classificação e manutenção de tratores agrícolas · o eficiente controle da manutenção de...

3
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03305 Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia [email protected] Manutenção de tratores agrícolas 1. Manutenção de tratores agrícolas A manutenção de tratores agrícolas é o conjunto de procedimentos que visam mantê-los nas melhores condições de funcionamento e prolongar-lhes a vida útil, através de lubrificações, ajustes, troca de partes e fluidos, e proteção contra agentes que lhes são nocivos. A manutenção pode ser: Preventiva: aquela em que se realiza a manutenção em intervalos regulares, determinadas pelo número de horas trabalhadas pelo equipamento. Realizada antes de surgir o defeito ou avaria visando prolongar a vida útil dos componentes. Corretiva: manutenção realizada com o intuito de reparar algum defeito ou avaria ocorrida pela falta de manutenção preventiva, algum acidente, ou uso indevido do equipamento. A realização da manutenção preventiva possibilita oferecer à máquina condição satisfatória de operação, ou seja, deixá-la sempre apta ao trabalho. Os cuidados da manutenção preventiva são agrupados em períodos estabelecidos pelo fabricante, podendo ser chamada por isso de periódica, e utiliza- se para seu controle, em tratores agrícolas, o horímetro (Figura 1), instrumento que registra o número de horas trabalhadas, de forma acumulada, em função da frequência de trabalho do motor. Figura 1. Horímetro localizado no painel de instrumentos do trator. Os principais cuidados da manutenção preventiva e sua justificativa estão descritos a seguir:

Upload: hahanh

Post on 26-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - Laboratório de Engenharia Agrícola

EAG 03305 – Mecanização Agrícola Prof. Ricardo Ferreira Garcia – [email protected]

Manutenção de tratores agrícolas

1. Manutenção de tratores agrícolas

A manutenção de tratores agrícolas é o conjunto de procedimentos que visam mantê-los nas melhores

condições de funcionamento e prolongar-lhes a vida útil, através de lubrificações, ajustes, troca de partes e

fluidos, e proteção contra agentes que lhes são nocivos. A manutenção pode ser:

Preventiva: aquela em que se realiza a manutenção em intervalos regulares, determinadas pelo

número de horas trabalhadas pelo equipamento. Realizada antes de surgir o defeito ou avaria

visando prolongar a vida útil dos componentes.

Corretiva: manutenção realizada com o intuito de reparar algum defeito ou avaria ocorrida pela falta

de manutenção preventiva, algum acidente, ou uso indevido do equipamento.

A realização da manutenção preventiva possibilita oferecer à máquina condição satisfatória de

operação, ou seja, deixá-la sempre apta ao trabalho. Os cuidados da manutenção preventiva são

agrupados em períodos estabelecidos pelo fabricante, podendo ser chamada por isso de periódica, e utiliza-

se para seu controle, em tratores agrícolas, o horímetro (Figura 1), instrumento que registra o número de

horas trabalhadas, de forma acumulada, em função da frequência de trabalho do motor.

Figura 1. Horímetro localizado no painel de instrumentos do trator.

Os principais cuidados da manutenção preventiva e sua justificativa estão descritos a seguir:

Manutenção Justificativa

Verificação do funcionamento do sistema elétrico

O perfeito funcionamento dos faróis, lâmpadas sinalizadoras e do painel, alternador, e da bateria (eletrólitos, suspiro, nível e terminais) garantem eficiência e segurança ao operador durante as operações agrícolas.

Verificação da tensão da correia do ventilador

A folga desta correia provoca superaquecimento do motor por deficiência de refrigeração. O trator que utiliza esta correia para movimentar o alternador pode apresentar problemas na recarga da bateria.

Verificação do nível de água do radiador

A ausência de água no sistema de arrefecimento causa superaquecimento do motor causando desgaste prematuro e conseqüente travamento do mesmo.

Verificação do nível e troca de óleo do motor e do filtro de óleo

Óleo abaixo do nível, ou contaminado, provoca desgastes prematuros e superaquecimento. Acima do nível, provoca aumento da pressão interna do motor comprometendo a vida útil de juntas e retentores.

Verificação do nível e troca de óleo da transmissão

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, ocasiona lubrificação deficiente, resultando em desgastes prematuros das engrenagens e demais componentes.

Verificação do nível e troca de óleo e filtro do sistema hidráulico

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, provoca desgaste prematuro e perda de potência do sistema de levante hidráulico e controle remoto (em alguns modelos de tratores).

Verificação do nível e troca de óleo da bomba injetora

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, ocasiona deficiente lubrificação da bomba injetora, ocasionando em desgaste prematuro e perda de eficiência (em alguns modelos de tratores).

Verificação do nível e troca de óleo e filtro da direção hidráulica

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, provoca direção dura dificultando a dirigibilidade do trator (em alguns modelos de tratores).

Verificação do nível e troca de óleo dos cubos das rodas

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, ocasiona lubrificação deficiente, resultando em desgastes prematuros dos redutores, reduzindo a vida útil dos mesmos (em alguns modelos de tratores).

Verificação do nível e troca de óleo do eixo dianteiro (diferencial)

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, provoca lubrificação deficiente, resultando em desgastes prematuros, reduzindo a sua vida útil (em alguns modelos de tratores).

Verificação do nível e troca de óleo dos redutores finais traseiros

O baixo nível deste óleo, ou contaminação, ocasiona lubrificação deficiente, resultando em desgastes prematuros das engrenagens, reduzindo a vida útil das mesmas.

Limpeza e troca do elemento de filtro de ar ou troca do óleo

O sistema de filtragem de ar estar em condições perfeitas para evitar que as partículas abrasivas em suspensão no ar sejam admitidas para dentro do motor, evitando, assim, o seu desgaste prematuro.

Limpeza do filtro na entrada da bomba injetora

Esse filtro impede a entrada de impurezas presentes no combustível no sistema de alimentação. A contaminação do combustível acarreta perda de eficiência do trator.

Limpeza dos suspiros O entupimento do suspiro de algum setor provoca deficiência de ventilação, superaquecimento e excesso de pressão.

Limpeza do tanque de combustível

O acúmulo de impurezas no tanque ocasiona sobrecarga do sistema de filtragem, afetando a alimentação e funcionamento do motor.

Calibração dos pneus A correta calibragem dos pneus aumenta sua vida útil além de fornecer melhor aderência reduzindo patinagem excessiva e desgaste de combustível.

Calibração dos bicos e bomba injetora

Bicos e bomba injetora desregulados resultam em perda de potência do motor e consumo elevado de combustível.

Troca do filtro de combustível

O filtro sujo ou entupido ocasiona mau funcionamento do sistema de alimentação acarretando em perda de eficiência do motor.

Drenagem do pré-filtro ou do sedimentador e do filtro de combustível

Eliminar a água e impurezas do sistema de alimentação de combustível. Estes elementos podem causar entupimentos e corrosão dos componentes do sistema de alimentação, causando mau funcionamento e perda de eficiência do motor.

Sangria nos filtros e bomba injetora

Eliminar ar do sistema de alimentação. O ar no sistema ocasiona mau funcionamento do motor podendo até interromper seu funcionamento.

Lubrificação dos pinos graxeiros

Evitar desgastes prematuros das partes móveis e atritantes do trator que requeiram graxa.

Reabastecimento do tanque combustível no fim do dia

Tanque vazio favorece a condensação do ar presente em seu interior resultando na contaminação do óleo com água. A água pode causar mau funcionamento do motor além de corrosão do sistema de alimentação.

Reaperto geral de porcas

O trabalho normal do trator causa vibração das peças podendo afrouxar porcas e parafusos. O reaperto evita folgas e perda de peças.

Regulagem dos pedais de freio

A folga excessiva provoca deficiência na frenagem e dificuldade de operação do trator. A ausência desta folga ocasiona desgaste prematuro do sistema de frenagem, incluindo lonas e tambor, e riscos de acidentes.

Regulagem do pedal de embreagem

A folga excessiva provoca dificuldade do engate de marchas, podendo vir a danificá-lo. A ausência desta folga ocasiona em desgaste prematuro do colar de embreagem.

O eficiente controle da manutenção de tratores agrícolas é condição essencial para o sucesso de

qualquer programa de mecanização agrícola. Além de permitir maior vida útil para as máquinas e reduzir as

possibilidades de falhas durante as operações agrícolas, permite reduzir os custos de produção agrícola.

Este controle pode ser feito através de cadernetas de campo, relatórios diários e mesmo um programa

computacional específico.