cliente consciente - cemig · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo...

12
INFORMATIVO MENSAL PARA OS EMPREGADOS DA CEMIG MARÇO | 2013 | ANO X | Nº 96 NOVOS EMPREGADOS DIA DA MULHER 10 ANOS DA UHE FUNIL Cliente consciente

Upload: others

Post on 11-Jan-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

m a r ç o | 2 01 3 | a n o x | n º 9 6

Novos empregados

dia da mulher

10 aNos da uhe FuNil

Cliente consciente

Page 2: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

04 poNto a poNtoreassentamentos

Empregado fala sobre projeto que retira famílias das áreas de risco

05 gestãoConcurso

Novos colegas de trabalho

10 memóriauhe Funil

10 anos de existência

06 espeCialConsumidores

Saiba como gerir seus gastos

E x P E D I E n T E

Filiado à:

informativo mensal para os empregados da Cemig

editado pela superintendência de comunicação

empresarial (ce) – correspondência interna: sa/19/

B2 – fone: (31) 3506 2760

editor responsável:

João Batista pereira - reg. no 6159 – mte

Coordenação de edição:

terezinha crespo de rezende, João Batista pereira,

paulo tarso rezende tobias, Isabela souza, marina

Duarte e roosevelt rodrigo

redação:

adelle soares, Isabela souza, maíra Barczewski,

marina Duarte, renata ellera e roosevelt rodrigo

estagiários:

ana luisa altieri

apoio: comitê de comunicação da cemig e equipe

comunicação e Imagem da rc

Fotos:

eugênio paccelli, Gláucia rodrigues, ronaldo Guimarães

e colaboradores

ilustração:

Henry Bernardo, rafael marques

e Weisvisthértini Barbosa

diagramação:

Interface comunicação empresarial

impressão: Gráfica 101

tiragem: 9.500 mil exemplares

03 da redaçãoFórum de gerenciamento de projetos

08 Comemoraçãodia da mulher

09 ser susteNtável ações da Cemig para reverter o baixo nível dos reservatórios

11 gestãoinauguração de um dos maiores sistemas de aquecimento solar

12 aNúNCioConcurso “atitudes que movem o mundo”

Na matéria “Primeiro empregado de Itaúna”, do Energia da Gente do mês de fevereiro, página 05, o primeiro veículo da Cemig na cidade foi uma caminhonete Ford F100 V8 e não uma Che-vrolet 1954.

errata

Page 3: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

Você já se perguntou alguma vez se tudo que você conso-

me é realmente necessário? Também já pensou em gastar

menos, mas não sabia como? Então aproveite esta edição!

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Ener-

gia da Gente preparou uma matéria especial sobre o com-

portamento consumista e o que fazer para achar o ponto de

equilíbrio, começando em sua própria casa!

Confira também nossos outros destaques. Nesta edição fa-

lamos um pouco da história da usina hidrelétrica de Funil,

que completa 10 anos neste semestre. Damos também as

boas vindas aos nossos 98 novos colegas de trabalho, ad-

mitidos no último concurso.

É claro que não podíamos deixar de falar das nossas datas

especiais. O Dia Mundial da Água nos traz uma importante

reflexão: como gerir esse elemento para melhorar nosso

planeta? Já para o Dia da Mulher, preparamos uma home-

nagem especial, graças ao belo trabalho de nossa colega

Fátima Quadros, da Gerência de Coordenação da Gestão da

Distribuição (CD/CG).

o bom consumidor editoriada redação

Blecaute de dezembro de 2012No dia 15 de dezembro de 2012, uma perturbação provocou um desligamento em vários equipamentos do Sistema Interligado Nacional (SIN), culminando na interrupção de carga na região norte de Minas Gerais e nos estados de Mato Grosso, Acre, Rondônia e Goiás. No Brasil, a interrupção chegou a 16% de toda a carga. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o episódio foi atribuído a um acionamento acidental das proteções de 5 unidades geradoras da UHE Itumbiara (Furnas). Sobre a ocorrência, a Cemig não possui nenhuma pendência a respeito do tratamento das anormalidades.

Fórum de gerenciamento de projetosNo final do mês de fevereiro, a Cemig e a MN Quality Consultoria realizaram o Fórum de Gerenciamento de Projetos, com o objetivo de promover a discussão e a troca de conhecimentos entre os profissionais do Grupo Cemig. Palestras, apresentações de cases e debates foram realizados por profissionais da Light, Axxiom, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Educação Tecnológica (Ietec). Com a presença de mais de 300 pessoas, os participantes puderam aprender as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

03

Cemig integra índice de sustentabilidade de países emergentesNo início deste ano, a Cemig passou a integrar o Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index, isto é, o índice de sustentabilidade de países emergentes, recém-lançado pela S&P Dow Jones. O critério de seleção das empresas foi conduzido pela RobecoSAM, empresa de gestão de ativos, voltada para investimentos sustentáveis. Esse índice é formado por 69 empresas distinguidas por suas práticas sustentáveis e é referência para investidores e administradores de recursos estrangeiros na tomada de suas decisões de investimentos.

Page 4: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

acidentes por choque elétrico com terceiros nos circuitos de média e alta tensão, além de destinar a implantação de proje-tos de urbanização e utilização da faixa de segurança das linhas conforme previstos em normas técnicas e na legislação vigen-te. Já quanto às atividades de manutenção, permitimos o livre acesso para as equipes na realização das diversas atividades programadas e atendimentos de emergência visando o restabe-lecimento dos circuitos, além de assegurar a integridade física dos eletricistas para a execução de suas atividades. O projeto também possibilita a operação segura das linhas de transmis-são pelo COD, eliminando o caráter e a condição de religamento especial. Outros ganhos estão relacionados à redução de cus-tos, com a realização de menos viagens indevidas em função dos desligamentos não programados, provocados pelo furto de energia e pela sobrecarga de transformadores, além de evitar a substituição prematura desses equipamentos por causa dessas ações. Por último, e não menos importante, o projeto contribui para melhorar a imagem da Cemig, que participa ativamente no resgate da cidadania da população.

eg - Quais os planos futuros?oa - Estamos planejando e negociando a celebração de novos convênios que permitirão o reassentamento de aproximada-mente 600 famílias, com destaque para os seguintes municí-pios: Belo Horizonte, nos aglomerados: Santa Rita de Cássia (Morro do Papagaio), Vila Cemig (Alto das Antenas), Bernade-te, Ecológica, Independência, Pinho e Goiânia A; Sete Lagoas e João Monlevade, ambas nas áreas de ocupação das faixas de segurança das linhas de alta tensão.

eg - Como começou esse projeto? oa - Em 2009, foi criado o “Projeto de Equacionamento e Pre-venção da Ocupação Humana sob Linhas de Transmissão e Sub-transmissão”, considerando o grande número de ocupações irre-gulares das faixas das linhas de transmissão e subtransmissão da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de retirar famílias das áreas de risco e proporcionar melhores con-dições habitacionais. Desde então, as negociações de parcerias com as prefeituras desses municípios têm sido constantes. Nos primeiros 48 meses de atuação e operacionalização do proje-to, foram retiradas mais de 2.600 pessoas que viviam em situ-ação de risco iminente de acidentes por choque elétrico e em situação fundiária irregular. A partir da assinatura dos convênios, passam a usufruir de moradias dignas com melhores condições de habitabilidade.

eg - Quais ações estão sendo realizadas atualmente?oa - As principais ações em andamento referem-se aos convê-nios assinados com os municípios de Belo Horizonte, Ibirité e Contagem, visando o reassentamento de 376, 126 e 12 famílias, respectivamente, no aglomerado Morro das Pedras, Vila Prima-vera e Nascente Imperial, com um investimento da Cemig de mais de R$ 10,7 milhões. No entanto, a Cemig continua nego-ciando novos projetos de reassentamento com diversos muni-cípios que permitirão mitigar o passivo existente das ocupações irregulares, reiterando a sua preocupação com a área social e ao mesmo tempo garantido a sustentabilidade de seus negócios.

eg - Como tem sido a aceitação da população?oa - Devido ao histórico negativo de acidentes fatais por choque elétrico nas áreas ocupadas irregularmente, as pessoas contem-pladas sentem uma grande satisfação, alegria e alívio por terem sido transferidas para os apartamentos construídos pelos muni-cípios dentro do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, que proporcionam às famílias uma nova realidade de vida.

eg - Quais os benefícios do projeto para a Cemig?oa - Os principais benefícios estão associados ao cumprimento de várias metas. Com a remoção de todas as moradias e reas-sentamento das famílias nas faixas de segurança, eliminamos

oNto a poNto

04

por uma moradia melhorpCom o objetivo de manter a integridade de sua rede e o bem estar da sociedade em que atua, a Cemig identificou a necessidade de estreitar seu relacionamento com as prefeituras para re-assentar famílias que se encontram em áreas de risco elétrico. uma dessas iniciativas é o proje-to de equacionamento e prevenção da ocupação humana sob linhas de transmissão e subtrans-missão. para falar sobre o assunto, entrevista-mos o engenheiro do sistema elétrico da ddC e coordenador da ação, omar de alvarenga Filho.

Page 5: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

05

gestã

Eles chegaram com uma nova energia, dispostos a conta-giar os demais e continuar fazendo da Cemig a melhor Ener-gia da Brasil. Aos poucos, os novos empregados, aprovados no último concurso público 2012, estão chegando e tendo a oportunidade de conhecer de perto a Companhia. No início do mês de março, os primeiros 98 concursados foram ad-mitidos e passaram pelo tradicional Primeira Energia, pro-grama criado pela Superintendência de Recursos Humanos (RH) para recebê-los e apresentar um pouco da Empresa e a nova rotina de trabalho que eles terão.

Os empregados foram recebidos pelo presidente Djalma Bastos de Morais e os diretores da Empresa. Djalma Morais ressaltou a importância de cada um deles para a Cemig. “A nossa responsabilidade será ainda maior, porque, logo em seu primeiro ano como profissionais, o mundo inteiro esta-rá com os olhos voltados para o Brasil, e especificamente para Minas Gerais, que vai receber importantes jogos da Copa do Mundo. Por isso, é preciso trabalho e dedicação, e nós contamos com os senhores”, declarou.

Durante os três dias de evento, os empregados demonstra-ram bastante empolgação na nova fase de suas vidas. “A expectativa é me dedicar e obter o máximo de aprendizado no curso que iremos fazer e aplicá-lo em prol da Empresa”, afirma Paulo César Xavier, eletricista de linhas aéreas do Sul.

treinamentoNa sequência, os novos empregados foram encaminhados ao campus da Universidade Corporativa da Cemig, a Uni-verCemig, onde iniciaram o Processo de Formação Integra-da, denominada Fase Escolar, com período de dois a cinco meses de curso, dependendo da especialidade. Na escola, além dos cursos específicos (eletricista de linhas de trans-

Nova força de trabalho

missão; eletricista de linhas e redes aéreas; eletricista de redes subterrâneas de distribuição; eletricista de manuten-ção; mecânico de manutenção; operador de usinas), eles terão também cursos de relações humanas na vida e no tra-balho, alimentação saudável, drogas e violência, doenças sexualmente transmissíveis, relacionamento com cliente e marketing, além do curso de planejamento do orçamento pessoal e familiar.

Para o instrutor técnico, Francisco Fernando Soares, o cur-so de formação é o alicerce que servirá de base na vida profissional destes colegas que estão iniciando uma nova carreira. “É fundamental que eles saibam reconhecer os perigos associados às atividades e saibam utilizar todos os controles de riscos, trabalhando com total segurança, enfatizando o desempenho individual e coletivo, proporcio-nando melhorias no desenvolvimento humano, funcional e empresarial”, declara.

Mesmo com poucas semanas de treinamento, os novos empregados já têm sentido um pouco como será a nova rotina. “Vejo o curso como uma grande oportunidade de aprendizado, não apenas pelas aulas, mas também pela oportunidade de conviver com nossos futuros colegas do dia a dia. No curso aprendemos sobre a nossa profissão em espaços dinâmicos, o que nos possibilita trocar infor-mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas.

À medida que os treinamentos forem concluídos, os novos empregados serão destinados às suas áreas de atuação, onde passarão pelo módulo de Prática Profissional, com du-ração prevista de seis meses.

o

98 novos colegas de trabalho, admitidos no último concurso, já começaram o treinamento

Page 6: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

speCiale

06

Como ser um bom consumidor?No dia 15 de março de 1962, o então presidente norte-ame-ricano, John F. Kennedy, enumerou, em uma declaração ao congresso, importantes direitos do consumidor. Seriam eles: direito à segurança, informação, escolha e direito de ser ouvido. Nascia, a partir daí, o Dia Mundial do Consumi-dor, comemorado sempre nessa mesma data. Mas, como comprar se torna cada vez mais fácil e atraente, devido às infinitas opções de produtos, propagandas tentadoras e fa-cilidades de pagamento, é preciso tomar cuidado para não se tornar um consumista.

Lilian das Graças Giovani Blaso, psicóloga do trabalho da gerência de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar (RH/ST), explica que o consumismo é caracterizado por uma compulsão dirigida à compra e por um desequilíbrio nessa ação. “Quase sempre essa compulsão vem de uma carência emocional e uma autoestima comprometida. O consumista dirige sua energia na busca de ‘coisas e ob-jetos’ na tentativa de suprir essa carência. Mas o prazer pelo objeto logo se vai, retornando a pessoa à sua real condição emocional, provocando assim o comportamento repetitivo”, diz.

Ainda segundo Lilian, essa compulsão pode variar de in-tensidade, desde uma simples tendência até um quadro mais complexo, mas sempre marcada pelo ato repetiti-vo de comprar, sem análise e sem reflexão, apenas pelo prazer. A psicóloga explica que não há mal em desejar e comprar, mas também não é nada saudável o consumo desequilibrado.

Rosely conta que trabalhar em uma empresa que se preocupa com o meio ambiente contribuiu para ela ser uma pessoa mais consciente

a consciência começa dentro de casaO caminho para ser um bom consumidor só depende de nós. Atitudes simples, no nosso lar, podem fazer toda a di-ferença! Rosely Maria da Silva, técnica de apoio administra-tivo da gerência de Coordenação e Integração da Distribui-

evite o desperdício seguindo essas dicas:- Opte por eletrodomésticos com o selo Procel e a Etique-ta de Economia de Energia.- Sempre que puder, evite usar aparelhos elétricos no ho-rário de pico, das 17 às 21 horas.- Não tome banhos demorados. Esse é um dos aparelhos que consome mais energia. Usar o chuveiro na posição verão gera uma economia de 30%.- Não armazene alimentos ainda quentes na geladeira e mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado. - Evite acender a luz durante o dia e dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas. - Não deixe a TV ligada sem necessidade.- Evite usar o ferro elétrico no momento em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. - No caso dos computadores, busque desligá-los caso fi-quem fora de uso por mais de uma hora e prefira aqueles com selo Energy Star, que gastam menos eletricidade.

o que você consome é realmente necessário?

Page 7: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

07

Como ser um bom consumidor?ção (CD/CI), é um exemplo disso. Sempre preocupada com o meio ambiente, Rosely resolveu aderir a algumas dicas para consu-mir energia de forma mais eficiente.

Ela começou trocando as lâmpadas incan-descentes pelas fluorescentes compactas, que consomem 75% menos energia e duram 10 vezes mais, além de substituir a geladei-ra por outra mais nova e econômica. Alguns cuidados no dia a dia, entretanto, também são essenciais! Rosely conta, por exemplo, que tenta tomar um banho mais rápido e que evita escovar os dentes debaixo do chuveiro. As roupas são lavadas e passadas uma vez por semana, quando já tem uma quantida-de boa acumulada, e os aparelhos elétricos nunca são deixados ligados na tomada quan-do não estão sendo usados. Com essas ati-tudes, nossa colega conseguiu economizar 50% do valor da sua conta de energia.

Fazendo diferençaFeliz com seu resultado, Rosely resolveu ampliar suas ações. Como síndica do prédio onde mora, ela realizou também algu-mas alterações no condomínio. As lâmpadas e luminárias foram trocadas por outras mais eficientes, com a instalação de sen-sores de presença para evitar que a luz ficasse acesa indevida-mente. Além de um ambiente bonito e claro, a conta de energia diminuiu 90%. “Trabalhar em uma empresa que se preocupa com o meio ambiente contribuiu muito para eu me tornar mais consciente. Se cada um fizer um pouquinho que seja, a soma-tória dessas ações se tornará grande”, conta Rosely.

Cuidando do nosso clientePensando em conscientizar seus consumidores quanto à importância do uso eficiente da energia, a Cemig criou o Programa Energia Inteligente (EI), formado por diversos projetos socioambientais que desenvolvem ações de efici-ência energética em comunidades de baixo poder aquisitivo e instituições sem fins lucrativos, como o projeto Conviver, Autoclaves, Sistemas de aquecimento solar, entre outros.

Um dos projetos que merece destaque no Programa é o Cemig nas Escolas, com o objetivo de capacitar professo-res e alunos sobre temas relacionados à segurança, uso da energia, combate ao desperdício, eficiência energética e redução dos impactos ambientais. Assim, a Empresa espe-ra conscientizar seus futuros consumidores!

Outra preocupação da Cemig é quanto ao bom atendimen-to aos seus clientes. Para maior comodidade e agilidade, a Empresa possui diversos canais de relacionamento com

o consumidor, como o Fale com a Cemig (116) e o Cemig Torpedo (29810); a agência virtual, os chats e o relaciona-mento por redes sociais (blogs, facebook, flickr, twitter, youtube e linkedin); além do atendimento presencial nas agências e postos de atendimento Cemig Fácil, Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e imobiliárias cadastradas no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais (Creci-MG), graças ao convênio que permi-te a regularização de seus clientes.

Entre os dias 11 e 15 de março, a Cemig realizou diversas ações em todo o Estado para comemorar o Dia do Con-sumidor, com o objetivo de salientar direitos e deveres de seus clientes, dar dicas de consumo e segurança e divulgar os canais de atendimento da Empresa, por meio de distri-buição de materiais, blitze educativas, palestras em esco-las e outras ações.

Durante o lançamento, Ricardo Charbel, diretor de Distri-buição e Comercialização da Cemig (DDC), reforçou a im-portância dos nossos consumidores. “Priorizamos nossos clientes e fazemos esse tipo de divulgação o ano todo, mas, nessa semana, intensificamos essas ações para me-lhorar ainda mais o nosso relacionamento”, sintetiza.

veja a página especial do dia do Consumidor na Cemignet.

uma semana de conscientização

A semana do consumidor foi comemorada em todo o Estado

Page 8: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

omemoração dia da mulher

08

C

Page 9: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

09

22 de Março: Dia mundial da Água. Elemento da vida. Fonte da nossa vasta energia. Já famosas por fechar o verão, as águas de março fizeram falta na última estação, impactando os níveis dos reservatórios das principais hidrelétricas do País. Ainda hoje, vários estão abaixo do normal. Das sete hidrelétricas da Cemig com possibilidade de armazenar água, apenas a UHE Camargos encontra-se com o nível acima do ano anterior.

Para contornar essa situação, várias térmicas foram integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde o ano passado. A UTE Igarapé, em reforma pela Cemig, é uma das usinas que vêm contribuindo para manter a integridade do sistema. A pedi-do do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), desde mar-ço, as usinas com reservatório abaixo do nível esperado devem reduzir a geração durante a madrugada, com o objetivo de reter o máximo de água.

Nesse período, a UHE de Tucuruí, em Tocantins, supre a deman-da do Sudeste, pela interligação de três linhas de transmissão, sendo uma delas da Taesa, empresa do Grupo Cemig. A Cemig, que já fazia esse tipo de controle, intensificou ainda mais suas ações, inclusive durante alguns fins de semana.

planeta água

entendendo a matrizHoje, a matriz energética do Brasil é composta, em sua maioria, por hidrelétricas, seguida pelas termelétricas e, em menor esca-la, por outras fontes renováveis, como as eólicas e solares, que são priorizadas para alimentar o sistema elétrico, porém nem sempre operam com sua capacidade máxima. Muitas das nos-sas hidrelétricas também funcionam a fio d’água, ou seja, não possuem reservatórios. Com a capacidade de geração dessa fonte reduzida, as térmicas são acionadas.

A Cemig vem fazendo sua parte para mudar isso. Hoje, temos empreendimentos eólicos juntos com a Renova Energia e esta-mos estudando novos parques de geração, por meio dos atlas Eólico e Solarimétrico.

ser susteNtáve

Achar métodos para combater a escassez das águas não depende só do Governo e das empresas. De acordo com a Organiza-ção das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia, mas a média da população brasileira é de 150 litros, sendo que, no verão, ultrapassa os 200.

Nós podemos fazer a nossa parte. Atitudes simples contribuem para evitar o desperdício, como não lavar calçadas e quintais com mangueiras, tomar banhos rápidos ou fazer a barba com a torneira desligada. Se todos nós fechássemos a torneira ao es-covar os dentes, a água economizada durante um mês equivaleria a um dia e meio do volume de água das cataratas do Iguaçu.

Faça a sua parte

Níveis dos principais reservatórios da Cemig

Os tons de vermelho representam os locais onde a média ficou abaixo do normal. Os de azul, acima

Quantidade de chuvas no último verão (2012/2013)

Page 10: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

10

emória uhe Funil comemora 10 anosmO ano de 2013 começou em clima de comemoração para a Usina Hidrelétrica Funil, que em janeiro completou 10 anos de existência. A usina está localizada no sul de Minas Gerais, a 219 km de Belo Horizonte, entre os municípios de Lavras e Perdões. Situado no rio Grande, na bacia hidrográfica do Pa-raná, o empreendimento abrange, além dessas duas cidades, Bom Sucesso, Ibituruna, Ijaci, Itumirim e as comunidades de Macaia, Pedra Negra e Ponte do Funil. A energia gerada flui por meio de duas linhas de transmissão até a subestação de Lavras e depois é distribuída às outras regiões do Estado.

história As obras da UHE Funil iniciaram em setembro de 2000 e no primeiro semestre de 2003 a usina começou a operar co-mercialmente com três unidades geradoras, com potência instalada de 180 MW. O empreendimento tem capacidade para atender seis municípios e fornecer energia a 500 mil habitantes, e é administrado por um consórcio entre a Ce-mig GT (49%) e a Vale (51%).

Com investimento da ordem de R$ 211 milhões, a usina de-senvolveu a região, gerando empregos diretos e indiretos, proporcionando o aumento da arrecadação dos municípios abrangidos pelo reservatório, e ainda, colaborando para o desenvolvimento do turismo influenciando diretamente na qualidade de vida das famílias relocadas.

projetos ambientaisNa UHE Funil existem algumas ferramentas que visam man-ter um meio ambiente equilibrado e protegido, como, por exemplo, o Sistema de Transposição de Peixes (STP), que conserva o equilíbrio da ictiofauna no trecho do rio Grande. A usina foi a primeira do Brasil a instalar esse sistema, sendo que, mais de 700 toneladas de peixes, de 47 espécies, já fo-ram transpostos. Destaca-se também a implantação de uma grade na sucção, que impede a entrada de peixes durante as paradas das unidades geradoras.

- 6 municípios beneficiados- Fornece energia para cerca de 500 mil habitantes- 180 MW é a potência total instalada nas três turbinas- 140 nascentes da região já foram recuperadas- Seu reservatório armazena 258 milhões de metros cúbicos de água- 10.000 visitantes já foram conhecer o CEA Funil

a usina em números

Além disso, a usina possui o Centro de Educação Ambiental Funil (CEA), que desenvolve ações junto com as escolas locais. Neste projeto, os visitantes ampliam seus conhe-cimentos a respeito da flora e fauna da região e adquirem noções sobre o empreendimento hidrelétrico.

Para os próximos 10 anos, Roberto Alves Barrio, diretor de operação pela Cemig GT no consórcio, explica que há o desejo de contribuir ainda mais com o desenvolvimento so-cioeconômico das comunidades, manter o nível de controle ambiental e implementar novas tecnologias na operação da usina. “A usina vai intensificar os investimentos em trei-namento e capacitação técnica, ter sempre como meta 0 (zero) acidentes com seus empregados, aplicando recursos em saúde e segurança do trabalho, e principalmente, um compromisso sócio ambiental forte, diretrizes relevantes de suas consorciadas”, conclui.

Com 10 anos de operação, a UHE reforça seu compromisso ambiental e social com as comunidades do seu entorno

O Sistema de Transposição para Peixes (STP) é inovador no Brasil

Page 11: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

energia renovada

11

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, preocupada com a sustentabilidade de uma energia limpa, substituiu os chuveiros elétricos por um dos maiores sistemas de aquecimento solar instalado em uma única unidade consumidora da América Latina.

Fruto de uma parceria entre a Cemig, por meio do Progra-ma Energia Inteligente (EI), e o Governo de Minas Gerais, o sistema de aquecimento solar possui 1.284 m² de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armaze-nar 74 mil litros de água quente. É o maior investimento destinado a um projeto em uma única instituição, totalizan-do R$ 2 milhões, e que vai beneficiar milhares de pessoas.

O sistema instalado na Santa Casa possui dois subsiste-mas. Um para o vestiário dos funcionários e outro para o prédio principal. O sistema dos vestiários é composto de 126 placas coletoras e dois reservatórios com capacidade total para armazenar 10 mil litros de água quente. Já o prin-cipal terá 509 placas e armazenamento para 56 mil litros de

água quente. Segundo o coordenador estadual do Progra-ma Energia Inteligente (EI), Higino Zacarias, a instalação do sistema de aquecimento consolida a posição de liderança da Cemig no cenário nacional quanto à utilização da energia solar para aquecimento de água.

economiaA Santa Casa vai racionalizar seu consumo de energia elé-trica. “O novo sistema de aquecimento solar vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além de proporcionar maior conforto nos banhos deslocando a de-manda para fora do horário de ponta”, afirma Higino.

O hospital atende mensalmente 10.733 pacientes, possui 508 leitos, realiza 1.690 internações e 1.236 cirurgias por mês. Com o novo sistema, haverá uma redução de R$ 600 mil nos custos de energia por ano.

programa energia inteligenteO Governo de Minas Gerais e a Cemig implantaram o Pro-grama Energia Inteligente (EI) em toda sua área de con-cessão. O Programa, composto por diversos projetos, visa levar para a sociedade a conscientização quanto à impor-tância de se economizar energia elétrica para preservar o meio ambiente.

A inauguração do maior sistema solar da América Lati-na, realizada no dia 1º de março, no Salão Nobre da San-ta Casa, contou com a presença de 400 pessoas, entre elas o presidente da Cemig, Djalma Morais, o diretor de distribuição e comercialização (DDC), Ricardo José Charbel, o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures e outras autoridades. Participaram também os colaboradores e corpo clínico da instituição.

Djalma Bastos marcou presença no evento de inauguração

ogestã

inauguração

Investimento de R$ 2 milhões em eficiência energética é inédito em MG

Page 12: Cliente consciente - CEMIG · 2013-06-04 · mações e prever como será nosso trabalho de campo após a formação”, comenta Thayane Villela, eletricista de linhas e redes aéreas

av. Barbacena, 1.200 – 19º andar - ala B231 3506 2052 - fax 3506 2039 / 3506 2023caixa postal 992 | cep 30123-970Belo Horizonte – mG

12

SABE AQUELA GRANDE IDEIA PARA MELHORAR O MUNDO QUE VOCÊ TEM NO CHUVEIRO? DESLIGUE O CHUVEIROE GUARDE A IDEIA.

CONCURSO

AGUARDE.Cl

assi

ficaç

ão: p

úblic

o

A

bril/

2013