cÓdigo de Ética - revisÃo de 2018 of ethics/2018 code of... · o conjunto de valores,...

24
CÓDIGO DE ÉTICA - REVISÃO DE 2018

Upload: vodan

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CÓDIGO DE ÉTICA - REVISÃO DE 2018

1. INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES1.1. Introdução

1.2. Definições

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA Applus+

3. CÓDIGO DE ÉTICA DA Applus+

1

4

3.1. Qual é a finalidade do Código?

3.2. Quem deve cumprir o Código?

3.3. Comitê de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) e Chief Compliance Officer (CCO)

3.4. Canal de Comunicação da Applus+

3.5. Processamento de denúncias, investigação e procedimento disciplinar para qualquer violação do Código

3.6. Comunicação e treinamento

3.7. Revisão do Código

5

5

7

8

9

10

10

ÍNDICECÓDIGO DE ÉTICA

1

3

4. REGRAS DE CONDUTA4.1. Respeito à dignidade no local de trabalho

4.2. Prevenção dos riscos à saúde e segurança e respeito aos direitos dos funcionários

4.3. Proteção e privacidade de dados

4.4. Proteção do meio ambiente

4.5. Concorrência de mercado e consumidores

4.6. O combate à corrupção na Applus+

4.7. Responsabilidade social, patrocínio e doações

4.8. Veracidade das informações e manutenção de registros

4.9. Informações confidenciais e não públicas

4.10. Integridade em nossos serviços

4.11. Conflitos de interesses

4.12. Uso dos recursos da Applus+

11

11

12

13

14

14

15

16

16

17

18

19

1. INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES

É com prazer que apresento a vocês esta nova edição do Código de Ética do Grupo Applus+.

Nosso Código articula um quadro que pretende ir além do mero cumprimento da lei; seu espírito é guiado pela integridade e pelo profissionalismo do nosso processo decisório, estabelecendo um conjunto de princípios gerais que devem orientar nosso comportamento cotidiano, em todos os lugares onde atuamos no mundo.

Todos nós sabemos a importância de agir com integridade e responsabilidade. O conjunto de valores, princípios e padrões éticos estabelecidos em nosso Código vão além da mera proteção da imagem e da reputação da nossa Empresa ou de evitar problemas jurídicos. A integridade nos permite manter um ambiente de trabalho sustentável do qual todos nos orgulhamos de fazer parte e que fortalece nossa atividade profissional. Nosso Código de Ética nos ajudará na tomada de decisões e destina-se a orientar nosso comportamento no nosso dia a dia.

Crescimento do negócio e manutenção de altos padrões em termos de gestão e conformidade com a regulamentação são elementos que se reforçam mutuamente. Conquistar a confiança do público em geral é um processo gradual e exige um esforço constante. Portanto, é responsabilidade de todos nós proteger a reputação do Grupo, o que significa agir com honestidade e tratar nossos colaboradores internos e externos, nossos clientes, acionistas, parceiros e fornecedores de forma justa e honesta.

Temos certeza de que temos seu total apoio e comprometimento para ajudar a Applus+ a crescer para ser uma empresa do futuro, fundamentada em seus princípios básicos contidos no Código de Ética do Grupo.

Queremos incentivar você a ler este Código com cuidado e a tornar-se seu fiel guardião, e agradecemos desde já sua contribuição para a implementação do Código de Ética no seio do Grupo. Com sua ajuda, a Applus+ vai continuar a merecer nossa confiança.

1.1. Introdução

1

CÓDIGO DE ÉTICA

Fernando BasabeCEO da Applus+

2

Christopher ColePresidente da Applus+

3

1.2. DefiniçõesAbaixo você verá as definições de alguns termos usados neste Código:

Applus+ ou Grupo significa a Applus Services, S.A. e todas as suas empresas subsidiárias e participadas, incluindo consórcios com outros parceiros comerciais, que a Applus+ Services, S.A. controla, direta ou indiretamente.

CCO refere-se ao Chief Compliance Officer.

Profissionais são todos os funcionários e outras pessoas que prestam serviços para a Applus+, independentemente do tipo de relação contratual com a Applus+. Portanto, estão incluídos funcionários, freelancers contratados, gerentes, dirigentes, diretores, e empresas terceirizadas de processamento de negócios que trabalham para a Applus+.

Terceiros significa, como estabelecido nos Procedimentos Globais de Prevenção à Corrupção, qualquer pessoa física ou jurídica externa à Applus+ que esteja autorizada a agir em nome da Applus+, como agentes e algumas empresas subcontratadas e consultores.

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA Applus+

4

CÓDIGO DE ÉTICA

A qualidade dos nossos serviços e o sucesso do nosso negócio dependem de muitas variáveis, mas uma delas, sem dúvida, é agir, todos os dias, de forma justa e honesta como pessoas socialmente responsáveis. Acreditamos firmemente na Responsabilidade Social Corporativa em um contexto em que nossas operações comerciais possam gerar um impacto positivo significativo no meio ambiente e nas comunidades locais em que trabalhamos. Para tanto, temos que respeitar estes princípios básicos do Código:

Integridade: Acreditamos em promovermos atitudes honestas em todas as relações comerciais e interpessoais em rigorosa conformidade com todas as leis aplicáveis. A Applus+ respeita a dignidade de todas as pessoas e preocupa-se com o bem-estar e a segurança dos outros;

Transparência: Respeito mútuo, diálogo e transparência são a base dos nossos relacionamentos. As relações com as autoridades, entidades regulatórias e agências governamentais devem ser conduzidas seguindo os princípios de cooperação, honestidade e sinceridade;

Imparcialidade e independência: Nós operamos de maneira livre, objetiva e autônoma e evitamos qualquer tipo de corrupção ou conflito de interesses que possa afetar nossa tomada de decisões;

Responsabilidade: Respeitamos o meio ambiente e todas as comunidades em que operamos.

Essencialmente, na Applus+ visamos servir com integridade, independência e imparcialidade e, de maneira responsável, superar as expectativas de quem confia em nossos produtos e serviços.

3.1. Qual é a finalidade do Código?

5

3. CÓDIGO DE ÉTICA DA Applus+CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética é um conjunto de regras vinculativo que define a expectativa de comportamento e estabelece os princípios que devem guiar a conduta da Applus+ e de todos os seus Profissionais no desempenho de seus deveres e em suas relações comerciais e profissionais.

Todos os Profissionais da Applus+ devem cumprir a conduta apresentada neste Código. As regras do Código de Ética representam padrões mínimos para comportamento ético dentro da Applus+ que se aplicam a todos os países, empresas e sistemas jurídicos. Este Código, juntamente com suas normas de execução, destaca o firme comprometimento realizado pela Applus+ com a boa governança corporativa, transparência e responsabilidade social.

Este Código de Ética pode não ser capaz de fornecer uma resposta para cada situação e dilema ético com que nos deparamos no espaço de trabalho. Por isso a Applus+ disponibiliza para todos aqueles que devem cumprir o Código, bem como para nossos clientes, fornecedores e parceiros comerciais, o Canal de Comunicação descrito na Seção 3.4 deste Código.

3.2. Quem deve cumprir o Código?Todos os profissionais da Applus+ têm o dever de conhecer e cumprir o Código, independentemente do seu cargo, da sua localização ou da Empresa do Grupo a que prestam serviços. Cada Profissional da Applus+ deve se comprometer expressamente com o cumprimento do Código. Por isso, a Applus+ oferece acesso ao Código e treinamento específico sobre o assunto.

O respeito e cumprimento do Código, bem como o cumprimento dos valores da Applus+ devem ser considerados em cada caso de concessão de promoção dentro da Applus+. Nenhuma violação deste Código é justificada. Nenhum Profissional da Applus+ pode justificar uma conduta que transgrida as disposições do Código de Ética com base em uma instrução de um superior ou no conhecimento da conduta por tal superior. O Profissional da Applus+ deve reportar esses casos através do Canal de Comunicação.

O sucesso do Código depende do comprometimento de todos, mas a obrigação de cumprir estritamente as disposições do Código é especialmente importante para diretores e gerentes.

6

Selecionem e promovam seus funcionários e colaboradores de acordo com, entre outros critérios relevantes, sua integridade, qualificação e seu desempenho no trabalho;

Busquem orientação do CCO em caso de dúvida sobre a aplicação ou interpretação do Código;

Comuniquem qualquer violação real ou suspeita de violação do Código.

Promovam a conscientização e o rigoroso cumprimento do Código;

Tomem medidas adequadas para supervisionar se as pessoas que estão sob sua autoridade cumprem o Código;

A Applus+ exige que todos os diretores e executivos:

O procedimento de recrutamento e seleção para diretores e gerentes considera seus méritos, sua capacidade e seu comprometimento com os valores do Código. O grau de cumprimento das obrigações listadas acima é levado em consideração tanto na sua avaliação de desempenho quanto nas decisões em relação a promoções, bem como na determinação da sua remuneração.

O Conselho Administrativo da Applus+ confiou ao Comitê de CRS a promoção da implementação da Política de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo e, em particular, o gerenciamento de assuntos de governança corporativa, responsabilidade social corporativa, ética e transparência.

O CCO, sob a direção e supervisão do Comitê de CRS, deve realizar as ações necessárias para promover o Código de Ética e monitorar seu cumprimento por todos os Profissionais da Applus+.

7

3.3. Comitê de Responsabilidade Social Corporativa (Comitê de CRS) e Chief Compliance Officer (CCO)

Esperamos que nossos clientes, parceiros comerciais e fornecedores sejam profissionais e honestos e que adotem nossos princípios básicos. Para atingir esse objetivo, a Applus+ está comprometida em fomentar entre eles práticas que estejam alinhadas ao nosso Código de Ética. De acordo com o Procedimento Global de Prevenção à Corrupção, Terceiros devem assumir o cumprimento do nosso Código.

Disseminar o conteúdo do Código, criar e conduzir o treinamento de conformidade necessário;

Promover e coordenar a aplicação do Código de Ética nas várias empresas do Grupo;

Aprimorar e promover a aprovação de políticas e procedimentos internos, conforme exigido, para a implementação efetiva dos nossos valores;

Receber e interpretar questões e reclamações relacionadas ao Código;

Investigar qualquer violação do Código e participar da proposta de medidas disciplinares correspondentes;

Realizar as avaliações de riscos necessárias para avaliar a necessidade de atualizar o Código;

Dessa forma, o CCO está encarregado de:

8

Supervisionar a implementação correta do Código, sem prejuízo das atribuições do departamento de Auditoria interna;

Monitorar o cumprimento do Código, com a assistência do departamento de Auditoria interna, se necessário.

Todos os anos o CCO irá preparar e enviar para aprovação do Conselho um relatório anual sobre todas as ações realizadas em conformidade com as obrigações listadas acima para avaliar o nível de Cumprimento do Código de Ética. Para ajudar o CCO na realização das tarefas indicadas, a Applus+ designou ligações de conformidade em um nível divisional e regional.

3.4. Canal de Comunicação da [email protected]

Dúvidas

e parceiros comerciais, para levantar qualquer questão ou dúvida em relação à interpretação e aplicação do Código de Ética.

Todas as dúvidas são bem-vindas e elas serão resolvidas rapidamente e de modo sensível.

O CCO tem a incumbência de gerenciar o Canal de Comunicação e redirecionar as dúvidas não relacionadas ao Código para a pessoa adequada.

Todos os Profissionais da Applus+, bem como Terceiros, devem reportar, através do Canal de Comunicação, qualquer indicação ou suspeita razoável de qualquer ato que viole as regras estabelecidas neste Código.

Caso a denúncia esteja relacionada ao CCO ou ao departamento de Conformidade, ela deve ser reportada a um superior, à ligação de conformidade divisional ou regional, ao departamento jurídico ou ao Comitê de CRS, que deve observar as regras dispostas a seguir.

Denúncias

O Canal de Comunicação da Applus+ está disponível para todos os Profissionais da Applus+, bem como para nossos clientes, fornecedores

Uma denúncia relativa a uma suspeita que se prove infundada não é necessariamente uma denúncia de má fé. Porém, as denúncias realizadas de má fé (ou seja, maliciosas ou utilizando informações reconhecidamente falsas) serão investigadas e as medidas adequadas serão tomadas.

9

Manter qualquer denúncia em estrita confidencialidade;

Não revelar a identidade da pessoa que está fazendo a denúncia sem a devida autorização, a menos que seja legalmente obrigada;

Prevenir, investigar e agir a respeito de qualquer tipo de assédio ou retaliação contra uma pessoa que fizer uma denúncia;

Cumprir as leis aplicáveis de proteção de dados.

Para proporcionar o máximo de segurança e proteção à pessoa que fez a denúncia de violação, a Applus+ compromete-se a:

O funcionamento do Canal de Comunicação é regulado com riqueza de detalhes no Procedimento de Denúncia da Applus+.

3.5. Processamento de denúncias, investigação e procedimento disciplinar para qualquer violação do CódigoDe acordo com o Procedimento de Denúncia da Applus+, o CCO é encarregado de administrar o Canal de Comunicação e, portanto, deve processar qualquer denúncia reportada através desse canal. 1. Assim, o CCO irá direcionar e coordenar qualquer investigação e todos os Profissionais da Applus+ devem seguir as instruções do CCO nesse sentido.

O Código e suas políticas relacionadas não são apenas um conjunto de “melhores práticas” ou recomendações. Seu cumprimento é obrigatório. Portanto, qualquer violação irá resultar na imposição de medidas disciplinares, inclusive, conforme o caso, término do relacionamento profissional, de acordo com as leis aplicáveis.

10

3.6. Comunicação e treinamento 3.7. Revisão do CódigoPara garantir o acesso ao conteúdo deste Código por Profissionais e Terceiros, a Applus+ oferece uma cópia no início do relacionamento empregatício ou comercial com eles. Os Profissionais e Terceiros devem comprometer-se, imediata e expressamente, com a observância do Código. O CCO é responsável por promover a disseminação do conteúdo do Código de Ética entre os profissionais, clientes, fornecedores e parceiros comerciais da Applus+. Para promover a disseminação entre os Profissionais do Grupo, o CCO deve desenvolver e manter atualizado um plano de treinamento e comunicações internas para ampliar a disseminação do Código entre os Profissionais do Grupo.

É uma obrigação vinculante a todos os Profissionais participar de treinamento regular sobre o Código e, se for aplicável, sobre as regulamentações que o desenvolvem.

O Código de Ética deve ser revisado e atualizado periodicamente, de acordo com o relatório anual do CCO. O Comitê de CRS, o departamento de Auditoria Interna e o CCO devem fazer propostas para melhorar o Código de Ética. Qualquer revisão do Código de Ética requererá a autorização do Comitê de CSR e do Conselho Administrativo.

4. REGRAS DE CONDUTA

Um ambiente de trabalho saudável e o respeito à dignidade dos funcionários inclui também o respeito aos direitos dos funcionários. Nosso Grupo respeitará as normas internacionais promovidas pela Organização Internacional do Trabalho onde quer que opere.

As Políticas de Saúde e Segurança no Trabalho da Applus+ evitam riscos e promovem a Saúde e a Segurança no local de trabalho.

O compromisso da Applus+ com os valores contidos neste Código não seria confiável se não fosse refletido em um relacionamento laboral baseado no respeito à dignidade de cada funcionário. O relacionamento laboral deve ser livre de qualquer abuso de autoridade ou de qualquer conduta que possa ofender gravemente outras pessoas.

A Applus+ opera em várias culturas, com diferentes costumes que devemos aprender e respeitar, agindo com respeito e de acordo com as diferentes normas sociais.

Nossa Política de Prevenção à Discriminação concentra-se na prevenção de qualquer tipo de discriminação em decisões de contratação, promoções profissionais, organização do espaço de trabalho ou ações disciplinares.

4.2. Prevenção dos riscos à saúde e segurança e respeito aos direitos dos funcionários

4.1. Respeito à dignidade no local de trabalho

As regras de conduta que derivam dos princípios básicos da Applus+ são listadas nesta seção do Código.

11

CÓDIGO DE ÉTICA

A Applus+ tem o dever de proteger e cuidar da saúde, da segurança e do bem-estar dos nossos Profissionais, e todos os Profissionais têm o direito de contestar e a autoridade de interromper o trabalho sempre que tiverem preocupações em relação à segurança. Por sua vez, todos os Profissionais têm a obrigação de conhecer e cumprir as políticas e os procedimentos de Saúde e Segurança do Grupo e de garantir sua própria segurança, bem como a segurança de todas as pessoas que possam ser afetadas por suas atividades.

A Applus+ reconhece que todas as pessoas dentro da nossa organização têm o direito a afiliar-se livremente a sindicatos.

A gestão de qualquer negócio atualmente requer a proteção dos dados pessoais recolhidos no âmbito do contrato de trabalho. Na Applus+, sempre respeitaremos a privacidade pessoal de todos os Profissionais a cujos dados temos acesso.

4.3. Proteção e privacidade de dados

Embora as leis relacionadas à proteção de dados variem dependendo do país, nos diferentes países onde operamos, todos os profissionais devem respeitar as seguintes regras básicas:

Com exceção do departamento de Recursos Humanos, do Departamento Jurídico e do CCO, nenhum dirigente ou funcionário pode acessar arquivos de qualquer Profissional que não sejam os seus próprios, a menos que tal acesso seja requerido para desempenhar suas funções ou que seja expressamente autorizado.

Os dados pessoais somente podem ser recolhidos e arquivados na medida necessária para alcançar um objetivo comercial legítimo, e tais informações podem ser usadas somente para o propósito para o qual foram recolhidas.

12

Bullying e assédio sexual no espaço de trabalho são comportamentos intoleráveis e devem ser reportados por todos.

13

Os dados pessoais de qualquer Profissional da Applus+ podem ser acessados durante uma investigação quando houver motivos razoáveis para suspeitar que esse Profissional tenha violado o Código, de acordo com as leis aplicáveis.

Os dados pessoais que forem processados podem ser comunicados a terceiros somente para cumprir obrigações diretamente relacionadas às atividades da Empresa e, em todos os casos, somente com a permissão da pessoa afetada. A Applus+ também pode compartilhar dados pessoais em sua posse se exigido por uma autoridade competente.

A Applus+ e todos os seus Profissionais respeitam o direito à privacidade de outros Profissionais, clientes, fornecedores e parceiros comerciais em todas as suas formas.

4.4. Proteção do meio ambienteNossa Empresa irá respeitar todas as leis relacionadas à proteção do meio ambiente e está comprometida com a sustentabilidade. Portanto, nós cumprimos as Orientações para as Melhores Práticas Ambientais e as políticas e os procedimentos internos aplicáveis.

14

4.5. Concorrência de mercado e consumidores

Acordos ilegais com nossos concorrentes, subornos ou a concessão de benefícios injustificados a funcionários públicos ou funcionários de outras empresas são estritamente proibidos.

Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com o CCO imediatamente através do Canal de Comunicação.

Na Applus+, acreditamos que a inovação e a conformidade com as leis antitruste e contra a concorrência desleal são as bases do crescimento econômico. Nesse sentido, são estritamente proibidos:

Qualquer acordo ilegal com a intenção de dividir mercados ou combinar preços, ou a manipulação de licitações no setor público ou privado;

A realização de qualquer tipo de oferta ou publicidade com informações que não sejam verdadeiras ou que possam ser enganosas ou fraudulentas para os clientes.

O uso e/ou a divulgação indevidos de segredos comerciais, informações confidenciais ou direitos de propriedade intelectual (como marcas comerciais, direitos autorais e patentes) pertencentes a terceiros;

Dar qualquer coisa de valor a funcionários públicos ou de outras empresas além dos limites específicos definidos em nossa política ou sem observar o Procedimento Global de Prevenção à Corrupção;Solicitar ou aceitar qualquer coisa de valor de outra empresa para conceder um benefício injustificado a essa empresa ou a um terceiro;

Prometer ou dar qualquer coisa de valor a funcionários públicos ou de outras empresas para obter um tratamento ou benefício injustificado;

A Applus+ está em conformidade com as leis nacionais e internacionais relacionadas ao combate à corrupção em todos os países nos quais está estabelecida.Dessa maneira, os Profissionais da Applus+ e Terceiros têm o dever de evitar qualquer prática corrupta. A Applus+ implementou uma Política e Procedimento Global de Prevenção à Corrupção em todos os países em que opera.Essa política e procedimento proíbe as seguintes atividades:

4.6. O combate à corrupção na Applus+

15

4.7. Responsabilidade social, patrocínio e doações

Estabelecer uma relação comercial com Terceiros que atuam em nome da Applus+ sem confirmação prévia da sua integridade profissional e da sua capacidade de cumprir nossa Política de Prevenção à Corrupção;

Usar um relacionamento pessoal com um funcionário público, um membro de sua família ou com um funcionário ou membro relevante de um partido político de maneira inadequada para obter um tratamento favorável ou um benefício injustificado para a Applus+;

Realizar pagamentos a funcionários públicos, que não sejam impostos, taxas e comissões oficiais, mesmo se tal for permitido pela lei local, para obter uma autorização ou para apressar ou facilitar um procedimento administrativo.

Em alguns países ou áreas geográficas, a Applus+ pode implementar Políticas de Prevenção à Corrupção específicas, que irão seguir as disposições da política geral.

Como membro socialmente responsável da sociedade, a Applus+ promove a cultura, a ciência e a arte através de atividades de patrocínio e doações. Qualquer patrocínio ou doação deve ter um objetivo legítimo, ser formalizado por escrito e aprovado de acordo com o Procedimento Global de Prevenção à Corrupção.

Contribuições para partidos políticos ou sindicatos em nome da Applus+, em qualquer parte do mundo, são estritamente proibidas.

A Applus+ desestimula seus Profissionais e Terceiros a dar ou receber presentes ou hospitalidade em nome da Applus+. O recebimento ou oferta de qualquer presente ou hospitalidade deve cumprir estritamente o Procedimento Global de Prevenção à Corrupção. Podem ser consideradas coisas de valor:• Dinheiro ou cartões-presente; • Presentes;• Convites para eventos ou atividades de lazer (eventos esportivos, caçadas, etc.);• Despesas com refeições e viagens;• Ofertas de emprego para familiares ou amigos próximos;• O cancelamento de débitos.

16

4.8. Veracidade das informações e manutenção de registros Garantir a integridade, confiabilidade e precisão das informações é uma responsabilidade de todos. Devemos garantir a precisão e a veracidade das informações que fornecemos aos nossos acionistas, aos mercados onde nossas ações são cotadas e às suas agências reguladoras, bem como a qualquer administração pública. Em caso algum devem os Profissionais da Applus+ intencionalmente fornecer informações incorretas.

A Applus+ também se compromete a fornecer informações adequadas, verdadeiras e objetivas sobre a evolução do Grupo aos seus acionistas. Todas as transações financeiras da Applus+ devem ser documentadas e registradas de maneira clara e precisa.

4.9. Informações confidenciais e não públicas

Todos os profissionais do Grupo devem tratar como estritamente confidenciais todas as informações reservadas às quais eles têm acesso como resultado da sua atividade profissional na Applus+. Devido à nossa atividade, nós temos acesso a informações sensíveis de fornecedores e clientes, que devemos proteger e tratar de maneira confidencial. Isso inclui a obrigação de não divulgar essas informações sem o consentimento do seu proprietário ou utilizá-las de maneira inadequada.

Qualquer indicação razoável de vazamento de informações confidenciais ou de uso pessoal dessas informações deve ser reportada por quem tome conhecimento do fato através do Canal de Comunicação.

17

4.10. Integridade em nossos serviçosNossos serviços devem ser prestados de forma profissional, independente e imparcial, de acordo com os métodos, procedimentos, práticas e políticas da Applus+ e as leis de cada país. Quaisquer recomendações, opiniões de profissionais, dados, resultados e, de maneira geral, qualquer fato afirmado devem ser documentados de forma cuidadosa, em conformidade com as políticas internas.

Os relatórios e as certificações devem incluir resultados e conclusões objetivas e verdadeiras, bem como a opinião correspondente dos profissionais relevantes. A Applus+, ao prestar seus serviços, observa estritamente qualquer tipo de restrição ou limitação jurídica aos serviços que realiza, de acordo com a Política Global de Conflitos de Interesses e outras regulamentações internas aplicáveis.

São informações confidenciais:

Segredos comerciais ou de negócios da Applus+ ou de terceiros, como políticas de fixação de preços, projetos de pesquisa, bases de dados de clientes, informações contábeis ou financeiras, know-how, planos de marketing ou desenvolvimento de negócios ou qualquer material marcado como “confidencial”.

Além disso, os Profissionais da Applus+ devem evitar beneficiar-se pessoalmente de uma oportunidade da qual tenham tomado conhecimento através do acesso a informações confidenciais no curso do seu trabalho. A Política de Segurança da Informação especifica essas obrigações mais detalhadamente.

Qualquer informação confidencial ou não pública de empresas cotadas, incluindo a Applus+, não pode ser usada para, direta ou indiretamente, realizar (ou recomendar a um terceiro que realize) qualquer tipo de transação com suas ações, derivativos financeiros ou qualquer outro título. Os profissionais que têm acesso a qualquer informação não pública do Grupo devem cumprir as obrigações, limitações e proibições estabelecidas nos Regulamentos Internos de Conduta nos Mercados de Títulos.

18

Um conflito de interesses surge quando o interesse pessoal de um Profissional da Applus+ está ou pode estar, direta ou indiretamente, em contradição com o interesse do Grupo. O risco a ser evitado é de que o interesse pessoal que um Profissional possa, em um determinado cenário, ter, afete sua tomada de decisões em nome da Applus+, que sempre deve ter em vista o melhor interesse do Grupo. Portanto, no âmbito do relacionamento profissional com a Applus+, os Profissionais com capacidade de tomada de decisões ou influência sobre a tomada de decisões devem pôr os interesses do Grupo antes dos seus interesses pessoais. Os Profissionais têm um dever de lealdade em relação à Applus+. Portanto, como regra geral, devem evitar participar de situações de conflito de interesses. Isso implica tomar as medidas e decisões necessárias de modo que o conflito de interesses não aconteça. Porém, nem sempre é possível evitar um conflito de interesses: pode haver até ocasiões em que o conflito de interesses seja inevitável para promover os interesses do Grupo. Nesses casos em que não é possível ou prático evitar um conflito de interesses, o Profissional deve informar seu superior. A Política Global sobre Conflitos de Interesses estabelece mais detalhadamente as regras sobre o que constitui um conflito de interesses e como é adequado agir nesses casos.

4.11. Conflitos de interesses

A contratação de familiares ou amigos; Ter interesses financeiros em empresas concorrentes da Applus+ ou que sejam clientes ou fornecedores do Grupo;Realizar qualquer atividade paga relacionada ao tipo de serviços que a Applus+ possa fornecer, além do trabalho realizado na Applus+;Prestar qualquer outro serviço para clientes da Applus+, quando esse serviço tiver sido facilitado pela realização anterior de trabalho pela Applus+ para esse cliente ou quando tal serviço impeça que o profissional da Applus+ desempenhe suas funções na Applus+ com a devida objetividade e imparcialidade, a menos que seja devidamente autorizado;Usar nosso emprego na Applus+ para garantir qualquer negócio ou oportunidade comercial para benefício próprio.

Exemplos comuns de situações que apresentam um conflito de interesses são:

Todas as condutas acima podem ser autorizadas por seu superior de acordo com as políticas internas aplicáveis.

19

O uso de arquivos e softwares externos coloca nossa segurança em risco e pode levar a graves sanções criminais e civis para a Applus+. Portanto, é proibido qualquer download ou uso de software não autorizado, qualquer download de conteúdo inadequado ou qualquer ação que viole direitos de propriedade intelectual.

O restante dos recursos da Applus+ pode apenas ser usado exclusivamente para desenvolver nossas atividades e nunca para uso pessoal. Todos os Profissionais devem cuidar de maneira adequada dos recursos atribuídos a eles e devem evitar danificar, roubar ou usar tais recursos de modo inadequado.

4.12. Uso dos recursos da Applus+Como estabelecido na Política de Segurança da Informação da Applus+ e nas políticas relacionadas, as contas de e-mail corporativas são de propriedade da Empresa e, portanto, não são adequadas para uso privado. Qualquer uso de uma conta de e-mail corporativa para finalidades particulares constitui uma renúncia à privacidade do seu conteúdo. Os PCs, notebooks, tablets, telefones, acesso à internet e outros sistemas de comunicação que a Applus+ forneça para o uso de seus Profissionais são para uso profissional e podem ser usados para questões pessoais somente quando tal uso não interfira com o desempenho das atividades profissionais. Em qualquer caso, a Applus+ reserva-se o direito de controlar o uso desses meios, incluindo comunicações realizadas no passado, sempre no cumprimento das leis aplicáveis. Os profissionais que possuírem uma conta de e-mail corporativa da Applus+ devem sempre utilizar essa conta em suas comunicações profissionais em nome da Applus+.

Campus de la UAB • Ronda de la Font del Carme, s/n

E-08193 Barcelona • España/Espanha

www.applus.comCÓDIGO DE ÉTICA 2018