereceram medição de pressão arterial e glicose durante o Pit Stop da Saúde.

A sacada certa

Desde outubro de 2010, o Programa Social Movida, juntamente com o Colégio Mauá, implementou o

Projeto Nosso Vôlei. Tendo como objetivo a educação e socialização de crianças e adolescentes através de práticas esportivas, o lançamento do projeto ocorreu dia 17 de agosto com a proposta de difundir a prática do vôlei na cidade. Acompanhados de professores e orientadores, os estudantes que participam das aulas em turno alternativo ao da escola onde estudam, contam com a infraestrutura do Corinthians Sport Clube para realizar as atividades. Neste ano, o Projeto Nosso Vôlei vai atender 75 alunos de escolas estaduais e municipais, com faixa etária entre nove e 15 anos.A coordenação do projeto é formada pelos professores do Colégio Mauá Luciano Silveira e Rafael Fetter, com a colaboração da assistente social do Programa Movida, Sandra T. Halmenschlager. Além disso, três instrutores de educação física acompanham e orientam as atividades, são eles Ana Paula Herig, Laura Cardoso e Odair Beck.

A primeira grande conquista do Projeto Nosso Vôlei aconteceu dia 27 de agosto. Nossa equipe ficou em 2º lugar Mini – Série Bronze Feminino no Troféu Lajeado

Vôlei, disputado no CEAT, em Lajeado.

SIPAT / Nosso Vôlei

Page 11: Colégio Mauá - Setembro 2011

11

Os fantoches que falam inglêsProf.ª Karen Santorum

A história do fantoche começou com as primeiras civilizações e, conforme a literatura, os primeiros

eram as próprias mãos. Na idade da pedra, à luz das fogueiras e abrigados nas cavernas, os homens utilizavam as sombras projetadas nas paredes para formar o semblante de animais e assim contar histórias. Feitos de esponja e tecido, os fantoches ganharam seu espaço no universo das crianças. Nas aulas de inglês das séries iniciais, o Walter, um bombeiro voluntário vindo do Canadá, e seus amigos Bobby, Linda Lilica, Buddy Bear e Mummy Bear têm uma história de vida

que vai sendo enriquecida a cada encontro com os pequenos. Cada um tem preferências, manias, segredos e características jamais esquecidas pelos alunos. Na convivência entre as crianças e os fantoches, tudo passa a ser possível. Há um empenho grande nas aulas em ensinar ao Bobby que head é “cabeça” e não “pé” ou ganhar da Mummy Bear em cada jogo e rir muito dela quando ela se sacode tentando se concentrar. Elas mostram para o Walter quais são suas comidas favoritas e ajudam o Buddy a projetar sua casa da árvore que será construída pelo pai Daddy Bear. Em meio a cada conversa, surgem as partes do corpo, comidas, objetos da casa, cores, números e assim, sem dar conta, eles aprendem brincando.

Língua Estrangeira

Novas turmas em setembro

Rua Thomaz Flores, 830 - Santa Cruz do Sul/RSFone: 3056-3333 | www.wizardsantacruz.com

Wizard, a melhor metodologia de ensino de idiomas

Page 12: Colégio Mauá - Setembro 2011

12

Existem inúmeras razões para aprendermos línguas estrangeiras e acreditamos que não é suficiente

passar apenas nos exames da escola. Aprender é divertido. Saber um novo idioma aumenta as nossas possibilidades e permite-nos interagir com estrangeiros, assistir filmes, vivenciar outra cultura, ler e escutar. Aprender outra língua pode aumentar a autoconfiança e ajudar a expressar-se mais claramente, também, em nosso próprio idioma. Dominar as línguas estrangeiras faz parte dos conhecimentos básicos que devemos adquirir no mundo de hoje e é ótimo saber que não teremos problemas em contatar pessoas de outros

países. Com relação ao ensino do alemão no Colégio Mauá, temos certeza de estar trazendo para o nosso aluno um grande diferencial. Goethe, Schiller, Kant, Kafka, Mozart e Einstein são grandes nomes da história e todos nasceram na Alemanha. Ter a oportunidade de ler suas obras na versão original é, sem dúvida, uma conquista.

Motivos para aprender Professores de Língua Alemã

Como trabalhamos a Língua Alemã no Colégio Mauá? Enfatizamos a comunicação oral e escrita, fundamentada em temas do cotidiano, por meio de jogos, músicas, diálogos, textos, teatro, emails, visando sempre à excelência no aprendizado do educando.

Intercâmbio:O Colégio Mauá realiza intercâmbio para Alemanha com o Faust Gymnasium de Staufen. Em 2011, os alunos participaram de um curso de alemão em Freiburg.

Aprender um novo idioma é muito bom quando está ligado ao prazer do aluno pela descoberta e do

professor por alcançar seu objetivo. Conhecer uma nova língua é ir ao encontro de novas formas de ser, de estar no mundo, de vê-lo e de falar dele. É com esse intuito que trabalhamos com a língua espanhola no Colégio Mauá.O Espanhol é disciplina curricular na instituição desde 2001. Na oitava série é oferecida como atividade extraclasse, em forma de clube. A vantagem para o aluno é a de ter o curso completo de Espanhol, no tempo regular de quatro anos, concluindo-o no terceiro ano do Ensino Médio.Desde 2004, uma vez por ano, temos o intercâmbio com o Instituto Evangélico Americano, escola de Buenos Aires. Nossos estudantes vão à capital argentina, ficam hospedados em casa de alunos, frequentam a escola e convivem durante dez dias inseridos na cultura portenha, assim como os argentinos que vêm a Santa Cruz do Sul e participam do mesmo processo. Os alunos que estão participando do intercâmbio em 2011 estão ansiosos, pois falta pouco para irem à Argentina. São eles:

A língua espanhola no Colégio MauáProfessoras Andressa Espasandin e Vera Travi

Andyara S. Santos, Bruno Martin, Fabrício Beckenkamp, Fabrício Elias, Fernando Faller, Gabriela Fürst, Helena C. Toillier, Liara Wrasse Bender, Maria Eduarda Bünecker, Rafael Rocha, Ricardo Glesse, Rodrigo Schalbach, Tiago Quinot e Yasmin Ali.

Professores de Língua Alemã

Língua Estrangeira

Page 13: Colégio Mauá - Setembro 2011

A parceria entre Brasil e CanadáProf.ª Fernanda Zubaran

Há seis anos o Colégio Mauá realiza o programa de intercâmbio com a escola Goes (com sede em diversos países), na cidade de Ottawa, capital do Canadá. Os estudantes brasileiros ficam hospedados na casa de

famílias canadenses e fazem um curso de inglês que dura quatro semanas, com carga horária semanal de 24 horas. O teste de nivelamento é feito no Brasil e o aluno tem a possibilidade de classificar-se para seis níveis diferentes, do básico ao avançado. Além das aulas, o intercambista desfruta de acomodação (três refeições e quarto privado) e atividades programadas pela Geos, como visitas a museus, ao Parlamento, esqui e passeio a Montreal. Todas as atividades são acompanhadas por um representante da Geos e pelas professoras acompanhantes do Brasil, que também se hospedam em casas de família. O próximo grupo de alunos do Colégio Mauá embarca para o intercâmbio em janeiro de 2012, acompanhado da professora Fernanda Zubaran.

Grupo de estudantes que esteve em Ottawa entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Esta provavelmente será a resposta que seu filho(a) terá que dar a uma pergunta básica para o futuro dele(a): você fala inglês? No mundo globalizado em que vivemos, o aprendizado de um idioma, em especial o inglês,

torna-se quase uma obrigação e não mais um diferencial.A compreensão da língua se dá através das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Há uma preocupação da escola, e certamente dos pais, de que este contato com a língua inglesa aconteça o mais cedo possível. Com este intuito, o Inglês é oferecido na escola a partir da educação infantil para que a criança passe a ter o contato com o idioma e tenha curiosidade em aprendê-lo. A continuidade deste trabalho acontece, também, nas séries iniciais do ensino fundamental com material didático apropriado para esta faixa etária. A partir do 5º ano e até a 8ª série o número de aulas semanais é intensificado para dois ou três períodos, sempre com uma grande preocupação dos professores da área na escolha do livro e material de apoio adequado. Já no ensino médio, os alunos continuam com a mesma carga horária, porém, são divididos por níveis de conhecimento para que cada aluno possa se desenvolver respeitando o seu ritmo e crescimento na língua.

Yes, I do.Prof.ª Margareth Schneider

Page 14: Colégio Mauá - Setembro 2011

14

Durante as aulas de música do primeiro semestre, os alunos dos 4os anos focaram seus estudos nos

instrumentos musicais de percussão, corda, sopro, elétricos e alguns feitos com material alternativo ou reciclado. Pensando na qualidade do som e nas características das peças, cada estudante fez seu próprio instrumento e levou para aula. A partir do uso deles, foram tirados diversos ritmos, além do acompanhamento de algumas canções. O trabalho foi exposto no saguão do colégio e teve a recepção positiva dos demais estudantes pois todos os instrumentos foram confeccionados pensando no meio ambiente.

Quem canta seus males espanta

Para incentivar o estudo e interesse pelo canto, no dia 12 de agosto, foi realizado o Dia do Canto da Rede Sinodal de Educação – Região

Centro, no Teatro Mauá. O evento que promoveu um grande encontro de corais infantis, contou com cerca de 250 estudantes. Além do coral do Colégio Mauá, o encontro trouxe pequenos cantores de Teutônia, Lajeado, Roca Sales, Cachoeira do Sul e Estrela.

Estudar os instrumentos musicais pensando no meio ambienteProf.ª Gislaine T. Guedes da Luz

Colégio Mauá no 8o ENDASEProf.ª Riane Kraether Tornquist

Nos dias 26 e 27 de agosto, o Colégio Mauá participou do 8º ENDASE (Encontro Nacional de

Danças da Rede Sinodal de Educação) “Dança: Cultura em movimento” no Colégio Alfredo Simon, em Pelotas. Os estudantes apresentaram uma dança em estilo livre (Dancing Days) e uma dança de salão estilo tango (Bajofondo). Os alunos do departamento de dança foram acompanhados dos professores Riane Kraether Tornquist e Rafael Luz.

Dep. Artístico

Page 15: Colégio Mauá - Setembro 2011

15

A juventude que fez históriaAo som de All My Loving do The Beatles, os alunos

e comunidade escolar começaram uma verdadeira viagem no tempo nas duas sessões da quarta edição do Aulão de História – Dia Mundial do Rock. Neste ano, o projeto contou com a colaboração de 140 mãos e “um só grande coração batendo pela música e pela história”, define o professor Waldy Lau, idealizador do aulão. No palco, contextos e fatos históricos deram vida a encenações teatrais e interpretações musicais, como o drama vivido pelos alemães com a construção do muro de Berlim e a descolada vida levada pelo movimento hippie. No telão, fotos e comerciais de produtos que marcaram época garantiram o clima de nostalgia. Com o tema “A Juventude faz História”, o aulão analisou as décadas de 1960 até 1990. O “Maio de 68” em que tudo era possível, o regime ditatorial da Argentina comandado por Videla, as mães que choraram por seus

filhos na Praça de Maio, em Buenos Aires e a Guerra Fria, foram alguns dos temas abordados. Comerciais da moderna Kombi e do Fusca com teto solar, o programa do Chacrinha, dos Trapalhões, a TV Colosso e a primeira temporada da série Malhação, arrancaram risos da plateia. Já na música, foram lembrados Pink Floyd, com sua contestadora canção Another Brick In The Wall, além das bandas Oasis, Pearl Jam, Foo Fighters, The Cranberries, Titãs e Rita Lee, que contaram com a ajuda de um coro formado pelos presentes.Para o professor Waldy, história e música se misturam e o retorno do evento é muito positivo. Todos os que participam da apresentação envolvem-se de maneira afetiva e efetiva e o interesse dos alunos e da comunidade por conhecer e entender um pouco mais da realidade atual é percebido pelo grande público que prestigia o evento.

Aulão de História

Page 16: Colégio Mauá - Setembro 2011

16

As histórias têm função fundamental na educação, pois através delas temos a oportunidade de

nos transportar ao mundo imaginário, onde os personagens nos remetem a situações vivenciadas na vida real.Na educação infantil, as histórias fazem parte da rotina escolar, onde a cada dia contamos aos nossos alunos diversas histórias, de diferentes formas.Considerando que a Turma 031 demonstrou, durante o semestre, grande encantamento pelas histórias, na homenagem aos pais do dia 21 de agosto, apresentaram um enredo coletivamente construído a partir do estudo realizado sobre “O que é ser pai” e com inspiração em livro de autoria de Sylvia Orthof.

Homenagem aos paisProf.ª Maristela Fortuna

Se as coisas fossem pais

Se o mago fosse pai, seria o pai da magia;Se o sol fosse pai, seria o pai do fogo;Se o rei fosse pai, seria o pai do príncipe e da princesa;Se o parque fosse pai, seria pai da diversão;Se um anjo fosse pai, seria o pai do cuidado;Se o pirata fosse pai, seria pai do tesouro;Se o super-herói fosse pai, seria o pai da proteção;Se o esporte fosse pai, seria o pai do desafio;Se o castelo fosse pai, seria o pai da segurança;Se o céu fosse pai, seria pai das estrelas;Se o palhaço fosse pai, seria o pai da alegria;Se o colégio fosse pai, seria o pai do aprendizado. E assim termina a história “se as coisas fosse pais”.

Uma manhã diferenteProf.ª Sabrina Rodrigues da Silva

A escola é um espaço de ensino, aprendizagem, convivência e desenvolvimento e também um

espaço para a promoção de saúde. É o ambiente no qual a criança passa parte do tempo de sua vida e onde também são formados os seus valores fundamentais.Considerando este espaço privilegiado para diversas práticas, a fonoaudióloga Maria da Glória Cunha Rangel Pinto e também avó do Kim Heuser, juntamente com as demais crianças do Jardim A2 - Turma 021, proporcionou uma manhã diferente onde: conversou, contou história, fez exercícios faciais e de mastigação. Ela explicou a importância de mastigar bem os alimentos, de falar com calma e de prestar atenção na pronúncia das palavras.O momento foi muito especial para todos que ainda hoje lembram no dia a dia o que a vovó Glória, assim chamada carinhosamente pela turma, ensinou naquela manhã. Algumas dicas de como ensinar seu filho a falar corretamente:• Exemplo correto de fala. Fale sempre corretamente com a criança e mostre como articular as palavras de uma maneira agradável para ela. Caso a criança não consiga falar, nunca diga que ela falou errado e sim dê o exemplo correto, corrigindo-a de uma forma indireta e eficiente.• Momento de prazer. Proporcione momentos em que a criança fale. Deixe-a contar sobre como foi na escola, o que comeu, histórias, representar, conversar sobre o dia no carro e contar sobre os amigos.• Fale certo. Não use palavras no diminutivo nem em linguagem “tatibitate”. Por exemplo: em vez de “pepeta”, diga “chupeta”.• Tenha paciência. Fale com a criança, não por ela. Deixe-a terminar a frase no próprio tempo, mesmo que demore para completar a ideia.• Eliminar hábitos incorretos. Ajudar a criança a parar com o uso de chupeta, mamadeira, sucção digital (chupar o dedo), sucção de paninhos, hábitos que poderão prejudicar o desenvolvimento da fala.

Educação Infantil

Page 17: Colégio Mauá - Setembro 2011

17

Estudando a cultura indígenaProfessoras Gabriela Koehler, Gabriela Cavalli, Carlen Porto e Maristela Fortuna

No primeiro semestre deste ano, as turmas do Jardim B envolveram-se em um lindo e interessante trabalho

sobre a cultura indígena. Para este estudo, os alunos aprenderam sobre a relação do índio com a natureza e lições de preservação. Além disso, confeccionaram um livro em forma de oca contendo informações como a vida dos curumins, famílias indígenas, o trabalho dos índios, as pinturas no corpo, a moradia, entre outras. Também foram produzidas tintas naturais utilizando erva mate, urucum, beterraba e cenoura para a confecção de uma grande e colorida árvore.Durante o estudo, assistimos ao filme Tainá, cantamos músicas e realizamos um passeio de estudos ao Museu do Colégio Mauá, onde os alunos adquiriram importantes conhecimentos sobre a cultura indígena. Também foi realizada uma exposição com os objetos indígenas que os alunos trouxeram de casa para compartilhar com os colegas.Estamos certos de que este estudo deixou marcas significativas em nossos alunos. Eles aprenderam a valorizar e a respeitar o diferente, além de aprender que os índios têm muito a nos ensinar sobre a preservação da natureza.

Educação Infantil / Séries Iniciais

Festejos de São JoãoProfessoras Cristine Kothe e Mônica Kanitz

Aproveitando as Festas Juninas, as professoras do Turno Integral prepararam atividades para

as crianças, enfatizando a importância dessa data comemorativa para a cultura e história do nosso país.Na manhã do dia 22 de junho, os alunos do turno da manhã puderam festejar o Dia de São João de uma forma especial. Cada aluno matriculado no turno teve a oportunidade de convidar um amigo da escola para confraternizar e festejar esta data. Foi uma manhã repleta de alegria e diversão com muitas brincadeiras, músicas, danças e lanches deliciosos. E tudo isso foi registrado através de fotografias que foram tiradas em um painel decorativo, construído pelos próprios alunos na semana anterior à festa.

Page 18: Colégio Mauá - Setembro 2011

Horta escolar Professoras Gisela C. Söhnle, Danusa Heck, Désirée Petry e Marcia Rauber Schmitt - 2º ano fundamental

Um tema em especial despertou a curiosidade dos alunos dos segundos anos nos últimos meses:

a horta escolar. Instigados a refletir sobre o que já sabiam a respeito do assunto e o que gostariam de descobrir sobre hortas, as crianças demonstraram um grande envolvimento e interesse pelo tema.

Acreditamos que o contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, bem como o encanto com as sementes que brotam como mágica, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos, levam nossos alunos a refletir sobre o ambiente que nos cerca e a repensar as responsabilidades e atitudes de cada um de nós.Estas vivências podem transformar um pequeno espaço da nossa escola em um canto de muito aprendizado. Estes conhecimentos construídos e socializados serão transportados para vida familiar, promovendo vivências que resgatam valores.

Percebendo a animação, as professoras elaboraram um trabalho que possibilita integrar diversas áreas e recursos de aprendizagem, criando uma fonte de observação e pesquisa. Os principais objetivos da atividade são:• despertar o interesse para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação;• ensinar a cultivar plantas utilizadas como alimentos;• conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;• degustar o alimento semeado, cultivado e colhido;• criar, na escola, uma área produtiva pela qual os alunos envolvidos no projeto se sintam responsáveis;• estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;• construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Pigmentos naturaisProf.ª Ivani Ana Friedrich

Dos primórdios à contemporaneidade, a pintura encontra-se presente em nosso meio.

Inicialmente, as tintas eram feitas de modo artesanal e, posteriormente, em larga escala industrial. A ideia de produzi-las com elementos da natureza se concretizou nas aulas de artes, nas turmas de quintas séries, em junho.A atividade ampliou os conhecimentos sobre os materiais naturais alternativos de pintura, investigando pigmentos naturais para a preparação de tintas; valorizou o ambiente natural local e regional; deu a oportunidade de redescobrir e de produzir tintas para fins artísticos e didáticos e estimulou à coragem

criativa através da expressão plástica, explorando formas, cores e texturas.Temática da aula sobre pigmentos naturais Na confecção das tintas naturais, os alunos utilizaram elementos vegetais, como beterraba, feijão preto e cascas de frutas, e minerais, como terra e pó de mármore. Os pigmentos líquidos foram extraídos através dos processos de cocção, maceração, infusão, fricção e liquidificação. Já os pigmentos em pó foram obtidos com trituração, calcinação, decantação, lixação, peneiramento e imersão. Com as tintas naturais prontas, os estudantes fizeram um caderno de amostras e também pinturas em tela e papel. Uma exposição foi organizada na escola para mostrar o resultado deste trabalho.

Page 19: Colégio Mauá - Setembro 2011

19

No final do primeiro semestre, os alunos das sétimas séries realizaram a tradicional atividade do júri

simulado. O objetivo do exercício foi explicitar os dois lados da Revolução Industrial: os pontos positivos e os pontos negativos deste importante marco histórico. As profissionais da área do Direito, a promotora Nádia Baron Ricachenevsky e a advogada Betina Kipper, ambas mães de alunos, realizaram uma palestra para promover orientações gerais sobre o funcionamento de um júri.Os estudantes também foram convidados para participar

de um júri simulado realizado pelos acadêmicos da faculdade de Direito, na sala de júri no Fórum de Santa Cruz do Sul. A professora de história, Odeti Ertel, acompanhou-os. “Foi uma ótima experiência para os nossos alunos”, disse a educadora. A atividade integra não só os alunos com a matéria como também proporciona experiências novas e de desenvolvimento da consciência crítica, de argumentação, de exposição de ideias, de debate, de saber posicionar-se diante de um assunto polêmico e aprender a expressar-se em público com desenvoltura.

Tempos Modernos é um filme clássico da comédia, gravado em 1936, que apresenta elementos das práticas de trabalho da época e suas implicações no comportamento da sociedade. Além de explicar o mundo do trabalho,

Charles Chaplin evidenciou o desdobramento da modernidade burguesa na vida social. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao filme no Teatro do Colégio Mauá, no dia nove de junho, durante aula de História, com a professora Odeti Ertel. Após o filme, os alunos debateram o tema, compreendendo as implicações que a Revolução Industrial trouxe à sociedade contemporânea.

Dinâmica de formação para a cidadania - Júri simuladoProf.ª Odeti Ertel

Prof.ª Odeti Ertel

Sessão de cinema com alunos de 7a série - Tempos Modernos, de Charles Chaplin

Ensino Fundamental

Page 20: Colégio Mauá - Setembro 2011

20

Nas turmas dos 5os anos, 951, 952 e 953, as aulas de matemática do mês de agosto foram voltadas para

o assunto dinheiro. Durante o desenvolvimento desta proposta, os alunos perceberam o quanto é importante usá-lo com sabedoria. Ao realizar compras, por exemplo, deve-se ter sempre a real necessidade desse consumo para evitar, assim, a compra de supérfluos. Procuramos entender que a responsabilidade com as finanças é a base para o futuro, para a vida adulta. É essencial que nossos alunos tenham consciência de que as pequenas ações do dia a dia podem transformar o mundo. Visando conhecer mais profundamente a história da moeda brasileira, as turmas se envolveram na leitura e pesquisa do assunto na sala de informática. Depois todos analisaram as cédulas que estão em circulação no país e sua evolução até o mundo moderno.A reescrita da história do dinheiro foi desenvolvida em uma folha A3, onde os estudantes colaram cédulas de brinquedo, desenhos e curiosidades. A palavra SALARIUM surpreendeu os alunos pela sua origem, pois comentaram, surpresos, sobre a troca de mercadorias que realizavam, chamada escambo. A partir desta temática, surgiu a ideia de unir as áreas de matemática e ciências na confecção de uma cédula com animais da fauna do Rio Grande do Sul, alguns até em extinção. Tendo como objetivo conhecer mais sobre a vida desses bichanos, os alunos escolheram os animais. Após recortaram dois retângulos de 14 cm por 7 cm. Neles, montaram a cédula e deram valores

para as mesmas, inventaram elementos de segurança, desenharam seu animal escolhido e realizaram uma pesquisa sobre o mesmo. As características, hábitat, alimentação e curiosidades de cada animal foram pesquisados individualmente e após comentadas no grande grupo nas aulas de ciências.Por fim, utilizaram folhas coloridas como fundo das suas pesquisas, que serão expostas para apreciação de toda comunidade escolar em painéis.

Prof.ª Mariane Isabel BergelReinventando o dinheiro

Ensino Fundamental / Médio

Durante as aulas de geografia, foi proposto aos alunos que fizessem algo para chamar a atenção dos colegas a respeito das questões ambientais em diferentes espaços do colégio.

Sabemos da importância que tem a questão ambiental nos dias atuais, pois percebemos que os problemas vêm se agravando com o passar do tempo. O aumento populacional e do desenvolvimento tecnológico, principalmente o industrial, muito tem contribuído para isso. Além disso, o consumo exagerado gera uma enorme quantidade de lixo, que agrava ainda mais esses problemas. Com o objetivo de analisar, debater e pensar sobre o assunto, os alunos do 1º ano do Ensino Médio foram desafiados na disciplina de geografia a criar pequenos espaços no colégio para chamar a atenção sobre a questão ambiental. Os estudantes também fotografaram problemas ambientais encontrados na nossa cidade e elaboraram trabalhos sobre os mesmos.

Você viu?Prof.ª Janine L. Kniphoff da Cruz

Page 21: Colégio Mauá - Setembro 2011

21

Com o intuito de auxiliar os alunos do Ensino Médio do Colégio Mauá a responder a essa pergunta,

realizou-se, no dia 13 de agosto, mais uma Feira Interna de Profissões.Um expressivo número de alunos participou ativamente da feira. Na abertura, tivemos a palestra do professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Fernando Trein, que falou sobre orientação de carreiras. O palestrante falou sobre os principais enganos em relação ao futuro profissional, onde buscar informações sobre profissões, além de caminhos para conhecer melhor a área almejada.Após a palestra, os alunos dirigiram-se aos seus respectivos painéis de interesse, sejam eles na área das ciências exatas, humanas ou biológicas. Neste momento, os estudantes interagiram com profissionais variados conversando e esclarecendo dúvidas.

Você já sabe para onde vai?Psicóloga Cristiane Marx Flor

“Achei a Feira de Profissões extremamente interessante para responder as dúvidas sobre qual carreira seguir. Durante os depoimentos dos profissionais, conseguimos esclarecer melhor as ideias a respeito do futuro e do que queremos dele”. Maria Louise Herberts Sehnem - Turma 211

“Achei muito importante a oportunidade de podermos conversar com os profissionais. Gostei bastante das palestras do painel de Exatas que assisti. Me identifiquei bastante com a engenharia civil.”Luís Felipe Haas Cavalcanti - Turma 211

Guilherme Mazui - jornalista e ex-aluno

Ensino Médio

Page 22: Colégio Mauá - Setembro 2011

Durante um semestre, alunos da 5a série, 5º ano e 7a série, participam da aula de nutrição e culinária

uma vez por semana. A oficina é intercalada com as aulas de arte, realizadas no outro semestre do ano. Orientados pela nutricionista e professora Sabrina Fuerstenau, os estudantes recebem informações sobre alimentos e colocam em prática as receitas sugeridas pela professora como, por exemplo, bolo de cenoura, batata assada, lasanha e cuca. Cabe aos alunos a realização dos pratos, a limpeza da

louça, fogão e bancada. Após a receita pronta, todos sentam à mesa do refeitório para degustar a experiência. A professora lembra que é muito importante o incentivo dos pais quando os filhos quiserem testar as receitas em casa. “É muito legal quando os pais me falam que nossos alunos quiseram fazer o almoço ou o jantar. Acho muito importante o incentivo, pois é só assim que eles vão aprender a cozinhar”, enfatizou Sabrina. Abaixo, o registro da aula dos alunos da turma 172 e a receita feita pelos estudantes.

Strogonoff (porção para quatro pessoas)

Ingredientes:½ kg de carne de 1ª cortada em tiras

1 cebola média picada2 a 3 dentes de alho picados2 tomates médios picados

1 colher (sopa) de óleo para dourar a carneSal e temperos a gosto

2 colheres (sopa) de catchup picante½ pacote de molho de tomate pronto1 lata ou caixinha de creme de leite

Modo de preparo: Dourar a carne no óleo, acrescentar a cebola, o alho e deixar cozinhar. Adicionar o sal, os temperos e o molho de tomate. No final, acrescentar o catchup e, por último, o creme de leite, quando desligar para servir. Servir com batata palha, arroz e saladas verdes diversas.

Prof.ª Sabrina Fuerstenau

Arroz Integral (porção para duas pessoas)

Ingredientes: 1 xícara de arroz lavado

3 a 4 xícaras de águaSal a gosto

Óleo½ cebola picada ou 2 dentes de alho picados (optativo)

Modo de preparo: Dourar a cebola, acrescentar o arroz (lavado), colocar água e sal e provar. Cozinhar em fogo brando, semitampado, até ficar macio, colocando mais água se precisar.

Por que usar arroz integral? É um alimento rico em fibras, proteínas vitaminas do complexo B, vitamina E e A, cálcio, ferro e fósforo. Mantém a saciedade por mais tempo, ajuda a diminuir o colesterol, controlar a glicose e a combater a prisão de ventre (intestino preso). Experimente!

Receita

Page 23: Colégio Mauá - Setembro 2011

23

Era uma vez...A partir do mês de agosto, o Museu do Colégio Mauá conta com uma nova exposição: “Era uma vez...

Um mundo de histórias embaladas pelo tempo, pelo vento...”. A mostra apresenta as histórias que marcaram a chegada dos primeiros colonizadores na Colônia de Santa Cruz e região. Os imigrantes trouxeram com eles muitas histórias, contos de fadas e fábulas de sua terra natal. Naquela época, os adultos, principalmente os mais velhos, eram encarregados de entreter as crianças contando histórias. Com o tempo, elas deixaram de ser orais, passaram a ser escritas em livros e, compiladas pelos conhecidos Irmãos Grimm, ganharam as crianças de todo o mundo. A criança que escuta histórias desenvolve seu lado criativo e consegue extrair mensagens que ajudam na construção do seu caráter.

Museu do Mauá

Visitas ao Museu são realizadas de terça a sexta-feira, das 14h às 17h e os ingressos custam R$2 (adultos) e R$1 (estudantes e idosos). Agenda-mentos de grupos podem ser feitos através do fone (51) 3715.0496 ou no Museu do Colégio Mauá,

Mal. Floriano, 274. Os grupos terão acompanhamento de monitor

durante a visita.

GEJADurante o mês de julho, período das férias, o Grêmio Estudantil José de Alencar realizou uma reforma em sua sala. Além da mudança nas cores das paredes, foram comprados alguns móveis para o local. A melhoria do ambiente aumenta a receptividade e a participação dos alunos na sala e ações promovidas pelo Grêmio.Além disso, o sistema de som foi interligado ao do colégio. A partir de agora, todas as sextas-feiras as músicas tocadas durante o recreio serão escolhidas e executadas pelo próprio Grêmio Estudantil. Para este ano ainda está previsto um torneio de futebol e a realização da eleição da próxima gestão.

APMA Associação de Pais e Mestres André Klarmann trabalha com o objetivo de aproximar o Colégio Mauá e as famílias dos alunos. Com o apoio da direção da instituição, a entidade promove eventos alusivos a datas simbólicas do calendário escolar. Para comemorar o dia dos pais, foi organizada uma caminhada pela vida, na qual pais e alunos foram até o Parque da Gruta. Na volta para o colégio, os pais jogaram vôlei com os filhos e a APM ofereceu um coquetel aos presentes. Além disso, estava presente o coral da entidade e os pais foram presenteados com uma foto ao lado do filho(a). A equipe APM agradece imensamente a todos que têm apoiado e participado das atividades propostas ao longo deste ano letivo e convida para que sempre que possível, pais e alunos participem dos eventos e reuniões. A próxima atividade proposta está prevista para o dia 22 de outubro, com uma gincana alusiva ao dia das crianças, organizada pela equipe de gincana de Vera Cruz.

Museu / APM / GEJA

Page 24: Colégio Mauá - Setembro 2011