clique para abrir o pdf

2
ANOREG-BR E PROJETO RONDON ESTUDAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA AÇÕES DE CUNHO SOCIAL RELEVANTE 145 Brasília, 2 de outubro de 2012 ONLINE Editor: Jornalista LUIZ MENDONÇA Diagramador: JOÃO PAULO PASSOS O Projeto Rondon® - Associação Na- cional dos Rondonistas e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil - ANO- REG-BR mantiveram hoje, dia 1º de outu- bro, os primeiros entendimentos visando à assinatura de Protocolo de Intenções com o objetivo de universitários Rondonistas realizarem ações em apoio a iniciativas da ANOREG-BR, de elevado cunho social e legal em todo o País. Reunião na sede da associação dos Notários em Brasília definiu que há inte- resse bilateral em várias ações conjuntas. Da reunião participaram pelo Projeto Ron- don®, o Presidente Sérgio Mário Pasquali, o Vice-Presidente Aldo Pinheiro da Fonseca, o Conselheiro Nacional Luiz Mendonça e o Presidente do Projeto Rondon Pernambu- co, Dário Emerenciano. Pela ANOREG-BR seu Presidente Rogério Portugal Bacellar, o Presidente da ANOREG Pernambuco, Luiz Geraldo Correia da Silva, e a Superinten- dente Nacional Fernanda de Almeida Abud Castro. E-D - Fernanda Castro, Superintendente ANOREG; Luiz Geraldo, Presidente ANOREG Pernambuco; Sérgio Mário Pasquali, Presidente Nacional Projeto Rondon®; Rogério Bacellar, Presidente ANOREG-BR; Aldo Fonseca, Vice-Presidente Projeto Rondon® e Dário Emerenciano, Presidente Projeto Rondon® PE. ®

Upload: dongoc

Post on 10-Jan-2017

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: clique para abrir o PDF

ANOREG-BR E PROJETO RONDONESTUDAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES

PARA AÇÕES DE CUNHO SOCIAL RELEVANTE

14

5

Brasília, 2 de outubro de 2012ONLINE

Editor: Jornalista LUIZ MENDONÇA Diagramador: JOÃO PAULO PASSOS

O Projeto Rondon® - Associação Na-cional dos Rondonistas e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil - ANO-REG-BR mantiveram hoje, dia 1º de outu-bro, os primeiros entendimentos visando à assinatura de Protocolo de Intenções com o objetivo de universitários Rondonistas realizarem ações em apoio a iniciativas da ANOREG-BR, de elevado cunho social e legal em todo o País. Reunião na sede da associação dos Notários em Brasília definiu que há inte-

resse bilateral em várias ações conjuntas. Da reunião participaram pelo Projeto Ron-don®, o Presidente Sérgio Mário Pasquali, o Vice-Presidente Aldo Pinheiro da Fonseca, o Conselheiro Nacional Luiz Mendonça e o Presidente do Projeto Rondon Pernambu-co, Dário Emerenciano. Pela ANOREG-BR seu Presidente Rogério Portugal Bacellar, o Presidente da ANOREG Pernambuco, Luiz Geraldo Correia da Silva, e a Superinten-dente Nacional Fernanda de Almeida Abud Castro.

E-D - Fernanda Castro, Superintendente ANOREG; Luiz Geraldo, Presidente ANOREG Pernambuco; Sérgio Mário Pasquali, Presidente Nacional Projeto Rondon®; Rogério Bacellar, Presidente ANOREG-BR; Aldo Fonseca, Vice-Presidente Projeto Rondon® e Dário Emerenciano, Presidente Projeto Rondon® PE.

®

Page 2: clique para abrir o PDF

O encontro foi marcado pelo Presidente da ANOREG de Pernambuco, Luiz Geraldo, a pedi-do do Presidente do Projeto Rondon® Pernam-buco, Dário Emerenciano. A Superintendente Fernanda Castro e o Vice-Presidente Aldo foram encarregados por suas instituições de elaborar minuta do Protocolo de Intenções. Dentre as ações possíveis numa primeira etapa de patrocínio da ANOREG-BR estão al-gumas da Rede ANOREG de Responsabilidade Social - RARES, como a regularização fundiá-ria que, segundo o Presidente Rogério Bacellar, “visa a dar a titulação da propriedade a pessoas que ocupam lote habitacional há mais de 20, 30, 40 anos, sem perspectiva de propriedade. Isto poderá ocorrer muito celeremente, de acordo com o instituto do usucapião – disse o Pre-sidente da ANOREG-BR, que recentemente entre-gou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sugestão de projeto pelo qual poderá ser instituí-da a figura do usucapião administrativo, que reco-nhecerá o direito desses ocupantes em no máximo 180 dias, tudo dentro da lei, com as devidas noti-ficações, afastando-se a possibilidade de posseiros eventuais.

Recorda o Presidente Rogério Bacellar que os procedimentos de regularização fun-diária vêm acontecendo no Brasil desde que era Ministro da Cidades Olívio Dutra e somen-te no Amazonas foram regularizadas 150 mil propriedades.Outros milhares de propriedades também foram regularizadas no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Espírito Santo. Existem outras perspectivas de convênio entre as duas instituições como a realização de Seminários em universidades nos estados, nos quais profissionais farão palestras para estu-dantes sobre aspectos de suas futuras profis-sões. Pasquali afirmou que “será o Proje-to Rondon® mais uma vez proporcionando orientação a universitários brasileiros de to-das as especializações”, agora com o apoio da ANOREG, que já mantém cursos de formação específica na área dos Notários e Registrado-res, com a perspectiva firme de pós-graduação (mestrado e doutorado), o que evidencia sua preocupação social.

E-D: Conselheiro Luiz Mendonça; Presidente ANOREG-BR Rogério Bacellar; Dário Emerenciano; Superinendente ANO-REG-BR Fernanda Castro; Presidente ANOREG-PE Luiz Geraldo; Pasquali e Aldo, Presidente e Vice do Projeto Rondon®.