citologia parte iii

23
EE 19 de Julho - Profª Elisa ORGANELAS ORGANELAS CELULARES CELULARES

Upload: elisa-dos-santos-cardoso

Post on 08-Jul-2015

5.677 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Citologia parte III

EE 19 de Julho - Profª Elisa

ORGANELAS ORGANELAS CELULARESCELULARES

Page 2: Citologia parte III

CÉLULA ANIMALCÉLULA ANIMAL

Page 3: Citologia parte III

CÉLULA VEGETALCÉLULA VEGETAL

Page 4: Citologia parte III

HialoplasmaHialoplasma

Apresenta elasticidade, Apresenta elasticidade, contratilidade, coesão, contratilidade, coesão, rigidez e mobilidade rigidez e mobilidade interna. Constituído interna. Constituído principalmente de água e principalmente de água e proteínas. Responsável proteínas. Responsável pelos movimentos pelos movimentos amebóides e de ciclose.amebóides e de ciclose.

Page 5: Citologia parte III

CitoesqueletoCitoesqueleto

Microtúbulos e microfilamentos ocos que mantém Microtúbulos e microfilamentos ocos que mantém a forma celular e sustentam as organelasa forma celular e sustentam as organelas

Page 6: Citologia parte III

RIBOSSOMOSRIBOSSOMOS

Encontrada nas células Procariotas e Encontrada nas células Procariotas e EucariotasEucariotas

Formada em regiões especiais do Formada em regiões especiais do cromossomo relacionadas ao nucléolo.cromossomo relacionadas ao nucléolo.

  Composição química:Composição química:

  RNA RNA ribossômico ribossômico + Proteínas + Proteínas

   Após a sua formação ele migra para o Após a sua formação ele migra para o

citoplasma, onde pode ficar isolado, citoplasma, onde pode ficar isolado, formando os poliribossomos ou se formando os poliribossomos ou se encontrar nas membranas do retículo encontrar nas membranas do retículo endoplasmático rugoso.endoplasmático rugoso.

   É uma organela não membranosa.É uma organela não membranosa.

Síntese de ProteínasSíntese de Proteínas

Page 7: Citologia parte III

RETÍCULO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSOENDOPLASMÁTICO RUGOSO

Conhecido também como Conhecido também como ErgastoplasmaErgastoplasma

Responsável pelo Responsável pelo transporte de transporte de substâncias no interior substâncias no interior da célula.da célula.

Síntese de ProteínasSíntese de Proteínas

Page 8: Citologia parte III

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISOLISO

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO OU AGRANULARLISO OU AGRANULAR

Aumenta a superfície interna da Aumenta a superfície interna da célula, facilitando a ocorrência de célula, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao reações químicas necessárias ao metabolismo celular.metabolismo celular.

Responsável pelo transporte de Responsável pelo transporte de substâncias no interior da célula.substâncias no interior da célula.

Síntese de lipídiosSíntese de lipídios Armazenamento de substâncias, Armazenamento de substâncias,

sendo os vacúolos da célula vegetal sendo os vacúolos da célula vegetal bolsa membranosa derivada do bolsa membranosa derivada do retículo endoplasmático.retículo endoplasmático.

DesintoxicaçãoDesintoxicação

Page 9: Citologia parte III

COMPLEXO DE GOLGICOMPLEXO DE GOLGI Essa estrutura Essa estrutura

consiste em um consiste em um sistema de sistema de membranas lisas que membranas lisas que formam vesículas e formam vesículas e sáculos achatados sáculos achatados denominados de denominados de DictiossomosDictiossomos..

Page 10: Citologia parte III

COMPLEXO DE GOLGICOMPLEXO DE GOLGI Armazena, identifica, empacotaArmazena, identifica, empacota e e

secretasecreta substânciassubstâncias: proteínas, : proteínas, lipídios, glicoproteínas, glicolipídios lipídios, glicoproteínas, glicolipídios e outras.e outras.

Organização do Organização do AcrossomoAcrossomo no no

espermatozóide(contém enzimas espermatozóide(contém enzimas importantes para penetração do importantes para penetração do espermatozóide no óvulo).espermatozóide no óvulo).

Síntese de CarboidratosSíntese de Carboidratos – Os – Os monossacarídeos obtidos dos monossacarídeos obtidos dos alimentos são polimerizados, alimentos são polimerizados, formando – se então os formando – se então os polissacarídeos. Os polissacarídeos polissacarídeos. Os polissacarídeos podem ser juntar com as proteínas podem ser juntar com as proteínas formando as formando as glicoproteínasglicoproteínas ou se ou se ligando com os lipídios formando os ligando com os lipídios formando os glicolipídiosglicolipídios. .

Page 11: Citologia parte III

COMPLEXO DE GOLGICOMPLEXO DE GOLGI

Formação do Formação do LisossomoLisossomo..

(Enzimas produzidas no (Enzimas produzidas no RER e conduzidas ao RER e conduzidas ao complexo golgiense, são complexo golgiense, são modificadas, acumuladas e modificadas, acumuladas e acondicionadas em acondicionadas em vesículas formando o vesículas formando o lisossomo).lisossomo).

Page 12: Citologia parte III

LISOSSOMOSLISOSSOMOS A Digestão IntracelularA Digestão Intracelular   As enzimas formadas no RER migram As enzimas formadas no RER migram

para o C. Golgi onde são secretadas para o C. Golgi onde são secretadas em pequenas vesículas denominadas em pequenas vesículas denominadas de de Lisossomo PrimárioLisossomo Primário. .

   O Lisossomo primário funde-se com o O Lisossomo primário funde-se com o

fagossomo ou pinossomo, formando o fagossomo ou pinossomo, formando o LLisossomo Secundário ou Vacúolo isossomo Secundário ou Vacúolo Digestivo.Digestivo.

O que é útil migra para o citoplasma O que é útil migra para o citoplasma enquanto que o resíduo fica dentro enquanto que o resíduo fica dentro do vacúolo sendo chamado agora de do vacúolo sendo chamado agora de Vacúolo Residual.Vacúolo Residual. O vacúolo residual O vacúolo residual é eliminado por é eliminado por Clasmocitose ou Clasmocitose ou ExocitoseExocitose..

  

Page 13: Citologia parte III

DIGESTÃO INTRACELULARDIGESTÃO INTRACELULAR

Page 14: Citologia parte III

AUTOFAGIAAUTOFAGIAProcesso em que a célula digere Processo em que a célula digere

parte dela própria em caso de parte dela própria em caso de subnutrição ou quando uma subnutrição ou quando uma organela está inativa. O vacúolo organela está inativa. O vacúolo formado é denominado de vacúolo formado é denominado de vacúolo autofágico.autofágico.

Também é responsável pela Também é responsável pela tranformação de um tipo celular tranformação de um tipo celular em outro (hemácias se originam em outro (hemácias se originam de células da medula óssea de células da medula óssea vermelha-eritroblastos), nesse vermelha-eritroblastos), nesse processo, o núcleo é iliminado da processo, o núcleo é iliminado da célula e os lisossomos dos célula e os lisossomos dos eritroblastos digerem as eritroblastos digerem as estruturas citoplasmáticas estruturas citoplasmáticas formando as hemácias.formando as hemácias.

  

Page 15: Citologia parte III

HETEROFAGIAHETEROFAGIA Materiais incorporados pela célula (fagocitose ou pinocitose) Materiais incorporados pela célula (fagocitose ou pinocitose)

ficam contidos numa organele denominada ficam contidos numa organele denominada fagossomo ou fagossomo ou pinossomo, pinossomo, conforme tenham sido incorporadas por conforme tenham sido incorporadas por fagicitose ou pinocitose respectivamente. Os lisossomos fagicitose ou pinocitose respectivamente. Os lisossomos fundem-se a essas vesículas e liberam enzimas digestivas fundem-se a essas vesículas e liberam enzimas digestivas digerindo-as. Esse material pode ser incorporado ao digerindo-as. Esse material pode ser incorporado ao citoplasma, podendo ser utilizado em processos metabólicos.citoplasma, podendo ser utilizado em processos metabólicos.

Page 16: Citologia parte III

AUTÓLISEAUTÓLISE Processo no qual os lisossomos se Processo no qual os lisossomos se

rompem, promovendo a destruição rompem, promovendo a destruição da célula.da célula.

   A silicose é uma doença em que a A silicose é uma doença em que a

sílica enfraquece a membrana do sílica enfraquece a membrana do lisossomo e este derrama suas lisossomo e este derrama suas enzimas no interior da célula enzimas no interior da célula destruindo - a.destruindo - a.

   A regressão da cauda do girino útero A regressão da cauda do girino útero

após a gravidez e também a glândula após a gravidez e também a glândula mamária.mamária.

Page 17: Citologia parte III

PLASTOSPLASTOS

São organelas encontradas em células São organelas encontradas em células vegetais ou de certos vegetais ou de certos microorganismos. Os principais tipos microorganismos. Os principais tipos de plastos são os leucoplastos e os de plastos são os leucoplastos e os cloroplastos.cloroplastos.

LeucoplastosLeucoplastos São plastos incolores, São plastos incolores,

desprovidos de pigmentos, que se desprovidos de pigmentos, que se caracterizam por acumular caracterizam por acumular substâncias nutritivas.Os substâncias nutritivas.Os leucoplastos que acumulam o leucoplastos que acumulam o amido, por exemplo, são comuns amido, por exemplo, são comuns em órgãos de reserva de plantas, em órgãos de reserva de plantas, como a batata, a macaxeira, etc.como a batata, a macaxeira, etc.

CloroplastosCloroplastos São plastos verdes, responsáveis São plastos verdes, responsáveis

pela realização da fotossíntese. pela realização da fotossíntese. Essas organelas possuem vários Essas organelas possuem vários tipos de pigmanetos, entre os tipos de pigmanetos, entre os quais destacam-se as clorofilas, quais destacam-se as clorofilas, que têm a função de absorver que têm a função de absorver energia luminosa.energia luminosa.

Page 18: Citologia parte III

Fotossíntese

Page 19: Citologia parte III

MitocôndriaMitocôndria

Organelas responsáveis pela Organelas responsáveis pela respiração celular, portanto, respiração celular, portanto, constituem verdadeiras constituem verdadeiras usinas de energia, onde a usinas de energia, onde a matéria orgânica é “moída”, matéria orgânica é “moída”, fornecendo ao metabolismo fornecendo ao metabolismo celular a energia química celular a energia química acumulada em suas acumulada em suas ligações.De fato, quanto ligações.De fato, quanto maior a atividade metabólica maior a atividade metabólica de uma célula, maior deverá de uma célula, maior deverá ser o o número de ser o o número de mitocôndriasmitocôndrias

Page 20: Citologia parte III

VacúolosVacúolos

São estruturas São estruturas saculiformes encontradas saculiformes encontradas em diversos tipos de em diversos tipos de células.células.

Função:Função: Armazenamento de Armazenamento de

substâncias( açúcares, substâncias( açúcares, óleos, sais)óleos, sais)

Regulação osmóticaRegulação osmótica

Page 21: Citologia parte III

Vacúolo ContrátilVacúolo Contrátil

Page 22: Citologia parte III

CentríolosCentríolos

Organelas fibrilares Organelas fibrilares constituídas por 27 constituídas por 27 túbulos de natureza túbulos de natureza protéica, organizados em protéica, organizados em nove grupos de três.Os nove grupos de três.Os centríolos não aparecem centríolos não aparecem nas células vegetais em nas células vegetais em geral.geral. Função:Função:

Relacionados ao Relacionados ao processo de divisão processo de divisão celularcelular

Formação e coordenação Formação e coordenação dos cílios e flagelosdos cílios e flagelos

Page 23: Citologia parte III

PeroxissomosPeroxissomos

São pequenas organelas repletas de São pequenas organelas repletas de enzimas diversas, como a enzimas diversas, como a catalasecatalase. . Essa enzima é capaz de decompor Essa enzima é capaz de decompor o peróxido de hidrogênio (água o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em água comum e gás oxigenada) em água comum e gás oxigênio. oxigênio.

A importância dessa decomposição A importância dessa decomposição torna-se evidente principalmente torna-se evidente principalmente pelo fato de a água oxigenada é pelo fato de a água oxigenada é bastante tóxica para uma célula, bastante tóxica para uma célula, sendo, porém, normalmente sendo, porém, normalmente produzida em seu interior, produzida em seu interior, aparecendo como subproduto de aparecendo como subproduto de diversas reações celulares.diversas reações celulares.