ciência e tecnologia para todos os gostos e...

88
FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP COMISSÃO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 EDITAL A Financiadora de Estudos e Projetos, doravante denominada Finep, por intermédio da Comissão de Licitação, torna público aos interessados que, na forma da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, realizará licitação na modalidade de CONCORRÊNCIA, do tipo TÉCNICA E PREÇO, sob o regime de empreitada por preço unitário, observando-se as condições estabelecidas neste Edital e nos seguintes Anexos: ANEXO I Projeto Básico ANEXO II Modelo da Proposta de Preços ANEXO III Folha de Rosto da Proposta Técnica ANEXO IV Critérios de Avaliação da Proposta Técnica ANEXO V Minuta do Contrato ANEXO VI Plantas ANEXO VII Modelo da Declaração de Elaboração Independente de Proposta A sessão pública terá início às 10:00 horas do dia sendo apenas admitida a participação de Licitantes que se apresentarem com os Invólucros até o final do credenciamento, no seguinte endereço: Praia do Flamengo, 200, 9º andar, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Nessa ocasião, deverão ser apresentados os Invólucros contendo os Documentos de Habilitação, Proposta Técnica, Proposta de Preços, a Declaração de Elaboração Independente de Proposta – ANEXO VII deste Edital, bem como os documentos de credenciamento, seguindo os procedimentos e exigências previstos neste Edital. Os horários mencionados neste Edital referem-se ao horário de Brasília. Não será aceita, em qualquer hipótese, a participação de Licitante retardatário, a não ser como ouvinte. Caso a Licitante não deseje fazer-se representar nas sessões de recepção e abertura, deverá providenciar para que os Documentos de 1

Upload: phamduong

Post on 26-Sep-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP

COMISSÃO DE LICITAÇÃO

CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016

EDITAL

A Financiadora de Estudos e Projetos, doravante denominada Finep, por intermédio da Comissão de Licitação, torna público aos interessados que, na forma da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, realizará licitação na modalidade de CONCORRÊNCIA, do tipo TÉCNICA E PREÇO, sob o regime de empreitada por preço unitário, observando-se as condições estabelecidas neste Edital e nos seguintes Anexos:

ANEXO I Projeto Básico ANEXO II Modelo da Proposta de Preços ANEXO III Folha de Rosto da Proposta TécnicaANEXO IV Critérios de Avaliação da Proposta TécnicaANEXO V Minuta do ContratoANEXO VI PlantasANEXO VII Modelo da Declaração de Elaboração Independente de Proposta

A sessão pública terá início às 10:00 horas do dia sendo apenas admitida a participação de Licitantes que se apresentarem com os Invólucros até o final do credenciamento, no seguinte endereço: Praia do Flamengo, 200, 9º andar, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Nessa ocasião, deverão ser apresentados os Invólucros contendo os Documentos de Habilitação, Proposta Técnica, Proposta de Preços, a Declaração de Elaboração Independente de Proposta – ANEXO VII deste Edital, bem como os documentos de credenciamento, seguindo os procedimentos e exigências previstos neste Edital.

Os horários mencionados neste Edital referem-se ao horário de Brasília.

Não será aceita, em qualquer hipótese, a participação de Licitante retardatário, a não ser como ouvinte.

Caso a Licitante não deseje fazer-se representar nas sessões de recepção e abertura, deverá providenciar para que os Documentos de Habilitação, as Propostas Técnica e de Preços e a Declaração do Anexo VII sejam entregues na Praia do Flamengo, 200 – 3º andar – Flamengo – Rio de Janeiro/RJ, impreterivelmente, até a data e hora indicados no preâmbulo deste Edital.

Os serviços serão realizados na forma de execução indireta, sob o regime de empreitada por preço unitário, nos termos da Lei nº 8.666/93, e posteriores alterações e nas condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

1. OBJETO

1

1.1. Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

1.2. As especificações e condições do objeto desta licitação encontram-se no Anexo I – Projeto Básico deste Edital.

1.3. A subcontratação será permitida, mas não poderá abranger os serviços especificados nos itens 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5 do Anexo I – Projeto Básico deste Edital.

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Somente poderá participar desta Concorrência a Licitante que:

a) atender a todas as exigências, inclusive quanto à documentação constante deste Edital e seus Anexos;

b) que, embora não cadastrada no SICAF, atenda a todas as condições exigidas neste Edital ou estiver cadastrada junto ao SICAF, até a data do recebimento das propostas.

2.2. Além dos casos previstos no art. 9º da Lei 8.666/93, não poderão participar da licitação:

a) Empresas que estejam cumprindo penalidade de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar, ou que tenham sido declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, nos termos do disposto no art. 87 da Lei nº 8.666/93 e que constem do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas ou Suspensas (CEIS), acessível por meio do Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br);

b) Empresas que estejam cumprindo penalidade de impedimento de licitar e/ou de contratar nos termos do disposto no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e que constem no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas ou Suspensas (CEIS), acessível por meio do Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br);

c) Empresas que constem do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa, disponível no Portal do CNJ (www.cnj.jus.br);

d) Empresas que se encontrem em processo de falência, pedido de recuperação judicial ou extrajudicial, concordata ou liquidação, de dissolução, de fusão, de cisão ou de incorporação;

e) Empresas estrangeiras não autorizadas a funcionar no país;

f) Empresas integrantes de um mesmo grupo econômico, simultaneamente, assim entendidas aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum;

2

g) Fundações de qualquer natureza, tendo em vista a finalidade prevista no art. 62, parágrafo único, da Lei nº 10.406/02, Código Civil Brasileiro;

h) Associações de qualquer natureza, inclusive Institutos, salvo se houver compatibilidade estatutária com o objeto desta licitação;

i) Empresas em consórcio.

2.3. Nenhuma Licitante poderá participar desta Concorrência com mais de uma Proposta.

2.4. A Licitante assume todos os custos de preparação e apresentação dos Documentos de Habilitação e Propostas exigidos nesta Concorrência, ressalvado que a Finep não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

2.5. A Licitante deverá acompanhar o Diário Oficial da União e o portal www.finep.gov.br, onde serão publicados os atos da Comissão de Licitação legalmente exigidos.

3. APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS E DAS PROPOSTAS E CREDENCIAMENTO

3.1. Os Documentos de Habilitação e as Propostas Técnica e de Preços deverão ser apresentados à Comissão De licitação em Invólucros distintos e separados, todos fechados, os quais deverão estar identificados com as informações a seguir discriminadas.

3.1.1. Os Documentos de Habilitação deverão ser acondicionados no Invólucro nº 1, identificado com as seguintes informações:

Invólucro nº 1Documentos de HabilitaçãoRazão Social e CNPJ da LicitanteConcorrência Finep nº 01/2016

3.1.2. A Proposta Técnica deverá ser acondicionada no Invólucro nº 2, identificado com as seguintes informações:

Invólucro nº 2Proposta TécnicaRazão Social e CNPJ da LicitanteConcorrência Finep nº 01/2016

3.1.3. A Proposta de Preços deverá ser acondicionada no Invólucro nº 3, identificado com as seguintes informações:

Invólucro nº 3Proposta de PreçosRazão Social e CNPJ da LicitanteConcorrência Finep nº 01/2016

3

3.2. Os Invólucros serão providenciados pela Licitante em embalagem adequada às características de seu conteúdo, desde que inviolável, quanto às informações de que trata, até a sua abertura.

3.3. Os Documentos de Habilitação devem, preferencialmente, ter todas as suas páginas numeradas sequencialmente e rubricadas por representante legal da Licitante e deverão ser apresentados, alternativamente: em original; em cópia autenticada por cartório competente; sob a forma de publicação em órgão da imprensa oficial; ou em cópia não autenticada, desde que seja exibido o original, para conferência pela Comissão De licitação, no ato da abertura dos Documentos de Habilitação. Só serão aceitas cópias legíveis, que ofereçam condições de análise por parte da Comissão De licitação.

3.4. As Propostas Técnicas e de Preços deverão ser apresentadas em papel que identifique a Licitante, ter preferencialmente suas páginas numeradas sequencialmente e ser redigida obrigatoriamente em língua portuguesa – salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente – com clareza, sem emendas ou rasuras. As propostas deverão ser datadas e assinadas, por quem detenha poderes de representação da Licitante, na forma de seus atos constitutivos, devidamente identificado.

3.5. No ato da entrega dos Invólucros com os Documentos de Habilitação e as Propostas Técnica e de Preços, o representante da Licitante apresentará à Comissão De licitação o documento que a credencia a participar deste certame, juntamente com seu documento de identidade de fé pública, observando-se que:

3.5.1. Quando a representação for exercida na forma de seus atos de constituição, por sócio ou dirigente, o documento de credenciamento consistirá, respectivamente, em cópia do ato que estabelece a prova de representação da empresa, onde conste o nome do sócio e os poderes para representá-la, ou cópia da ata da assembleia de eleição do dirigente, em ambos os casos autenticada em cartório ou apresentada junto com o documento original, para permitir que a Comissão De licitação ateste sua autenticidade.

3.5.2. Caso o preposto da Licitante não seja seu representante estatutário ou legal, o credenciamento será feito por intermédio de procuração, mediante instrumento público ou particular, no mínimo com os poderes constantes do modelo abaixo. Na hipótese de representação por intermédio de procuração, deverá ser juntada a cópia autenticada em cartório do ato que estabelece a prova de representação da empresa, em que constem os nomes dos sócios ou dirigentes com poderes para a constituição de mandatários.

MODELO DE PROCURAÇÃO

OutorganteQualificação (nome, endereço, razão social, etc.)

OutorgadoO representante devidamente qualificado

ObjetoRepresentar o outorgante na Concorrência Finep nº 01/2016

Poderes

4

Participar de sessões públicas de abertura de documentos de habilitação e de propostas, assinar as respectivas atas, registrar ocorrências, formular impugnações, interpor recursos, renunciar ao direito de recurso, renunciar a recurso interposto, assim como praticar todos os demais atos pertinentes ao certame.

[Local e data] ......................, ............ de .............. de 2016.................................................

[LICITANTE]...............................................

[CARGO E NOME]

Observações: se particular, a procuração será elaborada preferencialmente, em papel timbrado da Licitante e assinada obrigatoriamente por representantes legais ou pessoa devidamente autorizada. Será necessário comprovar os poderes do outorgante para fazer a delegação acima.

3.6. A ausência do documento hábil de representação não impedirá o representante de estar presente na sessão pública, mas ele ficará impedido de praticar qualquer ato durante o procedimento licitatório.

3.7. A documentação apresentada na primeira sessão pública credencia o representante a participar das demais sessões. Na hipótese de substituição do representante no decorrer do processo licitatório, deverá ser apresentado novo credenciamento na sessão pública.

3.8. No ato da entrega dos Invólucros com os Documentos de Habilitação e as Propostas Técnica e de Preços, o representante da Licitante apresentará à Comissão De licitação, a Declaração de Elaboração Independente de Proposta – ANEXO VII deste Edital, em cumprimento à Instrução Normativa nº 02, de 16/09/2009 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

4. DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (Invólucro nº 1)

4.1. Para se habilitar a esta Concorrência, a Licitante deverá apresentar a seguinte documentação:

4.1.1. HABILITAÇÃO JURÍDICA:

a) Cédula de identidade dos sócios que representem legalmente a sociedade;

b) Registro comercial, no caso de empresário individual;

c) Ato constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado(s) na Junta Comercial, no caso de sociedades empresárias e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

c.1) Os documentos em apreço deverão estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectiva;

d) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova da diretoria em exercício; e

5

e) Decreto de autorização, em se tratando de empresário individual ou sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo Órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

f) Declaração, sob as penalidades cabíveis, de que inexistem fatos impeditivos de sua habilitação no presente processo licitatório e de que está ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores, conforme modelo constante do item 4.2, alínea “c” deste Edital.

4.1.2. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA:

a) Certidão Conjunta Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria Conjunta PGFN/RFB n.º 02, de 31/08/2005;

b) Certidão Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros - CND, expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;

c) Certificado de Regularidade do FGTS – CRF, expedido pela Caixa Econômica Federal;

d) Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

e) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), conforme lei 12.440/2011;

f) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual; e

g) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei.

4.1.3. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

a) Registro ou inscrição regular da empresa no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA competente da região a que estiver vinculado a Licitante;

b) Comprovação que o profissional indicado como Responsável Técnico do projeto (que ocupará a função de COORDENADOR DO PROJETO a que se refere a alínea “d” abaixo) está inscrito no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, indicando seu nome, CPF e número de registro no profissional;

c) Atestado(s) de capacidade técnica expedido(s) por pessoas jurídicas de direito público ou privado e devidamente certificados/averbados pelo CAU ou CREA, em relação à empresa licitante, que comprovem a

6

prestação de SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO de projetos de adequação de espaço, e a COMPATIBILIZAÇÃO, em relação ao mesmo serviço, de, no mínimo, 3 (três) Projetos Complementares dentre os abaixo relacionados:

1) Projeto Básico e Executivo Complementar de Cabeamento Estruturado (Voz e Dados);2) Projeto Básico e Executivo Complementar Luminotécnico e de Instalações Elétricas;3) Projeto Básico e Executivo Complementar de Instalações Hidráulicas e Sanitárias;4) Projeto Básico e Executivo Complementar de Ar Condicionado e Exaustão Mecânica;5) Projeto Básico e Executivo Complementar de Detecção, Alarme e Instalações de Combate à Incêndio;6) Projeto Básico e Executivo Complementar de Imagem e Som;7) Projeto Básico e Executivo Complementar de Tratamento Acústico;8) Projeto Básico e Executivo Complementar de Comunicação Visual.

c.1) Os serviços atestados devem ser destinados à construção, reforma e/ou ampliação de ambientes compatíveis com o objeto da licitação..

d) Atestado(s) de Capacidade Técnica devidamente certificados/averbados pelo CAU ou CREA, em relação ao Responsável Técnico que será o COORDENADOR DO PROJETO, comprovando a prestação de SERVIÇOS DE COMPATIBILIZAÇÃO de projetos de adequação de espaço e de, no mínimo, 3 (três) Projetos Complementares relacionados dentre os abaixo elencados:

1) Projeto Básico e Executivo Complementar de Cabeamento Estruturado (Voz e Dados);2) Projeto Básico e Executivo Complementar Luminotécnico e de Instalações Elétricas;3) Projeto Básico e Executivo Complementar de Instalações Hidráulicas e Sanitárias;4) Projeto Básico e Executivo Complementar de Ar Condicionado e Exaustão Mecânica;5) Projeto Básico e Executivo Complementar de Detecção, Alarme e Instalações de Combate à Incêndio;6) Projeto Básico e Executivo Complementar de Imagem e Som;7) Projeto Básico e Executivo Complementar de Tratamento Acústico;8) Projeto Básico e Executivo Complementar de Comunicação Visual.

d.1) Os serviços atestados devem ser destinados à construção, reforma e/ou ampliação de ambientes compatíveis com o objeto da licitação.

e) O(s) atestado(s) de que trata(m) as alíneas “c” e “d” acima deve(m) ser emitidos, preferencialmente, em papel timbrado, contendo data, a Razão Social, o CNPJ, o endereço, o responsável pelas informações e respectivo cargo, e-mail e telefone de contato – ou qualquer outro meio com o qual a FINEP possa valer-se para manter contato com a pessoa declarante, se for o caso.

7

f) Declaração, conforme modelo abaixo, firmada pelo representante legal da Licitante de disponibilidade de profissionais com qualificação e experiência necessárias à perfeita execução do objeto desta licitação, bem como dos recursos operacionais

DECLARAÇÃO

Concorrência nº 01/2016

....................................., [LICITANTE] inscrito no CNPJ sob o nº ..........................., por intermédio de seu representante legal ................................, portador(a) da Carteira de Identidade nº..........., inscrito(a) no CPF sob o nº............, em cumprimento ao disposto no item 4.1.3, alínea “f” do Edital, DECLARA que dispõe dos profissionais com qualificação e experiência necessárias à perfeita execução do objeto desta Licitação, bem como dos recursos operacionais.

(Local e data) ..................,............de .............. de 20___.

__________________________(representante legal)

g) Termo de vistoria, conforme modelo abaixo:

TERMO DE VISTORIA

Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

Na forma estabelecida no Termo de Referência, Anexo I do Edital do Pregão Eletrônico nº 6/2015, declaramos que a empresa: ___________________________________________________________________________,representada pelo Senhor ______________________________________________________,compareceu à vistoria.

Rio de Janeiro, ____ de ____________ de 2016.

________________________________________Carimbo e assinatura de empregado da Finep

DECLARO que foi realizada a vistoria na Finep, e que tomei conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto desta licitação.

Rio de Janeiro, ____ de ____________ de 2016.

________________________________________________Assinatura do representante legal ou procurador do licitante

8

4.1.3.1. Para fins do disposto nas alíneas “c” e “d” deste item 4.1.3, não há modelo previamente definido.

4.1.4. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA:

a) Certidão Negativa de Falência, Concordata e/ou Recuperação Judicial expedida pelo distribuidor da sede fiscal da pessoa jurídica, emitida em até 90 (noventa) dias corridos antes da data da sessão pública de entrega dos Invólucros desta Licitação, observando-se que:

a.1) a Licitante cuja sede esteja situada fora da Capital do Rio de Janeiro, deverá apresentar, preferencialmente, relação dos Cartórios de Distribuição da Comarca que expedem a certidão, emitida pelo órgão competente, observando-se ainda, que, no caso de praças com mais de um cartório distribuidor, deverão ser apresentadas as certidões de cada um dos distribuidores;

b) Balanço Patrimonial e demais demonstrações contábeis do último exercício social, já exigível e apresentado na forma da Lei;

4.1.4.1. A comprovação da boa situação financeira da Licitante será feita por meio das avaliações constantes das alíneas abaixo:

a) do balanço referido na alínea “b” do item 4.1.4, cujos índices de Liquidez Geral (LG), de Solvência Geral (SG) e de Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das fórmulas a seguir, terão de ser iguais ou maiores que um (= ou > que 1):

LG = __Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo__ Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

SG = _______ Ativo Total ________________ Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

LC = __________ Ativo Circulante______________ Passivo Circulante

a.1) as fórmulas deverão estar devidamente aplicadas em memorial de cálculos juntado ao balanço;

a.2) caso o memorial não seja apresentado, a Comissão De licitação reserva-se o direito de efetuar os cálculos;

4.1.4.2. No caso de a Licitante apresentar resultado inferior a 1 (um) em qualquer dos índices acima, será aceita a comprovação de patrimônio líquido de no mínimo 10% (dez por cento) do valor estimado para esta licitação, indicado no item 12.1 deste Edital.

9

4.2. Para fins de habilitação, a Licitante deverá ainda incluir no INVÓLUCRO nº 1, as seguintes declarações:

a) Declaração de que detém todas as informações necessárias para a participação no certame e regular execução do objeto, conforme modelo abaixo:

DECLARAÇÃOCONCORRÊNCIA FINEP nº 1/2016

Representante da Empresa:_________________________________________________

Nome:Cargo/função:

.........................., [LICITANTE] inscrito no CNPJ sob o nº .........., por intermédio de seu representante legal ................., portador(a) da Carteira de Identidade nº..........., inscrito(a) no CPF sob o nº............, DECLARA, com relação à licitação consignada no edital supracitado, detemos todas as informações necessárias para a participação no certame e regular execução do objeto, não restando dúvidas inerentes ao objeto deste Edital.

(Local e data) ..................,............de .............. de 2016.

__________________________(representante legal)

b)Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, conforme modelo abaixo:

DECLARAÇÃOCONCORRÊNCIA FINEP nº 1/2016

.........................., [LICITANTE] inscrito no CNPJ sob o nº .........., por intermédio de seu representante legal ................., portador(a) da Carteira de Identidade nº..........., inscrito(a) no CPF sob o nº............, DECLARA, para fins do disposto no inciso V do artigo 27 da Lei nº 8.666, de 21.6.1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27.10.1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

(se for o caso acrescentar o texto a seguir)Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz.

(Local e data) ..................,............de .............. de 2016

__________________________(representante legal)

c) Declaração, sob as penalidades cabíveis, de que inexistem fatos impeditivos de sua habilitação no presente processo licitatório e de que está ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores:

10

DECLARAÇÃOCONCORRÊNCIA FINEP nº 1/2016

.........................., [LICITANTE] inscrito no CNPJ sob o nº .........., por intermédio de seu representante legal ................., portador(a) da Carteira de Identidade nº..........., inscrito(a) no CPF sob o nº............, DECLARA, sob as penas da lei, que, até a presente data, inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

[Local e data] .....................,............de .............. de 2016

__________________________(representante legal)

d) Declaração Antinepotismo, em atendimento ao artigo 7º do Decreto 7203, de 2010:

DECLARAÇÃOCONCORRÊNCIA FINEP Nº 1/2016

A empresa ______________ [RAZÃO SOCIAL], CNPJ ___________, DECLARA sob as penalidades cabíveis, em atendimento ao disposto no artigo 7º do Decreto nº 7.203, de 2010:

a)Que seus administradores e/ou sócios dirigentes, bem como as pessoas que compõem o quadro técnico empregado na execução do serviço, não possuem familiar (cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau) detentor de cargo comissionado na Finep;

Local, ___ de _______________ de 2015.

____________________________________[Assinatura do Representante Legal – Cargo]

4.3. Todos os Documentos de Habilitação deverão estar ou em nome da matriz/sede ou da filial, dependendo de quem é a Licitante, salvo aqueles documentos que, por sua natureza, comprovadamente, são emitidos em nome da matriz.

4.4. Os atestados de capacidade técnica poderão ser apresentados em nome e com CNPJ da matriz e/ou da(s) filial(ais) da Licitante.

4.5. A Licitante que estiver cadastrada e habilitada parcialmente no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, apenas deverá apresentar no Invólucro nº 1:

a) Prova de sua habilitação parcial junto ao SICAF – Certificado de Registro Cadastral – CRC;

b) Documentos descritos nos itens 4.1.2, alínea “g”; 4.1.3; 4.1.4 alínea “a”, e as declarações constantes do item 4.2;

4.5.1. Caso a Licitante esteja com algum documento vencido no SICAF, ser-lhe-á assegurado o direito de apresentar, na própria sessão, a documentação atualizada.

11

4.6. É recomendável a inscrição prévia da Licitante no SICAF, para abreviar os procedimentos de análise da documentação.

4.6.1. A Finep não é unidade cadastradora do SICAF, apenas consultora para fins do disposto neste Edital.

4.7. Os Licitantes não cadastrados no SICAF deverão apresentar no Invólucro nº 1, todos os documentos mencionados nos itens 4.1.1; 4.1.2; 4.1.3; 4.1.4 e 4.2.

4.8. Os Licitantes que detenham medida judicial, que os desobrigue da apresentação de qualquer documento exigido neste Edital, deverão apresentar o instrumento que lhes assegurem este direito, dentro do Invólucro nº 1, sob pena de inabilitação.

4.9. As certidões apresentadas cujo prazo de validade esteja expirado acarretarão a inabilitação da Licitante. As certidões que não possuírem prazo de validade expresso, somente serão aceitas se emitidas em até 90 (noventa) dias corridos antes da data da sessão pública de entrega dos Invólucros desta Licitação.

4.9.1. Não se enquadram no prazo de que trata a condição acima os documentos que, pela própria natureza, não apresentam prazo de validade, inclusive quanto aos atestados de capacidade técnica.

4.10. Para fins de comprovação da Regularidade Fiscal da Licitante, os documentos deverão estar em vigor, sendo considerada para esse fim, a data da sessão pública de entrega dos Invólucros.

5. PROPOSTA TÉCNICA (Invólucro nº 2)

5.1. A Proposta Técnica deverá ser apresentada conforme estabelece o item 3.1.2 deste Edital e observar as orientações do Projeto Básico – ANEXO I deste Edital, ANEXO III – Folha de Rosto da Proposta Técnica e ANEXO IV – Critérios de Avaliação da Proposta Técnica.

5.2. A Proposta Técnica deve ser apresentada em língua portuguesa, datilografada ou impressa por qualquer meio eletrônico em 1 (uma) via, em papel timbrado da Licitante, ser datada, rubricada e assinada por seu representante legal ou procurador, com poderes para o exercício da representação, na forma do item 3.5.1 ou 3.5.2 deste Edital. Recomenda-se que os documentos constantes deste Invólucro sejam numerados sequencialmente, da primeira à última folha, de modo a refletir o seu número exato.

5.3. O Invólucro de Proposta Técnica (INVÓLUCRO Nº 2) deverá conter, no mínimo:

a) FOLHA DE ROSTO I DA PROPOSTA TÉCNICA (QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA PROPONENTE), conforme modelo constante no ANEXO III a este EDITAL, devidamente acompanhada da documentação da EMPRESA a ser avaliada para fins de pontuação;

a.1) Os atestados/certidões apresentados devem ser separados por uma folha em branco constando a menção a “Certidão/Atestado Número: ____”, de acordo com a ordem que for preenchida na FOLHA DE

12

ROSTO I DA PROPOSTA TÉCNICA (no campo “Número da Certidão/ Atestado”). Assim, deverá haver uma folha em branco com a menção ao “Certidão/Atestado Número: ____” para cada atestado/certidão a ser apresentado.

a.2) Os documentos porventura existentes relativos aos Projetos Complementares devem acompanhar os atestados/certidões relativos aos Projetos Básicos, na mesma FOLHA DE ROSTO.

b) FOLHA DE ROSTO II DA PROPOSTA TÉCNICA (QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA), conforme modelo constante no ANEXO III a este EDITAL, devidamente acompanhada da documentação da EQUIPE TÉCNICA a ser avaliada para fins de pontuação;

b.1) Deve ser preenchida uma FOLHA DE ROSTO II DA PROPOSTA TÉCNICA para cada membro da Equipe Técnica a ser pontuado, com a discriminação da quantidade de cada uma das atividades objeto dos atestados/certidões.

5.4. A inclusão de qualquer documento da Proposta de Preços no Invólucro da Proposta Técnica acarretará a desclassificação sumária da Licitante do certame.

6. PROPOSTA DE PREÇOS (Invólucro nº 3)

6.1. A Proposta de Preços deverá ser apresentada conforme estabelece o item 3.1.3 deste Edital, e ser emitida em papel timbrado da Licitante, em língua portuguesa, datilografada ou impressa por qualquer meio eletrônico, em 1 (uma) via, ser datada, rubricada e assinada por seu representante legal ou procurador com poderes para o exercício da representação, na forma do item 3.5.1 ou 3.5.2 deste Edital. Recomenda-se numerar sequencialmente a Proposta de Preços, da primeira à última folha.

6.1.1. No preenchimento da Proposta de Preços, deverá ser observado o detalhamento do orçamento global, e ainda consignar expressamente o preço global em reais, no qual já estarão incluídos todos os tributos, inclusive contribuições fiscais e parafiscais, os custos com os materiais empregados na execução do objeto do Contrato, a mão-de-obra, os encargos sociais e trabalhistas, etc., as ferramentas, utensílios, transporte e acondicionamento, bem como quaisquer outros custos que poderão ocorrer até o total cumprimento do Contrato.

6.1.2. Na formulação dos preços a Licitante deverá ainda, considerar as informações constantes de todo ANEXO I – Projeto Básico, observando-se o detalhamento de cada item para fins de valoração da proposta.

6.1.2.1. Os preços ofertados pelo licitante são fixos e irreajustáveis.

6.1.2.2. Na hipótese do contrato permanecer em vigor depois de transcorrido um ano da data limite de apresentação das propostas, poderá ser admitido o reajuste do preço, observadas as disposições contidas na cláusula Décima Terceira da Minuta do contrato – Anexo V deste Edital.

6.1.3. Deverão ser incluídos nos preços do serviço, os valores relativos à realização de reuniões, apresentações, entrevistas, dentre outras atividades, tantas quantas forem julgadas necessárias à execução do Contrato.

13

6.1.4. Apenas as despesas previstas no item 4.2.16 do ANEXO I – Projeto Básico não integram o orçamento global.

6.1.5. Conforme disposto no item 4.2.16 do ANEXO I – Projeto Básico, as despesas com os emolumentos e taxas para aprovações dos projetos e licenças necessárias para a futura execução das obras perante órgãos municipais, estaduais e federais, serão pagas pela Finep a partir da apresentação das guias de recolhimento.

6.1.6. Ocorrendo discordância entre o valor numérico e o valor por extenso contido na proposta, prevalecerá o valor por extenso.

6.1.7. Não serão aceitas Propostas que apresentem valores unitários superiores aos estimados, constantes do item 7 do ANEXO I - Projeto Básico.

6.1.8. A Finep poderá a qualquer tempo, solicitar a composição detalhada de cada um dos itens apresentados na Proposta de Preços.

6.1.9. A Finep se reserva o direito de corrigir eventuais erros de cálculo na Proposta

6.2. Os preços propostos serão de exclusiva responsabilidade da interessada e não lhe assistirá o direito de pleitear, na vigência do contrato a ser firmado, nenhuma alteração, sob a alegação de erro, omissão ou qualquer outro pretexto similar, uma vez que considera-se que tal valor já engloba o lucro, além de todos os custos e despesas dos serviços, tais como: encargos, tributos, custos e demais despesas que venham a incidir, direta ou indiretamente ao cumprimento integral do objeto desta licitação, descrito no ANEXO I – Projeto Básico.

6.3. O prazo de validade das Propostas de Preços será de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação.

6.3.1. Caso não conste na Proposta o prazo acima mencionado, esta será considerada válida pelo referido período.

6.3.2. Previamente ao término do prazo supracitado, estando a presente licitação ainda em curso, a Finep solicitará às Licitantes a revalidação das suas Propostas.

6.4. A vistoria aos dois endereços, Praia do Flamengo nº 200 e Av. Republica do Chile nº 330, será obrigatória e poderá ser realizada quantas vezes a LICITANTE julgar necessário para a elaboração de sua proposta, devendo ela ser previamente agendada junto Departamento de Serviços Administrativos (DSAD), com Marcos Teixeira, através do telefone (21) 2555-0529.

6.4.1. Durante a vistoria, a LICITANTE será acompanhada por responsável nomeado pela FINEP. Ficará a LICITANTE obrigada a apresentar, na habilitação, o TERMO DE VISTORIA, assinado pelo responsável da FINEP, conforme modelo constante em ANEXO ao EDITAL, não sendo aceitas, para efeitos legais, posteriores alegações de desconhecimento desta exigência.

6.4.2. Os custos das vistorias correrão por exclusiva conta da Licitante.

7. EXAME E JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

14

7.1. A Comissão De licitação examinará os Documentos de Habilitação e julgará habilitadas apenas as Licitantes que atenderem integralmente aos requisitos de habilitação exigidos neste Edital e em seus anexos.

7.1.1. A habilitação das Licitantes cadastradas e habilitadas parcialmente no SICAF fica condicionada à verificação dos seus respectivos registros e da validade dos documentos cadastrais e de habilitação parcial, por meio de consulta on-line à situação do fornecedor junto ao SICAF, a ser realizada pela Comissão De licitação no ato da abertura do certame, cujo extrato será impresso, rubricado pelos membros da Comissão De licitação e instruirá o processo, nos termos da Lei nº 8.666/93 e da Instrução Normativa MARE nº 5/95.

7.1.2. A Comissão De licitação poderá receber da Licitante a documentação pertinente que porventura estiver irregular no SICAF, considerando o contido no item 8.9.2 da Instrução Normativa MARE nº 5/95.

7.1.3. Após a fase de habilitação, não cabe desistência da Proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

8. JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS E DE PREÇOS

8.1. As Propostas Técnicas dos Licitantes habilitados serão examinadas quanto ao atendimento das condições estabelecidas no ANEXO IV – Critérios de Avaliação da Proposta Técnica e nas demais exigências deste Edital.

8.2. As Propostas de Preços dos Licitantes classificados tecnicamente serão avaliadas e valoradas conforme disposto no item 8.11 deste Edital.

8.3. O julgamento das propostas será realizado em conformidade com o tipo de licitação TÉCNICA E PREÇO, correspondendo 50% (cinquenta por cento) a TÉCNICA e 50% (cinquenta por cento) o PREÇO, observadas as regras estabelecidas neste Edital e em seu ANEXO IV – Critérios de Avaliação da Proposta Técnica.

8.4. A avaliação e julgamento das Propostas Técnicas serão realizados pela Comissão Técnica da Finep, a quem caberá a responsabilidade por suas decisões. Caberá ao Departamento de Serviços Administrativos - DSAD da Finep realizar a análise das Propostas de Preços para fins de aceitação pela Comissão De licitação.

8.5. É vedada a utilização de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, secreto ou reservado, que possa, ainda que indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre os Licitantes.

8.6. Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista no Edital, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido, nem preço ou vantagens baseadas nas ofertas das demais Interessadas.

8.7. Serão desclassificadas as Propostas:

a) com valores unitários superiores aos estipulados no item 7 do ANEXO I – Projeto Básico;

b) com valores manifestamente inexequíveis; c) que deixar de apresentar preço para qualquer dos itens da Planilha

Orçamentária, do ANEXO I – Projeto Básico; oud) que não atenderem as exigências do referido instrumento convocatório.

15

8.8. O ônus da prova da exequibilidade dos preços cotados incumbe ao autor da Proposta.

8.8.1. Consideram-se preços manifestamente inexequíveis aqueles que, comprovadamente, forem insuficientes para a cobertura dos custos decorrentes da contratação pretendida.

8.8.2. As Propostas que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de informações adicionais ou em processo de diligência serão desclassificadas por inexequibilidade.

8.9. Para fins de pontuação da Empresa Licitante e da Equipe Técnica da Empresa Licitante, a Comissão Técnica irá considerar os Critérios de Avaliação da Proposta Técnica definidos no ANEXO IV – Critérios de Avaliação da Proposta Técnica, atribuindo a Pontuação na seguinte proporção:

Quesitos Nota MáximaA – Qualificação da Empresa Licitante 70B – Qualificação da Equipe Técnica 30PONTUAÇÃO MÁXIMA 100

8.10. A Nota Técnica (NT) de cada Licitante será obtida através da divisão da Pontuação da Proposta Técnica da Licitante pela Maior Pontuação da Proposta Técnica obtida entre as Licitantes, conforme fórmula abaixo:

NT(L) = PT(L) x 100 MPT

Onde:NT(L) = Nota Técnica da Licitante PT(L) = Pontuação da Proposta Técnica da LicitanteMPT = Maior Pontuação da Proposta Técnica obtida entre as Licitantes

8.11. A Nota da Proposta de Preços (NPP) de cada Licitante será obtida através da divisão do menor Valor Global ofertado pelas Licitantes pelo Valor Global da Proposta em exame, conforme a seguinte fórmula:

NPP = mVG x 100 VG

Onde:NPP(L) = Nota da Proposta de Preços da LicitantemVG = menor Valor Global ofertado pelas LicitantesVG = Valor Global da Proposta em exame

8.12. Para a obtenção da Nota Final (NF) de cada Licitante, será adotado a média simples entre a Nota Técnica e a Nota da Proposta de Preços, assim calculada:

NF(L) = (NT(L)) + (NPP(L))

16

2

Onde:NF(L) = Nota Final da LicitanteNT(L) = Nota Técnica da LicitanteNPP(L) = Nota da Proposta de Preços da Licitante

OBSERVAÇÕES:

1) Para fins de cálculo da Nota Final (NF) da Licitante, será utilizado o VALOR TOTAL de sua Proposta de Preços, correspondente ao somatório dos itens 1 até 17 informados na Proposta de Preços da Licitante, que deverá conter as informações do ANEXO II – Modelo da Proposta de Preços.

2) Para fins de registro no Contrato a ser firmado entre a Finep e a CONTRATADA, será utilizado o VALOR GLOBAL da Proposta de Preços, correspondente ao somatório dos itens 1 até 19.

8.12.1. Na hipótese de empate na Nota Final (NF), será realizado sorteio em ato público, para o qual todas as Licitantes serão convocadas, consoante o disposto no art. 45, § 2º, da Lei nº 8.666/93.

8.13 Para efeito de cálculo das Notas Técnicas (NT) - item 8.10 e Nota da Proposta de Preços (NPP) - item 8.11, as notas serão expressas com 2 (duas) casas decimais.

8.14. Concluídas as fases de valoração e avaliação das Propostas Técnica e de Preços, as Licitantes serão classificadas em ordem decrescente, de acordo com a Nota Final (NF) obtida.

8.15. Serão corrigidos automaticamente quaisquer erros de soma e/ou multiplicação.

8.16 A falta de data e/ou rubrica e/ou assinatura das Propostas poderá ser suprida pelo representante legal presente à sessão de abertura dos Invólucros de Documentação, Proposta Técnica e Proposta de Preços, com poderes para esse fim.

8.17 A falta do CNPJ e/ou endereço completo poderá também ser sanada pelos dados constantes dos documentos apresentados dentro do Invólucro nº 1 – Documentos de Habilitação.

9. PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

9.1. A Comissão De licitação será assessorada pela Comissão Técnica que terá atribuição de analisar e julgar as Propostas Técnicas, bem como responder a eventuais recursos interpostos em razão de sua decisão. Os demais procedimentos e julgamentos inerentes a esta Concorrência serão de responsabilidade da Comissão De licitação, que poderá valer-se de parecer de outras áreas da Finep ou de técnicos pertencentes ao seu quadro de pessoal, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ele para orientar sua decisão final quanto à aceitação das propostas.

9.2. Serão realizadas três sessões públicas, observados os procedimentos previstos neste Edital, sendo lavradas atas circunstanciadas de todas as sessões, as quais serão assinadas pelos membros da Comissão de Licitação, pela Comissão Técnica quando presente e, se for o caso, pelos representantes das Licitantes presentes.

17

9.3. A participação de representante de qualquer Licitante dar-se-á mediante a prévia entrega de documento hábil de credenciamento, conforme estabelecido no item 3.5.

9.4. Os representantes das Licitantes presentes poderão nomear uma comissão constituída de alguns entre eles para rubricar os documentos nas diversas sessões públicas, decisão essa, que constará da respectiva ata.

9.5. É facultada à Comissão de Licitação, à Comissão Técnica ou autoridade superior da Finep, em qualquer fase desta Concorrência, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo licitatório, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originalmente dos Documentos de Habilitação ou das Propostas Técnica e de Preços. 9.6. Qualquer tentativa de um Licitante influenciar a Comissão de Licitação no processo de julgamento dos Documentos de Habilitação, bem como, a Comissão Técnica no processo de julgamento das Propostas Técnica e de Preços, resultará na sua desclassificação.

9.7. A Comissão de Licitação poderá alterar as datas ou as pautas das sessões públicas, ou mesmo suspendê-las, em função do desenvolvimento dos trabalhos, obedecidas as normas legais aplicáveis.

9.8. Serão realizadas três sessões públicas, observando-se que:

9.8.1. A primeira fase da primeira sessão pública será realizada no local, dia e hora previstos no preâmbulo deste Edital e terá basicamente a seguinte pauta nessa primeira fase:

a) Identificar os representantes das Licitantes, por meio do documento exigido no item 3.5 e colher suas assinaturas na lista de presença;b) Receber os Invólucros nº 1, nº 2; nº 3; e o documento previsto no item 3.8 deste Instrumento;c) Abrir o Invólucro nº 1 de todas as Licitantes.

9.8.1.1 A Comissão de Licitação solicitará aos representantes dos Licitantes, ou a uma Comissão por eles nomeada, que rubriquem todas as folhas contidas no Invólucro nº 1.

9.8.1.2. A análise e o julgamento da habilitação poderão ser realizados, à critério da Comissão de Licitação, na própria sessão pública, sendo o resultado divulgado neste momento, ou em reunião interna cujo resultado será publicado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, abrindo-se o prazo recursal.

9.8.1.3. A segunda fase da primeira sessão pública terá a seguinte pauta:a) Examinar a documentação e decidir sobre a habilitação das Licitantes, de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital;b) Informar o resultado do julgamento e anunciar as Licitantes habilitadas e, se for o caso, as inabilitadas;c) Colocar à disposição das Licitantes, para exame, a documentação anteriormente examinada pela Comissão de Licitação;

18

d) Caso o julgamento dos documentos de habilitação se dê ainda nesta sessão pública, e se houver desistência expressa de todas as Licitantes do direito de recorrer em relação à habilitação, serão devolvidos os Invólucros nº 2, nº 3, sem abri-los, contra recibo, às Licitantes inabilitadas presentes, e será dado início à segunda sessão pública, seguindo a pauta estabelecida no item 9.8.2. Havendo interposição de recurso, a Comissão de Licitação divulgará o resultado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, após o julgamento do mesmo;e) Informar que será publicado no Diário Oficial da União aviso indicando data, hora e local da próxima sessão.

9.8.1.4. Se os Documentos de Habilitação não forem

examinados e julgados na segunda fase da primeira sessão pública:a) Os Invólucros nº 2, nº 3, de todas as Licitantes serão rubricados em seus fechos pelos membros da Comissão de Licitação e pelos representantes das Licitantes, ou pela comissão por eles nomeada, e permanecerão fechados sob a guarda e responsabilidade da Comissão de Licitação; b) O resultado da habilitação será publicado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br;c) Não tendo sido interposto recurso, ou tendo havido a sua desistência ou, ainda, tendo sido julgados os recursos interpostos, serão publicados no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, data, hora e local da próxima sessão pública, para abertura dos Invólucros nº 2.

9.8.2. A segunda sessão pública terá a seguinte pauta básica:a) Identificar os representantes das Licitantes presentes e colher suas assinaturas na lista de presença;b) Devolver os Invólucros nº 2 e nº 3, sem abri-los, contra recibo, aos representantes das Licitantes inabilitadas presentes, caso estes não tenham sido devolvidos por ocasião da primeira sessão pública, na situação prevista na alínea “d”, do item 9.8.1.3;c) Abrir os Invólucros nº 2 - Propostas Técnicas das Licitantes habilitadas para que estas sejam rubricadas pelos membros da Comissão De licitação, pela Comissão Técnica e pelos representantes dos Licitantes presentes ou por comissão por eles indicada;d) A Comissão De licitação, com base no posicionamento da Comissão Técnica, informará às Licitantes se o julgamento das Propostas Técnicas ocorrerá nesta ocasião, com a divulgação, ainda na própria sessão pública, do resultado, em ordem decrescente, da classificação das Propostas Técnicas, ou em reunião interna, cujo resultado será divulgado através de publicação no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br;e) Devolver os Invólucros nº 3 sem abri-los, contra recibo, às Licitantes desclassificadas presentes, caso o julgamento das Propostas Técnicas tenha se dado durante esta sessão pública e, ainda, tenha havido desistência expressa de todas as Licitantes do direito de recorrer;f) Informar que será publicado no Diário Oficial da União aviso indicando data, hora e local da próxima sessão.

19

9.8.2.1. Nesta etapa, as Propostas Técnicas serão repassadas à Comissão Técnica a quem caberá:a) Analisar e julgar as Propostas Técnicas;b) Elaborar planilhas com as pontuações de cada membro da Comissão Técnica para os quesitos de cada Proposta Técnica e planilhas totalizadoras das notas dos quesitos, motivando suas decisões;c) Elaborar ata de julgamento das Propostas Técnicas; d) Manifestar-se em caso de eventuais recursos, relativos ao julgamento das Propostas Técnicas, se solicitado pela Comissão De licitação.

9.8.2.2. Caso o julgamento das Propostas Técnicas se dê ainda nesta sessão pública, e se houver desistência expressa de todas as Licitantes do direito de recorrer em relação à classificação, será dado início à terceira sessão pública, seguindo a pauta estabelecida no item 9.8.3. Havendo interposição de recurso, a Comissão De licitação divulgará o resultado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, após o julgamento do mesmo.

9.8.2.3. Caso o julgamento das Propostas Técnicas não se dê nesta sessão pública, o resultado da classificação será publicado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, abrindo-se o prazo recursal.

9.8.2.4. Não tendo sido interposto recurso, ou tendo havido a sua desistência ou, ainda, tendo sido julgados os recursos interpostos, serão publicados no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, data, hora e local da próxima sessão pública, para abertura do Invólucro nº 3.

9.8.3. A terceira sessão pública terá seguinte pauta básica:a) identificar os representantes das Licitantes presentes e colher suas assinaturas na lista de presença;b) Devolver os Invólucros nº 3 – Propostas de Preços, sem abri-los, contra recibo, aos representantes presentes das Licitantes que tiverem sua Proposta Técnica desclassificada, caso estes não tenham sido devolvidos por ocasião da segunda sessão pública, na situação prevista na alínea “e”, do item 9.8.2;c) Abrir os Invólucros nº 3 – Propostas de Preços das Licitantes classificadas, quando então, serão as mesmas divulgadas pela Comissão De licitação, e após, numeradas e rubricadas pelos membros da Comissão De licitação e pelos representantes dos Licitantes presentes ou por comissão por eles indicada; d) A Comissão De licitação informará às Licitantes se o julgamento das Propostas de Preços ocorrerá nesta ocasião, com a divulgação, ainda na própria sessão pública, do resultado da classificação das Propostas em ordem decrescente, ou em reunião interna, cujo resultado será divulgado através de publicação no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br.

9.8.3.1. Nesta etapa, as Propostas de Preços serão avaliadas pela Comissão De licitação, com a seguinte finalidade:a) Analisar e julgar as Propostas de Preços;

20

b) Elaborar planilha com a classificação das Licitantes, após o resultado obtido através da ponderação entre a pontuação obtida nas Propostas Técnicas (Nota Técnica) e a obtida nas Propostas de Preços (Nota da Proposta de Preços), conforme estabelecido no item 8.12 deste Edital;c) Elaborar ata de julgamento das Propostas de Preços, com a classificação em ordem decrescente da Nota Final.

9.8.3.2. Caso o julgamento das Propostas de Preços se dê ainda nesta sessão pública e se houver desistência expressa de todas as Licitantes do direito de recorrer em relação à classificação, será declarada, pela Comissão De licitação, a Licitante vencedora. Havendo interposição de recurso, a Comissão De licitação divulgará o resultado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, após o julgamento do mesmo.

9.8.3.3. Caso o julgamento das Propostas de Preços não se dê nesta sessão pública, o resultado será publicado no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, abrindo-se o prazo recursal.

9.8.3.4. Julgados os recursos eventualmente interpostos, todos serão notificados e o resultado será divulgado mediante publicação no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br, com a nova classificação das Licitantes, se for o caso.

9.9. Ao final de cada sessão pública, lavrar-se-á ata circunstanciada, que será assinada pelos representantes das Licitantes presentes ou por comissão por eles indicada, pelos membros da Comissão De licitação e, quando for o caso, pelos membros da Comissão Técnica.

9.10. O objeto da presente licitação será adjudicado à Licitante cuja proposta houver sido classificada em primeiro lugar, sendo o resultado e os procedimentos da licitação, homologados pela Diretor de Gestão Corporativa - DGES da FINEP e divulgado mediante publicação no Diário Oficial da União e no portal www.finep.gov.br.

9.11. Se os Invólucros das Licitantes inabilitadas ou desclassificadas não puderem ser devolvidos nas sessões públicas realizadas, estes ficarão à disposição dos interessados por 20 (vinte) dias úteis, contados da publicação da homologação acima referida.

9.11.1. Decorrido o prazo acima sem que os referidos Invólucros sejam retirados, a FINEP providenciará sua destruição, não cabendo às Licitantes qualquer direito indenizatório.

10. DIVULGAÇÃO DOS ATOS LICITATÓRIOS

10.1. A critério da Comissão De licitação, todas as decisões referentes a esta Concorrência poderão ser divulgadas conforme a seguir, ressalvadas aquelas cuja publicação no Diário Oficial da União seja obrigatória:

a) Nas sessões de abertura de Invólucros;b) No Diário Oficial da União; c) No portal www.finep.gov.br.

21

11. ESCLARECIMENTOS, IMPUGNAÇÕES E RECURSOS ADMINISTRATIVOS - PROCEDIMENTOS.

11.1. Observados os prazos previstos no artigo 41 da Lei nº 8.666/93, qualquer cidadão e/ou Licitante poderá impugnar este Edital, e para esclarecimentos sobre esta licitação, o prazo a ser considerado é de até 3 (três) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.

11.1.1. Nas hipóteses acima, a Licitante deverá faze-lo por escrito, mencionando o número desta Concorrência e protocolando o pedido no Setor de Protocolo, à Praia do Flamengo, 200/3° andar, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, em dias úteis e de expediente da FINEP, de: 10:00h às 13:00h ou das 14:30h às 17:00h, ou por meio eletrônico, no endereço [email protected].

11.2. Os eventuais pedidos de esclarecimentos e impugnações, bem como suas respectivas respostas serão divulgados no portal www.finep.gov.br. No caso de impugnações, os julgamentos serão também publicados no Diário Oficial da União – DOU.

11.2.1. Às licitantes interessadas cabe acessar assiduamente o referido endereço para tomarem conhecimento das perguntas e respostas e manterem-se atualizadas sobre esclarecimentos e demais informações referentes a este Edital.

11.3. A impugnação feita tempestivamente pela Licitante não a impedirá de participar desta Concorrência até o trânsito em julgado da decisão a ela pertinente.

11.4. Eventuais recursos referentes aos atos praticados nesta Concorrência deverão ser interpostos no prazo máximo de cinco dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, em petição escrita de forma legível, respeitado o endereço e horário citados no item 11.1.1, acima, assinada pelos representantes legais ou procuradores com poderes específicos, devidamente constituídos na forma do item 3.5.1 ou 3.5.2 deste Edital, dirigida à Diretor de Gestão Corporativa - DGES da FINEP, por intermédio da Comissão De licitação.

11.4.1. Não serão considerados os recursos entregues em desacordo com o estabelecido no item 11.4 deste Edital ou subscrito por representante não habilitado legalmente.

11.4.2. Interposto o recurso, o fato será comunicado às demais Licitantes, via e–mail, que poderão impugná-lo no prazo máximo de cinco dias úteis.

11.4.3. Recebido o recurso, ou esgotado o prazo para tanto, a Comissão De licitação, após análise das razões e contrarrazões de recurso, poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de cinco dias úteis, ou, nesse mesmo prazo, submeter o recurso, devidamente instruído, e respectiva impugnação à Diretor de Gestão Corporativa - DGES da FINEP, que decidirá em cinco dias úteis contados de seu recebimento.

11.4.4. Será franqueada vista ao processo desta Concorrência, no endereço e horário citados no item 11.1.1, acima, a partir da data do início do prazo para impugnações ou da interposição de recursos, até o seu término.

22

11.4.5. Os recursos das decisões referentes à habilitação ou inabilitação de Licitante e julgamento das Propostas Técnica e de Preços, terão efeito suspensivo, podendo a Comissão De licitação - motivadamente e se houver interesse para a FINEP - atribuir efeito suspensivo aos recursos interpostos contra outras decisões.

11.4.6. Os julgamentos de recursos porventura interpostos nesta licitação serão publicados no Diário Oficial da União – DOU e no portal www.finep.gov.br.

12. DA ESTIMATIVA ORÇAMENTÁRIA

12.1. A estimativa orçamentária para a execução do objeto desta licitação é de R$ 994.524,80 (novecentos e noventa e quatro mil, quinhentos e vinte e quatro reais e oitenta centavos), conforme os valores unitários indicados no item 7 do ANEXO I – Projeto Básico que serão os preços máximos admitidos nesta licitação.

12.1.1. No valor acima, estão incluídas todas as despesas com o serviço ora licitado, constantes do Projeto Básico – ANEXO I deste Edital, a exceção das despesas previstas no item 4.2.16.13 do ANEXO I – Projeto Básico deste Edital.

13. CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO

13.1. Após a publicação da homologação da licitação, a FINEP convocará a Licitante vencedora do certame para, em até 5 (cinco) dias úteis, informar qual a modalidade de Garantia que será apresentada, em conformidade com o §1º do art. 56 da Lei nº 8.666/93.

13.2. O Contrato deverá ser assinado pela Licitante vencedora no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, mediante convocação da FINEP, sob pena de decair do direito à contratação e incorrer nas penalidades referidas no item 13.7 deste Edital.

13.2.1. A convocação se dará através do endereço eletrônico informado pela Licitante em sua Proposta de Preços – ANEXO II.

13.3. A Garantia de que trata item 14.1 deste Edital deverá ser apresentada no prazo de até 10 (dez) dias contrados da data de assinatura do Contrato.

13.4. Para fins da assinatura do Contrato, a Licitante vencedora deverá apresentar:

13.4.1. Originais ou cópias autenticadas dos documentos abaixo:

a) Carteira de Identidade do signatário;

b) Ato de nomeação ou documento/procuração que o credencie à representação legal de sua empresa;

c) Ato constitutivo, Contrato Social ou Estatuto atualizado e devidamente registrado.

13.5. Os prazos previstos nos itens 13.1 e 13.2, acima, poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período, quando solicitado pela Licitante vencedora durante o respectivo transcurso, e desde que ocorra motivo justificado e aceito pela FINEP.

23

13.6. Na assinatura do contrato será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas neste Edital, as quais deverão ser mantidas pela Licitante durante a vigência do contrato, salvo disposição em contrário.

13.7 . Na hipótese de recusa da Licitante vencedora em constituir a garantia contratual ou assinar o contrato nos prazos acima estipulados, fica assegurado à FINEP o direito de aplicar as sanções previstas no item 15 deste Edital, podendo, a seu critério, revogar esta Concorrência ou encaminhar o processo à Comissão De licitação, para fins do que dispõe o artigo 64, § 2º, da Lei nº 8.666/93, para a convocação das Licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fins de contratação.

13.7.1. As penalidades previstas no item acima não se aplicam às Licitantes remanescentes convocadas que não aceitarem assinar o Contrato na mesma condição apresentada pela primeira classificada; entretanto, havendo sua aceitação pela assinatura do Contrato, acarretar-lhe-á as mesmas obrigações de cumprimento dos prazos, previstos nos itens 13.1 e 13.2, acima, sob pena da aplicação das mesmas penalidades mencionadas.

13.8. O Contrato terá vigência de 12 (doze) meses, contados da data da sua assinatura.

13.9. A FINEP poderá rescindir, a qualquer tempo, o contrato que vier a ser assinado, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, sem que assista à CONTRATADA qualquer espécie de direito, nos casos previstos na Lei nº 8.666/93 e no contrato a ser firmado entre as partes.

13.10. Será da responsabilidade da CONTRATADA o ônus resultante de quaisquer ações, demandas, custos e despesas decorrentes de danos causados por culpa ou dolo de qualquer de seus empregados, prepostos ou contratados.

13.11. A CONTRATADA ficará obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato.

13.12. A CONTRATADA deverá prestar esclarecimentos à FINEP, sobre eventuais atos ou fatos desabonadores noticiados que a envolvam independentemente de solicitação.

13.13. A CONTRATADA só poderá divulgar informações acerca da prestação dos serviços objeto desta Concorrência, que envolva o nome da FINEP, se houver expressa autorização desta.

13.14. É vedado à CONTRATADA caucionar ou utilizar o contrato resultante da presente Concorrência para qualquer operação financeira sem prévia e expressa autorização da FINEP.

13.15. Na hipótese da subcontratação admitida no item 4.2.18 do ANEXO I – Projeto Básico, a CONTRATADA permanecerá com todas as suas responsabilidades contratuais perante a FINEP.

13.16. Integrarão o contrato a ser firmado, independentemente de transcrição, as condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos e os elementos apresentados nas Propostas Técnica e de Preço pela Licitante vencedora, que tenham servido de base para o julgamento desta Concorrência.

24

13.17. A forma e as condições de pagamento e outras obrigações e direitos das partes são as descritas no ANEXO I – Projeto Básico e no ANEXO V - Minuta do Contrato.

14. GARANTIA

14.1. Será exigida prestação de garantia em favor da FINEP, na forma e condições estabelecidas na Cláusula Décima do ANEXO V – Minuta do Contrato.

14.2. A FINEP se reserva o direito de proceder aos ajustes necessários na Minuta do Contrato – ANEXO V deste Edital – exclusivamente para dispor sobre a garantia escolhida pela Licitante vencedora.

15. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

15.1. A Licitante que desistir da proposta; fraudar de qualquer forma o procedimento desta licitação; ou a Adjudicatária que se recusar a assinar o Contrato ou constituir garantia contratual nos prazos estipulados neste Edital, ou que não cumprir as exigências previstas neste instrumento para sua assinatura, estará sujeita, isolada ou cumulativamente, às seguintes penalidades:

a) Suspensão do direito de licitar e contratar com a FINEP, pelo prazo de até 2 (dois) anos;

b) Multa compensatória de até 5% (cinco por cento), calculada sobre o valor da adjudicação.

15.1.1. As penalidades só não serão aplicadas à Licitante, se a desistência da Proposta e a recusa em assinar o Contrato ocorrerem por fato superveniente, justificável e aceito pela FINEP.

15.2. A Licitante que tiver prestado informações inverídicas em sua Proposta, ou em sua documentação para habilitação, será excluída do procedimento licitatório e poderá ter suspenso seu direito de licitar e contratar com a FINEP, pelo prazo de até 2 (dois) anos, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis.

15.3. As penalidades previstas neste Edital serão aplicadas mediante procedimento administrativo que assegurará à Licitante, o contraditório e a ampla defesa.

16. DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. Até a assinatura do contrato, a Licitante vencedora poderá ser desclassificada se a FINEP tiver conhecimento de fatos supervenientes ou desabonadores à sua habilitação ou à sua classificação, conhecido após o julgamento.

16.2. Se ocorrer a desclassificação da Licitante vencedora por fatos referidos no item anterior, a FINEP poderá convocar as Licitantes remanescentes por ordem de classificação ou revogar esta Concorrência.

16.3. A Comissão De licitação e a Comissão Técnica poderão, no interesse da FINEP, relevar omissões puramente formais nos documentos e Propostas apresentados pelas Licitantes, desde que não comprometam a lisura e o caráter competitivo desta Concorrência.

16.4. Mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, esta Concorrência será anulada se ocorrer ilegalidade em seu processamento, e poderá ser revogada, em

25

qualquer de suas fases, por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, não havendo nesta hipótese, direito indenizatório às Licitantes.

16.5. Antes da data marcada para a abertura dos Invólucros com os Documentos de Habilitação e as Propostas, a Comissão De licitação poderá, por motivo de interesse público, por sua iniciativa ou em consequência de solicitações de esclarecimentos, alterar este Edital e seus Anexos, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido para apresentação dos Documentos e Propostas, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das Propostas.

16.6. A Comissão De licitação poderá adiar a data da realização das sessões públicas, mediante publicação no Diário Oficial da União e, neste caso, a nova data também deverá ser publicada.

16.7. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e em seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, só se iniciando e vencendo os prazos, em dia de expediente na FINEP.

16.8. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente fixado, desde que não haja comunicação da FINEP em contrário.

16.9. Os horários divulgados neste Edital, no Diário Oficial da União e em outros meios de comunicação, observarão, obrigatoriamente, o horário de Brasília – DF.

16.10. A participação da Licitante implica a aceitação integral e irretratável dos termos do presente Edital e seus Anexos, não se admitindo alegações futuras de desconhecimento de fatos que impossibilitem ou dificultem a execução do objeto desta licitação.

16.11. Os documentos emitidos em língua estrangeira deverão ser entregues acompanhados da tradução para língua portuguesa efetuada por tradutor juramentado e ainda da respectiva consularização.

16.12. Os avisos, os resultados e as decisões desta licitação, sempre que possível, terão seu conteúdo disponibilizado no portal www.finep.gov.br, sem prejuízo da publicação no Diário Oficial da União, quando obrigatória.

16.13. As normas disciplinadoras deste certame serão interpretadas visando a ampliação da disputa entre as Licitantes, desde que não comprometam os interesses da FINEP, a finalidade e a segurança da contratação.

16.14. A Comissão De licitação poderá autenticar documento apresentado em cópia não autenticada, desde que seja exibido o original, para conferência, na sessão pública de entrega dos invólucros ou no ato da abertura dos Documentos. Só serão aceitas cópias legíveis, que ofereçam condições de análise por parte da Comissão De licitação.

16.15. Os casos omissos e as dúvidas surgidas serão resolvidos pela FINEP.

16.16. Fica eleito o Foro da Cidade do Rio de Janeiro, para dirimir qualquer controvérsia oriunda da presente licitação que não puder ser resolvida de comum acordo entre as partes, podendo a FINEP optar pelo foro de sua sede.

26

Rio de Janeiro,....../...../.....

______________________________

EDUARDO CARNOS SCALETSKY Diretor de Gestão Corporativa - DGES

27

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP

CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016

ANEXO I – PROJETO BÁSICO

1. OBJETO

Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de

reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na

Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

2. PROJETO DE REFORMA E ADEQUAÇÃO DE ESPAÇO

2.1. Condições Gerais:

2.1.1. Trata-se de serviço cujo escopo é a ocupação de andares no endereço Praia do

Flamengo nº 200.

2.1.2. O projeto deverá compartilhar o mesmo conceito arquitetônico já existente no atual

escritório da FINEP no endereço Av. República do Chile - 10°, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º

andares (Torre Oeste), mapeando as necessidades e o aproveitamento eficaz dos

ambientes, desenvolvendo a interação usuário-espaço físico, harmonizando as

estações de trabalho com a identidade visual da FINEP e propondo as melhores

soluções para a utilização do espaço. Deverão ser levados em conta também os

aspectos ergonômicos e o conforto ambiental, de modo a ajustar a ambiência

funcional à Qualidade de Vida no Trabalho – QVT.

2.1.3. A vistoria aos dois endereços, Praia do Flamengo e Av. República do Chile, será

obrigatória e poderá ser realizada quantas vezes a LICITANTE julgar necessário para

a elaboração de sua proposta, devendo ela ser previamente agendada junto

Departamento de Serviços Administrativos (DSAD), com Marcos Teixeira, através do

telefone (21) 2555-0529.

2.1.4. Durante a vistoria, a LICITANTE será acompanhada por responsável nomeado pela

FINEP. Ficará a LICITANTE obrigada a apresentar, na habilitação, o TERMO DE

VISTORIA, assinado pelo responsável da FINEP, conforme modelo constante em

28

ANEXO ao EDITAL, não sendo aceitas, para efeitos legais, posteriores alegações de

desconhecimento desta exigência.

2.1.5. Os custos das vistorias correrão por exclusiva conta da LICITANTE.

2.1.6. A licitante deverá apresentar em seu estudo, a previsão dentro das normas técnicas

aplicáveis, da população por andar de acordo com a demanda de funcionários

apresentada pela Finep, bem como as estruturas de técnica e de serviços existentes

no 10° andar e demais andares do Ed. Ventura; demonstrando assim em projeto a

real necessidade de ocupação espacial.

2.1.7. A LICITANTE deverá utilizar como parâmetro o conceito arquitetônico já existente no

atual escritório da FINEP no endereço Av. República do Chile, bem como a legislação

aplicável, para estimativa de quantidade de m2 a serem ocupados pela FINEP no

endereço Praia do Flamengo nº 200.

2.1.8. Durante a elaboração da proposta, a LICITANTE deverá levar em consideração a

quantidade de funcionários presentes nos escritórios da FINEP no Rio de Janeiro,

que servirá como base de cálculo para estimar a metragem a ser ocupada pela

FINEP, utilizando os parâmetros descritos em 2.1.7.

2.1.8.1. O quadro estimado de funcionários da FINEP é de 800 pessoas, sendo

aproximadamente 700 funcionários, 60 estagiários e 40 terceirizados. Além deste

quantitativo, há prestadores de serviços gerais, como limpeza, motorista, vigilante,

dentre outros.

2.1.9. A FINEP disponibilizará suas normas e convenções relativas ao objeto contratado.

2.1.10. O planejamento dos espaços internos deverá levar em conta a legislação e

normas vigentes para garantir autonomia e segurança aos portadores de

necessidades especiais.

2.1.11. A área ocupada atualmente pela FINEP soma aproximadamente 9.720,72m²,

sendo:

2.1.11.1. Área útil Edifício Ventura: aproximadamente 7.200,72m² e;

29

2.1.11.2. Área útil dos andares operacionais na Praia do Flamengo 200:

aproximadamente 1.680m².

2.1.11.3. Área útil estimada do andar de serviços Praia do Flamengo 200: 840 m².

2.2. Levantamento:Deverá ser apresentado LEVANTAMENTO das condições e instalações dos escritórios

da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, contendo:

2.2.1. Levantamento métrico.

2.2.2. Levantamento das instalações existentes e análise das necessidades.

2.2.3. Levantamento sobre normas condominiais, municipais, estaduais e federais, além de

normas da ABNT.

2.2.4. Elaboração de PROGRAMA DE NECESSIDADES, contendo as exigências de caráter

prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectativas dos usuários) a serem

satisfeitas pelo projeto.

2.3. Estudo Preliminar:Deverá ser apresentado ESTUDO PRELIMINAR para os escritórios da FINEP localizado

na Praia do Flamengo, nº 200, contendo:

2.3.1. Desenvolvimento e apresentação de layout preliminar, representando as condições

existentes e as soluções propostas, tais como: mobiliário, equipamentos

(computadores, telefones, etc), itens de infraestrutura relevantes (aparelhos de ar

condicionado, painéis, tubulações e instalações dentre outras), itens de controle

ambiental internos e externos (divisórias, persianas etc), itens de segurança

(extintores de incêndio, etc).

2.3.2. Definição dos padrões e sistemas construtivos e de acabamento a serem utilizados

no projeto.

2.3.3. Elaboração de planilhas de estimativas de custo para a definição orçamentária.

2.4. Anteprojeto:Deverá ser apresentado ANTEPROJETO para os escritórios da FINEP localizado na Praia

do Flamengo, nº 200, contendo:

30

2.4.1. Plantas do pavimento, em escala 1:50, com a disposição de todos os elementos

necessários para as atividades a serem exercidas (máquinas e equipamentos

pertinentes ao layout) e a especificação dos revestimentos, do mobiliário e outros

elementos decorativos;

2.4.2. Cortes e/ou vistas dos principais pontos de interesse, que permitam compreender o

aspecto final dos elementos;

2.4.3. Desenhos específicos, em forma de infografia 3D, dos principais pontos de interesse

do projeto, a serem escolhidos pela FINEP. Deverão ser apresentadas 20 (vinte)

imagens para o conjunto dos projetos;

2.4.4. Catálogos, amostras, modelos ou outras referências padrão para ilustrar a proposta;

2.4.5. Especificações técnicas do mobiliário e de todos os demais elementos relativos ao

projeto.

2.5. Projeto Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço:Deverá ser apresentado Projeto Básico de reforma e adequação de espaço para os

escritórios da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, contendo:

2.5.1. Plantas do pavimento, em escala 1:50 ou superior, conforme necessidade, contendo:

a) Indicação dos elementos do sistema estrutural, com distinção gráfica entre estes e

vedações;

b) Indicação, dimensões e cotas acabadas de todos os elementos arquitetônicos, tais

como: vãos de aberturas, de portas e janelas, altura de vigas e peitoris etc. e dos

locais que não serão desenhados em escala maior;

c) Indicação dos cortes gerais, elevações parciais, detalhes e seções;

d) Indicação da função e área de cada ambiente;

e) Localização e dimensionamento de equipamentos;

f) Referência e numeração de sanitários, escadas, rampas, balcões, divisórias, guarda

copos, corrimãos, esquadrias (ferro e alumínio), armários, bancadas e outros que

serão desenhados em escala maior;

g) Indicação de sancas, rebaixos e projeções;

h) Indicação de enchimentos, dutos e prumadas das instalações;

i) Indicação de soleiras e peitoris com especificação completa dos materiais;

31

j) Localização de torres de arrefecimento, fancoils, central de refrigeração, elevadores,

cabinas de transformação e outros;

k) Indicação dos quadros e caixas de distribuição das redes telefônica, elétrica, centrais

de som, alarme, prumadas hidráulicas, etc.;

l) Indicação dos pontos de distribuição de água e esgoto;

m) Indicação de grelhas de insuflamento e retorno quando em dutos e saídas localizadas

em paredes assim como retornos do sistema de ar condicionado quando localizados

em portas e divisórias;

n) Indicação dos itens de controle ambiental internos e externos (divisórias, persianas,

etc.);

o) Especificação dos materiais de execução e acabamentos de todos os elementos

representados;

p) Quadro de dimensionamento das esquadrias onde constem referências, dimensões,

especificações e quantidades de cada uma.

q) Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

2.5.2. Planta a demolir/a construir, em escala 1:50, contendo:

a) Indicação de paredes, elementos estruturais e esquadrias a serem demolidos, na cor

amarela;

b) Indicação de paredes, elementos estruturais e esquadrias a serem construídos, na

cor vermelha;

c) Indicação de paredes e elementos estruturais a permanecer, na cor preta;

d) Notas gerais, desenhos de referência, legendas e carimbo.

2.5.3. Planta de piso, em escala 1:50, contendo:

a) Indicação dos níveis e desníveis, inclinações em casos de rampas, informações

referentes à sinalização para PNE, informações e delimitações de equipamentos tais

como extintores, acesso a elevadores dentre outras;

b) Indicação referente aos materiais a serem aplicados ao piso, bem como

acabamentos;

c) Indicação de paginação e orientação de aplicação;

d) Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

2.5.4. Planta de teto refletido, em escala 1:50, contendo:

32

a) Desenho do forro, com indicação da paginação e dimensionamento, das placas ou

lâminas utilizadas, com especificação completa das mesmas;

b) Representação específica e completa das luminárias, com indicação dos pontos de

Iluminação e localização das mesmas no teto;

c) Representação dos aerofusos, sancas com respectivas grelhas de insuflamento e

retornos para sistema de ar condicionado central, quando no forro;

d) Indicação dos pontos de instalações específicas, quando no forro;

e) Representação das paredes e divisórias;

f) Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

2.5.5. Cortes, em escala 1:50 e quantidade compatível com a obra, sendo no mínimo dois

longitudinais e dois transversais, contendo:

a) Distinção gráfica entre elementos da estrutura e vedações seccionadas;

b) Nível dos pisos seccionados acabado;

c) Cotas verticais de piso acabado dos elementos seccionados;

d) Indicação de materiais de execução e acabamentos de todos os elementos

representados;

e) Indicação dos itens de controle ambiental internos e externos (divisórias, persianas,

etc.);

f) Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

2.5.6. Detalhamento de áreas molhadas – plantas de todos os banheiros e copas, em

escala 1:25, contendo, além de informações contidas na planta geral:

a) Indicação de posição e referência completa de loucas sanitárias, ferragens e

acessórios, bem como balcões, armários, soleiras, frisos, divisórias e arremates;

b) Indicação de materiais de execução e acabamentos de todos os elementos

representados;

c) Paginação dos revestimentos;

d) Cortes, em escala 1:25, na quantidade necessária contendo, além das informações

contidas na planta geral, o que segue:

i. Indicação de posição e referência completa de louças sanitárias, ferragens,

metais e acessórios, bem como balcões, armários, soleiras, frisos, divisórias e

arremates;

ii. Indicação dos pontos de instalações elétricas;

iii. Indicação de materiais de execução e acabamentos de todos os elementos

representados;

33

iv. Paginação dos revestimentos;

v. Detalhes de impermeabilizações, bancadas e outros elementos construtivos,

em escala adequada, com especificações de acabamentos, utilizando-se

recursos de perspectivas, quando necessários.

2.5.7. Vistas, em escala 1:50 em quantidade compatível com a obra, contendo:

a) Simbologias de representação gráfica;

b) Eixos do projeto;

c) Indicação de cotas de nível acabado;

d) Escalas;

e) Marcação dos cortes longitudinais ou transversais;

f) Distinção gráfica entre os elementos de estrutura, vedações e fechamentos;

g) Indicação dos itens de controle ambiental internos e externos (divisórias, persianas,

etc.);

h) Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

2.5.8. Detalhamento de esquadrias novas ou modificadas – plantas, seções, elevações ou

perspectivas, nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral, complementando

as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em pranchas

específicas, contendo:

a) Elevação das esquadrias com representação das folhas e montantes (divisões e

marcos), com cotas gerais dos seus componentes e indicação dos elementos fixos e

móveis;

b) Seções horizontais e verticais das esquadrias, com dimensões gerais dos seus

componentes, definição de abertura, detalhes construtivos de vedação, de peitoris, de

pingadores, puxadores, peças de comando, especificação das ferragens (dobradiças,

pinos, pivôs, fechaduras), vidros, painéis etc.

2.5.9. Detalhes Construtivos – plantas, seções, elevações ou perspectivas, nas escalas 2:1,

1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral, complementando as próprias pranchas de

execução às quais se relacionam ou em pranchas específicas, contendo:

a) Os elementos necessários à instalação de equipamentos;

b) Arremates de materiais (soleiras, peitoris, rodapés ou revestimentos);

c) Arremates das alvenarias ou de outros elementos de vedação com estruturas da

construção;

34

d) Demais detalhes específicos de cada projeto, necessários à correta execução da obra

e não especificados neste item.

2.5.10. Planta com indicação do mobiliário proposto, contendo quadro de especificação e

seu respectivo detalhamento;

2.5.11. Especificações técnicas de materiais, serviços, equipamentos e mobiliário;

2.5.12. Reapresentação de infografias 3D elaboradas na etapa anterior, revisadas a partir

das adequações solicitadas pela FINEP.

2.6. Projeto Básico e Executivo Complementares:Deverão ser apresentados Projetos Básicos e Executivos Complementares para os

escritórios da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, abrangendo os seguintes

projetos complementares:

2.6.1. Cabeamento Estruturado (Voz e Dados):

a) Levantamento das instalações atuais;

b) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

c) Layout da central de comutação;

d) Corte esquemático detalhado do distribuidor geral da edificação, mostrando a

disposição dos blocos da rede interna e do lado da rede externa;

e) Detalhes gerais da caixa subterrânea de entrada ou entrada aérea, poços de

elevação e cubículos de distribuição;

f) Planta geral, de preferência na escala 1:50, com a localização da rede de entrada e

secundária, caixas de saída, prumadas, trajetória, quantidade, distribuição,

comprimento e identificação dos condutores, painéis de distribuição, hub e servidores;

g) Desenhos esquemáticos de interligação;

h) Esquema do sistema de telefonia, que deverá apresentar a configuração da rede, a

posição das emendas, as capacidades, os diâmetros dos condutores e distribuição

dos cabos da rede interna, os comprimentos desses cabos, a quantidade, localização

e distribuição dos blocos terminais internos, as cargas de cada caixa de distribuição,

as cargas acumuladas e o número ideal de pares terminados em cada trecho;

i) Diagramas de blocos;

j) Identificação das tubulações e circuitos que não permita dúvidas na fase de

execução, adotando critérios uniformes e sequência lógica;

k) Detalhes do sistema de aterramento;

35

l) Legenda das convenções utilizadas.

m) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

2.6.2. Luminotécnico e de Instalações Elétricas:

a) Levantamento das instalações atuais;

b) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

c) Cálculos fotométricos dos ambientes (iluminâncias, uniformidade, etc.), com

resultados gráficos ou numéricos;

d) Planta e detalhes do local de entrada e medidores na escala especificada pela

concessionária local;

e) Plantas do pavimento, preferencialmente em escala 1:50, indicando:

i. Localização dos pontos de consumo com respectiva carga, seus comandos e

indicações dos circuitos pelos quais são alimentados;

ii. Localização e detalhes dos quadros de distribuição e dos quadros gerais de

entrada, com suas respectivas cargas;

iii. Traçado dos condutores, localização de caixas e suas dimensões;

iv. Traçado, dimensionamento e previsão de cargas dos circuitos de distribuição,

dos circuitos terminais e dispositivos de manobra e proteção;

v. Tipos de aparelhos de iluminação e outros equipamentos, com todas suas

características como carga, capacidade e outras;

vi. Diagrama unifilar geral de toda a instalação e de cada quadro;

vii. Legenda das convenções usadas;

viii. Alimentação de instalações especiais.

f) Detalhes construtivos nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral,

complementando as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em

pranchas específicas, contendo todas as informações específicas do projeto,

necessárias à correta execução da obra;

g) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

2.6.3. Instalações Hidráulicas e Sanitárias:

a) Levantamento das instalações atuais;

b) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

c) Planta do pavimento, preferencialmente em escala 1:50, com a indicação de

ampliações, cortes e detalhes e contendo indicação das tubulações quanto a

comprimentos, arterial, diâmetro e elevação, quer horizontais ou verticais, localização

precisa dos aparelhos sanitários, pontos de consumo, ralos e outros;

36

d) Plantas dos conjuntos de sanitários ou ambientes com consumo de água,

preferencialmente em escala 1:25, com o detalhamento das instalações;

e) Desenho das instalações de água fria e quente e esgoto sanitário em representação

isométrica, referente aos grupos de sanitários e copa e à rede geral, com indicação

de diâmetro e comprimento dos tubos, ramais, coletores e subcoletores, vazões,

pressões nos pontos principais ou críticos, cotas, conexões, registros, válvulas e

outros elementos;

f) Detalhes construtivos nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral,

complementando as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em

pranchas específicas, contendo todas as informações específicas do projeto,

necessárias à correta execução da obra;

g) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

2.6.4. Ar Condicionado e Exaustão Mecânica:

a) Levantamento das instalações atuais;

b) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

c) Planta do pavimento, preferencialmente em escala 1:50, contendo indicação e

locação dos equipamentos, dos dutos de insuflamento e retorno de ar, canalizações

de água gelada e condensação, quanto a materiais, comprimentos e dimensões, com

elevações; bocas de insuflamento e retorno; localização precisa dos equipamentos,

aberturas para tomadas e saídas de ar, pontos de consumo; interligações elétricas,

comando e sinalização e outros elementos.

d) Detalhes construtivos nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral,

complementando as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em

pranchas específicas, contendo todas as informações específicas do projeto,

necessárias à correta execução da obra;

e) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

2.6.5. Detecção, Alarme e Combate a Incêndio:

a) Levantamento das instalações atuais;

b) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

c) Planta do pavimento, preferencialmente em escala 1:50, contendo: localização e

caracterização dos detectores, alarmes manuais, do painel central, dos eventuais

repetidores, do caminhamento dos ramais, da rede de dutos e fios e diagrama de

interligação entre todos os equipamentos aplicáveis e indicação das tubulações,

comprimentos, vazões, pressões nos pontos de interesse, cotas de elevação,

37

registros, válvulas, extintores, especificações dos materiais básicos e outros

dispositivos de prevenção e combate a incêndio, estabelecidos pelas Normas e

órgãos regulamentadores do sistema;

d) Detalhes construtivos nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral,

complementando as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em

pranchas específicas, contendo todas as informações específicas do projeto,

necessárias à correta execução da obra;

e) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

2.6.6. Imagem e Som:

a) Levantamento das instalações atuais;

b) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

c) Planta do pavimento, preferencialmente em escala 1:50, contendo indicação e

locação dos equipamentos, de todo o cabeamento, fiação e demais infraestrutura

necessária ao sistema, como: TVs/monitores, projetores, telas de projeção,

equipamentos de vídeo e tele conferência, microfones, mesa/rack de controle,

roteadores, sintonizador AM/FM, CD player, DVD player, seletor de setores, central

de avisos, controlador de volume, entre outros;

d) Detalhes construtivos nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral,

complementando as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em

pranchas específicas, contendo todas as informações específicas do projeto,

necessárias à correta execução da obra;

e) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

2.6.7. Tratamento Acústico:

a) Memorial descritivo e de cálculo, conforme práticas de projeto;

b) Plantas e cortes com a caracterização do tratamento acústico isolante de paredes, de

forros e pisos, assim como de portas, antecâmaras e de componentes de outros

sistemas (iluminação, ar condicionado, sonorização, etc.) que possam vir a interferir

no resultado esperado;

c) Detalhes construtivos nas escalas 2:1, 1:1, 1:2, 1:5, 1:10 ou 1:20, em geral,

complementando as próprias pranchas de execução às quais se relacionam ou em

pranchas específicas, contendo todas as informações específicas do projeto

necessárias à correta execução da obra;

d) Especificações técnicas de materiais, serviços e equipamentos.

38

2.6.8. Comunicação Visual:

a) O projeto de comunicação visual deverá reproduzir a identidade da FINEP, identificar

os ambientes, setorizar espaços e organizar fluxos, de forma prática e funcional,

conforme as necessidades diagnosticadas pela LICITANTE;

b) O projeto de comunicação visual deverá ser apresentado em escala 1:20 ou superior

e conter:

i. Apresentação da imagem da FINEP, alinhada ao projeto proposto;

ii. Placas direcionais para orientação dos usuários em relação à localização dos

ambientes;

iii. Placas de identificação contendo mensagens objetivas e claras de identificação

dos setores e ambientes no interior nas instalações;

iv. Placas de advertência e alerta contendo informações referentes a rotas de

fuga, áreas de risco/perigo, equipamentos de uso emergencial, tais como,

iluminação de emergência, alarmes, extintores de incêndio, dentre outros;

v. Especificações técnicas das soluções propostas, detalhando os materiais,

formatos, tamanhos, cores, texturas, quantidades, e demais componentes que

vierem a ser necessários para produção dos elementos propostos.

2.7. Caderno de Encargos:

2.7.1. O Caderno de Encargos deverá conter a descrição e a abrangência de todos os

elementos constituintes dos Projetos Básicos, Executivo e Complementares, bem

como as informações e instruções complementares necessárias à execução dos

serviços e obras especificados, tais como:

a) Memorial descritivo, especificações técnicas, desenhos e demais elementos de

projeto correspondentes aos serviços e obras especificados em todos os projetos.

i. As especificações dos materiais e serviços considerados no projeto de reforma

e adequação de espaço e nos projetos complementares deverão conter a

descrição, especificação e características técnicas de todo material a ser

empregado nas instalações, tais como forma, dimensões, tolerâncias, textura,

dureza, impermeabilidade, resistência mecânica, padrão de acabamento, local

de aplicação, solicitação de uso, características do serviço a executar,

características dos arremates, aspecto final, equipamentos e acessórios e as

condições de execução de cada tipo de serviço;

39

b) Definição, qualificação e estabelecimento das normas que nortearão o

desenvolvimento das obras e serviços relativos à edificação e fixação de seus marcos

físicos e critérios de medição;

c) Definição, qualificação e estabelecimento das obrigações e direitos do proprietário e

do construtor, com relação a eventuais danos aos ambientes e às instalações de uso

comum do edifício;

d) Caracterização do padrão de acabamento e das condições de execução de cada tipo

de serviço, incluindo, dentre outras que se façam necessárias, instruções sobre:

preparo necessário para aplicação de revestimentos (contrapiso, reboco, etc.);

instruções para aplicação de revestimentos (argamassas especiais, juntas de

dilatação, espaçadores); necessidade de profissionais especializados; enumeração e

descrição de situações que revoguem a garantia do material.

2.7.2. A elaboração do Caderno de Encargos deverá apoiar-se nas disposições

estabelecidas pela Lei de Licitações e Contratos e demais normas aplicáveis, de

modo a buscar maior qualidade e produtividade nas atividades de contratação dos

serviços e obras para implantação do Projeto Arquitetônico.

2.7.3. Todos os projetos complementares contarão com Caderno de Encargos.

2.7.4. Deverá ser apresentado um conjunto de Cadernos de Encargos para cada um dos

andares do escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200.

2.8. Cronograma Físico-Financeiro da Obra:

2.8.1. O cronograma físico-financeiro da obra deverá representar graficamente o andamento

previsto para as obras e serviços, em relação ao tempo e respectivos desembolsos

financeiros, subdivididos em itens e etapas;

2.8.2. O cronograma acima referido deverá especificar o prazo estimado para execução dos

serviços levando em consideração as condições previamente estabelecidas pela

FINEP;

2.8.3. Deverá ser apresentado um cronograma físico-financeiro estimado para a execução

das obras para cada um dos ambientes da Finep no endereço Praia do Flamengo

nº200.

40

2.9. Orçamento Executivo da Obra:

2.9.1. Deverá ser apresentado um orçamento executivo para cada um dos ambientes da

Finep no endereço Praia do Flamengo nº200, contendo descrição, especificação,

quantitativos e custos unitários e globais de todos os materiais, equipamentos e

serviços para embasamento da futura licitação para contratação da executora dos

serviços projetados.

2.9.2. O orçamento executivo de cada uma das unidades será detalhado em planilha única,

subdividida em etapas de desenvolvimento do projeto, contendo a codificação, a

discriminação, o quantitativo, a unidade de medida, o preço unitário, parcial e total de

todos os materiais, equipamentos e serviços, inclusive mão-de-obra, previstos nos

Projetos Arquitetônico e Complementares.

2.9.3. Os custos unitários de todos os materiais, equipamentos e serviços deverão ter base

em sistemas de preços oficiais, sendo aceitos SINAPI, PINI ou boletins de custos,

nesta ordem. Se houver algum item sem referência em sistemas de preços, deverá

ser apresentado preço médio a partir de três cotações, anexas ao orçamento.

2.9.4. O preço unitário de cada um dos serviços deverá indicar os encargos sociais e BDI

(Benefícios e Despesas Indiretas), devendo ser indicado para este último sua

composição.

2.9.5. Deverá ser explicitado nas planilhas orçamentárias a definição, a composição e o

critério de medição de todos os itens e serviços previstos.

2.10. Relatório Analítico do Cronograma Financeiro:

2.10.1. O relatório analítico será a descrição de cada atividade técnica a ser

desempenhada na obra e especificada no cronograma físico-financeiro a ser

desenvolvido pela CONTRATADA, baseada nos projetos de reforma e adequação

de espaço.

2.11. Para a Elaboração do Projeto Completo e Projetos Complementares, deverão ser obedecidas:

2.11.1. Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações Públicas).

41

2.11.2. Lei nº 9.610, de 19/02/1998 (Lei de Direitos Autorais).

2.11.3. Normas da ABNT, atualizadas.

2.11.4. Resolução nº 361, de 10/12/1991 do CONFEA, no que couber.

2.11.5. Regras do CREA de São Paulo e do Rio de Janeiro, conforme o local dos serviços

ou normas do CAUs.

2.11.6. Lei nº 12.378/2010 de 31/12/2010, que regulamenta a criação do CAU.

2.11.7. Decreto nº 5.975/2006 e Portaria nº 253/2006, do Ministério do Meio Ambiente.

2.11.8. Resolução nº 307/2002, do CONAMA.

2.11.9. Demais normas técnicas específicas aplicáveis e legislação correlata.

3. PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DOS DOCUMENTOS

3.1. As plantas, desenhos, planilhas, cadernos de encargos e demais documentos deverão ser

entregues para cada um dos andares do escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo,

nº 200.

3.2. Os documentos deverão ser entregues à FINEP devidamente assinados pelo responsável

dos serviços, contendo nome completo, CPF e nº. do CREA da Jurisdição do Rio de Janeiro ou

outros estados ou dos do CAUs.

3.3. A contratada deverá entregar os documentos do projeto (desenhos, textos e planilhas) em

03 (três) vias impressas e assinadas pelo Coordenador do Projeto e uma versão em mídia

digital (CD), sendo todos os desenhos em formato DWG.

3.4. Os comentários, exigências e aprovações da FINEP serão formalizados em documentos

próprios e, quando necessário, em indicações nos documentos fornecidos pela contratada.

3.5. Os desenhos do projeto deverão ser elaborados em programa AUTOCAD 2007 ou versão

mais recente, observando que os padrões de prancha a serem utilizados são: “A0, A1, A2, A3 e

A4”, conforme a necessidade e norma ABNT atualizada, ou formatos alongados derivados

destes.

42

3.6. Para elaboração dos documentos em texto e planilhas, deverão ser utilizados os softwares

para ambiente Windows, tais como Word e Excel, em cadernos no formato A4.

3.7. Para outros tipos de padrão ou softwares complementares a serem utilizados a FINEP

deverá aprovar a sua utilização.

3.8. A apresentação de todos os desenhos, perspectivas e imagens referenciais que permitam

a perfeita visualização e compreensão das soluções propostas, deverão ser apresentadas

conforme exigências da NBr 6492 ou sua versão mais atual e demais normas aplicáveis.

3.9. Os desenhos poderão ser elaborados de acordo com as convenções normalmente

adotadas pelo projetista, desde que atendam as normas oficiais e atualizadas da ABNT e

apresentem adequada legibilidade.

3.10. As pranchas de desenho deverão conter no carimbo do projeto no mínimo: nome do

cliente; título do projeto; local; conteúdo e número da prancha; escala; data; nome do arquivo

digital correspondente à prancha em referência; nome do projetista e seu número de registro no

CREA ou CAUs e assinatura do responsável técnico pelo projeto, desenhista ou qualquer outro

responsável pela sua elaboração e campos para verificação e aprovação da FINEP e

respectiva data.

3.11. Acima do carimbo deverá ser prevista tabela para revisões (emissões futuras, após a

entrega final), contendo as seguintes colunas: REVISÃO, DESCRIÇÃO, R.T., VERIF.(FINEP),

DATA.

3.12. Os desenhos e documentos elaborados em padrão “A4” deverão possuir capa com o

mesmo carimbo adotado nas pranchas.

3.13. Devem ser gravados em CDs, devidamente identificados com etiquetas contendo: título,

conteúdo, local, projeto, número do CD e data.

3.14. Os procedimentos explicitados se aplicarão a todas as fases e versões produzidas.

3.15. O produto resultante da execução dos serviços será considerado entregue formalmente

por meio da emissão do Termo de Recebimento Provisório fornecido pela FINEP.

3.16. Os documentos relativos à entrega de produtos a serem apresentados pela

CONTRATADA para a obtenção do Termo de Recebimento Provisório devem estar,

43

obrigatoriamente, em suas versões finais, não devendo ser entregues em suas versões

preliminares, rascunhos ou similares.

3.17. A FINEP poderá exigir, sem custos adicionais, os esclarecimentos e ajustes que se

fizerem necessários.

3.18. As eventuais correções e alterações solicitadas devem ser concluídas e entregues pela

CONTRATADA no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da solicitação formal,

podendo o prazo ser prorrogado, a critério exclusivo da FINEP.

3.19. Cada produto será considerado aceito definitivamente por meio da emissão do Termo de

Recebimento Definitivo pela FINEP e assinatura pelas partes, a ocorrer em até 10 (dez) dias

corridos do Recebimento Provisório e após a verificação da conformidade com as

especificações constantes neste PROJETO BÁSICO. Somente depois de sanadas todas as

eventuais pendências, assim como realizados os ajustes solicitados pela FINEP.

3.20. Caso a FINEP tenha solicitado ajustes, será necessária a reapresentação do produto,

ocasião em que será emitido um novo Termo de Recebimento Provisório, data a partir da qual

a FINEP o reavaliará em até 5 (cinco) dias úteis, emitindo, caso aprovado, o respectivo Termo

de Recebimento Definitivo. Caso rejeitado, a CONTRATADA ficará sujeita à aplicação das

penalidades previstas nos artigos 86 a 89 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

4. DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO OPERACIONAL

4.1. Das condições gerais:

4.1.1. A FINEP realizará uma etapa de reuniões inicias com a CONTRATADA a fim de

fornecer todas as informações pertinentes ao estudo e esclarecer eventuais dúvidas;

4.1.1.1. A etapa de reuniões deverá ser iniciada em até 5 (cinco) dias úteis a contar

da data de assinatura do contrato;

4.1.2. A CONTRATADA terá 120 (cento de vinte) dias corridos, a contar da data da ata de

reunião que oficializa o início da execução, de acordo com o item 4.1.1, para finalizar

e entregar todos os projetos e relatórios, conforme especificados no item 3;

44

4.1.3. A CONTRATADA terá 10 (dez) dias corridos, a contar da data da ata de reunião que

oficializa o início da execução, para apresentar um cronograma detalhado dos

trabalhos, com previsão das entregas parciais dos subitens descritos no item 2;

4.1.3.1. Após a apresentação do cronograma pela CONTRATADA, a FINEP terá 5

(cinco) dias úteis para aprová-lo ou modifica-lo junto à CONTRATADA.

4.1.4. Qualquer alteração posterior à etapa de reuniões deverá ser acordada por escrito em

conjunto com a FINEP;

4.1.5. Qualquer alteração dos prazos determinados neste Projeto Básico deverá ser feita

através de solicitação escrita à FINEP, sendo esta devidamente motivada.

4.2. Das obrigações da contratada:

4.2.1. Entregar à FINEP, em formato eletrônico e impresso, o relatório final descrito no item

4 em até 60 (sessenta) dias corridos, conforme subitem 5.1.2;

4.2.2. Guardar sigilo absoluto sobre as informações que vier a ter conhecimento por força

da contratação;

4.2.3. Arcar com todas as despesas, diretas ou indiretas, decorrentes do cumprimento das

obrigações assumidas, sem qualquer ônus à FINEP;

4.2.4. Designar, no ato assinatura do contrato, funcionário responsável para o contato entre

a CONTRATADA e a FINEP;

4.2.5. Respeitar a indicação do Responsável Técnico do Projeto, realizada durante o

processo licitatório, para a função de Coordenador dos serviços especificados neste

PROJETO BÁSICO, sendo obrigatória a inscrição desse profissional em seu

respectivo conselho, conforme determina a legislação vigente.

4.2.6. Durante o desenvolvimento dos serviços deverão ser realizadas reuniões, a critério

da FINEP e sem custos para esta, semanais ou quantas mais sejam necessárias para

permitir o acompanhamento do serviço pela FINEP, de modo a minimizar as

possíveis pendências durante a entrega dos serviços.

45

4.2.7. A CONTRATADA é obrigada a obter todos os dados necessários à elaboração dos

projetos além daqueles fornecidos pela FINEP.

4.2.8. A CONTRATADA deverá entregar os projetos arquitetônicos e complementares de

cada um dos andares do escritório da FINEP devidamente COMPATIBILIZADOS,

propiciando que todos os projetos entregues interajam de forma harmônica, técnica,

funcional e esteticamente entre si, o projeto básico proposto e as interfaces

arquitetônicas existente em cada uma das edificações, de modo a garantir a perfeita

execução da obra.

4.2.9. O Projeto executivo deverá ser elaborado a partir da COMPATIBILIZAÇÃO

especificada no item 4.3.8.

4.2.9.1. Os projetos deverão prever a possibilidade de replicação dos mesmos, total

ou parcialmente, nas demais dependências da FINEP, desde que seja

considerado, quando solicitado, o espaço físico arquitetônico, assim como as

suas interfaces técnicas.

4.2.10. Todos os projetos de reforma e adequação de espaço e complementares deverão ser

assinados por profissionais detentores de Atestado de Responsabilidade Técnica

(ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

4.2.10.1. Os Atestados de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registros de

Responsabilidade Técnica (RRT) deverão ser apresentados juntos à entrega

dos documentos previstos no item 2.

4.2.11. A elaboração de todos os projetos de reforma e adequação de espaço e

complementares deverão seguir orientação e acompanhamento do Coordenador do

Projeto, mesmo em caso de subcontratação.

4.2.12. A responsabilidade pelos projetos de reforma e adequação de espaço será da

CONTRATADA, mesmo em caso de subcontratação.

46

4.2.13. A CONTRATADA será responsável por encaminhar à FINEP, para análise e

aprovação, todos os produtos solicitados de forma integrada, mesmo aqueles que

forem subcontratados.

4.2.14. O Coordenador do projeto, mesmo depois da entrega definitiva dos serviços, deverá

manter-se à disposição da FINEP para esclarecimentos, caso necessário, visto

ajustes eventuais para a plena e perfeita execução da obra.

4.2.15. A CONTRATADA deverá apresentar, acompanhar e obter todas as aprovações dos

projetos e licenças necessárias para a futura execução das obras perante órgãos

municipais, estaduais e federais, observando as leis, regulamentos e códigos de

postura referentes à segurança e ao sossego público, sendo seu dever verificar sua

obrigatoriedade junto aos órgãos competentes.

4.2.16. As despesas com os emolumentos e taxas correspondentes aos serviços

especificados no item acima serão custeadas pela FINEP, sendo responsabilidade da

CONTRATADA protocolar as solicitações de licenças e apresentar as guias de

recolhimento à FINEP para providências quanto ao pagamento.

4.2.17. A CONTRATADA é obrigada a cumprir quaisquer outras formalidades que vierem a

ser necessárias, inclusive realizar ajustes nos projetos decorrentes de condicionantes

exigidas para concessão das licenças e o pagamento, a sua custa, das multas

porventura impostas por autoridades municipais, estaduais e federais, relativas aos

serviços prestados.

4.2.18. Fica permitida a subcontratação para os subitens 2.6.1 a 2.6.8 e os itens 2.7 a 2.10,

obedecendo o limite máximo de 5 subcontratações.

4.2.19. A subcontratação dos serviços do item 2.6 depende de autorização prévia da FINEP,

a quem caberá a habilitação da subcontratada de acordo com os requisitos de

qualificação técnica necessários para a execução dos serviços, bem como os demais

requisitos de habilitação eventualmente aplicáveis, como regularidade fiscal e

trabalhista.

4.2.19.1. Para a habilitação de empresa subcontratada para a execução dos

subitens 2.6.1 a 2.6.8, a mesma deverá possuir em seu quadro profissional

(arquiteto e/ou engenheiro civil) habilitado em Conselho de Classe (CAU e/ou

CREA), que comprove capacidade técnico-profissional através da 47

apresentação de Certidões de Acervo Técnico (CAT’s) de projetos

arquitetônicos semelhantes ao do projeto subcontratado, em nível executivo,

cuja soma da área total dos CAT’s seja superior a 2.000m².

4.3. Das obrigações da FINEP:4.3.1. Facilitar por todos os meios o exercício das funções da contratada, dando-lhes

acesso às suas instalações (desde que devidamente identificados e acompanhados

por representante da FINEP), promovendo condições suficientes para a execução

dos serviços.

4.3.2. Efetuar o pagamento nas condições e preços pactuados.

4.3.3. Fiscalizar os serviços prestados pela CONTRATADA através de funcionário de seu

quadro ou por empresa contratada para tal fim, na forma da lei de licitações.

4.3.4. Fornecer todas as informações, esclarecimentos e documentos necessários para a

perfeita execução do contrato.

5. DA FORMA DE PAGAMENTO

5.1.1. Os serviços contratados serão pagos em parcelas, conforme especificação a seguir:

AtividadeUnidade de

medida

Percentual

Total

Recebimento do relatório de

levantamentoRelatório 4,50%

Recebimento definitivo do Estudo

PreliminarProduto 4,50%

Recebimento definitivo do Anteprojeto Produto 6,00%

Recebimento definitivo do Projeto

Básico e Executivo de reforma e

adequação de espaço e

complementares, devidamente

compatibilizados

Produto 50,00%

Recebimento definitivo de conjunto

contendo: Caderno de Encargos,

Produto 15,00%

48

cronograma físico – financeiro da obra

e do orçamento executivo

Recebimento definitivo da obtenção

das licenças e aprovações dos

projetos elaborados juntos aos órgãos

competentes

Produto 8,00%

Recebimento de relatório analítico do

cronograma físico financeiro e demais

documentos necessários antes do

início da reforma

Produto 12,00%

Total - 100,0%

5.1.2. Os itens Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Básico e Executivo de reforma e

adequação de espaço e Complementares e o Caderno de Encargos deverão ser

entregues em 3 (três) vias, sendo 2 (dois) jogos de planta impressos e 1 (uma) via

digital.

5.1.3. O pagamento será realizado por meio de Ordem Bancária com depósito na conta

corrente da CONTRATADA, em até 10 (dez) dias úteis a contar do ateste da Nota

Fiscal/Fatura pelo Fiscal do contrato, que deverá ser emitida após a prestação do

serviço.

6. PENALIDADES:

6.1. O atraso injustificado na finalização dos projetos dentro do prazo de 120 (cento e vinte)

dias, conforme subitem 4.1.2, sujeitará a CONTRATADA, à penalidade de multa moratória

de 0,5% por dia de atraso sobre o valor da contratação, até o limite de 15%;

6.2. A aplicação de multa moratória não impede que a FINEP rescinda unilateralmente o

Contrato e aplique outras sanções cabíveis;

6.3. A inexecução total ou parcial do contrato, ou o descumprimento de qualquer dos deveres

elencados neste Projeto Básico, no Edital ou no contrato, sujeitará a Contratada, garantida

a prévia defesa, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às penalidades de:

49

6.3.1.Advertência por faltas leves, assim entendidas como aquelas que não acarretarem

prejuízos significativos ao objeto da contratação;

6.3.2.Multa compensatória de até 10% sobre o valor total da contratação, em casos que

acarretarem prejuízos significativos ao objeto da contratação;

6.3.3.As demais penalidades previstas no art. 87 da lei 8.666/93 também poderão ser

aplicados de acordo com cada caso.

7. DOS VALORES ESTIMADOS DA LICITAÇÃO:

Estima-se o valor total da presente licitação em R$ 994.524,80 (novecentos e noventa e quatro mil, quinhentos e vinte e quatro reais e oitenta centavos).

50

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEPCONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016

ANEXO II – MODELO DE PROPOSTA DE PREÇOS

OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

   VALOR (R$) PERCENTUAL

(%)ITEM ATIVIDADE1 Levantamento   4,5%2 Estudo Preliminar   4,5%3 Anteprojeto   6%

4 Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço  

50%

5 Projetos Básico e Executivo de Cabeamento Estruturado (Voz e Dados)  

6 Projetos Básico e Executivo Luminotécnico, e de Instalações Elétricas  

7 Projetos Básico e Executivo de Instalações Hidráulicas e Sanitárias  

8 Projetos Básico e Executivo de Ar Condicionado e Exaustão Mecânica  

9 Projetos Básico e Executivo de Detecção, Alarme e Instalações de Combate a Incêndio  

10 Projetos Básico e Executivo de Imagem e Som  

11 Projetos Básico e Executivo de Tratamento Acústico  

12 Projetos Básico e Executivo de Comunicação Visual  

13 Caderno de Encargos  15%

14 Orçamento e Cronograma Físico-financeiro para a obra  

15 Obtenção das licenças e aprovações dos projetos elaborados junto aos órgãos competentes   8%

16 Relatório analítico do cronograma físico financeiro e demais documentos necessários antes do início da reforma   12%

  VALOR GLOBAL DA PROPOSTA = SOMA DOS ITENS 1 ATÉ 16   100%

51

OBSERVAÇÕES:

1) Para fins de cálculo da Nota Final da Licitante, será utilizado o VALOR TOTAL de sua Proposta de Preços, correspondente ao somatório dos itens 1 até 16 acima informados.

2) Para fins de registro no Contrato a ser firmado entre a FINEP e a CONTRATADA, será utilizado o VALOR GLOBAL da Proposta de Preços, correspondente ao somatório dos itens 1 até 16.

VALIDADE DA PROPOSTA: _____ (______) dias, a contar do dia da sessão de recebimento da mesma. (observar o subitem 6.3 do Edital).

ENDEREÇO ELETRÔNICO: _______________________

Dados bancários para fins de pagamento pela FINEP são:

BANCO: AGÊNCIA BANCÁRIA: CONTA CORRENTE:

[Local], ___ de _______________ de 2016

__________________________________

[Nome do Representante legal – Cargo]

52

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEPCONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016

ANEXO III – FOLHA DE ROSTO DA PROPOSTA TÉCNICA

OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

1. QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA PROPONENTE

DADOS DA EMPRESA LICITANTERAZÃO SOCIAL:CNPJ:ENDEREÇO:REPRESENTANTE LEGAL:PROFISSÃO: RG: CPF:TELEFONE: E-MAIL: FAX:

I) CRITÉRIO EXTENSÃO TOTAL DA ÁREA PROJETADA (m2)

Nº DA CERTIDÃO/AT

ESTADO

DATA DA EMISSÃO DO ATESTADO

IDENTIFICAÇÃO DO ATESTADO (EMISSOR/PROJETO)

PÁGINA DE LOCALIZAÇÃO DA

CERTIDÃO/ATESTADO

EXTENSÃO DA ÁREA (EM m2)

12345

2. II) CRITÉRIO ABRANGÊNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS

Nº DA CERTIDÃO/AT

ESTADO

DATA DA EMISSÃO DO ATESTADO

IDENTIFICAÇÃO DO ATESTADO (EMISSOR/PROJETO)

PÁGINA DE LOCALIZAÇÃO DA

CERTIDÃO/ATESTADO

Nº DE PROJETOS COMPLEMENTARES

12345

__________________________, ______ de _______________ de 2016

____________________________________________________Representante Legal da empresa

53

2. QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA

I) DADOS DO PROFISSIONAL QUE COMPÕE A EQUIPE TÉCNICANOME:RNP: RG: CPF:GRADUAÇÃO TITULAÇÃO:SERVIÇO(S)/ATIVIDADES(S) SOB SUA RESPONDABILIDADE:

II ) ATESTADOS

Nº DA CERTIDÃO/ATESTAD

O

DATA DE EMISSÃO

DO ATESTAD

O

IDENTIFICAÇÃO DO ATESTADO

(EMISSOR/PROJETO)

PÁGINA DE LOCALIZAÇÃO

DA CERTIDÃO/ATES

TADO

ATIVIDADE/PROJETO

DESENVOLVIDO NO SERVIÇO

ATESTADO12345

__________________________, ______ de _______________ de 2016

____________________________________________________Representante Legal da empresa

Obs: Não há limitação para o número de atestados/certidões a serem apresentados.

54

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEPCONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016

ANEXO IVCRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA

OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

1. AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA:

1.1. As Propostas Técnicas apresentadas pelas LICITANTES serão avaliadas e pontuadas na seguinte proporção:

a) Qualificação da empresa LICITANTE: máximo de 70 (setenta) pontos;

b) Qualificação da Equipe Técnica da empresa LICITANTE: máximo de 30 (trinta) pontos

i. Para fins de julgamento deste quesito, a empresa LICITANTE deverá apresentar a relação dos profissionais que irão integrar a EQUIPE TÉCNICA, indicando o profissional que será o COORDENADOR do PROJETO, sem prejuízo da apresentação de outros documentos previstos no Edital e seus Anexos.

1.2. A pontuação máxima atribuída à Proposta Técnica será de 100 (cem) pontos, considerando o somatório das pontuações atribuídas à qualificação da empresa LICITANTE e à qualificação da Equipe Técnica da empresa LICITANTE, na proporção estipulada no subitem anterior, e de acordo com os critérios fixados neste ANEXO.

2. PONTUAÇÃO DA EMPRESA LICITANTE:

2.1. Serão pontuados os serviços de ELABORAÇÃO de projetos de reforma e adequação de espaço e Projetos Complementares, executados pela empresa LICITANTE, comprovados mediante estados e/ou certidões emitidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado e devidamente certificados/averbados pelo CREA/CAUs:

2.1.1.Quando a certidão e/ou atestado não for emitida pelo contratante em nome da LICITANTE, deverá ser juntada à documentação uma declaração formal do contratante confirmando que a LICITANTE tenha participado da execução do serviço objeto do CONTRATO.

2.1.2.Os serviços atestados/certificados, para fins de pontuação, devem abranger os Projetos Básico e Executivo, sob pena de não pontuação.

2.1.3.Os Projetos Complementares, para fins de pontuação, devem ser relacionados aos Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço apresentado e corresponder aos abaixo discriminados:

55

a) Projetos Básico e Executivo Complementar de Cabeamento Estruturado (Voz e Dados);

b) Projetos Básico e Executivo Complementar Luminotécnico e de Instalações Elétricas;

c) Projetos Básico e Executivo Complementar de Instalações Hidráulicas e Sanitárias;

d) Projetos Básico e Executivo Complementar de Ar Condicionado e Exaustão Mecânica;

e) Projetos Básico e Executivo Complementar de Detecção, Alarme e Instalações de Combate a Incêndio;

f) Projetos Básico e Executivo Complementar de Imagem e Som;g) Projetos Básico e Executivo Complementar de Tratamento Acústico;h) Projetos Básico e Executivo Complementar de Comunicação Visual.

2.2. Os serviços atestados devem ser destinados à construção, reforma e/ou ampliação de ambientes compatíveis com o objeto da licitação.

2.2.1.A FINEP poderá solicitar à LICITANTE os projetos arquitetônicos referentes aos serviços realizados, como comprovação da compatibilidade com o objeto da contratação.

2.3. Os Projetos Complementares, para fins de pontuação, devem ser relacionados aos Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço apresentado e corresponder aos abaixo discriminados:

a) CRITÉRIO 1 - Extensão total da área projetada, aferida em m² (metro quadrado), a pontuação máxima a ser atingida é de 40 (quarenta) pontos;

b) CRITÉRIO 2 - Abrangência dos serviços prestados em relação ao objeto integral da licitação, considerando-se a quantidade de Projetos Complementares que compuserem os atestados e/ou certidões apresentados relativos aos Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço. Neste critério, a pontuação máxima a ser atingida é de 30 (trinta) pontos.

2.4. A pontuação de cada atestado/certidão em relação à qualificação da empresa LICITANTE será calculada de acordo com as tabelas de pontuação abaixo:

56

2.4.1.A extensão da área avaliada com base no CRITÉRIO 1 deverá constar expressamente no atestado/certidão apresentados, sob pena de não pontuação.

2.4.2.Não será pontuado, com base no CRITÉRIO 2, o atestado/certidão relacionado ao Projeto Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço que não for acompanhado de, no mínimo, 3 (três) Projetos Complementares.

3. PONTUAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA DA EMPRESA LICITANTE:

3.1. Serão pontuados os serviços relacionados à ELABORAÇÃO e/ou COMPATIBILIZAÇÃO de Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço e Complementares, comprovados mediante atestados e/ou certidões emitidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado e devidamente certificados/averbados pelo CREA ou CAUs.

3.1.1. Quando a certidão e/ou atestado não for emitida pelo contratante em nome da LICITANTE, deverá ser juntada à documentação uma declaração formal do contratante confirmando que o membro da Equipe Técnica da empresa LICITANTE tenha participado da execução do serviço objeto do CONTRATO.

3.2. Os serviços atestados, para fins de pontuação, devem corresponder aos abaixo discriminados:

a) Coordenação (Compatibilização) de Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço e Complementares;

b) Elaboração de Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço;c) Elaboração de Projetos Básico e Executivo Complementar de Ar Condicionado e

Exaustão Mecânica;

3.3. Os serviços atestados devem ser destinados à construção, reforma e/ou ampliação de ambientes compatíveis com o objeto da licitação..

3.4. Os atestados/certidões serão avaliados de acordo com a diversidade das atividades inerentes aos serviços a serem contratados, de acordo com as seguintes regras:

3.4.1. Será atribuído 2 (dois) pontos por atestado/certidão apresentada, permitida a pontuação máxima de 30 (trinta) pontos pelos serviços relacionados no item 3.2 deste ANEXO, conforme tabela abaixo:

Atividade PontuaçãoPor certidão / atestado

Pontuação máximapor atividade Perfil

Coordenação (Compatibilização de Projetos de reforma e adequação de espaço e Complementares)

2 pontos 14 pontosArquiteto, Arquiteto e

Urbanista, e Engenheiro Arquiteto

Elaboração de Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço

2 pontos 10 pontos Arquiteto

Elaboração de Projetos Básico e Executivo

2 pontos 6 pontos Engenheiro Mecânico

57

Complementar de Ar Condicionado e Exaustão Mecânica

3.4.2.Não serão pontuados os atestados/certidões apresentados em relação ao integrante da Equipe Técnica da CONTRATADA que não possuir o perfil mínimo exigido para a atividade a que se referir o atestado/certidão.

3.5. O perfil mínimo dos profissionais, sob pena de não pontuação, deve ser comprovado mediante a apresentação, junto com os atestados/certidões, da Carteira de Identidade Profissional, que comprove o registro ou inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e/ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

4. INSTRUÇÕES PARA A ENTREGA DA PROPOSTA TÉCNICA

4.1. Em relação aos atestados/certidões apresentados para pontuação da empresa LICITANTE, deverá ser preenchida a FOLHA DE ROSTO I DA PROPOSTA TÉCNICA (QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA PROPONENTE), observando-se que:

I. Os atestados/certidões apresentados devem ser separados por uma folha em branco constando a menção a “Certidão/Atestado Número: ____”, de acordo com a ordem que for preenchido na FOLHA DE ROSTO I DA PROPOSTA TÉCNICA (no campo “Número da Certidão/ Atestado”). Assim, deverá haver uma folha em branco com a menção ao “Certidão/Atestado Número: ____” para cada atestado/certidão a ser apresentado.

II. Os documentos porventura existentes relativos aos Projetos Complementares devem acompanhar os atestados/certidões relativos aos Projetos Básicos e Complementares, na mesma FOLHA DE ROSTO.

4.2. Em relação aos atestados/certidões apresentados para pontuação da Equipe Técnica, deve ser preenchida a FOLHA DE ROSTO II DA PROPOSTA TÉCNICA (QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA), observando-se que:

I. Deve ser preenchida uma FOLHA DE ROSTO II DA PROPOSTA TÉCNICA para cada membro da Equipe Técnica a ser pontuado, com a discriminação da quantidade de cada uma das atividades objeto dos atestados/certidões.

58

ANEXO IV

ANEXO V – MINUTA DE CONTRATO

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP INSTRUMENTO CONTRATUAL CÓDIGO N.º.

CONTRATO ENTRE A FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP E [NOME DA CONTRATADA]

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP, empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com sede em Brasília, DF, e serviços nesta cidade, à Praia do Flamengo, n.º 200 - Parte, inscrita no C.N.P.J. sob o n.º 33.749.086/0001-09, doravante denominada FINEP e _________________________, com sede em _________________ na ___________________, n.º _____, inscrita no C.N.P.J. sob o n.º _____________________, doravante denominada CONTRATADA, por seus representantes legais, ao final identificados, firmam o presente Contrato nos termos da legislação vigente – em especial a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, com base na homologação de fls.____ do processo de CONCORRÊNCIA FINEP n.º 01/2016 e de acordo com as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA: OBJETO

Prestação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

CLÁUSULA SEGUNDA: ESPECIFICAÇÕES

2.1 – O objeto deste instrumento obedecerá rigorosamente às Especificações da FINEP constantes do Projeto Básico – Anexo I do CONCORRÊNCIA FINEP n.º 01/2016 e à Proposta de Preços de ___ de _______ de 2016 da CONTRATADA, no que não colidir com o presente instrumento.

2.1.1 – Qualquer alteração que se demonstre necessária durante a execução deste Contrato deverá ser previamente aprovada pela FINEP, por escrito.

CLÁUSULA TERCEIRA: PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

3.1 – Pelo objeto descrito nas cláusulas primeira e segunda deste instrumento a FINEP realizará o pagamento à CONTRATADA, no valor global de R$ ______ (_____________ reais), em parcelas, conforme entrega dos produtos especificados a seguir, respeitando-se os valores unitários da Proposta de Preços da CONTRATADA abaixo informados:

59

   VALOR (R$) PERCENTUAL

(%)ITEM ATIVIDADE1 Levantamento   4,5%2 Estudo Preliminar   4,5%3 Anteprojeto   6%

4 Projetos Básico e Executivo de reforma e adequação de espaço  

50%

5 Projetos Básico e Executivo de Cabeamento Estruturado (Voz e Dados)  

6 Projetos Básico e Executivo Luminotécnico, e de Instalações Elétricas  

7 Projetos Básico e Executivo de Instalações Hidráulicas e Sanitárias  

8 Projetos Básico e Executivo de Ar Condicionado e Exaustão Mecânica  

9 Projetos Básico e Executivo de Detecção, Alarme e Instalações de Combate a Incêndio  

10 Projetos Básico e Executivo de Imagem e Som  

11 Projetos Básico e Executivo de Tratamento Acústico  

12 Projetos Básico e Executivo de Comunicação Visual  

13 Caderno de Encargos  15%

14 Orçamento e Cronograma Físico-financeiro para a obra  

15 Obtenção das licenças e aprovações dos projetos elaborados junto aos órgãos competentes   8%

16 Relatório analítico do cronograma físico financeiro e demais documentos necessários antes do início da reforma   12%

  VALOR GLOBAL DA PROPOSTA = SOMA DOS ITENS 1 ATÉ 16   100%

3.1.1 – A Despesa prevista para a execução deste Contrato é a constante do anexo ao presente.

3.2 – Sobre o preço acima ofertado não serão aceitos pleitos de acréscimos a qualquer título, direto ou indireto, omitidos da proposta, uma vez que se considera que tal valor já engloba o lucro, além de todos os custos dos serviços, inclusive despesas relativas a impostos diretos e indiretos, obrigações tributárias, bem como provisões previstas, custos de emissão de apólice, custos de endossos, e quaisquer outras despesas necessárias à perfeita execução do objeto licitado.

3.3 - Apenas as despesas prevista no item 4.2.16 do ANEXO I – Projeto Básico não integram o valor global.

60

3.4 - Conforme disposto no item 4.2.16 do ANEXO I – Projeto Básico, as despesas com os emolumentos e taxas para aprovações dos projetos e licenças necessárias para a futura execução das obras perante órgãos municipais, estaduais e federais, serão pagas pela FINEP a partir da apresentação das guias de recolhimento.

3.4.1 - Para efeito de cobrança de valores contratuais, a CONTRATADA deverá emitir Nota Fiscal em nome da FINEP, Rio de Janeiro - RJ, CNPJ nº 33.749.086/0002-90, encaminhando-a com a discriminação das importâncias devidas. Na hipótese de subcontratações admitidas no Projeto Básico, deve a CONTRATADA apresentar também as notas fiscais das empresas subcontratadas para efeito de pagamento.

3.4.2 - Nos estados onde já estejam implantadas a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, está será obrigatória para finalidade de que dispõem o subitem 3.3 acima.

3.5 – Uma vez recebida a nota fiscal discriminativa, acompanhada dos documentos mencionados no subitem 3.3, acima, a FINEP providenciará sua aferição e, após aceitação dos serviços prestados, efetuará o pagamento no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados do aceite emitido pelo fiscal da FINEP.

3.5.1 - A FINEP fica obrigada a efetuar as retenções na fonte do Imposto de Renda, da CSLL, da COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP a que se refere o art. 34 da Lei nº 10.833/03, regulado pela Instrução Normativa nº 1234/12/SRF e do ISS, na forma da legislação pertinente e ainda dos demais tributos cabíveis na forma da legislação vigente. 3.5.2 – Fica a CONTRATADA ciente da obrigatoriedade de apresentação do Anexo II e IV da Instrução Normativa nº 1244/12/SRF, quando assim couber. A Declaração deverá ser apresentada juntamente com a Nota Fiscal.

3.5.3 – O pagamento será efetuado através de ordem bancária com depósito na conta corrente n.º _______, Banco ____________, agência ______, cujo comprovante servirá como recibo de quitação.

3,6 - No caso de atraso de pagamento, desde que a CONTRATADA não tenha concorrido de alguma forma para tanto, serão devidos pela Finep encargos moratórios à taxa nominal de 6% a.a. (seis por cento ao ano), capitalizados diariamente em regime de juros simples. 3.6.1. O valor dos encargos será calculado pela fórmula: EM = I x N x VP, onde: EM = Encargos moratórios devidos; N = Números de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento; I = Índice de compensação financeira = 0,00016438; e VP = Valor da prestação em atraso. O pagamento será efetuado pela Finep através de Ordem Bancária com depósito na conta corrente do FORNECEDOR

CLÁUSULA QUARTA: VIGÊNCIA

4.1 – O prazo deste contrato será de 12 (doze) meses a contar da data de assinatura.

CLÁUSULA QUINTA: OBRIGAÇÕES DAS PARTES

5.1 – São obrigações da CONTRATADA, além do cumprimento de todas as condições e exigências estipuladas no Projeto Básico, ANEXO I da Concorrência 01/2016:

5.1.1 - observar, na execução do objeto do presente CONTRATO, todas as condições, prazos, procedimentos e exigências estabelecidas neste instrumento e no PROJETO BÁSICO - ANEXO I ao CONTRATO;

61

5.1.2 - manter, durante toda a execução do Contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas para celebração do presente instrumento;

5.1.3 - responsabilizar-se por quaisquer danos ou prejuízos, materiais ou pessoais, decorrentes de culpa ou dolo, causados por seus empregados ou prepostos, em decorrência da execução deste Contrato, assegurado o direito de

5.1.4 - prestar imediatamente quaisquer esclarecimentos solicitados pela FINEP, respeitados os casos de complexidade para os quais se fixarão prazos específicos;

5.1.5 - observar, durante a vigência do CONTRATO, o fiel cumprimento das pertinentes leis federais, estaduais e municipais vigentes ou que venham a viger, sendo a única responsável pelas infrações que venham a ser cometidas, ficando, desde já, convencionado que a FINEP poderá descontar de qualquer crédito da CONTRATADA a importância correspondente a eventuais pagamentos desta natureza que venha efetuar por imposição legal;

5.1.6 - apresentar, sempre que solicitado pela FINEP, Planilha de composição de Custos que indique todos os seus custos envolvidos na presente contratação;

5.1.7 - observar as normas condominiais e da FINEP, na execução dos serviços e na circulação e permanência nos edifícios;

5.1.8 - responsabilizar-se pela perfeita execução deste Contrato, obrigando-se a executá-lo com a observância de todas as normas legais, regulamentares, técnicas e éticas que envolvam execução, realização e fornecimento de bens e serviços inerentes ao mesmo.

5.1.9 - ceder os direitos patrimoniais do projeto relativo ao objeto deste Edital, para o fim da FINEP utilizá-lo a seu critério, nos termos do disposto no Art. 111 da Lei n.º 8.666/93 c/c art. 49 da Lei nº 9.610/98, em caráter universal, definitivo, irrevogável e irretratável;

5.1.10 - permitir à FINEP utilizar o projeto como bem lhe aprouver, bem como realizar toda e qualquer mudança ou adaptação técnica necessária ao projeto básico de reforma e adequação de espaço, por ocasião da execução dos serviços, não cabendo à CONTRATADA qualquer indenização ou pagamento adicional, exceto a faculdade conferida pelo art. 26 da Lei nº 9.610/98.

5.2 – São obrigações da FINEP:

5.2.1 - efetuar os pagamentos devidos à CONTRATADA dentro dos prazos previstos neste instrumento, desde que cumpridas todas as formalidades e exigências deste instrumento;

5.2.2 - designar fiscal, que será responsável pelo acompanhamento e fiscalização do Contrato, sendo o elemento de ligação entre as partes;

5.2.3 - comunicar oficialmente à CONTRATADA quaisquer falhas verificadas no cumprimento deste instrumento;

5.2.4 - pagar as despesas com os emolumentos e taxas correspondentes às aprovações e licenças necessárias, sendo responsabilidade da CONTRATADA protocolar as solicitações de licenças e apresentar as guias de recolhimento à FINEP.

CLÁUSULA SEXTA: PENALIDADES

6.1 – Pela inexecução total ou parcial deste Contrato, inclusive por falha ou fraude na execução do mesmo e ainda pelo descumprimento de qualquer prazo e/ou obrigações estipuladas neste

62

Instrumento, poderá a FINEP, garantida a prévia defesa, aplicar à CONTRATADA as seguintes sanções, isolada ou cumulativamente, além da responsabilidade civil e penal que couber:

6.1.1 – Advertência por faltas leves, assim entendidas como aquelas que não acarretarem prejuízos significativos ao objeto da contratação.

6.1.2 – O atraso injustificado na finalização dos projetos dentro do prazo de 120 (cento e vinte) dias, conforme projeto básico, sujeitará a CONTRATADA à penalidade de multa moratória de 0,5% por dia de atraso sobre o valor da contratação, até o limite de 15%.

6.1.3 – Multa compensatória de até 10% (dez por cento), calculada sobre o valor da adjudicação.

6.1.3.1 – O valor da multa será descontado por ocasião do pagamento da Nota Fiscal ou cobrado judicialmente.

6.1.4 - Suspensão do direito de licitar e contratar com a FINEP, pelo prazo de até 2 (dois) anos;

CLÁUSULA SÉTIMA: FISCALIZAÇÃO

7.1 – O exercício de fiscalização pelo fiscal da FINEP não excluirá nem reduzirá as responsabilidades da CONTRATADA.

7.2 – À FINEP fica desde já assegurado o direito de:

a) solicitar à CONTRATADA o afastamento ou a substituição de seu empregado ou preposto, por ineficiência, incompetência, má conduta em relação aos dirigentes, empregados da FINEP ou terceiros;

b) determinar o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados;

c) rejeitar todo e qualquer serviço de má qualidade ou não especificado, exigindo sua substituição ou correção imediatas;

d) impugnar todo e qualquer serviço feito em desacordo com as especificações, normas regulamentares, legais e contratuais;

e) ordenar a suspensão dos serviços, sem prejuízo das penalidades a que ficar sujeita a CONTRATADA e sem que esta tenha direito à indenização, caso, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da entrega da notificação correspondente, não seja atendida qualquer reclamação por falha ou incorreção no serviço prestado.

7.3 – Quaisquer esclarecimentos solicitados pela FINEP deverão ser prestados imediatamente, respeitados os casos de complexidade para os quais se fixarão prazos específicos.

CLÁUSULA OITAVA: RESCISÃO

8.1 - O presente Contrato poderá ser rescindido:

a) por mútuo acordo entre as partes, mediante aviso prévio por escrito de 30 (trinta) dias;

b) de acordo com o disposto nos artigos 77, 78 e 79, da Lei n.º 8.666/93, reconhecidos os direitos da FINEP, em caso de rescisão administrativa.

63

CLÁUSULA NONA: ALTERAÇÃO

A FINEP poderá alterar unilateralmente este Contrato, respeitados os direitos da CONTRATADA, quando houver necessidade de modificação das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos;

CLÁUSULA DÉCIMA: GARANTIA DA EXECUÇÃO

10.1 – Será apresentada garantia de execução correspondente a 5% (cinco por cento) do valor global do contrato, equivalente ao montante de R$ _________ (_________), com validade durante a execução do contrato, devendo ser renovada a cada prorrogação, em cada uma das seguintes modalidades:

a) Caução em dinheiro, que deverá ser depositada no Banco do Brasil-001, agência 2234-conta corrente nº 8681-9, CNPJ nº 33.749.086/0001-09;

b) Seguro-garantia;

c) Fiança bancária.

10.1.1. A garantia deverá ser apresentada no prazo de até 10 (dez) dias, prorrogáveis por igual período, a critério da Finep, contados da data de assinatura deste Instrumento Contratual.

10.1.2. Na restituição de garantia realizada em dinheiro, seu valor ou saldo será corrigido com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA/IBGE acumulado do período.

10.2 – O depósito de garantia da execução contratual deverá obedecer ao seguinte:a) A garantia apresentada na modalidade seguro-garantia deverá ter prazo de validade

que abranja todo prazo de execução do Contrato e deverá ser acompanhada por documentos que atestem o poder de representação do signatário da apólice;

b) Se a garantia ofertada for a fiança bancária, deverá o banco fiador renunciar expressamente ao benefício de ordem e se obrigar em solidariedade, nos termos dos artigos 827 e 838 do Código Civil em vigor.

10.3 – Se o valor da garantia vier a ser utilizado, total ou parcialmente, no pagamento de qualquer obrigação vinculada a este ajuste, incluída a indenização a terceiros, a CONTRATADA deverá proceder à respectiva reposição, no prazo máximo de três dias úteis, contados da data do recebimento da notificação da Finep.

10.4 – A CONTRATADA fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos ou supressões que se fizerem no serviço contratado até o limite previsto em lei. Na ocorrência de tal acréscimo contratual poderá a Finep exigir complementação da garantia em valor proporcional ao acrescido.

10.5 - Na garantia para execução do Contrato fica expresso que seu prazo de validade será igual ao do Contrato, tendo início na data de assinatura do presente Contrato. Na hipótese de prorrogação contratual deverá ser previamente apresentada garantia de contrato em prazo equivalente ao da prorrogação.

10.6 – Se o valor da garantia vier a ser utilizado, total ou parcialmente, no pagamento de qualquer obrigação vinculada a este ajuste, incluída a indenização a terceiros, a CONTRATADA deverá proceder à respectiva reposição, no prazo máximo de três dias úteis, contados da data do recebimento da notificação da Finep.

64

10.7 – Na garantia para execução do Contrato fica expresso que seu prazo de validade será igual ao do Contrato, tendo início na data de assinatura do presente Contrato. Na hipótese de prorrogação contratual deverá ser previamente apresentada garantia de contrato em prazo equivalente ao da prorrogação.

10.8 – A CONTRATADA fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos ou supressões que se fizerem no serviço contratado até o limite previsto em lei. Na ocorrência de tal acréscimo contratual poderá a Finep exigir complementação da garantia em valor proporcional ao acrescido.

CLÁUSULA DÉCIMA-PRIMEIRA – ANTINEPOTISMO

11.1. É vedada a utilização, na execução dos serviços, de empregado que seja familiar de agente público ocupante de cargo em comissão ou função de confiança na Finep, nos termos do artigo 7° do Decreto nº 7.203, de 2010.

CLÁUSULA DÉCIMA-SEGUNDA: NÃO EXERCÍCIO DE DIREITOS

12.1 - O atraso ou a abstenção pela FINEP, do exercício de quaisquer direitos ou faculdades que lhe assistam em decorrência da lei ou do presente Contrato, bem como a eventual tolerância com atrasos no cumprimento das obrigações assumidas pela CONTRATADA não implicarão em novação, não podendo ser interpretados como renúncia a tais direitos ou faculdades, que poderão ser exercidos, a qualquer tempo, a critério exclusivo da FINEP.

CLÁUSULA DÉCIMA-TERCEIRA: REAJUSTE

13.1 – O reajuste do preço correspondente ao serviço licitado poderá ser requerido pela CONTRATADA, se for o caso, após 12 (doze) meses contados da data limite para a apresentação da Proposta, como forma de compensação dos efeitos das variações dos custos, de acordo com o artigo 3º da Lei nº 10.192/2001.

13.2 – O prazo para a CONTRATADA solicitar o reajuste encerra-se na data da eventual prorrogação contratual subsequente, ou na data do encerramento da vigência do contrato, caso não haja prorrogação.

13.3 – Caso a CONTRATADA não solicite o reajuste tempestivamente, dentro do prazo acima fixado, ocorrerá a preclusão do direito.

13.4 – O índice para reajuste deste contrato, na falta de um índice específico será o IPCA (IBGE).;

13.5 – Os novos valores contratuais decorrentes dos reajustes terão suas vigências iniciadas observando-se o seguinte:

13.5.1 – a partir da ocorrência do fato gerador que deu causa ao reajuste, ou

13.5.2 – em data futura, desde que acordada entre as partes, sem prejuízo da contagem de periodicidade para concessão de eventuais reajustes futuros;

13.5.3 – os reajustes poderão ser formalizados por meio de apostilamento, exceto quando coincidirem com a prorrogação contratual, caso em que deverão ser formalizadas por aditamento ao contrato.

65

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: FORO

Fica eleito o foro da cidade do Rio de Janeiro, para dirimir qualquer controvérsia oriunda do presente Contrato que não puder ser resolvida de comum acordo entre as partes, podendo a FINEP optar pelo foro de sua sede.

As folhas deste Contrato são rubricadas por ______________, advogado (a) da FINEP, inscrito(a) na OAB/___ sob o nº____________, por autorização dos representantes legais que o assinam.

E, por estarem assim justas e contratadas, firmam o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma para um só efeito, juntamente com as testemunhas abaixo.

Rio de Janeiro,

Pela FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP

_________________________ __________________________

Pela CONTRATADA:

____________________________ ____________________________Nome: Nome:Cargo: Cargo:End.: End.:CI: CI:CPF: CPF:

TESTEMUNHAS:

____________________________ ____________________________Nome: Nome:CPF: CPF:

66

ANEXO AO CONTRATO

CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO

A despesa prevista para a execução deste Contrato é a seguinte:

- Programa de Trabalho:- Fonte de Recurso:- Elemento de Despesa:- Nota de Empenho:

67

ANEXO VI – PLANTAS

Obs: Os arquivos em formato .dwg podem ser obtidos no sítio da FINEP, www.finep.gov.br, na parte de editais de licitação.

PLANTA FINEP RIO DE JANEIRO

68

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEPCONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016

ANEXO VII – MODELO DA DECLARAÇÃO DE ELABORAÇÃO INDEPENDENTE DE PROPOSTA

OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de consultoria para elaboração de projeto de reforma e adequação de espaço, com estimativa de custos, em escritório da FINEP localizado na Praia do Flamengo, nº 200, no Rio de Janeiro.

[IMPRIMIR EM FOLHA TIMBRADA DA LICITANTE]

________________________(Identificação completa do representante da licitante), como representante devidamente constituído, doravante denominada LICITANTE, para fins do disposto no item 3.8 do Edital da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 declara, sob as penas da lei, em especial o art. 299 do Código Penal Brasileiro, que:

(a) a proposta apresentada para participar da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 foi elaborada de maneira independente pela LICITANTE e o conteúdo da proposta não foi, no todo ou em parte, direta ou indiretamente, informado, discutido ou recebido de qualquer outro participante potencial ou de fato da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016, por qualquer meio ou por qualquer pessoa;

(b) a intenção de apresentar a proposta elaborada para participar da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 não foi informada, discutida ou recebida de qualquer outro participante potencial ou de fato da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016, por qualquer meio ou por qualquer pessoa;

(c) não tentou, por qualquer meio ou por qualquer pessoa, influir na decisão de qualquer outro participante potencial ou de fato da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 quanto a participar ou não da referida licitação;

(d) o conteúdo da proposta apresentada para participar da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 não será, no todo ou em parte, direta ou indiretamente, comunicado ou discutido com qualquer outro participante potencial ou de fato da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 antes da adjudicação do objeto da referida licitação;

(e) o conteúdo da proposta apresentada para participar da CONCORRÊNCIA FINEP Nº 01/2016 não foi, no todo ou em parte, direta ou indiretamente, informado, discutido ou recebido de qualquer integrante da FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETO - FINEP antes da abertura oficial das propostas;

(f) está plenamente ciente do teor e da extensão desta declaração e que detém plenos poderes e informações para firmá-la.

69

[Local e data] ________________, ___ de ___________________ de 2016.

__________________________________[Nome do Representante legal – Cargo]

[OBS: Apresentar no momento de abertura da sessão pública, definida no preâmbulo do Edital e consoante o Item 3.8 do referido instrumento convocatório.

70