cliente - brb.com.br · nbr 9814 – execução de rede coletora de esgoto sanitário nbr 9649 –...

9

Click here to load reader

Upload: doanminh

Post on 23-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 1

ANEXO VI

Memorial de Especificações

Instalações Hidrossanitárias

Cliente:

Banco de Brasília - BRB

Unidade:

Agência Sef Via - Capital

Objeto:

Novas Instalações

Código do Projeto Fox: 1821/18

OS nº: 030/2018

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 2: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 2

ANEXO VI

ÍndiceA. Memorial Descritivo da Obra.....................................................................................3

B. Memorial de Especificação de Materiais e Equipamentos.........................................5

23. Instalações Hidráulicas.............................................................................................5

23.01 Água Fria.................................................................................................................5

23.02 Esgoto......................................................................................................................6

24. Relação de plantas.....................................................................................................9

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 3: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 3

ANEXO VI

A. Memorial Descritivo da ObraEste memorial tem como objetivo descrever o projeto executivo de instalações hidrossanitáriasreferente aos sistemas de abastecimento de água potável e captações de esgoto adotados nareforma do imóvel e implantação da agência localizada no Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco F,Lojas 5 e 6 Edifício Via Capital – Brasilia-DF

A contratada deverá executar toda a instalações hidrossanitária em todos os seus detalhes,conforme indicações do presente memorial, atendendo às exigências impostas pelos fabricantes dosmateriais e equipamentos e concessionárias locais.

Todos os serviços deverão obedecer rigorosamente às técnicas adotadas na engenharia e estaremem consonância com os critérios de aceitação e rejeição prescritos nas normas técnicas em vigor.Qualquer omissão ou alterações sem prévia autorização da fiscalização poderá acarretar a nãoaceitação dos serviços por parte da mesma, correto por conta da contratada as despesas dedemolição ou desmontagem e reconstrução dos mesmos.

A contratada se encarregará de efetuar as ligações, aprovações e inspeções que se fizeremnecessários, devendo antes da execução dos serviços consultar as respectivas concessionárias. Acontratada fornecerá mão-de-obra qualificada, com profissionais devidamente habilitados, demaneira que as instalações sejam realizadas de maneira técnica a fim de crias condiçõessatisfatórias de utilização. As instalações a serem executadas devem ser garantidas quanto àqualidade dos materiais empregados e mão-de-obra. A fiscalização dos serviços do sistemahidrossanitário em nada eximirá a contratada das responsabilidades assumidas.

A contratada deverá substituir, por sua conta, qualquer material ou aparelho de seu fornecimentoque apresentar defeitos decorrentes de fabricação ou má instalação.

Deverão ser empregados materiais para garantir o perfeito funcionamento da instalação, não sendoaceitos amassar ou esquentar tubulações, devendo a ajustagem ser feita por meio de peçaspróprias.

A manutenção e reposição de peças, equipamentos, instrumentos de verificação e testes, tais como:bomba de pressão e bomba de fumaça serão fornecidos e de única e exclusiva responsabilidade dacontratada.

A contratada deverá entregar as instalações em perfeitas condições de funcionamento, cabendotambém ao mesmo, todo o fornecimento de peças complementares, mesmo que não tenham sidoobjeto de especificações neste memorial ou omissos nos desenhos em projeto.

A contratada deverá acompanhar rigorosamente o cronograma de execução da obra, ficandoresponsável por quaisquer atrasos decorrentes da execução das instalações.

Executar passagem de tubulações pela estrutura sempre com tubo ou luva de pvc, uma bitola acimada projetada.

Fixar os ramais aparentes ou suspensões por meio de abraçadeiras ou fitas metálicas perfuradas naestrutura.

Todas as tubulações aparentes deverão ser pintadas conforme cor especifica em nota do projeto deinstalações com esmalte sintético após a limpeza superficial e desengraxe prévios e dos testes, comcores indicadas ou padronizadas pela NBR 6493.

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 4: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 4

ANEXO VI

Deverá ser instalado sifão onde indicado em projeto ou caderno de detalhes.

Será de responsabilidade da contratada o transporte de materiais e equipamentos no canteiro deobra, seu manuseio e sua total integridade, até a entrega final da instalação e aprovação por parteda fiscalização, a contratada tomará as providências para armazenamento e acondicionamento dosmateriais.

Somente poderão ser empregados na obra materiais novos.

A aplicação dos materiais será rigorosamente supervisionada pela equipe de fiscalização, não sendoaceitas àquelas cuja a qualidade seja inferior à especificada.

Reserva-se a fiscalização o direito de exigir da contratada, a qualquer tempo, testes ou ensaios quevenham julgar pertinentes com a finalidade de assegurar absoluta qualidade dos elementosutilizados na instalação.

O material empregado que for recusado pela fiscalização deverá ser substituído por outro semqualquer ônus para a contratante.

Todos os materiais, ferramentas e equipamentos necessários à execução dos serviços fornecidospela contratada.

Caso não seja possível interligar as redes propostas as redes existentes, deverão ser feitas novassolicitações de interligação nas concessionárias locais para água fria e esgoto.

Toda instalação para abastecimento dos pontos de água potável será em PVC.

O esgoto será interligado a rede de esgotos existente no local conforme demonstrado em projeto.

Quaisquer alterações no projeto deverão ser repassadas para o projeto final “as built” ou comoexecutado e repassado ao engenheiro de fiscalização da obra para aprovação da modificação.

Toda interligação de esgoto ou água potável deverá ser solicitada nas concessionárias locais e sendoverificada a viabilidade da execução destas no início das obras da edificação, prevendo-se oabastecimento de água potável e interligação do sistema de esgotos da edificação a ser reformada.

As tubulações aparentes de água fria deverão ser pintadas na cor verde.

As tubulações aparentes de esgotos deverão ser pintadas na cor marrom.

Todo projeto é facilmente assimilável, qualquer dúvida deverá ser direcionada ao engenheiro defiscalização da obra durante a construção e verificar a solução a ser adotada, reservando-se o direitode aprovar a sugestão da contratada ou determinar outra solução.

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 5: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 5

ANEXO VI

B. Memorial de Especificação deMateriais e Equipamentos

23. Instalações HidráulicasA execução dos serviços deverá obedecer:

Às prescrições contidas na normas da ABNT (últimas edições), específicas para cada instalação;

Às disposições constantes de atos legais;

Às especificações e detalhes dos projetos;

Às recomendações e prescrições do fabricante para os diversos materiais;

Aos manuais das companhias concessionárias;

Aos códigos e decretos estaduais e municipais;

Aos manuais da Prefeitura municipal local.

Não será permitida a concretagem de tubulações dentro de colunas, pilares, vigas ou outros elementosestruturais.

As buchas, bainhas e caixas necessárias à passagem das tubulações através de elementos estruturais,deverão ser executadas e colocadas antes da concretagem.

Durante a construção e a montagem dos aparelhos, as extremidades livres das canalizações serãoprotegidas com plugues, caps ou outro tipo de proteção.

As tubulações aparentes deverão ser convenientemente fixadas por braçadeiras, tirantes de aço ou outrosdispositivos que lhes garantam perfeita estabilidade.

As tubulações de distribuição de água, antes do fechamento dos rasgos das alvenarias ou de seuenvolvimento por capas de argamassa ou de isolamento térmico, serão lentamente cheias de água, paraeliminação completa de ar e, em seguida, submetida a prova de pressão interna.

23.1 Água Fria As Instalações de água fria deverão obedecer às normas da ABNT relativas ao assunto, em especialo disposto nas seguintes:

Instalações Prediais de água fria (NBR 5626)

I. Descritivo

As canalizações de água fria não poderão passar dentro de fossas, sumidouros, caixas de inspeção enem ser assentadas em valetas de canalização de esgoto.

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 6: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 6

ANEXO VI

O ramal de alimentação da concessionária local abastecerá através da pressão suficiente na redepara alimentar o reservatório superior através de uma torneira de bóia.

Para facilitar a desmontagem das canalizações, serão colocadas uniões nos barriletes, ou ondeconvier.

A instalação deverá ser executada rigorosamente de acordo com as normas da ABNT.

As tubulações deverão ter diâmetro mínimo interno de 1/2” (Ø20mm).

Quando se usar tubos e conexões de PVC, a vedação das roscas deverá ser feita por meio devedantes adequados tais como: fita teflon, hostafon, solução de borracha ou similares.

Nas tubulações em PVC, as conexões de saída para os diversos aparelhos de utilização serão do tiporeforçado.

Quando se usar tubos roscáveis, as conexões terão reforço blindado, e quando se usar tubossoldáveis as conexões terão buchas de latão.

É inteiramente vedada a abertura de bolsa nos tubos soldáveis.

Todas as tubulações, antes do fechamento dos rasgos das alvenarias, deverão ser submetidas àprova de pressão interna. Esta prova será feita com água sob pressão 50% superior à pressãoestática máxima a que será submetida a instalação, não devendo, em ponto algum da canalização, ovalor da sua medida ficar a menos de 1 Kg/cm².

A duração da prova será pelo menos de 6 (seis) horas para cada teste de pressão. A pressão serátransmitida por bomba apropriada e medida por manômetro instalado ao sistema.

II. Especificações e Encargos

A instalação deverá ser executada rigorosamente de acordo com as normas da ABNT.

As declividades indicadas no projeto deverão ser consideradas como mínimas, devendo serprocedida uma verificação geral dos níveis, até a rede urbana, antes da instalação dos coletores.

III. Materiais

Toda tubulação das colunas, ramais e distribuição da água fria serão executadas com tubos de PVC,pressão de serviço 7,5 Kgf/cm², soldáveis, de acordo com a ABNT;

Todas as tubulações aparentes deverão ser pintadas e sustentadas por abraçadeiras galvanizadascom espaçamento adequado ao diâmetro, de modo a impedir a formação de flechas. Deverão serutilizadas as cores previstas em norma.

23.2 Esgoto As Instalações sanitárias de esgotos e águas pluviais deverão obedecer às normas da ABNT relativasao assunto, em especial o disposto nas seguintes:

NBR 8160 – Instalações prediais de esgotos sanitários

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 7: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 7

ANEXO VI

NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário

I. Descritivo

O sistema utilizado será o separador absoluto, havendo um sistema coletor de esgotos inteiramenteseparado do escoamento de águas pluviais.

II. Especificações e Encargos

Materiais

Tubulações de esgotos primários, secundários e ventilação internas ao prédio: tubos e conexões PVClinha sanitária;

Ralos: sifonados de PVC com caixilho e grelhas cromadas.

Tubulação da rede coletora externa de esgotos: tubos de PVC linha reforçada.

III. Outras Observações:

Quando a tubulação estiver em shafts ou chaminés falsas deverão estar fixadas por braçadeira acada 3 metros, no mínimo.

Para casos onde a tubulação estará fixada em paredes e/ou suspensas em laje, os tipos, dimensõese quantidades dos elementos fixadores será determinado de acordo com o diâmetro, peso e posiçãodas tubulações.

As derivações que ocorrerem embutidas nas paredes ou pisos não poderão estar envoltas noconcreto estrutural.

As passagens de tubulações em peças estruturais deverão ser previstas antes de sua execuçãoatravés de buchas bainhas, tacos, etc.

Os coletores de esgotos, quando enterrados, serão assentes sobre leito de concreto, cuja espessuraserá determinada pela natureza do terreno.

Os tubos, de modo geral, serão assentes com a bolsa voltada em sentido oposto ao escoamento.

As extremidades das tubulações deverão ser vedadas até a montagem dos aparelhos sanitários combujões de rosca ou plugues.

Deverão ser tomadas precauções para se evitar a entrada de detritos nos condutores bem comoobstruções de ralos, caixas, calhas, ramais, etc.

IV. Declividades

As declividades indicadas em projeto deverão ser consideradas como mínimas.

Deverão ser seguidas as seguintes declividades mínimas:

Ramais de descarga: 2% Ramais de Esgoto e Subcoletores até Ø100mm: 2%

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 8: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 8

ANEXO VI

Ramais de Esgoto e Subcoletores entre Ø100 e 150mm: 1,2% Ramais de Esgoto e Subcoletores entre Ø150 e 250mm: 0,5% Ramais de Esgoto e Subcoletores acima Ø250mm: 0,4%

V. Testes e Verificações

Todas as tubulações da edificação deverão ser testadas com água ou ar comprimido.

No ensaio com água, a pressão resultante no ponto mais baixo da tubulação não deverá exceder a60 KPa (6 M.C.A.); a pressão será mantida por um período mínimo de 15 minutos. No ensaio com arcomprimido, o ar deverá ser introduzido no interior da tubulação até que atinja uma pressãouniforme de 35 Kpa (3,5 M.C.A.); a pressão será mantida por um período de 15 minutos, sem aintrodução de ar adicional.

Após a instalação dos aparelhos sanitários, serão submetidos à prova de fumaça sob pressão mínimade 0,25 Kpa (0,025 M.C.A.), durante 15 minutos.

Para as tubulações enterradas externas à edificação, deverá ser adotado o seguinte procedimento:

Os testes serão feitos com água, fechando-se a extremidade de jusante do trecho e enchendo-se atubulação através da caixa de montante.

Este teste hidrostático poderá ser substituído por prova de fumaça, devendo, neste caso, estarem asjuntas totalmente descobertas.

Nos casos em que houver tubulações pressurizadas na instalação, serão estas submetidas à provacom água sob pressão 50% superior à pressão estática máxima na instalação, não devendo descerem ponto algum da tubulação a menos de 1kg/cm². A duração de prova será de, pelo menos, 6horas, não devendo ocorrer nesse período nenhum vazamento.

Os testes deverão ser executados na presença da FISCALIZAÇÃO.

Durante a fase de testes, a CONTRATADA deverá tomar todas as providências para que a águaproveniente de eventuais vazamentos não cause danos aos serviços já executados.

VI. Inspeção

Toda instalação será executada tendo em vista as possíveis e futuras operações de inspeção emanutenção do sistema.

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]

Page 9: Cliente - brb.com.br · NBR 9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário NBR 9649 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário I. Descritivo O sistema utilizado

Memorial de Especificações (MES)Rev 00 (04/06/2018)

Pág. 9

ANEXO VI

24. Relação de plantas1821-18-BRB-AGE-SEF-PE-HI0102-001821-18-BRB-AGE-SEF-PE-HI0202-00

Fox Engenharia e Consultoria Ltda.SIA Sul ● Quadra 4C ● Bloco D ● Loja 37 ● Brasília-DF ● CEP 71.200-045

Tel. (61)2103-9555 ● www.foxengenharia.com.br ● [email protected]