clipping sebrae 31 07

14
Data Veículo Página Tamanho 30.07.2014 Jornal de Hoje Capa-01 5 cm

Upload: ucm-sebraern

Post on 01-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Jornal de Hoje Capa-01 5 cm

Page 2: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Jornal de Hoje Hoje na Economia-07 20,5 cm

Page 3: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

31.07.2014 Novo Jornal Sá de Paula-11 14 cm

Page 4: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

31.07.2014 Tribuna do Norte George Azevedo-03 13 cm

Page 5: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

31.07.2014 O Mossoroense Paulo Pinto-08 09 cm

Page 6: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

31.07.2014 O Mossoroense Gerais-05 60 cm

Page 7: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

31.07.2014 O Mossoroense Gerais-03 56 cm

Page 8: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal no Ar

Sebrae abre seleção de expositores para Feira do Empreendedor

As empresas selecionadas vão integrar os salões da sétima edição da Feira do Empreendedor, que será realizada

na área multiuso da Arena das Dunas, em novembro

Por Agência Sebrae

O Sebrae no Rio Grande do Norte está com o edital aberto para seleção de empresas expositoras da sétima edição da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte. A seleção é destinada a corporações desde o segmento de franquias até fabricantes de máquinas e equipamentos. A proposta é que as empresas componham os salões do evento. Com o tema Uma Cidade Empreendedora, o circuito Feira do Empreendedor chega ao estado no período de 12 a 15 de novembro, na área multiuso da Arena das Dunas, em Natal, e deverá registrar cerca de 20 mil visitas durante os quatro dias. O foco desta edição é capacitar e inspirar os visitantes com ideias e modelos de negócios que sejam aplicáveis a quem já tem empresa ou pretende abrir uma. O edital está disponível no Portal do Sebrae.

Durante o evento, o Sebrae vai disponibilizar para os empreendedores o resultado de uma pesquisa que aponta as oportunidades de negócios em praticamente todos os bairros da capital potiguar e em 45 outros municípios. As empresas que serão selecionadas deverão atender aos perfis dessas oportunidades de negócios e integrar salões, como o shopping de franquias. Nesse espaço, 20 marcas franqueadoras – sendo quatro delas do Rio Grande do Norte – apresentarão modelos de negócios já consolidados para visitantes da feira. As franquias deverão ser associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e requererem um teto de investimento de até R$ 200 mil para iniciar o negócio.

Outra área onde terá abertura para expositores é o Polo Industrial, um salão que reunirá dez empresas que comercializam máquinas e equipamentos, de preferência maquinários cuja aquisição já permita a criação de um negócio. Mas quem possui empreendimentos sustentáveis também têm chances de apresentar sua experiência a outras pessoas. O salão Negócios Sustentáveis mostrará exemplos bem sucedidos de empresas que apostaram em práticas ambientalmente corretas e tiveram rentabilidade como retorno. O salão será composto por oito empreendimentos dessa área.

“Existem algumas regras específicas de cada segmento para seleção que explicitamos no edital, mas todas as empresas expositoras deverão atender ao requisito das oportunidades de negócios verificadas na pesquisa para termos uma compatibilidade entre o que oferecemos e o que os empreendedores procuram”, enfatiza a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, Maíza Pessoa.

Como o eixo principal da Feira do Empreendedor, que é realizada a cada dois no estado, é inspirar para gerar negócios inovadores, a versão potiguar da feira terá um espaço também para apresentar quatro modelos de negócios: uma padaria, um minimercado, uma boutique e um salão de beleza. Haverá ainda um espaço para os negócios digitais, com a exposição de quatro startups criadas especialmente para o evento. Na parte de capacitação, a programação prevê um seminário com palestrantes renomados local e nacionalmente, tratando de temas, como construção de grandes empresas, tendências e pendências de negócios e marketing digital. As inscrições para os visitantes da Feira do Empreendedor são gratuitas e devem começar a partir de setembro.

http://portalnoar.com/sebrae-abre-selecao-de-expositores-para-feira-empreendedor/

Page 9: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal no Ar

Produção de artesãos potiguares terá espaço na Casa Cor

Peças confeccionadas por grupos atendidos pelo Sebrae irão compor ambientes da versão potiguar da mostra de

decoração. A Casa Cor começa em outubro, no América

Por Agência Sebrae

A utilização de peças de artesanato como elementos da decoração de ambiente faz parte das estratégias do Sebrae no Rio Grande do Norte para criar novos canais de comercialização dos produtos dos artesão atendidos pela Instituição. Uma das ações nesse sentido será a inserção dos manufaturados na maior e mais importante mostra de decoração das Américas, a Casa Cor 2014, que, no Rio Grande do Norte, será realizada no período de 17 de outubro a 30 de novembro.

O Sebrae terá um espaço no evento, cuja ambientação é assinada pelo escritório Craft Arquitetura. A ideia é que o espaço seja composto por peças com alto valor agregado, inclusive as que integram o acervo de produções da loja conceito Brasil Original e do projeto Cidades de Charme.

(Foto: Agência Sebrae)

“Queremos que os compradores e visitantes da Casa Cor vejam outras funcionalidades do artesanato. Um produto com aplicação, identidade e inovação. Dessa forma, estamos dando novas chances de mercado a esses produtos”, definiu a gestora do projeto de Cultura e Economia Criativa do Sebrae-RN, Cátia Lopes.

O espaço será ambientado com os produtos, como também, terá uma seção dedicada à exposição dos itens artesanais. Para isso, serão utilizadas tipologias como cerâmica, bordados, rendas, palhas, papel machê, fotografia e artes plásticas. Todos originários da produção de empreendendedores atendidos por projetos do Sebrae.

CONTINUA

Page 10: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal no Ar

A segunda edição potiguar da mostra de arquitetura, paisagismo e decoração será realizada em Natal de na sede social do América Futebol Clube. Realizada a cada dois anos, a Casa Cor deve receber mais de 20 mil visitantes em uma exposição que ocupará uma área de aproximadamente 3.000 metros quadrados.

A Casa Cor RN terá 40 ambientes, projetados por um elenco de 56 arquitetos. Sob direção dos potiguares César Revoredo e Luciano Almeida, a mostra também vai receber durante os 45 dias, eventos paralelos, como a Semana da Gastronomia, da Moda e do Design.

http://portalnoar.com/producao-de-artesaos-potiguares-tera-espaco-na-casa-cor/

FIM

Page 11: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal no Ar

Microempreendedores potiguares buscam mais capacitação

Em apenas cinco meses, mais de 300 Microempreendedores Individuais (MEI) participaram das Oficinas SEI

oferecidas gratuitamente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte

Por Agência Sebrae

Gradativamente, mais Microempreendedores Individuais (MEI) potiguares percebem o quanto capacitação é fundamental para consolidação e expansão dos negócios. Somente nos cinco primeiros meses do ano, mais de 300 empreendedores foram capacitados com a metodologia das Oficinas SEI, aperfeiçoando conhecimentos sobre planejamento, empreendedorismo, cooperativismo, vendas, controle das finanças e gestão de compras. Através de um conteúdo simples, as oficinas são oferecidas gratuitamente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e proporcionaram uma aplicação prática dos conceitos aprendidos na capacitação.

No total, o Sebrae disponibiliza seis tipos diferentes dos módulos das Oficinas SEI (SEI Comprar, SEI controlar meu dinheiro, SEI planejar, SEI empreender, SEI Unir forças para melhorar, SEI Vender e SEI Comprar) para os microempreendedores potiguares. E quem aproveitou essa oportunidade não se arrepende. É o exemplo do casal Antônia e Manoel Oliveira que viram a organização do negócio melhorar depois da participação em quatro das seis Oficinas SEI.

Antônia Oliveira começou as atividades como sacoleira em novembro, mas apesar do curto tempo a frente do negócio familiar que administra com o marido, a microempreendedora individual sentiu a necessidade de profissionalização. “Quando a gente quer seguir em frente com um negócio, a gente quer ter conhecimento para poder melhorá-lo”, comentou.

A empreendedora confirma que a principal mudança ocorreu na organização do negócio. Antes, as vendas feitas pela empreendedora não eram registradas. “Aprendi em uma das oficinas SEI a fazer um caixa de controle e hoje eu administro qualquer tipo de venda”, afirmou. Os planos de Antônia são expandir as atividades. Atualmente, a sacoleira compra as roupas diretamente de lojas de atacado e as revende em casa, mas ela sonha um dia ter um ponto fixo.

“As oficinas SEI foram idealizadas pensando nos microempreendedores individuais. Por isso, utilizamos um formato simples, prático e dinâmico. Além disso, elas são oferecidas a noite (19h às 22h), o que facilita a presença desses empreendedores. Os participantes das oficinas SEI ganham conhecimento sobre planejamento, controle financeiro e muito mais”, esclarece a responsável pelas oficinas em Natal, Ana Débora Morais.

As oficinas SEI são gratuitas e realizadas as terça-feira na sede do Sebrae-RN. A próxima oficina SEI acontece no dia 05 de agosto e tem o conteúdo voltado para o empreendedorismo (SEI empreender). As inscrições podem ser feitas através do telefone 0800 570 0800. “Não é obrigatório fazer todas as oficinas, mas lembramos que é importante para o empreendedor participar do máximo possível, já que, em cada uma delas, são repassados conhecimentos específicos”, completou Ana Débora Morais.

As soluções

Na Oficina SEI Controlar meu Dinheiro, o MEI aprende informações e ferramentas para aprimoramento da gestão financeira do negócio, enquanto a Oficina SEI Planejar auxilia a identificar ferramentas para o planejamento empresarial. A partir dessa identificação, ajuda a entender e utilizar o planejamento de forma ordenada e articulada para garantir metas e objetivos.

CONTINUA

Page 12: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal no Ar

Uma das mais recomendadas, a Oficina SEI Empreender é dotadas de conteúdos capazes de desenvolver competências voltadas à gestão de negócio. O empreendedor aprenderá a administrar dificuldades e valorizar o planejamento e o controle de ações empreendedoras. E, principalmente, entenderá o perfil do empreendedor de sucesso e saberá a diferença entre assumir as rédeas do seu negócio e ser controlado por ele.

O papel do associativismo e cooperativismo no meio empresarial é foco principal da Oficina SEI Unir Forças para Melhorar. Através dessa capacitação, o microempreendedor entende como essas duas modalidades podem proporcionar uma melhoria na gestão da empresa e promover consolidação e fortalecimento do negócio.

Ensinar a fazer compras como uma parceria é o que ensina a Oficina SEI Comprar. Com ferramentas, conceitos e práticas que estimulam a capacidade de administração e planejamento de compras de sua empresa, essa oficina pode munir o empreendedor de atitude que pode fazer a diferença no sucesso do negócio. De forma semelhante, a Oficina SEI Vender repassa conhecimentos práticos para realizar uma boa venda. Oferecida a distância, essa capacitação auxilia o aprimoramento e a ampliação das vendas, entendendo as necessidades do mercado e o processo de venda e marketing.

http://portalnoar.com/microempreendedores-potiguares-buscam-mais-capacitacao/

FIM

Page 13: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal no Ar

Certificações garantem diferencial competitivo a empresas do setor

Com o apoio do Sebrae, 14 empresas de Mossoró que atuam na cadeia produtiva do petróleo, gás natural e

energia pleiteiam certificados ISO 9.000 e ISO 14.000 e OHSAS

Por Agência Sebrae

Obter diferenciais para conquistar uma maior fatia do mercado tem sido busca constante entre empreendedores potiguares. Para empreendimentos do setor de petróleo e gás de Mossoró, a aposta são nas certificações. Com o apoio do Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae no Rio Grade do Norte, 14 empresas de Mossoró, com atuação no segmento, pleiteiam certificados ISO 9.000 e ISO 14.000 e OHSAS, ferramentas que garantem mais competitividade empresarial e fortalecimento de toda a cadeia produtiva. Em todo o Estado mais de 50 negócios já obtiveram os selos por meio do projeto.

Em todo o Estado mais de 50 negócios já obtiveram os selos por meio do projeto (Foto: Agência Petrobras)

Mais que diferencial competitivo, as certificações são também sinônimo de acesso a novos mercados, observa Robson Matos, o gestor do projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae-RN. “As certificações asseguram que as empresas foram auditadas e atendem às exigências para fornecimento de produtos ou serviços até mesmo a multinacionais, e isso facilita muito a participação em processos e mercados antes inacessíveis”, ressalta.

As 14 empresas atendidas pelo projeto e que pleiteiam as certificações estão inseridas, até o final deste ano, em uma série de capacitações necessárias à conquista dos selos. Somente após o término do trabalho de consultorias as empresas se candidatam à auditoria.

Além do trabalho voltado para a conquista dos selos ISO 9.000, ISSO 14.000 e OHSAS, as empresas que participam do Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae-RN recebem ações voltadas para acesso a mercado, como missões empresariais internacionais e feiras do segmento.

http://portalnoar.com/certificacoes-garantem-diferencial-competitivo-empresas-setor/

Page 14: Clipping sebrae 31 07

Data Veículo Página Tamanho

30.07.2014 Portal Mercado Aberto

Sebrae abre seleção de expositores para Feira do Empreendedor

As empresas selecionadas vão integrar os salões da sétima edição da Feira do Empreendedor, que será

realizada na área multiuso da Arena das Dunas, em novembro

O Sebrae no Rio Grande do Norte está com o edital aberto para seleção de empresas expositoras da sétima edição da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte. A seleção é destinada a corporações desde o segmento de franquias até fabricantes de máquinas e equipamentos. A proposta é que as empresas componham os salões do evento. Com o tema Uma Cidade Empreendedora, o circuito Feira do Empreendedor chega ao estado no período de 12 a 15 de novembro, na área multiuso da Arena das Dunas, em Natal, e deverá registrar cerca de 20 mil visitas durante os quatro dias. O foco desta edição é capacitar e inspirar os visitantes com ideias e modelos de negócios que sejam aplicáveis a quem já tem empresa ou pretende abrir uma. O edital está disponível no Portal do Sebrae.

Durante o evento, o Sebrae vai disponibilizar para os empreendedores o resultado de uma pesquisa que aponta as oportunidades de negócios em praticamente todos os bairros da capital potiguar e em 45 outros municípios. As empresas que serão selecionadas deverão atender aos perfis dessas oportunidades de negócios e integrar salões, como o shopping de franquias. Nesse espaço, 20 marcas franqueadoras – sendo quatro delas do Rio Grande do Norte - apresentarão modelos de negócios já consolidados para visitantes da feira. As franquias deverão ser associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e requererem um teto de investimento de até R$ 200 mil para iniciar o negócio.

Outra área onde terá abertura para expositores é o Polo Industrial, um salão que reunirá dez empresas que comercializam máquinas e equipamentos, de preferência maquinários cuja aquisição já permita a criação de um negócio. Mas quem possui empreendimentos sustentáveis também têm chances de apresentar sua experiência a outras pessoas. O salão Negócios Sustentáveis mostrará exemplos bem sucedidos de empresas que apostaram em práticas ambientalmente corretas e tiveram rentabilidade como retorno. O salão será composto por oito empreendimentos dessa área.

“Existem algumas regras específicas de cada segmento para seleção que explicitamos no edital, mas todas as empresas expositoras deverão atender ao requisito das oportunidades de negócios verificadas na pesquisa para termos uma compatibilidade entre o que oferecemos e o que os empreendedores procuram”, enfatiza a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, Maíza Pessoa.

Como o eixo principal da Feira do Empreendedor, que é realizada a cada dois no estado, é inspirar para gerar negócios inovadores, a versão potiguar da feira terá um espaço também para apresentar quatro modelos de negócios: uma padaria, um minimercado, uma boutique e um salão de beleza. Haverá ainda um espaço para os negócios digitais, com a exposição de quatro startups criadas especialmente para o evento. Na parte de capacitação, a programação prevê um seminário com palestrantes renomados local e nacionalmente, tratando de temas, como construção de grandes empresas, tendências e pendências de negócios e marketing digital. As inscrições para os visitantes da Feira do Empreendedor são gratuitas e devem começar a partir de setembro.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN

http://www.portalmercadoaberto.com.br/noticias-det?noticia=11465