clipping 20/07/2014...manaus - o treinador de futebol marlon saviano pereira dos santos, 39, foi...

86
CLIPPING 20/07/2014 Polícia Civil do Estado do Amazonas Av. Pedro Teixeira, 180 - Planalto Fone: (92) 3214-2250 Manaus-AM - CEP 69040-000

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CLIPPING 20/07/2014

Polícia Civil

do Estado do Amazonas

Av. Pedro Teixeira, 180 - Planalto

Fone: (92) 3214-2250

Manaus-AM - CEP 69040-000

2

Relatório do Clipping Sites Pág. D24 AM 3-21 A Critica 22-32 Amazônia na rede 33-34 Blog do marcos santos 35-40 Blog do pávulo 41-42 Em Tempo 43-54 Blog da floresta 55-56 Governo do estado 57-62 G1 Amazonas 63-81

Jornal Impresso

A Crítica Impresso 82-83 Diário Impresso 84-86

3

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Grupo Fera assume a carceragem de nove policiais

civis presos

Nova atribuição vai comprometer o policiamento tático, segundo o delegado

Fábio Martins

domingo 20 de julho de 2014 - 10:30 AM

Gisele Rodrigues / [email protected]

O prédio da coordenação do grupo Fera funciona ao lado da Delegacia Geral, onde está instalada a carceragem da Polícia Civil, com nove presos.Foto: Reinaldo Okita Manaus - A partir desta segunda-feira (21), os nove policiais presos na carceragem da Polícia Civil do Amazonas estarão sob a responsabilidade da coordenação da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), de acordo com a Portaria 0005/2014, do delegado-geral Josué Rocha, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 8.

4

A medida, que segundo o Josué Rocha foi administrativa, para o coordenador do Fera, delegado Fábio Martins, comprometerá as ações de apoio tático do grupo. “Os 25 policiais e cinco auxiliares administrativos que compõem o Fera estão designados a assumir o serviço de carceragem de apenas nove presos policiais civis”, disse, ao afirmar que esta atribuição não tem precedentes no Brasil.

“No Brasil, nós não temos notícias de nenhum grupo tático que assuma essa função. É claro que isso vai comprometer nossas ações, mas vamos cumprir a determinação que nos foi dada”, disse Martins.

Segundo ele, a carceragem dos policiais civis presos era atribuição da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops). “Mas como o Deops não tem plantão nos fins de semana e nós do Fera temos plantão diariamente, nos foi repassado essa atribuição”, afirmou.

Fábio Martins afirmou que o grupo tático faz parte da elite da Polícia Civil, realiza escolta em grandes eventos, buscas e apreensões, além de dar apoio para as delegacias do Estado.

Para delegado-geral Josué Rocha, a nova atribuição não afetará os serviços do Fera. Ele informou que a coordenação da carceragem já era, indiretamente, uma atribuição do grupo tático.

“Foi um procedimento administrativo. A carceragem fica ao lado do prédio do Fera e eles já vinham exercendo essa responsabilidade. Com essa medida, o que ocorreu foi a regulamentação apenas. Por enquanto, eles vão ficar nesse serviço”, disse Josué Rocha.

De acordo com a Portaria 0005/2014, o grupo Fera ficará responsável, a partir de amanhã, por determinar e acompanhar a realização de inspeções, manter atualizada a relação de presos com informações pessoais como data de ingresso na carceragem e infração penal.

Visitas

O controle das visitas também ficará a cargo da coordenação do Fera. Os policiais do grupo de elite vão assumir a organização do livro de visitas, conforme a portaria, o cadastro de familiares e amigos dos detentos será obrigatório e os policiais civis detidos receberão visitas de no máximo quatro horas e somente aos sábados. A visitação em datas festivas dependerão da autorização do Fera.

No caso da visita íntima, os presos terão que cadastrar suas companheiras e receber, mediante contra-recibo, preservativos dos policiais do Fera. A recusa do recebimento e da assinatura do visitante ou do preso, implicará, conforme a regulamentação, na inviabilização da visita.

Menores de idade terão acesso íntimo aos detentos, mas segundo a Polícia Civil, o ingresso na carceragem será permitido sob a comprovação de casamento legal ou devidamente autorizado pelo juízo competente.

Para ter acesso à cela do preso da corporação, o visitante será submetido a inspeção por meio de uma revista eletrônica ou manual, realizada por policiais do Fera do mesmo sexo que o visitante.

5

Os nove presos policiais civis, entre condenados e provisórios, ficam detidos, conforme Martins, na Delegacia Geral da PC para proporcionar a segurança dos detentos. “O objetivo da carceragem da polícia é garantir que um preso policial civil não vá para um presídio comum, por correr risco de morte”, afirmou.

Detentas são transferidas para CDPF

A remoção das 353 presas da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa para o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), localizado na Rodovia BR-174, já teve início.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), a transferência está acontecendo de forma gradativa e deve terminar no próximo mês.

Inaugurado no dia 24 de maio deste ano, o CDPF tem capacidade para 182 internas. Segundo o secretário da Sejus, coronel Louismar Bonates, após a finalização das remoções, a ala feminina da Vidal Pessoa será desativada.

A obra do novo presídio durou 11 meses e custou R$ 8.052.979,30, segundo a Sejus.

6

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Homem é preso com maconha e pasta-base de

cocaína enterrados no quintal

Segundo as denúncias anônimas ao 181, Fábio Júnior andava armado e, na

casa dele, havia uma grande movimentação de pessoas

sexta-feira 18 de julho de 2014 - 2:38 PM

Thiago Monteiro / [email protected]

Fábio Júnior foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro Tancredo Neves.Foto: Acervo DA Manaus – Policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) prenderam, na noite desta quinta-feira (17), o vendedor Fábio Júnior de Souza Batista, 24, por suspeita de tráfico de drogas e porte de um revólver no bairro Gilberto Mestrinho, na zona leste de Manaus, segundo a assessoria de imprensa da SSP.

Fábio foi preso na Rua Evadin, no mesmo bairro, após várias denúncias ao 181 da SSP. Na casa do autônomo, os policiais encontraram 18 trouxinhas, entre

7

maconha e pasta-base de cocaína, um revólver de calibre 38, seis munições intactas e R$ 189.

De acordo com a assessoria de imprensa da SSP, a droga estava escondida no quintal da casa embalada em sacos plásticos e o revólver guardado dentro do guarda-roupa.

Segundo as denúncias anônimas ao 181, Fábio Júnior andava armado e, na casa dele, havia uma grande movimentação de pessoas durante o dia e a noite.

Em depoimento, o autônomo confessou vender a droga e disse que o revólver era usado como proteção, pois estava sendo ameaçado por outro traficante do bairro.

Fábio Júnior foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro Tancredo Neves, zona leste, onde foi indiciado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi conduzido à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, em Manaus.

8

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Pedreiro leva duas facadas durante briga em bar na

zona leste de Manaus

Segundo a família, a vítima passou a noite bebendo em uma esquina do

bairro e brigou com um morador não identificado

sexta-feira 18 de julho de 2014 - 2:47 PM

Da Redação / [email protected]

Manaus – O pedreiro Wandemberg Pantoja Palheta, 33, foi atingido com duas facadas no abdômen, por volta das 3h20 desta sexta-feira (18), durante uma briga com um homem desconhecido, na Rua Rio Jaquirana, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, segundo o relatório da 14ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

De acordo com enteado Jeferson Souza, 25, a vítima passou a noite bebendo em uma esquina do bairro e brigou com um morador não identificado.

“Não sabemos com quem ele brigou ou se essa pessoa mexeu com ele. Fiquei sabendo dessa situação agora pela manhã”, disse Souza.

A vítima foi levada por vizinhos ao Hospital Pronto-Socorro Platão Araújo, no mesmo bairro, onde segue internada em estado de observação, segundo a Polícia Militar. Até a publicação desta matéria, a autoria do crime era desconhecida para a polícia.

A tentativa de homicídio também não havia sido registrada por familiares em nenhum Distrito Integrado de Polícia (DIP) na zona leste.

9

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Treinador de futebol é preso suspeito de aliciar

crianças e adolescentes

Polícia diz que encontrou vídeos com cenas eróticas na casa do suspeito

sexta-feira 18 de julho de 2014 - 8:05 PM

Da Redação / [email protected]

Marlon Saviano foi preso em operação da Polícia Civil que cumpriu mandado expedido por juíza.Foto: Divulgação/ PC Manaus - O treinador de futebol Marlon Saviano Pereira dos Santos, 39, foi preso, por volta das 9h desta sexta-feira (18), suspeito de aliciar e se envolver com crianças e adolescentes do sexo masculino. Saviano treina equipes infantis e juvenis.

Marlon foi detido em casa, na Rua Rio Javari, bairro Rio Piorini, zona norte de Manaus, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido no dia

10

28 de maio deste ano pela juíza Patrícia Chacon, da Vara Especializada de Crime Contra o Idoso, Criança e o Adolescente.

O delegado Alexandre Moraes, do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), disse que na casa do treinador foram encontrados, celular, pen drive com vídeos em que Marlon aparece em situação erótica com crianças e adolescentes. Em um deles, informou, Marlon molesta uma criança.

Conforme nota da assessoria da Polícia Civil, o treinador já era investigado há seis meses quando o 18º DIP e a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) receberam denúncias anônimas contra Marlon.

“Segundo as investigações, ele prometia que os adolescentes poderiam jogar no time de futsal coordenado por ele apenas se eles se relacionassem sexualmente. Iremos investigar e identificar todas as crianças e adolescentes presentes no vídeo”, ressaltou o delegado Rafael Allemand, da Depca, que coordenou a operação de captura do treinador.

Marlon foi conduzido a Depca e autuado pelo crime de pedofilia virtual (Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente). A operação teve apoio também de peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC).

11

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Acidente entre ônibus e carro deixa um morto e um

ferido na Avenida Buriti

Viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para retirar uma das

vítimas que estava presa entre as ferragens

sexta-feira 18 de julho de 2014 - 10:10 PM

Patrícia Correia / [email protected]

O motorista do carro, que ficou preso entre as ferragens, faleceu ainda no local do acidente.Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros Manaus - Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente envolvendo um carro e um ônibus da linha 677 (Educandos), às 21h40, desta sexta-feira (18), na Avenida Buriti, Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

12

Segundo o tenente Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros, Moisés Alves Maia Filho, 30 anos, e César Augusto dos Santos, 27, estavam no Ford EcoSport, de cor vermelha de placa NOZ 7283, que foi atingido frontalmente pelo ônibus.

Moisés ficou preso entre as ferragens e precisou ser retirado por equipes do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local.

Já César foi socorrido e levado por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital João Lúcio, zona leste.

“Quatro caminhões da corporação e 12 homens trabalharam no socorro às vítimas”, explicou o tenente.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, o ônibus seguia no sentido bairro/centro da avenida, porém no trecho em frente a Fermazon invadiu a pista contrária, colidindo no carro.

Ainda conforme a assessoria, o motorista fugiu do local do acidente. Policiais da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atenderam esta ocorrência.

A assessoria do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que houve lentidão no trânsito da área por conta do acidente e devido a aglomeração de curiosos.

A perícia da Polícia Civil foi acionada para apurar as circunstâncias do acidente.

13

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Trio furta fio de cobre de estação de distribuição de

água na Bola do Coroado

Segundo a assessoria de comunicação da concessionária, o prejuízo foi

avaliado em R$ 10 mil

sábado 19 de julho de 2014 - 11:05 AM

Harley Santos / [email protected]

Manaus - Alexandre Fabrício Albuquerque dos Reis, 20, Adriano Costa de Souza, 25, e Amanda Sthephany Gomes Botelho, 20, foram presos, na última sexta-feira (18), suspeitos de furtarem 50 metros de fios de cobre da estação de distribuição de água da concessionária Manaus Ambiental, localizada na Bola do Coroado, zona leste de Manaus.

As informações foram confirmadas pelo escrivão de polícia plantonista do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Tiago Lima.

Segundo Tiago, o segurança do local percebeu o furto e acionou a polícia. Policiais militares da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram ao local e realizaram a prisão em flagrante do trio.

Segundo a assessoria de comunicação da concessionária, o prejuízo foi avaliado em R$ 10 mil. A assessoria informou, ainda, que o furto não prejudicou o abastecimento de água em nenhuma zona da cidade.

Alexandre, Adriano e Amanda vão responder por furto qualificado e foram encaminhados à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

14

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Dois homens morrem em acidente com motos na

Avenida Torquato Tapajós

Este foi o segundo acidente de trânsito, com vítima fatal, ocorrido em menos

de seis horas

sábado 19 de julho de 2014 - 11:08 AM

Nathane Dovale / [email protected]

Manaus - Dois homens morreram em um acidente de trânsito ocorrido por volta das 3h deste sábado (19), na Avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus.

Segundo o registro no 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Fabrício Souza Cruz, que conduzia a moto Yamaha T115, de placa OAL - 9756, vinha no sentido bairro-centro da via, quando Willians Charles da Cruz, pilotando uma moto CB-300, cor amarela, de placa OAE-6803, entrou na contramão e atingiu Fabrício. Os dois condutores morreram no local.

Este foi o segundo acidente de trânsito, com vítima fatal, ocorrido em menos de seis horas. Na noite dessa sexta-feira (18), na Avenida Buriti, Distrito Industrial, zona sul, um carro se chocou com um ônibus da linha 677 (Educandos). Nesse acidente, um homem morreu e outro ficou ferido.

15

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Ciops instala 12 câmeras para combater pichações

em Manaus

Equipamentos de segurança foram instalados próximos a viadutos e

monumentos públicos

sábado 19 de julho de 2014 - 11:42 AM

Jucélio Paiva / [email protected]

Na última quinta-feira, George Barbosa e Gabriel Sampaio, ambos de 25 anos, foram presos em flagrante suspeitos de pichação ao viaduto da Avenida Constantino Nery.Foto: Sandro Pereira Manaus - Doze câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foram instaladas próximo a viadutos e monumentos públicos de Manaus para combater o crime de pichação. A informação é da delegada Izolda de Castro e Couto Vale, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).

16

Segundo ela, a medida foi adotada após diversas prisões de suspeitos de pichação em monumentos públicos de Manaus. A delegada alerta que detenção de três meses a 1 ano e multa é a pena prevista na Lei 9.408, de 25 de maio de 2011, para quem for preso em flagrante pichando edificação ou monumento urbano.

Um dos casos mais recentes aconteceu na última quinta-feira, quando o universitário George Hamilton Costa Barbosa, 25, e o industriário Gabriel de Souza Sampaio, 25, foram presos em flagrante pelos policiais militares da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) suspeitos de pichação ao viaduto da Avenida Constantino Nery, nas proximidades da Rodoviária de Manaus, no bairro Flores, zona centro-sul.

Na Dema, os suspeitos alegaram que estavam fazendo grafite, o que não constitui crime, mas não apresentaram autorização do órgão competente.

“Com os suspeitos, os policiais militares apreenderam oito latas de sprays, além de garrafas PETs com tintas e uma máscara. Isso é o tipo de material que eles utilizam para a pichação”, comentou.

Após serem ouvidos pela delegada, os suspeitos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por crime ambiental, e em seguida foram liberados para responder ao processo em liberdade.

No dia 7 de junho deste ano, durante a operação ‘Picasso’, os policiais da Dema, juntamente com policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Ciops e policiais militares prenderam Carlos Eduardo Souza Reis, 18, e apreenderam dois adolescentes, de 15 e 17 anos, no momento em que eles pichavam os muros do antigo prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro.

Qualquer pessoa que flagrar pichação pode denunciar o caso à polícia por meio do 190 e do 181 da SSP.

17

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Polícia divulga lista de nomes para devolução

de documentos perdidos no Fan Fest

Aproximadamente 200 documentos foram entregues na Delegacia Móvel,

segundo delegado geral

sábado 19 de julho de 2014 - 7:40 PM

Com informações de assessoria / [email protected]

Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) estão entre os documentos a serem resgatados.Foto: Evandro Seixas/ Acervo DA Manaus - A Delegacia Móvel da Polícia Civil, que esteve durante 30 dias, no período da Copa, no Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, divulgou a lista de nomes dos proprietários de documentos que foram pedidos no evento.

18

A unidade policial móvel disponibilizou o serviço de “Perdidos e Achados”.

“Até o último dia da Fifa Fan Fest, aproximadamente 200 documentos foram entregues na Delegacia Móvel. Esses documentos vão poder ser resgatados pelos seus titulares na sede da Delegacia Geral”, destacou o delegado geral, Josué Rocha.

A Delegacia Geral fica localizada na Avenida Pedro Teixeira, nº 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. A entrega dos documentos será realizada de segunda à sexta, de 8h às 17h.

Entre os documentos a serem resgatados, estão: Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, crachás de empresas, além de cartões de bancos, carteira estudantil.

Visando assegurar a devolução de todos os documentos achados e entregues na delegacia, a Polícia Civil do Amazonas divulga os nomes dos proprietários das documentações, são eles:

Abraão Marques de Almeida

Adelson Araujo Reategue

Alain Dalvan Dias Silva

Alecsandro Amaro de Lima

Alenka Cardoso Rocha

Alezangela de Souza Cardoso

Alexandre Frés dos Santos

Alexandre Pessoa Dorgam

Alexandro Cerdeira Braga

Antônio Carlos Valentim

Antônio Moises Correa Gomes

Aldevan Brazão Elias

Amanda Carolinny C Barroso

Amaury Oliveira A. Junior

Arlecia Gomes Dorval

Caio Júlio dos Santos Farias

Camila Rodrigues Gonçalves

Carla Priscila de Freitas Pingarilho

Carlos Eduardo Dornellas Bolpato

Cleberson Candido De Souza

Clebson Silva das Chagas

19

Cleiseanny Suely Miranda Moraes

Denis Souza da Silva

Elijaneda Silva Serrão

Elsiene de Souza Pereira

Evellim Monteiro da Silva

Felipe Camarinha Cardoso

Felipe Tananta Ferreira

Frederico Guimarães Meilsmidth

Gabriel de Mello Rodrigues

Gibson Matos Ribeiro

Gilmar Tavares de Oliveira

Gisele Tananta Ferreira

Jackson Batista Marinho

Jamerson Nascimento dos Santos

Jane Érica Aguiar Ibiapino

Jorge Nildo Vieira Diniz

José Carlos Lima Martins

José Maria Castro Martins

Josinaldo Nuniz da Silva

Karla Alberta Gomes Uchoa

Kethleen Kamilla Silva de Souza

Luana Cruz dos Santos

Luiz André Fermin Samias

Luiz Eduardo da Silva Lessa

Luiz Fernando Gato Printes

Luiz Nascimento da Silva

Márcio Costa de Brito

Marcos Augusto da Silva Lima

Maria Eduarda Funes Dornellas

Marilandia Maria Enes Ribeiro

Marisa Morais de Souza

Marta Gerusa Andrade Cruz

20

Max Costa Bandeira

Mônica dos Santos Zik

Rafaela Aparicio de Abreu

Rafaela de Souza Osório

Rafael de Souza Pinheiro

Renilton da Silva Batalha

Roberval Silva de Oliveira

Rodrigo da Silva Nunes

Rodrigo Pimentel Soares

Rubenita Martins da Silva

Sandrianilson Farias Bernaldo

Sheila Cristina Azevedo Ramos

Simony Onofre

Thiago Samias Nazário

Thiago Xavier de Souza

Valdemir Magalhães da Costa

Valciclei de Medeiros Prata

Wagner Rodrigo Souza Trajano

21

D24 AM – 20 de Julho de 2014.

Homem é preso ao tentar transferir dinheiro com

documentos falsos em Manaus

O suspeito de 29 anos apresentou RG falso e funcionária do banco

desconfiou.

sábado 19 de julho de 2014 - 8:06 PM

Tiago Melo / [email protected]

Manaus - Alex Souza da Silva, de 29 anos, foi preso, na tarde deste sábado (19), após tentar usar documentos falsos de um homem, identificado como Aildo da Silva Gama, para transferir R$ 15 mil para a própria conta. De acordo com informações da assessoria da Polícia Civil, a vítima havia recentemente depositado em sua conta um cheque no valor de mais de R$ 31,5 mil.

Conforme a assessoria, o fato ocorreu em uma agência bancária localizada no bairro Aleixo, na zona centro-sul da cidade. A funcionária que fez o atendimento de Alex teria desconfiado da atitude do homem e pedido ao gerente para verificar os documentos apresentados.

Ao constatar que as assinaturas eram diferentes, o gerente da agência acionou a polícia. Segundo a Polícia Civil, a 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi ao local e, após verificar a autenticidade dos documentos, deu voz de prisão ao suspeito.

Em depoimento à polícia, Alex não contou como conseguiu o cheque da vítima ou se tinha parentesco com a mesma. Alex foi então encaminhado à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, e autuado em flagrante por estelionato, falsificação de documento público e particular e receptação.

22

A Critica – 20 de Julho de 2014.

Adolescente de 15 anos é apreendido com quatro tipos de drogas na Zona Leste de Manaus Denúncias para o projeto "Caravana da Cidadania" ajudar a apreender menor de idade,

que precisou ser imobilizado por tentar fugir. Ele alegou que tinha começado a

comercializar entorpecentes há poucos meses

Manaus, AM, 19 de Julho de 2014

ANTÔNIO BARROS JR

Quatro tipos de entorpecentes estavam em poder do menor (Divulgação)

Policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) prenderam, nesta

sexta-feira (18), um adolescente de 15 anos que vendia drogas na alameda dos

Inocentes, próximo à Escola Municipal GM3, no bairro Coroado, Zona Leste de

Manaus. Durante a ação, o menor precisou ser imobilizado por tentar fugir duas vezes.

A apreensão do jovem aconteceu por meio de denúncias anônimas para o programa

23

"Caravana da Cidadania", projeto da SSP do Amazonas para inibir o tráfico de drogas

perto das escolas, principalmente as da rede pública.

De acordo com um dos investigadores, com o adolescente foram apreendidos quatro

tipos diferentes de entorpecentes, sendo seis pedras de oxi, nove trouxinhas de

cocaína, 18 trouxinhas de maconha e aproximadamente 1kg de pasta base de cocaína.

Em depoimento, o menor afirmou para os investigadores que "procurava atender a

todos os tipos de usuários de drogas, por isso sempre tinha vários tipos de

entorpecentes". Ele alegou, ainda, que traficava há poucos meses.

Após os procedimentos, o jovem foi conduzido para a Delegacia Especializada em

Apuração de Atos Infracionais (Deaai), no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, onde

foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) por tráfico de drogas.

24

A Critica – 20 de Julho de 2014.

Shopping onde garoto de 5 anos sofreu queda, em Manaus, dará imagens de segurança à polícia O circuito interno do local registrou o momento em que o garoto de 5 anos caiu do 3º

piso até o térreo, uma distância aproximada de 15 metros de altura. A polícia quer

saber como exatamente aconteceu a queda

Manaus (AM), 18 de Julho de 2014

VINICIUS LEAL

A criança teria sofrido a queda após se pendurar em uma das escadas rolantes(Clóvis Miranda)

Após requisição feita pela delegada Lucimar Felipe, da Polícia Civil do Amazonas, a

administração do Shopping Ponta Negra, em Manaus, afirmou que concederá

imagens do circuito interno de segurança do estabelecimento para ajudar nas

investigações do caso do garoto de 5 anos, P.T.N., que caiu do 3º andar do centro de

compras, na última segunda-feira (14).

A criança teria sofrido a queda, de aproximadamente 15 metros de altura, após se

pendurar em uma das escadas rolantes do shopping. As imagens das câmeras

25

registraram o momento que P.T.N. despencou do 3º piso. A requisição da delegada

Lucimar Felipe, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), foi recebida nesta

sexta-feira (18) pela administração do shopping.

“A direção do shopping esclarece que está providenciando o levantamento das

imagens e atenderá o mais breve possível a solicitação da Delegacia. A empresa

ressalta que todas as imagens registradas no circuito interno do shopping estão

protegidas por sigilo, como determina a lei, e serão entregues somente à autoridade

policial”, informa nota do Shopping Ponta Negra.

O garoto P.T.N. estava acompanhado da mãe no momento da queda e, atualmente,

está hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro da

Criança, o “Joãozinho”, na Zona Leste da capital, após passar por duas cirurgias. Com

a queda, ele teve fraturas nos membros superiores e traumatismo cranioencefálico, e

teve que passar por uma laparotomia exploradora - procedimento cirúrgico no

abdômen.

Os pais da criança acidentada foram convocados a comparecer no 19º DIP para

prestar depoimento. Segundo a equipe policial, a investigação ainda não tem viés

criminal, e trabalha somente para esclarecer os fatos. O estado de saúde do menino

P.T.N. é estável, porém grave. As informações de boletim médico estão sendo

divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

26

A Critica – 20 de Julho de 2014.

Alunos do “Projeto Nandinho” participam de campeonato em Rio Preto da Eva Cerca de 40 atletas de várias faixas e idades vão competir em diversas categorias

que vai de Pré-Mirim a Sênior, nas modalidades femininas e masculinas

Manaus (AM), 18 de Julho de 2014

ACRITICA.COM

A ação é desenvolvida pela Polícia Civil do Amazonas (Divulgação)

Alunos do “Projeto Nandinho”, ação social desenvolvida pela Polícia Civil do

Amazonas, participam no próximo domingo (20), da 5ª Copa Rio Preto da Eva de

Jiu Jítsu, a ser realizada no município a 79 quilômetros de Manaus.

De acordo com Melquisedeque Galvão, coordenador do projeto, o convite para o

campeonato partiu da Prefeitura de Rio Preto, que reconhece o trabalho e o nível dos

jovens competidores.

27

Aproximadamente 40 atletas de várias faixas e idades vão competir em diversas

categorias que vai de Pré-Mirim a Sênior, nas modalidades femininas e masculinas.

O evento acontece no Ginásio Dayson Siqueira Pinto, no centro do município.

Segundo o coordenador Melquisedeque, a agenda de competições inclui eventos até

o mês de setembro, incluindo um na capital João Pessoa (PB). Ele destacou que o

Projeto Nandinho é o que mais disputa campeonatos no Amazonas.

Agenda de competições

Após o evento de Rio Preto da Eva, os atletas mantém a agenda de disputas ocupada

participando das seguintes competições:

26 e 27 de Julho - Copa dos Campeões (FAJJE);

02 Agosto - Copa JIU Sem Kimono (FAJJPRO);

09 e 10 de Agosto Copa Osvaldo Alves (FJJAM);

15 a 17 de Agosto - Mundial CBJJE e Open Ativa Shop;

23 e 24 de Agosto - Open Dinamis – João Pessoa/PB;

31 de agosto - Copa Butika (FAJJPRO);

06 e 07 de Setembro - Manaus Open (IBJJF);

13 e 14 de Setembro - Copa IUPAM;

20 e 21 de Setembro - Open FAJJE/Crianças;

27 de Setembro - Copa CÍCERO COSTHA.

28

A Critica – 20 de Julho de 2014.

Cerca de 200 quilos de cocaína são apreendidos em balsa perto de Manacapuru (AM) A droga estava escondida embaixo do piso de aço de uma balsa de cerca de 50 metros de

comprimento que transportava carga e passageiros Manaus (AM), 18 de Julho de 2014 LUCAS JARDIM

Até agora, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros para apreender toda a droga escondida na balsa (Divulgação)

Na tarde desta sexta-feira (18), uma fiscalização da Polícia Federal resultou na

apreensão de aproximadamente 200 quilos de cocaína. A droga estava escondida

embaixo do piso de aço de uma balsa de cerca de 50 metros de comprimento que

transportava carga e passageiros e foi interceptada pelos agentes federais por volta de

meio dia, nas proximidades do município de Manacapuru, a 84 quilômetros de

Manaus.

Segundo informações da própria Polícia Federal, o compartimento em que a droga foi

encontrada indica fortemente que a balsa tenha passado por modificações em sua

estrutura com o fim específico de transportar a grande quantidade de entorpecente.

29

Por esta razão, os policiais que participaram da operação conduziram a balsa até o

porto de Manacapuru, para que os passageiros nela desembarcassem antes de

executar a apreensão da embarcação. A balsa foi trazida para a base fluvial da

instituição, localizada no rio Tarumã, próximo da Praia Dourada, na Zona Oeste de

Manaus.

A contabilização da quantidade de droga ainda está andamento, com o auxílio do

Corpo de Bombeiros, que está utilizando equipamentos feitos para serrar carros a fim

de abrir o compartimento de aço em que a cocaína estava oculta.

Ainda segundo a Polícia Federal, o compartimento tem entre 50 centímetros e um

metro de altura e aspecto de porão, sendo muito escuro e de difícil acesso, daí a

necessidade de se cortar o aço que o reveste. Até o momento, sete pessoas foram

presas.

30

A Critica – 20 de Julho de 2014.

Aposentado por alguns, revólver calibre 38 torna-se mito para policiais experientes Arma mítica perdeu espaço para a pistola PT40, mas mantém uma aura de qualidade

muito apreciada por policiais civis e militares

19 de Julho de 2014

JOANA QUEIROZ

Revólver calibre 38 (Antonio Menezes)

Há mais de meio século servindo à segurança pública, o revólver calibre 38, o “três-

oitão”, caiu em desuso pelos policiais civis e militares, que preferem a modernidade

da pistola PT40 pelo poder de fogo e capacidade de causar maior impacto.

Porém, há policiais que resistem e preferem ter na cintura o velho 38. “É uma arma

discreta, fácil de manusear e pode alcançar o mesmo resultado da pistola”, diz o

delegado aposentado Aquiles Andrade.

Armeiro e professor de tiros da Polícia Civil, Écio Oliveira de Souza, o “Scuby”, diz que

o 38 começou ser usado oficialmente como arma das policiais em 1953 e em 2001

31

passou a ser substituído pela pistola PT40, hoje arma de uso restrito das policias Civil,

Militar e Rodoviária Federal.

Baseado nos homicídios que acontecem hoje em Manaus, a pistola também caiu no

gosto da bandidagem. A maioria deles são cometidos com pistolas ao invés do “três-

oitão”, principalmente aqueles homicídios com característica de execução.

Segundo Scuby, a última compra dessa arma pela Polícia Civil aconteceu em 2006.

Atualmente, existem aproximadamente 300 revólveres 38 no arsenal de armas da

instituição, todas em condições de uso, mas que dificilmente são utilizadas.

Na Polícia Militar o 38 passa pela mesma situação, com PT40 sendo considerada mais

eficiente e moderna. Subdiretor do Centro de Suprimento da PM, o capitão Carlos

Mário atribui a falência do “ três-oitão” como arma policial à modernização da pistola

que oferece melhorares condições de combate e confronto ao policial.

“Hoje os criminosos estão usando armas cada vez mais modernas e a polícia não pode

ir para o combate em condições inferiores, embora o uso da arma seja o nosso último

recurso”, disse o capitão. No arsenal da PM ainda há uma média de 2 mil revólveres

em condições de uso. A maioria está sendo usada por policiais militares que trabalham

no interior.

Na capital, os revólveres ainda são usados quando há operação e os policiais

administrativos são chamados para participar ou, como por opção do próprio policial

que faz trabalhos internos ou depois de aposentados e que continuam exercendo

alguma atividade policial.

O soldado Jairo tem um revólver calibre 38 pessoal e costuma usar, principalmente,

quando está à paisana, segundo ele por ser discreto. O comandante geral da Polícia

Militar, Almir David, disse que apesar da modernidade da PT40, ele não abre mão do

revólver 38. “O revólver nunca, dificilmente, deixa alguém na mão. Nunca nega fogo”,

garante o comandante.

Polícias preferem pistolas

O investigador e professor da Academia da Polícia Civil (Acadepol) José Alberto do

Vale, o “Betão”, diz que a pistola caiu no gosto das polícias brasileiras devido a

quantidade de munição que sua recarga comporta, seu mecanismo de operação semi-

automático e o efeito de seus impactos (notadamente a de calibre 40). Esses são

motivos suficientes para justificar as contínuas aquisições desse armamento pelas

corporações policiais.

Para ele, apesar do sucesso das pistolas, os revólveres estão longe de ficar para trás.

“O consenso é que o “trêsoitão” tem qualidades que ainda não foram superadas pelas

pistolas”, diz Betão.

32

O professor diz que o revólver é a única arma de fogo que possui várias câmeras

(variando entre cinco e oito tiros) para um único cano. “Estamos falando duma peça

chamada ‘tambor’, popularizada simbolicamente nos filmes de faroeste, onde os

mocinhos e bandidos giravam os de seus revólveres como roletas, antes de fechá-los”,

destaca Betão.

Com manuseio mais simples e popular que as pistolas, os revólveres têm a fama de

nunca falhar e de ter um alto poder incapacitante dos alvos. Essas funcionalidades

foram proporcionadas pelo norte-americano Samuel Colt, o inventor do revólver.

Betão, que também é um dos atiradores da Polícia Civil, diz que na Acadepol não se

faz mais treino de tiros usando os 38, porém, ele ainda dá aulas de tiros usando o velho

revólver.

33

Amazonia na rede – 20 de Julho de 2014.

Policiais Civis prendem soldador por tráfico de drogas em

Manacapuru Published 20 de julho de 2014 | By AmazoniaNaRede

Após 30 dias de investigação, iniciada a partir de denúncias anônimas, Policiais Civis lotados na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, distante 68 km em linha reta da capital, coordenados pelos Delegados Antônio Rodrigues e Ricardo Cunha, Titular e Plantonista, respectivamente, daquela unidade policial, prenderam em flagrante na manhã deste sábado (19), o soldador Valquimar Chaves Correa, 35, por envolvimento com o tráfico de drogas no município. O soldador foi preso por volta das 10h, em uma pousada situada na rua Coronel Madeira, no bairro Morro da Liberdade, após a equipe receber uma informação de que ele estaria embalando entorpecente em um dos quartos do lugar. Os policiais foram até o local indicado e encontraram o homem, que mostrou para os investigadores onde estava escondida drogas e uma arma.

Com ele foram apreendidas 98 trouxinhas de substância entorpecente com aspecto de oxi, uma pedra da mesma substância, um revólver calibre 32, 15 projéteis intactos de calibre 32, uma munição calibre 38, R$ 602 reais em espécie, além de um cordão, um celular e material para o embalo de entorpecente.

De com o Delegado Ricardo Cunha, outras denúncias contra o soldador já haviam siso feitas. “Já estávamos investigando o homem desde quando recebemos informações da comercialização de drogas naquela área. Durante as oitivas ele nos informou que a droga apreendida seria vendida em uma festa no interior do município”, informou.

Valquimar foi autuado em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06) e porte ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido (Artigo 14 da Lei nº 10.826/03). Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, Valquimar será encaminhado à Casa de Detenção Desembargador Ataliba David Antônio, onde ficará à disposição da Justiça da comarca de Manacapuru.

Fonte: Ascom

34

Amazonia na rede – 20 de Julho de 2014.

Polícia Civil promove treinamento para integrantes do NPA Published 19 de julho de 2014 | By AmazoniaNaRede

Manaus – Com o objetivo de aprimorar as técnicas ministradas nas três edições do Curso de Proteção de Autoridades, nove membros do Núcleo de Proteção de Autoridades (NPA) da Polícia Civil do Amazonas, participam neste final de semana do curso de “Noção de Inteligência em Segurança Pública”, promovido pela Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição. Durante todo o sábado (19), o instrutor convidado, o especialista em Segurança Pessoal Renato Preto, fez uma reciclagem prática de técnicas de tiros com os participantes. O treinamento consistiu em criar situações hipotéticas de risco ao dignitário que eles protegiam e em técnicas utilizadas em momento de grande stress, como após ser alvejado e ainda ter a chance de reagir.

O Presidente da CTTD, Sérgio de Menezes, explicou que o curso está dividido em duas partes, a primeira foi realizada neste sábado com exercícios práticos, no stand de tiros da Academia de Polícia Civil (Acadepol), situado na avenida Noel Nutel, na Cidade Nova 2, Zona Norte da cidade.

A segunda etapa do curso ocorrerá no domingo (20), onde acontece a parte teórica de noção de inteligência em Segurança Pública, também sob o comando do instrutor Renato Preto. Amanhã o treinamento será ministrado no auditório da antiga Seccional Oeste.

Sérgio de Menezes ressaltou que o curso é importante para aprimorar as práticas do dia a dia e relembrar técnicas já estudas mas que são pouco comuns. “A habilidade com os equipamentos e os procedimentos inerentes à proteção de autoridades é muito importante. Esse curso é para relembrar tudo que eles já sabem e para não deixá-los muito tempo sem praticar”, explicou.

O instrutor Renato Preto elogiou a turma que segundo ele, está afinada nos procedimentos. “Eles estão vivenciando isso no trabalho e mais recentemente na Copa do Mundo quando fizeram a proteção de algumas autoridades. Vejo que os padrões foram mantidos até por aqueles que concluíram o curso há muito tempo. É perceptível que eles progrediram e não estou tendo que voltar para dar orientações ou recomendar algum procedimento” esclareceu.

Fonte: Ascom

35

Blog do marcos santos – 20 de Julho de 2014.

Polí cia inicia investigaça o de queda de menino no Ponta Negra. Shopping promete ceder imagens. Melhora dele surpreende me dicos

O 19º Departamento Integrado de Polícia (DIP) pediu formalmente ao shopping Ponta

Negra as imagens do acidente com o menino P.N.T., de 5 anos, ocorrido segunda-feira

(14/07), quando ele caiu do 3º piso. Em nota, o estabelecimento comercial anunciou

que as imagens das câmeras de segurança estão protegidas por sigilo legal, mas

atenderá o pedido “o mais rápido possível”.

A criança continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do pronto-socorro

infantil Joãozinho, na Zona Leste, e a evolução do quadro dele tem surpreendido os

médicos. “Desde ontem (18/07), ele está sendo alimentado pela sonda e aceitou bem o

alimento. Ainda tem o dreno no tórax funcionando, mas o quadro é estável, em relação

à cirurgia abdominal. Permanece entubado, mas por causa da contusão pulmonar. A

parte neurológica também está estável”, disse o cirurgião-geral Luís Alberto Farias

Rosell, um dos que operaram o menino.

36

Médico Luís Rosell, um dos cirurgiões que cuidam do menino de 5 anos. Foto: FaceBook

A nota do shopping

“O Shopping Ponta Negra informa que recebeu, hoje (18/07), ofício do 19º DIP

solicitando as imagens captadas pelas câmeras do circuito interno referentes ao

acidente da criança de 5 anos de idade que estava acompanhada de sua mãe e sofreu

uma queda de um dos pisos do estabelecimento na última segunda-feira.

A direção do shopping esclarece que está providenciando o levantamento das imagens

e atenderá o mais breve possível a solicitação da Delegacia. A empresa ressalta que

todas as imagens registradas no circuito interno do shopping estão protegidas por

sigilo, como determina a lei, e serão entregues somente à autoridade policial.

O Shopping Ponta Negra mais uma vez lamenta o ocorrido e informa que está

acompanhando e prestando apoio à criança e sua família. ”

37

Blog do marcos santos – 20 de Julho de 2014.

Trio e preso apo s roubar cabos da estaça o de tratamento da Manaus Ambiental na Bola do Coroado, no meio da tarde

Seguranças da estação de tratamento da Manaus Ambiental, concessionária do

fornecimento de água na cidade, acionaram ontem a polícia após constatarem o roubo

de 50 metros de cabo de cobre do local, responsável pelo abastecimento das

proximidades, como os conjuntos Morada do Sol e Tiradentes, além do próprio bairro

do Coroado. O roubo ocorreu no meio da tarde, por volta das 16h de ontem (18/07).

Uma equipe, composta pelos policiais militares tenente Chandler e soldados Breno

Brito, Janderley Balboa e Catarino, vasculhou o Coroado e prendeu os três envolvidos.

Adriano Costa de Souza, 26 anos, Raimundo Lima da Gama Silva, 26, e Amanda

Stephany Gomes Botelho, 21, ainda estavam com os cabos quando foram presos. Eles

tiveram o flagrante lavrado no 9º Departamento Integrado de Polícia (DIP).

O trio, preso quando roubava os cabos, na maior cara-dura, em plena tarde

38

O roubo de cabos de cobre, tanto da Manaus Ambiental quando da Amazonas Energia,

tem se tornado comum na cidade, a ponto de comprometer o abastecimento de água e

energia. As duas concessionárias têm aumentado a vigilância nos locais onde o crime

ocorre com maior frequência.

39

Blog do marcos santos – 20 de Julho de 2014.

Ô nibus sem controle atinge EcoSport e mata motorista, ferindo passageiro gravemente, no distrito industrial

Um ônibus da linha 667, desgovernado, bateu contra o carro Ford EcoSport vermelho,

placas NOZ-7283, por volta das 21h30 de ontem (18/07), na avenida Buriti, Distrito

Industrial, em frente à empresa Fermazon. Os bombeiros foram acionados e chegaram

ao local rapidamente, mas o motorista do EcoSport, Moisés Alves Maia Filho, 30 anos,

preso entre as ferragens, não resistiu e morreu no local.

O ônibus estava desgovernado e o motorista fugiu do local

40

Motorista do EcoSport ficou preso nas ferragens e não resistiu

O motorista do ônibus que, segundo testemunhas, vinha em alta velocidade, fugiu do

local. O passageiro do carro foi levado para o Pronto-Socorro João Lúcio.

41

Blog do pávulo – 20 de Julho de 2014.

Policiais Civis prendem soldador por tráfico de drogas em

Manacapuru

AMAZONAS

A+A-

Após 30 dias de investigação, iniciada a partir de denúncias anônimas, Policiais Civis lotados

na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, distante 68 km em linha reta da

capital, coordenados pelos Delegados Antônio Rodrigues e Ricardo Cunha, Titular e

Plantonista, respectivamente, daquela unidade policial, prenderam em flagrante na manhã

deste sábado (19), o soldador Valquimar Chaves Correa, 35, por envolvimento com o tráfico

de drogas no município.

O soldador foi preso por volta das 10h, em uma pousada situada na rua Coronel Madeira, no

bairro Morro da Liberdade, após a equipe receber uma informação de que ele estaria

embalando entorpecente em um dos quarto do lugar. Os policiais foram até o local indicado

e encontraram o homem, que mostrou para os investigadores onde estava escondida drogas

e uma arma.

42

Com ele foram apreendidas 98 trouxinhas de substância entorpecente com aspecto de oxi,

uma pedra da mesma substância, um revólver calibre 32, 15 projéteis intactos de calibre 32,

uma munição calibre 38, R$ 602 reais em espécie, além de um cordão, um celular e material

para o embalo de entorpecente.

De com o Delegado Ricardo Cunha, outras denúncias contra o soldador já haviam siso feitas.

“Já estávamos investigando o homem desde quando recebemos informações da

comercialização de drogas naquela área. Durante as oitivas ele nos informou que a droga

apreendida seria vendida em uma festa no interior do município”, informou.

Valquimar foi autuado em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06) e

porte ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido (Artigo 14 da Lei nº 10.826/03). Ao

término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, Valquimar será encaminhado à Casa

de Detenção Desembargador Ataliba David Antônio, onde ficará à disposição da Justiça da

comarca de Manacapuru.

43

Em Tempo – 20 de Julho de 2014.

Pessoas que perderam documentos na Fan Fest

podem recuperá-los na delegacia geral jul 19, 2014 Dia a dia

Cerca de 200 documentos foram perdidos no Fifa Fan Fest da Ponta Negra, durante o

período da Copa do Mundo e a Polícia Civil informa que as pessoas que perderam os

seus documentos podem resgatá-los na Delegacia Geral, localizada na avenida Pedro

Teixeira, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, em frente ao

Sambódromo.

A entrega dos documentos será realizada de segunda à sexta, de 8h às 17h.

Entre os documentos a serem resgatados, estão: Registro Geral (RG), Carteira

Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor,

crachás de empresas, além de cartões de bancos, carteira estudantil. Visando

assegurar a devolução de todo os documentos achados e entregues na delegacia, a

Polícia Civil do Amazonas divulga os nomes dos proprietários das documentações, são

eles:

Abraão Marques de Almeida

Adelson Araujo Reategue

Alain Dalvan Dias Silva

Alecsandro Amaro de Lima

Alenka Cardoso Rocha

Alezangela de Souza Cardoso

Alexandre Frés dos Santos

Alexandre Pessoa Dorgam

Alexandro Cerdeira Braga

Antônio Carlos Valentim

Antônio Moises Correa Gomes

Aldevan Brazão Elias

Amanda Carolinny C Barroso

Amaury Oliveira A. Junior

Arlecia Gomes Dorval

Caio Júlio dos Santos Farias

44

Camila Rodrigues Gonçalves

Carla Priscila de Freitas Pingarilho

Carlos Eduardo Dornellas Bolpato

Cleberson Candido De Souza

Clebson Silva das Chagas

Cleiseanny Suely Miranda Moraes

Denis Souza da Silva

Elijaneda Silva Serrão

Elsiene de Souza Pereira

Evellim Monteiro da Silva

Felipe Camarinha Cardoso

Felipe Tananta Ferreira

Frederico Guimarães Meilsmidth

Gabriel de Mello Rodrigues

Gibson Matos Ribeiro

Gilmar Tavares de Oliveira

Gisele Tananta Ferreira

Jackson Batista Marinho

Jamerson Nascimento dos Santos

Jane Érica Aguiar Ibiapino

Jorge Nildo Vieira Diniz

José Carlos Lima Martins

José Maria Castro Martins

Josinaldo Nuniz da Silva

Karla Alberta Gomes Uchoa

Kethleen Kamilla Silva de Souza

Luana Cruz dos Santos

Luiz André Fermin Samias

Luiz Eduardo da Silva Lessa

Luiz Fernando Gato Printes

Luiz Nascimento da Silva

Márcio Costa de Brito

Marcos Augusto da Silva Lima

Maria Eduarda Funes Dornellas

Marilandia Maria Enes Ribeiro

Marisa Morais de Souza

Marta Gerusa Andrade Cruz

Max Costa Bandeira

Mônica dos Santos Zik

Rafaela Aparicio de Abreu

Rafaela de Souza Osório

Rafael de Souza Pinheiro

Renilton da Silva Batalha

Roberval Silva de Oliveira

Rodrigo da Silva Nunes

45

Rodrigo Pimentel Soares

Rubenita Martins da Silva

Sandrianilson Farias Bernaldo

Sheila Cristina Azevedo Ramos

Simony Onofre

Thiago Samias Nazário

Thiago Xavier de Souza

Valdemir Magalhães da Costa

Valciclei de Medeiros Prata

Wagner Rodrigo Souza Trajano

46

EM TEMPO – 20 de Julho de 2014.

Homem é preso após tentar sacar mais de R$ 30

mil com documento de outra pessoa jul 19, 2014 Dia a dia

Um homem de 29 anos foi preso suspeito de se passar por um cliente do banco

Bradesco e tentar sacar R$ 31 mil. Alex Souza da Silva tentou sacar a quantia na

agência do Bradesco no bairro Aleixo, zona Sul, por volta das 13:40h da última sexta-

feira (18).

Com documentos falsificados, o homem tentou receber um cheque de R$ 31 mil. “O

gerente percebeu que Alex não era o dono da conta e chamou a polícia”, explicou a

delegada do 1º Dip, Alessandra Braga.

Alex irá responder pelos crimes de falsificação de documento público e particular,

previsto no artigo 304 do Código Penal Brasileiro e estelionato presente no artigo 171

do mesmo código. Ontem ele foi encaminhado a cadeia pública Raimundo Vidal

Pessoa, no centro

47

EM TEMPO – 20 de Julho de 2014.

Um morto e um ferido em acidente com ônibus e

carro na avenida Buriti jul 19, 2014 Dia a dia

O acidente aconteceu por volta de 21h40, na avenida Buriti, Distrito Industrial – foto: Hector

Muniz

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na noite desta sexta-feira (18), durante um

acidente de trânsito, envolvendo um ônibus da Global Green (linha 667) e carro Ford

Ecosport, vermelho, placas NOZ-7283.

O acidente aconteceu por volta de 21h40, na avenida Buriti, Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

A vítima fatal foi Moisés Alves Maia Filho, 39, motorista do Ecosport, que ficou preso

nas ferragens. Já o passageiro César Augusto dos Santos, 27, foi socorrido pela

unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Pronto

Socorro João Lúcio, na Zona Leste, onde foi liberado algumas horas depois.

48

Segundo policiais militares lotados da 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o

motorista do ônibus evadiu-se do local após o acidente. O Instituto Médico Legal (IML)

já foi acionado para remover o corpo.

O ônibus seguia no sentido bairro/centro da avenida, e teria perdido o controle no

trecho em frente à Fermazon, invadindo a contramão e colidindo no carro de passeio.

Houve lentidão no trânsito da área e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e

Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) foram até ao local para controlar o tráfego.

Conforme a assessoria da Polícia Militar, o motorista do ônibus fugiu do local do

acidente. Policiais da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atenderam esta

ocorrência.

Por equipe EM TEMPO Online

49

EM TEMPO – 20 de Julho de 2014.

Pelo menos 170 quilos de Drogas são

apreendidas em balsa vinda de Tabatinga jul 19, 2014 Destaques, Dia a dia

Drogas apreendidas pela Polícia Federal – foto: divulgação/PF

Durante fiscalização realizada pela Polícia Federal no rio Solimões nesta sexta-feira

(18), foram apreendidas cerca de 170 quilos de cocaína que estavam escondidas em

uma balsa de transporte de carga e passageiros vindos de Tabatinga (a 1108

quilômetros de Manaus).

De acordo com a Polícia Federal , a droga estava escondida no porão da embarcação,

sob chapas de aço. Com o apoio do corpo de bombeiros, as chapas de aço do porão

da balsa estão sendo serradas e, até o momento, já foram encontrados

aproximadamente 170 quilos da drogas.

Na ação, sete pessoas foram presas.

50

EM TEMPO – 20 de Julho de 2014.

Acidente na madrugada deixa dois mortos na

Torquato Tapajós jul 19, 2014 Dia a dia

Um acidente envolvendo duas motos, de placas ainda não identificadas, na avenida

Torquato Tapajós, próximo a antiga Expoagro, vitimou duas pessoas na madrugada

deste sábado (19).

De acordo com informações preliminares da polícia, as vítimas foram William Charles

Barros, 30, e Fabrício Souza Cruz, 24. Ambos vinham em alta velocidades na via e

morreram após o violento choque.

51

EM TEMPO – 20 de Julho de 2014.

Polícia Civil moderniza Instituto de Identificação

“Aderson Conceição de Melo” jul 19, 2014 Dia a dia

Órgão de identificação ganhará o incremento de novas tecnologias que pretendem garantir mais

agilidade e otimização nos serviços de atendimento ao público – foto: divulgação/Polícia Civil

Desde que foi anunciado o início das obras, em abril deste ano, a Polícia Civil do

Amazonas está reformulando e modernizando as estruturas físicas e os espaços do

Instituto de Identificação “Aderson Conceição de Melo”, o (IIACM).

Consequentemente, o órgão de identificação ganhará o incremento de novas

tecnologias que pretendem garantir mais agilidade e otimização nos serviços de

atendimento ao público.

O diretor o IIACM, Eduardo Neiva, destacou o software que será usado para dar mais

presteza ao funcionamento do órgão.

Trata-se do Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais (AFIS), sigla

em inglês para Automated Fingerprint Identification System, que já foi solicitado e está

com o processo em prosseguimento na Comissão Geral de Licitação do Estado (CGL-

AM).

52

Neiva explicou que o AFIS é um sistema de arquivo digital, que permitirá realizar, entre

outras coisas, pesquisas biográficas e biométricas em tempo mínimo de resposta à

consulta.

Arquivo civil

“Com a aquisição do sistema, vai ser possível fazer a digitalização de todo arquivo civil,

permitindo realizar buscas de maneira instantânea e proceder aos demais trabalhos

relativos à identificação civil e criminal”, explicou.

De acordo com dados da Delegacia Geral, depois da construção da atual sede, que

antigamente abrigava o IML, esta é a primeira medida para reformular a estrutura física

e modernizar o atendimento ao público para as necessidades modernas em mais de

dez anos.

Conforme o diretor do Departamento de Polícia Técnico e Científica (DPTC), Mahatma

Porto, o Instituto será contemplado também com uma estrutura inédita no Amazonas: o

laboratório de papiloscopia.

“Neste laboratório, serão feitas revelações de impressões digitais colhidas na cena do

crime”, ressaltou.

Modernização e acessibilidade

“As intervenções contemplam a melhoria e ampliação dos setores, além da

modernização dos softwares e a garantia de acessibilidade às pessoas portadoras de

deficiência”, emendou o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha

Rocha.

As novas estruturas do Instituto também atenderão aos critérios de acessibilidade, a

exemplo da implementação de rampas de acesso, corrimão, cadeiras com adequação

para idosos e pessoas com deficiência, com a preocupação de oferecer conforto e

qualidade ao público diverso que necessita dos serviços do IIACM.

“As salas de atendimento ao público e de atendimento específico, como a sala do

retrato falado, também receberão melhorias no ambiente, a fim de oferecer um local

agradável tanto para os servidores, quanto para o público em geral”, destacou Porto.

Além disso, o IIACM passará a contar dentre outras dependências, com sala de

reuniões e um amplo auditório com capacidade para acomodar confortavelmente 140

pessoas, incluindo cadeirantes.

A obra está com 50% de execução e está orçada em R$ 913 mil, com prazo de 120

dias para ser concluída pela empresa responsável Turin Construtora Ltda.

Com informações da assessoria

53

EM TEMPO – 20 de Julho de 2014.

‘Dona’ do Bosque Clube humilha atleta

paraolímpico do Amazonas jul 19, 2014 Dia a dia

Com apenas 19 anos, Brendow Christian de Souza Moura já conta conquistou diversas medalhas

para o Estado – foto: divulgação

Brendow Christian tem nome de líder de banda de rock inglesa, mas ele também é de

Souza Moura, seu lado mais amazonense e brasileiro. Tem 19 anos e é deficiente

visual. Mas este não é todo seu problema.

O que desmotiva esse atleta paraolímpico, com mais de 10 medalhas que honram o

Estado e a cidade onde nasceu (Manaus) é o comportamento anticidadão, como o da

pediatra Marlene Cohen.

54

A referida profissional o humilhou, na manhã desta sexta (18), na piscina do Bosque

Clube, localizado no bairro Chapada, Zona Centro-Sul, onde ele é professor de natação

e hidroginástica para aproximadamente 15 senhores e senhoras.

A pediatra se anuncia, sempre que aparece para intimidar os frequentadores do curso,

como “fundadora” do Bosque, embora não pareça ter nascido exatamente em 1908,

quando o clube foi criado pelos ingleses que vieram à capital amazonense instalar uma

linha de bondes movidos a energia elétrica e decidiram também por um espaço de

privacidade, embora a vizinhança à época não ser tão próxima e nem tão hostil.

Apoio da Prefeitura

Brendow acaba de ganhar apoio da Prefeitura de Manaus para representar o

Amazonas, em São Paulo. Ele é premiado nas categorias paralímpicas de natação e

lançamento de dados.

Ao encerrar os exercícios com seus alunos, na manhã de sexta, a “fundadora”, que

poderia estar na turma da terceira idade, investiu contra o jovem professor com ofensas

do tipo: “você é um zé ninguém”, “um bosta”, “vou expulsá-lo daqui”, “saia já”.

O atleta saiu. Acompanhado por uma das suas alunas, foi direto ao 10º Distrito

Integrado de Polícia (DIP), onde registrou um boletim de ocorrência. A pediatra Marlene

Cohen será intimada a explicar sua atitude hostil. A reportagem do EM TEMPO não

conseguiu falar com Marlene, que só atende em plantões da Unimed.

Por Aldísio Filgueiras (Jornal EM TEMPO)

55

Blog da floresta – 20 de Julho de 2014.

Polícia Civil promove

treinamento para integrantes

do NPA

POR MARIO DANTAS - JULHO, 20TH 2014

Com o objetivo de aprimorar as técnicas ministradas nas três edições do Curso de

Proteção de Autoridades, nove membros do Núcleo de Proteção de Autoridades (NPA) da

Polícia Civil do Amazonas, participam neste final de semana do curso de “Noção de

Inteligência em Segurança Pública”, promovido pela Comissão de Capacitação,

Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição. Ontem (19), o instrutor convidado,

56

o especialista em Segurança Pessoal Renato Preto, fez uma reciclagem prática de

técnicas de tiros com os participantes. O treinamento consistiu em criar situações

hipotéticas de risco ao dignitário que eles protegiam e em técnicas utilizadas em momento

de grande stress, como após ser alvejado e ainda ter a chance de reagir.

O Presidente da CTTD, Sérgio de Menezes, explicou que o curso está dividido em duas

partes, a primeira foi realizada no sábado com exercícios práticos, no stand de tiros da

Academia de Polícia Civil (Acadepol), situado na avenida Noel Nutel, na Cidade Nova 2,

Zona Norte da cidade.

A segunda etapa do curso ocorrerá neste domingo (20), onde acontece a parte teórica de

noção de inteligência em Segurança Pública, também sob o comando do instrutor Renato

Preto. Amanhã o treinamentos será ministrado no auditório da antiga Seccional Oeste.

Sérgio de Menezes ressaltou que o curso é importante para aprimorar as práticas do dia a

dia e relembrar técnicas já estudas mas que são pouco comuns. “A habilidade com os

equipamentos e os procedimentos inerentes à proteção de autoridades é muito

importante. Esse curso é para relembrar tudo que eles já sabem e para não deixá-los

muito tempo sem praticar”, explicou.

O instrutor Renato Preto elogiou a turma que segundo ele, está afinada nos

procedimentos. “Eles estão vivenciando isso no trabalho e mais recentemente na Copa do

Mundo quando fizeram a proteção de algumas autoridades. Vejo que os padrões foram

mantidos até por aqueles que concluíram o curso há muito tempo. É perceptível que eles

progrediram e não estou tendo que voltar para dar orientações ou recomendar algum

procedimento” esclareceu.

57

Governo do estado – 20 de Julho de 2014.

Alunos do ‘Projeto Nandinho’ participam de campeonato em Rio Preto da Eva 17:18 - 18/07/2014

Alunos do “Projeto Nandinho” participam no próximo domingo, dia 20 de julho, da 5ª Copa Rio Preto da

Eva de Jiu-Jítsu, que será realizada no município (a 57 quilômetros de Manaus), situado na Região

Metropolitana de Manaus (RMM). O evento acontece no Ginásio Dayson Siqueira Pinto, no Centro de Rio

Preto da Eva.

De acordo com o coordenador do projeto, Melquisedeque Galvão, o convite para o campeonato partiu da

Prefeitura de Rio Preto, que reconhece o trabalho e o nível dos jovens competidores.

Aproximadamente 40 atletas de várias faixas e idades vão competir em diversas categorias que vai de

Pré-Mirim a Sênior, nas modalidades femininas e masculinas.

Segundo Melquisedeque, a agenda de competições inclui eventos até o mês de setembro, incluindo um

na capital João Pessoa (PB). Ele destacou que o Projeto Nandinho é o que mais disputa campeonatos no

Amazonas.

Agenda dos Jovens Competidores:

26 e 27 de Julho – Copa dos Campeões (FAJJE);

02 Agosto – Copa JIU Sem Kimono (FAJJPRO);

09 e 10 de Agosto Copa Osvaldo Alves (FJJAM);

15 a 17 de Agosto – Mundial CBJJE e Open Ativa Shop;

23 e 24 de Agosto – Open Dinamis – João Pessoa/PB;

31 de agosto – Copa Butika (FAJJPRO);

06 e 07 de Setembro – Manaus Open (IBJJF);

13 e 14 de Setembro – Copa IUPAM;

20 e 21 de Setembro – Open FAJJE/Crianças;

27 de Setembro – Copa CÍCERO COSTHA;

58

Portal do holanda – 20 de Julho de 2014.

Polícia treina para proteger

autoridades 20/07/2014 8h58 11 0 0

Com o objetivo de aprimorar as técnicas ministradas nas três edições do Curso de

Proteção de Autoridades, nove membros do Núcleo de Proteção de Autoridades

(NPA) da Polícia Civil do Amazonas, participam neste final de semana do curso de

“Noção de Inteligência em Segurança Pública”, promovido pela Comissão de

Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da instituição.

Durante todo o sábado (19), o instrutor convidado, o especialista em Segurança

Pessoal Renato Preto, fez uma reciclagem prática de técnicas de tiros com os

participantes. O treinamento consistiu em criar situações hipotéticas de risco ao

59

dignitário que eles protegiam e em técnicas utilizadas em momento de grande stress,

como após ser alvejado e ainda ter a chance de reagir.

O Presidente da CTTD, Sérgio de Menezes, explicou que o curso está dividido em

duas partes, a primeira foi realizada neste sábado com exercícios práticos, no stand de

tiros da Academia de Polícia Civil (Acadepol), situado na avenida Noel Nutel, na

Cidade Nova 2, Zona Norte da cidade.

A segunda etapa do curso ocorrerá no domingo (20), onde acontece a parte teórica de

noção de inteligência em Segurança Pública, também sob o comando do instrutor

Renato Preto. Amanhã o treinamentos será ministrado no auditório da antiga

Seccional Oeste.

Sérgio de Menezes ressaltou que o curso é importante para aprimorar as práticas do

dia a dia e relembrar técnicas já estudas mas que são pouco comuns. "A habilidade

com os equipamentos e os procedimentos inerentes à proteção de autoridades é muito

importante. Esse curso é para relembrar tudo que eles já sabem e para não deixá-los

muito tempo sem praticar", explicou.

O instrutor Renato Preto elogiou a turma que segundo ele, está afinada nos

procedimentos. "Eles estão vivenciando isso no trabalho e mais recentemente na Copa

60

do Mundo quando fizeram a proteção de algumas autoridades. Vejo que os padrões

foram mantidos até por aqueles que concluíram o curso há muito tempo. É perceptível

que eles progrediram e não estou tendo que voltar para dar orientações ou recomendar

algum procedimento" esclareceu.

Portal do Holanda

61

Portal do holanda – 20 de Julho de 2014.

Trio é preso no Japiim por tráfico de

droga 20/07/2014 9h58 153 0 0

(Max não consegue viver sem camisa de marca e traficava para pagar o luxo)

Equipe da Força Tática, comandada pelo Tenente PM Chandler, prendeu neste

sábado, 19, no Beco Tomás de Amaral, Japiim I, Max Willians Matos Dias (20),

Paulo Souza Batista (18), Wendell Silva e Silva (22), por envolvimento com o

tráfico.

O trio foi preso em flagrante com 83 trouxinhas de pasta-base de cocaína, cerca de

1/2kg de pasta base de cocaína, apetrechos do tráfico, uma munição de fuzil calibre

5.56 intacta, um revólver calibre 38 com 5 (cinco) munições intactas.

A arma foi encontrada na cintura de Max Willians que somente se envolveu com o

tráfico porque não consegue viver sem usar camisa de marca.

62

A policia apreendeu também 2 celulares e R$152,00. Diante disso, os infratores

foram conduzidos ao 3º DIP, local onde lavrou-se o auto de prisão em flagrante por

tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de munição de uso restrito e

porte ilegal de arma de fogo.

Portal do Holanda

63

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Mototaxista é morto a tiros após ser

seguido por dupla em moto, no AM Homens efetuaram pelo menos sete disparos; jovem morreu na hora.

Crime ocorreu na manhã deste domingo, na Zona Oeste de Manaus. Adneison SeverianoDo G1 AM

Vítima estava em moto (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Um jovem de 18 anos morreu ao ser atingido por tiros no bairro Tarumã, na Zona Oeste deManaus.

Familiares relataram que a vítima, que trabalhava como mototaxista, voltava de um posto de gasolina em

uma motocicleta, quando o crime ocorreu. Dois homens em outra moto teriam seguido William Nogueira

Ferreira do Nascimento. O garupa é suspeito de disparar, pelo menos, sete vezes contra o rapaz.

O caso ocorreu por volta de 5h30, na Rua Santa Rita, na comunidade Parque Riachuelo. Segundo

testemunhas, que não quiseram se identificar, informaram que o jovem caiu da moto com o primeiro tiro

64

que acertou as costas da vítima. Em seguida, os suspeitos teriam efetuado mais seis disparos. Um deles

atingiu a motocicleta.

Os homens fugiram depois de cometerem o crime. Segundo testemunhas, o padrasto da vítima teria

presenciado o crime sem saber que se tratava do enteado. "Ele só percebeu que era o William depois de

que se aproximou para ajudar a socorrer", disse um dos moradores do bairro.

Um dos tiros atingiu a moto da vítima

(Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

De acordo com parentes, o jovem morava há duas ruas do local do crime. O primo de William, Carlos

Henrique, de 18 anos, informou que ele estava voltando de um posto de gasolina, situado na Comunidade

Campos Sales. "Ele tinha ido abastecer. Esses homens devem ter seguido ele até aqui. A gente não sabe

porque mataram ele. É muita crueldade. O William não mexia com ninguém. Ele tinha muitos amigos e se

dava bem com todo mundo", afirmou Carlos. A vítima deixou uma filha de dois anos.

O Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo do local na manhã deste domingo. A Perícia da Polícia

Civil também esteve no bairro. A motocicleta Honda Fan, foi retirada da rua pelos familiares da vítima. O

caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

65

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Suspeitos invadem casa para roubar e

homem estupra mulher, no AM Crime teria ocorrido no sábado (19) em Manacapuru, a 69km de Manaus.

Dois suspeitos foram presos na cidade, e Polícia Civil investiga o caso. Adneison SeverianoDo G1 AM

Cidade de Manacapuru fica situada no Amazonas (Foto: Adneison Severiano G1/AM)

Uma mulher de 40 anos foi violentada sexualmente após ter a casa invadida por dois homens, na

madrugada de sábado (19). O crime ocorreu em Manacapuru, município localizado a 69 km de distância

de Manaus. Segundo a Polícia Civil, a dupla planejava roubar a residência. A Polícia Militar prendeu dois

suspeitos do crime.

A casa da vítima fica situada na Rua Daniel Simões, no bairro da Liberdade. De acordo com a polícia,

além da mulher, três filhas da vítima também estavam na residência no momento da suposta invasão. Duas

66

das meninas são menores de idade.

Segundo o delegado plantonista da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, Ricardo Cunha,

a vítima relatou em depoimento que não sabe como os dois homens invadiram a casa, e que a ação ocorreu

por volta das 4h.

"Eles entraram para roubar. A mulher estava sozinha dormindo em um dos quartos da casa e um dos

homens entrou no local. Enquanto um estuprava a vítima, o outro ficou do lado de fora. Ela disse que não

chegou a ver o segundo homem, mas eles se comunicaram. A vítima relatou que foi ameaçada com um

instrumento pontiagudo, nas costas. No entanto, ela não conseguiu identificar o suspeito. As filhas não

presenciaram o abuso sexual", explicou o delegado.

Depois da ação, os dois homens fugiram do local. Ainda na manhã de sábado, por volta das 7h30, a Polícia

Militar prendeu dois suspeitos na Orla do Miriti. Os homens detidos, que possuem 34 e 38 anos, foram

levados para a delegacia da cidade, onde permanecem presos.

"Não existe nada de concreto contra os dois suspeitos. As investigações estão em andamento. A vítima

ainda não fez o reconhecimento do suspeito", afirmou Ricardo Cunha.

67

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Em Manaus, motorista preso por duas

mortes será transferido para quartel TJ autorizou transferência após relatos de ameaças e agressões ao condutor.

Caso ocorreu em maio na Ponta Negra; dois morreram e três ficaram feridos. Adneison SeverianoDo G1 AM

Renato Benigno sofria ameaças em unidade prisional (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O assistente administrativo Renato Fabiano dos Santos Benigno, de 37 anos, envolvido no acidente que

matou duas pessoas e deixou outras três feridas no dia 12 de maio na Ponta Negra, na Zona Oeste

de Manaus, deverá ser transferido para o quartel do Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia

Militar. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) autorizou a mudança após a direção do Centro de

Detenção Provisória (CDP), onde ele está detido, informar que Renato sofre ameaças de morte e agressões

físicas.

68

Na decisão, assinada pela juíza Mirza Telma, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus

no dia 11 de julho, a magistrada destaca que a medida tem o objetivo de resguardar a integridade física do

suspeito. Segundo a juíza, ele deverá ser "removido do Centro de Detenção Provisória (CDP) para um

local seguro a ser definido pelo Comando Geral da Polícia Militar deste Estado, onde haja celas reservadas

para presos provisórios, cuja integridade não pode ser garantida pelas instituições carcerárias comuns".

Na última sexta-feira (18), o comandante-geral da PM do Amazonas, coronel Almir David, encaminhou

ofício à justiça informando que Renato Benigno ficará recolhido no Quartel do Comando de Policiamento

Metropolitano (antigo 4º BPM), localizado no bairro Praça 14, na Zona Sul.

Em maio, os advogados relataram à Justiça que o assistente administrativo é alvo de ameaças dentro do

presídio. A informação foi posteriormente confirmada em ofício encaminhado à Justiça pelo diretor do

CDP, Nonato dos Santos Amaral.

A magistrada abriu vista para o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), ou seja, prazo

para que o órgão ministerial se posicione em relação aos pleitos antes da decisão. A 14ª Promotoria de

Justiça com atuação na 1ª Vara do Tribunal do Júri enviou parecer favorável a três dos quatro pedidos da

defesa.

Acidente

Na manhã do dia 12 de maio, Renato Benigno dirigia um veículo modelo S10 pela Avenida Coronel

Teixeira quando colidiu com o veículo em pane, uma Strada de cor preta. José Henrique de Oliveira

Rodrigues, de 18 anos, e a cunhada Keyllene Nogueira, de 27, morreram na hora. Eles estavam na traseira

empurrando o veículo e foram arrastados. As vítimas tiveram as pernas mutiladas no acidente. Três irmãos

de José Henrique também ficaram feridos no acidente, entre eles Johnny Lemos, de 24 anos, que namorava

Keyllene.

Keyllene Nogueira morreu na colisão entre os

veículos (Foto: Arquivo Pessoal)

69

Logo após o acidente, o motorista foi preso. Devido à gravidade da colisão, ele foi enquadrado no Código

Penal. Caso respondesse apenas pela legislação do Código de Trânsito, Benigno poderia pagar fiança e ser

liberado. Ainda no dia da colisão, ele foi levado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal

Pessoa, no Centro de Manaus.

A delegada titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Lucimar Amorim, afirmou que o teste de

alcoolemia de Renato Benigno teve resultado positivo para consumo de bebida alcoólica, apontando 0,69

miligramas de álcool por litro de sangue. No entanto, um laudo do Instituto Médico Legal (IML)

encaminhado à Justiça do Amazonas nesta semana não confirmou embriaguez do condutor. Há suspeitas

também de que Benigno estivesse dirigindo em alta velocidade. O dado será revelado somente após o

resultado da perícia do veículo.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), o condutor possuía 129 pontos na

Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A defesa do motorista alega que Benigno não é autor de todas as

infrações.

70

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Polícia devolve documentos perdidos na

Fan Fest do AM; veja lista de donos Polícia Civil divulgou que cerca de 200 documentos aguardam os titulares.

Resgate pode ser feito na sede da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro. Do G1 AM

Maioria dos documentos encontrados na Ponta Negra ainda não foi resgatado pelos proprietários (Foto: Adneison Severiano/G1

AM)

Durante a Fifa Fan Fest, realizada no Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, 200

documentos perdidos foram entregues na Delegacia Móvel da Polícia Civil. Após o encerramento da

programação, a polícia divulgou uma lista com nomes dos titulares da documentação, que poderão resgatar

os documentos na Delegacia Geral. Confira a lista abaixo.

71

Ao longo de 25 dias, a Fifa Fan Fest contou com apresentações, shows e transmissão de jogos da Copa do

Mundo de 2014. Nesse período, a unidade móvel da Polícia Civil reforçou o atendimento da Polícia

Judiciária. A Delegacia Móvel disponibilizou o serviço de 'achados e perdidos'.

"Até o último dia da Fifa Fan Fest, aproximadamente 200 documentos foram entregues na Delegacia

Móvel. Esses documentos vão poder ser resgatados pelos seus titulares na sede da Delegacia Geral",

destacou o delegado geral, Josué Rocha, por meio de assessoria de imprensa.

A Delegacia Geral fica localizada na avenida Pedro Teixeira, nº 180, bairro Dom Pedro, Zona Centro-

Oeste de Manaus. A entrega dos documentos será realizada de segunda à sexta, de 8h às 17h. Entre os

documentos a serem resgatados, estão: Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH),

Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, crachás de empresas, além de cartões de bancos e

carteira estudantil.

Lista dos nomes dos proprietários das documentações:

Abraão Marques de Almeida

Adelson Araújo Reategue

Alain Dalvan Dias Silva

Alecsandro Amaro de Lima

Alenka Cardoso Rocha

Alezangela de Souza Cardoso

Alexandre Frés dos Santos

Alexandre Pessoa Dorgam

Alexandro Cerdeira Braga

Antônio Carlos Valentim

Antônio Moises Correa Gomes

Aldevan Brazão Elias

Amanda Carolinny C Barroso

Amaury Oliveira A. Junior

Arlecia Gomes Dorval

Caio Júlio dos Santos Farias

Camila Rodrigues Gonçalves

Carla Priscila de Freitas Pingarilho

Carlos Eduardo Dornellas Bolpato

Cleberson Candido De Souza

Clebson Silva das Chagas

Cleiseanny Suely Miranda Moraes

Denis Souza da Silva

Elijaneda Silva Serrão

Elsiene de Souza Pereira

Evellim Monteiro da Silva

Felipe Camarinha Cardoso

Felipe Tananta Ferreira

Frederico Guimarães Meilsmidth

72

Gabriel de Mello Rodrigues

Gibson Matos Ribeiro

Gilmar Tavares de Oliveira

Gisele Tananta Ferreira

Jackson Batista Marinho

Jamerson Nascimento dos Santos

Jane Érica Aguiar Ibiapino

Jorge Nildo Vieira Diniz

José Carlos Lima Martins

José Maria Castro Martins

Josinaldo Nuniz da Silva

Karla Alberta Gomes Uchoa

Kethleen Kamilla Silva de Souza

Luana Cruz dos Santos

Luiz André Fermin Samias

Luiz Eduardo da Silva Lessa

Luiz Fernando Gato Printes

Luiz Nascimento da Silva

Márcio Costa de Brito

Marcos Augusto da Silva Lima

Maria Eduarda Funes Dornellas

Marilandia Maria Enes Ribeiro

Marisa Morais de Souza

Marta Gerusa Andrade Cruz

Max Costa Bandeira

Mônica dos Santos Zik

Rafaela Aparicio de Abreu

Rafaela de Souza Osório

Rafael de Souza Pinheiro

Renilton da Silva Batalha

Roberval Silva de Oliveira

Rodrigo da Silva Nunes

Rodrigo Pimentel Soares

Rubenita Martins da Silva

Sandrianilson Farias Bernaldo

Sheila Cristina Azevedo Ramos

Simony Onofre

Thiago Samias Nazário

Thiago Xavier de Souza

Valdemir Magalhães da Costa

73

Valciclei de Medeiros Prata

Wagner Rodrigo Souza Trajano

74

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Dois homens morrem em colisão entre

motos na Zona Norte de Manaus Uma das motocicletas trafegava na contramão pela Torquato Tapajós.

Vítimas morreram no local do acidente e uma pessoa foi socorrida. Adneison SeverianoDo G1 AM

Acidente ocorreu no sentido Bairro/Centro da Avenida Torquato Tapajós (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Uma grave colisão envolvendo duas motocicletas resultou na morte de dois homens e deixou uma pessoa

ferida na madrugada deste sábado (19). O acidente ocorreu por volta das 4h30, na Avenida Torquato

Tapajós, bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus.

Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), uma moto que

trafegava na contramão atingiu outra motocicleta que era conduzida pela via sentido Bairro/Centro. O

veículo, modelo Neo Yamaha, era conduzido por Fabrício Souza Cruz, de 24 anos. Já a motocicleta Honda

75

que, segundo o Manaustrans estava na contramão, era sendo guiada pelo mecânico William Charles Cruz,

de 26 anos. O acidente de trânsito aconteceu nas proximidades do hospital e Pronto-Socorro Delphina

Rinaldi Abdel Aziz e da antiga feira da Expoagro.

Com o forte impacto da colisão frontal entre os veículos, os condutores das motocicletas foram lançados na

pista e morreram ainda no local. Um passageiro, que acompanhava William e não teve a identidade

revelada, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado com vida para

uma unidade hospitalar da capital. Testemunhas relataram aoG1 que, após o choque entre as motocicletas,

latas de cervejas foram vistas perto da moto onde duas das vítimas estavam.

O sogro de Fabrício Souza, o comerciante Ricardo Lopes, de 41 anos, disse que o jovem tinha saído de

casa no bairro Monte das Oliveiras para ir comprar peixe na Feira da Panair, localizada no bairro

Educandos, Zona Sul de Manaus. Ele deixa esposa e uma filha de um ano. "Aconteceu essa tragédia

porque uma moto que vinha na contramão e acertou a dele. É uma perda para toda família", desabafou.

Peças das motocicletas ficaram jogadas pela via após colisão (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Para família de William, o relato de que ele estaria na contramão é uma surpresa. "Não sabemos de onde

ele vinha e porque estaria na contramão. Ele não era de andar em alta velocidade", comentou o cunhado

Maurício Nonato, de 26 anos, revelando que o jovem deixa a namorada grávida de quatro meses.

A Polícia Militar isolou o trecho da Avenida Torquato Tapajós até a chegada dos agentes do Manaustrans

e da perícia da Polícia Civil. Houve congestionamento na área e a via foi liberada as 6h40. Os corpos das

vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

76

Marcas da violenta colisão ainda podiam ser vistas na manhã deste sábado (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

77

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Homem morre após ônibus perder

controle e bater em carro, no AM Colisão ocorreu por volta das 21h30 e atingiu entrada de uma fábrica.

Coletivo perdeu controle na Avenida Buriti, no Distrito Industrial de Manaus. Marcos Dantas e Leandro TapajósDo G1 AM

Motorista do carro modelo Ecosport morreu no local (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Um homem de 39 anos morreu e outro ficou ferido após um ônibus perder o controle, invadir a contramão

de via e atingir um carro. O acidente ocorreu por volta das 21h30 na Avenida Buriti, no Distrito Industrial,

Zona Leste de Manaus. O motorista e o cobrador do coletivo fugiram do local após a colisão. Uma das

vítimas foi encaminhada a um hospital na capital.

Segundo relato de testemunhas à polícia, o ônibus trafegava no sentido bairro/Centro quando perdeu o

controle e invadiu a outra faixa da avenida e atingiu o carro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o passageiro do carro, modelo Eco Sport, foi encaminhado para

Hospital Pronto-Socorro João Lúcio em estado consciente. Já o motorista, que ficou preso nas ferragens e

78

teve que ser socorrido pelos Bombeiros, não resistiu e morreu minutos após a batida, quando era atendido

pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ônibus invadiu contra-mão, acertou carro e o arrastou até o portão de uma fábrica (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local do acidente. A entrada de uma fábrica

também foi atingida com a colisão. O acidente aconteceu na frente de uma das guaritas, porém, segundo os

próprios seguranças da fábrica, não havia ninguém no local no momento do acidente. Os passageiros do

coletivo não chegaram a ficar feridos, e foram embora do local minutos após a colisão.

79

Motorista foi atendido pelo Samu, mas não resistiu (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

80

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Treinador de futebol é preso suspeito de

aliciar menores, em Manaus Polícia encontrou vídeos com crianças e adolescentes na casa do suspeito.

Homem foi preso em flagrante; investigação começou há seis meses. Do G1 AM

Um treinador de futebol infantil, de 39 anos, foi preso em flagrante pela polícia na manhã desta sexta-feira

(18), em Manaus. O homem é suspeito de aliciar e se envolver com crianças e adolescentes do sexo

masculino. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil na noite desta sexta.

Segundo a polícia, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão foram encontrados, na

casa do suspeito, vídeos de crianças e adolescentes em situação erótica - um deles com o homem

molestando uma das vítimas. As imagens estavam salvas na memória do computador, celular e pen drive

dele. Os policiais civis deram voz de prisão ao suspeito e o encaminharam à delegacia especializada.

As investigações iniciaram após denúncias anônimas, há seis meses. “Segundo as investigações, ele

prometia aos adolescentes que eles poderiam jogar no time de futsal coordenado pelo suspeito apenas se

eles se relacionassem sexualmente com o mesmo. Iremos investigar e identificar todas as crianças e

adolescentes presentes no vídeo.”, ressaltou o Delegado Rafael Allemand, responsável pelo flagrante.

O suspeito foi conduzido a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e

autuado pelo crime de pedofilia virtual.

81

G1 Amazonas – 20 de Julho de 2014.

Adolescente desaparece após cair no Rio

Madeira, no interior do Amazonas Segundo testemunhas, ele escorregou de barranco e caiu no rio.

Bombeiros, familiares e populares fazem buscas em Nova Olinda do Norte. Do G1 AM

Um adolescente de 15 anos desapareceu, no fim da tarde desta sexta-feira (18), no Rio Madeira, na orla do

município de Nova Olinda do Norte, localizado a 135 km de Manaus. A suspeita é de que ele tenha

escorregado em um barranco e caído no rio.

De acordo com testemunhas, o menino era estudante do nono ano e observava banhistas em um barranco

em frente à escola onde estuda. O jovem teria escorregado e caído no Rio Madeira.

A população e familiares iniciaram as buscas pelo adolescente, sem sucesso. Uma equipe do Corpo de

Bombeiros de Manaus está em Nova Olinda do Norte ajudando nas buscas, que devem ser reiniciadas na

manhã do sábado (19).

82

A Critica impresso – 20 de Julho de 2014.

83

84

Diário impresso – 20 de Julho de 2014.

85

86