click publicitário vol.2

12

Upload: ibeslabcom-labcom

Post on 07-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Segundo Volume do layout da revista CLIK Publicitário elaborada pelos alunos do 3º semestre do Curso e Publicidade e Propaganda da Faculdade IBES Salvador

TRANSCRIPT

Page 1: Click Publicitário Vol.2
Page 2: Click Publicitário Vol.2

VOCÊ EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO

*Im

agem

mera

mente

ilust

rativ

a

Page 3: Click Publicitário Vol.2

CLIC

PUBLICITÁRIO

ENTREVISTA COM

CAROL CRUZ

A FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

USADA PARA O CINEMA

CONHEÇA A DIFERENÇA

ENTRE AS TÉCNICAS DE

OSTENTAÇÃO E ENCENAÇÃO

MAKE OF DE UMA

PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA

PARA PUBLICIDADE

Diretora de Redação: Gláucia CarvalhoDiretor de Arte: Marcio ZachariadhesImpressão: Gráfica Catavento Visual

Tiragem 50,000 exemplaresDistribuição: Gratuita

Na 2ª edição da Revista Clic Publicitário você conhecerá mais sobre a produção de anúncios publicitários, um estudo sobre publicidade para o cinema, técnicas utilizadas em estúdios fotográficos, além de uma entrevista exclusiva com Carol Cruz, a coordenadora do curso de publicidade e propaganda da IBES.

Todas as imagens desta edição foram registradas com uma câmera analógica.

Page 4: Click Publicitário Vol.2

A fotografia publicitária tem o intuito de atrair, impressionar, gerar comoção e novas tendências para promover um determinado produto, serviço ou na propagação de uma idéia. Um fator importante para a comunicação visual é o público alvo que será direcionado o produto. O resultado disto só é possível através de pesquisas de mercado que traçam o perfil do consumidor delimitando suas necessidades e desejos através de dados como: faixa etária, situação sócio-econômica, sexo, cultura, etnia ou religião.

PUBLICIDADE

EM UM

CLIC

O fotografo publicitário consegue transmitir valores conotativos inseridos nas imagens que associados ao produto geram praticidade, modernidade, sofisticação, originalidade, elegância etc. Diante disto o consumidor é induzido a acreditar que adquirindo tal produto ou serviço conseguirá alcançar valores que só serão possíveis através dos seus esforços pessoais e força de vontade.

®

Em qualquer clima.

Em qualquer condição.

EncenaçãoA fotografia de encenação consiste em cenários, histórias, personagens e dramatização em que o produto pode propiciar. Através desta imagem o consumidor pode se sentir ligado ao produto ao se colocar no lugar do personagem, porém esse método pode ser falho ao que em alguns anúncios o produto é pouco notado ou nada representa no cotidiano do consumidor visto que o enredo foge da sua realidade. Veja os exemplos dos anúncios da Adidas e Club Social.

Após delimitar o seu público alvo e montar um cenário que melhor se encaixa na comunicação visual do produto, é necessário escolher formas de como o produto será apresentado aos consumidores através da encenação ou ostentação da fotografia.

Criação de Anúncios(encenação x ostentação na fotografia)

Page 5: Click Publicitário Vol.2

Bem estar bem

http://store.ovi.com

5

Para aqueles que fazem tudo ao mesm otempoEncenação

OstentaçãoNa fotografia de ostentação há ausência da profundidade de campo que isola o produto focando-o por completo. Veja os exemplos dos anúncios da Natura e Ovi Nikia:

Page 6: Click Publicitário Vol.2

CinemaA utilização da fotografia publicitáriapara divulgar a sétima arte

Capa

O cinema utiliza a fotografia para divulgação de suas peças e uma das principais certamente são os pôsteres, capas de DVDs, Blu-rays de filmes e seriados. Estas fotografias sempre têm a temática do filme em questão e normalmente são criativas e chamativas, assim como qualquer anúncio publicitário.

Com raras exceções as imagens são sempre fotos dos personagens principais.

Obviamente, animações fogem a essa regra, pois não são produzidas fotos, e sim desenhos, mais ainda assim, como podemos perceber, seguem a uma fórmula na sua montagem.

Um estudo realizado mostra que a maioria das fotografias para pôsteres segue um padrão segundo seu gênero .

Page 7: Click Publicitário Vol.2

75

Em comédia para adolescentes é comum apresentar uma mulher fazendo poses sensuais.

Nos filmes de terror é clichê mostrar olhos bem abertos, na maioria das vezes assustados.

Nos filmes de ação na maioria das vezes o protagonista mostra uma arma e parte do seu corpo.

Entre outros exemplos.

Reproduzimos abaixo dois pôsteres, o primeiro para a web-série “Eles” (terror), que começará a ser produzida em junho, e o segundo pôster do filme “Solidão na Catedral” (drama), em que o cenário utilizado para a composição das fotos foi realizada na AV. ACM.

Através destes pôsteres tentamos fugir do conceito de como determinadas fotos devem ser devido ao seu gênero, mostrando também que ousar pode dar certo.

WEB

ElesEles

DO MESMO DIRETOR DE

ELES

UM FILME DE

MARCIO ZACHARIADHES

SOLIDÃO NACATEDRALFILMES PRODUÇÕES APRESENTA UMA PRODUÇÃO FILMES ESTUDIOS EM ASSOCIAÇÃO COM FILMES ETERNAMENTE

UM FILME DE MARCIO ZACHARIADHES E GLÁUCIA CARVALHO «SOLIDÃO NA CATEDRAL»MUSICA MARCELO CRIVELA PRODUÇÃO EDIR MACEDO

ESTREIA 1 DE ABRIL

« «

Page 8: Click Publicitário Vol.2

8

Ensaio FotográficoTécnicas utilizadas em estúdio

Making-of de um

Quem fotografarÉ necessário escolher de antemão o modelo a ser fotografado e quais seriam as características que o fotógrafo gostaria de registrar. Fotografar modelos profissionais costuma ser mas agradável do que parentes ou amigos, pois o mesmo já está habituado ao cotidiano do estúdio, como tirar a mesma foto várias vezes ou quando há a troca de lentes. Pequenos detalhes podem produzir grandes resultados, focar nas expressões faciais dos modelos pode transmitir sentimentos como euforia ou tristeza.

Tipos de retratosO fotografo pode manipular as poses do modelo, iluminação, cenários etc. este tipo de fotografia caberia em um conceito de retrato formal, em que há uma encenação por trás da “espontaneidade” retratada. No retrato informal o modelo consegue transmitir naturalidade em poses espontâneas.

Page 9: Click Publicitário Vol.2

9

Esta revista foi fotografada

com essa Nikon

7

Passo-a-Passo

1º Criação de um raffO raff é um desenho do objeto ou pessoa que gostaríamos de fotografar, ele pode ser criado à mão ou com softwares como coreldraw e photoshop, este procedimento ajuda muito na elaboração das fotos.

2º CenárioNesta edição utilizamos

cenários internos, externos e pouquíssimas

fotos foram registradas em estúdio.

3º RevelaçãoApós a revelação e digitalização

das fotos, foram utilizados softwares para tratamento das

imagens, manipulação dos cenários e criação de efeitos visuais.

E por fim o anúncio finalizado.

Page 10: Click Publicitário Vol.2

Carol CruzCoordenadora do curso dePublicidade e Propaganda da IBES- Em qual área da publicidade você atua e há quanto tempo atua no mercado?

- Qual conselho você daria para quem está começando a estudar publicidade?

- Muitos publicitários não possuem formação acadêmica, qual é a sua opinião em relação a esse assunto?

- Qual é a maior satisfação em atuar no mercado publicitário?

- A publicidade cria necessidades aos consumidores, porém há alguns produtos que não possuem espaço nas mídias de maiores circulações (ex TV e revistas) e ainda assim consegue atingir o seu público-alvo, como isso é possível? (Ex Apple)

Criação. Estou há 12 anos no mercado.

Acredito que o primeiro e importante conselho seria para que o estudante dê valor a oportunidade que a vida está lhe dando, de poder cursar uma faculdade enquanto muitos gostariam de estar ali em seu lugar. O segundo grande conselho seria: não se acomode nunca! Nossa profissão exige atualização constante de conteúdo e investimento profissional. Para um estudante, acredito que o sentido da expressão "não se acomode" seja enxergar a faculdade como agente facilitador de conhecimentos e futuros relacionamentos profissionais (professores / colegas) e compreender que o conhecimento extrapola o âmbito acadêmico, devendo ele buscar o quanto antes um estágio na área de atuação para exercitar o aprendizado na prática e investir em atividades de extensão com cursos, eventos e palestras. Ou seja, aproveitar o seu tempo para investir em sua carreira.

Acredito que esta seja uma realidade que se propagará a curto prazo, pois foi uma consequência dos padrões históricos da carreira e da baixa oferta de profissionais com formação neste período. Acredito que, a longo prazo, com a maior oferta de cursos acadêmicos voltados para esta área, teremos um perfil de profissionais diferenciado.

A maior satisfação é poder atuar em um mercado de trabalho dinâmico, que nos possibilita exercitar as mais diversas habilidades do conhecimento em prol de desenvolver soluções para os nossos clientes. Além disto, a profissão nos exige estar sempre atualizados sobre as evoluções mundiais em todos os quesitos, sejam eles sociais, profissionais ou mercadológicos.

Estratégia correta! O esforço de comunicação deve-se adequar ao perfil do cliente e do público que ele almeja alcançar. Cabe a equipe responsável pela comunicação fazer as escolhas certas das ferramentas, mídias, etc.

- Você já realizou algum trabalho em que toda a equipe aprovou menos o cliente? Como você reagiu em relação a isso?SIM. Acredito que todo publicitário já tenha passado por isto, independente da área que atue. A reação da gente na verdade é proporcional ao motivo que tenha causado a reprovação. É importantíssimo avaliar a causa que levou à perda de tempo e trabalho: se as requisições e informações dadas pelo cliente não foram transmitidas para a equipe de maneira correta pelo profissional que as recolheu dele ou se a equipe não está em sintonia com as expectativas do mesmo, a reação deverá ser avaliar onde ocorreu o erro e evitar que o cliente sinta-se frustrado em uma próxima investida. Porém, se o cliente avaliou que o trabalho não atendia os seus objetivos por motivos outros, desaprovou por gosto pessoal ou outras circunstâncias, claro que acontece uma certa frustração da nossa parte, já que acreditamos no trabalho que fazemos. Porém, faz parte do negócio! Tem que esclarecer os pontos, identificar o que pode melhorar e tentar acertar da próxima vez!

- Faltam profissionais capacitados no mercado atual?

- Os publicitários são bem remunerados em Salvador?

- Algumas agências perdem trabalhos para gráficas especializadas, as gráficas podem ser consideradas concorrentes?

- E pra finalizar, qual seria a sua agência bancária? Poderia disponibilizar a senha como incentivo para quem está começando a estudar?

Como disse, a profissão exige que o profissional esteja sempre atualizado sobre as evoluções de mercado, para oferecer ao cliente soluções eficientes e adequadas ao perfil das relações mercadológicas. Desta forma é necessário que o profissional tenha esta clareza e busque uma atualização constante. As ações oferecidas há 10 anos atrás, embora tenham sido eficientes na época, com certeza já não são tão eficazes nos dias de hoje. Infelizmente nem todos os profissionais têm a noção real desta necessidade e acabam por não atualizar-se para capacitar-se às mudanças.

Depende da expectativa estabelecida para isto. Criou-se um rótulo para o publicitário de um salário astronômico, consequente das estimativa das altas contas e verbas investidas pelo cliente. Porém não se pode esquecer que estes valores são em sua maioria destinados à produção e viabilização das ações de comunicação. Porém não podemos esquecer que o tamanho do investimento em publicidade e do poder econômico dos clientes de uma região interferem no patamar salarial dos profissionais. Isto faz com que o sudeste, ainda tenha os salários mais atrativos. Por outro lado, com a globalização e diversificação da comunicação, atrelar-se a uma região não será mais um determinante, uma vez que uma agência de Salvador, por exemplo, poderá atender a um cliente em outro país. Com isto acredito que a realidade atual de todas as praças sofrerá sensível nivelamento.

Diante de tudo que já foi falado nesta entrevista, acho que ficou claro a importância de um profissional capacitado de verdade a cuidar da comunicação do cliente. Partindo do pressuposto que um plano de comunicação extrapola produções gráficas, e que estas devem estar de acordo com a identidade e unidade de propósito desenvolvida para o cliente, me recuso a enxergar uma gráfica como concorrente de uma agência.

Oh, claro que sim! A agência eu acredito que vocês possam descobrir sozinhos, então, pra facilitar, anotem a senha: T-R-A-B-A-L-H-O.

10

8

Carol Cruz é Coordenadora do curso deComunicação Social da faculdade Ibes. Formada

em Design e Publicidade.

Page 11: Click Publicitário Vol.2

Esta revista foi fotografada com essa Nikon

Page 12: Click Publicitário Vol.2