circuito de xadrez oeiras 2016 · circuito de xadrez oeiras 2016 regulamento 1. podem participar no...

5
Circuito de Xadrez Oeiras 2016 Regulamento 1. Podem participar no Circuito de Xadrez Oeiras 2016 todas as entidades sediadas no concelho de Oeiras, bem como todos os xadrezistas residentes no concelho ou em representação de entidades do concelho. 2. Durante o Circuito, o mesmo jogador não poderá representar mais que uma entidade participante. No entanto um jogador que tenha iniciado o circuito como individual pode passar a representar uma equipa e vice-versa. 3. O Circuito de Xadrez Oeiras 2016 compreende quatro classificações: uma coletiva e três individuais, correspondendo estas aos escalões de Seniores (nascidos até 31 de Dezembro de 1999) Juniores (nascidos entre 1 de Janeiro de 2000 e 31 de Dezembro de 2003) e Juvenis (nascidos a partir de 1 de Janeiro de 2004). 4. Um jogador pode, antes da sua primeira participação no Circuito, requerer disputar um escalão etário superior ao da sua idade. Se, por qualquer motivo, jogar uma prova não aberta ao escalão que decidiu disputar, não poderá contabilizar qualquer ponto nessa prova. Do mesmo modo, um jogador que decida disputar um grupo que não inclua o escalão em que disputa o Circuito, não averbará qualquer ponto nessa prova. 5. Integram o Circuito de Xadrez Oeiras 2016 as provas constantes Calendário publicado na página do Circuito de Xadrez Oeiras 2016 no sítio da Câmara Municipal de Oeiras. Se por algum motivo, qualquer das provas não se realizar, poderá vir a ser substituída por outra. As datas constantes do calendário poderão ser alteradas por motivos considerados pela CMO como justificados. 6. À exceção do estabelecido nos pontos 8., 10. e 18. deste regulamento, em cada torneio serão atribuídos, em cada escalão, os seguintes pontos 1º classificado 10 pontos 2º classificado 7 pontos 3º classificado 5 pontos 4º classificado 4 pontos 5º classificado 3 pontos 6º a 10º classificado 2 pontos 11º a 20º classificado 1 ponto 7. Salvo o disposto no número seguinte, em competições em que a divisão por grupos não corresponda aos escalões do Circuito ou em que mais que um escalão do Circuito compitam no mesmo grupo, serão atribuídos os pontos do nº 6 a cada grupo ou escalão, respetivamente.

Upload: ngongoc

Post on 27-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Circuito de Xadrez Oeiras 2016

Regulamento

1. Podem participar no Circuito de Xadrez Oeiras 2016 todas as entidades sediadas no

concelho de Oeiras, bem como todos os xadrezistas residentes no concelho ou em representação de entidades do concelho.

2. Durante o Circuito, o mesmo jogador não poderá representar mais que uma entidade participante. No entanto um jogador que tenha iniciado o circuito como individual pode passar a representar uma equipa e vice-versa.

3. O Circuito de Xadrez Oeiras 2016 compreende quatro classificações: uma coletiva e

três individuais, correspondendo estas aos escalões de Seniores (nascidos até 31 de Dezembro de 1999) Juniores (nascidos entre 1 de Janeiro de 2000 e 31 de Dezembro de 2003) e Juvenis (nascidos a partir de 1 de Janeiro de 2004).

4. Um jogador pode, antes da sua primeira participação no Circuito, requerer disputar um escalão etário superior ao da sua idade. Se, por qualquer motivo, jogar uma prova não aberta ao escalão que decidiu disputar, não poderá contabilizar qualquer ponto nessa prova. Do mesmo modo, um jogador que decida disputar um grupo que não inclua o escalão em que disputa o Circuito, não averbará qualquer ponto nessa prova.

5. Integram o Circuito de Xadrez Oeiras 2016 as provas constantes Calendário

publicado na página do Circuito de Xadrez Oeiras 2016 no sítio da Câmara Municipal de Oeiras. Se por algum motivo, qualquer das provas não se realizar, poderá vir a ser substituída por outra. As datas constantes do calendário poderão ser alteradas por motivos considerados pela CMO como justificados.

6. À exceção do estabelecido nos pontos 8., 10. e 18. deste regulamento, em cada

torneio serão atribuídos, em cada escalão, os seguintes pontos 1º classificado 10 pontos 2º classificado 7 pontos 3º classificado 5 pontos 4º classificado 4 pontos 5º classificado 3 pontos 6º a 10º classificado 2 pontos 11º a 20º classificado 1 ponto

7. Salvo o disposto no número seguinte, em competições em que a divisão por grupos não corresponda aos escalões do Circuito ou em que mais que um escalão do Circuito compitam no mesmo grupo, serão atribuídos os pontos do nº 6 a cada grupo ou escalão, respetivamente.

8. Em competições de partidas rápidas não haverá pontuação por escalões. Cada

participante somará os seguintes pontos

1º classificado 15 pontos 2º classificado 12 pontos 3º classificado 10 pontos 4º classificado 9 pontos 5º classificado 8 pontos 6º classificado 7 pontos 7º classificado 6 pontos 8º classificado 5 pontos 9º classificado 4 pontos 10º classificado 3 pontos 11º a 20º classificado 2 pontos 21º a 30º classificado 1 ponto.

9. A Final Municipal será jogada, em cada escalão, em dois grupos: um fechado, agrupando os 6 primeiros classificados na classificação do Circuito no escalão respetivo, que se tenham inscrito; outro, aberto, agrupando os restantes participantes.

10. No grupo fechado da Final Municipal serão atribuídos os seguintes pontos

1º classificado 25 pontos

2º classificado 20 pontos 3º classificado 17 pontos 4º classificado 15 pontos 5º classificado 13 pontos 6º classificado 11 pontos

No grupo aberto a pontuação será atribuída de acordo com o estipulado em 6.

11. Em competições individuais em que o número de participantes a competir no Circuito não atinja metade do total do grupo em que se insere, serão atribuídos, nesse grupo, pontos a dobrar.

12. Em competições individuais em que o número de participantes a competir no Circuito

classificados nos dez primeiros lugares do grupo em que se inserem for inferior a cinco, ser-lhes-ão atribuídos três pontos suplementares.

13. O disposto nos números 11 e 12 deste regulamento não é aplicável se o número de

participantes no grupo em questão for inferior a dez.

14. As pontuações suplementares estabelecidas nos números 11 e 12 deste regula-mento não são acumuláveis, aplicando-se apenas a maior.

15. A cada participante será atribuído um ponto de presença por cada prova individual

que termine. Caso a prova tenha fases preliminar e final, o ponto de presença é devido a quem concluir a fase preliminar, a menos que abandone a final ou não a dispute sem disso informar a Direção da Prova, casos em que o ponto de presença não será atribuído.

16. Não averbará num torneio qualquer ponto para a classificação individual ou coletiva o jogador que perca todas as partidas por excesso de lances ilegais.

17. Nas competições individuais, a pontuação das entidades participantes será o

somatório das pontuações de todos os seus representantes.

18. Nas competições coletivas cada entidade somará os seguintes pontos:

1º classificado 30 pontos 2º classificado 20 pontos 3º classificado 15 pontos 4º classificado 12 pontos 5º classificado 10 pontos 6º classificado 8 pontos 7º classificado 7 pontos 8º classificado 6 pontos 9º classificado 5 pontos 10º classificado 4 pontos 11º a 15º classificado 3 pontos 16º a 20º classificado 2 pontos 21º a 30º classificado 1 ponto

19. Em competições coletivas, a equipa de uma entidade participante só poderá pontuar se alinhar com pelo menos dois xadrezistas que já a tenham representado a nível individual no circuito e não alinhar com mais de um xadrezista que tenha representado a nível individual outra entidade participante.

20. Em competições coletivas, os elementos de uma equipa averbarão 1 ponto de

presença para a classificação individual, independentemente da equipa que integrou poder ou não pontuar para a classificação coletiva.

21. A classificação final será estabelecida pelo somatório dos pontos obtidos em todos

os torneios.

22. Em caso de igualdade nas classificações individuais, desempatará o maior número de presenças. Se este critério não desempatar, os jogadores serão classificados ex-aequo, salvo o disposto no número seguinte.

23. Se, na atribuição do primeiro lugar em qualquer dos escalões, após a aplicação do disposto no número anterior a igualdade persistir serão retirados os piores resultados de cada um dos empatados até se conseguir separá-los.

24. Em caso de igualdade na classificação coletiva, desempatará o maior número de

presenças em provas coletivas. Se a igualdade persistir desempatará o maior número de xadrezistas representantes de cada equipa. Se ainda assim a igualdade persistir, desempatará o maior somatório de presenças dos xadrezistas de cada equipa.

25. Os casos omissos serão decididos pelo Diretor do Circuito de Xadrez Oeiras 2016, de cujas decisões não há lugar a recurso.

26. Desempenhará as funções de Diretor do Circuito de Xadrez Oeiras 2016 o Árbitro Internacional Pedro Peixoto.

27. A participação no Circuito de Xadrez Oeiras 2016 implica a aceitação deste regulamento, bem como os regulamentos específicos de cada prova.

Anexo A

Calendário

Torneio da Juventude 18 de janeiro dom

V Torneio da EBI Miraflores 31 de janeiro sáb

VIII Torneio Caravela d’Ouro em Xadrez 21 de fevereiro sáb

I Torneio da Academia Equestre João Cardiga 8 de março dom

VII Torneio do Instituto Espanhol de Lisboa 21 de março sáb

II Torneio da U. F. Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/ Dafundo 11 de abril sáb

XII Torneio da Associação Cultural de Tercena 25 abril sáb

Torneio 40º Aniversário da A. M. 18 de Maio 9 de maio sáb

Torneio 45º Aniversário do C. R. Leões de Porto Salvo 24 de maio dom

Festas do Concelho 6 de junho sab

Torneio Município de Oeiras

Torneio Oeiras Jovem

Torneio 6º Aniversário do G. C. A. Navegadores de Porto Salvo 20 de junho sáb

20º Torneio da Freguesia de Queijas 4 de julho sáb

XIII Torneio ao ar livre da A. D. Oeiras 19 de setembro sáb *

Torneio Vila de Carnaxide 3 de outubro sáb

II Torneio da Academia Recreativa de Linda-a-Velha 17 de outubro sáb *

Torneio 49º aniversário do Valejas Atlético Club 1 de novembro dom

XIII Torneio da S. Filarmónica Fraternidade Carnaxide 15 de novembro dom

Semana do Xadrez 28 de novembro a 6 de dezembro

Torneio Individual de Partidas Semi-Rápidas 28 de novembro sáb

Torneio Individual de Partidas Rápidas 29 de novembro dom

Torneio da Juventude por Equipas 5 de dezembro sáb

Torneio de Partidas Rápidas por Equipas 5 de dezembro sáb

Final Municipal 19 de dezembro sáb

* a confirmar

Anexo B Escalões do Circuito de Xadrez Oeiras 2016 Cada jogador tem um escalão correspondente ao seu ano de nascimento:

Sénior nascido em 1994 ou nos anos anteriores; Júnior nascido nos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000; Juvenil nascido em 2001 ou nos anos subsequentes:

Em caso de dúvidas poderá ser exigido documento comprovativo da idade do jogador.

Xadrezistas de confirmada valia técnica podem disputar o Circuito de Xadrez Oeiras 2016 num escalão acima do seu:

Seniores Mais de 1600 pontos Elo Classificação nos três primeiros lugares do escalão Júnior ou Sénior em edições

anteriores do Circuito de Xadrez Oeiras

Juniores

Mais de 1400 pontos Elo Classificação nos três primeiros lugares do escalão Juvenil ou Júnior em edições

anteriores do Circuito de Xadrez Oeiras