clipping 03 02

27

Upload: decon-fapeam

Post on 07-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas

TRANSCRIPT

Page 1: Clipping 03 02
Page 2: Clipping 03 02

Veículo: Ijnet Editoria: Pag:

Assunto: Competição destaca jornalismo sobre ciências no Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

Competição destaca jornalismo sobre ciências no Amazonas

Profissionais e estudantes da área de comunicação do estado do Amazonas podem concorrer ao prêmio.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) organiza o Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico.

As categorias abrangem jornal, revista, fotojornalismo, documentário jornalístico, grande reportagem, videorreportagem, imagem cinematogrática, rádio e Internet. O valor total da premiação é R$55.500, distribuídos entre primeiro e segundo colocados em sete categorias e duas modalidades.

As matérias devem ter sido publicadas ou transmitidas em 2014 sobre temas de ciências e tecnologia. As inscrições vão até 13 de março.

Para mais informação, clique aqui.

https://ijnet.org/pt-br/opportunities/competi%C3%A7%C3%A3o-destaca-jornalismo-sobre-ci%C3%AAncias-no-amazonas

Sim

Não

Sim Não

Page 3: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Amazonas terá material didático a partir de narrativas ticunasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

Amazonas terá material didático a partir de narrativas ticunas

Reduzir as distâncias entre o conhecimento tradicional e o que é ensinado em sala de aula, por meio do conhecimento científico, é um dos principais desafios dos profissionais de Educação para garantir o sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

Em escolas indígenas, onde o conhecimento tradicional muitas vezes conflita com o conhecimento científico, as dificuldades são ainda maiores. Para mudar esta realidade, a doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Iatiçara Oliveira da Silva, está construindo um material didático que relacionará o conhecimento etnobiológico ao científico.

O material está sendo produzido com base em narrativas ticunas e a proposta é que ele seja aplicado aos alunos no município de Tabatinga (1.108 quilômetros de Manaus).

“Queremos desenvolver uma concepção teórico-metodológica de Ensino tendo como subsídio as narrativas ticunas, construindo um veículo didático que aumente o interesse dos alunos pela Ciência através da investigação da cultura local. Entendo que o material didático etnobiológico a ser construído será um instrumento mediador entre o aluno e o conhecimento para que ele possa aprender o sentido e o significado do conteúdo de Ensino”, disse Iatiçara.

O estudo é intitulado ‘Construção de Material Didático Etnobiológico para o Ensino de Ciências no Estado do Amazonas’ e recebe aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado). A previsão é que as pesquisas finalizem em junho de

Sim

Não

Sim Não

Page 4: Clipping 03 02

2016.

IMPACTOS

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), os ticunas habitam a região do Alto Solimões, no Amazonas, fazendo fronteira com o Peru e a Colômbia. Atualmente, segundo dados da Funai e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os ticunas são os mais numerosos entre os povos indígenas no Brasil.

Conhecidos por ter uma língua complexa, mas falada pela totalidade do povo, mitos e uma cultura material com destaque para máscaras e pinturas clânicas, os ticunas são conhecidos pela imponente manifestação de sua cultura.

A pesquisadora, que é natural do município de Benjamin Constant (distante a 1.121 quilômetros de Manaus), disse que ao longo do estudo identificará, dentro da narrativa ticuna, os conhecimentos que podem servir como ‘ponte’ para o conteúdo curricular do Ensino de Ciências. Os dados serão transcritos e darão origem ao material didático etnobiológico com a inserção da ciência tradicional em sala de aula.

Iatiçara informou ainda que adequará o material didático as novas diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental, visando melhorias no Ensino das Ciências da Natureza e suas tecnologias.

“Os principais impactos que se esperam com a realização do projeto são o estabelecimento de uma proposta curricular que permita o uso integrado do conhecimento científico curricular com o etnobiológico atendendo os requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a consolidação de uma equipe de professores com o objetivo de se produzir, de maneira contínua e articulada, recursos didáticos e pesquisas em Ensino, principalmente ligados ao Ensino Fundamental e Médio, dentro de uma perspectiva multicultural”, disse a doutoranda.

SOBRE O RH-DOUTORADO

Por meio do Programa, o Governo do Estado via Fapeam concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu em programa de pós-graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados ou no Amazonas, desde que o programa não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/amazonas-tera-material-didatico-a-partir-de-narrativas-ticunas/

Page 5: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Amazonas mais uma vez ocupa o primeiro lugar em número de

atividades realizadas na Semana Nacional de Ciência e TecnologiaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

Amazonas mais uma vez ocupa o primeiro lugar em número de atividades realizadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Amazonas assume o primeiro lugar em atividades realizadas por ocasião da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o registro de 30.890 atividades realizadas na SNCT/2014. O estado da Bahia ficou em segundo com 25.089 atividades, e o terceiro lugar ficou para o Rio Grande do Sul com 21.206 ações cadastradas. Outro dado relevante é que o Amazonas é a única unidade federativa a realizar eventos em todos os municípios.

Segundo informações divulgadas no portal da SNCT, um total de 107.981 mil atividades aconteceram em 905 cidades brasileiras, com a participação de 923 instituições. Para a titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Ana Alcídia Moraes, o evento de 2014 foi desafiador, mas os resultados compensaram todos os esforços. “Podemos afirmar com toda segurança que a Semana foi um sucesso, tanto em número de atividades realizadas, quanto de público também. Só no Clube do Trabalhador – Sesi, em Manaus, recebemos mais de 12 mil visitantes em apenas dois dias de atividades”, comentou.Para a titular da SECTI-AM, Ana Alcídia Moraes, o evento de 2014 foi desafiador, mas os resultados compensaram todos os esforços. Foto: Eduardo Gomes/CIÊNCIAemPAUTA

A secretária também ressaltou a importância das parcerias para a realização das ações inerentes à SNCT. “Esse resultado é fruto de parcerias com

Sim

Não

Sim Não

Page 6: Clipping 03 02

instituições de ensino e pesquisa, com os órgãos dos governos do Estado e dos municípios, e principalmente do envolvimento da equipe da SECTI-AM, que vem nos últimos anos se empenhando para manter o Amazonas no status de unidade federativa com maior número realizações na Semana e em todos os 62 municípios”, explica Ana Alcídia.

TECNOLOGIA

Para coordenador da SNCT no Amazonas e chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência da SECTI-AM, Edmilson Bibiani, os estados mais desenvolvidos, que possuem um maior número de instituições geralmente realizam o maior número de atividades. No entanto, desde 2012, o Amazonas vem ficando em primeiro lugar. “Pelo terceiro ano consecutivo ficamos em primeiro lugar no número de ações realizadas e no número de atividades cadastradas no portal da SNCT do MCTI”, destacou.

Segundo ele, o Amazonas é uma referência por ser o único Estado brasileiro a utilizar o Ensino Mediado por Tecnologia como instrumento de popularização da ciência, o que possibilita alcançar cerca de 920 mil alunos da maioria das comunidades do Estado. “Nós conseguimos atingir comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, ou seja, as regiões mais remotas no Amazonas”. De acordo com ele, o maior número de atividades da SNCT 2014 foram as realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Mídias, com a transmissão de palestras de pesquisadores para todo o interior do Estado.

Com 111 palestras, o “Papo Ciência” reuniu em 15 dias um público de mais de 4 mil pessoas, sendo outra atividade de sucesso da SNCT no Amazonas. Outro evento importante foi a Feira de Ciências do Amazonas (FCA), que na sua 2ª edição teve a participação de mais de 12 mil pessoas, cinco vezes mais do que a primeira edição que não chegou a 2 mil pessoas.Este é o terceiro ano consecutivo que o Amazonas fica em primeiro lugar em atividades realizadas na SNCT. Imagem: Portal SNCT

Este é o terceiro ano consecutivo que o Amazonas fica em primeiro lugar em atividades realizadas na SNCT. Imagem: Portal SNCT

O prazo para o cadastramento das atividades ocorridas na 11º Edição da SNCT, que teve como tema ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’, encerrou no último sábado (31/01). Para o MCTI, este procedimento é considerado fundamental para que se tenha um diagnóstico mais exato da abrangência do evento em todo o País.

SNCT 2015

A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no período de 19 a 25 de outubro com o tema “Luz, ciência e vida”. A escolha do tema se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015

Page 7: Clipping 03 02

como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Nos dias 23 e 24 de março, os coordenadores estaduais participarão de um seminário para orientar como cada Estado deverá trabalhar a temática dentro da sua realidade.

Porém, a primeira atividade do Amazonas em 2015 acontece antes do seminário, com a reunião da SECTI, Seduc, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Associação Brasileira de Incentivo a Ciência da região Norte, para darem início aos trabalhos referentes às atividades da terceira edição da Feira de Ciência da Amazônia (FCA), atividade vinculada à SNCT. Depois desse encontro, a secretaria reunirá as mais de 90 instituições parceiras para apresentar o tema da 12ª Edição da SNCT no Amazonas.

No Amazonas, as atividades da SNCT devem iniciar no dia 1º de outubro e o encerramento está previsto para dezembro, com um trimestre de ações voltadas para a ciência e tecnologia.Interna

NOVIDADES DA SNCT 2015

Dentre as novidades da SNCT 2015 no Amazonas, Bibiani destaca o aumento no número de inscrições para participação da FCA, que passará de 50 para 100 projetos. Ainda em relação à Feira, outra novidade será a possibilidade de participação de outros Estados do Brasil, dando um caráter nacional à Feira.

O coordenador adiantou que a SECTI está preparando um regulamento para lançar o concurso ‘Vídeo Ciência em Três Minutos’ com premiação dentro da FCA. Sobre o Encontro de Jornalismo de CT&I, ele confirmou a realização da 2ª edição, uma vez que o evento superou as expectativas, demonstrando que cada vez mais vem se discutindo a questão da popularização e difusão da ciência no Brasil.

Figura entre as novidades, a proposta de promover eventos científicos em cinco municípios que não tenham nenhum polo de instituição de ensino e pesquisa, para fortalecimento da C&T no interior. “Levar a instituição para dentro da comunidade. Essa é a proposta da SECTI-AM na SNCT 2015”, comenta Bibiani.

PARA PARTICIPAR DA FCA E DA SNCT 2015

O período para submissão de projetos começa geralmente na segunda quinzena de agosto e se estende até a primeira quinzena de outubro. Professores que coordenam grupos de pesquisa e têm interesse em participar da FCA devem aguardar a divulgação pelas instituições de ensino sobre o período de inscrição.

Page 8: Clipping 03 02

As instituições que quiserem participar da SNCT deste ano devem entrar em contato com a SECTI-AM para receberem informações sobre a programação das atividades.

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/amazonas-mais-uma-vez-ocupa-o-primeiro-lugar-em-numero-de-atividades-realizadas-na-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/

Page 9: Clipping 03 02

Veículo: Fucapi Editoria: Pag:

Assunto: Aldo Rebelo reafirma importância dos parques tecnológicos no País

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

Aldo Rebelo reafirma importância dos parques tecnológicos no País

Em visita oficial na última semana as obras do Parque Tecnológico Deputado Orlando Bolçone, em São José do Rio Preto (SP), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, ressaltou a contribuição desses espaços para o desenvolvimento do País.

O local abrigará três universidades públicas, um polo joalheiro, empresas com vocação tecnológica especialmente da área de saúde e, inclusive, uma floresta ecológica, que servirá para realização de pesquisas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Não são apenas uma forma de incentivar as empresas de alta tecnologia, mas uma maneira de ajudar o Brasil a se engajar na vanguarda do desenvolvimento da economia mundial”, afirmou o ministro. “São José do Rio Preto confirma sua vocação de estar sempre ligada ao que há de mais avançado em termos de atração de investimento”, ressaltou.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos, cujos últimos editais saíram em 2013, em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) voltada a parques tecnológicos em operação e em estágio de implantação.

O parque tecnológico de São José do Rio Preto ainda não participa do programa. Segundo o ministro, o MCTI tem condições de apoiar a iniciativa por meio dos programas de incentivo às empresas de inovação e dos editais

Sim

Não

Sim Não

Page 10: Clipping 03 02

voltados para os parques.

Fonte: Agência Gestão CT&I via Fapeam.

http://www.fucapi.br/blog/2015/02/aldo-rebelo-reafirma-importancia-dos-parques-tecnologicos-no-pais/

Page 11: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Pesquisa indica que frutas da Amazônia podem compor uma alimentação

adequada

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

Pesquisa indica que frutas da Amazônia podem compor uma alimentação adequada

Pesquisa com frutas da Amazônia aponta que as mesmas podem contribuir para compor uma alimentação adequada em fibra alimentar e com baixa densidade energética. As frutas analisadas foram: o abiu (Pouteria caimito), o bacuri (Platonia insignis), a carambola (Averrhoa carambola), o ingá-cipó (Ingá edulis), o mapati (Pouroma cecropeaefolia) e o taperebá (Spondias mombim). O estudo foi feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)

Dentre as frutas estudadas, o taperebá, também conhecido como cajá, apresentou o maior teor de fibra alimentar (4,65 gramas para cada 100 gramas da fruta), sendo considerado um valor alto quando comparados com outros frutos hipocalóricos como o abacaxi (1 grama) e a manga (2,6 gramas). O mapati, uma espécie de uva da Amazônia, apresentou o menor teor de fibra (0,84 gramas para cada 100 gramas da fruta).

As fibras alimentares são substâncias filamentosas curtas ou longas, derivadas de polissacarídeos formadores das moléculas de celulose, que está presente, principalmente, nos vegetais e atua na formação da parede celular das plantas. Quando digerimos vegetais (folhas, legumes, frutas) nosso organismo não digere a celulose, porém, é muito importante para o bom funcionamento dos intestinos e composição do bolo fecal.

O estudo, que foi publicado na revista Food and Nutrition Sciences, foi

Sim

Não

Sim Não

Page 12: Clipping 03 02

realizado pelos pesquisadores Jaime Paiva Lopes Aguiar e Francisca das Chagas do Amaral Souza, do Laboratório de Físico-Química de Alimentos, vinculado à Coordenação de Sociedade, Meio Ambiente e Saúde (CSAS/Inpa). Os pesquisadores realizaram estudos para avaliar as características físico-químicas e os teores de fibra alimentar nos frutos regionais “in natura”.

BENEFÍCIOS

Aguiar revela que estudos recentes têm demonstrado que dietas ricas em fibras protegem contra a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. “A utilização de fibra alimentar, associada a outros dietéticos, pode contribuir com o tratamento de algumas doenças”, diz o pesquisador.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 25 a 30 gramas de fibras para adultos, o que equivale a duas colheres de sopas. O pesquisador explica que as fibras alimentares são classificadas conforme a sua solubilidade em água, em fibras solúveis e insolúveis.

Ele explica ainda que as fibras solúveis são compostos orgânicos que se dissolvem na água e possuem funções específicas no organismo humano como: prolongar o tempo de trânsito intestinal do alimento, retardar o esvaziamento gástrico, diminuição da glicemia (concentração de açúcar no sangue) e na redução dos níveis de colesterol “ruim” (gordura) sanguíneo.

Já as fibras insolúveis, o pesquisador explica que são aquelas que não se dissolvem nem mesmo durante a mastigação e possuem como principais funções diminuir o tempo de trânsito intestinal, aumentar o bolo fecal e auxiliar na redução da ingestão calórica, pois oferecem alto poder de saciedade.

Para o pesquisador, no Brasil, são poucas as Tabelas de Composição de Alimentos disponíveis, no que se refere à fibra alimentar. Dentre elas, Aguiar destaca a Tabela de Menezes & Lajolo (2000) e Mendez et al. (1995). No Amazonas, os trabalhos disponíveis sobre a composição de fibras nos alimentos são do próprio pesquisador (2010).

A Tabela de Composição de Alimentos da Amazônia contém informações nutricionais dos alimentos da região e serve como uma ferramenta para auxiliar os profissionais de Saúde, em especial, os nutricionistas, no estabelecimento de dietas adequadas aos indivíduos. A tabela está na sua 3ª. edição e é distribuída para hospitais, universidades, indústrias, entre outros.

Fonte: Inpa

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/pesquisa-indica-que-frutas-da-amazonia-podem-contribuir-para-compor-uma-alimentacao-adequada-em-fibra-alimentar/

Page 13: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: ONU confirma que 2014 foi o ano mais quente registrado na Terra

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

ONU confirma que 2014 foi o ano mais quente registrado na Terra

O ano de 2014 foi o mais quente registrado na Terra, confirmou nesta segunda-feira (02) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma instituição especializada das Nações Unidas com sede em Genebra.

A temperatura média do ar no ano passado na superfície do planeta superou em 0,57 grau Celsius a média calculada para o período de referência 1961-1990, que foi de 14 graus. Também supera os máximos de 2010 (0,55 grau acima) e de 2005 (+0,54 grau), segundo a OMM.

“Nosso século conta com 14 dos 15 anos mais quentes. Acreditamos que este reaquecimento mundial se manterá, já que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e o aumento da entalpia (calor contido) dos oceanos nos levam a um futuro mais quente”, disse seu secretário-geral, Michel Jarraud.

O ano de “2014 é, em valores nominais, o ano mais quente já observado, embora exista uma diferença muito pequena entre os três anos mais quentes”, afirmou.

A organização meteorológica calculou que 93% do calor preso na atmosfera pelos gases de efeito estufa, que procedem da exploração de combustíveis fósseis e de outras atividades humanas, está armazenado nos oceanos.

Eles desempenham um papel essencial em termos de regulação térmica do sistema climático mundial. “A temperatura média na superfície dos oceanos alcançou novos recordes em 2014″, adverte a OMM.

Sim

Não

Sim Não

Page 14: Clipping 03 02

O organismo lembra que este máximo de calor em 2014 ocorreu na ausência de um verdadeiro episódio do El Niño, um fenômeno que reaquece o clima, e que ocorre quando as temperaturas da superfície do mar, mais altas que o normal no leste do Pacífico tropical, interagem com os sistemas de pressões atmosféricas.

A OMM publicou sua análise das temperaturas mundiais diante da perspectiva de negociações anuais sobre as mudanças climáticas que serão realizadas em Genebra de 09 a 14 de fevereiro. Estas negociações ajudarão a alcançar um acordo na cúpula sobre o clima que será realizada em Paris em dezembro.

Fonte: AFP

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/onu-confirma-que-2014-foi-o-ano-mais-quente-registrado-na-terra/

Page 15: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Reserva Mamirauá sedia comemorações do Dia Mundial de Áreas Úmidas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 02/02/2015

Reserva Mamirauá sedia comemorações do Dia Mundial de Áreas Úmidas

Para comemorar o Dia Mundial das Áreas Úmidas, celebrado nesta segunda-feira (02), o Instituto Mamirauá organizou uma série de atividades em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas e pelos moradores da Comunidade Boca do Mamirauá, onde aconteceu o evento.

O local escolhido para as atividades festivas foi a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, um dos 12 sítios de áreas úmidas do Brasil. Este ano, o evento traz como tema “Áreas úmidas para o nosso futuro: juventude”.

O objetivo, de acordo com a coordenadora de Juventude do MMA, Marccella Berte, é “conscientizar os jovens” na preservação desses locais. “Queremos chamar a atenção para importância desses ambientes para o futuro e equilíbrio do planeta”, explicou.

Segundo Marccella, a escolha da Reserva Mamirauá vai ampliar a visibilidade para as áreas úmidas interiores, como a várzea amazônica, encontrada na reserva.

As áreas úmidas são ecossistemas que englobam desde áreas marinhas e costeiras até áreas continentais. São ambientes que contribuem para a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, proteção das zonas costeiras e mitigação dos impactos das mudanças climáticas. No Brasil, elas

Sim

Não

Sim Não

Page 16: Clipping 03 02

podem ser costeiras (manguezais, campos alagáveis e praias) e interiores (veredas, várzeas amazônicas, igapós, campinarana e pantanal).

PROGRAMAÇÃO

A programação na comunidade incluiu oficina de vídeo com os moradores, visita à sede do Instituto Mamirauá, produção de poesias, artigos e um concurso de fotografia.

Segundo a coordenadora do Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá, Marluce Mendonça, o evento é mais uma oportunidade de disseminar a importância desses ambientes alagados. “Trabalhar com os jovens é interessante, porque com as novas tecnologias, utilizadas inclusive pelos moradores das comunidades rurais, é possível que essas informações sejam multiplicadas, contribuindo para que mais pessoas se preocupem com esses ambientes e colaborem para a sua conservação”, avalia.

Os jovens entre 15 e 24 anos de idade também poderão participar do Concurso de Fotos para a Juventude sobre as Áreas Úmidas. As inscrições podem ser feitas no link.

As fotos devem ser tiradas em uma área úmida e enviadas até o dia o2 de março. O vencedor ganhará uma passagem para visitar uma área úmida de sua escolha. O concurso é organizado pela Convenção Internacional sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção de Ramsar.

CONVENÇÃO

A Convenção de Ramsar, celebrada no Irã, em 1971, é um tratado intergovernamental que estabelece a cooperação entre os países signatários para preservação e o uso sustentável das zonas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente, 159 países são signatários do tratado, incluindo o Brasil.

Desde a adesão à Convenção, em 1993, o Brasil incluiu 12 áreas úmidas à Lista de Ramsar, o que favorece a adoção de políticas públicas para o desenvolvimento de pesquisas, o acesso a fundos internacionais e a cooperação internacional.

As 12 áreas brasileiras classificadas como Sítios Ramsar são também unidades de conservação. Entre elas estão a reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá (AM), a reserva particular do patrimônio natural Sesc Pantanal (MT); a reserva particular do patrimônio natural Fazenda Rio Negro (MS); as áreas de proteção ambiental (APAs) Reentrâncias Maranhenses (MA) e Baixada Maranhense (MA); os parques nacionais do Araguaia – Ilha do Bananal (TO), do Pantanal Mato-Grossense (MT), da Lagoa do Peixe (RS), Marinho dos Abrolhos (BA), do Cabo Orange (AP); os parques estaduais Marinho do Parcel de Manuel Luís (MA) e do Rio Doce (MG).

Page 17: Clipping 03 02

O Dia Mundial de Áreas Úmidas (World Wetlands Day) foi instituído pela Convenção de Ramsar com o objetivo de estimular a reflexão e aumentar o reconhecimento em todo o mundo sobre a importância das áreas úmidas para o planeta e para a vida das pessoas.Fonte: MCTI e Instituto Mamirauá

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/reserva-mamiraua-sedia-comemoracoes-do-dia-mundial-de-areas-umidas/

Page 18: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: UEA realiza aula magna do curso ‘Educador Social do Envelhecimento

Humano’

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 03/02/2015

UEA realiza aula magna do curso ‘Educador Social do Envelhecimento Humano’

A aula magna do ‘Curso de Capacitação: Educador Social do Envelhecimento Humano’ contou com a participação de dezenas de pessoas na manhã da segunda-feira (02). A atividade foi realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI). O evento ocorreu nas dependências da Escola Superior de Ciências da Saúde, na Zona Sul de Manaus, bairro Cachoeirinha.

Segundo o diretor da UnATI, Euler Ribeiro, ao todo, 50 alunos participam desta edição. Ele ressaltou que a proposta do curso é fazer com que os participantes adentrem as esferas da sociedade e propaguem sobre a melhor das fases da vida. “Eu espero contaminar a sociedade do conhecimento sobre o envelhecimento. Eles (os alunos) vão adentrar a sociedade em todos os setores, na área pública e privada. Vamos mostrar o que é ser um instrumento de cuidar de idosos”, disse.

SOBRE O CURSO

O objetivo geral do Curso é capacitar e formar o aluno com perfil dinâmico, criativo, ético, humano, capaz de entender o processo do envelhecimento humano e seus vieses, com ênfase na preservação da saúde e na conquista de qualidade de vida.

O Projeto visa cumprir a finalidade institucional centrada no trinômio: ensino-

Sim

Não

Sim Não

Page 19: Clipping 03 02

pesquisa-extensão, com estratégias que respondam às necessidades da sociedade amazonense na busca de melhor qualificar seus recursos humanos, desenvolver suas potencialidades e garantir a qualidade de vida de seus cidadãos e em especial dos idosos.

Fonte: Agência Fapeam, por Francisco Santos

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/uea-realiza-aula-magna-do-curso-educador-social-do-envelhecimento-humano/

Page 20: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: UEA prorroga prazo de inscrições para edital de Eventos Acadêmicos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 03/02/2015

UEA prorroga prazo de inscrições para edital de Eventos Acadêmicos

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), divulga o edital para apoio à realização de eventos acadêmicos e institucionais, a serem realizados no período de março a dezembro de 2015. O objetivo do edital é apoiar a realização de eventos acadêmicos e institucionais que promovam pesquisa e extensão visando estreitar a relação com a sociedade.

O envio de propostas na primeira chamada acontece até o dia 16 de fevereiro de 2015, e deve ser feito pelo e-mail: [email protected]. A segunda chamada ocorre até o dia 1º de junho de 2015. A divulgação dos resultados da primeira chamada está previsto para ocorrer no período de 2 de março e da segunda chamada para o dia 20 de julho de 2015.

Os interessados podem enviar suas propostas de eventos congresso, fóruns, simpósios, jornadas, semanas, seminários, amostras, exposições, workshops, espetáculos e outras modalidades congêneres, com carga horária igual ou superior a 4 horas, por meio do formulário inserido no edital.

Será aceita uma única proposta por proponente, exceto para os

Sim

Não

Sim Não

Page 21: Clipping 03 02

coordenadores de curso de oferta especial, sendo que o mesmo deverá ter vínculo empregatício com a UEA.

Fonte: UEA

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/prorrogado-prazo-de-inscricoes-para-o-edital-de-eventos-academicos-e-institucionais/

Page 22: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Novo iogurte é desenvolvido com potencial antioxidante e anti-inflamatória

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 03/02/2015

Novo iogurte é desenvolvido com potencial antioxidante e anti-inflamatória

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em parceria com a empresa Biozer da Amazônia desenvolveu um iogurte à base do extrato do gengibre amargo (Zingiber zerumbet), planta ornamental com potencial antioxidante e atividade anti-inflamatória. O objetivo é colocar no mercado um alimento alternativo para o consumo de produtos amazônicos e com melhor potencial terapêutico para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.

“Incorporamos o valor nutricional e terapêutico do gengibre amargo num iogurte, como forma de oferecer um alimento alternativo em relação aos existentes no mercado”, explicou o professor e pesquisador do Inpa, Carlos Cleomir.

Segundo o pesquisador, que é doutor em Biotecnologia e Recursos Naturais, a incorporação do extrato dessa planta no iogurte permitirá ao consumidor prevenir e tratar vários tipos de doenças, como a úlcera e o diabetes e, especialmente, no combate aos processos inflamatórios e às células cancerígenas provocadas pelos vírus do herpes, como câncer de pele, colo e fígado.

De acordo com Cleomir, o gengibre amargo, conhecido pelo seu potencial farmacológico e terapêutico, é uma planta usada na medicina tradicional asiática no tratamento de várias doenças. Apesar das potencialidades medicinais e econômicas, no Brasil a planta é utilizada para ornamentação. Contudo, o pesquisador observou que este vegetal tinha um grande potencial

Sim

Não

Sim Não

Page 23: Clipping 03 02

para expansão dos estudos e com base científica.

Para isto, se associou à Biozer da Amazônia, empresa de fitoterápicos criada em 2006, em Manaus (AM), que utiliza como principal matéria-prima o gengibre amargo. Entre os produtos desenvolvidos pela empresa estão uma cápsula terapêutica e um sabonete antiacne, resultado da parceria com o Inpa. Além deles, um gel cicatrizante, bebida energética, geleia e sorvete estão sendo desenvolvidos e testados com previsão de estarem à disposição dos consumidores no segundo semestre deste ano.

O novo iogurte é uma invenção que faz parte dos seis pedidos de depósito de patente que o Inpa registrou, no final de 2014, junto ao Instituto Nacional de Proteção Industrial (Inpi). Ao todo, a entidade tem 71 pedidos de depósitos de patentes, totalizando 175 produtos e processos registrados.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do Inpa

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/02/novo-iogurte-e-desenvolvido-com-potencial-antioxidante-e-acao-anti-inflamatoria/

Page 24: Clipping 03 02

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Brasileiro cria dispositivo que corrige falhas na córnea

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 03/02/2015

Brasileiro cria dispositivo que corrige falhas na córnea

Belo Horizonte — Um minúsculo filtro colocado atrás da íris permitirá a pacientes com imperfeições na córnea enxergar melhor. Com 13 milímetros e feito em acrílico dobrável, o dispositivo foi desenvolvido pelo oftalmologista mineiro Cláudio Cançado Trindade como parte do doutorado na Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa foi iniciada em 2012 e, no ano passado, quando os primeiros resultados começaram a ser publicados em revistas científicas e apresentados em congressos de oftalmologia, atraiu a atenção da comunidade médica. O novo tratamento poderá, em alguns pacientes, evitar o transplante de córnea.

“O que seduz é a simplicidade do conceito. Ele custa pouco e é prático”, afirma Cláudio Trindade. Devido à inovação, o pesquisador brasileiro foi premiado por entidades internacionais na área de catarata e cirurgia refrativa. O implante será fabricado na Alemanha pela Morcher Implants, uma das mais importantes empresas de lentes intraoculares. Segundo o pesquisador, a previsão é de que esteja disponível, inclusive, na rede pública de saúde, ainda neste ano no Brasil.

Até hoje, foram realizadas 19 cirurgias para a implantação do filtro, sendo 18 com pacientes do Hospital Escola São José, da Faculdade de Ciências Médicas da USP. O procedimento experimental foi aprovado pelo conselho de ética e os participantes relataram que o implante melhorou consideravelmente a visão deles.

A prescrição é para o uso do filtro em pacientes que não alcancem visão

Sim

Não

Sim Não

Page 25: Clipping 03 02

satisfatória somente com a cirurgia tradicional de catarata. É comum que, mesmo depois do procedimento, devido à presença de defeitos corneanos, a visão continue dificultada. O tratamento também poderá melhorar a visão de pacientes submetidos à antiga cirurgia da miopia, feita com bisturi, na década de 1980. Ainda é indicado a pessoas que receberam transplante de córnea, com ceratocone (doença não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea) e cicatrizes na córnea provocadas por traumatismos.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2015/02/03/interna_ciencia_saude,469330/brasileiro-cria-dispositivo-que-corrige-falhas-na-cornea.shtml

Page 26: Clipping 03 02

Veículo: Jornal Em Tempo Editoria: DIA A DIA Pag: C2Assunto: Biogás é discutido em evento

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 03/02/2015

Sim

Não

Sim Não

Page 27: Clipping 03 02

Veículo: Jornal Em Tempo Editoria: DIA A DIA Pag: C2Assunto: Exposição de recicláveis

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 03/02/2015

Sim

Não

Sim Não