ciências humanas e suas tecnologias gabarito

24
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CIêNCIAS HUMANAS E SUAS T ECNOLOGIAS VOLUME 1 3 a . SéRIE

Upload: egonfim

Post on 25-Jul-2015

1.717 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

Simuladoenem2011

CiênCias Humanas

e suas

TeCnologias

VOLUME 1

3a. sériE

Page 2: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

2

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão Filosofia1

Alternativa: D

Os fragmentos deixam clara a rejeição platônica ao co-nhecimento sensível e sua crítica ao valor de verdade das sensações, inclusive das superiores (visão e audição). Aristóteles, por outro lado, relaciona o prazer das sensa-ções ao desejo natural de conhecer, mostrando que elas são úteis, não somente para o agir. Além disso, o discípu-lo de Platão dedicou-se a organizar os diversos tipos de conhecimento, colocando a Metafísica no topo da hie-rarquia entre as ciências que descreveu, mas reservando um lugar para os conhecimentos empíricos nessa escala.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente fontes docu-mentais acerca de aspectos da cultura.

Habilidade 4: comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Geografia2

Alternativa: B

O século XX foi marcado por duas guerras mundiais, que envolveram potências militares, como EUA, Alema-nha, França, Inglaterra e URSS e ocorreram na Europa, transformando o mundo política e economicamente. Os Estados Unidos foram os grandes beneficiados desse período, por estarem envolvidos diretamente nos con-flitos e, por outro lado, terem seu território a salvo - no continente americano - enquanto o continente europeu foi devastado pelos confrontos bélicos que destruíram a infraestrutura dos países, afetando suas economias, ne-cessitando da ajuda estadunidense para reconstrução.Na Primeira Guerra Mundial, o conflito envolveu: a Trí-plice Aliança, formada por Alemanha, Áustria-Hungria e a Itália, e a Tríplice Entente, formada por Reino Unido, França e Rússia. A Segunda Guerra Mundial, por sua vez,

opôs duas alianças militares: os Aliados e o Eixo. Os Alia-dos: URSS, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha e, na sequência, diversos países aliaram-se, entre eles a China e o Brasil, e o Eixo: Alemanha, Itália e Japão – na sequ-ência receberam apoio de outros países, como Finlân-dia, Hungria, Romênia, Bulgária, Eslováquia, Croácia e Tailândia.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Questão História3

Alternativa: A

B) Incorreta. A descoberta de novas terras levou a re-flexões sobre os dogmas religiosos, pois surgiram novos povos, novas terras, e o Planeta passou a ter outra explicação que não aquela determinada pela Igreja. A concepção de um possível Paraíso Terrestre é utilizada, no texto, como expressão de que mesmo as crenças religiosas passaram a ser submetidas, pelo homem renascentista, à necessidade de explicações científicas.

C) Incorreta. O pensamento renascentista rompeu com a superstição, o fanatismo e buscou explicações para o mundo além daquelas fornecidas pelos dogmas re-ligiosos, mas não rompeu com sua fé.

Page 3: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

3Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

D) Incorreta. O pensamento renascentista, assim como o pensamento do homem contemporâneo, buscou explicar o mundo pela ciência, mas de forma alguma afirmou que é capaz de explicar todo o Universo.

E) Incorreta. A expansão marítima possui diversas expli-cações, como a necessidade de expansão comercial dos ibéricos, o desenvolvimento dos conhecimentos náuticos, a ruptura com os temores e superstições medievais, etc., mas não foi a comprovação científica de um Paraíso Terrestre que os motivou, embora hou-vesse a crença de que ele existia.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 3: associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Questão Sociologia4

Alternativa: E

Para resolver essa questão, é preciso partir do pressupos-to de que dominação consiste no predomínio da von-tade de um sobre o outro por meio de uma relação de mando e obediência. A vontade do dominador predo-mina, ou seja, orienta a conduta do dominado porque este toma o conteúdo da ordem (nem sempre explícita) como uma máxima que deverá orientar sua conduta.

A dominação ideológica é aquela que ocorre por meio da imposição de símbolos, ideias e outros artefatos cul-turais, mas nunca por meio da violência física, propria-mente dita.

Outro ponto importante para a solução da questão é a leitura de todas as informações disponibilizadas pelas al-ternativas, como os créditos das imagens que informam sobre seu autor, local e data de elaboração de cada tela.

A) Incorreta. No caso da obra de Lorenzetti, não se pode observar uma dominação de um grupo sobre o ou-tro. O propósito da obra é transmitir a ideia de con-vivência pacífica e igualitária entre os habitantes de uma cidade (no caso, medieval).

B) Incorreta. Na obra de Goya, é possível encontrar um exemplo de dominação por meio do uso da violência física e, portanto, não ideológica.

C) Incorreta. Na obra O ilusionista, não se encontra o que se chama de dominação, visto que não há impo-sição da vontade de um grupo sobre outros. Os que observam o “mágico” o fazem porque assim desejam.

D) Incorreta. Na obra A nau dos loucos, não é possível ve-rificar um tipo de dominação entre os personagens. É certo que compõe o grupo dos que são “dominados”, justamente por estarem excluídos (em uma nau) da sociedade; em vez de dominação, é possível pensar que a obra retrata um caso de anomia.

E) Correta. A tela exemplifica uma forma de dominação ideológica. Com base nos créditos, é possível analisar uma série de elementos na tela. A Bíblia é o primeiro elemento a se considerar, pois é um símbolo da reli-giosidade e cultura britânicas (europeias), com o qual a Rainha da Inglaterra “presenteia” o africano, um pro-vável príncipe ou nobre de seu povo. A dominação ideológica ocorre por meio da veiculação de símbolos e ideias que levam o dominante a obter do dominado o comportamento desejado. Sabemos que a religião, nesse caso, foi um importante instrumento de domi-nação ideológica dos europeus sobre os povos da Áfri-ca e das Américas, principalmente, e a tela ilustra esse aspecto. Além disso, notamos a postura da rainha, de superioridade, diante do homem africano que se cur-va para aceitar o presente. Na data de elaboração do quadro, no contexto do imperialismo, não há registros de que os colonizadores tenham buscado entender e aprender os costumes africanos; do contrário, consi-deravam a cultura desses povos inferior à sua.

Competência da área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Page 4: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

4

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão Geografia5

Alternativa: D

A consolidação do Mundo Bipolar ocorreu após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. De um lado, os Estados Unidos e seus aliados (países capitalistas de-senvolvidos) formavam o chamado Primeiro Mundo. Do outro, os países socialistas aliados da URSS formavam o Segundo Mundo. Por último, as nações capitalistas com menor nível de desenvolvimento, entre elas o Bra-sil, formavam o Terceiro Mundo. Após o fim da URSS e o enfraquecimento do socialismo, o Segundo Mundo deixou de existir, e as mudanças ocorridas no mundo fizeram com que a classificação de países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo perdesse a função original.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder. Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Questão História6

Alternativa: C

Os dois textos demonstram a importância comercial da expansão marítima. Enquanto as especiarias adquiriam importância vital na culinária, por outro lado, transfor-mavam-se em produto capaz de gerar lucros astronô-micos. O desenvolvimento de uma economia mercantil conferiu aos metais importância fundamental no comér-cio e o esgotamento das minas europeias era um fator a mais para a expansão.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Sociologia7

Alternativa: A

A) Correta. A alternativa menciona o conceito de domi-nação por meio do uso da força física, que se encon-tra discutida na obra do sociólogo Max Weber.

B) Incorreta. A escravidão contemporânea, nas suas mais variadas facetas, é antiética e, por isso, conde-nada em consenso pelas Ciências Humanas e, mais especificamente, pela Antropologia.

C) Incorreta. A globalização facilitou o deslocamento de bens e divisas pelo mundo; ao mesmo tempo, as res-trições legais quanto à imigração se tornaram mais severas. Isso leva os imigrantes ilegais a buscar a aju-da de traficantes para serem introduzidos em outros países, sem saber que serão escravizados.

D) Incorreta. A escravidão também é um fenômeno dos países desenvolvidos. Especificamente, quanto à ex-ploração de mulheres, os principais países receptores das escravas sexuais são Israel, Alemanha, Suíça, Ja-pão e EUA.

E) Incorreta. A escravidão deve ser entendida também como um fenômeno contemporâneo, que não afli-ge somente mulheres em uma região específica; ela ocorre em todos os países do mundo e atinge ho-mens, mulheres, crianças e idosos.

Competência da área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, econômicos ou ambientais que ocorreram no decorrer da História.

Page 5: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

5Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Questão Geografia8

Alternativa: C

O século XX foi marcado por intensas mudanças na eco-nomia mundial. Enquanto alguns países tornaram-se potências econômicas e tecnológicas, fabricando mer-cadorias de elevado valor agregado, outros se tornaram fornecedores de mão de obra barata, manufaturan-do produtos de menor valor agregado ou exportando matéria-prima. Com isso, surgiu uma nova relação entre as nações, chamada de Nova Divisão Internacional do Trabalho, diferenciando países desenvolvidos de países subdesenvolvidos.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

Competência de área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 16: identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Habilidade 17: analisar fatores que explicam o impac-to das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-ção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Habilidade 20: selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão História9

Alternativa: AO livro de Hans Staden obviamente gerou muita curiosi-dade, mas reforçou o sentimento eurocêntrico e a concep-ção de que a cultura europeia era superior e que os nativos da Colônia brasileira eram “bárbaros” e ignorantes. A con-cepção destes, como canibais, reforçou essa percepção. Atualmente, o conceito mais aceito para essa prática entre os grupos tupis é de se tratar de antropofagia e considerá--la como um ritual, com finalidades mágicas e simbólicas. Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades. Habilidade 4: comparar pontos de vista expressos em diversas fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Geografia10

Alternativa: EO Mundo Bipolar foi responsável direto pela criação de tratados e organizações que tinham como objetivo salvaguardar os países aliados, tanto socialistas quan-to capitalistas – em caso de ataques. A OTAN foi uma proposta estadunidense com o intuito de defender os países capitalistas em caso de ataque soviético, além de conter o avanço do socialismo no mundo. Em resposta, a URSS criou o Pacto de Varsóvia, que propunha defender os países-membros em caso de ataque estadunidense. Atualmente, a OTAN tem um caráter muito mais pacifista que bélico, buscando intermediar acordos de paz e de não proliferação de armamentos nucleares, enquanto o Pacto de Varsóvia deixou de existir em 1991, logo após o fim da URSS e as transformações no mundo socialista.Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder. Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações. Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Page 6: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

6

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão História11

Alternativa: C

O texto de Eduardo Galeano questiona a subserviência americana, que aceita a história contada a partir dos re-latos europeus, sem dar relevância às sociedades e cul-turas que aqui existiam.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 14: comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre a situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acer-ca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão Filosofia12

Alternativa: E

A tela de Magritte ressalta a distinção entre o fenômeno (a tela em frente à janela) e o nôumeno (a paisagem atrás da janela), salientando que o último é incognoscível. Os versos de Fernando Pessoa, por outro lado, afirmam a possibilidade de conhecermos as coisas, tais como são, por meio dos sentidos. Kant valorizou os dados empí-ricos no processo de conhecimento, mas ressaltou que ele se dava por meio de representações, mediadas pelas estruturas da razão, ou seja, as formas puras da sensibili-dade e do entendimento.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente fontes docu-mentais acerca de aspectos da cultura.

Habilidade 4: comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Sociologia13

Alternativa: C

Se o Estado, para Weber, é o conjunto de forças que detém o “monopólio do uso legítimo da força física”, a solução da questão depende do entendimento do

significado desse monopólio. Ele consiste em um grande e diversificado conjunto de instrumentos e mecanismos, utilizado pelo Estado para fazer valer seu poder político, defender as leis, levar a justiça aos cidadãos, nem que para isso seja necessário empregar a força física.

No século XV, ou até antes, muitas monarquias euro-peias trataram de organizar, pela primeira vez, seus exércitos, garantindo a ordem social, a justiça e a liber-dade a todos. É sobre esse Estado Moderno, organizado político-militarmente, que Weber trata.

A) Incorreta. Na Antiguidade, não havia o que chama-mos de Nação e um Estado com suas leis e exércitos dito nacionais.

B) Incorreta. Vide o item anterior.

C) Correta. É quando surge o Estado moderno e as na-ções com um exército nacional, leis, moedas e identi-dades culturais.

D) Incorreta. O projeto colonialista contou com a forma-ção de nações já consolidadas.

E) Incorreta. O Iluminismo, no século XVIII, dialogou com uma concepção de Estado já vigente, absolutista.

Competência da área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Geografia14

Alternativa: C

Glasnost e Perestroika representavam mudanças signifi-cativas na estrutura político-econômica de um país, que por décadas investiu no setor bélico, esquecendo outros setores importantes para o desenvolvimento de uma nação. Apesar de terem promovido parte importante das mudanças, o nível de corrupção existente na URSS, somado aos longos anos de estagnação econômica, le-varam à fragmentação do país.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Page 7: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

7Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no en-frentamento de problemas de ordem econômico-social.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Habilidade 10: reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 12: analisar o papel da justiça como insti-tuição na organização das sociedades.

Habilidade 13: analisar a atuação dos movimentos so-ciais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Competência de área 5: utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 22: analisar as lutas sociais e conquistas ob-tidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Questão História15

Alternativa: A

O autor Caio Prado Júnior considera, no fragmento de texto apresentado, que a forma de trabalho escravo, am-plamente utilizada na Colônia, acaba por gerar compor-tamento semelhante nas formas livres de trabalho.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Geografia16

Alternativa: D

Com o fim da URSS e a crise do Mundo Socialista, os países do Leste Europeu, antigos aliados soviéticos, pas-saram a transformar suas economias, adequando-se às leis de mercado. Essa transição econômica e dos meios de produção, buscando a integração ao comércio inter-nacional, fez esses países receberem a denominação de Economias em Transição, ou seja, do antigo sistema so-cialista para o sistema capitalista.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Competência de área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Habilidade 16: identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Habilidade 17: analisar fatores que explicam o impac-to das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-ção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Habilidade 19: reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Habilidade 20: selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Page 8: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

8

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão História17

Alternativa: A

Sérgio Buarque de Holanda defendeu que a formação do sistema de plantation foi circunstancial, resultado da for-ma com que os portugueses conseguiram inserir a Colô-nia no mercado europeu, que só seria possível por meio da produção de uma agricultura tropical. As questões decorrentes dessa inserção foram a opção pela monocul-tura açucareira, produto considerado adequado às terras brasileiras e de excelente aceitação no mercado europeu; a formação de latifúndios, única forma de garantir um vo-lume de produção suficiente; a mão de obra escravizada, opção que possui diversas explicações, desde a impos-sibilidade demográfica portuguesa de fornecer mão de obra para a Colônia, como da necessidade de não atrair mão de obra livre, que poderia ser transformada em pe-quenos proprietários, devido à abundância de terras, ou mesmo da necessidade de obter lucro por meio do tráfi-co dos africanos para a escravização no Brasil.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Questão Sociologia18

Alternativa: B

A) Incorreta. O Muro de Berlim foi erguido no contexto de consolidação do poderio soviético sobre a Ale-manha e países do Leste Europeu. Além de conter a imigração de uma parte da Alemanha para a ou-tra, delimitava o domínio soviético e tornou-se um símbolo da divisão ideológica do mundo durante a Guerra Fria, entre socialistas (liderados pela URSS) e capitalistas (liderados pelos EUA).

B) Correta. O muro na fronteira de EUA e México é um projeto em andamento, fruto da reforma migratória proposta pelo ex-presidente estadunidense George W. Bush e é alvo de críticas das autoridades do Méxi-co e do partido democrata dos EUA.

C) Incorreta. Os muros de condomínios, na maioria dos casos, visam à proteção e à distinção social.

D) Incorreta. A Cortina de Ferro foi um “muro”, ainda que invisível, solidificado na mente da população que vi-venciou a Guerra Fria e a divisão do mundo entre as potências capitalistas e socialistas.

E) Incorreta. Em 2002, o governo israelense iniciou a construção da barreira de separação entre Israel e Cisjordânia, alegando como objetivo a proteção de seus cidadãos de ataques palestinos.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão Geografia19

Alternativa: A

As questões separatistas do leste europeu estão relacio-nadas a fatores históricos de grupos que viveram unidos por meio do uso da força e do poder ditatorial. Muitas das etnias envolvidas passaram a reivindicar territórios após o fim da URSS, promovendo conflitos violentos na tentativa de independência. Entre eles, podemos desta-car: Conflito nos Bálcãs - nos territórios da antiga Iugos-lávia, resultando em conflitos separatistas na Sérvia, Es-lovênia, Croácia, Macedônia, em Montenegro, na Bósnia Herzegóvina, em Kosovo e na Vojvodina - Questão Basca e Conflitos no Cáucaso.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

Page 9: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

9Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.Habilidade 10: reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.Habilidade 11: identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.Habilidade 12: analisar o papel da justiça como insti-tuição na organização das sociedades.Habilidade 13: analisar a atuação dos movimentos so-ciais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Questão História20

Alternativa: A

A política de distribuição de terras na Colônia tinha por base a concessão de sesmarias. As terras não eram ob-tidas pela compra, apenas por concessão régia, que fa-vorecia os fidalgos portugueses. Estes deram origem à formação dos senhores de terras. O Nordeste, envolvido na produção açucareira, foi formado com uma política de terras baseada nos latifúndios. Situação um pou-co diferente viveu a Região Sul do Brasil, o que acabou possibilitando a formação da pequena propriedade, em decorrência de que grande parte de seu povoamento se deu com incentivo oficial, para a ocupação de vazios po-pulacionais, com cessão de pequenos lotes aos imigran-tes, no final do século XIX e início do século XX.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Questão Geografia21

Alternativa: DO enfraquecimento do sistema socialista, fruto da extin-ção das Repúblicas Socialistas Soviéticas - a URSS -, resul-tou em uma profunda mudança na geopolítica mundial, especialmente na Europa Oriental, que concentrava a maior parte dos países aliados da ex-URSS. Ainda hoje, a região enfrenta disputas e manifestações étnicas, que resultam em conflitos violentos na busca pelo desmem-bramento de países mantidos durante mais de um sécu-lo sob a opressão de regimes ditatoriais.Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder. Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações. Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no en-frentamento de problemas de ordem econômico-social.Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.Habilidade 10: reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico--geográfica.Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.Habilidade 11: identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.Habilidade 12: analisar o papel da justiça como insti-tuição na organização das sociedades.Habilidade 13: analisar a atuação dos movimentos so-ciais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.Habilidade 14: comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre si-tuação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Page 10: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

10

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão História22

Alternativa: D

Costuma-se chamar de entradas as expedições oficiais organizadas pelas autoridades e bandeiras, aquelas ar-madas e organizadas por particulares de São Paulo. Sem-pre que uma delas se internava pelo sertão, ainda que o objetivo imediato fosse apresar índios, não deixava de procurar jazidas de metais preciosos e ouro. Por meio do avanço dos paulistas foram descobertos metais precio-sos na região do Rio das Velhas, atuais municípios minei-ros de Sabará e Caeté e as novas jazidas auríferas deram início à ocupação do Vale do Ouro Preto.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 10: reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico--geográfica.

Questão Sociologia23

Alternativa: D

A) Incorreta. O protecionismo é uma estratégia funda-mental em tempos de globalização para os mercados que pretendem evitar o impacto da competição eco-nômica internacional. Não se encontra em extinção.

B) Incorreta. Esses investimentos correspondem a todo o montante de capital estrangeiro voltado à produ-ção de bens ou à prestação de serviços dentro do país que os recebe. São fundamentais, principalmen-te para as economias nacionais em desenvolvimento, para que o país possa formar suas reservas.

C) Incorreta. Vide comentário da alternativa D.

D) Correta. Atualmente, grande volume de ações é ne-gociado nos pregões eletrônicos. Ou seja, os inves-tidores podem negociar suas ações de maneira sim-ples e rápida, e até mesmo à distância, utilizando-se de meios de comunicação como a internet. Isso faz com que as bolsas de valores ao redor do mundo estejam diretamente ligadas entre si, tornando uma dependente da outra. Um revés trazido por esse tipo de tecnologia é o fato de que uma crise na bolsa de valores de um país pode desencadear uma crise mundial de um dia para o outro, tendo em vista a in-terdependência entre as economias globais.

E) Incorreta. Não é possível afirmar que a regulamen-tação de mercado seja uma tendência mundial. Na verdade, o mais comum entre as nações é a desre-gulamentação de suas economias, com a eliminação ou flexibilização de regras que limitam as atividades comerciais.

Competência da área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-ção e de circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Questão História24

Alternativa: D

No Tratado de Madrid em 1750, baseado no princípio de que a terra pertence a quem a ocupa, os portugue-ses cederiam à Espanha a colônia do Sacramento e, em troca, receberiam a região dos Sete Povos das Missões. Desde 1680, os portugueses já estavam naquele territó-rio, às margens do Rio da Prata. Portugal havia fundado a colônia de Sacramento dentro de território espanhol, e a posse foi assegurada após a utilização do princípio jurídico do uti possidetis.

Page 11: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

11Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Questão Geografia25

Alternativa: B

O mundo contemporâneo assiste à modificação no ce-nário geopolítico mundial, passando da Ordem Bipolar, existente em grande parte do século XX e associada ao poder bélico das nações, para uma Nova Ordem Mun-dial — de multipolos —, fortemente vinculada ao po-der econômico dos países. Como, por exemplo, Japão na Ásia e Oceania, a Alemanha na Europa (e a própria União Europeia), os Estados Unidos, principalmente no conti-nente americano, além de países com forte influência local, caso do Brasil na América do Sul, da China no leste asiático, da África do Sul, em parte do continente africa-no, entre outros.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-

micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e

movimentos sociais.

Habilidade 14: comparar diferentes pontos de vista,

presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre si-

tuação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca

das instituições sociais, políticas e econômicas.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais,

sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-

ram no decorrer da História.

Competência de área 4: entender as transformações

técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de

produção, no desenvolvimento do conhecimento e na

vida social.

Habilidade 16: identificar registros sobre o papel das

técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou

da vida social.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-

ção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-

espaciais.

Habilidade 20: selecionar argumentos favoráveis ou

contrários às modificações impostas pelas novas tecno-

logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão Filosofia26

Alternativa: B

O termo médio é utilizado apenas para realizar a me-diação entre as premissas e a conclusão. Portanto, uma vez que os silogismos apresentados estão formalmente corretos, o termo médio é aquele que está presente nas duas premissas, mas desaparece na conclusão de cada um deles.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente fontes docu-mentais acerca de aspectos da cultura.

Page 12: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

12

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão Geografia27

Alternativa: E

A anamorfose geográfica representa os países de acor-do com o assunto abordado, deformando o tamanho dos territórios conforme a importância e/ou tema re-presentado. Na primeira anamorfose, observam-se os países de acordo com o nível de desenvolvimento e o poder econômico. Países como EUA, Japão e Alemanha apresentam significativo destaque, enquanto as nações africanas praticamente não aparecem. A segunda ana-morfose trata da população mundial — China e Índia destacando-se das demais.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Habilidade 7: identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Questão História28

Alternativa: C

A) Incorreta. O texto inicia-se afirmando que a zona ca-navieira e as áreas de mineração foram palco do estilo barroco.

B) Incorreta. O texto afirma que as pessoas se utilizavam das cerimônias fúnebres para demonstrar prestígio dentro da sociedade.

C) Correta.

D) Incorreta. O texto não faz referência ao custo dessas cerimônias e de quanto elas podem ter deslocado de recursos, contudo, sabe-se que a maior parte do ouro extraído da região mineira foi recolhida para Portugal e boa parte destinada à Inglaterra.

E) Incorreta. O estilo artístico do Barroco foi caracterís-tico da fase de maior extração aurífera da região de Minas.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 2: interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Habilidade 5: identificar as manifestações ou represen-tações da diversidade dos patrimônios cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão Sociologia29

Alternativa: E

A Crise de 1929 teve por epicentro a economia dos Esta-dos Unidos, que havia se transformado no principal cen-tro de expansão do capitalismo mundial. Até a época, o liberalismo era a vertente econômica vigente, e defendia que a economia deveria ser regulada, segundo as con-cepções de Adam Smith, pela “mão invisível” do merca-do. Após a crise, esse princípio passou a ser revisto e re-sultou no New Deal, política econômica estadunidense em que o estado atuava de forma a regular a economia.

Competência da área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-ção e de circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Questão Geografia30

Alternativa: C

As recentes mudanças nos indicadores analisados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apontam para a necessidade da adoção de investimen-tos em setores básicos para a evolução de um país, uma vez que o crescimento econômico em descompasso com a questão social resulta em um desenvolvimento incompleto em todos os setores nacionais básicos. A análise do gráfico permite afirmar que, de maneira geral, os países latino-americanos apresentaram avanços em seus indicadores socioeconômicos muito parecidos nos últimos dez anos — inclusive o Brasil, que se manteve numa posição intermediária. Enquanto o país vem se destacando no crescimento econômico, não apresenta

Page 13: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

13Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

o mesmo ritmo de desenvolvimento social, mantendo indicadores sociais preocupantes.

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder. Habilidade 6: interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Competência de área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-ção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Questão História31

Alternativa: A

O autor José Murilo de Carvalho aborda a questão da ausência da formação de um sentimento de unidade nacional, já que até a chegada da Família Real o Brasil se constituía em um “arquipélago de capitanias”. Essa situação é bastante visível quando, após a Independên-cia, em várias províncias do Norte e Nordeste surgiram manifestações contrárias à ruptura dos vínculos comer-ciais com Lisboa.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 11: identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Questão Geografia32

Alternativa: E

Para que um país alcance níveis adequados de desen-volvimento, é necessário haver distribuição igualitária das riquezas geradas. Muitos países emergentes, com bom nível de desenvolvimento econômico-industrial,

não conseguem atender às necessidades básicas de parcela significativa da população. A riqueza aparente, principalmente nos grandes centros urbanos, esconde a desigualdade social existente no país. Ao analisarmos superficialmente, muitos países do Sul, considerados em desenvolvimento ou emergentes (ex.: Brasil, África do Sul e Argentina), possuem regiões prósperas, com nível de desenvolvimento econômico-industrial satis-fatório e urbanização completa, semelhantes às áreas encontradas em países do Norte, como Japão, Estados Unidos e Alemanha, por exemplo. Porém, ao observar-mos com mais atenção, verificamos que a semelhança para na aparência, pois os países do Sul apresentam in-dicadores sociais deficitários, com desigualdade enorme entre a população rica (minoria) e a população carente (maioria).

Competência de área 2: compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Competência de área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 16: identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Habilidade 18: analisar diferentes processos de produ-ção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Page 14: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

14

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão História33

Alternativa: E

A grande contradição apresentada na obra de Rugen-das é o fato de o capitão do mato ser da mesma origem étnica do escravo que ele apreende, o que demonstra que as concepções raciais para definir escravos e liber-tos não podem ser consideradas como regra. Além des-sa situação, a obra de Rugendas deve ser avaliada sob a percepção da perversidade da escravidão, que subverte as identificações étnicas e sociais.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca dos aspectos da cultura.

Questão Sociologia34

Alternativa: A

Para realizar essa atividade, deve-se ter em mente o contexto político-econômico brasileiro, marcadamente desenvolvimentista; essa vertente política tornou-se pre-dominante nas orientações das políticas governamen-tais a partir de 1950, especialmente com a ascensão ao poder de Juscelino Kubitschek. Seu mandato se propôs à recuperação do atraso econômico brasileiro, por meio da entrada de tecnologia e capital estrangeiros.

Competência da área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Filosofia35

Alternativa: C

Ao se apresentarem com máscaras ameaçadoras e afir-marem, em causa própria, que as mulheres estavam des-tinadas a servir aos homens, os personagens do conto utilizaram-se de estratégias retóricas, apelando à força

(intimidação) e a um raciocínio circular. Não recorreram a procedimentos lógicos, como o silogismo (raciocínio formado por duas premissas e uma conclusão delas decorrente), nem dialéticos (pois não houve embate entre pontos de vista, mas a imposição de uma suposta verdade). Se os personagens utilizassem um silogismo válido, de premissas verdadeiras (o que, no caso, seria impossível), a conclusão representaria um exemplo de demonstração. Se utilizassem um silogismo inválido, por desrespeitar alguma das regras formais para a constru-ção desse tipo de raciocínio, teríamos um exemplo de falácia formal.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 11: identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Questão Geografia36

Alternativa: D

Enquanto países desenvolvidos valorizam o setor educa-cional, investindo em pesquisa e ciência, países pobres ou em desenvolvimento deixam de investir o necessário em educação, desmotivando os bons profissionais, que decidem sair do país em busca de melhores condições financeiras e perspectivas de carreiras profissionais sóli-das e vantajosas.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Competência de área 6: compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Page 15: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

15Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Competência de área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. Habilidade 16: identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Habilidade 20: selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão História37

Alternativa: D

O texto é claro ao manifestar a posição de que a revo-lução não mexeria na escravidão, embora os revoltosos considerassem necessária a abolição, que deveria resul-tar de um processo “lento, regular e legal”.

Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 2: analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Questão Sociologia38

Alternativa: C

Para resolver essa questão, é importante compreender a perspectiva de análise do autor do texto proposto. Exis-tem diversas interpretações para o “atentado às Torres Gêmeas”. No caso específico de Huntington – sociólogo cujas ideias encontram repercussão acadêmica atual-mente – entende os conflitos atuais como um choque de civilizações, ou ainda, uma disputa entre culturas. O fato em questão, o atentado às Torres Gêmeas, é decor-rente de um choque cultural entre islâmicos (Iraque, Síria e Irã) e Ocidentais (EUA), além de estar associado a moti-vações econômicas e políticas.

Competência da área 2: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos econômicos ou ambientais que ocorre-ram no decorrer da História.

Questão Geografia39

Alternativa: C

O processo de globalização econômica resulta na in-

terdependência das economias nacionais, que sofrem

interferência dos abalos no mercado global financeiro.

No caso da crise econômica mundial de 2008-2009, pro-

blemas no setor imobiliário dos Estados Unidos foram o

início de uma reação em cadeia, prejudicando as econo-

mias de vários países, inclusive a do Brasil.

Competência de área 2: compreender as transforma-

ções dos espaços geográficos como produto das rela-

ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais

no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e

no enfrentamento de problemas de ordem econômico-

-social.

Habilidade 9: comparar o significado histórico-geo-

gráfico das organizações políticas e socioeconômicas

em escala local, regional ou mundial.

Competência de área 3: compreender a produção e o

papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-

micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e

movimentos sociais.

Habilidade 14: comparar diferentes pontos de vista,

presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre si-

tuação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca

das instituições sociais, políticas e econômicas.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais,

sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-

ram no decorrer da História.

Page 16: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

16

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão História40

Alternativa: C

A) Incorreta. Apesar das significativas melhorias na vida material e cultural, com a chegada da Corte portu-guesa, obviamente esses privilégios eram desfrutados apenas pela própria comitiva e por alguns prósperos brasileiros. Em 1817, a Revolução Pernambucana ma-nifestou sua revolta por ver que os impostos recolhi-dos na Capitania de Pernambuco eram destinados para melhorias na cidade do Rio de Janeiro.

B) Incorreta. Não houve alteração do status de Portugal. O Brasil, contudo, não funcionava mais como uma Colônia, na medida em que a abertura dos portos, em 1808, liberou o comércio direto, sem a interme-diação de Portugal. Em 1815, o Príncipe Regente alte-rou a condição de colônia, ao dar ao Brasil o status de Reino Unido a Portugal e Algarves.

C) Correta. Além dos decretos políticos, como a organi-zação de um governo centralizado no Rio de Janei-ro, e econômicos significativos, como a criação do Banco do Brasil, a Abertura dos Portos, etc., D. João autorizou a formação da imprensa régia, a vinda da Missão Artística Francesa, etc. Esse conjunto de inicia-tivas acabou resultando na “transmutação em nossos destinos”, expressão escolhida por Euclides da Cunha para defender a tese de que o acaso, ou seja, o con-flito entre Portugal e Napoleão Bonaparte, alterou o fluxo da história da Colônia brasileira.

D) Incorreta. Pelo contrário, a chegada da Corte portu-guesa acabou gerando as condições políticas e eco-nômicas para a ruptura entre o Brasil e a Metrópole.

E) Incorreta. O Brasil libertou-se do controle da Metró-pole, por meio da Abertura dos Portos, em 1808, que estabeleceu a liberdade de comércio.

Competência de área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos e econômicos ou ambientais que ocor-reram no decorrer da História.

Questão Sociologia41

Alternativa: A

A) Correta. Isso fica explícito em todo o fragmento, quando, por exemplo, afirma que “O golpe foi tão brutal que os Estados nacionais não têm força para defender os interesses dos cidadãos”.

B) Incorreta. A dita passagem é uma alusão aos indus-triais e banqueiros nacionais, especialmente de eco-nomias em desenvolvimento, que apresentam difi-culdade para se adequar ao sistema global ou que resistem a ele.

C) Incorreta. O Welfare state, também conhecido como Estado do bem-estar social é um tipo de organiza-ção política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social. Portanto, é o contrário do que afirma o autor do texto.

D) Incorreta. O texto decreta a falência da máquina pú-blica e suas consequências para os cidadãos que ne-cessitam dos serviços sociais fornecidos pelo Estado.

E) Vide comentário letra D.

Competência da área 3: compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 14: comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre si-tuação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Page 17: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

17Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Questão Filosofia42

Alternativa: A

O último estratagema consiste numa agressão à pessoa

do adversário, não à falta de provas em contrário, nem à

piedade do eleitor em relação a esse adversário. Trata-se

de uma falácia não formal, que manipula emoções e

sentimentos para direcionar uma decisão, quando esta

deveria resultar da conclusão de um raciocínio coeren-

te. A despreocupação com a coerência do raciocínio e a

impossibilidade de um diálogo entre as opiniões diver-

gentes demonstram que não se trata de Lógica, nem de

Dialética, mas, sim, de Retórica.

Competência de área 3: compreender a produção e o

papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-

micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e

movimentos sociais.

Habilidade 11: identificar registros de práticas de gru-

pos sociais no tempo e no espaço.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais,

sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-

ram no decorrer da História.

Questão Geografia43

Alternativa: B

O neoliberalismo está vinculado ao processo de globa-

lização da economia e defende a não participação do

Estado na economia, adotando um grupo de medidas

que visam à inserção da economia do país na dinâmica

do mercado internacional - abertura de mercados, pri-

vatização de empresas, flexibilização das relações traba-

lhistas, entre outras.

Competência de área 2: compreender as transforma-

ções dos espaços geográficos como produto das rela-

ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: analisar a ação dos estados nacionais

no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e

no enfrentamento de problemas de ordem econômico-

-social.

Habilidade 10: reconhecer a dinâmica da organização

dos movimentos sociais e a importância da participação

da coletividade na transformação da realidade histórico-

-geográfica.

Competência de área 3: compreender a produção e o

papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-

micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e

movimentos sociais.

Habilidade 15: avaliar criticamente conflitos culturais,

sociais, políticos, econômicos ou ambientais que ocorre-

ram no decorrer da história.

Competência de área 4: entender as transformações

técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de

produção, no desenvolvimento do conhecimento e na

vida social.

Habilidade 16: identificar registros sobre o papel das

técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou

da vida social.

Habilidade 20: selecionar argumentos favoráveis ou

contrários às modificações impostas pelas novas tecno-

logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Page 18: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

18

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Questão História44

Alternativa: D

A) Incorreta. Embora seja corrente a vertente historio-gráfica que explora a falta de participação política na independência, o texto não explora essa temática. Ao contrário, demonstra que havia grande envolvimen-to da população, provavelmente de uma elite, repre-sentada pelas oito mil assinaturas no manifesto que pedia a permanência de D. Pedro no Brasil.

B) Incorreta. O texto demonstra a falta de poder político de D. João VI, após a revolução constitucionalista por-tuguesa, e não a sua falta de legitimidade, já que era reconhecido como rei de Portugal.

C) Incorreta. As cortes portuguesas representavam a di-fusão do ideal iluminista em Portugal, estabelecendo uma monarquia constitucional e dotando o parla-mento de poder, contudo, com relação ao Brasil, as cortes buscavam retomar as regras do Pacto Colonial.

D) Correta. D. Pedro representou, na época, os interesses dos comerciantes brasileiros, que não aceitavam per-der as conquistas obtidas durante os anos em que a Corte portuguesa viveu no Brasil. O fato de D. Pedro representar, nesse momento, o nome de consenso, não significou, contudo, que as contradições, decor-rentes do fato deste ser um português e herdeiro do trono de Portugal estavam superadas. Elas se mani-festaram anos depois, em 1831, quando D. Pedro I foi levado a abdicar do trono brasileiro e obrigado a se retirar do Brasil.

E) Incorreta. O texto não aborda essa temática, embora a questão da integridade nacional seja, para muitos historiadores, creditada à forma monárquica de go-verno, ao contrário das demais nações sul-ameri-canas, que no processo de emancipação formaram diversas nações republicanas, não conseguindo constituir uma unidade.

Competência de área 3: compreender a produção e o

papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-

micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e

movimentos sociais.

Habilidade 15: analisar a atuação dos movimentos so-

ciais que contribuíram para mudanças ou rupturas em

processos de disputa pelo poder.

Questão Sociologia45

Alternativa: B

A) Incorreta. O autor não faz alusão a um tipo de política,

mandato ou orientação partidária nesse fragmento.

B) Correta. Isso fica claro na passagem “É preciso lem-

brar que Ratinho e companhia não cativam apenas

a camada mais pobre da população, mas também

são consumidos como diversão por grande parte da

elite”.

C) Incorreta. Para o autor, tais produtos fazem senti-

do para os brasileiros que os consomem e, por isso,

devem ser considerados como oriundos da cultura

brasileira.

D) Incorreta. O autor do texto não argumenta a favor

dessa ideia. Afirma apenas que “há quem diga que

eles são a expressão da verdadeira cultura tupini-

quim”.

E) Incorreta. O autor demonstra que considera os pro-

dutos citados como de “gosto duvidoso” e cita diver-

sas expressões dentro desse segmento, não discor-

rendo sobre a diversificação cultural.

Competência da área 1: compreender os elementos

culturais que constituem as identidades.

Habilidade 3: associar as manifestações culturais do

presente aos seus processos históricos.

Page 19: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

19Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Anotações

Page 20: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

20

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Anotações

Page 21: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

21Ciências Humanas e suas tecnologias

Simulado ENEM 2011

Anotações

Page 22: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

22

Simulado ENEM 2011

3a. série – Volume 1

Anotações

Page 23: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2011 – 3a. SÉRIE – VOLUME 1

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

GABARITO

Page 24: Ciências humanas e suas tecnologias gabarito