clipping 05 02

24

Upload: decon-fapeam

Post on 07-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas

TRANSCRIPT

Page 1: Clipping 05 02
Page 2: Clipping 05 02

Veículo: Proppi Editoria: Pag:

Assunto: Como a fraude em artigos afeta a atividade científica

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 01/12/2014

Como a fraude em artigos afeta a atividade científica

Contra esses problemas, universidades e publicações científicas contam com poucas armas – como softwares que identificam trechos de outros artigos e a revisão de conteúdo por outros especialistas da área

Dois químicos brasileiros foram acusados nesta semana de usar dados fabricados em artigos científicos. Com o caso, a questão da fraude na ciência voltou a ser alvo de discussão no mundo acadêmico brasileiro.

A fabricação de dados, o plágio e a invenção de informações são alguns dos tipos de fraude mais comuns hoje. Contra esses problemas, universidades e publicações científicas contam com poucas armas – como softwares que identificam trechos de outros artigos e a revisão de conteúdo por outros especialistas da área.

Quando um erro é encontrado após a publicação de um artigo, há dois caminhos possíveis. Um deles é a correção, adotada pelas revistas de ciência em casos considerados de menor gravidade. Já no caso das fraudes, o procedimento mais comum é a retratação (também conhecida como despublicação).

Embora continuem a constar na base de dados da publicação, artigos despublicados ganham um aviso que informa que o conteúdo “não é confiável”. Quem explica toda dinâmica descrita acima são a linguista Ana Munhoz e a antropóloga Debora Diniz. Elas são autoras do livro “Plágio: palavras escondidas”.

Sim

Não

Sim Não

Page 3: Clipping 05 02

“A infração ética gera vergonha e desconfiança do pesquisador como alguém cuja contribuição para o conhecimento acadêmico possa ser levada a sério”, explicaram elas por e-mail para EXAME.com.

E depois?

“A demonstração de uma fraude com dolo, deveria levar à rejeição dos ofensores pela comunidade como um todo, mas isso raramente acontece”, afirmou em entrevista a EXAME.com o bioquímico Sergio Pena. Ele é um dos autores do guia “Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica”, da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

A afirmação faz ainda mais sentido quando se considera o caso denunciado na última segunda. Ele envolve o uso de imagens fraudadas num artigo publicado em julho de 2013. Entre os autores desse artigo, está o químico Claudio Airoldi.

Em 2011, esse mesmo pesquisador foi suspenso por 15 dias pela Unicamp após investigações comprovarem o uso de imagens fraudadas em 11 artigos em que ele aparecia como autor.

Responsável pela parte experimental desses trabalhos, o cientista Denis Guerra foi demitido da Universidade Federal do Mato Grosso em função do episódio, tido hoje como o maior caso de infração ética da história acadêmica brasileira.

Ana e Debora destacam que nem todo caso de fraude é necessariamente fruto de má fé. Segundo elas, fatores como preguiça, engano e desinformação podem gerar o problema. “Precisamos de duas coisas: falar e educar”, defendem elas.

Consequências

As consequências de uma fraude no mundo da ciência são as mais diversas possíveis. Como exemplo, Pena lembra um estudo publicado pelo periódico The Lancet em 1998.

Nele, os pesquisadores apontavam uma conexão entre a vacina contra o sarampo e o desenvolvimento de autismo. Posteriormente, essa relação foi desmentida e o artigo foi alvo de retratação por parte da publicação.

Mesmo com todas essas precauções, a informação errada se difundiu nos Estados Unidos. Como resultado, muitos pais deixaram de vacinar seus filhos contra o sarampo. Por fim, isso fez com que microepidemias da doença (antes raras) voltassem a ocorrer naquele país.

“A confiança é o pilar da atividade de pesquisa”, afirma o guia de ética científica da ABC. Por isso, as fraudes na ciência são tão problemáticas. Quando elas acontecem, quem vira alvo de dúvidas é a própria atividade

Page 4: Clipping 05 02

científica.

(Agência Fapeam, com informações da Exame)

http://www.proppi.uff.br/novo/como-fraude-em-artigos-afeta-atividade-cientifica

Page 5: Clipping 05 02

Veículo: Portal do Purus Editoria: Pag:

Assunto: Um projeto aprovado ganhará ajuda de custo no valor de R$ 5.000,00.

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Um projeto aprovado ganhará ajuda de custo no valor de R$ 5.000,00.

Uma equipe do Programa Ciência na Escola [PCE], da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas [FAPEAM], está em Boca do Acre para realizar uma oficina de elaboração de projetos. A equipe é composta pela assessora pedagógica Lívia de Lima Correa, pelo coordenador logístico Valzenir Antonio de Albuquerque e pelo coordenador técnico-científico Claudemilson Nonato de Oliveira.

De acordo com a assessora pedagógica Lívia Correa, o trabalho do PCE já está na ativa há dez anos e ao longo desse tempo, tem mostrado um significativo crescimento. Conforme Lívia, o objetivo no ano de 2015 é interiorizar a ciência, levando a oportunidade de um conhecimento científico para todos os municípios. Essa ação em particular começou no ano passado [2014], quando foram realizadas de 8 a 9 viagens para outros municípios.

No ano de 2015, os trabalhos começam por Boca do Acre, como informou a assessora pedagógica. “O primeiro município em 2015 [escolhido] foi Boca do Acre, com a intenção de ofertar a oficina para a elaboração de projetos para que os professores se capacitem para concorrer ao edital da Fapeam 029/2014”, disse.

Lívia ressaltou que se trata de um trabalho de sensibilização. Ela lembrou que o ano de 2012 foi o último ano que Boca do Acre submeteu propostas, por conta disso, espera que a submissão de projetos seja elevada.

A oficina

Sim

Não

Sim Não

Page 6: Clipping 05 02

A oficina sobre a elaboração de projetos será ministrada pelo professor Claudemilson Oliveira, com carga horária de 4 horas, realizada amanhã desta quarta-feira (21), na escola estadual Almirante Barroso, podendo ser prorrogada por mais um dia, dependendo da demanda. Depois dessa formação, Lívia garante que o professor estará qualificado e capacitado para concorrer ao edital da FAPEAM.

“Ao submeter o projeto ao sistema FAPEAM, a comissão vai avaliar, e se o projeto estiver de acordo, ele será aprovado e implementado. O professor escolhido vai selecionar um apoio técnico/científico e cinco cientistas juniores. Cada projeto vai comportar sete pessoas onde cada uma delas vai receber uma bolsa”, explicou a assessora.

“Se o projeto for selecionado, o professor vai receber uma ajuda de custo no valor de 5 mil reais para desenvolver a ação pedagógica na escola”, acrescentou.

“Para a microrregião de Boca do Acre ficou destinado uma quantidade de 20 projetos, distribuídos entre Boca do Acre e Pauini. A média será da aprovação de 4 projetos por escola”, destacou.

http://portaldopurus.com.br/64-destaques-do-dia/melhores-noticias/16374-programa-ciencia-na-escola-convida-esta-realizando-oficina-de-elaboracao-de-projetos-com-os-professores-de-boca-do-acre.html

Page 7: Clipping 05 02

Veículo: Portal do Amazonas.com Editoria: Pag:

Assunto: Amazonas assume primeiro lugar em número de atividades realizadas na

SNCT

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Amazonas assume primeiro lugar em número de atividades realizadas na SNCT

O Amazonas assume o primeiro lugar em atividades realizadas por ocasião da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o registro de 30.890 atividades realizadas na SNCT/2014. O estado da Bahia ficou em segundo com 25.089 atividades, e o terceiro lugar ficou para o Rio Grande do Sul com 21.206 ações cadastradas. Outro dado relevante é que o Amazonas é a única unidade federativa a realizar eventos em todos os municípios.

Segundo informações divulgadas no portal da SNCT, um total de 107.981 mil atividades aconteceram em 905 cidades brasileiras, com a participação de 923 instituições. Para a titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Ana Alcídia Moraes, o evento de 2014 foi desafiador, mas os resultados compensaram todos os esforços.

Tecnologia – Para o coordenador da SNCT no Amazonas e chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência da Secti-AM, Edmilson Bibiani, destacou que, desde 2012, o Amazonas vem ficando em primeiro lugar. “Pelo terceiro ano consecutivo ficamos em primeiro lugar no número de ações realizadas e no número de atividades cadastradas no portal da SNCT do MCTI”.

Ele disse que o Amazonas é uma referência por ser o único Estado brasileiro a utilizar o Ensino Mediado por Tecnologia como instrumento de popularização da

Sim

Não

Sim Não

Page 8: Clipping 05 02

ciência, o que possibilita alcançar cerca de 920 mil alunos da maioria das comunidades do Estado. “Nós conseguimos atingir comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, ou seja, as regiões mais remotas no Amazonas”.

De acordo com ele, o maior número de atividades da SNCT 2014 foram as realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Mídias, com a transmissão de palestras de pesquisadores para todo o interior do Estado.

Com 111 palestras, o “Papo Ciência” reuniu em 15 dias um público de mais de 4 mil pessoas, sendo outra atividade de sucesso da SNCT no Amazonas. Outro evento importante foi a Feira de Ciências do Amazonas (FCA), que na sua 2ª edição teve a participação de mais de 12 mil pessoas, cinco vezes mais do que a primeira edição que não chegou a 2 mil pessoas.

O prazo para o cadastramento das atividades ocorridas na 11º Edição da SNCT, que teve como tema ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’, encerrou no último sábado (31/01). Para o MCTI, este procedimento é considerado fundamental para que se tenha um diagnóstico mais exato da abrangência do evento em todo o País.

SNCT 2015 – A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no período de 19 a 25 de outubro com o tema “Luz, ciência e vida”. A escolha do tema se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Nos dias 23 e 24 de março, os coordenadores estaduais participarão de um seminário para orientar como cada Estado deverá trabalhar a temática dentro da sua realidade.

Porém, a primeira atividade do Amazonas em 2015 acontece antes do seminário, com a reunião da Secti, Seduc, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Associação Brasileira de Incentivo a Ciência da região Norte, para darem início aos trabalhos referentes às atividades da terceira edição da Feira de Ciência da Amazônia (FCA), atividade vinculada à SNCT. Depois desse encontro, a secretaria reunirá as mais de 90 instituições parceiras para apresentar o tema da 12ª Edição da SNCT no Amazonas.

No Amazonas, as atividades da SNCT devem iniciar no dia 1º de outubro e o encerramento está previsto para dezembro, com um trimestre de ações voltadas para a ciência e tecnologia.

http://portaldoamazonas.com/amazonas-assume-primeiro-lugar-em-numero-de-atividades-realizadas-na-snct

Page 9: Clipping 05 02

Veículo: Correio Braziliense Editoria: Pag:

Assunto: Garoto que criou impressora braile com lego enviará protótipo ao Brasil

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Garoto que criou impressora braile com lego enviará protótipo ao Brasil

Shubham Banerjee anunciou durante a Campus Party Brasil 8, nesta quarta-feira (4/2), que enviará ao Brasil um dos 20 protótipos da Braigo, uma impressora braile de baixo custo, feita com peças de lego e um microcomputador - do tamanho de um cartão de memória - criada por ele durante uma feira de ciências na escola. A peça que virá para o Brasil será doada a Fundação Dorina Nowill para cegos, em São Paulo.

Saiba mais

Belga, de origem indiana, atualmente o adolescente mora em Santa Clara (EUA). A ideia de criar a impressora braile veio depois que Shubham perguntou aos pais como as pessoas cegas faziam para ler e eles responderam: "pesquise no Google". Durante as férias da escola, o jovem, que está na 8ª série do ensino fundamental, buscou sobre o assunto e descobriu que uma impressora braile custa mais de US$ 2 mil, nos EUA. "Depois disso, decidi ajudar as pessoas que não conseguem acesso, não podem ler, por causa do preço da uma peça original'', contou o garoto.

No início, Shubham pediu para que o pai comprasse um kit lego e criou o protótipo Brigo 1.0. Isso chamou atenção de muitas pessoas, como do presidente dos EUA, Barack Obama, que o convidou para uma feira de empreendedorismo dentro da Casa Branca.

Depois disso, os pais do jovem viram que o projeto valeria a pena. ''Eles me

Sim

Não

Sim Não

Page 10: Clipping 05 02

ajudaram a mostrar a impressora ao mundo e foi quando criamos a empresa Braigo Labs Inc'', explica Shubham. Alguns investidores ficaram interessados na ideia do indiano, uma delas foi a Intel Capital que abraçou a empreitada. A Braigo está no mercado há seis meses, na presidência, a mãe do adolescente, já que ele não pode assinar nenhum papel por ser menor de idade.

Valores

O valor inicial da impressora será em média US$ 500. A mais barata custa US$ 3 mil no Brasil. "A ideia é ter em casa e ser fácil de ser usada e transportada para qualquer lugar. Com a Braigo será possível imprimir um texto da internet, Facebook ou celular, em braile'', detalha o jovem. Além do preço, outro diferencial é o peso da impressora, que é mais leve. Os protótipos devem ficar pronto até agosto deste ano.

A startup fica no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Hoje, o garoto prodígio é considerado o mais novo dono de uma empresa a receber capital para uma empresa no país. Na equipe de Banerjee, há 10 pessoas, que o ajudam a dar sequência no projeto.

A Braigo está em fase pré-industrial e até julho serão fabricadas 20 unidades e distribuídas gratuitamente. Com a opinião dos consumidores que farão os testes iniciais, Shubham deve otimizar o produto e depois colocá-lo no mercado.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/02/04/interna_tecnologia,469606/garoto-que-criou-impressora-braile-com-lego-enviara-prototipo-ao-brasi.shtml

Page 11: Clipping 05 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Laboratório lança insulina inalável para diabéticos nos Estados Unidos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Laboratório lança insulina inalável para diabéticos nos Estados Unidos

A partir de agora, diabéticos que vivem nos Estados Unidos e cujo tratamento inclui o uso de insulina terão uma alternativa ao produto injetável. O laboratório Sanofi lançou uma insulina em pó inalável. O produto já tinha sido aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em junho de 2014.

A inalação promete agir mais rapidamente e ser muito mais conveniente do que as injeções. No entanto um produto inalável já falhou no passado e há preocupações sobre os potenciais riscos associados com o ato de respirar a insulina em pó.

Chamado Afrezza, o medicamento deve ser inalado com a ajuda de um pequeno inalador de fácil uso. O produto dissolve-se rapidamente quando atinge o pulmão e fornece insulina para a corrente sanguínea, cumprindo o papel de regular a quantidade de açúcar no sangue.

O Afrezza não deverá ser usado em pacientes com asma ou por aqueles que sofrem de certas complicações. Também não é recomendado para fumantes ou ex-fumantes.

Uma outra insulina inalável produzida pela concorrente Pfizer chamada Exubera foi aprovada em 2006, mas deixou de ser vendida logo depois. O inalador era grande e desajeitado e os pacientes acabaram desistindo de usá-lo, desencorajados pelos testes de função pulmonar periódicos a que tinham de submeter.

Sim

Não

Sim Não

Page 13: Clipping 05 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Fucapi lança Programa de Empreendedorismo e Inovação

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Fucapi lança Programa de Empreendedorismo e Inovação

Com o objetivo de despertar o empreendedorismo nos colaboradores e também gerar novas oportunidades, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) lançou o Programa de Empreendedorismo e Inovação, na terça-feira (03), junto a líderes e convidados.

A ideia da iniciativa da diretoria da Fundação é posicionar a Fucapi como instituição âncora do empreendedorismo e inovação na região Norte do Brasil. Além disso, a proposta é integrar a Fucapi com empresas da Região Sul e Sudeste do Brasil. “A Fucapi está entrando numa nova fase e está trazendo um novo entendimento aos colaboradores. Queremos uma instituição mais fortalecida, dinâmica e inovadora, principalmente porque estamos inseridos em um mercado competitivo”, declarou o diretor de Tecnologia e Pesquisa da Fucapi, Niomar Pimenta.

O Programa que vai ter a durabilidade de oito meses está entrando em sua primeira fase com a elaboração do diagnóstico organizacional e está sendo ministrado pelos instrutores da empresa mineira, TroposLab. De acordo com um dos instrutores do treinamento, Paulo Renato Cabral, o objetivo desta fase é discutir a cultura da Instituição para estimular as pessoas a criarem elementos tornando a cultura mais inovadora e empreendedora. “Nós faremos um diagnóstico participativo indicando o que eles percebem e depois eles também irão propor ideias para melhorar a organização. Essa fase é muito importante, pois serão implementados projetos práticos de novos negócios e possibilidades para a Fucapi”, explicou.

Sim

Não

Sim Não

Page 14: Clipping 05 02

O coordenador da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), Euler Guimarães, que faz parte da equipe organizadora do Programa, explicou que o programa é composto por várias etapas, tais como: diagnóstico, redesenho de ações, comunicar e engajar, capacitações e tendo como resultados de obter projetos de inovação desenvolvidos pelos colaboradores. Nesta semana, inicia a fase de diagnóstico junto a um grupo de 50 colaboradores da empresa.

“A partir dessas etapas, a empresa busca uma mudança cultural dos colaboradores, bem como gerar novas oportunidades de negócios, conectando com empresas e provendo novas relações com o mercado, gerando rentabilidade”, explicou Guimarães.

Na fase de capacitações, os colaboradores serão convidados a vivenciar os desafios e oportunidades do empreendedorismo, desenvolvendo um plano de inovação. “Os participantes se conectarão com visões de futuro, temas de inovação e processos ativos da cadeia”, destacou.

Os treinamentos buscam desenvolver lideranças empreendedoras/inovadoras que sejam capazes de trabalhar no posicionamento frente a diferentes desafios e oportunidades através da solução ativa. Além disso, os participantes enxergarão a flexibilidade que permite escutar o mercado para construir soluções de impacto.

Fonte: Agência Fucapi, por Cristiane Barbosa, com colaboração de Monique Alencar

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/fucapi-lanca-programa-de-empreendedorismo-e-inovacao/

Page 15: Clipping 05 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Vencedor do Prêmio Fapeam de Jornalismo fala aos profissionais de

comunicação

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Vencedor do Prêmio Fapeam de Jornalismo fala aos profissionais de comunicação

Thalles Ataide, repórter da rádio Amazonas FM, convida profissionais da área de comunicação para participarem do 6º Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Informações da Fundação (SigFapeam) até o dia 13 de março.

O objetivo é de premiar trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, em 2014, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Amazonas.

Nesta edição, o Governo do Estado, via Fapeam, ofertará R$ 55,5 mil em prêmios, sendo R$ 3,5 mil para profissionais e R$ 1,5 mil para estudantes. A premiação é dividida nas modalidades: Ações institucionais de comunicação da ciência e Comunicação Midiática; e nas categorias: TV, Rádio, Impresso, Internet e Fotografia.

Acesse o edital

Confira o vídeo de Thalles Ataíde.

Fonte: Agência Fapeam

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/vencedor-do-premio-fapeam-de-jornalismo-convida-profissionais-para-inscreverem-trabalhos/

Sim

Não

Sim Não

Page 16: Clipping 05 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: UEA divulga lista de residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

UEA divulga lista de residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga o resultado da homologação dos candidatos inscritos na seleção para o Programa Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) oferecida pela Universidade.

O Programa tem o objetivo de desenvolver no profissional a capacidade de elaborar o diagnóstico, o tratamento cirúrgico das doenças, traumatismo, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório, assim como estruturas craniofaciais associadas.

O curso será realizado na Policlínica Odontológica da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, em Manaus. O Programa ocorrerá em regime de dedicação exclusiva com média de carga horária anual de 2.880 horas divididas em atividades teóricas e práticas.

O Programa oferecerá três vagas em área multiprofissional de Saúde “Área de Concentração – Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, sendo não necessário o preenchimento das três vagas caso não tenha candidatos que atinjam a média mínima de pontuação.

Confira a lista das inscrições homologadas no link.

Fonte: UEA

Sim

Não

Sim Não

Page 18: Clipping 05 02

Veículo: G1 Editoria: Pag:

Assunto: Idosos com supermemória têm cérebro característico, diz pesquisa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Idosos com supermemória têm cérebro característico, diz pesquisa

Diante de um grupo de idosos com memória excepcionalmente boa, pesquisadores americanos da Universidade Northwestern resolveram tentar descobrir se o cérebro dessas pessoas tinha algo de especial.

Esse grupo, batizado pelos cientistas de "Superagers" (algo como Superidosos), é composto por pessoas com mais de 80 anos de idade que ostentam uma memória similar à de jovens com idade entre 20 e 30 anos.

O estudo avaliou os cérebros de 31 "Superagers", que foram comparados com dois outros grupos: um composto por 21 indivíduos da mesma faixa etária com performance cognitiva normal e outro composto por 18 adultos mais jovens, entre 50 e 60 anos.

"Ou o cérebro dos 'Superagers' têm conexões diferentes ou têm diferenças estruturais em comparação a indivíduos normais da mesma idade", diz Changiz Geula, um dos autores do estudo e professor do Centro de Neurologia Cognitiva e Doença de Alzheimer. "Pode ser um fator, como a expressão de um gene específico, ou a combinação de vários fatores que oferece essa proteção."

Exames de imagem concluíram que os idosos bons de memória tinham uma região do cérebro chamada córtex cingulado anterior - indiretamente relacionada à memória - mais desenvolvida em relação aos idosos comuns e também em relação aos adultos mais jovens.

Os "Superidosos" também tinham 87% menos emaranhados neurofibrilares,

Sim

Não

Sim Não

Page 19: Clipping 05 02

lesões associadas ao Alzheimer, em comparação ao grupo de mesma idade. Eles ainda apresentavam uma quantidade muito superior de neurônios conhecidos como von Economo, ligados à inteligência social.

"Identificar os fatores que contribuem para a capacidade incomum da memória dos 'Superagers' nos permite oferecer estratégia para ajudar a população crescente de idosos 'nomais' a manter sua função cognitiva e guiar terapias futuras para tratar certas demências", diz a pesquisadora Tamar Gefen, também autora da pesquisa.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/02/idosos-com-supermemoria-tem-cerebro-caracteristico-diz-pesquisa.html

Page 20: Clipping 05 02

Veículo: MCTI Editoria: Pag:

Assunto: Consecti apresenta ao ministro ações em curso nos Estados

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Consecti apresenta ao ministro ações em curso nos Estados

A presidenta interina do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia Informação (Consecti), Francilene Procópio Garcia, apresentou nesta quarta-feira (4) ao ministro Aldo Rebelo as ações que estão sendo desenvolvidas nos Estados no âmbito da entidade.

"Além disso, viemos dar conhecimento dos estágios atuais das políticas de ciência, tecnologia e inovação [CT&I] nos estados da federação. E discutir as estratégias que gostaríamos de ver continuadas sob a liderança do ministério", acrescentou Franciele, que também preside a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Em relação à Anprotec, foi apresentando ao ministro um panorama das plataformas de ambientes de inovação no Brasil e as cooperações que a entidade mantém com as agências vinculadas à pasta, especialmente, Finep e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: MCTI

http://www.mcti.gov.br/noticias/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/consecti-apresenta-ao-ministro-acoes-em-curso-nos-estados

Sim

Não

Sim Não

Page 21: Clipping 05 02

Veículo: MCTI Editoria: Pag:

Assunto: Inpa recebe primeira mostra de artes de 2015

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Inpa recebe primeira mostra de artes de 2015

Nesta quarta-feira (4), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abre a temporada de 2015 de exposições com a mostra de artes Paisagens e Pinturas Contemporâneas, do artista visual Nicolas Adriano. As obras são inspiradas na natureza e no dia a dia da região amazônica.

Os trabalhos expostos no Paiol da Cultura, localizado no Bosque da Ciência do Inpa, em Manaus, estarão disponíveis para visitação até 8 de março com o horário de funcionamento de terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Todos os quadros expostos estarão à venda.

O artista, que começou a pintar há mais de sete anos, já foi instrutor de projeto do governo do estado. "O Galera Nota 10 me ajudou a crescer profissionalmente. O paisagismo foi uma ferramenta a mais para mim, eu gostava muito de fotos e os jovens a quem eu ensinava técnicas de pintura pediam para eu ensiná-los, então tive que aprender e me apaixonei", conta Adriano.

O artista frisa que essa exposição é resultado do seu amor pela arte. "É o resultado de trabalhos que venho desenvolvendo em um período de cinco anos, entre estudos de paisagismos e pinturas contemporâneas" explica.

"Convido a todos a prestigiar esse jovem artista, que abre a temporada 2015 de exposição do Paiol da Cultura, que a cada 30 dias terá uma nova exposição. Venham conferir esse outro atrativo que o Bosque da Ciência proporciona", convida o coordenador do Paiol da Cultura, Ney Amazonas.

Sim

Não

Sim Não

Page 23: Clipping 05 02

Veículo: Jornal Brasil Editoria: Pag:

Assunto: Pesquisadores catarinenses e britânicos farão monitoramento de plâncton no

sul do Brasil

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Pesquisadores catarinenses e britânicos farão monitoramento de plâncton no sul do Brasil

Itajaí/SC – O cientista Marcio da Silva Tamanaha, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participará de estudo em parceria com pesquisadores britânicos para viabilizar o monitoramento contínuo de plâncton, assim como sua composição e distribuição nas águas do sudeste e sul do Brasil. As espécies, apesar de tipicamente microscópicas, são a base da cadeia alimentar. Elas também são indicadores de mudanças climáticas e possuem ação efetiva na ciclagem do carbono.

O trabalho será capitaneado pelo cientista catarinense em parceria com o britânico Martin Edwards, do Instituto Sir Alister Hardy Foundation for Ocean Science. Para o desenvolvimento do trabalho eles receberão R$ 110 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e R$ 83 mil do Conselho de Pesquisa do Reino Unido (RCUK).

Fonte: Comunicação / Univali – SC

http://jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=166249&nome=Pesquisadores%20catarinenses%20e%20brit%E2nicos%20far%E3o%20monitoramento%20de%20pl%E2ncton%20no%20sul%20do%20Brasil

Sim

Não

Sim Não

Page 24: Clipping 05 02

Veículo: Jornal Acrítica Editoria: CIDADES Pag: C2

Assunto: Fundação Adriano Jorge acolhe 73 novos acadêmicos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 05/02/2015

Sim

Não

Sim Não