cis627 epidemiologia das doenÇas crÔnico-degenerativas e ... · cis627 – epidemiologia das...

1

Click here to load reader

Upload: lydieu

Post on 30-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CIS627 EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS E ... · CIS627 – EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS E NÃO DEGENERATIVAS Nível Obrigatória? C/H Créditos

CIS627 – EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS E NÃO DEGENERATIVAS

Nível Obrigatória? C/H Créditos Área(s) de

Concentração Docente(s)

Mestrado Não 30 2 - Paulo Roberto Santana De Melo,

Luiz Fernando Paulino Ribeiro

Ementa Bibliografia A disciplina objetiva gerar a oportunidade ao aluno de Mestrado reconhecer conteúdos e conceitos básicos da Epidemiologia, assim como o raciocínio epidemiológico-clínico, a partir do reconhecimento de problemas de saúde pública comuns em nosso meio como as doenças crônicas não-transmissíveis, degenerativas ou não. Conteúdo: Conceitos básicos de epidemiologia; Medidas da ocorrência de doenças; Distribuição de doenças no espaço e tempo; Principais agravos crônicos não-transmissíveis em nosso meio; Mudanças na sociedade e aumento na ocorrência dessas doenças; Papel das características socioeconômicas nas populações atingidas por esses agravos; Reconhecimento dos principais tipos de estudo utilizados na investigação dessas doenças; Morbidade e mortalidade associadas à ocorrência dessas doenças; Potencial determinantes do avanço dessas doenças e estratégias de enfrentamento. Justificativa: as doenças crônicas não-transmissíveis possuem grande impacto na saúde pública não somente no Brasil mas em muitos países em todo o mundo. Atualmente, são gastos milhões de reais na oferta de atenção a pessoas afetadas por estes agravos, os quais diminuem a qualidade de vida limitando e até mesmo reduzindo a expectativa de vida em algumas situações. Nesse sentido, a possibilidade do aluno de mestrado ter contato com esses conteúdos permitirá uma formação mais sólida e com característica transversal tendo em vista sua potencial atuação em instituições de ensino assim como de pesquisa após sua titulação.

FILHO, N. A. & Barreto, M.L.. Epidemiologia & Saúde - Fundamentos, Métodos e Aplicações. 1ed.: Guanabara Koogan, 2011.

LESSA, I. Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil: um desafio para a complexa tarefa da vigilância. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 931-943, out./dez. 2004.

LESSA, I. O adulto brasileiro e as doenças da modernidade: epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998.

MENDES, E.V. As redes de atenção à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 15(5):2297-2305, 2010.

MENDONÇA, G. A. S. Tendências da investigação epidemiológica em doenças crônicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 697-703, jun. 2001.

ANDRADE, LJO; Vinhaes, A ; França, CS . Sonographic ocular findings in diabetic retinopathy. Revista Ciências Médicas e Biológicas, v. 12, p. 33-38, 2013.