cistos mamários com vídeos - apresentação em slides

13
Cisto Mamário Definição, diferenças de cisto e tumor, como encontrar essas modificações nos seios, como é feita a retirada do líquido.

Upload: karen-zanferrari

Post on 08-Feb-2017

72 views

Category:

Healthcare


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Cisto Mamário

Definição, diferenças de cisto e tumor, como encontrar essas modificações nos seios, como é feita a retirada do líquido.

Page 2: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides
Page 3: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

O que é uma alteração benigna? E o cisto mamário?

As alterações benignas são alterações funcionais que não trazem risco de morte a pessoa e pode estar presente em diversas partes do corpo humano. Nas mamas podemos ter o fibroadenoma e o cisto mamário, por exemplo.

Page 4: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

De onde eles vêm? Só acontece comigo?

São comuns entre os 35 e 50 anos e estima-se que de 7 a 10% das mulheres terão cistos palpáveis durante a vida. A maioria das mulheres tem cistos mamários assintomáticos e não palpáveis, achados incidentalmente nos exames de rotina. Os cistos aparecem devido uma alteração, considerada fisiológica e não uma doença, do processo de involução dos lóbulos. Os lóbulos são formados por um conjunto de ductos terminais e ácinos. Fazendo analogia com uma árvore, os ductos terminais e ácinos seriam as menores ramificações e as folhas.

Page 5: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Como que você fez para encontrar? O cisto mamário provém de uma dilatação de um ducto mamário, o que resulta em uma “bolha de água”, ou seja, acúmulo de líquido em algum local da mama. Sua presença deixa a área afetada mais sensível, podendo causar dor localizada e desconforto. Geralmente são múltiplos e pequenos. Podem ser identificados através da ultrassonografia, mamografia e também pelo exame de toque quando os cistos são maiores, podendo ultrapassar 2 centímetros

Page 6: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Condições Clínicas de auto risco

Idade superior a 35 anos:o Antecedentes de câncer mamário;o Antecedente de lesão mamária hiperplásica;o Nódulo endurecido;o Presença de retração da pele.

Page 7: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Quais são os tipos de cistos?

o Simpleso Complicado (ou cisto de conteúdo espesso) o Complexo (sólidos)

Os cistos simples e complicados são a maioria e absolutamente benignos, ou seja, não tem nenhuma relação com câncer de mama.

Os cistos complexos ou sólidos podem acarretar em tumores, portanto são mais preocupantes, e devem ser monitorados com mais frequência que os demais e normalmente é feita a cirurgia para retirada deste tipo de cisto.

Page 8: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Tenho que retirar estes cistos ou há outras alternativas? Como é o tratamento?

o O tratamento é a punção quando os cistos são palpáveis e sintomáticos ou de conteúdo espesso.

o A punção pode ser feita com o auxílio da ultrassonografia.o A cirurgia está reservada a poucos casos de cistos complicados e é

mandatória nos casos de cistos complexos, porque os cistos complexos podem ser câncer.

o Acompanhe o vídeo a seguir feito pela USP:

Page 9: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides
Page 10: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Formas diferentes de pulsão

Page 11: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides

Então eu não preciso mais voltar? Devem ser realizados exames periódicos para o controle destes cistos. Então a Ana não precisa voltar para o consultório tão cedo.

Que bom não é Ana, mas não se esqueça dos exames periódicos, seu cisto pode ser benigno, mas não devemos deixar de nos preocupar, pois podem aparecer outros, que talvez não se encaixem nessa definição.

Page 12: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides
Page 13: Cistos mamários com vídeos - Apresentação em Slides