climas do brasil - ceap.br · mecanismos controladores do clima e aos parâmetros quantitativos...

26
CLIMAS DO BRASIL PROF . MSC. JOÃO P AULO NARDIN T AVARES

Upload: buimien

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CLIMAS DO BRASIL

PROF. MSC. JOÃO PAULO NARDIN TAVARES

Introdução O Brasil é um país de dimensões continentais, e a tropicalidade é uma de suas principais características, como já vimos. Ainda que se estenda quase que completamente na zona intertropical, o território brasileiro apresenta uma considerável variedade de tipos climáticos, o que se reflete na formação de um rico e diversificado mosaico de paisagens naturais.

Introdução

Além das características geográficas próprias do país continental, um conjunto de centros de ação e de massas de ar quentes, frias, úmidas e secas participa na formação dos climas do Brasil.

Assim, esta aula dedica atenção especial aos mecanismos controladores do clima e aos parâmetros quantitativos definidores dos climas brasileiros para, em seguida, apresentar uma classificação climática do País.

Variabilidade de temperatura

Variabilidade de precipitação

temperatura + precipitação

Temperatura média

No Brasil, as mais elevadas temperaturas médias anuais estão compreendidas entre 26,1°C e 28°C e ocorrem ao longo da planície amazônica e do setor norte da planície costeira;

Sob o efeito da continentalidade, a classe seguinte de temperaturas médias anuais (24,1°C a 26°C) ocorre na maior área nacional.

A classe subsequente (22,1°C a 24°C) ocorre na faixa tropical brasileira, denotando a influência do relevo e a ação moderadora da massa polar.

E na região sul, inserida na faixa de climas subtropicais, que ocorrem os valores mais baixos de temperatura nos meses de inverno, inferiores a 18°C.

Precipitação A distribuição espacial dos totais médios

anuais de chuva no Brasil coloca em foco os dois grandes contrastes pluviométricos do país: a região norte, com as mais elevadas médias, e o sertão nordestino, com os mais baixos índices.

A maioria do território brasileiro está inserido na faixa tropical-equatorial do globo, o que lhe confere uma distribuição temporal das chuvas marcada pela sazonalidade, bem como por regimes pluviométricos diversificados.

As diferenças regionais de pluviosidade devem-se à dinâmica e às particularidades dos sistemas geradores de chuva, que são vários.

Ventos O Brasil apresenta uma considerável área sob influência dos ventos alísios de NE/E/SE do oceano Atlântico.

Com a chegada do verão, a Alta semipermanente do Atlântico Sul se enfraquece, diminuindo a força dos alísios de SE e aumentando a força dos alísios de NE. No inverno ocorre o contrário.

O estado de RS sofre a influência dos ventos de oeste, típicos de latitudes médias.

CLIMAS DO BRASIL CLASSIFICAÇÃO DE KÖPPEN

Apesar dos méritos da grande aceitação pela simplicidade e facilidade de uso, a classificação de Köppen recebe críticas pelo caráter empírico do seu modelo, por não justificar o uso de alguns critérios numéricos, ou pelo uso de critérios rígidos de limites climáticos e pela ausência da categoria climática subúmida.

CLIMAS DO BRASIL CLASSIFICAÇÃO DE STRAHLER

CLIMAS DO BRASIL CLASSIFICAÇÃO DO IBGE

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO SUL

CURITIBA-PR

FLORIANÓPOLIS-SC

PORTO ALEGRE-RS

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO SUL

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO SUDESTE

BELO HORIZONTE - MG

VITÓRIA - ES

SÃO PAULO - SP RIO DE JANEIRO - RJ

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO SUDESTE

0,0

5,0

10,0

15,0

20,0

25,0

30,0

0,0

20,0

40,0

60,0

80,0

100,0

120,0

140,0

160,0

180,0

J F M A M J J A S O N D

Pre

cip

ita

ção

(m

m)

Rio de Janeiro (RJ)

0,0

5,0

10,0

15,0

20,0

25,0

0,0

50,0

100,0

150,0

200,0

250,0

300,0

350,0

J F M A M J J A S O N D

Pre

cip

ita

ção

(m

m)

Belo Horizonte (MG)

Clima tropical úmido (IBGE), Clima Mesotérmico úmido (Köppen) e Tropical úmido e seco (Strahler), exceto a faixa litorânea, que recebe a designação de Clima Litorâneo úmido.

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO CENTRO-OESTE

GOIÂNIA-GO

BRASÍLIA-DF

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO CENTRO-OESTE

Apresenta como principal característica uma redução dos totais de chuva durante a prolongada estação de inverno, e entre maio e setembro forma-se um período de considerável estiagem.

O trimestre de junho, julho e agosto caracteriza-se pelos mais baixos índices pluviométricos médios – em torno de apenas 10 mm – e também por baixíssimos índices de umidade relativa do ar (chegando a menos de 20%), causando sérios problemas de saúde pública.

Por isso, essa região pode ser classificada com o Clima Tropical do Brasil Central com Estiagem (IBGE), Megatérmico úmido com inverno seco (Köppen) e Tropical úmido e seco (Strahler).

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO NORDESTE

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO NORDESTE

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO NORTE

CLIMAS DO BRASIL REGIÃO NORTE

Recursos Instituto Nacional de Meteorologia

www.inmet.gov.br

Portal Só Geografia – Clima

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/

IBGE

www.ibge.gov.br

PRÓXIMA AULA: O AQUECIMENTO GLOBAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS