clínica veterinária para pequenos animais

9
 Investimento Fixo O que é necessário para começar Depois de fazer os estudos preliminares para a montagem da clínica de ser viç os vet erinários, de esc olher a localização e de des envolver o pro jet o arquitetônico, é hora de dimensionar os recursos que serão utilizados e quanto isso vai lhe custar. Este estudo prevê a compra de um aparelho e uma linha de telefone celular, mas pode-se obter uma economia de mais de 50% com a opção de manter o veterinário utilizando um sistema de bip. É imprescindível neste negócio que o veterinário esteja alcançável 24 horas por dia, para o atendimento de emergências. A pessoa que pretende entrar no ramo de veterinária deve escolher cuidadosamente os equipamentos que vai adquirir. Em primeiro lugar, a estufa de esterilização e o instrumental cirúrgico devem ser de qualidade e ter garantia de ass ist ência téc nic a eficiente. Afi nal, se eles tiverem qualquer problema, os serviços da clínica ficam prejudicados. Além disso, o computador deve ter uma capacidade de produção adequada às necessidades iniciais da empresa, mas sempre com uma folga que possibilite uma expansão futura. Para escolher os equipamentos, instalações e materiais diversos, que fazem parte do quadro de inve stimentos fixos da empresa, é nece ss ário defi nir com clareza as su as especificações técnicas, modelos, marcas, capacidade nominal de realização de operações, entre outros itens. Para isto, uma pesquisa junto aos fornecedores é fund amental, inclusive para se estabelecer negociações sobre formas de pagamento. O pr oj eto não pr evê a co mp ra de um imóvel, mas a loca çã o e adaptação de uma casa ou loja. Para isto serão feitos gastos com o mobiliário de composição da loja. Além disto, estão listados na planilha de investimentos fixos todos os equipamentos necessários ao funcionamento da clínica. Para fechar o quadro de investimento fixo, acrescentamos uma reserva técnica estimada em 10% dos custos totais. Custos fixos Quanto custa manter sua clínica veterinária Agora é a hora de saber quanto vai lhe custar manter a empresa de clínica de serviços veterinários, o que na linguagem técnica é chamado de custos fixos da empresa. Ou seja, aqui você vai saber o que vai gastar para manter suas portas abertas, independente do volume de serviços que tiver. Estas despesas se mantêm inalteradas, quer você atenda um cachorro por mês ou tenha uma fila interminável em sua sala de espera. Em geral os custos fixos são compostos pelos salários e encargos sociais do pessoal administrativo. Neste caso específico, cumpre destacar os custos para efetuar o pagamento do contador ou escritório de contabilidade, que manterá “em dia” as contas da empresa. Também entram nesta “contabilidade” os gastos com aluguel e taxas do imóvel; tarifas de água, luz e telefone; retirada dos sócios; mat er iais de li mp eza e manuten çã o; tr an sp or te; de pr ecia çã o e manutenção dos equipamentos e programas.

Upload: adriano-prestes

Post on 11-Jul-2015

908 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 1/9

 

Investimento Fixo

O que é necessário para começar 

Depois de fazer os estudos preliminares para a montagem da clínica de

serviços veterinários, de escolher a localização e de desenvolver o projetoarquitetônico, é hora de dimensionar os recursos que serão utilizados e quantoisso vai lhe custar. Este estudo prevê a compra de um aparelho e uma linha detelefone celular, mas pode-se obter uma economia de mais de 50% com a opçãode manter o veterinário utilizando um sistema de bip. É imprescindível nestenegócio que o veterinário esteja alcançável 24 horas por dia, para o atendimentode emergências.

A pessoa que pretende entrar no ramo de veterinária deve escolher cuidadosamente os equipamentos que vai adquirir. Em primeiro lugar, a estufa deesterilização e o instrumental cirúrgico devem ser de qualidade e ter garantia deassistência técnica eficiente. Afinal, se eles tiverem qualquer problema, os

serviços da clínica ficam prejudicados. Além disso, o computador deve ter umacapacidade de produção adequada às necessidades iniciais da empresa, massempre com uma folga que possibilite uma expansão futura. Para escolher osequipamentos, instalações e materiais diversos, que fazem parte do quadro deinvestimentos fixos da empresa, é necessário definir com clareza as suasespecificações técnicas, modelos, marcas, capacidade nominal de realização deoperações, entre outros itens. Para isto, uma pesquisa junto aos fornecedores éfundamental, inclusive para se estabelecer negociações sobre formas depagamento.

O projeto não prevê a compra de um imóvel, mas a locação eadaptação de uma casa ou loja. Para isto serão feitos gastos com o mobiliário decomposição da loja. Além disto, estão listados na planilha de investimentos fixostodos os equipamentos necessários ao funcionamento da clínica.

Para fechar o quadro de investimento fixo, acrescentamos uma reservatécnica estimada em 10% dos custos totais.

Custos fixos

Quanto custa manter sua clínica veterinária

Agora é a hora de saber quanto vai lhe custar manter a empresa de

clínica de serviços veterinários, o que na linguagem técnica é chamado de custosfixos da empresa. Ou seja, aqui você vai saber o que vai gastar para manter suasportas abertas, independente do volume de serviços que tiver. Estas despesas semantêm inalteradas, quer você atenda um cachorro por mês ou tenha uma filainterminável em sua sala de espera.

Em geral os custos fixos são compostos pelos salários e encargossociais do pessoal administrativo. Neste caso específico, cumpre destacar oscustos para efetuar o pagamento do contador ou escritório de contabilidade, quemanterá “em dia” as contas da empresa. Também entram nesta “contabilidade” osgastos com aluguel e taxas do imóvel; tarifas de água, luz e telefone; retirada dossócios; materiais de limpeza e manutenção; transporte; depreciação e

manutenção dos equipamentos e programas.

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 2/9

 

Os custos também dependem do estilo de gerenciamento doempresário e do nível de sofisticação ou simplicidade do espaço do negócio.

Mão-de-obra direta

A qualificação e o preço do seu pessoal

O elemento humano, como em qualquer empresa, é de fundamentalimportância para sucesso da empresa de veterinária. E aqui você vai esbarrar com um problema freqüente nesse tipo de negócio e que já foi afirmado: anecessidade de pessoal qualificado. Não é muito fácil você encontrar no mercadoveterinários que estejam desempregados ou não sejam sócios desse tipo deempreendimento. No que diz respeito aos auxiliares, entretanto, a dificuldadepraticamente inexiste. A qualificação deles pode ser efetuada pelo próprioveterinário.

O bom atendimento ao público consumidor de seu serviço é um dos

segredos para manter a clientela e ampliar o número de fregueses. No caso dosauxiliares é necessária alguma experiência no trato com animais - importante quegostem deles -, nível básico de educação e deve ser dada preferência ao sexomasculino, uma vez que eles tratarão com alguns animais, que mesmo sendo depequeno porte, possuem grande força muscular. Um breve treinamento e umaclara explicação de suas funções são o suficiente para a qualificação deles. “Osegredo para conquistar o cliente, é dispensar aos animais de estimação todo ocarinho e dedicação ao cuidá-los”, completa Jairo José de Souza.

O número de empregados necessários em sua clínica depende daquantidade de atendimentos a ser feita. Este projeto prevê a utilização de doisfuncionários, com uma carga horária de seis horas diárias.

Recomenda-se que o gerenciamento do empreendimento seja feitopelo próprio empreendedor, cabendo a ele as tarefas de supervisão e treinamentoda equipe, administração financeira, atividades de marketing e suprimento.

Definido o número de empregados e os salários de cada um, você vaicalcular a sua despesa mensal com folha de pagamento acrescentando, à somados salários, um percentual de 75%, correspondentes aos encargos sociais.

O índice pode ser ainda maior se considerarmos outras variáveismenos comuns. A revista Conjuntura Econômica apresentou um índice de 91,9%,considerando, além do convencional, o pagamento de salário-maternidade,salário-educação, repouso remunerado, auxílio-enfermidade e depósito por 

rescisão. Os salários devem corresponder aos pisos regionais fixados pelossindicatos de categoria. Outro parâmetro a ser usado pode ser o valor que outrasclínicas praticam. O valor cotado é inicial, podendo ser aumentado à medida emque seus funcionários forem adquirindo experiência e aumentando a qualidade desuas atividades.

Materiais diretos

Quanto custam os insumos de sua clínica.

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 3/9

 

Os materiais diretos são todos os utilizados na clínica para fazer umbom atendimento dos animais. Vão desde os materiais de limpeza da clínica amedicamentos e produtos de higiene dos animais.

Além deles, existem outros produtos que podem ser comprados, masnão são considerados essenciais, tais como tranqüilizantes, equipamentos

eletrônicos e carvão ativado, por exemplo.

Custo dos serviços

Quanto custa atender bem

Para que seus preços sejam competitivos no mercado, é fundamentalsaber quanto custa oferecer o seu trabalho. Para calcular o custo de cada umadas atividades a serem desempenhadas (consulta, banho, tosa, vacinação,cirurgia simples, cirurgia complexa e internação), você deve levar em conta opercentual que cada um representa no seu plano de serviços.

Para chegar ao custo mensal de serviços de cada operação, énecessário fazer um rateio, aplicando o percentual correspondente, sobre o valor da mão-de-obra direta e dos custos fixos.

Vamos utilizar como exemplo uma tosa ou banho. “Os serviços commaior margem de lucro e que vêm se tornando um verdadeiro filão para asclínicas, são, sem dúvida, os de banho e tosa”, conta o dono da Lovely Dog.

Para saber o custo unitário do serviço, basta dividir a somadopercentual correspondente à mão-de-obra e o custo mensal dos serviços pelaquantidade de serviços efetuados.

Indicadores de vendas

Como chegar ao preço final dos serviços

Para encontrar o preço com que o serviço vai chegar ao cliente, vocêdeve considerar mais três itens, que chamamos tecnicamente de indicadores devendas. Eles são o índice de comercialização (IC), a margem de lucro (ML) e ataxa de marcação (TM).

Os índices de comercialização são todos aqueles que incidemdiretamente sobre a prestação dos serviços. Vamos trabalhar aqui compercentuais que incidem sobre o preço de venda, que ainda não são conhecidos

neste ponto do estudo. Eles são referentes aos impostos, verba de divulgação eprevisão de perdas, entre outros. No caso da veterinária, os tributos são oImposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISQN), com alíquota de 5%, PIS(0,65%), Cofins (2%) e o Imposto de Renda Sobre o Lucro Presumido (3%).

A margem de lucro é o percentual que, incidindo sobre o preço devenda, produz, como resultado o lucro operacional do empreendimento. Estamargem de lucro é definida de acordo com a política de vendas da empresa, quedeve levar em consideração, entre outros fatores, a situação do mercadoconcorrente.

Conhecido o percentual do índice de comercialização e definida amargem de lucro, o passo seguinte é calcular a taxa de marcação.

A taxa de marcação é calculada em duas etapas:

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 4/9

 

1. a soma dos percentuais referentes aos custos de comercialização emargem de lucro; e

2. a aplicação da fórmula apresentada a seguir, desenvolvida e testadapor técnicos do setor empresarial, para o cálculo da taxa de marcação:

TM = [100 - (lC + ML)] : 100

Receita dos serviços

O desafio de lucrar e manter a lucratividade

Mais do que qualquer coisa, é um desafio para o empresárioestabelecer a lucratividade para os serviços que vende. Manter-se no mercadocom preços competitivos, sem levar prejuízo e mantendo a clientela permanentenão é tarefa fácil, mas que pode ser realizada com menores sobressaltos seforem tomados alguns cuidados antes de se fixar o preço de venda dos serviços.

Para se chegar ao cálculo da receita dos serviços, utilizamos umafórmula que consiste na divisão do custo unitário do serviço pela taxa demarcação.

A receita mensal dos serviços é encontrada multiplicando-se o preçounitário de venda dos serviços, pela quantidade de serviços efetuada.

 Resultados operacionais

Certificando-se da rentabilidade do seu negócio

Nesta fase do planejamento de uma clínica veterinária para pequenosanimais, você poderá avaliar com bastante objetividade, qual será o resultado donegócio que está projetando. Logicamente, para chegar aos resultadosoperacionais a serem obtidos pela empresa é necessário que você conheça todosos custos e receitas apresentados e calculados anteriormente.

Assim, para melhor apurar os resultados operacionais, faça umarevisão de todos os cálculos feitos até agora: a receita operacional, custos fixos,custo de mão-de-obra direta, etc. Como o custo de comercialização só éconhecido em percentual, é necessário saber o seu valor em Real. Para isso,basta aplicar o percentual conhecido sobre a receita operacional.

À medida em que a taxa de atendimentos se amplie, o lucro pode

aumentar consideravelmente.Depois de pagar a contribuição social, imposto que incide sobre o lucrooperacional, a lucratividade da empresa cai para 25%, isso porque não foiconsiderado o Imposto de Renda, já que pressupomos que a empresa paga esteimposto pelo lucro presumido. A lucratividade aumenta à medida em que foremreduzidos os custos.

O ponto de equilíbrio indica que a empresa deve prestar no mínimo39% da capacidade de serviços para “empatar”, ou seja, não ter lucro nemprejuízo. Quando a clínica veterinária realizar serviços abaixo desse índice, onegócio está dando prejuízo; ao contrário, quando a empresa consegue atender acima do ponto de equilíbrio, ela está tendo lucro. É importante lembrar que

aumento da produtividade acarreta uma sensível redução do ponto de equilíbrio, oque é sempre vantajoso para a empresa.

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 5/9

 

custo total = custos fixos mais custos de aquisição mais mão-de-obra diretamais custo de comercialização

lucro operacional = diferença entre a receita operacional e o custo totalcontribuição social = percentual de 10% aplicado sobre o lucro operacional

lucro líquido = diferença entre o lucro operacional e a contribuição socialmargem de contribuição = diferença entre a receita operacional e os custosvariáveis ponto de equilíbrio = relação percentual entre o custo fixo e a

margem de contribuiçãolucratividade = relação entre o lucro líquido e a receita operacional

Investimento inicial

Quanto é preciso para começar 

O investimento inicial é composto, basicamente, no caso de uma

empresa de serviços, do valor da mão-de-obra direta, dos custos fixos e tambémde outros gastos como instalações diversas, programação visual, a regularizaçãoe registro da empresa e a divulgação e marketing, além de ser necessário manter uma reserva técnica de 10%, para cobertura de eventuais imprevistos.

Para uma empresa de serviços veterinários, o capital de giro deve dar cobertura aos custos de mão-de-obra direta e também aos custos fixos. Esteresultado deve ser somado aos valores de investimento fixo e também aos gastoscom a divulgação do negócio. A taxa de retorno, que indica em quanto tempoiremos recuperar o dinheiro investido no negócio, é calculada a partir da divisãodo investimento inicial pelo lucro líquido anual.

Estratégia de marketing

Buscando um diferencial no mercado

Se o cão é “o melhor amigo do homem”, o marketing é o “melhor amigodo dono de uma clínica veterinária” e, conseqüentemente, deve ser motivo demaior atenção, dedicação e investimento por parte do empresário. No momentoda instalação da empresa, a panfletagem em cada residência das proximidadesda clínica é a mais eficiente forma de difusão.

Para você tornar sua empresa conhecida no mercado, deve utilizar 

todos os meios (mídias) disponíveis. Valem panfletos distribuídos nas ruas,cartazes, anúncios em rádio e televisão. Contudo, o marketing não pode ser vistode forma restrita, como se fosse apenas propaganda ou publicidade. Marketing éa técnica de criar, desenvolver e fixar a imagem de sua empresa no mercado,principalmente junto a seu público consumidor.

O início do projeto mercadológico se dá pela escolha do nome daclínica. Ele deve sugerir um sentimento positivo, ser de fácil pronúncia ememorização. Palavras curtas são sempre as preferidas e devemobrigatoriamente refletir a atividade desenvolvida.

Posteriormente à definição do nome, devem se seguir duas outrasdefinições, a da logomarca e o slogan. A logomarca constará de um desenho

relacionado ao nome, que poderá ser abstrato ou figurativo, um cão e um gatosorrindo, por exemplo. Ela destina-se a fixar a imagem de sua clínica visualmente.

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 6/9

 

Em segundo plano, temos o slogan, que deverá estar presente em tudoque se relaciona com a clínica. Quanto mais ele for reproduzido, mais ele seráfixado pela clientela. O bom slogan, é aquele que complementa a idéia por trás donome da empresa. Definidos o nome, a marca e o slogan, o passo seguinte noplano de marketing é delimitar as estratégias de divulgação. Já falamos da

panfletagem no primeiro momento.Outra ação de marketing bastante importante é o cadastramento dosclientes. Antes da inauguração da empresa, ainda na fase de implantação, vocêdeve fazer um mapeamento da região, começando pelo bairro onde o negócio vaifuncionar, seguindo pelos bairros adjacentes, conforme a capacidade deatendimento que a empresa vai ter. No mapeamento são levantadas ruas, prédiose casa residenciais, no sentido de descobrir quais têm animais.

É com esse levantamento que será feito o planejamento da primeiradistribuição do material de divulgação da loja, o que pode ser feito através dedistribuição direta, nas caixas de correio dos endereços levantados e, também,panfletagem nas ruas do bairro (nos sinais de trânsito), nas empresas e escolas,

entre outros pontos.A partir do primeiro contato feito pelo cliente, ele será cadastrado e

passa a fazer parte da sua mailing Iist . A partir dessa lista de endereços elespodem receber mensalmente suas informações (como promoções, jornalzinhocom dicas de tratamento e adestramento), além de receber as chamadas demanutenção dos tratamentos.

É fundamental, também, o treinamento e boa capacitação dos seusfuncionários, principalmente porque o seu diferencial em relação à concorrência éo atendimento. Tanto o veterinário, quanto os auxiliares, devem ter o mesmotreinamento, de forma a permitir eventuais substituições, quando necessárias.São considerados treinamentos importantes o de atendimento ao telefone e arecepção ao vivo, o atendimento ao cliente e qualidade.

A programação visual deve ser orientada para as instalações eveículos da empresa. Ela deve ser colorida, com sua marca e telefone bemdestacados; os auxiliares devem andar uniformizados, com jaleco que aparentelimpeza e que contenha também a marca e telefone da clínica destacados.

A apresentação física da clínica também faz parte do projeto e mereceatenção especial. A fachada deve ser atraente, pintada em cores claras, fazendocom que o cliente sinta-se bem ao entrar nela e tenha a sensação de asseio. Asala de espera deve ser espaçosa, para evitar que, mesmo acompanhados dosdonos, os animais se agridam. Finalmente, não se esqueça de um bom letreiro.

Ele será o responsável pela identificação de sua clínica e também será suadivulgação mais constante.

Aspectos legais

Como vencer a burocracia

O ramo de clínicas veterinárias não segue nenhuma legislaçãoespecífica, podendo ser enquadrado normalmente nas regras que regem osdemais estabelecimentos de prestação de serviços. A maioria dosestabelecimentos desta natureza é enquadrada como micro-empresa.

Abrir um negócio próprio exige do empreendedor uma série de pré-requisitos, como capital, planejamento, determinação e disciplina. E uma boa

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 7/9

 

dose de paciência, principalmente no primeiro estágio, o da abertura da empresapropriamente dito, quando ele vai enfrentar uma verdadeira maratona burocrática.Acompanhe a seguir, passo a passo, como abrir a sua empresa.

1. Forma jurídica

O primeiro passo é definir a forma jurídica que você pretende abrir. Elapode ser:

a. firma individual - os procedimentos para abertura desse tipo deempresa são mais simples, mas têm o inconveniente de fazer com que a pessoafísica e jurídica se confundam aos olhos da lei. Ou seja, o titular da empresaresponde, como pessoa física, por todos os atos da pessoa jurídica.

b. sociedade comercial - forma-se uma sociedade por cotas, ondecada cotista se responsabiliza pela parte que lhe compete, mas seus bens sóentram no pagamento de dívidas quando houver dolo comprovado, ou seja,

quando o sócio provocar intencionalmente, prejuízo à empresa. A sociedade devese classificar dentro de uma dessas cinco categorias: sociedade por cota deresponsabilidade limitada; sociedade em nome coletivo; sociedade de capital eindústria; sociedade por ações; e sociedade em comandita. Entre essas opções, amais indicada, normalmente, para empresas de pequeno porte, é a sociedade por cotas de responsabilidade limitada, na qual são necessários, no mínimo, doissócios.

2. Consultas

Antes de dar entrada na papelada é aconselhável que você faça duasconsultas: a primeira ao Código de Zoneamento Urbano do seu município, queem alguns casos determina áreas para cada tipo de atividade econômica; a outradeve ser feita à Junta Comercial, para verificar se não existe registrado nenhumnome igual ou parecido ao que você pretende dar à sua empresa.

3. Registro na Junta Comercial

No caso de uma firma individual são necessários os seguintesdocumentos para registro na Junta Comercial:

registro de firma individual, preenchido em quatro vias e emformulário próprio;• Cadastro Geral de Contribuintes (CGC), preenchido em três vias e

encaminhado ao Setor de Cadastro Geral de Contribuintes;• guia de recolhimento da Taxa de Arquivamento da Junta Comercial;• Darf para pagamento do Serviço de Registro do Comércio;• cópias xerográficas do CIC e do R.G;• Darc (1 jogo) - especificação da receita: Atos da Junta Comercial;• Darf (3 jogos) - código 6621.

Nas sociedades por cotas de responsabilidade, são necessários osseguintes documentos:

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 8/9

 

• contrato social, em três vias, devidamente assinadas;• Ficha de Cadastro Nacional/Sociedades, em duas vias;• declaração de desimpedimento dos sócios;• Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);• contrato de locação ou escritura de posse do imóvel onde

funcionará a empresa;• cópias xerográficas do CIC e do RG de cada um dos sócios;• Taxa de Fiscalização e Serviços Diversos (TCEC);• Darc (1 jogo) - especificação da receita: Atos da Junta Comercial;• Darf (3 jogos) - código 6621.

Os documentos devem ser entregues dentro de uma capa padrão. AJunta Comercial se encarregará de comunicar ao INSS a abertura da empresa,que é automaticamente matriculada no órgão com o mesmo número do CadastroGeral de Contribuintes (CGC).

4. Inscrição Estadual

Com o registro na Junta Comercial, o próximo passo é a InscriçãoEstadual da empresa no posto fiscal da região em que ela se estabelecer.

São necessários, ainda, os seguintes documentos:

• comprovante de pagamento de imposto sindical ao sindicatopatronal;

• DecIaração para a Codificação de Atividade Econômica (Decae);• DecIaração Cadastral (Deca);• Taxa de Fiscalização e Serviços Diversos (TCEC);• contrato de locação ou escritura de posse do imóvel;• firma individual ou contrato social registrado na Junta Comercial;• cópia xerográfica do RG e do CIC.

5. Inscrição Municipal

O último passo para regularizar uma empresa é a inscrição municipal.Este é o mais simples dos procedimentos. É necessário apenas o preenchimentoda Guia de Dados Cadastrais.

6. Registro no Conselho Federal de Medicina Veterinária.

De suma importância, pois sem ele você não poderá abrir suas portas.Cabe ao Conselho, dentro do que estabelece a legislação pertinente, orientar todoo interessado na instalação e funcionamento de uma clínica veterinária.

Índices Econômicos

Valores e índices econômicos

Informações adicionais

5/11/2018 Clínica Veterinária para pequenos animais - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/clinica-veterinaria-para-pequenos-animais 9/9

 

Os cálculos apresentados nos Aspectos Financeiros não devem ser considerados como regra geral a ser aplicada incondicionalmente.

Existem inúmeras variantes que podem alterar os valoresdemonstrados, em função da contingência em que a empresa será criada, alémda característica particular de cada empresa.

No Sebrae do seu Estado você pode obter endereços, outraspublicações e telefones de entidades, que poderão fornecer informaçõesadicionais importantes para iniciar o seu novo negócio.

Experiência e profissionalismo

Esta publicação foi elaborada com base em informações de quemestuda e de quem está no mercado. Ao lado de conceitos técnicos, vocêconheceu experiências de diversos empresários e profissionais que atuam nosetor, passando por fornecedores, lideranças empresariais e profissionais da áreade marketing. Cabe ressaltar que essas empresas e profissionais foram

selecionados aleatoriamente e com o único objetivo de enriquecer e aprofundar este estudo.

Em nenhum momento o Sebrae utilizou seus depoimentos e endereçoscom o objetivo de promovê-los.