ciencias naturais 8ºano

4
 CIENCIAS NA TUR AIS 8ºANO RELAÇOES ABIOTICAS: Os diferentes factores abióticos são: Luz.  Temperatura Humidade.  Tipo de solo. A luz influencia as plantas e os animais, determinando o seu ritmo de actividades e o seu comportamentos. O teor de humidade numa determinada área influencia, tal como a luz, a distribuição geográfica das plantas, mas também as características morfológicas e fisiológicas dos seres que nela vivem. A temperatura age sobre os seres vivos, influenciando suas características morfológicas e sobre os animais, em particular determinando a sua actividade e o seu comportamento. O tipo de solo influencia não só o desenvolvimento das plantas mas também a sua distribuição. A acção da luz sobre os seres vivos: Os animais realizam as se actividades diárias em função das variações de luminosidade a qe estão sujeito. As plantas necessitam de luz para realizarem uma das funções vitais a fotossíntese. Quando as plantas se encontram expostas ao sol naturalmente à luz, os seus órgão aéreos crescem menos, mas de forma mais baixa robusta e mantém a cor verde. Quando a fonte de luz é insuficientes e atinge as plantas sempre numa determinada direcção, estas tendem a procura-la, inclinando-se na direcção da fonte da luz o fototropismo . Existem diversas espécies de mamíferos que habitam zonas, estão sujeitas a grandes variações no numero de hora de luz diárias ao longo do ano, com a raposa do Árctico. O numero de horas de luz diárias e igualmente influente na floração das plantas, determina o tempo que as plantas demoraram a florir . A luz tem igualmente uma grande influencia na distribuição dos seres quer terrestres que aquáticos. À medida que a luz solar se vai extinguindo na coluna de agua, em profundidade, vai deixando de haver seres fotossintéticos, já que deixa de haver luminosidade suficiente para realizam a fotossíntese. Nos ambientes terrestr es, a distribuição das plantas e dos animais também está dependente da sua preferência em relação à intensidade luminosa. Fotop eriodo-pediodo de luz num dia: O fotoperiodo e maior no verão do que no inverno. A floração das plantas e condicionada pelo fotoperiodo: Planta de dia longo – plantas que florescem quando o fotoperiodo e logo isto e superior a 12 horas.

Upload: mafalda-ferreira

Post on 12-Jul-2015

150 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/11/2018 CIENCIAS NATURAIS 8ºANO - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/ciencias-naturais-8oano 1/4

 

CIENCIAS NATURAIS 8ºANORELAÇOES ABIOTICAS:

Os diferentes factores abióticos são:• Luz.

•  Temperatura• Humidade.•  Tipo de solo.

A luz influencia as plantas e os animais, determinando o seu ritmo deactividades e o seu comportamentos.O teor de humidade numa determinada área influencia, tal como aluz, a distribuição geográfica das plantas, mas também ascaracterísticas morfológicas e fisiológicas dos seres que nela vivem.A temperatura age sobre os seres vivos, influenciando suas

características morfológicas e sobre os animais, em particulardeterminando a sua actividade e o seu comportamento.O tipo de solo influencia não só o desenvolvimento das plantas mastambém a sua distribuição.

A acção da luz sobre os seres vivos:Os animais realizam as se actividades diárias em função dasvariações de luminosidade a qe estão sujeito.As plantas necessitam de luz para realizarem uma das funções vitaisa fotossíntese. Quando as plantas se encontram expostas ao solnaturalmente à luz, os seus órgão aéreos crescem menos, mas deforma mais baixa robusta e mantém a cor verde.

Quando a fonte de luz é insuficientes e atinge as plantas semprenuma determinada direcção, estas tendem a procura-la, inclinando-sena direcção da fonte da luz o fototropismo.Existem diversas espécies de mamíferos que habitam zonas, estãosujeitas a grandes variações no numero de hora de luz diárias aolongo do ano, com a raposa do Árctico.O numero de horas de luz diárias e igualmente influente na floraçãodas plantas, determina o tempo que as plantas demoraram a florir.A luz tem igualmente uma grande influencia na distribuição dos seresquer terrestres que aquáticos. À medida que a luz solar se vai

extinguindo na coluna de agua, em profundidade, vai deixando dehaver seres fotossintéticos, já que deixa de haver luminosidadesuficiente para realizam a fotossíntese.Nos ambientes terrestres, a distribuição das plantas e dos animaistambém está dependente da sua preferência em relação àintensidade luminosa.

Fotoperiodo-pediodo de luz num dia:O fotoperiodo e maior no verão do que no inverno.A floração das plantas e condicionada pelo fotoperiodo:

• Planta de dia longo – plantas que florescem quando ofotoperiodo e logo isto e superior a 12 horas.

5/11/2018 CIENCIAS NATURAIS 8ºANO - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/ciencias-naturais-8oano 2/4

 

• Planta de dia curto - plantas que florescem quando ofotoperiodo e curto isto e igual ou inferior a 8 horas.

• Plantas indiferentes - plantas que florescemindependentemente de fotoperido se longo ou curto.

Há seres vivos que preferem a luz outros fogem dela:• Animais lucifogos - são os que fogem da luz pois preferem locais

menos iluminados.• Animais lucifilos – são os que preferem locais mais iluminados.• Plantas heliofilas – são aquelas que necessitam de muita luz.• Plantas mefofilas ou plantas de sombra – são aquelas que vivem

em locais de sombra.A influência da temperatura nos seres vivos:

A temperatura age sobre os seres vivos influenciado o seu período deatividade, as suas características morfológicas e o seucomportamento.

Mamíferos e aves controlam internamente a temperatura do corpo eesta manter-seconstante – são os seres endotermicos.Outros animais não tem capacidade de controlar internamente atemperatura do corpo, controlando a temperatura através dos seuscomportamentos como por exemplo procurando uma maior ou menorexposição ao sol ou a procura de lugares mais frescos – são seresectotermicos.Muitos animais apresentam características morfológicas que lhespermitem adaptar-se a condições adversas de temperatura como ospinguins ou o urso pular.Quanto as plantas estas apresentam alterações ao seu aspectodevido as variações da temperatura ao longo do ano principalmenteentre a estação mais quente e mais fria.

Como é que a temperatura influencia a actividade dos seresvivos?

Cada população sobrevive entre certos limites de temperatura :amplitude térmica de insistência. Isto existe numa temperaturaóptima para a realização das suas actividades vitais.A temperatura e um dos factores determinantes da distribuiçãogeográfica da população. Alguns seres tem uma grande amplitude térmica de existência sãoseres – euritérmicos, como os lobos.Outros seres possuem uma pequena amplitude térmica de existênciasão seres – estenotermicos, como as cobras.O comportamento dos animais varia consoante as épocas do ano, ouseja, alguns animais nas épocas do ano em que as temperaturas seafastam do valor óptimo para o desenvolvimento das suasactividades podem deslocar-se ou seja migram para uma região ondea temperatura e mais adequada. Os peixes também migram, neste

caso para desovar ao em busca de alimento.

5/11/2018 CIENCIAS NATURAIS 8ºANO - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/ciencias-naturais-8oano 3/4

 

Os animais que não tem facilidade em realizar grande deslocaçõesreduzem as suas actividades vitais isto e ficam em estado de vidaletárgico. Se este estado acontecer na estação quente diz-se queestivam como os caracóis. Se acontecer na estação diz-se quehibernam com o urso.

Influência da temperatura no comprimento dos apêndicescorporais:

As orelhas e o focinho mais curto se a temperatura for mais baixapara evitar perdas de calor.As orelhas e o focinho mais comprido se a temperatura for maiselevada para facilitar as perdas de calor.

A importância da humidade para os seres vivos:A humidade atmosférica, ao condensar, gera diferença precipitaçõescomo a pluviosidade.A pluviosidade influencia a distribuição das plantas. Assim, em zonascom valores levados de pluviosidade natural, a vegetação éabundante enquanto as zonas com valores pluviosidade muito baixosapresentam vegetação rara ou inexistente.

A influência do tipo de solo sobre os seres vivos:As características do solo, como a porosidade e a composiçãoquímica, influenciam a vida dos seres que nele vivem.A porosidade do solo determina a sua permeabilidade.A porosidade do solo influencia principalmente a distribuição dosseres vivos. A maior parte das plantas desenvolve-se com dificuldadeem solos muito coesos e pouco premiáveis. Os animais encontram-seem solos de porosidade muito diferentes.A composição química do solo é fundamental para o desenvolvimentodas plantas, influenciadas, tal como influencia a distribuição davegetação.

A importância dos factores do meio na dinâmica das

populações:Os factores do meio influenciam as diversas populações de umacomunidade e o equilíbrio que estas estabeleceram entre si.As alterações climáticas – alteraram nos valores de temperatura,humidade e horas de luz – influenciam a dinâmica das populações,principalmente no que diz respeito às suas relações alimentares.

 

5/11/2018 CIENCIAS NATURAIS 8ºANO - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/ciencias-naturais-8oano 4/4