civic 2009

262
Dados do Veículo Modelo Cor VIN Nº do motor Este manual é parte integrante do veículo, devendo permanecer no mesmo em caso de revenda. Mantenha o manual no veículo para que possa consultá-lo sempre que houver alguma dúvida.

Upload: paulo-teixeira

Post on 29-Sep-2015

78 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Manual Honda Civic 2009Mais de 1.300 partituras organizadas por título, autor, formação do grupo ou instrumento.Veja, baixe e imprima todas as partituras.Partituras antigas, raras e contemporâneas.Audição de grande parte das composições.CompositoresNo acervo do Sesc Partituras você poderá encontrar as obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros, de diversos períodos e regiões do país. Saiba quem são eles em um breve perfil.PesquisaRespondendo nossa pesquisa você pode ajudar a melhorar nossos serviços.

TRANSCRIPT

  • Dados do Veculo

    Modelo Cor

    VIN N do motor

    Este manual parte integrante do veculo, devendo permanecer no mesmo em caso de revenda. Mantenha o manual no veculo para que possa consult-lo sempre que houver alguma dvida.

    Civic 2008.11.indb 1 10.12.08 17:19:00

  • Civic 2008.11.indb 4 10.12.08 17:19:00

  • SEJA BEM-VINDO!

    Aproveitamos a oportunidade para agradecer-lhe a escolha de um veculo Honda e desejamos que o nosso produto possa lhe proporcionar o mximo em desempenho, emoo e prazer.

    Este manual contm informaes importantes sobre o funcionamento seguro e a ma-nuteno de seu veculo Honda.

    Leia este manual detalhadamente para familiarizar-se com os controles e recomendaes para que a conduo do veculo propicie o mximo de conforto que um automvel de alta tecnologia pode assegurar.

    Quando for necessrio efetuar os servios de manuteno recomendados, lembre-se de que os tcnicos da sua Concessionria Autorizada Honda foram especialmente treinados para oferecer todos os servios de manuteno e reparos dos muitos siste-mas exclusivos de seu veculo Honda. A sua Concessionria Autorizada Honda ter a maior satisfao em ajud-lo a manter e conservar seu veculo em timas condies de funcionamento e em responder quaisquer dvidas existentes.

    Honda Automveis do Brasil Ltda.

    Civic 2008.11.indb 1 10.12.08 17:18:59

  • Informaes Gerais

    As informaes, especificaes e ilustra- es contidas neste manual baseiam-se em dados existentes na data de sua publicao.A Honda Automveis do Brasil Ltda. reserva-se o direito de alterar as carac-tersticas do veculo a qualquer momento sem aviso prvio e independente de qualquer formalidade legal, sem que isso incorra em obrigaes de qualquer espcie.Este manual do proprietrio apresenta informaes sobre diferentes verses do Civic Sedan. Portanto, podem existir descries de equipamentos e carac-tersticas que no so aplicveis ao modelo especfico adquirido.

    Mantenha este manual no veculo de modo que possa consult-lo sempre que houver alguma dvida. O manual dever permanecer no veculo mesmo em caso de revenda.Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida sem autorizao prvia por escrito da Honda Automveis do Brasil Ltda.

    Seu veculo foi projetado para funcionar com lcool hidratado, gasolina ou a mis-tura dos dois combustveis em qualquer proporo.

    O texto chama a ateno para o perigo de possveis danos ao veculo.

    Perodo de AmaciamentoDurante os primeiros 1.000 km de rodagem, evite aceleraes bruscas ao sair com o veculo. No dirija o veculo por longos perodos em velocidade constante.Este procedimento de amaciamento apli-ca-se tambm para motores substitudos ou retificados.

    Durante e aps o perodo de amaciamento, dirija o veculo moderadamente at o motor atingir a temperatura normal de funciona-mento.Durante os primeiros 300 km, evite freadas bruscas. O uso incorreto dos freios durante este perodo comprometer, futuramente, a eficincia da frenagem.

    Acessrios, Equipamentos e Alarmes Antifurto

    A instalao de componentes no originais Honda pode causar danos ao veculo.

    Seu veculo tambm est equipado com dois tipos de reservatrios de combustvel: o tanque de combustvel e o reservatrio de gasolina para o sistema de partida a frio. O tanque de combustvel utilizado para forne-cer combustvel durante a conduo normal. O reservatrio de gasolina est localizado internamente ao pra-lama dianteiro direito e fornece combustvel para auxiliar a partida do motor em determinadas condies.O funcionamento e o desempenho de seu veculo apresentam algumas diferenas que devem ser observadas em relao a um modelo a gasolina.Leia cuidadosamente este manual para compreender o funcionamento, os com-bustveis e outras caractersticas que dife-renciam este veculo.

    A sua Segurana e a Segurana de seu Veculo em DestaqueEmbora todas as informaes contidas neste manual sejam de fundamental importncia, algumas instrues so destacadas e cha-mam a ateno para a preveno de poss-veis acidentes pessoais ou danos ao veculo. Leia com ateno especial as afirmaes precedidas pelas seguintes palavras:

    O texto chama a ateno para o perigo de possveis acidentes pessoais.

    CUIDADO!

    ATENO!

    ATENO!

    Civic 2008.11.indb 2 10.12.08 17:18:59

  • INDICE GERAL Seo Pgina 1 1 Viso Geral do seu Veculo ......................................... 1-1 2 Segurana ...................................................................... 2-1 3 Instrumentos e Controles ............................................ 3-1 4 Equipamentos de Conforto e Comodidade ................ 4-1 5 Antes de Dirigir ............................................................. 5-1 6 Conduo do Veculo ................................................... 6-1 7 Manuteno ................................................................... 7-1 8 Cuidados com a Aparncia .......................................... 8-1 9 Em caso de Emergncia ............................................... 9-1 10 Informaes Tcnicas .................................................. 10-1 11 ndice Alfabtico ........................................................... 11-1

    Civic 2008.11.indb 3 10.12.08 17:18:59

  • Civic 2008.11.indb 2 10.12.08 17:19:00

  • Viso Geral do seu Veculo

    1-1

    1VIso GERAL Do sEu VECuLo

    MPCBR0283

    Painel de instrumentosIndicadores (Pg. 3-2)Medidores (Pg. 3-10)

    Airbag do passageiro dianteiro(Pg. 2-11)

    Trava da porta(Pg. 3-26)

    Controles da ventilao, aquecimento e ar-condicionado(Pg. 4-1)Controle automtico da temperatura*(Pg. 4-11)

    Alavanca seletora (Transmisso automtica)(Pg. 6-6)Alavanca de mudanas (Transmisso manual)(Pg. 6-4)

    Soquete de alimentao para acessrios(Pg. 3-50)

    Entrada auxiliar(Pg. 4-53)

    Alavanca de abertura do bocal do tanque(Pg. 5-3)Alavanca de abertura do porta-malas(Pg. 3-35)

    Interruptores dos vidros eltricos(Pg. 3-42)

    Interruptor principal do travamento das portas(Pg. 3-26)

    Controles dos espelhos retrovisores externos(Pg. 3-44)

    Airbag do motorista(Pg. 2-11)

    * Se equipadoIlustrao de modelo com transmisso automtica.

    Seletores de marchas*(Pg. 6-8)

    Civic 2008.11.indb 1 10.12.08 17:19:01

  • Viso Geral do seu Veculo

    1-2

    MPCBR0284

    *1: Para usar a buzina, pressione o centro do volante de direo.

    *2: Se equipado.

    *3: Nos modelos com sistema de ar-condicionado manual.

    *4: Nos modelos com sistema de ar-condicionado automtico.

    Interruptor dos faris/ sinalizadores de direo/faris de neblina*2

    (Pg. 3-16, 3-17)

    Interruptor dos limpadores/ lavador do pra-brisa(Pg. 3-15)

    Sistema de udio(Pg. 4-16)Relgio digital(Pg. 4-54)

    Interruptor do desembaador do vidro traseiro*3

    (Pg. 4-5, 3-18)

    Interruptor do desembaador do vidro traseiro*4

    (Pg. 4-14, 3-18)

    Botes do controle de cruzeiro*2

    (Pg. 3-20)

    Interruptor dos sinalizadores de advertncia(Pg. 3-18)

    Alavanca de ajuste da posio do volante(Pg. 3-19)

    Buzina*1

    Alavanca de abertura do cap(Pg. 5-5)

    Controle remoto do udio*2

    (Pg. 4-55)

    Boto de seleo/reajuste do painel de instrumentos (Pg. 3-12)

    Botes de controle da intensidade da iluminao do painel de instrumentos(Pg. 3-17)

    Alavanca de abertura do bocal do sistema de partida a frio(Pg. 5-4)

    Civic 2008.11.indb 2 10.12.08 17:19:01

  • Segurana

    2-1

    2Seu veculo Honda est equipado com cintos de segurana e outros equipa-mentos que trabalham em conjunto para proteger os ocupantes durante uma coliso.

    Os cintos de segurana so as peas mais importantes do sistema de prote-o aos ocupantes. Quando ajustados corretamente, reduzem a possibilidade de ferimentos graves.

    Para proteo adicional, seu veculo Honda possui airbags (Sistema suple-mentar de segurana SRS) para o motorista e passageiro dianteiro, alm de barras laterais de proteo acon-dicionadas nas portas que aumentam ainda mais a sua segurana.

    Os bancos, os encostos de cabea e as travas das portas tambm exercem um papel importante para a segurana dos ocupantes.

    Para obter o mximo de segurana, veri-fique os seguintes itens antes de conduzir o veculo:

    Se todos os ocupantes do veculo esto com os cintos de segurana correta-mente ajustados;

    Se as crianas menores esto adequa-damente acomodadas aos sistemas de proteo infantil;

    Se todas as portas esto fechadas e travadas;

    Se os encostos dos bancos esto na po-sio vertical e os encostos de cabea ajustados adequadamente;

    Se no h objetos soltos que poderiam ser arremessados, causando ferimentos pessoais em caso de coliso ou freadas bruscas.

    Seguindo estas instrues e as descri-tas mais detalhadamente nas prximas pginas, os riscos de ferimentos graves aos ocupantes em caso de coliso sero reduzidos.

    sEGuRANA

    Civic 2008.11.indb 1 10.12.08 17:19:02

  • Segurana

    2-2

    Seu veculo est equipado com diversos dispositivos que trabalham em conjunto para a sua segurana e a segurana dos passageiros durante uma coliso.

    Alguns dispositivos no requerem nenhu-ma ao de sua parte, entre eles: estru-tura de ao de alta resistncia ao redor do compartimento dos passageiros, que proporciona maior segurana aos ocu-pantes do veculo; zonas de deformao dianteira, que foram projetadas para se deformar e absorver a energia proveniente de uma coliso, coluna de direo retrtil e tensionadores dos cintos de segurana, que proporcionam maior segurana em caso de coliso.

    Esses dispositivos de segurana so projetados para reduzir a gravidade dos ferimentos em caso de coliso. Portanto, voc e os demais ocupantes do veculo no sero totalmente protegidos por esses dispositivos de segurana se no perma-necerem sentados em posio correta, usando adequadamente os cintos de segurana.

    Estrutura de segurana

    Zona de deformao

    Zona de deformao

    Banco e encosto

    Encosto de cabea

    Coluna de direo retrtil

    Cinto de segurana

    Airbags dianteiros

    Tensionador do cinto de segurana dianteiro

    MPCBR0285

    Civic 2008.11.indb 2 10.12.08 17:19:02

  • Segurana

    2-3

    Dicas Importantes de Segurana

    Os cintos de segurana foram projeta dos para adultos e crianas maiores. Be bs e crianas menores devem ser acomo-dados seguramente aos sistemas de proteo infantil.

    O cinto de segurana tambm deve ser usado por gestantes. Lembre-se, a melhor maneira de proteger o beb protegendo a me.

    Duas pessoas nunca devem usar o mesmo cinto de segurana. Se isto acontecer, podero ocorrer graves fe-rimentos em caso de coliso.

    No passe o cadaro do cinto dia gonal por baixo do brao. Se for usado dessa forma, a pessoa poder deslizar sob o cinto em caso de coliso. A fora do cinto ser ento aplicada diretamente sobre o abdmen. Isto poder causar ferimen tos srios ou at mesmo fatais.

    No coloque almofadas para o apoio do ombro ou outros acessrios nos cintos de segurana. Isto pode reduzir sua eficincia e aumentar o risco de ferimentos.

    CIntoS De SeGurana

    Por que usar os Cintos de Segurana?

    O uso dos cintos de segurana devidamen-te afivelados e ajustados fundamental para sua segurana e a dos demais pas-sageiros.

    Em caso de coliso ou freada de emer-gncia, os cintos de segurana ajudam a evitar que os ocupantes sejam lanados para a frente e, principalmente, para fora do veculo.

    Evidentemente, os cintos de segurana no podem proteg-lo em todas as coli-ses. Entretanto, na maioria dos casos, reduzem a possibilidade de ferimentos gra-ves. Os cintos podem at salvar sua vida. por esse motivo que o Departamento Nacional de Trnsito obriga o uso do cinto de segurana para todos os ocupantes do veculo.

    O riscode ferimentosgraves, emcasode coliso, sermaior se ocintodesegurananoforusado.

    Certifique-sedequetodososocu-pantesdoveculousemocintodesegurana corretamente.

    CuIDaDo!

    Civic 2008.11.indb 3 10.12.08 17:19:03

  • Segurana

    2-4

    Componentes do Sistema dos Cintos de Segurana

    Seu veculo Honda possui cintos de segu-rana em todas as posies dos bancos. Os bancos dianteiros e o banco traseiro possuem cintos retrteis de 3 pontos.

    O sistema tambm possui uma luz no painel de instru men tos

    para adverti-lo sobre a colocao do cinto de se gu rana. Essa luz se acender quando a ignio for ligada e o cinto do motorista no estiver de vidamente coloca-do. Um aviso sonoro tambm ser ativado por alguns segundos.

    As pginas seguintes apresentam os com-ponentes e o funcionamento do sistema dos cintos de segurana.

    CintosRetrteisde3pontos

    Este tipo de cinto de segurana apresen-ta um cadaro diagonal e um subabdo-minal.

    Cada cinto retrtil de 3 pontos possui uma trava de emergncia. Ela permite que o ocupante se movi men te livremente sobre o banco, en q uanto uma certa ten so mantida so bre o cinto. Em caso de coliso ou frenagem brusca, o cinto travar au to -matica men te.

    Cadaro diagonal

    Ponto de fixao superior

    Fivela

    Lingeta de engate

    Cadaro subabdominal

    MPCBR0013

    Como usar Corretamente os Cintos de Segurana

    A eficincia dos cintos de segurana pode-r ser aumentada se as instrues a seguir forem lidas atenciosamente. Certifique-se de estar totalmente familiarizado com o uso deste dispositivo de segurana.

    O uso incorreto dos cintos desegurana aumenta o risco de ferimentosgravesemcasodeco-liso.

    Certifique-sedequetodososocu-pantesdoveculousemocintodesegurana corretamente.

    CuIDaDo!

    Civic 2008.11.indb 4 10.12.08 17:19:04

  • Segurana

    2-5

    1. Puxe a lingeta de engate por cima do corpo e introduza-a na fivela. Puxe o cinto com fora para certificar-se de que a fivela esteja travada firmemente.

    Uso do Cinto Retrtil de 3 Pontos

    An tes de colocar o cinto de segurana, ajuste a posio do banco, de forma que seja possvel acessar todos os controles do veculo. O encosto do banco dever estar na posio vertical.

    MPCBR0010

    2. Verifique se os cadaros no esto tor-cidos.

    3. Posicione o cadaro subabdominal do cinto na posio mais baixa possvel sobre o quadril. Isto far com que a fora da coliso atue no osso plvico.

    4. Puxe o cadaro diagonal para cima a fim de eliminar qualquer folga. Cer tifique-se de que o cadaro passe sobre o ombro e diagonal mente sobre o trax.

    no co lo que o cadaro diagonal sob o brao.

    CUIDADO!

    Civic 2008.11.indb 5 10.12.08 17:19:04

  • Segurana

    2-6

    CuIDaDo

    5. Se o cinto estiver envolvendo o pes coo, ajuste a altura do ponto de fixao supe-rior do cinto ou sua posio no banco.

    Pressione os botes de destravamento e ajuste o ponto de fixao do cinto na altura desejada. O cinto pode ser ajus-tado em quatro posies diferentes.

    6. Para destravar o cinto de segurana, pressione o boto vermelho da fivela. Em seguida, conduza o cinto em direo coluna da porta.

    Aps sair do veculo, certifique-sede que o cinto de segurana tenha retornado completamente posio original, no interferindono fecha-mento da porta.

    !

    MPCBR0011

    Boto de destravamento

    Uso do Cinto para Gestantes

    Proteger a me a melhor maneira de pro -teger o futuro beb. Portanto, as gestantes devem usar o cinto de se gurana na posi-o correta sempre qu e estiverem dirigindo ou viajando em um veculo.

    Sempre utilize o cinto de segurana, lembrando-se de manter o cadaro subab-dominal na posio mais baixa possvel sobre o quadril.

    MPCBR0012

    A gestante tambm deve se sentar com as costas retas e o banco posicionado o mais longe possvel do volante de direo ou do painel. Isto reduzir o risco de ferimentos para ambos, a me e o beb, que podem ser causados pela coliso ou pelo aciona-mento do airbag.

    Durante a gestao a mulher deve sempre perguntar ao seu mdico se ela est auto-rizada a dirigir.

    Civic 2008.11.indb 6 10.12.08 17:19:05

  • Segurana

    2-7

    CuIDaDo!

    CuIDaDo!

    Manuteno dos cintos de seguranaPor segurana, voc deve verificar re-gularmente as condies dos cintos de segurana.

    Puxe cada um dos cintos de segurana totalmente para fora e examine quanto a desgaste, corte, desfiados etc. Verifique se as fivelas funcionam suavemente e se os cintos se retraem facilmente. Qualquer cinto que no estiver em boas condies ou no funcionar adequadamente no ofe-recer proteo e dever ser substitudo o mais rpido possvel.

    Nenhumamodificaoou inclusodeveser feitapelousurioque im-peaasfunesdeajustedocintode segurana coma finalidadedeeliminar folgaouevitaroajustedoconjuntodocintodeseguranaparaeliminarfolga.

    Se o cinto de segurana estiver em uso durante uma coliso, ele deve ser subs-titu do em uma Concessionria Autorizada Honda. O cinto de segurana que estiver em uso em caso de uma coliso pode no oferecer o mesmo nvel de proteo em caso de uma prxima coliso.

    A Concessionria Autorizada Honda tambm deve inspe cionar os pontos de apoio quanto a danos e substitui-los, se necessrio.

    CuIDaDo!

    necessriosubstituirtodoocon-juntoapseletersidousadoemumimpactosevero,mesmoqueodanonoconjuntonosejaaparente.

    Tenhaocuidadodeevitaroconta-todo tecidocompolidores, leos,produtos qumicos e principalmente cidodabateria.Alimpezapodeserfeita com sabo neutro e gua.Ocintodeseguranadevesersubsti-tudoseotecidocomearadesfiarou outro tipo de dano.

    Civic 2008.11.indb 7 10.12.08 17:19:05

  • Segurana

    2-8

    tenSIonaDoreS autoMtICoS DoS CIntoS De SeGurana

    Os cintos de segurana dianteiros apre-sentam tensionadores automticos que proporcionam proteo adicional durante colises severas. Se os airbags dianteiros forem acionados, os cintos sero auto-maticamente tensionados para ajudar a manter o motorista e passageiro dianteiro firmemente no lugar.

    Quando os tensionadores so acionados, os cintos permanecem tensionados at que sejam soltos dos fechos da forma usual.

    A luz de advertncia do airbag se acender para indicar a existncia de algum proble-ma com os tensionadores automticos. (Consulte a seo 3 Luzes indicadoras e de advertncia).

    Quando os airbags (bolsas de ar) soacionados,emcasosdecolisesfrontais severas, os tensionadoresautomticosdoscintosdeseguranadianteirosdeverosersubstitudosjuntamentecomaunidadedoSRS(Sistema de Proteo Suplementar) e os airbags (bolsas de ar) do motorista e passageiro.

    ateno!

    MPCBR0014

    um cinto que tenha sido submetido a esforos,comoporexemplo,emumacidenteouqueestejadanificado,deversersubstitudoemumaCon-cessionriaAutorizadaHonda.

    CuIDaDo!

    PontoS De fIxao

    Ao substituir os cintos de segurana, cer-tifique-se de usar os pontos de fixao mostrados nas ilustraes.

    Banco Dianteiro

    MPCBR0015

    Civic 2008.11.indb 8 10.12.08 17:19:06

  • Segurana

    2-9

    O banco traseiro apresenta cintos de se-gurana de 3 pontos.

    Banco traseiro

    ateno

    Afaltadeinspeooumanutenoadequada dos cintos de segurana poderesultaremferimentosgravesoufatais,poisoscintospodemnofuncionarcorretamentequandone-cessrio.

    Inspecione os cintos de segurana periodicamente e corrija qualquerproblemaencontradoomaisrpidopossvel.

    !

    MPCBR0017

    aIrBaG Sistema suplementar de segurana SrS

    Seu veculo est equipado com um siste-ma suplementar de segurana (SRS) com airbags dianteiros para ajudar a proteger a cabea e o trax do motorista e o pas-sageiro do banco dianteiro, durante uma coliso frontal severa.

    Osriscosdeferimentosgravesoufatais seromaioresemcasodecoliso se os cintos de segurana noforemusados,mesmoseove-culoestiverequipadocomairbag.

    CuIDaDo!

    MPCBR0004

    Coliso frontal de Veculos equipados com airbag

    Em uma coliso frontal severa, os sen so -res detectam a rpida desacel e ra o do veculo e enviam um sinal pa ra a u ni dade de controle. Essa unidade de controle ativa os airbags instan ta ne a men te.

    Durante uma coliso, os cintos de segu-rana iro ajudar a proteger a parte inferior do corpo e do tronco. O airbag absorver a energia proveniente do impacto, ajudando a proteger a cabea e o trax do motorista e passageiro do banco dianteiro contra choques no interior do veculo.

    O airbag composto de:

    Airbags (bolsas de ar), instalados no volante da direo e no painel de instru-mentos (acima do porta-luvas);

    Sensores para detectar colises frontais severas;

    Luz de advertncia para alertar sobre um possvel problema no sistema;

    Alimentao de emergncia, caso o sistema eltrico do veculo venha a ser desconectado em um acidente.

    Civic 2008.11.indb 9 10.12.08 17:19:07

  • Segurana

    2-10

    ConsideraesImportantes sobre o airbag

    Os airbags so ativados somente no caso de uma coliso frontal severa. Porm, no sero ativados em colises frontais mode-radas, traseiras, laterais e capotamen tos, mesmo que de grandes propores.

    Osairbags soativadosapenasumavez.Elesnopoderoproteg-locontraimpactos adicionais que podem ocorrer duranteaseqnciadacoliso.

    Ferimentos graves podem ocorrer em uma coliso severa, mesmo que os cintos de segurana sejam usados corretamente e que os airbags sejam ativados. Nenhum sistema oferece proteo total no caso de colises severas.

    muito difcil determinar se os airbags deveriam ou no ter inflado, analisando somente a deformao do veculo causada por uma coliso. Em alguns casos, uma deformao acentuada indica que a car-roceria absorveu grande parte da energia da coliso, sendo que o uso do airbag no se fez necessrio. Em outros casos, um violento solavanco, como um impacto na parte inferior do veculo, poder ocasionar a ativao do airbag.

    Aps inflarem, os airbags iro esvaziar-se imediatamente. Isto ocorrer em uma frao de segundo.

    Aps a coliso, poder ser observada a presena de fumaa. Essa fumaa , na verdade, o p proveniente da superfcie dos airbags, este p no txico e no apresenta nenhuma substncia nociva sade. Pessoas com problemas respira-trios podem sentir-se momentaneamente incomodadas com os produtos qumicos utilizados nos ativadores dos airbags.

    Civic 2008.11.indb 10 10.12.08 17:19:08

  • Segurana

    2-11

    MPCBR0018 MPCBR0019

    Aps o airbag inflar-se, comear a esva-ziar-se imediatamente, e no interferir, portanto, em sua visibilidade para operar outros controles. O tempo total para inflar e esvaziar uma frao de segundo. O acionamento do airbag pode at nem ser notado.

    Para sua segurana, no fixe qualquer objeto no volante de direo, onde o air-bag est localizado. Isto pode interferir no funcionamento do airbag ou, em caso de atuao do sistema, os objetos podem ser lanados no interior do veculo, causando ferimentos pessoais.

    funcionamento do airbag do Passageiro

    Sempre que houver uma coliso frontal severa, o airbag do passageiro dian tei ro ser acionado simultaneamente ao do mo to rista.

    Esse airbag um pouco maior, sendo acionado com uma fora considervel. Ele po de ferir seriamente o passageiro diantei ro , se este no estiver acomodado adequadamente e se o cinto de segurana no estiver sendo usado corretamente.

    funcionamento do airbag do Motorista

    Sempre que houver uma coliso frontal severa, o airbag ser ativado instantanea-men te para ajudar a proteger a cabea e o trax.

    Para atingir este objetivo, o airbag ser inflado com uma fora considervel. Por-tanto, poder causar algumas escoriaes faciais ou outros ferimentos. Para reduzir a possibilidade de ferimentos, posicione o banco o mais afastado possvel do volan-te, porm de forma que no comprometa o conforto e o acesso aos controles do veculo.

    MPCBR0257

    Civic 2008.11.indb 11 10.12.08 17:19:09

  • Segurana

    2-12

    O airbag do passageiro dianteiro est localizado na parte superior do painel, acima do porta-luvas, sob uma tampa com a inscrio SRS.

    Nocoloquequalquerobjetosobreessatampa.Seoairbagforacionado,oobjetopoderserarremessadonointerior do veculo, causando feri-mentos pessoais.

    Damesma forma,no trafegueemnenhummomento,mesmoqueembaixavelocidadeeemtrajetoscur-tos,comospssobreopainel.Emcasode acionamentodo airbag, opassageiro poder ser seriamenteferido.

    no instale o sistema de proteo infantil no banco do passageirodianteiro.Seoairbagforacionado,poderatingirosistemadeproteoinfantil,deslocando-odesuaposiooriginalecausandogravesferimen-tos criana.

    CuIDaDo!

    BanCoS

    Posio dos encostos dos Bancos

    Os encostos dos bancos dianteiros devem permanecer na posio vertical, para obter-se maior proteo dos cintos de segurana.

    Se o encosto do banco estiverexcessivamente reclinado, a ca-pacidade de pro te o do cinto de segurana ser reduzida, devidopossibilidadededeslizamento sobocinto,aumentandooriscodeferi-mentos em caso de coliso.

    CuIDaDo

    PrecauesImportantes sobre o airbag

    Nomodifiqueovolantededireoou qualquer outro componente do airbag. Tais modificaes po dem tornar o sistema ineficiente.

    no adultere os componentes ou fiaodo sistemanempassecon-dutores eltricos prximos aoscondutores do airbag. Isto poder ativ-lo, causando srios ferimentos aos ocupantes.

    Informe a pessoa que ir efetuar algum servio em seu veculo que ele est equipado com airbag. Se os proce-dimentos e precaues descritos no Manual de Servios Honda no forem seguidos, podero ocorrer da nos ao sistema ou feri men tos pessoais.

    O desmanche total de um veculo e qui -pado com airbag no infla do pode ser perigoso. Solicite a as sis tn cia de uma Concessionria Autorizada Hon da, caso haja necessidade de sucatear o veculo.

    Se o veculo for vendido, informe ao novo proprietrio que ele possui air-bag. Alerte-o sobre as informaes e precaues descritas neste Manual do Proprie trio.

    !

    Civic 2008.11.indb 12 10.12.08 17:19:09

  • Segurana

    2-13

    encostos de Cabea

    Estes encostos protegem contra movimen-tos bruscos da cabea. Para me lhor pro-teo, ajuste-os de forma que as orelhas estejam alinhadas com a parte superior dos encostos de cabea. Para informaes sobre os procedimentos de ajuste, consul-te a seo 3 Encostos de cabea.

    MPCBR0009

    TravasdeSeguranaparaCrianas

    As portas traseiras esto equipadas com travas de segurana que impedem sua abertura pelo lado interno do veculo. As portas podero ser abertas somente pelo lado de fora. Para informaes sobre os procedimentos de ajuste, consulte a seo 3 Travas de segurana para crianas.

    PortaS

    TravasdasPortas

    No deixe as portas do veculo destrava-das. Um passageiro, principalmente uma criana, pode a brir a porta acidentalmente e cair do veculo. Tambm existe a pos-sibilidade do ocupante ser lanado para fora do veculo du rante uma coliso se as portas no es tiverem travadas.

    O seu veculo apresenta uma luz de advertncia de abertura das

    portas que indica quando uma porta no est devidamente fechada.

    Civic 2008.11.indb 13 10.12.08 17:19:10

  • Segurana

    2-14

    ColoCao De oBjetoS eM loCaIS SeGuroS

    Antes de conduzir o veculo, certifique-se de ter colocado, em local seguro, qualquer objeto que possa ser arremes-sado no interior do veculo, causando ferimentos pessoais ou interferindo na operao dos controles.

    No coloque nenhum objeto sobre o painel traseiro. Ele pode obstruir a sua viso ou ser arremessado contra algum ocupante em caso de coliso.

    Mantenha todas as tampas dos com-partimentos fechadas quando o veculo estiver em movimento. A tampa do porta-luvas aberta, por exemplo, pode causar ferimentos no joelho do passa-geiro dianteiro.

    SeGurana De CrIanaS

    As crianas dependem dos adultos para sua proteo.

    Umacrianaquenoestejaaco-modadacorretamentepodesofrerferimentosgravesemcasodeco-liso.

    Crianasmenoresdevemseraco-modadas a um sistema de prote-o infantil posicionadoefixadofirmementenobancotraseirocomo cinto de segurana.

    CuIDaDo

    ConDuo Do VeCulo CoM anIMaIS DoMStICoS

    Animais soltos no interior do veculo so um grande risco, pois podem interferir na conduo. Em caso de coliso ou frenagem brusca, eles podem ser arre-messados no interior do veculo, ferindo os ocupantes.

    Para a segurana dos prprios animais, acomode-os seguramente no veculo.

    A maneira mais recomendada para acomo-dar um cachorro de mdio ou grande porte a utilizao de uma coleira especial para viagem. Essa coleira pode ser fixada no banco traseiro com o cinto de segurana. Coleiras especiais para viagem podem ser encontradas em lojas especializadas em animais.

    !

    MPCBR0022

    Civic 2008.11.indb 14 10.12.08 17:19:11

  • Segurana

    2-15

    Consideraessobrea Segurana de Crianas

    Nuncasegureumbebnocolonointeri or de um veculo em movimento. Se estiver usando o cinto de segurana, as foras e reao provo cadas por u ma coliso iro tirar o beb de seus bra os e arre mess-lo no interior do veculo, provocando ferimentos graves.

    Seestiversegurandoumbebnocoloe no estiver usando o cinto de segu ran -a, seu corpo poder ferir o do be b no interior do veculo.

    Nuncacoloqueomesmocintodese-gurana sobre seu corpo e o de uma criana. Durante uma coliso, o cinto de se gurana poder pressionar violenta-men te o corpo da criana e provo c ar graves ferimentos. Alm disso, o mesmo cinto de segurana nunca deve ser usa-do por duas crianas. Se isto acontecer, podero ocorrer graves fe rimentos em caso de coliso.

    acomodao de Crianas

    De acordo com as estatsticas de acidentes com crianas de todos os tamanhos e idades, elas estaro mais seguras quando devida-mente acomodadas no banco traseiro.

    Sempre que possvel, recomendamos que um sistema de proteo infantil seja firme-mente fixado com o cinto de segurana na posio central do banco traseiro.

    Crianas muito grandes para o sistema de proteo infantil devem ser acomodadas no banco traseiro e devem usar o cinto retrtil de 3 pontos.

    CuIDaDo

    nunca instale o sistema de proteo infantilnobancodianteiro.Emcasodecoliso, o airbagdopassageiropoder inflar e atingir o sistema,causandosriosferimentos.

    Pormotivosdesegurana,nuncadeixeas crianas sozinhas no interior do ve-culo sem a superviso de um adulto.

    Nuncadeixeascrianasempouajoe-lhadas sobre o banco quando o veculo estiver em movimento.

    Coloque o cinto de segurana nascrian as e verifique o ajuste. O cadaro diago nal deve estar abaixo do pescoo e sobre o trax. O cadaro sub abdo-minal deve estar posicionado no quadril e no sobre o estmago.

    !

    Civic 2008.11.indb 15 10.12.08 17:19:11

  • Segurana

    2-16

    Acomodao de crianas com at 1 ano de idadeUma criana com at 1 ano de idade deve ser acomodada a um sistema de proteo infantil do tipo bero. Como as crianas tm o hbito de se inclinar, o sistema deve ficar virado para a parte traseira do veculo.

    Recomendamos que o sistema seja colo-cado na posio central do banco traseiro e fixado com o cinto de segurana.

    MPCBR0027

    Acomodao de crianas com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anosUma criana com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos deve ser acomo-dada a um sistema de proteo infantil do tipo poltrona.

    Recomendamos que o sistema seja colo-cado na posio central do banco traseiro e fixado com o cinto de segurana.

    Acomodao de crianas com idade superior a 4 anos e inferior ou igual a 7 anos e meio

    Crianas com idade superior a 4 anos e inferior ou igual a 7 anos e meio devem uti-lizar o dispositivo de reteno denominado assento de elevao.

    Coloque o cinto de segurana na criana. Verifique se existem folgas e ajuste-o de forma que o cadaro no passe pelo pescoo.

    MPCBR0029 MPABR 0033

    Civic 2008.11.indb 16 10.12.08 17:19:13

  • Segurana

    2-17

    SISteMa De Proteo InfantIl

    Instalao

    A instalao do sistema de segurana para crianas deve ser feita conforme recomendado pelo fabricante do sistema de segurana.

    Armazenamento

    Quando o sistema de segurana para crianas no estiver em uso, remova-o do veculo ou fixe-o firmemente com cinto de segurana, para que no oferea risco para os demais ocupantes do veculo em caso de coliso.

    CuIDaDoS CoM oS GaSeS De eSCaPaMento

    A manuteno correta a melhor proteo contra a entrada de gases no interior do veculo. O sistema de escapamento deve ser completamente inspecionado por um tcnico qualificado sempre que:

    Oveculoforsuspensoparaatrocadeleo;

    Foremobservadasmudanasnorudodo escapamento;

    O sistemade escapamento e apartetraseira ou inferior do veculo forem danificados em um acidente.Acomodao de crianas

    com idade superior a 7 anosCrianas com idade superior a 7 anos de-vem ser acomodadas nas laterais do banco traseiro com o cinto retrtil de 3 pontos.

    Coloque o cinto de segurana na criana. Verifique se existem folgas e ajuste-o de forma que o cadaro no passe pelo pescoo.

    MPCBR0049

    Civic 2008.11.indb 17 10.12.08 17:19:13

  • Segurana

    2-18

    Eviteainalaodosgasesprove-nientes do sistema de escapamen-to.Elescontmmonxidodecar-bono,umgsincoloreinodoroquepodecausarperdadeconscinciaou atmesmomorte. Se houversuspeita de penetrao dos gases de escapamento no interior do veculo,determineecorrijaacausaomaisrpidopossvel.

    No conduza o veculo com atampadoporta-malasaberta.Istopode permitir a entrada dos gases de escapamento no interior do veculo.Sefornecessriodirigiroveculonestacondio,mantenhatodososvidrosabertos.

    Nodeixeomotorligadoemreasfechadas.

    CuIDaDo! Uma alta quantidade de monxido de car-bono pode se acumular rapidamente em locais fechados, tal como uma garagem. No acione o motor em garagens com a porta fechada. Mesmo com a porta aberta, deixe o motor ligado somente o tempo ne-cessrio para tirar o veculo do local.

    Quando a tampa do porta-malas est aberta, o fluxo de ar pode levar os gases de escapamento para o interior do veculo, criando uma condio de perigo. Se for necessrio dirigir com a tampa do porta-malas aberta, abra todos os vidros e ajuste os sistemas de aquecimento e ventilao conforme descrito abaixo:

    1. Selecione o modo de ar fresco.

    2. Direcione a distribuio de ar para .

    3. Ajuste o ventilador na velocidade m-xima.

    4. Ajuste o aquecimento, utilizando o boto de controle de temperatura.

    extIntor De InCnDIo

    O extintor de incndio est localizado sob a extremidade dianteira do banco do passageiro, fixado no assoalho do veculo. Para remov-lo, puxe a ala da presilha de fixao.

    As instrues de uso so descritas no prprio extintor.

    A manuteno de responsabilidade do proprietrio; portanto, siga as instrues do fabricante impressas no prprio ex-tintor.

    MPCBR0268

    Civic 2008.11.indb 18 10.12.08 17:19:14

  • Segurana

    2-19

    trInGulo De SeGurana

    O tringulo de segurana encontra-se no porta-malas, localizado embaixo da cober-tura do assoalho.

    lCool e DroGaS

    Dirigir um veculo requer ateno total. As condies de trfego mudam rapidamen-te e necessrio estar apto a reagir na mesma velocidade. O lcool e as drogas afetam diretamente o reflexo. Mesmo os remdios, com ou sem prescrio mdica, podem produzir esse efeito.

    Existem leis que tratam da conduo de ve-culos por pessoas embria gadas. Essas leis determinam a quantidade mnima de lcool no sangue para que uma pessoa seja consi-derada embriagada. Contudo, a capacidade de julgamento e tempo de reao tendem a diminuir a cada drinque ingerido. A melhor coisa a fazer nunca dirigir embriagado.

    Quando beber, procure a companhia de um amigo ou conhecido que no tenha bebido para dirigir seu veculo ou procure utilizar meios alternativos de transporte, tais como txi e nibus.

    Se isso no for possvel, pare de beber e espere at estar em condies de dirigir. O tempo de espera a nica coisa que pode deix-lo novamente em condies de dirigir; caf e ducha fria no aceleram o processo.

    Se seus amigos tentarem dirigir aps terem ingerido algum tipo de bebida alcolica, procure alert-los sobre o perigo que isto poder acarretar. Lembre-se que eles esta-ro dividindo as mesmas ruas ou estradas com voc.

    Civic 2008.11.indb 19 10.12.08 17:19:14

  • Segurana

    2-20

    DISPoSItIVo De Corte De Injeo De CoMBuStVel(Modelos com transmisso automtica)

    O sistema de alimentao est programa-do para interromper a injeo de combus-tvel quando o veculo estiver parado, com a alavanca seletora em P ou n, e o motor estiver em altas rotaes (mx. 5.000 rpm). Isto evita eventuais acidentes causados pelo acionamento indesejado da alavanca seletora.

    BarraS De Proteo lateral

    Seu veculo Honda est equipado com barra de proteo acondicionada nas portas. Essas barras tm por finalidade proteger os ocupantes contra impactos laterais.

    Civic 2008.11.indb 20 10.12.08 17:19:14

  • Segurana

    2-21

    MPCBR0335

    etIQuetaS De SeGurana

    Estas etiquetas esto nos locais indicados na ilustrao. Elas advertem sobre riscos em potencial que podem causar ferimentos srios. Leia as etiquetas com ateno.

    Se a etiqueta se soltar ou se a leitura ficar difcil, contate uma Concessionria Autori-zada Honda para efetuar a substituio.

    Nos veculos equipados com airbags dian-teiros, a etiqueta indicada a seguir est fixada na parte interna do cap.

    Etiqueta de advertncia da bateria

    Airbag SRS

    Etiqueta de presso dos pneus

    Etiqueta de advertncia da tampa do radiador

    Etiqueta de cuidados para acomodao de crianas

    Smbolo de advertncia desegurana

    Informaes sobre controle de emisses

    Etiqueta de cdigo da cor do veculo

    A etiqueta a seguir est fixada no pra-sol do passageiro.

    Civic 2008.11.indb 21 10.12.08 17:19:16

  • Civic 2008.11.indb 22 10.12.08 17:19:16

  • 3-1

    Instrumentos e Controles

    3INstRumENtos E CoNtRoLEs

    * Se equipadoIlustrao de um modelo com transmisso automtica

    Painel de instrumentos:Indicadores (Pg. 3-2)Medidores (Pg. 3-10)

    Controles da Ventilao, aquecimento e ar-condicionado (Pg. 4-1)

    Trava da porta(Pg. 3-26)

    Alavanca seletora (Transmisso automtica)(Pg. 6-6)Alavanca de mudanas (Transmisso manual)(Pg. 6-4)

    Alavanca de abertura da portinhola do bocal de abastecimento(Pg. 5-3)Alavanca de abertura do porta-malas(Pg. 3-35)

    Controles dos vidros eltricos(Pg. 3-42)

    Interruptor principal do travamento das portas(Pg. 3-26)

    Controles dos espelhos retrovisores externos(Pg. 3-44)

    MPCBR0337

    Seletores de marchas*(Pg. 6-8)

    Entrada auxiliar(Pg. 4-53)

    Alavanca do freio de estacionamento(Pg. 3-45)

    Soquete de alimentao para acessrios(Pg. 3-50)

    Civic 2008.11.indb 1 10.12.08 17:19:17

  • 3-2

    Instrumentos e Controles

    PaInel De InStruMentoS

    Modelo lxS

    * Se equipado

    Os indicadores variam nos modelos. Portanto, existe a possibilidade de alguns indicadores no estarem disponveis em seu veculo.

    Modelo com transmisso automtica com alavanca seletora de sete posies.

    Indicador do sistema antifurto (Pg. 3-9, 4-57)

    Indicador de nvel baixo do tanque de combustvel (Pg. 3-8)

    Indicador dos sinalizadores de advertncia (Pg. 3-6)

    Indicador do farol de neblina* (Pg. 3-8)

    Indicador da presso do leo baixa (Pg. 3-4, 9-10)

    Indicador do sistema de carga (bateria) (Pg. 3-4, 9-10)

    Indicador das luzes ligadas

    (Pg. 3-8)

    Indicador do farol alto (Pg. 3-6)

    Indicador do sistema suplementar de segurana (Pg. 3-5)

    Indicador do sistema de freio e freio de estacionamento (Pg. 3-5, 9-11)

    Indicador do sistema de freio ABS (Pg. 3-6)

    Indicador do alerta do cinto de segurana (Pg. 3-4)

    Indicador do porta-malas aberto (Pg. 3-7)

    Indicador de porta aberta (Pg. 3-7)

    Indicadores de posio da alavanca seletora (Pg. 6-5)

    MPCBR0338

    Indicador do sistema de injeo eletrnica (Pg. 3-4, 9-11)

    Indicador de nvel baixo da gasolina do sistema de partida a frio (Pg. 3-8)

    Sistema imobilizador (Pg. 3-6, 3-24)

    Indicador principal do controle de cruzeiro* (Pg. 3-7)

    Indicador do controle do cruzeiro* (Pg. 3-7)

    Civic 2008.11.indb 2 10.12.08 17:19:18

  • 3-3

    Instrumentos e Controles

    PaInel De InStruMentoS

    Modelo exS

    * Se equipadoComo os indicadores variam de acordo com o modelo, alguns indicadores podem no existir em seu veculo.

    Modelo com transmisso automtica com alavanca seletora de sete posies.

    Indicador do sistema antifurto (Pg. 3-9, 4-57)

    Indicador dos sinalizadores de advertncia (Pg. 3-6)

    Indicador do farol de neblina (Pg. 3-8)

    Indicador do sistema de assistncia estabilidade do veculo (VSA)* (Pg. 3-7)

    Indicador principal do controle de cruzeiro (Pg. 3-8)

    Indicador de ativao do VSA* (Pg. 3-7)

    Indicador da presso do leo baixa (Pg. 3-4, 9-10)

    Indicador do sistema de carga (bateria) (Pg. 3-4, 9-10)

    Indicador do controle do cruzeiro (Pg. 3-7)

    Indicador das luzes ligadas

    (Pg. 3-8)

    Indicador do farol alto (Pg. 3-6)

    Indicador do sistema suplementar de segurana (Pg. 3-5)

    Indicador do sistema de freio e freio de estacionamento (Pg. 3-5, 9-11)

    Indicador do sistema de freio ABS (Pg. 3-6)

    Indicador do alerta do cinto de segurana (Pg. 3-4)

    Indicador do porta-malas aberto (Pg. 3-7)

    Indicador de porta aberta (Pg. 3-7)

    MPCBR0058a

    Indicador do sistema de injeo eletrnica (Pg. 3-4, 9-11)

    Sistema imobilizador (Pg. 3-6, 3-24)

    Indicador de nvel baixo do tanque de combustvel (Pg. 3-8)

    Indicador de nvel baixo da gasolina do sistema de partida a frio (Pg. 3-8)

    Indicadores de posio da alavanca seletora (Pg. 6-5)

    Civic 2008.11.indb 3 10.12.08 17:19:19

  • 3-4

    Instrumentos e Controles

    Indicador do sistema de carga (Bateria)

    Esta luz se acender quando a ignio for ligada, apagando-se depois que o motor comear a funcionar. Se esta luz per ma-necer acesa com o motor ligado, sinal de que a bateria no est sendo carregada. Procure uma Concessionria Autorizada Honda imediatamente.

    Indicador do alerta do cinto de segurana

    Esta luz se acender quando a ignio for ligada e o cinto de segurana do motoris-ta no estiver colocado, permanecendo acesa at sua colocao. Se o cinto de segurana do motorista no for colocado, um alarme sonoro tambm ser acionado por alguns segundos aps o interruptor de ignio ser ligado (posio II).

    Se o motorista continuar dirigindo sem co-locar o cinto de segurana, soar o alerta e os indicadores piscaro em intervalos regulares.

    Indicador do sistema de injeoeletrnica

    Esta luz se acender por alguns segundos quando o interruptor de ignio for ligado. Se esta luz se acender durante a condu-o do veculo, isso significa que existe algum problema no motor ou nos sistemas de injeo eletrnica ou de controle de emisses.

    Se esta luz se acender, estacione o veculo em um local seguro e desligue o motor. Em seguida, ligue-o novamente. Se a luz permanecer acesa, dirija-se a uma Con-cessionria Autorizada Honda o quanto antes. Dirija em baixa velocidade e evite acelerao total.

    Se a luz de advertncia se acender com freqncia, mesmo que tenha efetuado os procedimentos descritos, dirija-se a uma Concessionria Autorizada Honda para efetuar uma inspeo no sistema.

    Indicador da presso do leo baixa

    Esta luz se acender quando a ignio for ligada, apagando-se depois que o motor comear a funcionar.

    Se a luz se acender durante a conduo do veculo, pare em um local seguro e desli-gue o motor. Procure uma Concessionria Autorizada Honda imediatamente.

    LuzesindicadorasedeAdvertncia

    O painel de instrumentos possui vrios indicadores que do informaes impor-tantes sobre o seu veculo.

    Civic 2008.11.indb 4 10.12.08 17:19:21

  • 3-5

    Instrumentos e Controles

    Indicador do sistema suplementar de segurana SrS

    A luz do SRS alerta o motorista quanto a problemas potenciais com os airbags, sensores ou tensionadores dos cintos de segurana.

    Ao colocar o interruptor de ignio na po-sio II (ligada), esta luz acende por vrios segundos e ento apaga. Isto informa se o sistema est funcionando adequada-mente.

    Se a luz acender em qualquer outro mo-mento ou no acender, inspecione o sis-tema em uma Concessionria Autorizada Honda. Por exemplo:

    Se a luz do SRS no acender aps co-locar o interruptor de ignio na posio II (ligada).

    Se a luz permanecer acesa aps dar a partida no motor.

    Se a luz acender ou piscar enquanto estiver dirigindo.

    Se ocorrer qualquer destas indicaes, os airbags e os tensionadores dos cintos de segurana podem no estar funcionando adequadamente quando voc precisar deles.

    Indicadordosistemadefreioefreiodeestacionamento

    Esta luz possui duas funes:

    1. Acende-se para adverti-lo de que o freio de estacionamento est total ou parcial-mente acionado. Dirigir o veculo com o freio de estacionamento acionado pode danificar os freios e pneus, alm de desativar o sistema ABS. Essa luz se acender quando a ignio for colocada na posio II (ligada).

    2. A luz tambm pode indicar que o nvel do fluido de freio est baixo, se esta permanecer acesa aps o freio de es-tacionamento ser desacionado ou se acender durante a conduo do veculo. Isso normalmente acontece devido ao desgaste excessivo das pastilhas. Dirija-se a sua Concessio nria Autorizada Honda para verificar se as pastilhas do freio esto desgastadas ou se existe vazamento de fluido.

    Ignorara luzdoSRSpode resultaremferimentosgravesoufataisseosistema dos airbags e dos tensiona-dores dos cintos de segurana no funcionaremadequadamente.

    Leveoveculoparainspeodosis-temaemumaConcessionriaAutori-zadaHondaomaisrpidopossvelsealuzdoSRSalertarparaumpossvelproblema.

    aDVertnCIa!

    Civic 2008.11.indb 5 10.12.08 17:19:22

  • 3-6

    Instrumentos e Controles

    Indicadordosistemadefreio antitravanteABS

    Esta luz se acender quando a ignio for colocada na posio II (ligada), apagando-se aps alguns segundos. Se a luz de ad-vertncia per ma necer acesa aps o motor entrar em funcionamento ou com o veculo em movimento, sinal de que existe algum defeito no sistema ABS. O veculo dever ser inspecionado por uma Concessio nria Autorizada Honda o mais rpido possvel. Mesmo com essa luz acesa, os freios convencionais continuaro funcionando normalmente.

    Indicadores dos sinalizadoresde direo e de advertncia

    Os sinalizadores de direo piscam para indicar mudanas de direo direita, esquerda ou mudanas de faixa. Se a luz indicadora piscar com freqncia maior que a normal, isso significa que alguma das lmpadas est queimada. Substitua a lmpada defeituosa o quanto antes (consulte a seo 7, Substituio das lmpadas dos sinalizadores de direo dianteiros e das lanternas dianteiras). Caso contrrio, motoristas e pedestres no sero advertidos sobre mudanas de direo de seu veculo.

    Quando o boto do sinalizador de adver-tncia for acionado, as luzes indicadoras tambm iro piscar.

    Indicadordofarolalto

    Esta luz se acender quando o facho alto do farol estiver aceso e quando o lampe jador do farol for acionado.

    Indicador do sistema imobilizador

    O indicador acende brevemente quando a ignio ligada. O indicador apaga quando a chave codificada inserida na ignio. Se no for uma chave corretamente codi-ficada, o indicador piscar e o sistema de combustvel ser desabilitado.

    Civic 2008.11.indb 6 10.12.08 17:19:24

  • 3-7

    Instrumentos e Controles

    3. Ela acende junto com a luz do sistema VSA se existir um problema no sistema VSA.

    Normalmente esta luz acende por al-guns segundos quando o interruptor de ignio colocado na posio ON (II). Consulte na seo 6 Sistema de assistncia estabilidade do veculo (VSA) para maiores informaes sobre o sistema VSA.

    Indicador principal do controledecruzeiro*

    Este indicador acende quando o sistema de controle de cruzeiro ligado atravs do boto CRUISE.

    Indicador do controle do cruzeiro*

    Este indicador acende quando o controle de cruzeiro ativado. Veja nesta seo maiores informaes sobre o funciona-mento do controle de cruzeiro.

    * Se equipado

    Indicador de porta aberta

    Este indicador acende se alguma porta no estiver totalmente fechada.

    Indicadordatampadoporta-malas aberta

    Este indicador acende quando a tampa do porta-malas no estiver totalmente fechada.

    Indicador do sistema de assistnciaestabilidadedo

    veculo(VSA)*

    Normalmente esta luz acende por alguns segundos quando o interruptor de ignio colocado na posio II (ligada).

    Se ela acender e permanecer acesa em qualquer outro momento, ou no acender quando o interruptor de ignio colocado na posio II (ligada), existe um problema no sistema VSA. Leve o veculo para ins-peo em uma Concessionria Autorizada Honda. Sem o VSA, seu veculo ainda tem condio normal de conduo, porm sem o controle de trao VSA e a melhoria da estabilidade. Consulte na seo 6 Sistema de assistncia estabilidade do veculo (VSA) para maiores informaes sobre o sistema VSA.

    IndicadordeativaodoVSA*

    Esta luz tem trs funes:

    1. Ela acende como um lembrete de que o sistema de assistncia estabilidade do veculo (VSA) foi desligado.

    2. Ela pisca quando o VSA est ativo (con-sulte na seo 6 Sistema de assistncia estabilidade do veculo (VSA) ).

    Civic 2008.11.indb 7 10.12.08 17:19:26

  • 3-8

    Instrumentos e Controles

    Indicadordasluzesligadas

    O indicador alerta que as luzes externas esto ligadas. Ele acende quando o interruptor das luzes colocado nas posi-es ou . Se o interruptor de igni-o for colocado na posio I (acessrios) ou 0 (trava) sem desligar o interruptor das luzes, este indicador permanece aceso. Um som de lembrete tambm soa quando voc abrir a porta do motorista sem a chave no interruptor de ignio.

    Indicadordofaroldeneblinadianteiro*

    Este indicador acende quando o farol de neblina ligado.

    Indicadordenvelbaixodotanquedecombustvel

    O indicador est localizado no medidor de combustvel. Ele acende para alertar que o reservatrio de combustvel deve ser rea-bastecido o mais breve possvel. Quando o indicador acende, no reservatrio de combustvel ainda restam aproximada-mente 7,5 l de combustvel, antes de ser indicado E (vazio).

    MPCBR0059

    Indicador de nvel baixo do tanque de combustvel

    MPCBR0269

    Indicador de nvel baixo da gasolina do sistema de partida a frio

    Indicadordenvelbaixodagasolinadosistemadepartidaafrio

    Este indicador se acender quando a chave de ignio for colocada na posio II (liga-da), apagando-se aps alguns segundos. Se este indicador acender em qualquer outra ocasio, abastea o reservatrio de gasolina o mais rpido possvel. Quando ele acender, existe cerca de 0,14 l de com-bustvel no reservatrio de gasolina.

    * Se equipado

    Civic 2008.11.indb 8 10.12.08 17:19:28

  • 3-9

    Instrumentos e Controles

    Indicadordosistemaantifurto

    O indicador acende quando o sistema antifurto est em operao.

    MPCBR0060MPCBR0601

    Indicador do sistema antifurto

    Se o veculo continuar sendo conduzido com este indicador aceso, o combustvel no reservatrio de gasolina ir se esgotar e poder dificultar a partida do veculo posteriormente.

    CuIDaDo!

    Evite dirigir com um nvel extre-mamentebaixode combustvel noreservatriodegasolina.Dirigirsemcombustvelporperodosprolonga-dospoderdanificar o sistemadealimentao do veculo, causandofalhanapartidadomotor.

    Noexistemedidordecombustvelnoreservatriodegasolinadepar-tida a frio. Seo indicador de nvelbaixoacender,reabasteaoquantoantes,ounaprximavisitaaopostodecombustvel.

    Medidordecombustvel

    Indica a quantidade de combustvel exis-tente no tanque de combustvel. Esta indicao ser mais precisa quando o veculo estiver sobre uma superfcie plana, podendo existir uma pequena variao em declives e aclives.

    Evite conduzir o veculo com uma quanti-dade baixa de combustvel. Funcionamento sem combustvel pode causar falha na ignio, danificando o catalisador.

    Medidor de combustvel (tanque principal)

    Civic 2008.11.indb 9 10.12.08 17:19:29

  • 3-10

    Instrumentos e Controles

    Velocmetro

    Indica a velocidade em quilmetros por hora (km/h).

    A desativao do velocmetro atravs do desligamento de seu cabeamento eltrico, mesmo que temporria, poder provocar srias avarias na transmisso de seu Honda, alm de no permitir o controle da velocidade do veculo, infringindo o Cdigo Nacional de Trnsito.

    Com o velocmetro desativado, a unidade eletrnica de controle do veculo estar interpretando que o veculo poder estar parado, pemitindo eventualmente que a marcha a r seja selecionada, mesmo com o veculo se deslocando frente em alta ve-locidade. Se isso ocorrer, h grande risco de acidentes e inevitvel comprometimento da transmisso.

    Caso seja constatado o desligamento do velocmetro, a garantia do veculo ser automaticamente cancelada.

    MPCBR0062

    Medidor de temperatura VelocmetroMedidor de combustvel

    Tacmetro

    Display de informao

    Civic 2008.11.indb 10 10.12.08 17:19:29

  • 3-11

    Instrumentos e Controles

    Tacmetro

    Indica a velocidade do motor em rotaes por minuto (rpm). A leitura correta feita multiplicando-se o nmero indicado por 1000.

    Para evitar danos ao motor, nunca conduza o veculo com o ponteiro do tacmetro na zona vermelha.

    Para alternar entre hodmetro, hodmetro parcial, consumo mdio de combustvel* e temperatura externa*, pressione o boto SEL/RESET repetidamente.

    DISPlay De InforMao

    Hodmetro

    O hodmetro indica o total de quilmetros percorridos pelo veculo.

    Hodmetroparcial

    O hodmetro parcial indica o nmero de quilmetros desde a ltima vez que ele foi zerado.

    Existem dois hodmetros parciais: Hod-metro A e Hodmetro B. Para alternar entre os dois, pressione o boto SEL/RESET repetidamente.

    Cada um dos hodmetros parciais fun-ciona independentemente, para permitir o registro de duas distncias diferentes.

    Ao mover o interruptor da ignio para a posio II (ligada), a ltima seleo sele-cionada mostrada.

    Para zerar um hodmetro parcial, selecio-ne-o e, em seguida, pressione e mantenha pressionado o boto SEL/RESET at apa-recer a indicao 0.0.

    Medidor de temperatura

    Este medidor indica a temperatura do l-quido de arrefecimento do motor. Durante o funcionamento normal, o indicador deve estar no meio do medidor. Em condies severas de conduo, o indicador pode ficar prximo da marca vermelha. Se o indicador ficar dentro da marca vermelha, pare o veculo em local seguro e desligue o motor. Espere o motor esfriar e verifique o nvel do lquido de arrefecimento no re-servatrio. (Consulte a seo 5 Inspeo do nvel do lquido de arrefecimento).

    * Se equipado

    Civic 2008.11.indb 11 10.12.08 17:19:30

  • 3-12

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0061a

    Boto de seleo/reajuste

    Botodeseleo/reajuste

    Atravs deste boto, possvel selecionar e reajustar o hodmetro, hodmetro parcial, indicador de temperatura externa* e indica-dor de consumo de combustvel*.

    Quando o interruptor de ignio colocado na posio II (ligada), o display de informa-o mostra a ltima funo selecionada.

    * Se equipado

    Modelo lxS

    Modelo exS

    Hodmetro

    Hodmetro

    Hodmetro parcial A

    Hodmetro parcial A

    Indicador de temperatura externa

    Consumo mdio de combustvel

    Hodmetro parcial B

    Hodmetro parcial B

    : Pressione o boto SEL/RESET.

    Civic 2008.11.indb 12 10.12.08 17:19:31

  • 3-13

    Instrumentos e Controles

    Consumomdiodecombustvel*

    Quando qualquer um dos hodmetros parciais est indicado, o consumo mdio de combustvel do veculo, desde a ltima vez em que o hodmetro parcial foi zerado, pode ser indicado no display de infor-mao (km/l). Este nmero atualizado aproximadamente a cada 10 segundos. Para ver o consumo mdio de combustvel, pressione e libere o boto SEL/RESET repetidamente.

    Quando o hodmetro parcial zerado, o consumo mdio por km para aquele hod-metro tambm ser zerado.

    Indicadordetemperaturaexterna*

    Este indicador mostra a temperatura ex-terna em graus Celsius. Para ver a tempe-ratura externa, pressione e solte o boto SEL/RESET at a temperatura ser indicada no display.

    O sensor de temperatura externa est loca-lizado no pra-choque dianteiro. Portanto, a leitura da temperatura pode ser afetada pelo reflexo quente da superfcie da rodovia e pela exausto do trfego ao redor. Isto pode causar uma leitura incorreta quando o veculo estiver em velocidade inferior a 30 km/h.

    * Se equipado

    Civic 2008.11.indb 13 10.12.08 17:19:31

  • 3-14

    Instrumentos e Controles

    *1: Para usar a buzina, pressione o centro do volante de direo.

    *2: Se equipado.

    *3: Veculos equipados com sistema de ar-condicionado manual.

    *4: Veculos equipados com sistema de ar-condicionado automtico.

    Boto de controle da intensidade da iluminao do painel de instrumentos (Pg. 3-17)

    Limpador e lavador do pra-brisa (Pg. 3-15)

    Boto de seleo/reajuste do painel de instrumentos (Pg. 3-12)

    Interruptor do sistema de assistncia estabilidade do veculo (VSA) desligado*2 (Pg. 6-18)

    Faris/Sinalizadores de direo/faris de neblina (Pg. 3-16, 3-17)

    Interruptor dos sinalizadores de advertncia (Pg. 3-18)

    Sistema de udio (Pg. 4-16)Relgio (Pg. 4-54)

    Interruptor do desembaador do vidro traseiro*3 (Pg. 4-5, 3-18)

    Interruptor do desembaador do vidro traseiro*4 (Pg. 4-14, 3-18)

    Interruptor de controle de cruzeiro*2 (Pg. 3-20)

    Alavanca de ajuste da posio do volante (Pg. 3-19)

    Controle remoto do sistema de udio*2 (Pg. 4-55)

    Buzina*1

    Alavanca de liberao do cap (Pg. 5-5)

    MPCBR0350

    Seletores de marcha*2 (Pg. 6-8)

    Alavanca de abertura do bocal do sistema de partida a frio*5

    (Pg. 5-4)

    Civic 2008.11.indb 14 10.12.08 17:19:31

  • 3-15

    Instrumentos e Controles

    LIMPADORESDOPRA-BRISA

    1. MIST

    2. OFF (desligado)

    3. INT Intermitente

    3. LO Velocidade baixa

    5. HI Velocidade alta

    6. Lavador do pra-brisa

    lo Os limpadores funcionam em velocidade baixa.

    HI Os limpadores funcionam em velocidade alta.

    Lavadordopra-brisa

    Puxe a alavanca de controle do limpador em sua direo e mantenha-o nesta posi-o. O lavador funcionar at a alavanca ser liberada. Os limpadores funcionaro em velocidade baixa, aps completar um ou mais ciclos de limpeza, depois da ala-vanca ser liberada.

    MPCBR0280

    Empurre a alavanca para cima ou para baixo para selecionar a posio.MISt Os limpadores funcionam em

    velocidade alta at a alavanca ser liberada.

    off Limpadores desligados.Int Os limpadores funcionam de

    modo intermitente. Para variar o tempo dos interva-

    los, gire o anel ADJ, localizado no interruptor do limpador/lavador do pra-brisa.

    Se o veculo exceder a velocidade de 20 km/h e o anel ADJ estiver ajustado no intervalo mnimo (posio ), o funcionamento dos limpadores mudar de inter-mitente para contnuo em baixa velocidade.

    MPCBR0279Se equipado

    Civic 2008.11.indb 15 10.12.08 17:19:33

  • 3-16

    Instrumentos e Controles

    farIS e SInalIzaDoreS De DIreo

    1. Sinalizador de direo

    2. OFF (desligado)

    3. Lanternas e luzes indicadoras

    4. Farol

    5. Farol alto

    6. Lampejador do farol alto

    Sinalizadordedireo

    Empurre a alavanca do sinalizador de dire-o para cima ou para baixo. Para sinalizar uma mudana de pista, empurre levemente a alavanca para a direo correspondente e mantenha-a nesta posio at completar a mudana. A alavanca retornar para a posio central quando for liberada ou quando a mudana for finalizada.

    faris

    Gire o interruptor para a posio . Nesta posio ficam ligadas as lanternas, luzes traseiras, luz do painel de instrumen-tos, e luz da placa de licena traseira.

    Gire o interruptor para a posio para ligar os faris.

    Quando o interruptor das luzes estiver na posio ou , o indicador de luzes ligadas acende como um lembrete.

    Se as luzes estiverem ligadas e a chave for removida da ignio, ser ouvido um alerta sonoro quando a porta do motorista for aberta.

    farol alto

    Empurre a alavanca para a frente at ouvir um clic. O indicador do farol alto acende. Puxe a alavanca de volta, para retornar para a posio de farol baixo.

    Para lampejar os faris, puxe a alavanca para trs levemente e solte-a. O farol alto permanecer aceso o tempo em que a alavanca for mantida nesta posio.

    MPCBR0281

    Civic 2008.11.indb 16 10.12.08 17:19:34

  • 3-17

    Instrumentos e Controles

    Faroldeneblinadianteiro*

    O interruptor do farol de neblina dianteiro est localizado prximo ao interruptor de controle das luzes. O farol de neblina dian-teiro pode ser ligado quando o interruptor de controle das luzes estiver na posio

    ou na posio .

    Para ligar o farol de neblina dianteiro, gire o interruptor para cima, a partir da posio OFF (desligado).

    O indicador , no painel de instrumentos, acende para indicar que o farol de neblina est ligado.

    Interruptor do farol de neblina dianteiro

    MPCBR0282

    * Se equipado

    MPCBR0069a

    Controle Da luMInoSIDaDe Do PaInel De InStruMentoS

    Os botes para controlar a luminosidade do painel de instrumentos esto localiza-dos abaixo da sada de ar lateral, lado do motorista.

    Pressione o boto + ou para ajustar a luminosidade.

    Botes de controle da luminosidade do painel de instrumentos

    Civic 2008.11.indb 17 10.12.08 17:19:35

  • 3-18

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0070

    A luminosidade pode ser mostrada dentro de seis nveis de luminosidade. Quando o boto + ou pressionado, o display de informao muda para o crculo que mostra o nvel atual. Ser ouvido um alerta quando a luminosidade alcanar o nvel mximo ou mnimo. O display retorna para o display prvio, aproximadamente 5 segundos aps encerrar o ajuste.

    A luminosidade no painel de instrumentos escurece quando o interruptor das luzes colocado na posio ou na posio

    . Ajuste a luminosidade do painel de instrumentos para o nvel desejado com o interruptor dos faris desligado e tambm com o interruptor dos faris ligado. Ambos os ajustes iro permanecer nesses nveis at que um novo ajuste seja feito.

    Pressionando repetidamente o boto + at ouvir um som cancela a luminosidade reduzida.

    SInalIzaDoreS De aDVertnCIa

    Pressione o boto prximo ao volante de direo para ligar os sinalizadores de advertncia. Ao ligar os sinalizadores de advertncia, os quatros sinalizadores de direo externos e os dois indicadores de direo no painel de instrumentos per-manecero piscando.

    CuIDaDo!

    Osinalizadordeverserusadoso-menteemcasodeemergnciaecom oveculoparado.

    MPCBR0071

    DeSeMBaaDor Do VIDro traSeIro

    O desembaador do vidro traseiro limpa o vidro, desembaando-o. Para ligar o desembaador do vidro traseiro, a ignio deve estar na posio II (ligada). Pressione o boto para ligar ou desligar o desem-baador do vidro traseiro. O indicador no boto acende para mostrar que o desem-baador est ligado.

    Com sistema de ar-condicionado manual

    Civic 2008.11.indb 18 10.12.08 17:19:36

  • 3-19

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0072

    O desembaador do vidro traseiro ir se desligar automaticamente aps aproxima-damente 15 minutos de funcionamento. Em alguns modelos, ele se desliga dentro de cerca de 10 a 30 minutos, de acordo com a temperatura externa. Ele tambm se desligar quando a ignio for desligada. O desembaador dever ser ligado novamen-te quando a ignio voltar a ser ligada.

    Verifique se o vidro traseiro est limpo e se a visibilidade boa, antes de colocar o veculo em movimento.

    Os filamentos do desembaador e da an-tena esto localizados na parte interna do vidro traseiro. Para evitar danos, a parte interna do vidro traseiro deve ser limpa ao longo desses filamentos.

    Com sistema de ar-condicionado automtico

    Fazeroajustedaposiodovolantede direo enquanto dirige pode causaraperdadecontroledoveculoeresultaremferimentossriosparaos passageiros.

    Ajusteaposiodovolantededire-osomentecomoveculoparado.

    ateno!

    ajuSte Da PoSIo Do Volante

    Ajuste sempre a posio do volante de direo, antes de colocar o veculo em movimento.

    Civic 2008.11.indb 19 10.12.08 17:19:36

  • 3-20

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0073

    1. Empurre a alavanca, localizada abaixo da coluna da direo, totalmente para baixo.

    2. Movimente o volante de direo para cima ou para baixo, alm de aproxim-lo ou afast-lo do painel. Verifique se, na posio ajustada, possvel ver os medidores e indicadores no painel de instrumentos.

    3. Empurre a alavanca para cima para tra-var o volante na posio selecionada.

    4. Verifique se o volante est firmemente travado, tentando mov-lo para cima e para baixo e para dentro e para fora do painel.

    MPCBR0461

    CONTROLEDECRUzEIRO*

    O controle de cruzeiro permite manter cons-tantes velocidades acima de 40 km/h, sem a necessidade de manter o pedal do acele-rador pressionado. O controle de cruzeiro no ir manter a velocidade programada, se a mesma for superior potncia forneci-da pelo motor. Exemplo: Altas velocidades em aclive acentuado.

    Este dispositivo no dever ser ativado sob condies de trfego intenso, em estradas sinuosas ou ainda em estradas escorregadias.

    Paraacionarocontroledecruzeiro

    1. Pressione o boto CRUISE (cruzeiro), no volante de direo. O indicador CRUISE MAIN (cruzeiro principal), acende no painel de instrumentos.

    2. Acelere para alcanar a velocidade desejada, acima de 40 km/h.

    3. Pressione e libere o boto SET/DECEL no volante de direo. O indicador CRUISE CONTROL (contro le de cruzeiro) no painel de instrumentos acende para indicar que o sistema est ativado.

    ateno!

    Comoo controle de cruzeiro atuadiretamentenopedaldoacelerador,norepouseopsobopedalquandoosistemaestiveracionado.Opedalpoderprensarseup.

    Boto SET/ DECEL

    Boto do CRUISEBoto RES/ACCEL

    Boto CANCEL

    * Se equipado

    Civic 2008.11.indb 20 10.12.08 17:19:37

  • 3-21

    Instrumentos e Controles

    O controle de cruzeiro pode no manter a velocidade ajustada quando estiver subin-do ou descendo uma ladeira. Se a veloci-dade aumentar quando estiver descendo uma ladeira, use o freio para descer deva-gar. Este procedimento ir cancelar o con-trole de cruzeiro. Para retomar a velocidade ajustada, pressione o boto RES/ACCEL. O indicador CRUISE/CONTROL no painel de instrumentos voltar a ligar.

    Quando estiver subindo uma ladeira, a transmisso automtica pode engatar uma marcha baixa para manter a velocidade ajustada.

    Paraalteraravelocidadeajustada

    A velocidade ajustada pode ser aumen-tada em qualquer uma das situaes a seguir:

    Pressione e mantenha pressionado o boto RES/ACCEL. Quando alcanar a velocidade desejada, solte o boto.

    Pressione o pedal do acelerador. Acele-re at alcanar a velocidade desejada e pressione o boto SET/DECEL.

    Para aumentar a velocidade gradu-almente, toque o boto RES/ACCEL. Cada vez que o boto tocado, a velocidade do veculo aumenta em aproximadamente 1,6 km/h.

    A velocidade ajustada pode ser reduzida em qualquer uma das situaes a seguir:

    Pressione e mantenha pressionado o boto SET/DECEL. Quando alcanar a velocidade desejada, solte o boto.

    Para reduzir a velocidade gradualmente, toque o boto SET/DECEL. Cada vez que o boto tocado, a velocidade do veculo reduz em aproximadamente 1,6 km/h.

    Pise levemente no pedal do freio ou da embreagem. O indicador CRUISE CONTROL no painel de instrumentos apaga. Quando o veculo reduzir para a velocidade desejada, pressione o boto SET/DECEL.

    Civic 2008.11.indb 21 10.12.08 17:19:38

  • 3-22

    Instrumentos e Controles

    Mesmo com o controle de cruzeiro ligado, o pedal do acelerador ainda poder ser usado para aumentar a velocidade em caso de ultrapassagem. Aps completar a ultrapassagem, o p pode ser retirado do pedal do acelerador. O veculo retornar velocidade de cruzeiro ajustada.

    Descansar o p no pedal do freio ou da embreagem resultar em cancelamento do controle de cruzeiro.

    Paracancelarocontroledecruzeiro

    O controle de cruzeiro poder ser cancela-do em uma das situaes a seguir:

    Pise levemente no pedal do freio ou da embreagem.

    Pressione o boto CANCEL no volante de direo.

    Pressione o boto CRUISE no volante de direo.

    Pararetomaravelocidadeajustada

    Quando o boto CANCEL pressionado ou pedal do freio ou da embreagem le-vemente acionado, o sistema ir guardar a velocidade de cruzeiro, previamente ajustada. Para retomar a velocidade de cruzeiro, acelere alm de 40 km/h, em seguida pressione e libere o boto RES/ACCEL.

    O indicador CRUISE CONTROL acender e o veculo ir acelerar at alcanar a velo-cidade de cruzeiro ajustada antes.

    Pressionando o boto CRUISE, o sistema completamente desligado e a veloci-dade de cruzeiro previamente ajustada apagada.

    ateno!

    Avelocidadedoveculo,comocon-trole de cruzeiro ativado, podervariar tanto em aclives como emdeclivesemfunodainclinaodaviaeoutrosfatores,especialmenteem descidas acentuadas ou prolon-gadas. Esteja atento velocidaderegulamentadaparanoexced-la.

    Civic 2008.11.indb 22 10.12.08 17:19:38

  • 3-23

    Instrumentos e Controles

    CHAVES

    Seu veculo possui 3 chaves:

    1. Chave mestra - utilizada para a ignio e todas as travas do veculo:

    Ignio; Portas; Tampadoportamalas; Alavancadeaberturadoportamalas.

    2. Chave reserva - cpia da chave mestra.

    3. Chave secundria - utilizada somente para a ignio e travas das portas.

    Com esta chave, se for necesssrio deixar o veculo e a chave em um esta-cionamento, os seguintes itens podero permanecer travados:

    Tampadoportamalas; Alavancadeaberturadoportamalas.Uma plaqueta de cdigo acompanha as chaves. O nmero de cdigo necessrio em caso de perda das chaves. Mantenha essa plaqueta em lugar seguro. Use so-mente chaves de reposio aprovadas pela Honda.Essas chaves contm circuitos eletrnicos que so ativados pelo Sistema Imobiliza-dor. Caso os circuitos estejam danificados, as chaves no funcionaro para dar a partida no motor.

    Proteja as chaves da incidncia deraios solares, de temperaturas altas e umidade excessiva;

    Nodeixe as chaves caremno chonem coloque objetos pesados sobre elas;

    Mantenha as chaves afastadas delquidos. Se as chaves molharem, seque-as imediatamente com um pano macio.

    Seu veculo Honda tambm est equipado com um controle remoto integrado chave. Consulte nesta seo Controle Remoto.

    MPCBR0077 MPCBR0078

    Plaqueta nmero da chave

    Chave mestra

    Chave secun-dria (cinza)

    Plaqueta nmero da chave

    Modelos lxS Modelo exSChave reserva (cpia da mestra)

    Chave mestra

    Chave secun-dria (cinza)

    Chave reserva (cpia da mestra)

    Civic 2008.11.indb 23 10.12.08 17:19:39

  • 3-24

    Instrumentos e Controles

    SistemaImobilizador

    O Sistema Imobilizador protege seu veculo de possveis furtos. Uma chave de ignio devidamente codificada deve ser utilizada no interruptor de ignio para dar a partida no motor. Se uma chave de ignio (ou ou-tro dispositivo) que no esteja devidamente codificada for usada, o circuito de partida do motor ser desativado.

    Quando o interruptor de ignio for ligado (posio II), a luz indicadora do sistema imobilizador se acender por alguns se-gundos. Caso a luz indicadora comece a piscar, isso significa que o sistema no reconhece o cdigo da chave. Gire o inter-ruptor de ignio para a posio 0 (trava), retire a chave, insira-a novamente e ligue o interruptor de ignio (posio II).

    O sistema pode no reconhecer sua chave, caso ela tenha estado em contato com a chave de outro sistema imobilizador, ou se algum objeto metlico estiver prximo ao interruptor de ignio. Para que o sistema reconhea sua chave:

    No coloque chaves de outros sistemas imobilizadores no mesmo chaveiro.

    Use um chaveiro de plstico ou couro, nunca de metal.

    Mantenha outras chaves distantes da chave de seu veculo e do interruptor de ignio durante o acionamento do motor.

    Se o sistema no reconhecer a codificao da chave repetidamente, entre em conta-to com uma Concessionria Autorizada Honda.

    No modifique esse sistema nem adicione outros dispositivos. Problemas eletrnicos podero ocorrer, ocasionando a impossi-bilidade do veculo ser dirigido.

    Caso tenha perdido sua chave ou esteja impossibilitado de ligar o motor, procure uma Concessionria Autorizada Honda.

    Este sistema antifurto homologado pela Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel), sob o cdigo 1103 05 2336.

    Civic 2008.11.indb 24 10.12.08 17:19:40

  • 3-25

    Instrumentos e Controles

    InterruPtor Da IGnIo

    O interruptor da ignio possui 4 posies:

    0 = Trava do volante

    I = Acessrios

    II = Ignio ligada

    III = Partida do motor

    MPCBR0364

    nunca gire o interruptor da ignio paraaposio0ouremovaachavedaignioenquantooveculoestiveremmovimento.Ovolantededireoirtravar,causandoaperdadecon-troledoveculo.

    Posio0(Travadovolante)

    A chave somente pode ser inserida ou removida da ignio nesta posio.

    Para girar a chave, pressione-a levemente. Se o veculo for equipado com transmisso automtica, a alavanca seletora deve estar na posio P (estacionamento).

    Se as rodas dianteiras estiverem estera-das, a trava antifurto dificultar girar a cha-ve. Gire o volante de direo firmemente para a esquerda ou para a direita, medida que gira a chave na ignio.

    Posio I (acessrios)

    O sistema de udio e o soquete de ali-mentao para acessrios podem ser colocados em funcionamento, com a chave nesta posio.

    Posio II (Ignio ligada)

    Esta a posio normal para a conduo do veculo. Todos os dispositivos e aces-srios podem ser utilizados com a ignio ligada.

    Algumas luzes do painel de instrumentos se acendem para verificao, apagando-se quando o motor entrar em funciona-mento.

    Posio III (Partida do motor)

    Use esta posio somente para dar a partida no motor. O interruptor da ignio retorna para a posio II (ligada) quando a chave liberada.

    Se a chave estiver na ignio na posio 0 (trava) ou posio I (acessrios) e a porta do motorista for aberta soar um alerta. Retire a chave da ignio para desligar o alerta sonoro.

    Se o veculo equipado com transmisso automtica, a alavanca seletora deve estar na posio P (estacionamento), antes da chave ser removida da ignio.

    CuIDaDo!

    Civic 2008.11.indb 25 10.12.08 17:19:40

  • 3-26

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0082

    Para travar

    Para destravar

    PortaS

    Travaseltricasdasportas

    O interruptor principal das travas das por-tas permite controlar todas as travas das portas a partir da porta do motorista. Para travar todas as portas, pressione a parte superior do interruptor principal e para destrav-las, pressione a parte inferior.

    A porta do passageiro dianteiro tambm est equipada com interruptor principal das travas das portas.

    Interruptor principal da trava da porta

    Cada porta tem um boto-trava perto da maaneta interna da porta. Ao puxar para fora o boto-trava da porta do motorista, todas as portas travam. Ao pressionar o boto-trava da porta do motorista, somen-te a do motorista destrava. O boto-trava em cada porta dos passageiros somente trava e destrava aquela porta.

    Quando a porta est destravada, voc pode ver um indicador vermelho no boto-trava perto da maaneta interna da porta.

    Todas as portas podem ser travadas e destravadas atravs da porta do moto-rista, destravando-a ou travando-a com a chave.

    Para destravar a porta do motorista pelo lado de fora, gire a chave e solte-a. Para destravar todas as portas, gire a chave novamente.

    MPCBR0366

    Boto-trava

    Para travar

    Para destravarMPCBR0081

    Marca vermelha

    Civic 2008.11.indb 26 10.12.08 17:19:42

  • 3-27

    Instrumentos e Controles

    Para travar qualquer porta dos passagei-ros ao deixar o veculo, puxe para trs o boto-trava e feche a porta. Para travar a porta do motorista, remova a chave do interruptor de ignio, puxe e segure a maaneta externa da porta e puxe para trs o boto-trava ou pressione o topo do interruptor da trava principal da porta, fechando ento a porta.

    O sistema de segurana ativado aps voc travar as portas e o porta-malas com o boto-trava da porta do motorista ou o interruptor da trava principal da porta. Para maiores informaes, consulte na seo 4 Sistema antifurto.

    Ao travar as portas com a chave, todos os sinalizadores de direo externos e ambos os indicadores no painel de instrumentos piscam trs vezes, para verificar se as portas e o porta-malas esto travados e se o sistema de segurana foi ajustado (consulte na seo 4 Sistema antifurto ).

    Prevenodetravamento

    Se voc esquecer e deixar a chave no interruptor de ignio, a preveno de travamento no permite que voc trave a porta do motorista. Com qualquer outra porta aberta e a chave no interruptor de ignio, o travamento atravs do interruptor da trava principal da porta desativado. Se a porta do motorista estiver fechada, a lingeta trava da porta do motorista no desativada. Puxando para trs a lingeta trava da porta do motorista todas as portas sero travadas. Se voc tentar travar e abrir a porta do motorista puxando para trs a lingeta trava, a lingeta trava da porta do motorista salta para fora e destrava a porta do motorista.

    Em alguns modelos, as lingetas trava de todas as portas saltam para fora e destra-vam as portas.

    MPCBR0083a

    Travasdeseguranaparacrianas

    As travas de segurana evitam que crian-as sentadas no banco traseiro abram acidentalmente as portas traseiras. As travas esto localizadas em cada uma das portas traseiras (veja ilustrao). Com a alavanca na posio LOCK (trava), a porta no poder ser aberta pelo lado interno, independente da posio do boto-trava da porta. A porta somente poder ser aberta pelo lado de fora atravs da maa-neta externa.

    Travado

    Alavanca

    Destravado

    Civic 2008.11.indb 27 10.12.08 17:19:42

  • 3-28

    Instrumentos e Controles

    Travamento/destravamentoautomticodasportas

    O veculo tem dois ajustes personalizados de trava: travamento automtico da porta e destravamento automtico da porta. Faa todos os ajustes antes de colocar o veculo em movimento.

    Travamentoautomticodasportas

    A funo trava automtica das portas possui trs ajustes possveis:

    O travamento automtico da porta est desativado.

    As portas travam automaticamente sempre que a alavanca seletora movi-da da posio P (estacionamento) para outra posio (veculos com transmis-so automtica).

    As portas travam quando o veculo al-cana a velocidade de 15 km/h. Este o ajuste padro.

    Para desativar os modos de Travamento Automtico das Portas

    1. Certifique-se que a alavanca seletora es-teja na posio P (estacionamento), nos veculos com transmisso automtica e abra a porta do motorista.

    2. Gire a chave na ignio para a posio II (ligada).

    MPCBR0369

    Civic 2008.11.indb 28 10.12.08 17:19:43

  • 3-29

    Instrumentos e Controles

    Para programar o modo Trava de Estacionamento:

    Trava todas as portas quando a alavanca seletora movida da posio P (esta-cionamento) (veculos com transmisso automtica).

    1. Certifique-se que a alavanca seletora est na posio P (estacionamento).

    2. Coloque o interruptor de ignio na po-sio II (ligada) e certifique-se de fechar a porta do motorista.

    MPCBR0370

    3. Pressione e mantenha pressionada a parte dianteira do interruptor principal de travamento da porta na porta do motorista at ouvir um clic. Continue segurando o interruptor at ouvir outro clic (aps cerca de 5 segundos).

    4. Libere o interruptor e dentro de 5 segun-dos coloque o interruptor de ignio na posio 0 (trava).

    3. Acione o freio de estacionamento.

    4. Pressione e mantenha pressionada a parte dianteira do interruptor principal da trava da porta, localizado na porta do motorista. Ser ouvido um clic aps 5 segundos.

    5. Solte o interruptor e gire a chave na ignio para a posio I (acessrios), dentro de 5 segundos.

    Civic 2008.11.indb 29 10.12.08 17:19:43

  • 3-30

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0371

    Para programar o modo Trava de Conduo:

    Trava todas as portas quando a velocidade do veculo atinge cerca de 15 km/h.

    1. Certifique-se que a alavanca seletora est na posio P (estacionamento) (ve-culos com transmisso automtica).

    2. Coloque o interruptor de ignio na po-sio II (ligada) e certifique-se de fechar a porta do motorista.

    3. Em veculos com transmisso auto-mtica: pressione e mantenha pres-sionado o pedal do freio, movendo a alavanca seletora da posio P (esta-cionamento).

    4. Pressione e mantenha pressionada a parte dianteira do interruptor principal de travamento da porta na porta do motorista at ouvir um clic. Continue segurando o interruptor at ouvir outro clic (aps cerca de 5 segundos).

    5. Libere o interruptor e dentro de 5 se-gundos coloque o interruptor de ignio na posio I (acessrios). Em veculos com transmisso automtica: mova a alavanca seletora para a posio P (estacionamento).

    6. Coloque o interruptor de ignio na posio 0 (trava).

    Destravamentoautomticodasportas

    A funo de destravamento automtico das portas tem cinco ajustes possveis:

    O destravamento automtico das portas fica desativado sempre.

    Em veculos com transmisso auto-mtica: a porta do motorista destrava ao mover a alavanca seletora para a posio P (estacionamento).

    Todas as portas destravam ao mover a alavanca seletora da posio P (esta-cionamento) (veculos com transmisso automtica).

    A porta do motorista destrava sempre que colocar o interruptor de ignio na posio I (acessrios).

    Todas as portas destravam sempre que colocar o interruptor de ignio na posio I (acessrios).

    Civic 2008.11.indb 30 10.12.08 17:19:44

  • 3-31

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0372

    Para desligar o modo Destravamento Automtico das Portas:

    1. Certifique-se que a alavanca seletora est na posio P (estacionamento)(ve-culos com transmisso automtica).

    2. Coloque o interruptor de ignio na posio II (ligada) e abra a porta do motorista.

    3. Pressione e mantenha pressionada a parte traseira do interruptor principal de travamento da porta na porta do motorista at ouvir um clic. Continue segurando o interruptor at ouvir outro clic (aps cerca de 5 segundos).

    4. Libere o interruptor e dentro de 5 segun-dos coloque o interruptor de ignio na posio 0 (trava).

    MPCBR0373

    Para programar o modo Destravado na Posio Estacionamento:

    Destrava a porta do motorista ou todas as portas quando a alavanca seletora movida para a posio P (estacionamento)(veculos com transmisso automtica).

    1. Certifique-se que a alavanca seletora est na posio P (estacionamento).

    2. Coloque o interruptor de ignio na po-sio II (ligada) e certifique-se de fechar a porta do motorista.

    Civic 2008.11.indb 31 10.12.08 17:19:45

  • 3-32

    Instrumentos e Controles

    3. Pressione e mantenha pressionada a parte traseira do interruptor principal de travamento da porta na porta do motorista at ouvir um clic. Continue segurando o interruptor:

    At voc ouvir outro clic (aps cerca de 5 segundos) para ativar a funo destravar a porta do motorista.

    Ou at voc ouvir dois ou mais clics (aps cerca de 10 segundos) para ativar a funo destravar todas as portas.

    4. Libere o interruptor e dentro de 5 segun-dos coloque o interruptor de ignio na posio 0 (trava).

    Para programar o modo Destravado no Interruptor de Ignio

    Destrava a porta do motorista ou todas as portas quando o interruptor de ignio movido da posio II (ligada).

    1. Certifique-se que a alavanca seletora est na posio P (estacionamento)(ve-culos com transmisso automtica).

    2. Coloque o interruptor de ignio na po-sio II (ligada) e certifique-se de fechar a porta do motorista.

    MPCBR0374

    3. Em veculos com transmisso autom-tica: pressione e mantenha o pedal do freio, movendo a alavanca seletora da posio P (estacionamento).

    4. Pressione e mantenha pressionada a parte traseira do interruptor principal de travamento da porta na porta do motorista at ouvir um clic. Continue segurando o interruptor:

    At voc ouvir outro clic (aps cerca de 5 segundos) para ativar a funo destravar a porta do motorista.

    Ou at voc ouvir dois ou mais clics (aps cerca de 10 segundos) para ativar a funo destravar todas as portas.

    5. Libere o interruptor e dentro de 5 se-gundos coloque o interruptor de ignio na posio I (acessrios). Em veculos com transmisso automtica: mova a alavanca seletora para a posio P (estacionamento).

    6. Coloque o interruptor de ignio na posio 0 (trava).

    Mesmo que a bateria do seu veculo seja removida ou descarregue, o sistema man-tm o ajuste travamento/destravamento automtico das portas selecionado.

    Civic 2008.11.indb 32 10.12.08 17:19:46

  • 3-33

    Instrumentos e Controles

    MPCBR0090

    Boto LOCK (para travar)

    Boto PANIC (pnico)

    Boto abertura do porta-malas*

    Boto UNLOCK (para destravar)

    * Se equipado

    Controle remoto

    As portas podem ser travadas e destravadas atravs do controle remoto. Ao pressionar o boto LOCK, todas as portas sero travadas. As lanternas dianteiras e traseiras piscaro trs vez.

    Quando o boto UNLOCK for pressiona-do uma vez, somente a porta do motorista ser destravada e as lanternas dianteiras e traseiras piscaro uma vez. As outras portas sero destravadas quando o boto for novamente pressionado.

    A luz do teto, com seu interruptor na posi-o central, se acender quando o boto UNLOCK for pressionado. Se nenhuma das portas for aberta, a luz permanecer acesa por cerca de 30 segundos. Se as portas forem novamente travadas com o controle remoto antes de 30 segundos, a luz se apagar imediatamente.

    Se utilizar a funo UNLOCK do controle remoto e alguma porta no for aberta den-tro de 30 segundos, todas as portas sero automaticamente travadas.

    Nenhuma das portas poder ser travada com o controle remoto se alguma porta estiver aberta ou se a chave estiver na ignio.

    Voc no pode destravar as portas com o controle remoto se a chave estiver no interruptor de ignio.

    Modelo exS

    Para abrir o porta-malas, pressione o boto de abertura do porta-malas por aproxima-damente um segundo.

    O porta-malas no ser aberto se a chave estiver na ignio.

    Modo Pnico

    O modo pnico permite que o sistema de alarme do veculo seja ativado para chamar a ateno. Quando ativado, a buzina ser acionada e as luzes exteriores se acen-dero durante 30 segundos. Para ativar o modo pnico, pressione o boto PANIC durante dois segundos.

    Para cancel-lo antes dos 30 segundos, pressione qualquer boto no controle re-moto ou gire o interruptor de ignio para a posio II (ignio ligada).

    Civic 2008.11.indb 33 10.12.08 17:19:47

  • 3-34

    Instrumentos e Controles

    Cuidados com o controle remoto

    Evite deixar cair ou arremessar o con-trole remoto.

    Proteja o controle remoto de tempera-turas extremas.

    No mergulhe o controle remoto em qualquer tipo de lquido.

    Em caso de perda do controle remoto, entre em contato com uma Concessio-nria Autorizada Honda para informa-es sobre a reposio.

    Para substituir a bateria:

    1. Remova o parafuso na base do controle remoto com uma chave tipo Philips pe-quena.

    2. Com uma pequena chave de fenda, faa uma alavanca atravs do vinco para separar o controle remoto da chave.

    MPCBR0091

    Parafuso

    Substituio da bateria do controle remoto

    Quando a bateria do controle remoto estiver fraca, pode ser necessrio pres-sionar os botes vrias vezes para travar e destravar as portas. Alm disso, a luz do led ficar fraca. Substitua a bateria o quanto antes.

    Tipo de bateria: CR1616

    Civic 2008.11.indb 34 10.12.08 17:19:47

  • 3-35

    Instrumentos e Controles

    PORTA-MALAS

    O porta-malas pode ser aberto em qual-quer uma das situaes a seguir:

    Puxe a alavanca de abertura, locali-zada na lateral externa do banco do motorista.

    Pressione e mantenha pressionad