ciencias 8ºa

12

Upload: carolinabrandao

Post on 04-Aug-2015

1.321 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

► Introdução ► A sucessão ecológica ► Tipos de sucessões ecológicas ► Ciclos biogeoquímicos: Ciclo da Água Ciclo do carbono Ciclo do cálcio Ciclo do oxigénio ► Consequências da intervenção humana ► Conclusão

Este trabalho está a ser realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Vamos falar sobre as diferentes sucessões ecológicas e as consequências da intervenção humana na Natureza.

Esperemos que gostem do trabalho e que vos seja útil.

Por vezes, as alterações climáticas ou fenómenos naturais tornam disponíveis varias áreas, potencialmente habitáveis, mas completamente desprovidas de seres vivos.

Isto acontece por exemplo quando a temperatura do nosso planeta sobe e os gelos se retiram de zonas cobertas durante séculos.

Mas estes espaços não permanecem livres por muito tempo, pois os plantas e animais tendem a colonizar todos os espaços disponíveis.

Devido a este fenómeno, nos novos territórios, alternam-se comunidades de seres vivos, que dão origem a uma sucessão ecológica.

Existem quatro tipos de sucessões ecológicas: Primárias, quando a evolução se dá a partir da

rocha nua ou solo desprovido de organismos, Secundárias, quando estas se dão após um

desastre ambiental, como por exemplo um incêndio, derramamento de lava, uma inundação Autotróficas, quando um ambiente, oferecendo componentes abióticos necessários; sais minerais; água, sedia o desenvolvimento de comunidades autotróficas.

Heterotróficas, quando um ambiente, oferecendo componentes bióticos necessários; matéria orgânica, sedia o desenvolvimento de comunidades heterotróficas.

O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.

A água é uma substância imprescindível á vida, fazendo parte de todos os seres vivos. Ela faz igualmente parte do meio abiótico, coexistindo na fase sólida, liquida e gasosa.

A água circula na natureza, ora constituindo diferentes reservatórios no meio abiótico, como rios, mares e glaciares, ora fazendo parte dos seres vivos.

Esse movimento da água constitui o ciclo hidrológico.

O ciclo da água tipifica claramente um ciclo de matéria na natureza

O ciclo do carbono é o seguinte:

O carbono é absorvido pelas plantas. Os animais, através da respiração, libertam para a atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO2.

Parte do carbono contido nos herbívoros será transferida para os níveis tróficos seguintes e outra parte caberá aos decompositores e, assim, sucessivamente, até que todo o carbono fixado pela fotossíntese retorne novamente à atmosfera na forma de CO2

Os sais de cálcio são usados pelos animais para a formação dos esqueletos, como ossos de peixes, conchas de moluscos. Estes acumulam-se no fundo dos mares, lagos e rios. Depois de milhões de anos, podem vir a construir rochas calcárias continentais, se ocorrer uma elevação do terreno.

Os compostos de cálcio, quando são novamente dissolvidos pelas águas das chuvas, voltam para os oceanos. O cálcio, quando está em solução, pode ser incorporado pelas raízes e vir a fazer parte de vegetais e mais tarde de consumidores e, por fim, retornar ao solo através da acção dos decompositores.

O ciclo do oxigénio descreve o movimento do oxigénio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera, a biosfera e a litosfera.

Este ciclo é mantido por processos geológicos, físicos, hidrológicos e biológicos, que movem diferentes elementos de um depósito a outro. O oxigénio molecular (O2) representa 20% da atmosfera terrestre.

Este oxigénio satisfaz as necessidades de todos os organismos terrestres.

O principal factor na produção de oxigénio é a fotossíntese, que é responsável pela moderna atmosfera terrestre e pela vida, tal como a conhecemos.

A espécie humana, tal como as outras espécies, depende da natureza, intervindo activamente nos ecossistemas.

Essa intervenção foi evoluindo ao longo do tempo, uma vez que na historia da Humanidade verificaram-se inovações que marcaram diferenças significativas no aumento do numero de indivíduos.

As crescentes possibilidades tecnológicas conduziram a uma sobreexploração dos recursos da natureza e á sua transformação.

As alterações ocasionadas pelas acções humanas no ambiente são designadas por impacte ambiental.

Nas ultimas décadas começou a tornar-se consciência dos graves riscos desencadeados pela intervenção humana nos ecossistemas devido á ocorrência de grandes problemas ambientais.

Este trabalho ajudou-nos a perceber melhor os tipos de sucessões ecológicas e a intervenção humana na natureza e por vezes destruindo o habitat natural dos seres vivos.

Todos deveríamos ter mais cuidado com o ambiente, pois assim teremos mais qualidade de vida e menos problemas de saúde.